AB Notícias
AB Notícias 25/08/18

Empregabilidade

Paraná fechou o mês de julho deste ano com saldo positivo de dois mil postos de trabalho com carteira assinada, resultado da diferença entre admissões e desligamentos ao longo do mês. O resultado de julho é o melhor desde abril - mês em que foram gerados 9.228 empregos.

 

No campo

A região dos Campos Gerais é atualmente a maior produtora de feijão do Paraná.  Somente na safra 2017/2018, a produção regional chegou a 75 mil toneladas, segundo o Departamento de Economia Rural da Secretaria da Agricultura e Abastecimento.

 

No campo II

O Paraná é o estado que mais produz trigo no Brasil.  O mercado paranaense domina 60% de toda a produção brasileira, sendo que a região dos Campos Gerais é a terceira que mais produz o grão no estado.

 

Estudos latino-americanos

A Universidade Federal da Integração Latino-Americana está com inscrições abertas para o programa de mestrado em Estudos Latino-Americanos. O processo seletivo será feito em duas fases: análise de currículo e entrevista a distância. Mais informações pelo site.

 

Número 1

A Sanepar é a primeira empresa na região Sul e a segunda do país no setor água e saneamento no ranking Valor 1000, do jornal Valor Econômico. O ranking pontua as mil maiores empresas brasileiras, em 25 setores da economia, segundo seu desempenho em 2017. A Sanepar ficou atrás apenas da Sabesp, de São Paulo.

 

Caminhada ecológica

Será realizada em Rolândia, norte, no dia 26 de agosto a Caminhada Ecológica da Integração, com saída marcada para as 7h, na Trilha da Saracura, Fazenda Bimini. O evento contará com café compartilhado e apresentação da banda Clube de Desbravadores do Novo Horizonte.

 

Turismo em foco

O número de embarques na Rodoviária Vereador Jamil Josepetti, em Maringá, teve alta de 3,9% nos últimos meses. O levantamento é do Observatório do Turismo e Eventos, do Convention& Visitors Bureau, de Maringá. Desde o início do ano foram realizados cerca de 311 mil embarques, enquanto no mesmo período do ano passado, foram 300 mil.

 

Bebê e gestante

Estão abertas inscrições para curso para gestantes do Hospital Universitário de Londrina. O curso terá início no dia 28 de agosto. O objetivo é a preparação de gestantes para o parto através de exercícios físicos e orientações. As inscrições são gratuitas, podem ser feitas pelo (43) 99992-8707.

 

Formação técnica

O IFPR de Londrina oferece 300 vagas gratuitas para cursos técnicos e superiores. Estão abertas as inscrições para os cursos técnicos de Biotecnologia, Informática, Enfermagem, Massoterapia, Prótese Dentária e Saúde Bucal. As inscrições podem ser feitas até dia 27 de agosto pelo site.

 

Previna-se

Rolândia, norte do Estado, registrou a primeira morte por gripe deste ano, segundo a Secretaria de Estado da Saúde.  Foram três novas mortes pela doença em uma semana, sendo uma em Rolândia, outra em Juranda e, por fim, em Campo Mourão.

 

Obesidade em pauta

As universidades públicas e privadas do Paraná têm a possibilidade de inscreverem projetos sobre prevenção, diagnóstico e tratamento da obesidade no SUS. O Ministério da Saúde destinará até R$ 500 mil. O objetivo do Ministério é qualificar a assistência e o cuidado para a prevenção e controle da obesidade, que já afeta 18,9% da população adulta nas capitais brasileiras.