Coluna do Editor 16/07/2021

2

Asfalto

A foto mostra o estrago feito no asfalto que liga Boa Vista até a PR em direção a Ouro Preto. O detalhe é que este pedaço de chão tem cerca de um ano desde que foi entregue e, além desse dano na pista, já teve as placas de sinalização arrancadas pela movimentação das máquinas agrícolas.

Ressarcimento

Natural haver algum tipo de dano nas estradas do interior, ainda mais pela natureza do maquinário que por lá circula. Agora, é preciso cobrar de quem é devido pelo ressarcimento do dano ao patrimônio público.

Fenômeno

O vereador Valtencir Careca é um fenômeno: já pegou Covid umas 15 vezes. E sempre quando acontece alguma votação importante na Câmara!

Visita

Acompanhado do assessor Jair Scarpato, o vereador Gabriel Baierle visitou o Jornal do Oeste esta semana para reforçar quais os motivos o levaram a votar em favor do projeto de reestruturação administrativa apresentada pela atual gestão em Toledo.

Frase

Como diz meu amigo Batista Franco, “é o novo jeito de governar”.

Fortalecimento

De todos, quem mais saiu fortalecido deste embate foi o vice Ademar Dorfschmidt que, além de ter hoje vários nomes indicados dentro da administração, conseguirá emplacar mais alguns após a reestruturação completa. Um bom aparelhamento visando a eleição de 2022.

Estratégia

E não há o que discutir quanto a isso, afinal, a estratégia não é nova e foi muito usada por pessoas ligadas ao prefeito e ao vice num passado nem tão distante. E com excelentes resultados.

Ataques

Esta semana quem decidiu atacar o Jornal do Oeste foi o vereador Geraldo Weisheimer que disparou: “Pra mim não vale nada o jornalzinho”.

Fujão

O nobre edil reclamava de ter sido chamado de fujão, algo que não é verdade. O que escrevi é que ele, Geraldo Weisheimer, e Valtencir Careca sumiram da sessão de segunda-feira. Uma irritação estranha, afinal, era só explicar o motivo da ausência e pronto.

Fotinho

Estranho é que, quando o mesmo vereador visitou o ‘jornalzinho’, acompanhado do deputado federal Giacobbo, sua postura foi bem diferente quando apareceu na fotinho ao lado do parlamentar. Segue o baile…

Pato Bragado

O deputado estadual Ademir Bier entregou esta semana duas emendas parlamentares à administração de Pato Bragado.  O ato foi realizado na prefeitura ao prefeito Leomar Rohden, o Mano, vice-prefeito e secretário de Saúde, John Nodari, demais secretários e diretores da administração municipal.

Cultura

O deputado também tratou sobre a área de cultura com o secretário de Educação e Cultura, Júnior Ivan Bourscheid e a diretora Cristiane Scheuermann Bonatto. “Pato Bragado é um município que serve de exemplo em organização administrativa. Temos certeza que as emendas e os projetos para a cultura vão somar muito na melhoria da qualidade de vida da população”, disse Ademir Bier.

Aplicação

As emendas para Pato Bragado são para um programa de castração animal, no valor de R$ 25 mil e a aquisição de um caminhão caçamba, um poliguindaste e cinco caçambas avulsas, no valor de R$ 360 mil.

Ouro e Prata

O presidente da Associação Ouro e Prata, Niulton Pegoraro, já adiantou que a próxima viagem da entidade está prevista para o dia 13 de novembro, com destino a Delfim Moreira (MG), em plena Serra da Mantiqueira. Na volta uma parada estratégica em Aparecida (SP).

Acipa

A diretoria da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Palotina (Acipa) realizou sua tradicional reunião semanal para discutir assuntos de interesse de todos os associados. Na oportunidade estiveram presentes o secretário municipal de Agricultura e Gestão Ambiental, Juarez Pastore, a chefe de Gabinete da secretaria, Jianice Frigo e o responsável pelo Setor de Meio Ambiente, Augusto Moesch. O objetivo da visita foi expor o Plano Municipal de Arborização Urbana de Palotina. Os diretores puderam esclarecer dúvidas sobre a intenção do município com a implementação desse plano.