Período de estiagem é propicio para queimadas

Elimara Biesdorf

Publicado em: 23/12/2011 - 04:00 | Atualizado em: 30/08/2012 - 18:46

Rafael Rosa

Com a estiagem risco de queimadas aumenta em Santa Helena

 

Há cerca de 30 dias que não chove em Santa Helena, fato que tem movimentado o setor do Corpo de Bombeiros do município. Os agentes da Defesa Civil atenderam nessa terça-feira (20) duas ocorrências de incêndio sendo que na comunidade de Linha Navegantes uma casa pegou fogo, mas os moradores conseguiram conter as chamas.

Já por volta das 21h do mesmo dia, os agentes foram acionados para comparecer novamente à Linha Navegantes onde acontecia um incêndio de campo. No local os bombeiros conseguiram conter as chamas que se alastraram por mais de quatro quilômetros.

Segundo o responsável pela Defesa Civil de Santa Helena, Mauro Dotto, esse período seco e sem chuvas aumenta o risco de incêndios e se caso não chover, há a possibilidade de aumentar cada vez mais o número de ocorrências.

“Estamos passando por 30 dias de estiagem e a falta de chuva está aumentando o risco de queimadas, por isso, é fundamental que a população tome cuidado quando for lidar com fogo”, reforça Dotto.

APOIO – Nessas ações o apoio da população é fundamental e segundo o responsável, em qualquer foco as pessoas devem ajudar a conter as chamas, mas mesmo assim os bombeiros devem ser acionados de imediato, pois o fogo pode se alastrar dificultando as ações do cidadão que não possui experiência. “Pedimos que evitem queimadas. Nessa época do ano todos estão festejando e é comum usar churrasqueiras improvisadas e qualquer descuido pode-se perder o controle do fogo”, lembra o profissional.  Caso alguém encontre ou presencie fogo no município de Santa Helena deve entrar em contato com os telefones 199, 193 ou pelo número (0xx45) 3268 1819.

PREVISÕES – Embora o verão tenha começado oficialmente às 3h30 desta quarta-feira (21), pelo calor que tem feito nos últimos dias, as pessoas já podem se preparar para uma temporada bem quente.

De acordo com a previsão meteorológica do Simepar, a estação será influenciada pelo efeito do fenômeno La Niña, e deve ser marcada pela ocorrência de chuvas irregulares, como destaca a meteorologista, Ana Beatriz Porto.

Em Santa Helena, não a previsão de chuva até a sexta-feira (23) e as temperaturas devem chegar a 37 graus. Para o sábado (24) e domingo de Natal, a previsão é de chuvas e trovoadas.  

Compartilhar esta notícia

Publicidade

Comentários

Você precisa estar logado para comentar, clique aqui para entrar.
Se você for um novo usuário, clique aqui para se cadastrar.