Travessia elevada na Avenida Ministro Cirne Lima ganha sinalização luminosa

Quem passar à noite pela Ministro Cirne Lima vai notar algo diferente quando estiver em frente ao câmpus Toledo da Faculdade Assis Gurgacz (FAG). A travessia elevada nas duas pistas da avenida agora tem uma sinalização luminosa que permite com que os condutores enxerguem melhor os pedestres que estão atravessando a via, garantindo a estes maior segurança.

O dispositivo só funcionará no período noturno e não estará sujeito a desligamentos por falta de eletricidade, pois baterias movidas a energia solar, captada por meio de placas fotovoltaicas localizadas sobre a sinalização, serão carregadas durante o dia. “Para otimizar a energia armazenada, elas só funcionarão de forma plena quando houver pedestres próximos à travessia elevada, sendo que estes serão detectados por sensores de movimento e câmeras. Em outros momentos, a luminosidade diminuirá um pouco”, explica o engenheiro de tráfego do Departamento de Trânsito e Rodoviário (Deptrans), da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SSMU), Fabiano Faria.

De acordo com o engenheiro, o projeto contempla ainda duas placas luminosas em LED (uma em cada pista) que serão colocadas a 50 metros antes da travessia elevada. “Durante a noite, estas luminárias, na cor amarela, ficarão sempre acesas, mas piscarão com mais intensidade sempre que houver algum pedestre passando ou se aproximando da travessia elevada. Dessa forma, os motoristas são estimulados a redobrar a atenção quando estiverem se aproximando”, comenta.

Fabiano explica que a escolha da FAG/Toledo para implementar a novidade é justificada pela grande circulação de pessoas em frente à instituição, sobretudo à noite. “É uma mudança que permitirá uma interação mais segura entre pedestres e condutores, e a primeira experiência será muito útil no estudo que estamos fazendo com a intenção de levar esta novidade para mais pontos da nossa cidade”, observa.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.