Centro da Juventude: oportunidades de formação para os jovens

Suzi Lira - Da Redação

Publicado em: 21/02/2012 - 18:30 | Atualizado em: 14/05/2012 - 11:00

Suzi Lira

Aulas de musicalização são oferecidas no Centro

 

Recentemente inaugurado em Toledo, o Centro da Juventude Marcio Antônio Bombardelli foi o primeiro inaugurado no Paraná.  Considerado uma das estruturas mais completas e modernas, o espaço oferece aos adolescentes oportunidades de uma boa formação através da participação nas atividades culturais, artistícas, esportivas e profissionais.

Localizado no Jardim América/Europa o Centro possui diversos espaços para recreação e atividades, como salas de informática, ginásio de esportes, auditório, piscina, biblioteca, quadra poliesportiva, entre outros.

Com 250 atendimentos diários no contra turno escolar, os jovens desenvolvem ações de aprendizado e formação profissional. O local também acolhe os integrantes do programa de Proteção de Jovens em Território Vulnerável (Protejo) e o Projovem.

Conforme o secretário da Juventude, Robson Recalcatti, o Centro se sustenta em três eixos: cidadania, formação e convivência. “O objetivo é fazer algo em prol da melhor qualidade de vida deles, ocupando este tempo livre dos jovens com atividades que garantam uma boa formação intelectual e profissional”.

Suzi Lira

A biblioteca possue acervo bibliográfico para auxiliar os estudantes nos trabalhos escolares

 

Para ele o espaço também cria uma identificação com a juventude, para que os adolescentes consigam através das capacitações e atividades um caminho para seguir no futuro. “Eles precisam de apoio, e com o Centro eles conseguem escolher com qual área se identificam mais. Além disso, garantir também a formação humana, como a convivência em sociedade”. 

Robson explica que a procura para a inserção no Centro vem aumentando no decorrer das semanas. Com o retorno das aulas, os estudantes procuram mais informações das oficinas e das atividades esportivas. “Nossa expectativa é aumentar nosso fluxo para 500 atendimentos diários até o final do ano. Para isso acontecer, serão feitas visitas às escolas estaduais incentivando o jovem a ingressar”.

PARA PARTICIPAR – Os interessados em participar com idade entre 12 e 24 anos devem fazer a inscrição na sede da unidade mediante os documentos pessoais e o comprovante de residência. Os menores de 18 anos devem comparecer com o responsável. As vagas são ofertadas de acordo a faixa etária e a área de interesse de cada adolescente. Todas as atividades são gratuitas. Após fazer a inscrição, o jovem passa por uma entrevista com a assistente social. Também é entrevistada a família do adolescente.

O horário de funcionamento ocorre das 7h45 às 11h45, e das 13h às 17h. São permitidas 4 atividades diárias, com intervalo de 10 minutos para cada. Durante o período que ficam na unidade, os adolescentes recebem um lanche preparado pela Cozinha Social. O Centro é voltado a toda a comunidade jovem em geral, independente da classe social e renda.

Suzi Lira

Entre as atividades esportivas, natação

 

INFRAESTRUTURA – O Centro da Juventude conta com mais 3 mil m² de área construída e um amplo espaço esportivo, a edificação é uma das mais modernas do Estado e referência a outros municípios.

Atualmente são desenvolvidas 25 atividades entre elas, futsal, handebol, basquetebol, volêi, futebol de botão, judô, natação, violino, teatro, karatê, dança, hip hop, desenho, hidroginástica, informática, entre outras. Todas elas são monitoradas por profissionais da área. Também está prevista nos próximos meses a instalação de uma academia.

O quadro funcional do Centro conta com aproximadamente 20 profissionais, entre eles um diretor, dois coordenadores, psicólogo, funcionários da área administrativa, assistente social, bibliotecário, professores do quadro e estagiários.

 

CENTRO II – Outro Centro da Juventude localizado no Jardim Coopagro já está com a obra concluída. Modelo padrão, os recursos foram provenientes do Estado. Com investimentos de R$ 9 milhões em infra estrutura.

Quanto aos equipamentos serão doados e mantidos com o recurso da Prefeitura Municipal. “Já foram solicitados às compras dos materiais, equipamentos e aguardam a entrega para ser inaugurado”, conta Robson.

Com 2 mil m² de área construída oferecerá inicialmente cerca de 25 atividades aos jovens e possui capacidade para atender até 500 pessoas diariamente. O Centro da Juventude faz parte do plano de Governo do Estado que possui o projeto para outros municípios. A cerimônia de inauguração deverá acontecer no mês de março com a presença do governador Beto Richa.

Compartilhar esta notícia

Publicidade