Coluna do Editor 02/06/2021

1

Harmonia

Todo discurso de harmonia entre os poderes adotado pelo prefeito Beto Lunitti (MDB) começa a sofrer danos pelo comportamento de algumas pessoas próximas a ele e com influência dentro da gestão. Na sessão de segunda-feira na Câmara Municipal, o líder do Governo Dudu Barbosa (Republicanos) fez uma fala onde colocou em xeque a inteligência dos demais colegas, o que irritou muita gente, a ponto de alguns questionarem a escolha de um vereador cujo partido foi contra o atual prefeito na eleição do ano passado.

Decreto

Duda foi tentar defender o Decreto sobre a Central de Especialidades Médicas, onde o prefeito quer transferi-la de local para uma Incubadora Industrial. Além dos vários ‘se’, o líder do Governo disse durante seu pronunciamento “se os nobres vereadores não entendem de decreto ou indicação” e seguiu o discurso.

Adoro!

Diante do clima quente da última sessão, o presidente Leoclides Bisognin (MDB) colocou é mais fogo no parquinho, principalmente quando disse que adora esse tom de discussão.

De volta

Ontem (1º) o EstaR voltou a operar normalmente em Toledo, mas com duas novidades: A primeira delas é que os condutores terão 15 minutos de tolerância. A segunda novidade é que em algumas ruas estão adequando a pintura de faixa para permitir o estacionamento de caminhonetes. A Rua Nossa Senhora do Rocio já está adequada, a Rua 7 de Setembro está em processo de ajuste. Em seguida serão adequadas as Ruas Tiradentes e XV de Novembro, além do Largo São Vicente de Paulo e Ruas Leonardo Júlio Perna e Dom Manoel da Silveira Delboux. Nas demais, continua proibido estacionar veículos que ultrapassem o tamanho das vagas demarcadas.

Assis Chateaubriand

O município de Assis Chateaubriand decretou ponto facultativo sexta-feira (4), em razão da celebração de Corpus Christi que este ano será amanhã. Conforme o decreto não haverá expediente interno nos órgãos vinculados à Administração Municipal, Escolas Municipais e Secretaria de Educação e Cultura. A Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente, Transportes, Serviços Urbanos e Obras e a Secretaria de Saúde, executarão serviços considerados essenciais, obedecendo escala de plantão a ser elaborada pelos respectivos Secretários. O Conselho Tutelar, o CRAS e o CREAS, obedecerão à escala de plantão a ser elaborada pela Secretaria de Assistência Social e da Mulher. O decreto foi assinado pelo prefeito Valter Aparecido Souza Correia, Valtinho.

Propostas

O vereador Gabriel Baierle apresentou uma dezena de propostas ao Plano Plurianual de 2022 a 2025 que está em tramitação na Câmara Municipal de Toledo. Entre as sugestões estão obras de urbanização e infraestrutura, além de serviços e programas que atenderão a comunidade. “Estamos em constante diálogo com lideranças da sociedade, tanto no meio empresarial quanto comunitário, e as demandas foram apresentadas ao PPA”, afirma Gabriel.

Protetores de animais

O vereador Gabriel Baierle propôs que o Município possa dispor de recursos para adquirir materiais, bens e insumos destinados aos animais tutelados pelos protetores independentes de animais e pelas Organizações Não Governamentais (ONGs) de proteção e defesa animal. Segundo ele, o Poder Público não dá conta do atendimento de centenas de animais de rua que na sua maioria se tornam vulneráveis pelo abandono de seus tutores sofrendo consequências de má alimentação, de agressões e de tantos outros maus tratos. Por isso, uma rede de voluntários se propõe a preencher esta lacuna deixada pelo Poder Público.

Tecnologia

Gabriel Baierle também apresentou uma emenda modificativa ao PPA para que seja implantado o Projeto Cidades Digitais tendo em vista a busca incessante pela inovação e tecnologia. Ferramentas tão atuais que oferecem ao gestor público maior possiblidade de acertos nas suas decisões com base em dados estatísticos. Com a implantação do Projeto Cidades Digitais, Toledo terá acesso à sistemas como semáforos inteligentes, câmeras com leitura facial, entre outros mecanismos que impactarão direta e fortemente em áreas como a educação, segurança, trânsito, saúde, entre outros setores.

Rotatória

Já o vereador Chumbinho Silva (PP) disse que irá fazer de tudo para que sejam construídas travessias elevadas na rotatória da Nossa de Fátima com a Parigot de Souza. Ali, de acordo com o vereador, é um transtorno ao pedestre que precisa atravessar em segurança. “Talvez seja um dos pontos mais movimentados no trânsito de Toledo hoje e é preciso que se instalem de forma urgente essas travessias”, disse Chumbinho.