AB Notícias
AB Notícias 11/08/17

Líder em produção

Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, é o maior produtor de mudas de verdura entre os municípios da região. Segundo a Secretaria de Agricultura e Abastecimento, são produzidas em média de 7 milhões de mudas por mês. Entretanto, apenas 35% das verduras e legumes permanecem para comercialização na cidade e são consumidas pela população.

 

Mais paranaenses

A população do Paraná ultrapassou a do Rio Grande do Sul pela primeira vez, aponta cálculo feito pelo Ipardes. A população dos dois estados se igualou, alcançando a marca de 11.331.597 pessoas. Logo depois, o número de paranaenses passou a ser maior do que de gaúchos. A cada dia, estima-se que a população paranaense cresça em mais 205 pessoas, enquanto o Rio Grande do Sul ganha 90 pessoas.

 

Compra do Dia dos Pais

O comércio de rua de Londrina amplia o horário de atendimento nesta sexta-feira, 11 para as compras do Dia dos Pais, comemorado no domingo, 13. Nesses dias, as lojas vão abrir das 9h às 21h. No sábado, 12, as lojas atendem até às 18h. Já os shoppings da cidade funcionam em horário normal, das 20h às 22h, nos dias que antecedem a data.

 

Cantoritiba

Será realizado entre 17 e 20 de agosto, o Festival Internacional de Corais de Curitiba, conhecido como Cantoritiba. O evento acontece desde 2014, na Capital Paranaense, reunindo grupos de canto coral do Brasil e dos demais países da América Latina. Profissionais e amadores compõem este encontro musical que envolve Mostras Competitivas, Não Competitivas com avaliação e palcos abertos.

 

Meio ambiente

A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina recolheu, 80 quilos de resíduos das áreas de mangue localizadas no entorno do Porto. A limpeza ocorre a cada dois meses, e é realizado por colaboradores da Appa e voluntários de empresas terceirizadas. O objetivo da ação, além de recolher o lixo e destiná-lo adequadamente, é conscientizar a população sobre o cuidado com o meio ambiente.

 

Música em foco

Candói, centro do Paraná, promove mais uma edição do Festival Municipal de música, Canta Candói. O evento acontecerá nos dias 25, 26 e 27 de agosto, no Centro de Eventos Antônio Loures Alves. O período de inscrição se encerra no dia 4 de agosto, e devem ser feitas nas escolas municipais de cada região administrativa do município. No ato da inscrição, o candidato precisa, obrigatoriamente, entregar um comprovante de residência e a gravação da música em CD ou em um pendrive.

 

Luz no campo

A Copel concluiu a primeira fase de implantação de uma nova tecnologia para reduzir os desligamentos em áreas rurais de todo o Paraná. Nesta etapa foram inseridos na rede elétrica 916 religadores automatizados, resultado de um investimento de R$12,5 milhões que beneficiará aproximadamente 70 mil propriedades rurais.

 

Traços curitibanos

Segue até o dia 28 de agosto no Museu Municipal de Arte de Curitiba, a mostra Traços Curitibanos 2. Participam da exposição 120 profissionais de Quadrinhos, Caricaturistas, Ilustradores e Animação com atuação nas áreas de literatura, literatura infanto-juvenil, jornais, revistas, publicidade, design, games, fantasia e concept art. A oportunidade perfeita para conhecer os artistas curitibanos.

 

Visão em pauta

Com dois meses de funcionamento, o projeto do governo estadual “Criança e Adolescente Protegidos” visa identificar e tratar crianças e adolescentes que têm dificuldades para enxergar. De junho para cá, já foram atendidas 731 crianças e adolescentes e entregou 103 óculos. As ações acontecem sempre durante as edições do Paraná Cidadão, feira de serviços organizada pela Seju.

 

Artrite

O consumo moderado de álcool pode reduzir o risco de artrite em pacientes do sexo feminino. Segundo pesquisa realizada na Suécia com 34 mil mulheres, ingerir de um a três copos de cerveja, vinho ou licor por semana, diminui em 52% a chance de desenvolver problemas relacionados às articulações.

 

Saúde do homem

Penitenciárias de todo o Estado participam neste mês da campanha Agosto Azul, que promove ações voltadas à saúde do homem. Hoje, cerca de 19 mil presos do estão custodiados no sistema prisional do Paraná. A ação é organizada pela Secretaria Estadual da Saúde em parceria com o Departamento Penitenciário.