Coluna do Editor 25/06/2021

0

Enfermagem

Com a intenção de alinhar a nova política de gestão do Consamu, o diretor geral do consórcio, João Gabriel Avanci, comandou nesta quarta-feira (23) mais uma reunião presencial com diretores de enfermagem, na sede em Cascavel. Tendo como foco a eficiência nas ações e a troca de informações entre os profissionais de saúde, o encontro atende determinação do prefeito de Palotina e presidente do Consamu, Luiz Ernesto de Giacometti. Durante o encontro, foi apresentada a nova diretoria do consórcio.

Inviável

No plenário remoto de quarta-feira (23), o senador Oriovisto Guimarães (PODE-PR) defendeu o voto contrário ao PL 827/2020, que suspende a ordem de despejo até o fim deste ano. “Voto contra, por se tratar de um projeto totalmente inviável. Nenhuma remoção forçada se dá em menos de seis meses no Brasil, duração esta estabelecida pela proposta. Eu quero proteger os necessitados, mas o Senado precisa impedir esse tipo de demagogia”, afirmou o senador paranaense.

Linha do Idoso

Enquanto em Toledo as pessoas precisam seguir se deslocando até os pontos de vacinação, em Cascavel a linha Felicidade do Idoso continua sendo realizada até o Centro de Eventos de Cascavel para garantir a segunda dose de vacina contra Covid-19 das pessoas que já estão na chamada “melhor idade”. O transporte exclusivo para a vacinação contra a Covid-19 permanece ativo e espera ter boa adesão na próxima semana, com previsão grande movimento.

Meio Ambiente

O ex-secretário do Meio Ambiente de Toledo, Neudi Mosconi, em entrevista a Batista Franco na Rádio União (AM 900), rebateu os comentários feitos contra ele pelo atual secretário da pasta, Maicon Stuani, especialmente no que diz respeito aos cuidados na proteção animal. Na gestão passada, mesmo de maneira precária, foram castrados cerca de 50 animais, entretanto, o atual secretário alegou existirem algumas irregularidades.

Trabalho

Mosconi afirmou que não entraria no mérito de quem está hoje no comando da pasta, porém, em “todas as ações pode ter havido exagero de trabalho, mas de ilegalidades e irregularidades jamais” e ressaltou que o trabalho foi acompanhado pela Promotoria e Conselho do Meio Ambiente.

Inovação

O ex-secretário lembrou que na gestão passada foi criada uma coordenadoria, com fiscal, técnicos e médico veterinário, graças aos três anos de trabalho com toda a equipe da secretaria; lembrou também da compra do Castramóvel, da estruturação do Código de Proteção e Defesa Animal – o segundo do Estado do Paraná – e ainda sobre a criação do Fundo Municipal de Proteção e Defesa.

Clínica

Neudi Mosconi destacou a construção de uma clínica veterinária, com todos os projetos aprovados nos órgãos competentes, e que não compreende os motivos do cancelamento desta unidade veterinária por parte da atual gestão municipal.

Parceria

Ele ainda destacou que o Castramóvel tem liberação junto ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná e que firmou uma parceria com o curso de Medicina Veterinária da FAG no ano passado para auxiliar nessa questão. “Gestão pública é não deixar a estrutura parada. É preciso fazer acontecer. Na nossa gestão avançamos quilômetros na proteção e defesa dos animais”, comentou Neudi Mosconi.

Dinheiro

A cuidadora Silvana Coradi, também durante o programa de Batista Franco, afirmou existir dinheiro e o programa deveria ter sido retomado em fevereiro deste ano, mas que até agora nenhuma ação aconteceu. Segundo ela, havia R$ 200 mil desde o início do ano no Orçamento deixado pela gestão do ex-prefeito Lucio de Marchi, além de mais R$ 150 mil dos vereadores.

Estável

O último boletim médico a respeito da saúde do presidente do Sindicato Rural de Toledo, Nelson Paludo, aponta que “o quadro de saúde do paciente permanece estável, com leve melhora”.