Caminhos do Sucesso
Desafios da caminhada profissional

Por onde ando, procuro sempre enfatizar que para se obter sucesso em uma carreira profissional é preciso antes estar espiritualmente preparado para isto. É necessário que as pessoas saibam que a busca simples e desenfreada por dinheiro é o pior caminho para a realização pessoal, e o mais rápido para o fracasso total.

Comportamento solidário, simplicidade, competência, paciência, espiritualidade e empatia, estão sempre de braços dados com uma carreira promissora. Quem me conhece sabe muito bem, que a frase “quanto vou ganhar”, logo no começo de uma negociação é a senha secreta para que eu lhe mostre o cartão vermelho e o caminho mais rápido de saída.

Mesmo que muitos não queiram acreditar, nesta vida ninguém dá, ninguém ganha. Algo para ser bom e não causar arrependimentos futuros precisa ter merecimento e ser conquistado. Tudo o que foi dado gratuitamente, ou nos causa submissão com a perda de nossa estima e poder de decisão, ou logo nos será cobrado com juros e correção monetária.   

Vamos então dar uma caminhada por três tópicos que acho muito importantes em uma carreira profissional ou até me mesmo na vida... .

Insignificância – Para àquelas pessoas que sabem que no início de qualquer carreira o aprendizado é muito mais importante do que o reconhecimento ou o ganho, é preciso também lembrar que aqueles que partiram do zero e chegaram no topo da pirâmide Sócio-Econômica nos ensinam que a insignificância é o primeiro e mais importante degrau desta escalada. É nela que passamos desapercebidos por pessoas que fazem da inveja, da traição, do medo de perderem o pouco que já conquistaram, sua história de vida. Também é nela que despertamos nas pessoas de boa índole a amizade a cooperação e o crescimento mútuo.   

Rejeição - Esta fase, ao mesmo tempo em que se faz a mais temida, é também a que separa definitivamente o joio do trigo, ou seja, é nela que podemos perceber e diferenciar aqueles que realmente irão em frente superando obstáculos e abrindo novos caminhos, daquelas que por medo, desistem de tudo e passam para o time dos “quase consegui, por isto não quero que os outros cheguem lá”. Nesta fase, o antes insignificante começa a se preparar para a caminhada que há de vir, e passa a  buscar também seu lugar ao sol. Esta é a hora de enfrentar fortes barreiras de algumas pessoas pertencentes ao meio em que está inserido. Se for justo, correto, honrado e demonstrar reconhecimento, uma nova fase o espera logo a seguir.   

Sucesso - Passadas as fases da insignificância e da rejeição, quando já se pode mostrar ao mundo que muito trabalho, dedicação, honestidade, preparação, competência, esperança, solidariedade e reconhecimento são ingredientes importantes para nossa carreira profissional, bem como para nossa vida como um todo, é hora de saborear o sucesso merecido. Nesta hora, você sabe perfeitamente do que é capaz. Que cair e levantar são coisas da vida. Recuar e avançar também. É tempo de colher os frutos que um dia foram apenas sementinhas jogadas na terra fértil, é tempo de ajudar outras pessoas, é hora de estender a mão, é hora de reunir para a festa todos os amigos que o ajudaram a crescer. É o momento exato de reconhecer que nada seria possível sem a fé no que está no alto. Então, todos passam a admirar você!

Meu(minha) amigo(a) leitor(a), embora muitos não acreditem, nada que se faça, passa desapercebido pelas leis da natureza. Se você trocou uma pedra de lugar, você já mudou o mundo e terá consequências. Segundo argumentos do filósofo francês Jean-Jacques Rousseau, “O homem era puro por natureza, mas foi corrompido pela sociedade, e que cabe então aos filósofos encontrarem esta natureza perdida”.

E você, o que tem feito para ter uma vida mais alegre, confortável e promissora no futuro? Será que você é uma daquelas pessoas que acredita somente no presente, e que o futuro lhe trará as coisas que deseja apenas por um passe de mágica? Perguntas são mais importantes que respostas!

Um abraço do Klaue®!!