Coluna do Editor 04/02/2021

0

Pedágio

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Ademar Traiano (PSDB), confirmou segunda-feira, ao assumir o cargo mandato no comando da Casa, que as novas concessões de pedágio do Paraná será o principal tema de debate no retorno dos trabalhos em 2021. Segundo a modelagem proposta até o momento, serão 3.327 quilômetros de extensão – um incremento de 834 quilômetros no atual traçado – e previsão de R$ 42 bilhões em investimentos e tarifas de pedágio mais baixas que as atuais.

Em Curitiba

O prefeito Rodrigo Schanoski acompanhado do assessor jurídico, Edvandro Augusto Bier esteve em Curitiba, onde visitou algumas secretarias e órgãos do Estado a fim de buscar novas parcerias e investimentos para o Município de Maripá. “Estamos começando as conversas com as Secretarias do Estado, entregando ofícios que apresentam as demandas do município e, assim, buscando investimentos para que possamos implementar novos projetos aqui no município”, pontua o prefeito Rodrigo Schanoski.

Casas

Um dos órgãos visitados foi a Cohapar – Companhia de Habitação do Paraná. O objetivo foi verificar o andamento da construção das casas populares. “Na próxima semana, o diretor de Obras da Cohapar, Ademir Bier fará uma visita à Maripá para acompanhar a obra e cobrar junto a empreiteira para que acelere a execução das casas”, relata Schanoski.

Agenda

A agenda contemplou visita ao deputado estadual e Secretário de Administração e Previdência (SEAP), Marcel Micheletto; à Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas (SEDU); Secretaria de Saúde (SESA); e Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e Turismo (Sedest).

Representante

O prefeito de Cafelândia, Dr. Culestino Kiara indicou o deputado estadual Marcel Micheletto como representante do município. O deputado, que ocupa a função de secretário de Administração e Previdência recebeu o ofício da indicação em seu gabinete, no Palácio Iguaçu das mãos do próprio prefeito.

Ecoponto Itinerante

Começam neste fim de semana as ações do Ecoponto Itinerante, programa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Ambiental e Saneamento (SMDAS) que tem o objetivo de promover a destinação correta de materiais volumosos em Toledo. A primeira comunidade beneficiada será a do Jardim Independência, que poderá depositar móveis, eletros, eletrônicos, colchões, madeira e resíduos de podas em caçamba que será instalada na esquina da Avenida dos Pioneiros com a Rua João Bombardelli no fim da tarde de sexta-feira (5) e ali permanecerá das 8 às 18 horas no dia seguinte – o formato “roll on roll off” do “verdão”, como é popularmente conhecido, permitirá uma rápida remoção de todo o material coletado.

LIRAa

A escolha por este bairro não foi à toa: de acordo com o último Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa), o Independência teve o maior índice de toda a cidade. Por isso, antes da coleta dos materiais ser realizada, a equipe do Setor de Controle e Combate às Endemias realizou um “arrastão” pela comunidade, procurando criadouros do mosquito causador, entre outras doenças, da dengue e informando a população sobre a Caçamba Itinerante.

Buracos

Comentei sobre os buracos na Barão do Rio Branco e ontem, em função da pausa na chuva incessante das últimas semanas, o pessoal da Emdur realizou uma operação emergencial ao longo da via. Excelente…

Faltou

…não fosse um detalhe: em frente a um posto de combustível, no alto da Barão, o pessoal tapou os buracos de um lado e deixou os do outro. Delírio dos frentistas que não acreditaram no que foi feito.