Cidade

Em seis meses Agência do Trabalhador fica próxima da meta do ano

07/07/2012 às 18:00 - Atualizado em 29/08/2012 às 17:38

Arquivo J.O.

São 30 novas vagas e 200 encaminhamentos por dia na Agência local: porta de entrada para o mercado de trabalho

 

Cada vez mais a Agência do Trabalhador se consolida como uma porta para o mercado de trabalho. Foram quase 1.700 pessoas que conquistaram um emprego no primeiro semestre deste ano em Toledo por meio desta importante ferramenta que liga o empregador ao trabalhador.

Apenas 100 colocações é o que falta para que a meta anual da Agência de Toledo seja superada. A boa campanha do semestre foi conquistada em todos os meses do período. A média foi de 282 pessoas inseridas no mercado de trabalho por mês – a meta é de 150. Mas os números poderiam ser maiores. “Alguns encaminhamentos não foram contabilizados porque tivemos problemas no sistema da Agência”, explica o gerente da Agência do Trabalhador de Toledo, Jozimar Polasso.

A taxa de aproveitamento também manteve o bom índice de 20%. Isso significa que os candidatos encaminhados para a vaga, estão no perfil que o empregador solicita. “A cada cinco encaminhados, um é contratado e essa é uma média satisfatória”, ressalta Polasso.

Este dado é um reflexo de um trabalho realizado em duas frentes: a oferta de mais vagas em decorrência do crédito depositado pelos empresários na Agência; e o número de pessoas com seus perfis cadastrados no banco de dados. Só em junho foram 4.487 novos cadastros.

“Em média abrem 30 novas vagas por dia e são realizados 200 encaminhamentos diários”, enumera o gerente local. Destes, 90% dos entrevistados estão dentro do perfil solicitado pelo empregador.

SEGURO DESEMPREGO

Os encaminhamentos para o benefício do seguro desemprego diminuíram se comparado com o mesmo período do ano passado. De 3.726 para 2.726 – exatamente mil a menos.

Para Jozimar Polasso este é o resultado da nova política do seguro desemprego. Quem for encaminhar o benefício, terá a oportunidade de voltar ao mercado em um emprego com salário e atribuições semelhantes ao antigo. “O pessoal já entende que é melhor voltar a trabalhar e muitos vêm aqui e pedem por uma vaga”.

Destes 2.726 encaminhamentos nem todos chegaram a receber o seguro desemprego. Há a possibilidade ainda de o cidadão ter recebido um ou dois meses e depois, já  conseguir nova vaga no mercado de trabalho.

INTERNET

O portal da Agência do Trabalhador na internet tem facilitado a busca por um emprego. O interessado pode fazer seu cadastro e até mesmo atualizá-lo via “on-line”.

Ele também tem a facilidade de ver quais são as vagas em aberto, escolher uma que tenha haver com suas características e ir até a Agência do Trabalhador para pegar a carta de encaminhamento. “Com este procedimento conseguimos diminuir o tempo de atendimento no guichê e agiliza o processo para a entrevista”, destaca Polasso.

Para ter acesso a esta ferramenta, basta acessar o site www.trabalho.pr.gov.br e entrar no link ‘Agência do Trabalhador’. Lá estão todas as orientações para fazer o cadastro e ver as vagas de Toledo e de todo o Paraná.

 

CURSO EMPREGABILIDADE

Começa no dia 23 deste mês o curso A Nova Era da Empregabilidade. Destinado para estudantes com 16 anos ou que estejam na 8ª série do Ensino Fundamental, o curso tem o objetivo de orientar estes jovens para o mercado de trabalho.

Serão cinco dias de formação, de segunda (23) a sexta-feira (27) das 19h as 23h, no auditório do Senac (rua Guaíra, 3332, em frente ao Colégio Estadual Castelo Branco – Premen).

Os interessados devem fazer a inscrição na Agência do Trabalhador ou no Sesc. É preciso levar cópia do CPF, do RG e comprovante de residência. As vagas são limitadas.

Publicidade
Publicidade
Publicidade