AB Notícias
AB Notícias 17/10/17

Norte do PR

Mais R$ 5 milhões para ampliar o atendimento com serviço de coleta e tratamento de esgoto em Cornélio Procópio, norte pioneiro. Com os investimentos, o município passará a ter 100% de esgoto coletado e tratado. Os novos investimentos beneficiarão cerca de 1,5 mil famílias no distrito de Congonhas. As obras estão em fase de projeto e a previsão é de que sejam iniciadas no ano que vem.

 

Centro de eventos

Guaratuba contará com um parque de eventos que vai atender a demanda por um espaço para realização de festas, congressos, fóruns, feiras. Um convênio é a primeira etapa da implantação do centro de eventos na cidade. Com a instalação do piso, o espaço já poderá receber eventos de turismo e cultura ainda neste ano.

 

Crianças em risco

De janeiro a outubro de 2017, o Boletim de Acidentes de Trânsito Eletrônico Unificado (Bateu) registrou 207 ocorrências de atropelamentos de crianças entre 0 e 11 anos. Desse total, 203 tiveram ferimentos no Paraná. Antes de sair do ônibus espere que o condutor pare totalmente o veículo. O adulto deve descer primeiro do veículo, garantindo que não haja nenhum veículo ou bicicleta circulando a fim de que a criança dessa com calma.

 

Flim

Maringá sediará a Festa Literária Internacional que será realizada entre os dias 26 e 29 de outubro, na praça ao lado da prefeitura. A festa deste ano está sendo organizada em parceria com a entidade responsável pelo Prêmio Jabuti, o mais importante da literatura nacional, e pela Bienal Internacional do Livro. Entre os convidados está o escritor português Gonçalo Tavares, autor de 27 livros. Ele participará da oficina "Escrita, Leitura e Imaginação", que abordará termas como o conceito de erro, racionalidade e irracionalidade.

 

A saúde em Guarapuava

Mais de 400 mil pessoas serão beneficiadas pelo atendimento do Hospital Regional de Guarapuava e o Centro de Especialidades em construção na cidade. As duas unidades, que ficarão prontas em 2018, atenderão a população de Guarapuava e de municípios da região central do Estado e recebem investimentos de R$ 56,5 milhões.

 

Litoral

Paranaguá promove mais uma edição da tradicional Festa de Nossa Senhora do Rocio. Entre 6 e 16 de novembro, o evento oferecerá uma belíssima procissão marítima, além de uma missa campal. A estrutura disponibiliza de uma praça de alimentação que tem como destaque a Tainha Recheada. Vale o passeio pelo visual marítimo da cidade junto a sua herança cultural com dezenas de prédios históricos.

 

No campo

O plantio da soja está liberado no Paraná desde setembro, mas devido a estiagem, o produtor teve que atrasar o início do trabalho. Segundo o departamento de economia rural da Secretaria de Agricultura do Paraná, a produção estadual desta safra deve ser um pouco menor em relação ao ano passado, atingindo 19 milhões e 500 mil toneladas.

 

O verão chegou

Maringá registrou nos últimos dias, a maior temperatura dos últimos dois anos. O termômetro bateu em 37ºC, segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar). Ainda segundo a série histórica do instituto, em duas ocasiões nesta década a temperatura em Maringá superou a marca dos 38ºC. Em outubro de 2014, o termômetro da estação meteorológica registrou 38,3ºC.

 

Mais árvores

As cidades paranaenses estão plantando mais árvores nas ruas, com critérios técnicos, espécies indicadas e sem interferência na fiação elétrica. A presença melhora a qualidade de vida das pessoas e contribui para valorizar imóveis. Segundo a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano, nos últimos anos, 158 municípios executaram planos de arborização urbana.

 

Alívio dos sintomas

Segundo pesquisa realizada recentemente na Alemanha, acupuntura é eficaz no tratamento de alergias. No estudo, metade dos 422 participantes que sofriam de alergia foram submetidos a sessões da prática e relataram um maior alívio de sintomas como coriza e lacrimação do que quem apenas foi medicado. No entanto, os estudiosos não conseguem ainda explicar de que forma o procedimento interfere na melhora da alergia.

 

Nova rota

Uma nova linha metropolitana, a N61-C.GrandeSul/Guadalupe, entrará em operação para ligar a sede do município ao Terminal Guadalupe, em Curitiba. Este ônibus também passará pelo Terminal Jardim Paulista, tanto na ida quanto na volta e vai operar o dia todo, em dias úteis e aos sábados.