Coluna do Editor 04/06/2020

0 3

MDB se reúne

Na segunda-feira (1º), houve uma histórica do MDB em Toledo. Pela internet, haja vista a orientação de distanciamento social dos organismos de saúde, medida para não propagação do novo coronavírus. Essa foi a primeira reunião virtual da legenda na cidade. Entre os assuntos em pauta, um deles realmente chama a atenção: o aprofundamento do debate sobre uma nova estrutura administrativa para o município.

 

Menos cargos

A proposta é reduzir os cargos de primeiro escalão de 27 para 9, o que representaria na visão dos líderes partidários, uma economia para os cofres públicos de R$ 11 a R$ 12 milhões em quatro anos, sem prejudicar o andamento dos serviços e aplicação das políticas públicas. Nos demais escalões os cargos seriam mantidos.

 

Estrutura

A proposta seria deixar apenas as secretaria de Saúde, Educação, Assistência Social, Esporte, Lazer e Cultura, Desenvolvimento Humano, Desenvolvimento Econômico, Obras e Serviço Públicos, Planejamento e de Governo.

 

Passado

Chama a atenção o debate por se tratar justamente de um assunto discutido pelo ex-prefeito Beto Lunitti que, na gestão passada, não reduziu um cargo sequer e, ao contrário, aumentou consideravelmente os gastos com a folha de pagamento distribuindo função gratificada e ainda criando um segundo cargo de primeiro escalão justamente na Saúde com a tal assessoria especial que deu no que deu.

 

Limite

Para quem não se lembra, o limite prudencial da folha de pagamento chegou a quase 54% no fim da gestão de Beto. Mas como a campanha se aproxima…

 

Maripá

O prefeito Anderson Bento Maria anunciou a troca de três secretários municipais de sua equipe em Maripá. Duas destas mudanças ocorrem devido à campanha eleitoral 2020, que exige a desincompatibilização do cargo de agente político. É o caso do secretário de Administração, Rodrigo André Schanoski e da secretária de Educação, Cultura e Desporto, Janaína Müller Geraldi. Outra mudança ocorre por motivos pessoais, caso da secretária do Trabalho e Assistência Social, Neide Maria Mallmann Thim, que pediu a exoneração.

 

Quem assume

A Educação, Cultura e Desporto será gerida por Jony Neilton Zils, professor da rede municipal de ensino, que já atuava na equipe pedagógica da Secretaria de Educação; no Trabalho e Assistência Social, Lucineia Lourdes Mahl, atual chefe da Divisão de Proteção Social ao Idoso, assumiu o cargo a partir desta terça-feira (2). E na Administração, Jonis Spagnol, atual secretário de Governo, vai acumular as duas secretarias. Ele assumiu nesta quarta-feira (3), quando voltou do período de licença paternidade e férias.

 

Luto

É com imenso pesar que o Grupo Prati-Donaduzzi comunica o falecimento de seu sócio-fundador Arno Donaduzzi nesta quarta-feira (3). Há anos Arno lutava contra um câncer. Aos 58 anos, deixa esposa e dois filhos. Ele foi uma das peças-chave para o início da indústria farmacêutica Prati-Donaduzzi em Toledo e sempre ao lado de seu irmão e sócio Luiz Donaduzzi, além do cunhado e sócio Celso Prati. Minhas sinceras condolências à família.

 

Luto II

Também meus sentimentos à família Polachini pelo falecimento de Alceu Polachini na noite de terça-feira (2), em especial aos meus amigos Juarez e Clóvis Polachini.

 

Testes

Cerca de 100 kits de testes para diagnosticar o novo coronavírus foram disponibilizados pelo Sest Senat (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) para os motoristas das empresas Pioneira e Viação Capital do Oeste, concessionárias do transporte coletivo urbano de Cascavel. Sob a orientação da Secretaria Municipal da Saúde, os exames serão feitos ao longo de cinco dias da próxima semana no Centro de Convenções e Eventos.

Deixe um comentário