Coluna do Editor
Coluna do Editor 23/05/19

O economista toledano Pery Francisco Assis Shikida participou esta semana da reunião do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, onde apresentou o projeto de pesquisa "Análise da execução penal envolvendo crimes econômicos no Paraná cuja pena privativa de liberdade foi substituída por prestação de serviços e/ou pecuniária”. Pery fez questão de agradecer ao juiz federal Gaspar Matheus (PR) e mestranda Helena Nickel. Segundo ele, em breve resultados que poderão subsidiar o debate sobre a política criminal e penitenciária.

 

Andarilhos

O vereador Gabriel Baierle (PTB) citou um caso de duas pessoas que estavam morando no quiosque do Jardim Rossoni e as reclamações de moradores sobre supostas ameaças. O vereador agradeceu à Polícia Civil e Guarda Municipal pelo encaminhamento dado. Segundo ele, este é um problema que está em todos os lugares, mas principalmente na rodoviária de Toledo. “O que está sendo feito para dar o apoio a estes grupos de andarilhos”, questionou Gabriel, citando o exemplo de Apucarana, onde existe um trabalho conjunto entre Guarda Municipal e Secretaria de Assistência Social.

 

Câmeras

Os vereadores Marcos Zanetti (PDT), Antônio Zóio (PSL) e Olinda Fiorentin (PPS) reclamaram sobre a questão das câmeras de monitoramento em Toledo. Quase 80% não estão funcionando. Zanetti disse ter apresentado Requerimento há um ano e meio atrás sobre o assunto e disparou: “É uma vergonha para o município”.

 

Saiu

O professor Leandro Crestani não é mais filiado do PCdoB. Em nota ele afirma se manter “na luta pela defesa da educação pública, gratuita e de qualidade, bem como, na luta pela igualdade social e por um país democrático e livre. Mantenho vivo, também, o projeto de novas disputas em defesa do protagonismo da Educação, tanto regional, quanto estadual e nacionalmente”.

 

Espaços

Ainda na nota Crestani ressalta que “ocupar espaços políticos e disputar as eleições é uma necessidade quando se trata de defender a Educação Pública, Democrática, Laica e de Qualidade e por isso mesmo entendo que a presente decisão possa surpreender a algumas pessoas”.

 

Golpe

“Em minhas trincheiras, não há espaço de luta junto a partidos que contribuíram com o golpe institucional de 2016, mesmo que a união fosse em prol de um “projeto coletivo”. Além disso, não existe possibilidade de lutar e defender a educação pública e os trabalhadores estando do lado daqueles que promoveram caos no Brasil, os quais, deveriam ser combatidos por nós. Saliento da necessidade da construção de coligações progressistas, caso contrário, o fascismo social e político continuará por um longo período no poder”.

 

Má vontade

Para o vereador Valtencir Careca (PP), muitos setores dentro da Prefeitura de Toledo não fazem seu trabalho de maneira correta porque não querem, apesar de terem todas as condições. Ele diz estar cansado de ver pessoas com tanta preguiça dentro do serviço público, em especial ocupantes de cargos de confiança, e prometeu que vai começar a dar os nomes. “Se não tem vontade, não tem carisma, não tem amor, não venha trabalhar no serviço público. Tem muita gente errada no lugar errado. E aí a cidade pena. Sobra para todo mundo”, comentou Careca.

 

Prazo final

Maio é o último mês para a entrega da DASN. Até o dia 31, todos os microempreendedores individuais deverá preencher a declaração obrigatória de faturamento do ano anterior. Falta praticamente uma semana para a entrega da declaração. O Sebrae tem una cartilha à disposição dos empreendedores para instruir sobre a DASN.

 

Oficina

E ainda sobre a semana do MEI, nesta quinta-feira, em Foz, ocorrerá a oficina "Sei controlar meu dinheiro", no Sebrae Foz (rua das Guianas, 151), das 19h às 23h, sobre a educação financeira dos MEIs. A entrada é gratuita e o evento é voltado aos microempreendedores individuais.

Coluna do Editor 22/05/19

Nova visita

Angélica Maria

Nesta terça-feira (21), mais um grupo de visitantes veio ao Jornal do Oeste para conhecer melhor a estrutura, dentro da semana de comemorações aos 35 anos de fundação do jornal. O diretor-administrativo Armando Staudt Manfroi recepcionou o grupo e depois, junto com toda a equipe, foi possível passar por cada uma das sessões e saber um pouco mais sobre o funcionamento do jornal ao longo do dia. Nesta quarta (22) os convidados serão os 19 vereadores.

 

De saída

A prefeitura de Cascavel anunciou que o prefeito Leonaldo Paranhos acatou o pedido de exoneração do secretário de saúde Rubens Griep que estava no cargo há dois anos e meio e na sexta-feira anunciou a saída. Alguns nomes estavam cotados para assumir a vaga, entre eles, o de Thiago Stefanello que já tem uma passagem extensa por gestão na área da saúde. E ontem à tarde ele assumiu mesmo a pasta na cidade vizinha, deixando o cargo junto à Prefeitura de Toledo.

 

Experiência

Tiago já foi secretário de saúde de Corbélia, diretor do hemocentro regional de Cascavel, superintendente do Hospital Bom jesus e secretário de saúde de Toledo, sub-chefe da Casa Civil do Estado no governo de Cida Borguetti e secretário de governo e gestão pública de Toledo.

 

Família

A questão familiar pesou demais na escolha de Thiago, haja vista esposa e filhos terem ficado em Corbélia, onde tem familiares.

 

Cotado

O nome do ex-vereador Luís Fritzen teria sido cotado para assumir o lugar de Stefanello. Experiência ele tem de sobra para fazer esta articulação.

 

Mais um

Outro nome especulado é do também ex-vereador Alcídio Pastório, que ocupou a direção da Câmara Municipal na gestão de Renato Reimann na presidência.

 

Desgaste

De qualquer forma é mais um desgaste para o prefeito Lucio de Marchi, que desde o início de sua gestão tem sofrido com este tipo de abandono no meio do caminho.

 

No Paraná

O presidente Jair Bolsonaro virá ao Paraná novamente nesta semana. Ele vem para a inauguração da Usina Hidrelétrica Baixo Iguaçu, localizada em Capanema, no Sudoeste do Paraná, nesta quinta-feira (23). O evento terá início às 14h, com as presenças do presidente Jair Bolsonaro e do governador Carlos Massa Ratinho Junior.

 

Energia

A Usina está instalada no trecho final do rio Iguaçu, entre os municípios de Capanema e Capitão Leônidas Marques e recebeu R$ 2,4 bilhões em investimentos. Com 350 megawatts (MW) de potência instalada, essa hidrelétrica pode produzir energia suficiente para atender mais de um milhão de pessoas. A Copel detém 30% de participação na Usina Baixo Iguaçu.

 

Fala Leitor

A assessora de imprensa da Associação Comercial e Empresarial de Toledo, Maristela Moraes, enviou a seguinte mensagem: “Parabenizo-os, Armando, Márcio e toda a equipe, pela tarefa hercúlea de produzir o Jornal do Oeste, dia a dia, ao longo destas décadas. Não são poucos os desafios para os meios de comunicação no cenário atual e o Jornal do Oeste se mantém firme na sua missão, em busca da evolução constante. Parabéns pessoal!!”.

 

Fala Leitor II

“Parabéns ao Jornal do Oeste pelos 35 anos de história! Em épocas em que o jornalismo precisa diariamente se reinventar, em que as dificuldades principalmente do setor impresso são iminentes, manter uma boa redação com jornalismo raiz não é para qualquer um. Uma boa equipe e jornalistas sérios são fundamentais para sustentar uma história de sucesso como essa. Que os pilares do bom jornalismo sejam os ingredientes para os próximos anos de sucesso!”, mensagem do jornalista da Prefeitura de Toledo Dielson Kleber Pickler.

Coluna do Editor 21/05/19

Em Brasília

O presidente do Sescap-PR, o toledano Alceu Dal Bosco, esteve em Brasília na última sexta-feira (17) para discutir ações para o setor de serviços. Ele participa da Assembleia do Conselho de Representantes (ACRC) da Fenacon juntamente com os presidentes e lideranças de SESCAPS e SESCONS de todo o país. A reunião foi coordenada pelo presidente da Fenacon, Sérgio Approbato Machado Júnior.

 

Mais simples

Um dos temas discutido foi a entrega de um relatório com sugestões de medidas de desburocratização que foram entregues para diversos órgãos do governo federal, como para a Receita Federal, para secretarias específicas e para o ministro da Economia Paulo Guedes.  “Estas sugestões são fruto de um trabalho feito em todo o país. Os associados do Sescap-PR também participaram de forma ativa com o envio de sugestões que possam simplificar os processos do Brasil e, se for acatado, impactará de forma positiva o desenvolvimento econômico do País”, explicou Dal Bosco.

 

Sistema internacional

Outro assunto que ganhou espaço na pauta foi o Programa Brasil Itália, que prevê o convênio bilateral para a prestação de serviços contábeis. A ideia é que os associados das entidades que integram a Fenacon cadastrem-se em um sistema para compor um sistema internacional de serviços da área contábil.

 

Pescaria

Um sucesso a edição do Toopescando realizada no Parque do Povo Luiz Cláudio Hoffmann no último domingo. Muita gente aproveitou o dia de sol para tentar a sorte no lago.

 

Festival Gospel

Começa na quinta-feira (23), no Auditório da Unipar - Campus I, na avenida Parigot de Souza, 3636, o 12º Festival da Música Gospel de Toledo. Apresentações a partir das 19h30.

 

Sanepar

A Sanepar informa que serão executados serviços de limpeza e manutenção nos reservatório do distrito de Ouro Preto, no município de Toledo, nesta quinta-feira (23). Os trabalhos serão feitos a partir das 14h e podem causar falta temporária de água em todas as regiões do distrito. A previsão é a de que o abastecimento volte à normalidade a partir das 18h e será de forma gradativa.

 

Se chover...

Os trabalhos podem ser cancelados em caso de mau tempo, impossibilidade de execução com segurança, fatores externos que impeçam a realização dos serviços no prazo programado, problemas operacionais que impactem de forma crítica o sistema de abastecimento ou força maior.

 

Projeto

O deputado estadual Marcel Micheletto (PR), apresentou projeto de lei na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), que obriga o Poder Executivo a ouvir a comunidade em audiência pública em caso de intenção de fechamento de uma unidade pública de ensino por parte do governo. A lei estabelecerá que o Núcleo Regional de Educação deverá comunicar a direção da escola, por meio de ofício, com seis meses de antecedência e que seja elaborado um estudo prévio, contando justificativa, impacto orçamentário e o destino da utilização do imóvel.

 

Debate

De acordo com o parlamentar, o objetivo é estimular o debate entre pais, alunos, professores, enfim comunidade escolar em relação a viabilidade ou não do fechamento de uma instituição de ensino, bem como evitar informações inverídicas a respeito do assunto. “Em um passado não tão distante o governo foi bombardeado por inverdades nas redes sociais, as chamadas fake news, pela notícia de que ocorreria o fechamento de uma escola, fato que nunca se confirmou. O projeto prevê um comunicado oficial e ao mesmo tempo estabelece critérios para que isso se torne público para à população.”, lembra.

 

História

Micheletto vai mais além ainda ao afirmar que muitas dessas escolas estão inseridas nos bairros há décadas. “O que queremos é evitar o fechamento, sem o devido debate, pois entendemos que da mesma forma que a comunidade é consultada para a abertura de uma escola, essa mesma comunidade seja consultada se ocorrer a intenção de fechá-la”, complementou.

 

Luto

Sentimentos à família de Dorival Moreira, ex-presidente do Conselho Municipal de Saúde, que faleceu no último fim de semana.

Coluna do Editor 18/05/19

35 anos

Nesta segunda-feira, dia 20 de maio, o Jornal do Oeste completa 35 anos de existência. De todo este tempo integro a equipe, entre idas e vindas, há 18 anos, sendo 16 como editor-chefe. Um orgulho poder comemorar esta data que, sim, me emociona por causa de tantas histórias – boas e ruins, claro – vividas em todo este tempo que só me ajudaram a amadurecer como profissional e ser humano.

 

Reinventar

A pergunta que mais tenho ouvido nos últimos tempo é como o jornal tem feito para sobreviver em meio à digitalização acelerada. A resposta é muito simples: é preciso se reinventar o tempo todo e ampliar as ideias. Tanto que o Jornal do Oeste tem investido em novas tecnologias, em novos produtos e na próxima semana lança um novo projeto gráfico.

 

Até quando?

Até quando o impresso vai durar? Não tenho uma resposta a essa pergunta, mas acredito que enquanto houver um ser humano, haverá sempre jornais impressos. Brinco que no futuro jornal impresso será igual carro velho: quem tem é porque gosta, confia e quer um diferencial.

 

Desafios

Mas os desafios – no nosso caso – diários são enormes e manter essa estrutura funcionando nada fácil. Por isso fica aqui meu agradecimento à capacidade de seu Armando Staudt Manfroi em gerenciar toda essa engrenagem.

 

Cafés

Ao longo dos próximos dias estaremos recebendo algumas pessoas para cafés de manhã em nossa sede para apresentar um pouco da estrutura, falar dos novos projetos e mostrar como é o trabalho jornalístico diário.

 

Candidato?

Há boatos muito fortes de que o assessor de governo da Prefeitura de Toledo Thiago Stefanello poderia deixar o cargo em abril para concorrer a uma vaga de prefeito em Corbélia ou a vereador em Toledo. Stefanello deixa claro: não é candidato a nada em 2020 em nenhuma cidade. “Meu compromisso é com o Lucio de Marchi até dezembro de 2020”.

 

Dobradinha

Sobre as eleições de 2020, crescem os rumores e as articulações nos bastidores para uma eventual dobradinha PSD/PP nas próximas eleições. Janice Salvador é a mais cotada para candidata a prefeito, no PSD, e Ruy Fonsatti Junior aparece como provável indicado a vice pelo PP.

 

Itaipu

Por determinação do diretor-geral brasileiro de Itaipu, Joaquim Silva e Luna, a Itaipu Binacional manterá em Curitiba apenas um escritório de representação, a exemplo do que já ocorre em Brasília (DF). O plano de migração dos cerca de 150 empregados das unidades organizacionais da capital para o centro de comando brasileiro da usina, em Foz do Iguaçu, ocorrerá entre julho deste ano e 31 de janeiro de 2020.

 

Primeiro

Luna é o primeiro diretor-geral brasileiro, na história de Itaipu, a morar na cidade onde está instalada a usina. A partir disso, determinou que toda a Diretoria Geral Brasileira fizesse o mesmo e replicou a determinação para os demais diretores. Diárias e passagens passaram a ser reduzidas. Só no primeiro trimestre, segundo a assessoria da Itaipu, a economia chegou a R$ 1 milhão, mas vai crescer gradativamente.

 

Só em Foz

Apesar de trabalhar em regime de CLT, por causa do Tratado de Itaipu, que tem sua própria natureza jurídica, o general considera que Itaipu precisa seguir as mesmas diretrizes de uma empresa pública comprometida. Pelo escritório alugado da Fundação Itaipu BR de Previdência e Assistência Social (Fibra), onde os empregados de Itaipu em Curitiba trabalham, a empresa desembolsa mensalmente R$ 208 mil. Já foi avaliado o impacto na fundação de previdência dos empregados e a conclusão é de que ele será mínimo. A intenção é que com o plano de migração, a concentração do processo decisório e da execução dos processos empresariais das diversas diretorias se dará somente em Foz do Iguaçu.

 

Educação

Os mais recentes dados da Secretaria de Educação em Toledo mostram que em dezembro do ano passado foram chamadas 756 crianças para os Centros Municipais de Educação Infantil. No dia 14 de março deste ano foram 674 crianças e esta semana 365 crianças. No total são 1.662 crianças para jornada parcial e 133 atendendo aos critérios de prioridade estabelecidos pela Instrução Normativa n° 01/2017. Hoje a lista de espera atualizada é de 48 crianças.

 

Professores

Entre 2017 e abril deste ano foram 189 contratações de professores, sendo 99 T20, 3 de educação física e 89 no regime T40 para a educação infantil.

 

Casamento

Começa neste sábado (18) mais uma edição do Casamento Coletivo em Toledo. A promoção é da Secretaria de Política para Mulheres.

 

Iluminação

Também neste sábado, no Circo da Alegria, haverá um curso de iluminação cênica. Quem vai ministrar é um dos melhores iluminadores do Paraná, Silvio, que é de Campo Mourão.

 

Contrapartida

De acordo com Dado Guerra, como o Circo foi comtemplado com recursos da Justiça Federal, este curso é uma contrapartida.

Coluna do Editor 17/05/19

Pode isso Arnaldo?

Recebi uma informação que os acadêmicos da Unioeste, do curso de Engenharia de Pesca, não poderiam fazer trabalho ou pesquisa com a tilápia, que representa em torno de 97% da produção da nossa região, porque é considerado uma espécie “exótica”. Pode isso Arnaldo?

 

Fala Leitor

Um leitor enviou fotos reclamando sobre a fila dupla na hora da catequese em frente à Igreja São Cristóvão, na Vila Industrial. Segundo este leitor, o “trânsito vira um caos e a pessoa não está nem aí... Tem elevado enorme ali na frente, quem faz conversão dá de cara com veículo irregularmente parado... Ah, e com o alerta ligado”. Mais uma para o Pode isso Arnaldo?

 

Direitos LGBTI

Cascavel sai na frente na discussão de temas de gênero. A Comissão de Diversidade Sexual e Gênero da OAB-Cascavel realiza nesta sexta-feira (17) duas palestras voltadas à discussão de direitos do público LGBTI (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais e Intersexuais). O tema da primeira palestra será "Criminalização da Homofobia", com o advogado cascavelense Arildo Avanzo. A outra será "Feminicídio: uma abordagem jurídico sociológica da objetificação à tutela jurídica do feminino", pela doutora Ticiane Louise Santana Pereira, de Curitiba.

 

Gratuitas

Previsto para iniciar às 19h, o evento é aberto ao público e contará com exposição da fotógrafa Naiara Vasconcelos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas diretamente na Sede da OAB Cascavel (Avenida Assunção, 668, bairro Alto Alegre), ou pelos telefones (0xx45) 3224-4896 e (45) 99102-6109.

 

Na capital

Esta semana a secretária de Saúde Denise Liell e Irene Silva estão em Curitiba para trata de mais atividades voltadas ao Hospital Regional.

 

Suinocultura

O deputado federal José Carlos Schiavinato assumiu a presidência da da Frente Parlamentar Mista da Suinocultura, uma importante função em defesa da suinocultura brasileira. Schiavinato contou com o apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS).

 

Visita

A Portaria N° 93, de 14 de maio de 2019, designou o presidente da Câmara de Toledo Antonio Zóio (PSL), o diretor-geral Jadyr Claudio Donin e o servidor Valmir Alves de Moura, para visita às Câmaras Municipais de Londrina e Maringá. Para isso foram concedidas, individualmente, 1½ (uma e meia) diárias, no valor unitário de R$ 700,00, que totalizam R$ 1.050,00 para cada um para a cobertura das despesas com hospedagem e alimentação.

 

Intercâmbio

Bacana esse intercâmbio entre as Câmaras, até para se saber o que funciona em uma e não funciona em outra.

 

Educação

A 4ª Conferência Municipal de Educação de Toledo termina nesta sexta-feira (17) no Auditório da Universidade Paranaense (Unipar) Campus I. Os debates serão das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30.

 

Salários

A nomeação do secretário Sandro Alex, da secretaria de Infraestrutura e Logística do Paraná (Seil), para integrar a Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jari), como membro representante do Departamento de Estradas e Rodagem do Estado (DER) no grupo, foi publicada no Diário Oficial do dia 9 de maio. O cargo vai complementar o salário de Sandro Alex, que já ganha R$ 23.634,10 como secretário. Ele passará a receber também um valor que giraria em torno do R$ 3,6 mil.

 

Automático

Em nota, a Seil informou que Sandro Alex, como secretário, é automaticamente nomeado para a Jari do DER. “A Secretaria de Infraestrutura e Logística esclarece que o secretário participa de conselhos afins já que é membro nato”, diz em nota. A assessoria também não informou quais outros cargos em conselhos o secretário ocupa. No Portal da Transparência, aparece apenas o salário de secretário.

Coluna do Editor 16/05/19

Presidência

Ainda sobre a ausência de toda Mesa Diretiva da Câmara de Toledo na sessão de segunda-feira, conforme o Artigo 46, do Regimento Interno, cabe ao presidente presidir as sessões, entre outras atribuições. Portanto, alguém deveria estar no comando quando Walmor Lodi (PR) estava discursando.

 

Mais velho

Aliás, uma correção, ontem citei que pela ordem prevista no Regimento, Renato Reimann (PP) é quem deveria – ao menos na teoria – exercendo o cargo. Na verdade, se não me engano, o mais velho na atual legislatura é Albino Corazza Neto (PDT).

 

Contatos

Por falar em Lodi, ele entrou em contato para confirmar mais um encontro com o deputado estadual Marcel Micheletto, que novamente se colocou à disposição de Toledo para tratar de assuntos junto ao Governo do Estado. “Tenho certeza que o município estará muito bem representado”, comentou Walmor Lodi.

 

Susto

O jornalista e radialista Batista Franco disse na terça-feira (14) em seu programa “Papo Franco”, na Rádio União de Toledo (AM 900), que levou um susto quando sua motocicleta começou a soltar água pelo escape, depois de abastecer em um posto de combustíveis na cidade de Toledo. Ele diz que comprou gasolina em um posto com bandeira muito conhecida.

 

Palestra

Nesta sexta-feira (17) haverá uma palestra gratuita sobre a inteligência artificial e o futuro da tecnologia. Será no Auditório da PUC/PR – Campus Toledo, a partir das 19h30 com o palestrante Alexandre Apendino. As inscrições podem ser feitas através do site: http://bit.ly/2HiDwr2

 

Canudos

No dia 23 de maio, às 18h, haverá uma audiência pública para Instruir o Projeto de Lei nº 16 de autoria da vereadora Marli do Esporte (PCdoB), que proíbe a distribuição de canudos flexíveis plásticos descartáveis em restaurantes, bares, lanchonetes, quiosques, festas e estabelecimentos similares, ou por ambulantes, no município de Toledo.

 

Em Palotina

Os vereadores de Palotina iniciaram a análise de 21 novos projetos, a maioria visando alterações no Plano Plurianual e na Lei de Diretrizes Orçamentárias. Também foram aprovados requerimentos com pedidos de informação à administração municipal e os vereadores apresentaram indicações com sugestões de melhorias em vários setores.

Presidida pelo vereador Sansão Pinheiro (PTB), a sessão contou com a participação de todos os vereadores.     

 

Junho Vermelho

O vereador Nivair de Castro Souza (PSDB) apresentou projeto que institui o Junho Vermelho como mês dedicado à campanha de conscientização de doação de sangue em Palotina.

 

Mais médicos

Os vereadores aprovaram o Projeto de Lei 042/2019 do Executivo Municipal que dispõe sobre o aumento do número de vagas para o cargo de médico veterinário. Este projeto foi aprovado com seis votos favoráveis e dois contrários. Votaram a favor: José Pedro Bento Filho (DEM), Gilmar Hinkel (MDB), Elias Naor Schlosser (MDB), Marcos Heuert (DEM), José Pasqualotto (PSC) e Rose Delai (PSDB). Votaram contrários: Weslei Freitas (PSDB) e Nivair de Castro Souza.

 

Homenagem

Nesta sexta-feira (17) será entregue a Arena Multiuso no Jardim da Mata, que levará o nome de Colemar Bonissoni, que durante muitos anos se dedicou ao esporte em Toledo, seja como atleta, dirigente ou comentarista esportivo. Uma justa homenagem ao amigo que nos deixou recentemente de maneira tão precoce.

 

Estrutura

A Arena conta com pista de skate, campo de futebol com grama sintética e quadra poliesportiva. Além da comunidade do Jardim da Mata, serão atendidos moradores do Maracanã, Boa Esperança e Santa Clara IV. A solenidade está marcada para as 16h.

Coluna do Editor 15/05/19

Vazio

Divulgação

A cena aí é da sessão ordinária na Câmara de Toledo na segunda-feira. Por volta das 16h30 não havia nenhum representante da Mesa Diretiva ocupando sua função ou cadeira. O presidente Antonio Zóio (PSL) abandonou o comando da sessão por três vezes, sem passar à Presidência a outros membro da mesa que, por sua vez, também debandaram. Pode isso Arnaldo?

 

Regimento

De acordo com o Artigo 47, do Regimento Interno da Câmara, em seu parágrafo 2º, “Não se achando presente o presidente à hora do início dos trabalhos da sessão, será ele substituído sucessivamente e na série: I – pelos vice-presidentes; II – pelos secretários; III – pelo vereador mais idoso, dentro os de maior número de legislaturas”.

 

Parágrafo 3º

No Parágrafo 3º, o Regimento esclarece que “Procede-se da mesma forma estabelecida no parágrafo anterior quando o presidente tiver que deixar a presidência dos trabalhos”.

 

No colo

Bom, aplicando-se a letra fria da lei, nesse momento o comando deveria estar com Renato Reimann (PP).

 

Fica feio

Mas, embora haja previsão no Regimento Interno, ainda assim é feio uma Câmara do porte da de Toledo não ter sequer um representante da Mesa sentado em seu devido lugar.

 

Eleição unificada

Pedro Varella (PP) defendeu a unificação das eleições porque, segundo ele, a cada dois anos se gastam “trilhões” e isso paralisa o país, além da questão de economia. Em sua opinião isso traria maior liberdade de trabalho e mais recursos para investimentos no país.

 

Difícil

Airton Savelo (PTB) também defendeu a proposta, porém disse não acreditar que isso acontecerá pelo nível do Congresso brasileiro, onde não se vota nada que fira os interesses da classe política.

 

Discussão

Ainda sobre o assunto, Ademar Dorfschmidt (MDB) comentou haver proposta tramitando no Congresso neste sentido.

 

Chega!

Integrantes do partido Avante, de Cascavel, decidiram deixar a base de partidos que apoiaram, em 2016, a eleição do prefeito Leonaldo Paranhos. O motivo é a dissonância daquilo que foi proposto em campanha eleitoral em relação à realidade da gestão, bem como a exclusão do partido do círculo de decisões do Executivo municipal.

 

Independência

Presidido pelo ex-vice-prefeito de Cascavel, Dr. Jadir de Mattos, o Avante de Cascavel passa a assumir uma postura de independência com relação ao Executivo, o que não significa dizer que a agremiação migrará, diretamente, para a oposição. Essa postura, de independência, já havia sido adotada pela vereadora que representa o partido em Cascavel, Nadir Lovera.

 

Conversa

O partido conversará com os seus filiados internamente nos próximos dias para alinhavar novos apoios: a intenção é ouvir aqueles que se colocam, neste momento, como pré-candidatos ao Executivo Municipal. “Esse diálogo acontecerá paulatinamente, para que possamos ter o devido tempo, doravante, de avaliar e ponderar sobre eventuais apoios”, destacou Dr. Jadir.

 

Raio-X

O vereador Marcos Zanetti (PDT) quer promover um verdadeiro Raio-X no atendimento da saúde em Toledo. A estratégia é sair do foco dos casos isolados e partir para ações mais sólidas que possam beneficiar o coletivo fazer avançar as políticas de saúde pública de Toledo. A proposta foi apresentada durante durante a sessão ordinária da Câmara de Vereadores, nesta segunda-feira (13).

 

Levantamento

Em síntese, Zanetti propôs que a Comissão de Saúde fiscalize e faça um levantamento dos atendimentos no Mini-Hospital e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). O estudo será realizado com pacientes, familiares e com os profissionais de saúde no local de atendimento. Zanetti é vice-presidente da Comissão de Saúde, Seguridade Social e Cidadania (CSS). 

 

Oportunidade

Para Marcos Zanetti, será uma oportunidade de obter as informações direto da fonte, sem interferências e informações deturpadas. “A abordagem dos pacientes, familiares trará um panorama mais humanizado e próximo da realidade enfrentada pelos cidadãos ao acessar a saúde pública de nossa cidade. Temos que ir até a população e de forma democrática perguntar sobre o atendimento da nossa população”, esclarece.

Coluna do Editor 14/05/19

Visita

Divulgação

Na última sexta-feira (10), os vereadores Leandro Moura (PSL), Pedro Varella (PP), Janice Salvador (PSDB) e Edmundo Fernandes (PRB), da Comissão do Meio Ambiente, visitaram a empresa Compostec Soluções Ambientais, especializada na coleta, transporte, tratamento e destinação final de resíduos orgânicos agroindustriais e urbanos, classe II, utilizando o processo de compostagem aeróbica e biotecnologia, de acordo com as normas ambientais.

 

De perto

A empresa fica às margens da PR-317, na saída para Assis Chateaubriand, e ocupa uma área de 30 hectares. Atualmente tem capacidade para tratamento de 5.000 toneladas de resíduos orgânicos ao mês. O objetivo dos vereadores foi conferir de perto como é o trabalho desenvolvido pela Compostec.

 

Conversa

O vereador Gabriel Baierle (PTB) se reuniu no fim de semana com o deputado estadual Marcel Micheletto (PR). De acordo com Gabriel, o assunto girou em torno de ações que podem ser implementadas em Toledo, Hospital Regional e ainda o cenário político do município. O vereador esteve acompanhado dos advogados Caio Bellotto e Bruno Corrêa e do policial militar Cleyton Bastos.

 

Mulheres

No fim de semana a Secretaria de Política para Mulheres de Toledo realizou um encontro sobre o empoderamento feminino. O evento aconteceu no Centro de Eventos Desiré Refosko, na Vila Pioneiro. Cerca de 50 mulheres participaram e, entre elas, a vereadora Olinda Fiorentin (PPS).

 

Encontro

A vereadora se colocou à disposição da Secretaria para apoiar no que for possível o trabalho na área e disse ter conseguido um encontro com a deputada estadual Cristina Silvestri (Cidadania, antigo PPS)) para tratar de assuntos importantes, em especial sobre a questão do botão do pânico.

 

Exemplo

A deputada é autora do projeto sobre o botão e mãe do prefeito de Guarapuava, César Silvestri Filho, onde funciona bem a questão da casa de apoio às mulheres que sofrem violência. “Precisamos implantar essa Casa de Apoio em Toledo, que será muito importante”, disse Olinda, que desde janeiro deste ano tem mantido contato com o Governo do Estado e a Prefeitura de Toledo.

 

Devolução

Sobre a questão do botão do pânico, Olinda ressaltou que Toledo devolveu o equipamento porque não havia guardas armados na cidade. Na semana passada ela conversou com o secretário João Crespão (Segurança e Trânsito), que disse ter ofícios encaminhados neste sentido, mas que prefere não se manifestar a respeito.

 

Testes

É a mesma postura do secretário em relação a informações importantes, como os resultados dos testes psicológicos dos guardas municipais. De acordo com Crespão, a avaliação psicológica é individual e sigilosa. A resposta é ao questionamento feito pelo Jornal do Oeste sobre o fato de termos a informação de que nem todos os guardas haviam sido aprovados nos testes e a dúvida era sobre qual seria o procedimento.

 

Armas

Sobre o armamento, tentamos algumas informações sobre o assunto, mas a resposta é que, por questão de segurança, não serão divulgados números, nem aonde estão. Ah, e não existe previsão para compra de novo armamento.

 

Reclamações

Duas das maiores instituições privadas de ensino no Paraná, a Pontifícia Universidade Católica (PUC) e a Universidade Positivo (UP) são as ‘campeãs’ em reclamações no Departamento Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PR). Apenas entre janeiro e abril deste ano foram 88 reclamações contra as duas instituições, mais reclamações do que outras cinco grandes da área na Capital (UniCuritiba, Tuiuti, UniOpet, Uninter e FAE), que juntas somaram 65 registros.

Coluna do Editor 11/05/19

Visita

O vereador Marcos Zanetti veio pessoalmente entregar o convite para o Futebol Solidário que acontece neste sábado (11), no Campo do Panorama a partir das 16h. Toda arrecadação de alimentos será destinada às mães e crianças haitianas de Toledo e Cascavel. Participe e faça sua doação de alimentos.

 

Em campo

Em campo estarão em ação: Haiti Toledo x Haiti Cascavel e Imprensa Toledo x Câmara Municipal.

 

Política

Com Zanetti, que veio acompanhado da assessora parlamentar Edna Nunes, conversei ainda sobre o futuro político, já que ele teria recebido convites para ser candidato a vice-prefeito na eleição municipal do próximo ano.

 

Foco

Segundo ele, realmente houve sondagem neste sentido, entretanto, Marco Zanetti considera ser cedo ainda para qualquer tipo de conversa neste sentido e ele prefere, ao menos por enquanto, manter o foco em seu trabalho como vereador. “Tem muita água ainda para rolar”, disse Zanetti.

 

Empregos para mulheres

O deputado estadual Marcel Micheletto (PR) protocolou nesta semana na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), um projeto de lei que assegura no âmbito do Estado do Paraná a criação do “Banco de Empregos para mulheres vítimas de violência doméstica e familiar”. De acordo com o parlamentar, apesar das iniciativas terem avançado muito nos últimos tempos, ainda há necessidade de muitas conquistas que visem realmente todas as arestas referentes as desigualdades femininas em nosso país, dentre elas, uma das mais importantes, que é geralmente determinantes para a mulher continuar na relação de abuso é a dependência financeira.

 

Dependência

“Esta dependência inibe até mesmo a denúncia das violências e uma das alternativas é criar mecanismos que ajudem estas vítimas a se reestruturar através de uma atividade produtiva remunerada”, justificou o deputado.

“Quando violentadas, as mulheres não se separam porque não tem como se sustentarem e acabam optando por viverem em situações humilhantes e que muitas vezes podem leva-las à morte”, complementa ele.

 

Providências

Pelo projeto apresentado pelo 3º secretário da Alep, o Poder Executivo deverá tomar as providências para a criação e funcionamento do banco de empregos, junto aos órgãos de trabalho e desenvolvimento social e podendo firmar convênios com entidades públicas ou privadas para a efetivação desta lei.

 

PP Jovem

Neste sábado (11), no Olinda Hotel & Eventos em Toledo, acontece o 3º Encontro Regional da Juventude Progressista, a partir das 9h, com a presença de lideranças de vários segmentos da sociedade. A promoção é dos Progressistas, com apoio da Fundação Milton Campos.

 

Candidatos

Já que na última sessão ordinária da Câmara de Toledo a esmagadora maioria dos discursos foi em torno da saúde, quem sabe não esteja aí a solução dos problemas no setor? Afinal, pelas palavras de alguns tudo é muito fácil.

 

Sugestão

E, com todo respeito, quero deixar a sugestão ao prefeito Lucio de Marchi de um nome em especial para assumir a pasta: da vereadora Olinda Fiorentin (PPS). Seus dois últimos vídeos a tornam, em minha humilde opinião, a pessoa ideal para assumir a Secretaria de Saúde.

 

Desânimo

Ainda no campo da saúde, o coordenador de Combate a Endemias em Toledo, Selídio Schmidt, comentou que os agentes vistoriam os imóveis, mas o descuido da sociedade chega a desanimar. Ele cita que falta retorno e colaboração da população frente às medidas que são repassadas.

Coluna do Editor 10/05/19

Palestra

Os Programas de Pós-Graduação em Química, Ciências Ambientais e Engenharia Química da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Toledo, promovem palestra sobre: "Indústria farmacêutica nacional: uma abordagem sobre a pesquisa, desenvolvimento e inovação em medicamentos”, ministrada pelo pesquisador Vinicius Muller da Prati-Donaduzzi. A palestra será realizada no mini auditório do campus, nesta sexta (10), às 9h. Serão disponibilizadas 120 vagas. Para mais informações: [email protected]; [email protected]

 

Visita

O prefeito Lucio de Marchi recebeu em seu gabinete a visita dos assessores do deputado estadual Coronel Washington Lee Abe Edimar Costa e Juarez Araujo. O encontro foi acompanhado pelo secretário de segurança e Trânsito, João Vianei Crespão.  Eles fizeram uma visita de cortesia ao prefeito, além de colocar o gabinete do deputado à disposição do governo municipal, reafirmando o compromisso do parlamentar em atender as solicitações de Toledo.

 

Emendas

O prefeito fez alguns pedidos de emendas para a área de segurança entre eles firmar convênio com o Estado para realização de curso de formação de armamento e tiro, aquisição de Viatura Maria da Penha, um módulo móvel, quatro viaturas patrulhamento municipal, 20 pistolas, duas espingardas e 20 equipamentos não letais (spark).

 

Apoio

Lucio de Marchi agradeceu a visita e reiterou ser importante este apoio, “assim como de muitos outros para oferecer mais qualidade de vida e segurança à população", disse o prefeito. Segundo o assessor Edimar, o deputado está disposto a auxiliar os municípios, em breve deve marcar uma agenda em Toledo.

 

Nova pintura

Uma boa surpresa na sessão ordinária na Câmara de Toledo foi a nova pintura na sala de imprensa. Aos poucos o local vai ficando muito melhor para se trabalhar.

 

Árvores

A vereadora Marly Zanete (PSL) reclamou quanto à questão da poda de árvores no distrito de Novo Sarandi e cobrou o secretário Neudi Mosconi de maneira bastante intensa.

 

Meio ambiente

Ainda sobre o assunto, Airton Savelo (PTB) quer saber o que está acontecendo com a empresa que faz a poda de árvore. Segundo Airton, eram feitas de 10 a 12 mil podas de árvore por mês quando ele era diretor do setor e agora quer saber quanto está sendo gasto e citou existirem pontos críticos onde a vegetação está cobrindo as placas de sinalização e provocando acidentes.

 

Emenda

Ademar Dorfschmidt (MDB) comemorou a liberação de uma emenda no valor de R$ 500 mil para o Hospital Bom Jesus do deputado federal Aroldo Martins (PRB). O vereador destacou que a unidade tem recebido verbas importantíssimas dos governos. “Todo recurso é importante e ajuda em sua manutenção”, disse ele, ressaltando que o debate da saúde não fique apenas no discurso ou entre as quatro paredes da Câmara. “O debate é salutar, mas precisa sair do Legislativo local e efetivamente ajudar as pessoas que precisam”, disse.

 

Sem o Mini

Ainda no campo da saúde, Renato Reimann (PP) questionou o que seria da saúde se o Mini tivesse permanecido fechado. O vereador destacou que não se trata do atendimento não estar acontecendo, mas sim em função de uma demanda muito maior em relação aos anos anteriores. “Não podemos é usar isso como palanque mais uma vez”, criticou ele, emendando que há muitos vereadores pregando apenas o “quanto pior melhor porque no próximo ano tem eleição”.

 

Exagerado

O governador Ratinho Junior (PSD) disse nesta terça-feira, 7, que o reitor Ricardo Marcelo Fonseca, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), “exagera” ao dizer que o Estado pode ser prejudicado com o corte de 30% na verba de custeio das instituições federais de ensino. Questionado sobre os cortes em evento no Palácio Iguaçu, o governador afirmou que o governo federal deve rever a decisão de um “corte unilateral” sem que as necessidades sejam debatidas.

 

Necessidade

“Não acredito nisso (que o agronegócio e a indústria seriam prejudicados por sucateamento da UFPR). Há um pouco de exagero (do reitor) para poder, obviamente, a pauta ter um pouco mais de importância, mas é natural. Eu não acredito que o Ministério da Educação vá fazer um corte unilateral. É anunciado e depois, especificamente, vai liberando recursos conforme a necessidade”, pondera o governador.