Mauro Picini Socieade + Saúde 17/03/2021

11

Prati-Donaduzzi lança ferramenta para auxiliar cuidadores de pessoas com Alzheimer

O Diário facilita a rotina dos cuidadores de pessoas com Alzheimer. Foto: Aparecido da Silva

Atenção, afeto e cuidado são palavras muito presentes no dia a dia de milhares de cuidadores e familiares que possuem a nobre missão de cuidar de uma pessoa com Alzheimer ou outro tipo de demência. Com o objetivo de auxiliar neste momento, a indústria farmacêutica Prati-Donaduzzi lançou de forma gratuita o Diário do Paciente. O material foi desenvolvido para que os cuidadores e familiares possam relatar o dia a dia do paciente e compartilhar nas consultas médicas, garantindo o melhor acompanhamento do tratamento. Para o Neurologista, Dr. José Guilherme Schwam, a ferramenta lançada pela farmacêutica contribui no tratamento com a troca de informações da rotina do paciente nas consultas médicas e a segurança de informações dos pacientes. “O Diário do Paciente é um material muito detalhado que auxilia bastante no tratamento médico, pois nele os cuidadores poderão anotar toda a rotina do paciente como, por exemplo, as medicações, alimentação e todo o histórico, contribuindo bastante no acompanhamento médico”, explica o Neurologista. Como forma de oferecer acesso para a população, o material está disponível de forma gratuita para download através do site: http://www.evolucaoparavida.com.br/diario-do-paciente

Live de lançamento
O lançamento aconteceu no perfil do Instagram da Vó da Pomba (@vodapomba). O encontro virtual foi realizado entre o cuidador, o neto da Vozinha e seu médico, o Neurologista Dr. José Guilherme Schwam. As redes da Dona Amália, carinhosamente conhecida pelos seus seguidores como Vozinha, são referência em cuidados com idosos. “Cuidar de um paciente com Alzheimer é um grande desafio para os cuidadores e também para os familiares. Contar com uma ferramenta como o Diário do Paciente é muito importante, pois onde eu for posso levar tudo anotado, como foi o dia a dia da vozinha e principalmente compartilhar nas consultas”, destaca o neto da Dona Amália.

Alzheimer
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 50 milhões de pessoas no mundo sofrem de algum tipo de demência, sendo 70% dos casos causados pelo Alzheimer. No Brasil estima-se que até 2050 o número de novos casos triplicará com o envelhecimento da população. O Alzheimer é a doença degenerativa mais comum em pessoas idosas e afeta a memória, a fala e a noção de tempo e espaço.

Sobre a Prati-Donaduzzi
A Prati-Donaduzzi, indústria farmacêutica 100% nacional, é especializada no desenvolvimento e produção de medicamentos. Com sede em Toledo, Oeste do Paraná, produz aproximadamente 12 bilhões de doses terapêuticas por ano e gera mais de 4,5 mil empregos. A indústria possui um dos maiores portfólios de medicamentos genéricos do Brasil e desde 2019 vem atuando na área de Prescrição Médica.

Mandíbula quadrada é tendência
nos Brothers do BBB21

Assim como em todo o mundo, os procedimentos não invasivos de harmonização facial conquistaram o Brasil. Ao contrário do que se pensa, não são só as mulheres que estão se rendendo aos encantos dos preenchedores com ácido hialurônico ou bioestimuladores de colágeno.
No BBB 21 os rostos bem marcados de Rodolffo e do ex-BBB Arcrebiano, por exemplo, comprovam essa tendência. Eles realizaram aplicações de ácido hialurônico na região da mandíbula antes do confinamento. “Muita gente tem a preconcepção que a harmonização facial envolve procedimentos em toda a face. Em alguns casos, aplicações de preenchimento apenas para correções pontuais garantem um formato do rosto mais estruturado e harmônico”, explica doutor Willian Ortega, especialista em harmonização facial.

Segundo Ortega, essa grande procura pela mandíbula ‘quadrada’, vem do nosso padrão de beleza ao analisar um rosto masculino. A definição da linha do osso mandibular é constantemente associada a masculinidade, autoconfiança e segurança. “É a mandíbula que dá forma e fornece a estrutura para o rosto. Seu preenchimento é indicado para o homem que deseja ter como resultado um formato mais quadrado, com a linha da mandíbula definida e evidente”, esclarece.

No caso de Arcrebiano, por exemplo, fica visível que poucas alterações já fizeram uma grande diferença. “Além de realçar a mandíbula, o preenchimento na região também removeu a papada, deixando as maçãs do rosto mais proeminentes”, complementa o especialista.

Essa nova tendência desmistifica a noção de que procedimentos estéticos são inclinados para a feminização do paciente ou de que eles são exclusivos para mulheres.

O especialista explica que os casos que vemos na casa do reality são um ótimo exemplo do realce da beleza que a harmonização propõe. “A intenção é de que o rosto fique na sua melhor forma possível, e natural”, diz.

O mais importante é se sentir bem consigo mesmo. Por isso é tão importante realizar este tipo de procedimento com um profissional qualificado, que vai mapear e ajustar o rosto da maneira correta, além de respeitar os limites do paciente. “Acredito que assim é possível conseguir um resultado tão bom quanto o dos participantes do BBB21,” finaliza o cirurgião.

Foto: Reprodução/Instagram/Globoplay

Willian Ortega – CRO PR 23.627. Graduado pela UNIPAR (Universidade Paranaense), especialista em Ortodontia e Pós- Graduado em Harmonização Orofacial. Diretor professor da Facial Academy. Especialista em Implantodontia pela Uningá. Consultório Cascavel/PR (45) 9.9809-3334 – Consultório/SP (11) 4329-7854 e Consultório Campinas (19) 3308-3330 Site: www.facialacademy.com.br Instagram: @drwillianortega

Willian Ortega – CRO PR 23.627. Graduado pela UNIPAR (Universidade Paranaense), especialista em Ortodontia e Pós- Graduado em Harmonização Orofacial. Diretor professor da Facial Academy. Especialista em Implantodontia pela Uningá