Coluna do Editor 12/01/2021

5

Curso

Tem início nesta terça-feira (12), às 8 horas, o curso “Orientações frente às medidas básicas de contingência Covid-19”, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde de Toledo e direcionado aos guardas municipais. A GM terá papel importante no processo de fiscalização de estabelecimentos e na orientação da população frente a pandemia do novo coronavírus. As aulas serão ministradas no Auditório Acary de Oliveira, anexo à Prefeitura de Toledo.

Coletiva

Na sequência, às 8h30 desta terça-feira, haverá uma coletiva de imprensa na Prefeitura de Toledo quando serão apresentados os dados da análise epidemiológica dos casos de Covid-19, ampliação no atendimento aos pacientes com sintomas de coronavírus, nova composição do COE (Centro de Operações Emergenciais) e ainda pautas relacionadas às medidas de combate à pandemia.

Suspensão

Ainda sobre a questão da Covid-19 em Toledo, o prefeito Beto Lunitti suspendeu o início da entrega de Ivermectina. Ontem à tarde estava prevista uma reunião com representantes do Conselho Regional de Farmácia. A ideia é, com base no diálogo, encontrar a melhor forma para que o programa de prevenção ao coronavírus aconteça. De acordo com o prefeito, a suspensão não interfere no programa de tratamento precoce em Toledo.

Reação

Essa ideia de distribuir o medicamento na farmácia pública provocou reação de alguns setores. Os questionamentos vão desde quem elaborou o protocolo de uso do tratamento precoce e quem o assinou; passando por quem comprou o estoque de Ivermectina disponível nas farmácias públicas, para serem distribuídas com receita médica; e até como será entregue medicamento das farmácias públicas, visto que isso não acontece, pois é regra: somente com prescrição médica, ou seja, receita.

Esportes

Márcia Franciele Spies está designada para responder pela Secretaria de Esportes e Lazer do Município de Toledo em lugar de Marli do Esporte, que vai precisar se afastar para tratamento de saúde.

Trânsito

Foram designados na Secretaria de Segurança e Trânsito do Município de Toledo, os seguintes servidores: para as funções de supervisor de Segurança Claudemir da Silva Oliveira; coordenador de Fiscalização de Trânsito, Controle e Análise de Estatística, Thomaz Wagner da Silva; coordenador de Engenharia de Tráfego, Fabiano de Paula Leite Faria; coordenador de Administração de Fundos Especiais, com gratificação Leandro Kehl.

Mão na massa

Domingo, 10h45, Rua Saturno, Jardim Gisela. Neste horário o prefeito Beto Lunitti estava ajudando a equipe da Prefeitura de Toledo no recolhimento do lixo reciclável. Depois embarcou no carro oficial para seguir sua peregrinação de vistoria pela cidade na manhã de domingo.

Transparência

O Tribunal de Contas aferiu, pelo segundo ano consecutivo, o Índice de Transparência da Administração Pública (ITP) dos portais da transparência dos 399 municípios do Paraná. Os resultados da nova aplicação do indicador, inteiramente desenvolvido pelo corpo técnico do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), foram apresentados em evento online realizado em 17 de dezembro.

Esforço

Os números evidenciam que, motivadas pela avaliação feita pelo órgão de controle, as prefeituras realizaram um esforço considerável para adequar seus sites às previsões fixadas na Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011) e em outras normas aplicáveis ao tema.

ITP

A primeira prova disso foi o aumento do percentual médio de cumprimento dos critérios do ITP pelos portais. Enquanto em 2019 esse índice foi de 63,98%, em 2020 ele chegou a 69,10%. Além disso, mais do que quadruplicou o número de sites com nota superior a 90%, que passaram de apenas dois para nove. Também quase quintuplicou a quantidade de portais com pontuação entre 80% e 90% – agora são 47, contra somente 10 no ano passado.

Nota

Outro sinal positivo consiste na superação da maior nota alcançada no ITP de 2019 – 94,48%, por Candói – pelo Município de Nova Tebas, que atingiu pontuação de 94,82% nesta edição. Na sequência, vêm os portais de Arapuã (93,77%), Jussara (93,33%), Tijucas do Sul (92,52%) e Francisco Beltrão (92%). Até mesmo a última colocada neste ano, a Prefeitura de Sabáudia (21,62%), teve mais que o triplo da nota da pior posicionada da edição anterior, Luiziana (6,01%).

Maiores

Já entre os dez municípios mais populosos do Paraná, os mais bem colocados foram Paranaguá (90,49%), Maringá (87,63%), Londrina (82,76%) Cascavel (81,59%), Foz do Iguaçu (73,98%), Colombo (73,91%), Ponta Grossa (72,75%) e Guarapuava (70,02%). Na nona colocação está Curitiba, que atingiu a pontuação de 69,36%, frente à nota de 65,23% obtida em 2019. São José dos Pinhais fecha essa lista, com 56,30%.