Entidades sólidas

0

Se há algo que Toledo pode se orgulhar em sua história é de ter, em geral, entidades assistenciais e educacionais sólidas, como é o caso do Centro Social e Educacional Aldeia Infantil Betesda que hoje (18) celebra 50 anos de fundação em Toledo. A entidade presta o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos e o ensino fundamental à comunidade. Fruto da missão de alemães, a Aldeia Betesda como é carinhosamente conhecida pela comunidade em Toledo demonstra que, quando se tem responsabilidade com a gestão, é possível manter um atendimento digno, mesmo quando se perdem apoios importantes, como foi o caso da instituição.

Um dos grandes responsáveis por esta imagem positiva junto à comunidade é o atual presidente da Aldeia Infantil Betesda, Lineu Wutzke, que personifica o esforço de todos os colaboradores ao longo destas cinco décadas para manter não apenas a Aldeia Betesda aberta, mas prestando um serviço de excelência a quem mais necessita, no caso crianças e adolescentes. E isso desde o início, quando se criou um orfanato diferenciado, não com atendimentos em grandes abrigos coletivos, mas sim em casas, para as crianças órfãs pudessem viver no aconchego de um lar. Por isso, o nome Aldeia Infantil, foi construída uma aldeia com várias casas para junto com uma família social abrigar um número limitado de crianças.

De 1971 até hoje, a Betesda passou por várias transformações, foi se fortalecendo e solidificando sua missão de não apenas acolher, mas de ensinar a educar. A ampliação para escola com educação infantil e ensino fundamental, em 2019, não foi apenas uma forma de sobreviver, mas de demonstrar estar a Aldeia Betesda pronta para enfrentar novos desafios e, de certa forma, manter o vínculo por mais tempo para com quem dela precisou no passado e precisa até hoje.

No segundo semestre deste ano, apesar de todas as dificuldades e desafios resultantes da pandemia, a Escola Betesda planeja oferecer as atividades do Ensino Fundamental em um novo, amplo e moderno prédio. Nos anos de 2022 a 2024 será criada uma turma a mais do Ensino Fundamental por ano até que se complete o ciclo dos anos iniciais, enfim, são projetos ousados para quem não tem medo de ousar e para quem sabe de sua importância não apenas na história da assistência social, mas da cidade de Toledo como um todo.