Richa lança linha de crédito para jovens universitários

Da AENotícias

Publicado em: 11/12/2013 - 05:00 | Atualizado em: 10/12/2013 - 16:56

Jonas Oliveira/AENPr
Governador Beto Richa anuncia linha de "Crédito Jovem" para empreendedores universitários

Governador Beto Richa anuncia linha de "Crédito Jovem" para empreendedores universitários

 

Os estudantes universitários em formação ou que tenham concluído o curso há até cinco anos podem contar com uma linha de crédito da Fomento Paraná, do Governo Estadual. Com a linha “Crédito Jovem”, lançada pelo governador Beto Richa nesta terça-feira (10), os universitários poderão financiar até R$ 200 mil, sem necessidade de apresentar garantia real e com as menores taxas de mercado. O objetivo é dar um impulso para que boas ideias surgidas no ambiente das salas de aula e laboratórios universitários possam se transformar em projetos de investimento, que levem ao desenvolvimento de novos negócios na indústria, no comércio ou no setor de serviços.

“Essa linha de crédito será o primeiro passo para que muitos jovens iniciem a carreira empreendedora logo na universidade. O governo está ajudando para que nossos jovens comecem a vida, um negócio próprio, ou seja, estamos incentivando o empreendedorismo”, afirmou o governador. Na mesma solenidade, realizada no Palácio Iguaçu, Richa anunciou também outras medidas de política pública para os jovens, como a criação do Comitê Intergestor de Políticas para a Juventude e o lançamento de edital para a criação de um grupo de trabalho que formulará o projeto para a criação do Conselho Estadual da Juventude.

O secretário especial da Juventude, Edson Lau Filho, explicou que, tanto a ideia de uma linha de crédito especial, quanto à criação de um comitê intergestor e, futuramente, do Conselho Estadual da Juventude, são demandas que partiram do próprio público alvo. “Visitamos mais de 105 municípios, onde verificamos várias demandas da juventude, como esta dos universitários para subsidiarem seus projetos”, ressaltou.

 

INVESTIMENTOS

O presidente da Fomento Paraná, Juraci Barbosa Sobrinho, afirmou que a linha “Crédito Jovem” faz parte da estratégia do governo estadual de estimular e apoiar os empreendedores. “É fundamental que o Estado estenda a mão para que os jovens possam desenvolver uma atividade e ter sucesso, ainda mais quando isso acontece na própria cidade onde moram”, disse Juraci Barbosa. “Antes não se tinha um braço na Fomento Paraná para o empreendedor. Hoje o Paraná é o Estado dos empreendedores, pois atendemos a todos”, afirmou ele.

Com a linha “Crédito Jovem”, os universitários poderão apresentar um plano de negócios à Fomento Paraná e financiar projetos de investimento fixo, ou misto com capital de giro associado, no valor de até R$ 200 mil, sem necessidade de apresentar garantia real. Serão aceitos, inclusive, projetos de implantação, com financiamento de até 60% do valor total do investimento.

“Muitas vezes, recém formado o jovem não tem acesso ao crédito convencional, então estamos dando uma linha de crédito subsidiada, barata, que vem ao encontro dessa necessidade”, destaca Lau. O potencial do público jovem também foi destacado pelo secretário, já que há mais de 325 mil jovens universitários somente nas 40 maiores cidades do Paraná.

 

COMITÊ E CONSELHO

O Comitê Intergestor de Políticas para a Juventude irá articular as ações da Assessoria Especial de Juventude com as demais secretarias de Estado. O objetivo é potencializar os serviços dirigidos ao jovem, com monitoramento e avaliação das políticas do setor. “O grande diferencial é que, além de programa, ele é uma ferramenta de gestão, e isso fortalece as ações voltadas aos jovens”, destacou Edson Lau. Dezenove secretarias de Estado farão parte do comitê, integrando ações das mais diversas áreas do governo.

Compartilhar esta notícia

Publicidade

Comentários

Você precisa estar logado para comentar, clique aqui para entrar.
Se você for um novo usuário, clique aqui para se cadastrar.