Coluna do Editor 11/05/2021

2

Visita

CRÉDITO: Márcio Pimentel

Acompanhado do assessor parlamentar Agnaldo Facero, o vereador Valdomiro Bozó (PSC) visitou o Jornal do Oeste nesta segunda-feira (10). Ele falou um pouco sobre como está sendo este início de primeiro mandato e que tem seguido à risca o que determina a legislação. E faz bem o vereador, afinal, se todos agissem dessa forma, quem sabe a política nacional não seria diferente.

Iluminação

Quanto ao trabalho de vereador, Bozó não tem esquecido de buscar soluções para os problemas dos bairros. Na pauta da sessão desta segunda, por exemplo, ele apresentou uma Indicação pedindo melhorias na iluminação no Jardim Coopagro, com substituição por lâmpadas de LED.

Eleição

Bozó disse ainda estar preocupado com a chance real de Toledo ficar sem um representante na esfera estadual e federal na eleição do próximo ano e citou o nome de Dilceu Sperafico como sendo, hoje, o com maior viabilidade de uma eventual eleição.

Unanimidade

Aliás, o nome do ex-deputado e ex-chefe da Civil do Governo do Paraná é uma rara unanimidade em Toledo quando o assunto é a eleição a deputado federal em 2022.

Sonho

Ele, entretanto, deixou muito claro numa recente entrevista a mim que seu maior sonho hoje é uma candidatura a vice-governador, possivelmente na chapa do governador Carlos Massa Ratinho Junior.

Teto

O deputado federal Gustavo Fruet (PDT-PR) entrou com um Projeto de Decreto Legislativo (PDL 185/2021) para suspender os efeitos da portaria do governo Bolsonaro que libera os aposentados com cargos em comissão na administração pública da obrigação de cumprir o teto salarial de R$ 39,2 mil mensais.

Rombo

A medida, que tem impacto financeiro estimado superior a R$ 181 milhões, beneficia o próprio presidente da República, o vice-presidente, Hamilton Mourão, além de ministros militares, como os generais Luiz Eduardo Ramos (Casa Civil) e Braga Netto (Defesa). Fruet também está entrando com pedido de informações para saber do governo quantos servidores da administração federal direta e indireta ganham acima do teto constitucional.

Cadê?

O pessoal da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Ambiental de Toledo poderia explicar onde foram parar os contêineres utilizados para coleta seletiva? Não os ‘amarelinhos’, que também parecem terem diminuído, mas aqueles verdes, grandes, que estavam em locais de fácil acesso e ajudavam muito a quem procura destinar de maneira correta o lixo que gera.

Sumiram

Os dois mais notáveis, em frente à Prefeitura e no Parque Ecológico Diva Paim Barth, sumiram!

Lixões

Em alguns pontos da cidade, a falta desses contêineres já fez ressurgir os lixões, algo que o antigo ocupante da pasta, Neudi Mosconi, havia conseguido eliminar com medidas relativamente simples.

Na estrada

O diretor da 20ª Regional de Saúde, Alberi Locatelli, confirmou que nesta terça-feira (11) chegarão a Toledo vacinas contra Covid-19 destinadas aos professores. Ele ontem estava na estrada para uma agenda em Curitiba, junto com a secretária de Saúde de Toledo Gabriela Kucharski e o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, para uma primeira conversa sobre o Hospital Regional.

Em Brasília

O empresário Michel Becker estava em Brasília representando o Conselho do Jovem Empreendedor da Acit. Hoje ele é diretor de Empreendedorismo e de Relações Internacionais. Em nível nacional, o Consejuve tem representação em 24 estados e conta com mais de 150 membros. O objetivo do setor, de acordo com Becker, foi levar algumas pautas do setor junto ao Executivo e Legislativo.