Ambipar leva à Bolsa braço de gestão de resíduos, com meta de arrecadar R$ 3 bi
Na prática, o IPO do braço de gestão de resíduos significará a “divisão” da empresa na Bolsa. Hoje, a Ambipar tem duas frentes de negócios adicionais. Além da área de gestão do lixo, que agora caminha para ser listada, ela possui o segmento de prevenção e gerenciamento de acidentes ambientais – atuou, por exemplo, na tragédia em Brumadinho (MG), depois do rompimento de uma barragem, em janeiro de 2019.
Com a temática ESG (ambiental, social e de governança, na sigla em inglês) em voga no mercado, a Ambipar tem estado na mira dos gestores, o que se reflete no preço da ação da empresa na B3. Desde a abertura de capital, há 13 meses, a ação dobrou de valor. “O momento da companhia a fez manter a opção (de crescimento) pelo caminho da abertura de capital da Environment, mesmo em meio à condição atual do mercado”, disse o analista da Ativa Investimentos Ilan Arbetman.
Se a oferta for mesmo levada a cabo, a empresa chegará avaliada na B3 com um valor entre R$ 6,3 bilhões e R$ 8,4 bilhões, e a Ambipar seguirá como controladora, com um pouco mais de 50% do capital. Como base de comparação, a Ambipar, que hoje agrega o negócio que vai ganhar vida própria na Bolsa com o IPO, vale R$ 6,4 bilhões.
O segmento de meio ambiente da Ambipar tem como um dos focos de atuação a economia circular, ajudando seus clientes a gerar valor de seu próprio lixo. No caso da indústria de bebidas, a Ambipar trabalha, por exemplo, na produção de álcool ecológico a partir de bebidas que contêm açúcar. Fora isso, consegue transformar as garrafas pet e tampinhas em máscaras de proteção N95 ou em matéria-prima para novas garrafas.
Apetite
Em sua estratégia de aquisições, a empresa mirou sua internacionalização. Comprou, por exemplo, a Disal, com forte atuação na América Latina, atendendo sobretudo a mineradoras de cobre. Em outra aquisição recente, da Biofílica, atacou um mercado de forte crescimento, o de crédito de carbono. Ontem, anunciou mais uma aquisição, da Lehane Environmental, com presença na Europa.
No prospecto de sua oferta, a empresa coloca sua estratégia de aquisições como um pilar importante na jornada de seu crescimento. “Acreditamos que parte do nosso resultado se deve a diversas aquisições de empresas estratégicas focadas em soluções ambientais, o que foi intensificado ao longo do exercício de 2021, seja no Brasil, seja na América Latina”, aponta.
A empresa, contudo, não passou ilesa à tensão no mercado acionário. A volatilidade fez com que a Ambipar ajustasse para baixo o tamanho, mas sem perder a segurança de que conseguirá levar a oferta adiante.
A estreia da empresa na B3, agora “solo”, está agendada para 11 de outubro. São coordenadores da oferta o Bradesco BBI, como líder, ao lado do Santander e UBS BB.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.