Toledo

Secretaria da Juventude faz encerramento de Curso de Oratória

Curso trouxe resultados expressivos para os participantes. Em um dos casos, uma vaga de emprego foi conquistada utilizando técnicas aprendidas nas aulas (Foto: Divulgação)

Na noite desta terça-feira (18) o prefeito Lucio de Marchi participou do encerramento do Curso de Oratória “Falar para liderar”, promovido pela Secretaria da Juventude, no Centro da Juventude (CJU) Márcio Antônio Bombardelli, localizado no Jardim Europa. O treinamento teve início dia 28 de março e totalizou 10 horas/aula. Ao todo, 37 jovens e membros da comunidade participaram.

O coordenador do CJU Europa, Valtair Moura, foi o responsável por ministrar essa primeira edição. A próxima deve acontecer no CJU do Coopagro e ainda não tem data prevista para início. Foram abordados os temas: Arte da Oratória, técnicas de empregabilidade, o medo de falar em público, como não dar branco em fala ou apresentação, como se portar em uma entrevista de trabalho, como se portar em sala de aula ou ambiente de trabalho, expressão corporal e técnicas para preparar uma fala ou apresentação.

O diretor de Apoio a Juventude, Jairo Luiz Cerbarro, disse que a ideia surgiu com o objetivo de criar mais oportunidades aos jovens, principalmente no mercado de trabalho, além de auxiliar nas atividades educacionais. “Alguns têm dificuldade de apresentar um trabalho em sala de aula”, exemplificou Cerbarro.

“Uma das alunas teve uma entrevista de emprego e disse ter conquistado a vaga com a ajuda desse treinamento. Sinal de que vale a pena. O curso teve parte teórica e parte prática. Várias técnicas foram repassadas. Eles tiveram a oportunidade de testar em sala de aula várias situações, como apresentações, falas em comerciais, entrevistas, falas políticas. Muitos já disseram que se houver um segundo módulo querem participar”, disse o diretor.

Ele comentou ainda que pra quem tem uma certa timidez, não é de um dia para o outro que vai perder isso ou sair falando em público. “Isso requer treinamento, prática e disposição da pessoa. Nosso papel é criar oportunidades para o jovem ter mais acessos. Felizmente tivemos bons resultados”, avaliou.

 

RECONHECIMENTO

Após a aula de encerramento, os participantes do Curso de Oratória receberam certificados e também uma ficha de avaliação onde poderiam deixar seus comentários, críticas e sugestões para a Secretaria da Juventude a título de feedback. A maioria das fichas exaltou e elogiou os organizadores, algumas já cobraram um segundo módulo.

“Estou satisfeita. Obrigado por esse curso maravilhoso! Espero que tenha outro para nós fazermos mais”, escreveu a estudante Roneide de Mello Batista.

“Muito bom! Contribuiu para o meu desenvolvimento e me ajudou muito, eu melhorei a arte de falar em público. Agradecemos ao professor Valtair e o ótimo atendimento do Centro da Juventude”, disse a aluna Elza Ferreira.

Solange Mich também considerou o curso muito bom. “Profissionais de ótima qualidade, atendimento de primeira. Parabéns pela força de vontade de vocês em nos transmitir esses conhecimentos. E que esse seja o primeiro curso de muitos que vocês nos proporcionem. Obrigada”, agradeceu.

Em breve a Secretaria da Juventude divulgará a data para novos cursos.