AB Notícias
AB Notícias 10/07/18

Indústria da cerveja

O Paraná movimenta uma indústria cervejeira que cresce em ritmo acelerado. O estado conta com 93 fabricantes de cervejas e chopes, segundo Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep). Entre eles, duas das três maiores indústrias do setor: a Heineken e a Ambev, que detêm, juntas, cerca de 80% de participação no mercado cervejeiro nacional.

 

Cultivo de seringueira

O Instituto Agronômico do Paraná está investindo em estudos sobre a seringueira. A entidade lançou recentemente o livro Cultivo de Seringueira no Paraná, o que deve auxiliar produtores a terem uma nova oportunidade de renda. O estudo apresenta a seleção de áreas apropriadas ao plantio de seringais, formação de mudas e implantação do seringal até a extração do látex.

 

Parque esportivo

A Prefeitura de Castro, nos Campos Gerais, assinou um Termo de Cooperação no programa Paraná Mais Esporte para a instalação de mais um parque esportivo na cidade. Também serão investidos R$ 490 mil para a compra de tablets para a Secretaria Municipal de Educação.

 

Fantasia e imaginação

A 22ª edição do Festival Espetacular de Teatro Bonecos acontece em Curitiba até o dia 15 de julho. Vinte e nove companhias apresentam atrações para adultos e crianças. Um dos destaques do festival é o grupo mineiro Pigmalião – Escultura que se mexe, que encena a premiada “Mordaz”, peça que utiliza máscaras e marionetes para discutir relações de poder. O grupo também fará oficinas para a construção de bonecos.

 

Férias escolares

A Biblioteca Infantil de Londrina dá início no dia 12 de julho à programação de férias 2018. São ofertadas oficinas de leitura, dobradura e contação de histórias. As inscrições podem ser feitas até a data das atividades pelo telefone 3371-6603, ou pessoalmente na Biblioteca. A programação é gratuita e podem participar crianças com idade a partir de 6 anos.

 

Em Londrina

O segundo portal que dá acesso ao Parque Estadual Mata dos Godoy, em Londrina, será demolido. A demolição dos portais de acesso ao parque, símbolo da Unidade de Conservação, visa garantir segurança aos visitantes e moradores da região, uma vez que as estruturas, feitas de madeira, estão comprometidas.

 

Em Paranavaí

Serão aplicados R$ 700 mil nas obras do Teatro Dr. Altino Afonso Costa, de Paranavaí, no noroeste do Paraná. O teatro estava funcionando irregularmente havia anos. A estrutura será adequada às normas do Plano de Segurança contra Incêndios.

 

Norte do Paraná

Bandeirantes, norte pioneiro, finalmente contará com um aparelho de tomografia computadorizada para a Santa Casa de Misericórdia. Atualmente, o hospital utiliza um equipamento alugado. O hospital realiza, em média, 310 internações em leitos-gerais mensalmente. Por dia, são 150 atendimentos no pronto-socorro e a taxa de ocupação da UTI chega a quase 100%.

 

Diabetes em pauta

Um em cada onze adultos no mundo tem diabetes. A expectativa da Federação Internacional de Diabetes é que até 2040, 642 milhões de pessoas sejam diagnosticadas com a doença. Consultas médicas de rotina são fundamentais para o diagnóstico precoce da doença. A diabetes pode causar graves consequências se não tratada, inclusive cegueira e infarto.

 

Em Matinhos

Dois quilômetros da Avenida Juscelino Kubitscheck de Oliveira, em Matinhos, no Litoral, serão duplicados. Conhecida como Contorno de Matinhos, fica entre o prédio da prefeitura de Matinhos, e o acesso ao ferryboat, na Rua Alvorada. Além da duplicação, também haverá uma rotatória, ciclovias, calçadas, implantação de semáforo e de nova sinalização.