Blogs | Newsletter | Fale Conosco |
Cultura

Oficina de alfabetização realiza sonho de idosos

29/02/2012 às 14:00 - Atualizado em 29/08/2012 às 12:13

Janaí Vieira

Para realizar o sonho de aprender a ler e escrever, os participantes realizam as atividades com empenho e dedicação

 

A oficina de alfabetização oferecida pelas duas unidades dos Centros de Revitalização da Terceira Idade (Certi’s) está realizando o sonho de muitos idosos. Ter a oportunidade de ler e escrever e conquistar esta independência é o que as aulas estão proporcionando aos participantes.

No Certi do Jardim Coopagro um grupo de mais de 20 idosos esperam ansiosos pelas aulas da oficina. “Eles demonstram muita vontade de aprender, encaram cada atividade como um desafio a ser superado e comprovam que são verdadeiros exemplos de superação. É uma satisfação trabalhar com eles”, conta a professora da oficina, Inês Bender.

O conteúdo metodológico consiste desde aprender o formato das letras, até a leitura e elaboração de textos. “É como se com a oficina eles pudessem resgatar a auto-estima e adquirir independência de comunicação. De fato é uma oportunidade de conhecer algo novo, que antes não tiveram oportunidade de ter contato”, relata a coordenadora do Certi do Jardim Coopagro, Cirlei Moreira.

SONHO – Para a aposentada, Josefa dos Santos, aprender a ler e escrever é a realização de um sonho de infância. “Minha família morava no sítio e eu não tive condições de estudar. Não sabia nem assinar meu nome e hoje com 70 anos não preciso mais colocar minha digital como assinatura. Vou devagar, mas consigo escrever meu nome certinho”, comenta.

Para Josefa, andar de transporte coletivo sem pedir ajuda pra outra pessoa ler qual é o itinerante do veículo também é uma forma de independência. “Consigo ir ao mercado e escolher melhor os produtos. Assim vou aprendendo aos poucos para então fazer a grande leitura da minha vida: ainda vou ler toda a bíblia”.

EJA – Além da oficina de alfabetização o Certi da Vila Pioneiro também irá oferecer a primeira turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que inicialmente irá atender uma turma de 1ª a 4ª etapa. Desde 2007 a unidade proporciona aos participantes um incentivo para aprimorar o conhecimento e oferecer a oportunidade de alfabetização. Atualmente a unidade atende três turmas totalizando aproximadamente 50 pessoas

Publicidade
Publicidade
Publicidade