Proximidade com o cidadão

1

Nesta segunda-feira (26) foi instalada na Praça Willy Barth, no ‘coração’ de Toledo, uma central para tirar dúvidas da população sobre as mudanças recentes no Código de Trânsito Brasileiro. A iniciativa da Secretaria de Segurança Pública e Trânsito tem como objetivo informar o cidadão, em especial o motorista, sobre as novas regras. Além disso, o trabalho pode ser um novo passo para a aproximação da sociedade para com os agentes da Guarda Municipal, em especial os responsáveis pelo trânsito, pois até hoje em geral essa relação não foi das mais amistosas, muito pela postura de alguns agentes e também pela falta justamente de iniciativas como essa.

O trabalho de orientação será realizado até a próxima sexta-feira (30), das 9 da manhã ao meio-dia e das 13 às 16 horas, por agentes da Guarda Municipal, os quais também ficarão responsáveis pelo fornecimento de credencial de estacionamento para os idosos e portadores de deficiência física.

O que se espera dos agentes públicos é justamente esse tipo de postura, de maior proximidade com o cidadão que, através dos impostos pagos, sustenta toda estrutura da administração pública e merece ser tratado com respeito, assim como a recíproca precisa existir. Nem sempre o cliente tem razão, entretanto, mesmo errado ele merece ser bem tratado e ter respostas condizentes com suas necessidades, mesmo que esta resposta seja negativa.

No caso específico da Guarda Municipal, muitos são os exemplos ao longo de sua história de que, quando existe uma iniciativa positiva, a resposta é igualmente positiva. Mas quando não existe a resposta rápida e esperada, as críticas são inevitáveis e muitas delas são justas diante da incapacidade da corporação em alguns assuntos.

A central também ganha importância – mesmo que num período tão curto – por causa da aprovação do Projeto de Lei nº 7, do Poder Executivo, que altera a legislação que dispõe sobre o Estacionamento Regulamentado (EstaR), reintroduzindo a tolerância de 15 minutos, que trará à tona discussão tão comum quando envolve este assunto e é primordial a presença da Guarda Municipal mais próxima e, acima de tudo, mais educada.