Caminhos do Sucesso
Desafios para chegar mais longe

Em minhas andanças pelo Brasil e agora fora dele, procuro sempre enfatizar à meus clientes, que para se obter sucesso em uma carreira profissional é preciso antes estar física e espiritualmente preparado para isto.

É necessário que as pessoas saibam que a busca simples e desenfreada por dinheiro é o pior caminho para realização pessoal, e o mais rápido para o fracasso total.

Comportamento solidário, simplicidade, competência, paciência, espiritualidade e empatia estão sempre de braços dados com carreira promissora.

Mesmo que muitos não queiram creditar, para chagarmos onde muitos nunca chegarão, teremos que passar por muitas etapas. E são estas etapas que nos dão força e qualificação para seguirmos em frente com nossos projetos e sonhos. Logo a baixo destaco três delas, que acredito serem as mais interessantes e desafiadoras. Vamos lá... !

A INSIGNIFICÂNCIA – Para àquelas pessoas que sabem que no início de qualquer carreira o aprendizado é muito mais importante do que o reconhecimento ou o ganho, é preciso também lembrar que aqueles que partiram do zero e chegaram no topo da pirâmide socioeconômica nos ensinam que a insignificância é o primeiro e mais importante degrau desta escalada. É nela que passamos desapercebidos e por isto podemos nos preparar com tranquilidade para próxima etapa.

A REJEIÇÃO - Esta fase, ao mesmo tempo em que se faz a mais temida, é também a que separa definitivamente o joio do trigo, ou seja, é nela que podemos perceber e diferenciar aqueles que realmente irão em frente superando obstáculos e abrindo novos caminhos, daquelas que por medo, desistem de tudo e passam para o time dos “quase consegui. Nesta fase, o antes insignificante começa a se preparar para a caminhada que há de vir, e passa a buscar também seu lugar ao sol. Nela, o descrédito das pessoas se acelera, e a tentativa de sabotar seus projetos começa a crescer principalmente entre os que estão juntos com você. Sua luz já começa a ofuscar alguns olhos. Esta é a hora de enfrentar fortes barreiras de algumas pessoas pertencentes ao meio em que está inserido. Se for forte, competente, justo, correto, honrado e demonstrar reconhecimento, uma nova fase o espera logo a seguir.   

O SUCESSO - Passadas as fases da insignificância e da rejeição, quando já se pode mostrar ao mundo que muito trabalho, dedicação, honestidade, preparação, competência, esperança, solidariedade e reconhecimento são ingredientes importantes para nossa carreira profissional, bem como para nossa vida como um todo, é hora de saborear o sucesso merecido. Nesta hora, você sabe perfeitamente do que é capaz. Que cair e levantar são coisas da vida. Recuar e avançar também. É tempo de colher os frutos que um dia foram apenas sementinhas jogadas na terra fértil, é tempo de ajudar outras pessoas, é hora de estender a mão, é hora de reunir para a festa todos os amigos que o ajudaram a crescer. É o momento exato de reconhecer que nada seria possível sem a fé no que está no alto. Então muitos dos que não acreditavam em você, ou desejavam atrapalhar seu progresso, agora desejam sua companhia.

Embora muitos não acreditem, nada que se faça passa desapercebido pelas leis da natureza. Se você trocou uma pedra de lugar, você já mudou o mundo. Segundo argumentos do filósofo francês Jean-Jacques Rousseau, “o homem era puro por natureza, mas foi corrompido pela sociedade, e que cabe então aos filósofos encontrarem esta natureza perdida”.

 E você, o que tem feito para ter uma vida mais alegre, confortável e promissora no futuro?

 Vejo muitos jovens por aí, levando a vida “numa boa”, não se preocupando com nada, muito menos com seu próprio destino. Caminham como se atolados em um mar de gelatina... Nem muito esforço, nem muito progresso. Eu pergunto, se você continuar a fazer as coisas do jeito que está fazendo, onde estará daqui há dez anos? Uma coisa é você receber um punhado de notas de cem reais para gastar sem compromisso, outra coisa é você utilizar esta mesma quantia para sua sobrevivência.

 Por outro lado tenho participado diretamente da vida de alguns jovens predestinados ao sucesso. Eles se preocupam com sua formação, em criar novos empreendimentos que lhes possam dar bons retornos.

Quando chegam nas festas, restaurantes ou eventos, são tratados com distinção pelos recepcionistas. Os pais me dizem com orgulho, "ele já toca as empresas sozinho, e melhor do que eu”.

Assim fico feliz, por ter participado desta transformação e faço minhas as palavras de um velho sábio. ...“Eles se transformarão pouco a pouco, e transformarão o meio onde vivem. Não tardarão em receber a recompensa que merecem. Verão com satisfação que as boas coisas, que, por longo tempo têm perseguido em vão, irão chegando a eles, ainda que não façam nada mais em especial para obtê-las... seria este o arrebate do êxito...”.

Um abraço do Klaue!!!

Eduardo Klaue: Escritor, Mind Coach, Articulista e Conselheiro Pessoal de Líderes Empresariais. Sócio nas empresas “KLAUE & CIA LTDA. – CONSULTING” e “KLAUE CORRETORA DE SEGUROS”. E-mail:  [email protected]