Coluna do Editor
Coluna do Editor 20/04/17

Gestão pública

Durante sessão ordinária na Assembleia Legislativa, o deputado estadual José Carlos Schiavinato (PP) falou da satisfação em poder abordar iniciativas que trouxeram bons resultados para Toledo, lembrando que o município foi considerado um dos melhores em administrações pública durante sua gestão como prefeito. Recordou ainda que durante 25 anos atuou na região, se preparou e investiu para ser um prefeito com condições de contribuir com o desenvolvimento do município.

 

Alvaro Dias lidera

Se depender do Paraná, o senador Alvaro Dias (PV) será o próximo presidente da República em 2018. Alvaro lidera levantamento do Instituto Paraná Pesquisas com 31,7%, seguido de Lula (PT) com 16,2%, Jair Bolsonaro (PSC) com 13,1%, João Doria (PSDB) e Marina Silva (Rede) com 9,4%, Ciro Gomes (PDT) com 4% e Michel Temer (PMDB) com 3,5%. Com o governador Geraldo Alckmin (PSDB-SP) no lugar de Doria, os números oscilam dentro da margem de erro de 2,5%; Alvaro (30,9%), Lula (15,9%), Bolsonaro (14%), Alckmin (9,7%), Marina (8,8%), Ciro Gomes (3,9%) e Temer (2,8%).

 

Irritação

A mesma pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas mostra que 72,8% dos paranaenses desaprovam o governo do presidente Michel Temer, contra 22,5% que aprovam. Na média nacional, em pesquisa realizada pelo Ibope, Temer tem 56% ruim/péssimo; e 9% de ótimo/bom.

 

Unimed

A Unimed Costa Oeste marca presença na Feira Shopping 2017, que iniciou nesta quarta-feira (19) e segue até domingo (23), no Centro de Eventos Ismael Sperafico. Quem passar pelo estande da Cooperativa durante a realização do evento e contratar um plano de saúde terá carência zero para consultas e exames laboratoriais, a partir do pagamento da primeira mensalidade. Os visitantes podem conhecer ainda os planos e facilidades oferecidos pela Cooperativa.

 

Novo secretário

O economista Balnei Lorenço Rotta assumiu esta semana a Secretaria da Fazenda e Captação de Recursos da Prefeitura de Toledo. Balnei tem no currículo mais de 30 anos na gerência da Caixa Econômica e vem para substituir o até então secretário Alceu Dal Bosco que vinha acumulando a Fazenda e a chefia de Gabinete.

 

Experiência

“Eu fui secretário há muitos anos atrás, e tenho bastante experiência na área econômica, tenho a muito a contribuir e mais ainda a aprender. Estou aqui para atender as demandas da sociedade e da administração”, destacou Balnei.

 

Novo também

No começo do mês também assumiu o novo secretário de Infraestrutura Rural, que agora fica a cargo de Vilson André da Silva (Chumbinho). A pasta estava sendo acumulada pelo secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Cristopher de Azevedo.

 

Preparado

Chumbinho, que estava como diretor do Departamento de Desenvolvimento Agropecuário, disse estar preparado para a missão de secretário. “Vou colaborar e procurar fazer sempre um bom trabalho. Meu desejo é prestar sempre um bom atendimento ao homem do campo. Lucio nos deu a liberdade de executarmos as necessidades e isso significa confiança”, pontuou.

 

Banheiros

O vereador Valtencir Careca (PP) pediu, na sessão ordinária desta semana na Câmara de Toledo, um maior zelo com os banheiros do Parque Ecológico Diva Paim Barth, especialmente nos fins de semana quando o movimento de pessoas é maior.

 

Renasceu

Fazendo uma alusão ao período da Páscoa, o vereador Walmor Lodi (PR) disse que “renasceu o filho da Pioneiro”, citando a reabertura do pronto atendimento 24 horas no Mini-hospital. “Aí foi a demonstração do Lucio e do Tita dos 100 dias de trabalho”, disse Lodi, reforçando que é dessa forma que a população espera que ajam os políticos.

 

Multas

O vereador Antonio de Freitas (PSL) prometeu entrar com um pedido de informações para saber quantas multas são emitidas em Toledo. De acordo com ele se criou uma verdadeira “indústria de multas” na cidade.

 

Só agora?

Com todo respeito ao vereador, mas esse é um assunto que não vem de hoje. Na gestão passada, como mostrou relatório, o número de multas cresceu de maneira bastante substancial. E segue o baile!

 

“Caneta”

Logo em seguida, o vereador Genivaldo Paes (PDT) afirmou que “a caneta come mesmo” e quem estiver errado deve ser multado. Ele ainda citou que, no ano passado, quem estava brigando contra as multas era a base aliada e até lembrou do então vereador Reinaldo Rocha batendo pesado contra o que chamou na época de “indústria das multas”.

 

Terrenos

E Genivaldo ainda deu um ‘puxão de orelhas’ em Antonio de Freitas ao ressaltar que ele, quando era ouvidor do município, tinha plena consciência sobre a quantidade de multas feitas para limpar terrenos por exemplo.