Contos de duas escritoras de Toledo compõe a 5ª edição da Coletânea Sesc

31

A leitura permite viajar na imaginação e aguçar a criatividade. Enaltecer a cultura é um dos princípios do Sesc. A publicação da 5ª edição da Coletânea Sesc Paraná trouxe ainda mais representatividade para Toledo, dois contos de escritoras locais – Malgarete Justina Frasson e Maria Eunice Silva de Lacerda -foram selecionados para compor a obra.

Na manhã de quarta-feira (5), a unidade de Toledo fez a entrega oficial dos exemplares do livro e da carta de agradecimento do presidente da Fecomércio, Darci Piana. “É com muita satisfação que recebemos a Malgarete e a Maria Eunice. Das 42 unidades Sesc no Paraná tivemos o privilégio em poder contar com a criatividade dessas escritoras que através dos contos trouxeram um pouco mais sobre a história do nosso Estado”, disse a gerente-executiva do Sesc de Toledo, Paula Verônica Bernardini.

O tema da 5ª edição era livre, contudo, tinha que apresentar o Estado como cenário e disseminar ao público infantil com idade até 11 anos em forma, linguagem e conteúdo. Os textos podiam agregar lendas, costumes, gastronomia, moda, símbolos do Estado, personagens e lugares de importância histórica e social.

“Esse projeta da Coletânea é uma forma de incentivar a produção literária dos escritores locais para contarem as nossas histórias, as nossas lendas e valorizar as pessoas de nossa região”, salienta a técnica de Atividades do Sesc de Toledo, Bruna Strelin.

Bruna declara que com os contos é possível reproduzir as belezas do Paraná para as folhas de papel e encantar as crianças, pois o material é amplamente divulgado. Ela também enaltece o comprometimento dos escritores ao recordar, pelo terceiro ano consecutivo, Toledo tem obras selecionadas para compor a Coletânea.

Para a presidente da Academia de Letras de Toledo, Lucrecia Welter Ribeiro, é uma honra enaltecer o potencial dos integrantes da Academia ao terem os contos na 5ª edição da Coletânea Sesc Paraná. “Que as palavras, os sentimentos, as histórias possam chegar até as crianças. Aprendemos muito com a pandemia em termos de tecnologia e também precisamos continuar valorizando a cultura”.

OS CONTOS – ‘Mani e a lenda da mandioca’ foi o título do conto produzido por Malgarete. “Nunca escrevi contos. Diante do convite da Bruna e da insistência dos colegas vi que isso seria um desafio e eu não desisto de um desafio. Fui até o fim e ter o meu conto entre os selecionados que integram a Coletânea foi algo que trouxe muita satisfação e alegria”, relata a escritora.

No conto, Malgarete contou parte de sua história de vida. Em ‘Mani e a lenda da mandioca’, a escritora retrata a colonização do Oeste do Estado, fala do colono simples que acreditou na fertilidade dessa terra, plantou e colheu os frutos.

A cearense, Maria Eunice Silva de Lacerda, escreveu ‘Pitica, não!’. Seu conto traz a história de Toledo, da tradicional Festa Nacional do Porco no Rolete. Faz 40 anos que ela reside em Toledo, aprendeu com o povo do sul e ainda se encanta com as diferenças regionais que enaltecem a cultura do país.

“Agradeço a Deus e a família Sesc pela oportunidade em poder contribuir com esse projeto. Escrever me fez superar as tristezas. Escrever é ter um elo com a vida, é uma janela que amplia e cura. Meu lema é ‘participar é preciso, vencer se possível’, pois isso nos mantém ativos”, conclui.

6ª EDIÇÃO – Escritores paranaenses ou radicados no estado, maiores de 18 anos, já podem inscrever seus trabalhos para seleção de Contos Infantis do Sesc PR 2021. Por meio de edital serão selecionados dez contos infantis direcionados para público de até 11 anos, com temática livre, mas que tenham como cenário o estado do Paraná. As inscrições se encerram no dia 15 de maio.

Com essa ação, o Sesc PR pretende resgatar a relação dos paranaenses com os elementos culturais do estado, sejam eles: símbolos, lendas, gastronomia, personagens, costumes, geografia, clima e hábitos que remetam à identidade e representem os diferentes aspectos das tradições culturais do Paraná. As obras escolhidas serão divulgadas no dia 15 de junho, serão ilustradas e farão parte da 6ª Coletânea Sesc de Contos Infantis do Sesc PR. Edital e mais informações no https://www.sescpr.com.br/edital/edital-de-selecao-de-contos-infantis-ineditos-para-coletanea-sesc-parana-2021/.


Paula (esq.), Maria Eunice e Bruna – Foto: Janaí Vieira

Da Redação*

TOLEDO

*Com informações da Assessoria