Apaes: luta pela inclusão social

0 2

Entre os dias 21 a 28 acontece a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla Deficiência. O tema deste ano é ‘Protagonismo Empodera e Concretiza a Inclusão Social’. A Semana tem o intuito de promover ações de inclusão social, de combate ao preconceito e a discriminação contra as pessoas com deficiência. Além de sensibilizar os governantes e a sociedade em geral a disseminação de políticas públicas

Em tempos de pandemia, poucas ações acontecem de forma convencional.  O foco é fomentar os debates que envolvem esse público. O tema escolhido visa reafirmar no contexto do movimento das Apaes no Brasil. Ou seja, reforçar a importância da participação da família para levantar aspectos que envolvem a inclusão social e salientar os direitos a educação, assistência social, saúde, inclusão no mercado de trabalho, além de comprovar a capacidade de exercer o protagonismo em todos os processos da vida dessa pessoa.

Nos anos anteriores, a Escola Bem-Me-Quer/Apae de Toledo desenvolvia diversas atividades para evidenciar o cotidiano dos alunos dentro da escola, como apresentações teatrais, exposição de trabalhos, entre outras ações que contemplavam uma semana que promovia a intereção com a comunidade. Neste ano de 2020, nenhuma atividade será realizada, visto que estão suspensas as aulas presenciais e eventos com aglomerações.

Diante de um momento de distanciamento social, mas com a proximidade familiar, são os pais que ajudam os filhos nas atividades propostas pela Apae. Com as aulas online, educadores, pais e alunos tiveram que se adaptar para que os estudantes não perdessem o ritmo escolar. A união de esforços tem sido fundamental para que o aprendizado aconteça e esses alunos não sofram perdas em relação aquilo que já conquistaram.

Toda essa mudança de rotina escolar foi um desafio para os professores. Eles sabem as particularidades de cada aluno. Como bem atender o estudante à distância? Tarefa que exige constantes esforços da escola, mas também dos pais e responsáveis que, especialmente neste período, desempenham função primordial no processo de ensino, afinal, são eles que auxiliam os filhos nesta modalidade educacional do momento.

Como diversas outras datas comemorativas e semanas de atividades, que deixaram de contar com suas atividades normais neste ano, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla Deficiência será mais um momento de reflexão e um convite para que a comunidade possa ajudar as Apaes de outra maneira.

 

Deixe um comentário