Coluna do Editor 31/03/2021

0

Visita

A vereadora Olinda Fiorentin (PSD) fez uma rápida visita ao Jornal do Oeste nesta terça-feira (30). Conversamos sobre muitos assuntos e a vereadora ressaltou o quanto essa pandemia tem nos feito repensar uma série de coisas. Ela, que perdeu o irmão Odacir Fiorentin em função da Covid, acredita que muitos ensinamentos ficarão após o fim dessa doença terrível.

Olinda ressaltou ainda a importância de se manter a fé em momento tão difíceis quanto o que estamos vivendo.

Ciscopar

O prefeito de Quatro Pontes, João Inácio Laufer, e o prefeito de Assis Chateaubriand, Valter Aparecido Souza Correia (Valtinho), estiveram reunidos com o deputado estadual licenciado e secretário estadual da Administração e da Previdência (Seap), Marcel Micheletto, na última sexta-feira (26). A reunião teve como objetivo tratar sobre o Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná (Ciscopar).

Assis Chateaubriand

Foi divulgado em diário oficial do município de Assis Chateaubriand o decreto nº 126/2021, declarando ponto facultativo na próxima quinta-feira (1º de abril), não havendo expediente interno nos órgãos administrativos vinculados à Prefeitura. A rede Municipal de Ensino incluindo as Escolas e os Centros Municipais de Educação Infantil cumprirá recesso de conformidade com o Calendário Escolar. Já os setores cujas atividades sejam consideradas essenciais deverão obedecer a escala de plantão a ser elaborada pelo Secretário e/ou Diretor respectivo.

Fechado

Considerando que dia 2 de abril, Sexta-Feira Santa, é Feriado Nacional, o comércio deverá permanecer com suas atividades paralisadas, com exceção daquelas que, por força de ressalvas previstas em leis, devam permanecer em atividade.

Vacinas

O secretário-chefe da Casa Civil, Guto Silva, afirmou em audiência pública da Frente Parlamentar do Coronavírus da Assembleia Legislativa, que o Governo do Paraná assinou contrato para a compra de dez milhões de doses da vacina Sputnik V com o fundo de investimentos da Rússia responsável pela produção do imunizante. Guto Silva não deu prazo para que a compra seja efetivada, afirmando que isso depende da aprovação da vacina pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Ele explicou ainda que o Estado tem outro contato, com a União Química, representante do fundo russo no Brasil, para futura transferência de tecnologia.

Binário

O secretário de Segurança e Trânsito de Toledo, Arthur R. de Almeida, enviou resposta à minha sugestão sobre a instalação de um binário nas ruas Guaíra e Senhor dos Passos, no Jardim Pancera. “Tanto essa como outras obras viárias, poderão ser acrescidas na Lei de Diretriz Orçamentária (LDO 2022) e Plano Plurianual (PPA 2022 a 2025) que serão planejadas e poderão ser executadas ainda em 2021, em caso de condições orçamentárias. Qualquer munícipe pode encaminhar sua sugestão de melhorias em geral ou obras, sendo todas discutidas e estudadas sua implementação, no período 2022/2025”, escreveu ele, lembrando que ontem, dia 30, houve uma audiência para discutir o assunto.

Encaminhada

A resposta foi devidamente encaminhada aos moradores da região que garantiram que iriam fazer a solicitação.

Decisão

Agora, na outra gestão do prefeito Beto Lunitti, houve uma simples decisão em implantar os binários na região do BNH da Barão em função de tanta confusão que havia no trânsito à época. A decisão, por sinal, foi muito acertada, tanto que resolveu o problema de trânsito na região. Não foi preciso sugestão em PPA, muito menos LDO. Mas segue o baile…

Feriado

Meu amigo Vagner, do Chico’s Bar e Restaurante, na Vila Industrial em Toledo, comunica que em razão da pandemia e do feriado da Semana Santa o restaurante estará fechado até o dia 5 de abril. O atendimento normal será retomada a partir da próxima terça-feira (6 de abril).