Um mundo de todos os povos

0 0

Você já se imaginou juntar todos os seus pertences de maior valor dentro de uma pequena mala e partir para uma terra estranha, com idioma e cultura diferentes e recomeçar a vida. Quem já passou por isso considera uma etapa difícil e cheia de aprendizado.

Para o imigrante, estar em um país diferente de suas origens é escrever uma nova página da sua própria história. A definição de imigrante carrega um imenso significado. Muitas vezes é a concretização de um sonho, a liberdade de um regime extremista ou a reconstrução de uma vida.

Em todos os sentidos, o imigrante passa por novas experiências como a compreensão do idioma que pode ser considerada a maior barreira. O mercado de trabalho também é um desafio a ser enfrentado, assim como adaptação a nova cultura

Em muitos lugares, eles encontram entidades e clubes da sociedade civil que os acolhem e preparam o caminho de uma nova jornada. A Embaixada Solidária há cinco anos faz um trabalho em Toledo com muita competência, amor e solidariedade com quem chega com uma ou nenhuma mala nas costas.

Pra quem tomou a decisão de mudar-se e viver em outro país, a realidade é recheada de novas experiências. Desde a acolhida, o apoio para conseguir um trabalho, o auxílio nas consultas médicas, a tradução da receita para comprar os medicamentos, as fraudas de quem já leva no registro e no coração duas nacionalidades até a força na hora da despedida.

A solidariedade presente na embaixada de todos os povos é contagiante. São brasileiros que ajudam estrangeiros que, por sua vez, retribuem o apoio recebido da comunidade.

Pra ser um imigrante requer coragem… coragem para reiniciar a vida do zero; das famílias, que veem seus entes queridos partindo sem a certeza de que haverá reencontro; e dos povos que acolhem e ajudam a inserir estas pessoas que trazem novas histórias, culturas e costumes. É a diversidade que faz um mundo completo onde cada um contribui para o crescimento do próximo. Afinal, somos todos imigrantes.

Deixe um comentário