Coluna do Editor 27/06/2020

0 0

Sugestão

Diante do constante aumento de casos de Covid-19 em Toledo, quer deixar aqui, humildemente, uma sugestão ao prefeito Lucio de Marchi: que ele flexibilize as regras para a reabertura e intensifique a fiscalização, que poderia ser feita até mesmo com a colaboração da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), até porque a entidade só distribuir cartazes e adesivos parece não ter adiantado muita coisa.

 

Em cima do muro

Que saúde da época em que Danilo Gass comandava a Acit. Ao menos ele não ficava em cima do muro como tem acontecido recentemente.

 

Academias

Nesta flexibilização poderiam ser incluídas as academias, disponibilizando os profissionais da Secretaria de Esportes e Lazer para fazer a fiscalização destes estabelecimentos.

 

Horários

Deixo aqui até mesmo uma sugestão de horários. O comércio, por exemplo, poderia funcionar das 10 às 18 horas de segunda a sexta-feira, fechando tudo nos fins de semana. Já as academias poderiam abrir das 7 às 19 horas, com uma diferença: das 7 às 9 horas e das 17 às 19 horas apenas com atendimento personalizado. No restante só metade da capacidade. Ah, claro, também só de segunda a sexta-feira.

 

Problema

Dessa forma seria possível avaliar onde está o problema, já que os representantes dos dois setores garantem não serem eles.

 

Toque de recolher

Outra sugestão é que ele mantenha o toque de recolher às 20 horas. De uns tempos para cá as ruas de Toledo se acalmaram à noite.

 

Boa notícia

Em meio a um cenário econômico desfavorável causado pela pandemia de Covid-19, o prefeito de Toledo, Lucio de Marchi, encaminhou o Projeto de Lei (PL) nº 64/2020 que garante a alocação de R$ 500 mil para a Sociedade Garantidora de Crédito do Oeste do Paraná (Garantioeste). Este recurso, será remanejado para um fundo de aval que permitirá a concessão de crédito a microempreendedores individuais (MEIs), microempresas, produtores da agricultura familiar e empresas de pequeno porte das áreas fabril, comercial e de prestação de serviços com taxas menores que as praticadas pelo mercado.

 

Multa

Ainda no campo das leis, tramita na Câmara de Toledo outro projeto prevendo a aplicação de multas para quem for flagrado andando sem máscaras na cidade. A líder do Governo no Legislativo, a vereadora Janice Salvador, lembra que a proposta foi lida na sessão de segunda-feira.

 

Home office

Por falar na Câmara, muitos servidores estão trabalhando de casa, o chamado home office. E, por incrível que pareça, em alguns casos a produtividade até aumentou.

 

Dois pesos…

Ah, quase ia esquecendo. Há alguns dias o presidente da Câmara Municipal, vereador Antonio Zóio, foi até o prédio da Prefeitura protestar em apoio à reabertura das academias de musculação e ginástica.

 

…duas medidas

O engraçado é que ele, logo que a corda apertou, mandou trancar toda a Câmara e suspender as atividades internas e externas.

 

Horários diferenciados

Conforme o decreto Municipal de 19 de junho a rede Primato Supermercado e Casa Vergara estão atuando em horários diferenciados e intensificando as vendas através de seus aplicativos, sites e WhatsApp. O decreto vale até dia 30 de junho e este final de semana é mais um com horário mais restrito.

 

Supermercados

Nas unidades físicas em Toledo o horário de sábado (27) é das 8 às 20 horas e no domingo (28) não haverá atendimento, exceto para compras online com entrega à domicílio. “Seguindo o último decreto municipal desde 21 de junho os horários de atendimentos foram alterados e estamos atendendo até às 20h. Isso tanto para o Primato Supermercado quanto para a Casa Vergara”, explicou o diretor executivo da Primato, Anderson Sabadin.

 

Feijoada

O Chico’s Restaurante, na Vila Industrial em Toledo, preparou para este sábado uma deliciosa feijoada. Mas apenas para ser retirada no local e com todos os acompanhamentos. Reserve já a sua através dos telefones (45) 3055-4057 ou 99912-4050 e aproveite mais esta delícia preparada pelo Vagner & companhia.

Deixe um comentário