Saúde 2023!

0 63

O ano de 2022 está por um fio, porém, mesmo assim as notícias no campo da saúde não param. Esta semana foi liberada a doação do terreno para a construção da nova sede do Hospital Bom Jesus. Numa daquelas ironias do destino, numa área muito próxima onde está erguido o futuro Hospital Regional que também foi notícia ao ser aberto o processo para contratação da empresa/organização que irá administrá-lo.

Toledo completou recentemente 70 anos e se tem um setor que não acompanhou o desenvolvimento da cidade foi justamente o da saúde, tanto assim que são hoje os mesmos três hospitais do início de sua história, ou seja, a população neste período explodiu, enquanto a saúde estagnou. Evidente que durante esse tempo investimentos em algumas clínicas amenizaram o problema ao menos no setor privado, entretanto, não é mais possível gerenciar um setor tão delicado com falta de leitos ou então completamente defasados em alguns aspectos, como acontece com o Bom Jesus.

Não se trata apenas de novas construções, mas sim de novas perspectivas, até porque no caso do Bom Jesus todo o projeto está sendo pensado para torná-lo viável sob a ótica econômica, algo que não aconteceu com o Regional, mas que ainda assim é importante no contexto do atendimento em saúde pública, ampliando a estrutura básica. Ainda sobre o Bom Jesus, o projeto atende todos os requisitos necessários das regras atuais.

Que 2023 possa ser o ano da virada em termos de saúde em Toledo, até porque também deverá ser o primeiro ano que muitos médicos recém formados no curso de medicina da Universidade Federal do Paraná, pelo campus de Toledo, terão a oportunidade de iniciar um trabalho. Só novas construções e mais médicos resolverão os problemas que se acumulam quando se trata de saúde pública, entretanto, são um bom indicativo de melhora no futuro, mantendo Toledo como referência e não refém dos desejos nem sempre claros de políticos aproveitadores que usam essa bandeira em benefício próprio ou de aliados sem pensar nas consequências para o cidadão comum.

Saúde 2023!

Deixe um comentário