Mulher aciona botão do pânico e Guarda Municipal prende agressor em Toledo

0 641

Foram cinco minutos decisivos. Esse foi o tempo  que a equipe da Guarda Municipal de Toledo precisou para se deslocar até o exato local em que o agressor tentava entrar na residência da mulher que já havia registrado uma queixa e tinha contra ele uma medida protetiva de urgência. Não foi a primeira vez que o agressor tentou aproximação da vítima, sempre de forma violenta.

A vítima acionou o botão assim que percebeu a presença do agressor que acabou preso minutos depois pela equipe e foi levado até a Delegacia de Policia Civil. O caso foi acompanhado pela Embaixada Solidária, local em que a vítima havia buscado atendimento outras vezes.

A coordenadora de enfrentamento a violência de gênero da Embaixada Solidária, Jaqueline Machado, destaca que a agilidade no atendimento é a principal forma de garantir que situações de risco sejam cessadas e a vida da mulher preservada. “Esse aplicativo significa uma chance real de defesa. Nessas horas é que recordamos de tantos outros casos tristes e fatais que poderiam ser evitados. Em caso de violência contra a mulher não temos soluções prontas, mas precisamos utilizar toda e qualquer ferramenta que aumente a segurança das mulheres e seus filhos”, destaca a coordenadora, ressaltando que o caso foi encaminhado para a rede de políticas públicas do Município.

MEDIDA PROTETIVA – Mulheres que possuem a medida protetiva de urgência devem solicitar o Botão do Pânico junto ao juiz responsável pelo caso na sua cidade. Vítimas que não têm a medida podem solicitar junto à Justiça por meio da Polícia Civil, da Defensoria Pública ou de um Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher.

COMPLEMENTO – O dispositivo é um complemento as medidas protetivas de urgência da Lei Maria da Penha, que se soma a outros mecanismos de proteção e acolhimento e proteção as mulheres vítimas de violência. Ainda em fase de implantação no Estado do Paraná, já mostra efetividade em Toledo. Ao ser acionado, gera um atendimento de emergência ao local da vítima, baseado na localização do smartphone da solicitante.

Deixe um comentário