Região

Cidadania no Trânsito é tema de projeto em Marechal Cândido Rondon

Reunião para definir os últimos detalhes sobre o projeto Cidadania no Trânsito (Foto: Divulgação)

Representantes da área de segurança e da educação reuniram-se na segunda-feira (17), na prefeitura de Marechal Cândido Rondon para definir alguns detalhes para o lançamento do projeto “Cidadania no Trânsito”. Trata-se de uma parceria entre as secretarias de Segurança e Trânsito e Educação, com a Polícia Militar, Polícia Rodoviária Estadual e o Ciretran. O lançamento ocorrerá na próxima segunda-feira (24), a partir das 9h, no auditório do Paço Municipal.

Estiveram presentes na reunião os secretários de Segurança e Trânsito coronel Welyngton Alves da Rosa; de Educação Marcia da Mota; o capitão da 2ª Companhia da Polícia Militar Valmir de Souza, a soldada Érica Rodrigues, o vereador Vanderlei Sauer e o diretor de departamento de séries iniciais Alaércio Vianei Pinati.

A proposta é realizar palestras com orientações básicas sobre a cidadania no trânsito, duas vezes por semana em cada escola municipal. O projeto é dirigido a crianças de 7 a 10 anos.

Num primeiro momento, os alunos receberão instruções dentro da sala de aula. Depois, terão a Escola Prática de Trânsito, onde as crianças poderão passar alguns momentos com os policiais e os funcionários da Secretaria de Segurança e Trânsito para obtenção de conhecimento específico.

O secretário coronel Welyngton Alves da Rosa explicou que “o projeto é uma necessidade até mesmo na questão de uma futura municipalização de trânsito. Entende-se que a educação de trânsito faz com que os acidentes diminuam, através de uma conscientização maior. Assim, as próprias crianças cobrarão dos pais a obediência às regras de trânsito. A ideia é que possamos futuramente ter uma geração de motoristas mais conscientes”, salientou o secretário.

A formatação do projeto partiu de um requerimento apresentado e aprovado na Câmara Municipal pelo vereador soldado Sauer no início deste ano.