Coluna do Editor 18/02/2021

0

Pedágio

O prefeito de Toledo Beto Lunitti (MDB) participou do movimento contra o novo modelo de pedágio realizado nesta quarta-feira (17) no distrito de Sede Alvorada, em Cascavel. Ele destacou se tratar de um movimento de conscientização e não contra este ou aquele governo.

Passividade

O vereador Gabriel Baierle (DEM) também esteve no local. Ele é quem tem encabeçado a manifestação dos vereadores da região. O jovem vereador de Toledo disse não ser possível se calar e ficar esperando as coisas acontecerem. Segundo ele, essa passividade é que tem levado a situações como essa, com o modelo de pedágio caro e sem as devidas obras.

Oficial

Ainda de acordo com Baierle, não há nada oficial sobre a retirada da praça de pedágio entre as duas cidades e ele aguarda uma posição oficial do Ministério da Infraestrutura sobre a retirada ou reposicionamento da praça. “Temos que ficar vigilantes quanto a essa situação”, acrescentou.

Posição

Gabriel Baierle disse ainda que quanto mais se mostrar uma posição firme das lideranças da região, maior será a pressão para não ser implantada esse modelo que será nocivo mais uma vez à sociedade paranaense. O vereador lembrou que no final de fevereiro está prevista para acontecer uma audiência pública da Agência Nacional de Infraestrutura Terrestre (ANTT) e até lá seja possível implantar o modelo pela menor tarifa e não pelo pagamento da outorga.

Enxurrada

A história da auxiliar de enfermagem Angela Maria de Jesus, que na última sexta-feira (12), enfrentou uma enxurrada para vacinar um idoso com mais de 90 anos contra a Covid-19 comoveu a todos e foi destaque nacional. O fato aconteceu na cidade de Porto Rico, Noroeste do Paraná, após a equipe de profissionais da saúde ser surpreendida pela forte chuva repentina em uma estrada rural. Preocupada em não perder a dose da vacina, Angela não teve medo em atravessar a enxurrada escorada em uma cerca de arame.

Votos de louvor

A ação renderá à auxiliar de enfermagem uma Menção Honrosa e votos de louvor emitidos pela Assembleia Legislativa. A homenagem foi proposta pela deputada Maria Victoria (PP) e pelos deputados Soldado Fruet (PROS) e Cobra Repórter (PSD) e aprovada por todos os parlamentares.

Mães

O deputado estadual Soldado Fruet (PROS) solicitou que o Governo do Paraná siga o exemplo da Prefeitura de São Paulo, que anunciou a contratação de 5 mil mães de alunos para atuarem no apoio à prevenção da Covid-19 nas escolas públicas do município. “Registro meu pedido para que o Estado do Paraná atue da mesma forma”, disse, ao ocupar a tribuna da Assembleia Legislativa na sessão plenária de terça-feira (16).

Interior

O vereador Chumbinho Silva (PP) enviou um vídeo citando uma reunião feita entre o prefeito Beto Lunitti com todos os vereadores para explicar como será feito o trabalho no interior.

Regionalizado

O trabalho será todo regionalizado e um cronograma foi elaborado para atender as estradas. Segundo Chumbinho, toda a equipe será encaminhada para uma determinada região e no pátio ficará outra de plantão para atender as emergências. O trabalho começou nesta quinta-feira em Cerro da Lola e toda a programação está disponível no site do município.

Água

A Sanepar informa que o poço que abastece os moradores do distrito de Novo Sarandi, em Toledo, apresentou redução na sua vazão de água na terça-feira (16). E o consumo apresentou elevação acima da média desde o fim de semana. Por estas razões, o sistema teve falta de água em todas as regiões do distrito. A orientação é evitar desperdícios.

Obra

A Sanepar informa ainda que uma obra de interligação de rede de água em Toledo afetou os bairros La Salle, Jardim Santa Maria, Vila Becker e Filadélfia.