Coluna do Editor
Coluna do Editor 14/11/19

Saiu

A vereadora Marly Zanete (PSL) não resistiu à pressão e pediu para sair de seu cargo junto ao Conselho de Ética na Câmara Municipal de Toledo. A decisão foi tomada esta semana, mesmo após ela ter sido indicada como relatora em um caso.

 

Vai sair

Outro que já anunciou que não pretende mais continuar é Gabriel Baierle (PTB), que ao menos espera até o fim do ano.

 

Mudanças

Aliás, sobre o Conselho de Ética da Câmara, não seria melhor estabelecer algumas regras no Regimento Interno e simplesmente colocar em prática ao invés de ficar com essa ‘miguelagem’ de que alguém faz alguma coisa. Por mais que alguns vereadores se esforcem, a impressão para quem está do lado de cá da trincheira é de uma bela pizzaria montada no Legislativo, com cada um falando o que bem entende, acusando colegas sem provas, ameaçando sem haver punição alguma.

 

Diárias

A Assembleia Legislativa aprovou, por 38 votos a 4, o projeto da Mesa Executiva da Casa que muda as regras para o uso da verba de ressarcimento para gastos dos deputados. Entre as novidades está a possibilidade de pagamento de diárias para custear as despesas dos parlamentares em viagens sem a necessidade de apresentação de notas fiscais para a comprovação dos gastos, e a vinculação da verba à Unidade de Padrão Fiscal do Paraná (UPF/PR), com reajuste anual automático.

 

Transparência

As alterações foram propostas depois que o Ministério Público cobrou mais transparência e controle nos gastos dos deputados, e que a Organização Não-Governamental Vigilantes da Gestão Pública denunciou parlamentares pelo uso irregular da verba em bares, supermercados, frutarias, sorveterias, panificadoras e restaurantes de luxo.

 

Notas

Atualmente, cada um dos 54 deputados tem direito a R$ 31.470,00 para gastos com telefone, alimentação, transporte, combustível, entre outras despesas. O pagamento é condicionado à apresentação de notas fiscais que comprovem esses gastos.

 

Empreendedor Rural

Recebi o convite para a solenidade de encerramento do Programa Empreendedor Rural, marcada para acontecer no dia 22, com início às 8h30, nas dependências do Expotrade, em Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba. O convite veio assinado por Ágide Meneguette (presidente do Sistema Faep/Senar), Darci Piana (presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-PR) e Marcos Brambilla (presidente da Fetaep), organizadores do evento.

 

Palestra

O evento contará com uma palestra do mestre em sociologia rural e coordenador de macroestratégia na área de pesquisa e desenvolvimento da Embrapa, o engenheiro agrônomo Zander Navarro. Também serão apresentados os projetos premiados no concurso Empreendedor Rural.

 

Público

Estão sendo esperadas várias autoridades e mais de 4.500 pessoas, entre produtores e empreendedores rurais, jovens agricultores aprendizes e participantes do programa Mulher Atual.

 

Áudio

No RIC Mais Notícias, da rádio Jovem Pan de Curitiba desta quarta-feira (13), foi apresentado um áudio enviado pelo deputado federal Carlos Henrique Gaghin (DEM-TO) num grupo de WhatsApp dos deputados do partido, que revela bem o pensamento da, infelizmente, maioria da classe política nacional.

 

Segunda instância

Gaghin brigava com o deputado Arthur Maia (DEM-BA), que é favorável à prisão em segunda instância, e disse sem meias palavras que “essa PEC (Proposta de Emenda Constitucional) não passa nem aqui, nem na China. Vamos pegar uma coisa que não é nossa pra que meu irmão”.

 

“Nosso”

“Eles tão falando que o primeiro que vai em segunda instância é o nosso Rodrigo Maia. E aí, e os nossos líderes? E nós, gente que não deve nada sendo acusado sem prova, sem nada. Você já foi governador, você já foi prefeito. Quantos aí na Câmara que não tem pai que já foi prefeito, foi governador, foi gestor. Você nunca foi gestor por isso que você tá falando isso pô”. Precisa escrever mais alguma coisa?

 

Manchete

A manchete da edição de ontem não estava errada: foi proposital para chamar a atenção sobre a necessidade de mudar o pensamento sobre a questão dos carros em Toledo.

Coluna do Editor 13/11/19

Pode isso Arnaldo?

Leitor

A cena foi registrada na manhã desta terça-feira no Centro de Toledo. Alguém resolveu dar uma paradinha na Santos Dumont, quase esquina com a Guarani, deixando o carro ligado, curtindo o ar condicionado, sombra e calçada. Mais uma da série “Pode isso Arnaldo?”, como bem lembrou o leitor que enviou a foto.

 

Primeiro emprego

O governador, do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, anunciou o programa Cartão Futuro que será voltado a dar a primeira oportunidade de emprego para jovens de 14 a 18 anos em situação de vulnerabilidade social. O objetivo é incentivar as micro e pequenas empresas a contratar jovens aprendizes – e também as grandes empresas a contratar acima do cumprimento obrigatório da cota mínima de 5% determinada por lei federal.

 

Subsídios

Como estímulo, o governo estadual subvencionará parte dos vencimentos dos aprendizes com recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza. A meta é contratar até 20 mil jovens em todo o estado.

 

Congelamento

A Câmara Municipal de Curitiba aprovou regime de urgência para uma série de projetos encaminhados pelo prefeito Rafael Greca (DEM) envolvendo os servidores públicos da capital, como o reajuste salarial de 3,5% e a prorrogação até 2021 da suspensão dos planos de carreira. O pacote inclui ainda a redução de 16 para 6 no número máximo de servidores liberados para atuarem nos sindicatos da categoria. Com a decisão, esses projetos devem ser votados em plenário já no próximo dia 18, com ou sem pareceres das comissões temáticas da Casa.

 

Saúde

Nestas quarta-feira (13), os alunos da graduação em Farmácia do Biopark vão realizar a primeira edição do “Educação em Saúde”, um evento com o objetivo de levar orientações e oferecer testes rápidos gratuitos para a população. A ação será na Praça Willy Barth, no Centro de Toledo, das 13h30 às 17h30 e entre as atividades que serão realizadas estão orientação sobre parasitoses, vacinação, diabetes, aferição da pressão arterial, teste HGT (glicose), abordagem sobre automedicação, descarte de medicamentos, além de divulgação sobre os cursos do Biopark.

 

Toledo 67 anos.

O aniversário do município está chegando. Neste ano, a data será comemorada nos dias 13 e 14 com a Virada Cultural, e no dia 15 show com o cantor Luan e Santana e 20 mil pedaços de bolo serão servidos no dia. Um dos motivos de comemoração neste ano é a retomada de voos comerciais no Aeroporto Municipal Luiz Dalcanalle Filho. O sonho que virou realidade tem impulsionado o desenvolvimento de Toledo e Região Oeste.

 

Previdência

O prefeito de Toledo Lucio de Marchi (PP) viaja na próxima segunda-feira (18) para Maceió (AL), onde participa de um curso sobre Previdência.

 

Conselho de Ética

A vereadora Marly Zanette (PSL) fez de tudo para se livrar de suas responsabilidades junto ao Conselho de Ética na Câmara de Toledo. A pressão tem sido tanta que ela até precisou de um atestado médico de três dias.

 

Relatora

Não adiantou muito: o presidente Marcos Zanetti (PDT), cumprindo o que define a regra, a nomeou relatora de um processo.

 

Pauta cheia

E, embora muita gente não acredite que vá dar em alguma coisa, a pauta da reunião desta quarta-feira (13) do Conselho de Ética está cheia.

 

Parou tudo!

Já em relação à denúncia contra o presidente da Câmara Antonio Zóio (PSL), parece que ficará mesmo para 2020. Isso porque ele apresentou um pedido de suspeição contra Zanetti. E segue o baile! Ou melhor, o forno aquecendo para a pizza.

 

Prefeito?

Por falar em Zóio, na sessão de segunda-feira ele disse no Plenário que pretende concorrer a prefeito em 2020. Só não mencionou se fará voo solo ou se terá companhia bela.

Coluna do Editor 12/11/19

Madeira!!!

Leitor

Um leitor entrou em contato comigo para reclamar – com razão – sobre o transporte de madeira cortada em Toledo. Segundo este leitor que faz pequenos fretes, há alguns dias ele foi multado pela Guarda Municipal por transportar a madeira fora das regras. Aí o leitor flagrou esta carga de um caminhão que realiza a poda das árvores no município. Madeira!!!

 

Regra

Em vigor desde o início deste ano, resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) fixa requisitos mínimos para o transporte de cargas, tratando principalmente das formas permitidas para a fixação das cargas nas carrocerias. Em 2015, o Contran alterou as regras para amarração de cargas. A resolução 552/15 estabelece a forma como a carga deve ser fixada e proíbe que cabos ou fitas fiquem presos à carroceria de madeira para evitar desgaste das estruturas.

 

No topo

Dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF) revelam que no primeiro bimestre deste ano, 1.141 multas foram aplicadas em todo o país por irregularidades no transporte da carga, isso inclui casos de fixação e proteção indevida da carga e produtos derramados ou arrastados na pista. Minas Gerais e Mato Grosso do Sul são os Estados com o maior registro deste tipo de infração.

 

Par ou ímpar

É mais ou menos esta a condição da vereadora Marli do Esporte, hoje ainda no PCdoB, mas que deverá escolher entre PT e PSB visando sua candidatura à reeleição em 2020. Apesar de estar sendo convidada por muitos partidos, hoje Marli realmente está entre estes dois partidos, com forte inclinação para o PSB.

 

Postura

Independente de qual caminho escolha, a vereadora pretende manter sua postura de mandato popular, na defesa das causas dos trabalhadores e sociais, além é claro do esporte e mulher.

 

Mulheres

Mais de 150 mulheres participaram do Encontro das Mulheres Progressistas na última sexta-feira (8), no Olinda Hotel & Eventos em Toledo. Com o tema: Fortalecendo o futuro, o evento contou com palestras, filiações, depoimentos de mulheres ingressas na política e uma apresentação cultural. O partido Progressista acredita e defende a presença ativa da Mulher na política.

 

Mulheres II

Falando em mulheres na política, a atual gestão em Toledo é composta por oito secretárias Municipais, algo histórico no município. A valorização feminina faz parte do discurso frequente do prefeito Lucio de Marchi nos eventos, que tem enaltecido o trabalho das mulheres.

 

Prefeito em Curitiba

O prefeito Lucio de Marchi está em Curitiba cumprir agenda no Governo do Estado na busca de recursos para Toledo. Nesta terça-feira (12) ele participa da cerimônia de entrega do prêmio Gestor Público Paraná. O Programa de Pavimentação Rural do município foi classificado para a final do Prêmio Gestor Público Paraná 2019 (PGP-PR). Foram 208 projetos cadastrados de 82 municípios do nosso estado. Isso consolida o PGP-PR 2019 como uma das premiações mais importantes desse segmento no Brasil.

 

Município Modelo!

O asfalto rural tem sido um das marcadas da gestão Lucio de Marchi somando mais 110 km de recuperação de asfalto e alçando a marca de 351 km de asfalto rural. Neste ano já foram entregues asfalto rural na Linha João Bortolotto, Estrada Felix Bordignon, Estrada Rural Vista Alegre a Bom Princípio, Asfalto Linha Zadimel; Pavimentação asfáltica da Linha são João e Estrada Rural Vicente Boufleur. Atualmente está em andamento a obra de Linha Acaray.

Coluna do Editor 09/11/19

Manifestação

Divulgação

Há alguns dias vários outdoors em Toledo convidam a população para uma manifestação neste sábado (9), a partir das 14h30 no Parque Ecológico Diva Paim Barth (lago municial). Em Cascavel a movimentação vai começar mais cedo, por volta das 9h no Calçadão do Centro.

 

Apoio

O objetivo, segundo os organizadores, é demonstrar apoio ao presidente Jair Bolsonaro e ao ministro Sérgio Moro e contra a decisão da maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal em relação à questão da prisão em segunda instância, revertida esta semana após análise do próprio STF.

 

Na área

Sobre a nota a respeito da compra de balas para o Papai Noel, o empresário Clóvis Polachini (Empol Embalagens) já colocou seu estabelecimento à disposição do bom velhinho para não faltar doces para as crianças no fim de ano.

 

Quatro Pontes

Na quarta-feira (6) houve a transmissão de cargo para que o prefeito João Laufer desfrute do período de férias e, conforme dispositivo legal, o secretário de Administração, vice-prefeito Tiago Hansel, vai exercer a função de prefeito até o próximo dia 20.  João Laufer garante que o vice-prefeito tem vasta experiência para novamente assumir o cargo. “Ele terá muito trabalho neste período, pois uma grande demanda de ações e importantes projetos está ocorrendo no município. Tiago estará à disposição para ainda atender os munícipes da melhor forma, como sempre procuramos fazer”, afirma.

 

Expotoledo

No mês de dezembro as comemorações pelo aniversário de Toledo começam pela ExpoToledo, que acontece entre os dias 4 e 8 no Centro de Eventos Ismael Sperafico. A Prefeitura ofertará a estrutura, organizará o rodeio nos dias 6, 7 e 8 e promoverá shows com artistas regionais durante o evento.

 

Gospel

Por falar na Expo, o vereador Valtencir Careca (PP) conversou por um bom tempo com o secretário Jozimar Polasso (Desenvolvimento Econômico) a fim de incluir um show gospel na programação.

 

Luan Santana

Como já anunciado, Luan Santana deve animar o aniversário de Toledo com os clássicos Te Esperando; Chuva de Arroz; Meteoro; Tô de Cara; Te Vivo; Amar Não é Pecado; Incondicional; Nega; Sinais; As Lembranças Vão na Mala e tantos outros sucessos, além do tradicional sertanejo raiz. O show do cantor Luan Santana está previsto para às 19h30, serão aproximadamente 90 minutos de apresentação.

 

Suporte

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico Tecnológico de Inovação e Turismo, responsável pelo evento, também irá providenciar uma estrutura com 35 banheiros químicos para dar suporte à população.

 

Energia

Por meio do diretor de Indústria, Diego Bonaldo, a Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) participou da Audiência da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), realizada na quinta-feira (7), em Brasília, para debater o futuro da geração distribuída no Brasil.

 

Participação

A sessão, que durou 8 horas, contou com mais de 800 participantes, sendo 157 expositores. Entre eles, parlamentares, representantes de conselhos de consumidores, entidades dos segmentos de geração distribuída e energia solar fotovoltaica, distribuição, geração e comercialização de energia elétrica. A consulta pública referente ao tema foi iniciada no dia 17 de outubro e receberá contribuições até o dia 30 de novembro.

 

Contra

A Acit e empresários do setor de microgeração de energia se posicionam contrários às alterações da resolução. Os modelos em discussão na Aneel podem impactar negativamente no mercado. A Associação Comercial entende que as mudanças podem afetar a sociedade, desestimulando o crescimento do setor a promover ainda mais a evolução da geração distribuída no país, estagnando o desenvolvimento das fontes renováveis de energia. Em seu compromisso com a promoção da livre iniciativa e desenvolvimento regional, a Acit defende que não haja modificações na legislação.

Coluna do Editor 08/11/19

Fora da curva

O sempre atento às questões políticas, o empresário Danilo Gass (Livraria Barão), disse não estar surpreso com as manifestações de algumas entidades e de políticos contra o pacote da reforma administrativa apresentado pelo Governo Federal, em especial na questão da redução de municípios. “Eles (os políticos) são realmente fora da curva”, comentou Danilo.

Na mensagem enviada, Danilo Gass reforça que a maioria dos políticas, infelizmente, não merece respeito e, em sua opinião, a única solução para tantas ações contrárias aos interesses da população seria acabar com a reeleição. “Eles não pensam um minuto da população. Estou exagerando sim porque fala de cadeira”, disse ele, lembrando a época em que assumiu como vereador na Câmara de Toledo, portanto, conhece o processo de dentro.

 

Empresas

Danilo citou a BRF e a Prati-Donaduzzi como dois exemplos de empresas que poderiam perfeitamente se transformarem em ‘cidades’ por terem mais de cinco mil funcionários. E com arrecadação muito maior que alguns municípios país afora. Ironicamente disse estar sobrando dinheiro no Brasil e classificou de “ridícula” a forma como pensam algumas lideranças políticas no país.

 

Redução

“Temos de sim reduzir assustadoramente, inclusive o número de vereadores, algo que a iniciativa privada faz com frequência para se ajustar às crises. É mais um desabafo porque é inacreditável perceber esse tipo de manifestação”, disparou Danilo Gass, complementando ainda que os deputados também têm interesse para manter seus currais eleitorais.

 

Mudança

Exageros à parte, concordo com a maioria das coisas ditas por Danilo, até porque é preciso o cidadão brasileiro começar a pensar de maneira diferente. É preciso uma mudança profunda na cultura política tupiniquim se um dia sonhamos em ter um país minimamente decente. Apesar das ressalvas, voto com o relator.

 

Workshop

A Universidade Paranaense (Unipar), unidade de Toledo, havia programado para esta sexta-feira (8) um workshop com o tema “Jogos psicológicos e seus impactos em resultados”. O evento, entretanto, precisou ser cancelado e uma nova data será marcada.

 

Abordagem

Voltado aos profissionais das mais variadas áreas, principalmente àqueles que trabalham diretamente com pessoas, o evento aborda o que são os jogos psicológicos, como limitam a vida, o que faz com que as pessoas entrem neles, como reconhecê-los e evitá-los. O workshop pretende apresentar os comportamentos e atitudes contrárias aos jogos, como a autonomia, a dissolução de problemas, concretização de ações e resultados produtivos.

 

Prêmio Amop

Mantendo a tradição, o Jornal do Oeste mais uma vez está entre os finalistas do Prêmio Amop de Jornalismo. A entrega das premiações será nesta sexta-feira (8) no Buffet Palácius, em Cascavel, juntamente com a entrega do título de Cidadão Honorário do Oeste do Paraná ao ex-governador Mário Pereira. O evento terá também homenagem aos ex-presidentes da instituição, que completa 50 anos este ano.

 

Tema

O tema deste ano é “50 anos da Amop".

 

Dobradinha

E este ano não foi apenas uma, mas duas indicações: Janaí Vieira é finalista na categoria Impresso com o trabalho intitulado “As primeiras-damas de ouro: uma trajetória de impacto na comunidade”; e Franciele Mota concorre na categoria Fotografia, com o trabalho intitulado “A UTI neonatal do Hospital Bom Jesus é a única da 20ª Regional de Saúde e enfrenta os mesmos desafios que outras unidades da Amop”.

 

Mulheres

O Progressistas realiza nesta sexta-feira (8), a partir das 19h30 no Olinda Hotel & Eventos em Toledo, um grande encontro regional para as mulheres progressistas. Segundo o presidente da legenda em Toledo, Leandro Nesello, são esperadas aproximadamente 200 mulheres de toda a região.

Coluna do Editor 07/11/19

Parceria

Divulgação

Advogados regularmente inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) podem agora fazer certificação digital na Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit). O contrato que confirma a parceria foi assinado pelo presidente da Acit, Marcos Destefeni e pela presidente da OAB - Subseção de Toledo, Anemere Dulaba Marcondes.

 

Aplicações

O certificado digital viabiliza aos profissionais o peticionamento eletrônico, que é um recurso disponibilizado para os processos digitais, legalidade na assinatura digital de documentos com validade jurídica, entre outras aplicações. Atualmente são quase 700 advogados inscritos na OAB Subseção de Toledo.

 

Como comprar

A certificação digital para advogados tem validade de 36 meses. A compra do arquivo é realizada pelo site www.acoab.com.br. Na sequência é necessário realizar a aquisição de um token na OAB (dispositivo físico que auxilia o usuário quanto a sua segurança), e por fim, o agendamento presencial na Acit para validação do certificado.

 

Palotina

No próximo dia 12, a Câmara de Vereadores de Palotina promoverá uma audiência pública para discutir a questão do transporte coletivo. Em pauta questões como trajetos, horários, bairros e interior. A audiência será na Câmara, a partir das 14h.

 

Reforma

Nesta quinta-feira, às 13h30, será entregue a reforma da Escola Municipal Tomé de Souza, no distrito de Vila Ipiranga.

 

Laboratório

Também nesta quinta, mas às 16h30, a Prefeitura de Toledo entrega o laboratório de informática da Escola Municipal André Zenere, no Jardim Bela Vista.

 

Menos municípios

Durante entrevista coletiva nesta quarta-feira (6), o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSDB), demonstrou a sua preocupação com a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) apresentada no Congresso Nacional e que, entre outras medidas, prevê a extinção de municípios com menos de 5 mil habitantes e arrecadação própria inferior a 10% da receita total.

 

Prazo

De acordo com a proposta do Governo Federal, os municípios têm até o dia 30 de junho de 2023 para comprovar a sustentabilidade financeira. Caso isso não aconteça ou seja demonstrada a incapacidade financeira, essas cidades serão incorporadas a algum dos municípios limítrofes a partir de janeiro de 2025. Segundo estimativas, no país mais de 1200 municípios seriam afetados, sendo, no mínimo, 64 no Paraná.

 

Preocupante

Para Traiano, a proposta do Governo Federal é preocupante e não deve prosperar no Congresso. "Nós conhecemos a realidade do Paraná e é bem diferenciada de outras regiões do país. Temos municípios, na faixa de 4 mil habitantes, muito bem estruturados. Vejo com muita preocupação esse projeto de iniciativa do Governo Federal", relatou. "Acho que é preciso rever algumas situações, até porque o prejuízo para a população será muito grande. Creio que essa matéria terá dificuldade para ser votada, tanto na Câmara quanto no Senado", completou.

 

Mais balas

Espero que este ano os ajudantes do Papai Noel em Toledo providenciem mais balas quando ele chegar à cidade, para evitar o que aconteceu no Natal do ano passado. O bom velhinho, quando chegou ao chão, estava sem balas para distribuir às crianças.

 

Prevenida

Pelo sim, pelo não, conheço uma menininha que tem andado com R$ 2,00 no bolso (duas moedas de R$ 1,00) que, segundo ela, serão destinados ao Papai Noel para ele comprar mais balas.

Coluna do Editor 06/11/19

Fala leitor!

Leitor

Através do número do WhatsApp do Jornal do Oeste, o leitor Jose Wammes enviou fotos e um pedido: “Por favor, abram uma reclamação/denúncia a respeito das fotos acima. São lixeiras de coleta de lixo, junto à praça Willy Barth (no Centro). Observem o estado de conservação das mesmas. Todas corroídas/furadas, sem fundo. O lixo no chão é resultado dessa falta de suporte inferior, totalmente corroído pela ferrugem e abandono de conservação. Resultado: lixo pelo chão, gramado, calçadas. Vergonha, descaso, falta de gestão e de gestor público”.

 

Lixo

O mesmo leitor enviou uma foto sobre a falta de coleta de lixo no Centro de Toledo, especialmente nas ruas Sete de Setembro, Almirante Barroso, Barão do Rio Branco, Piratini, Largo São Vicente de Paulo e avenida Maripá. “Um abandono e um desleixo”, escreveu o leitor.

 

Cemitério

Outra leitora ligou, indignada, com a estrutura montada no Cemitério Cristo Rei no Dia de Finados. Segundo ela, a colocação dos toldos em torno do Cruzeiro piorou a sensação de calor intenso no último sábado, inclusive ela relata que viu muitas pessoas passando mal por causa do cheiro de velas queimando. A leitora diz ter acompanhado a missa por volta das 10h e sugeriu que para o próximo ano as tendas sejam colocadas debaixo das árvores para um maior conforto de quem vai ao local.

 

Palestra

Nesta quarta-feira (6), a Trouw Nutrition, uma das líderes em nutrição animal, realiza um show vip com o cantor Léo Chaves, no Olinda Hotel & Eventos, em Toledo, a partir das 19h. Antes haverá uma palestra sobre a nobre missão de alimentar o futuro, com Mauricio Dutra.

 

Cojem

O Conselho do Jovem Empreendedor de Toledo (Cojem) realiza no próximo sábado (9) a cerimônia dos Prêmios Toledo Destaque Empresarial e Destaque Empreendedor 2019, que estão em sua 15ª e 6ª edição, respectivamente.

O evento, que tem o patrocínio da Sicredi Progresso PR/SP, acontece no Yara Country Club, com recepção dos convidados às 19h e o início da solenidade está previsto para 19h30.

 

Petição

O deputado estadual paranaense Ricardo Arruda, do PSL – partido do presidente Jair Bolsonaro – lançou uma petição na internet para reunir assinaturas para pedir a cassação da concessão da Rede Globo de Televisão. Na petição, Arruda – que se apresenta como missionário da Igreja Mundial do Poder de Deus, alega que a emissora teria violado o artigo 53, do Código Brasileiro de Comunicações, que define condutas consideradas criminosas que podem resultar em sanções contra concessionárias de serviços de comunicação. Até o início da tarde de hoje, a página na internet criada pelo deputado para angariar apoio à petição registrada 10.509 assinaturas.

 

Denúncias

Para justificar o pedido, Arruda lista uma série de supostas denúncias contra a Globo. Na petição, o parlamentar reproduz links para textos como “Rede Globo de Televisão ataca Deus, Jesus Cristo E A Bíblia ofendendo os Católicos e Evangélicos em programa 'Zorra Total'”, do “Jornal O Maricá”, do interior do Rio de Janeiro; “Rede Globo chacota com a fé dos Católicos, zombam o Santíssimo Sacramento e menospreza a Eucaristia”, do blog “Linguagem do Céu”; “Humorista da Rede Globo usa bigode de Hitler e imita Bolsonaro”, da coluna de Celebridades do jornal O Dia, também do RJ, entre outras.

 

Oficial

De acordo com a certidão da Justiça Eleitoral, o partido Republicanos agora conta com nova composição direção. O presidente, como havia sido adiantado nesta Coluna, é o empresário Beto Ignácio (Casa da Pistola & das Bombas). Cristiano Gomes Jardim é o vice-presidente, Gabriela Gobatto é a secretária geral, Ricardo Santos Batista o primeiro secretário, Wallace Aredes Miranda o primeiro tesoureiro e Sadi Nunes da Rosa o segundo tesoureiro.

 

Membros

Ainda fazem parte como membros da diretoria, Adalberto Carneiro da Silva, Emerson Aparecido Jerônimo e José Carlos de Souza.

Coluna do Editor 05/11/19

Mais uma!

A atual gestão tem apresentado uma falha recorrente: a necessidade de refazer processos licitatórios ou então cancelar algumas ações, como aconteceu na semana passada com o cancelamento de algumas funções do concurso público realizado este ano. Mais uma!

 

Responsabilidade

Aí fica uma pergunta bastante simples para ser respondida: de quem é a responsabilidade por tantos erros?

 

Punição

Fosse na iniciativa privada, certamente essa quantidade sucessiva de erros já teria sofrido a punição devida, seja com ressarcimento dos danos causados, seja com a demissão por justa causa, até porque é inadmissível haver tantos equívocos que ridicularizam a administração de maneira geral, para deleite de quem adora ver o circo pegar fogo.

 

Sacanagem

Além disso, essa sucessão de erros passa a impressão de estar acontecendo com um único propósito: derrubar o prefeito Lucio de Marchi (PP). Ou é sacanagem, ou burrice ou incompetência mesmo. As ações estão sendo deliberadamente negativas à administração como um todo e não apenas à atual gestão, afinal, o prejuízo é imenso quando esse tipo de ação acontece.

 

Pedras no caminho

Nesta terça-feira (5) haverá uma interdição na BR-163 em Santa Lucia, mais precisamente no Km 153, próximo à entrada para a Linha Santa Catarina, ao lado da usina de concreto da Sanches Tripoloni, com previsão dos trabalhos serem realizados entre às 12h e 13h. A interdição é necessária para a realização de "Desmonte de rochas com fogo controlado" devido as obras de duplicação da rodovia.

 

Trânsito

Não há previsão de lançamento de resíduos sobre a pista de rolamento da rodovia, sendo necessária a interdição para isolamento da área próximo ao local do desmonte para garantir a segurança dos usuários da rodovia e dos moradores da região. Equipes da Polícia Rodoviária Federal e da empresa encarregada da obra estarão no local realizando a orientação de trânsito.

 

Confraternização

O novo presidente do Democratas em Toledo, Lucio Elger, convida os filiados – e simpatizantes – para um jantar de confraternização marcado para quinta-feira (7), a partir das 20h no Restaurante Filezão. O convite por adesão custa R$ 25,00. Mais informações através do telefone (45) 99916-4676.

 

Mulheres

Por falar no Democratas, no dia 23 (um sábado) o partido organiza o Seminário Mulher Democratas, no Buffet 3 Passos em Marechal Cândido Rondon. Presenças confirmadas do deputado federal Pedro Lupion (presidente estadual da legenda), da vereadora Julieta Reis (presidente da Mulher Democratas Estadual), Elio Rusch (vice-presidente estadual) e do prefeito Marcio Rauber (Marechal Cândido Rondon).

 

Logística

Nesta terça-feira (5), em Cascavel, haverá o lançamento oficial da Feira de Transportes e Negócios do Oeste Paranaense (Transpoeste), marcada para acontecer de 20 a 22 de maio de 2020 no Centro de Convenções e Eventos de Cascavel. A realização é do Sintropar.

 

Manifestação

Um grupo de lideranças de Toledo está programando uma manifestação em favor do presidente Jair Bolsonaro e contra o Supremo Tribunal Federal. Será no próximo sábado (9), no Parque Ecológico Diva Paim Barth, a partir das 14h30.

 

Sem água

A Sanepar informa que, nesta segunda-feira (4), houve queda de energia na região de uma das captações de água em Toledo. Em razão disto, a produção ficou paralisada, atingindo os bairros Porto Alegre, Independência, Bandeirantes e Concórdia.

 

Agilidade

Por falar na Sanepar, preciso aqui registrar a agilidade no atendimento na noite da última sexta-feira (1º) quando tive um problema com a rede de esgoto. Primeiro o atendente André no 115, depois o plantonista Sidnei. Parabéns a ambos pelo profissionalismo e educação.

Coluna do Editor 02/11/19

Sem mudanças

Quem apostava em mudanças na equipe do prefeito Lucio de Marchi (PP) errou redondamente. Pelo jeito a equipe será mantida do jeito que está até o fim do ano, salvo aconteça algo diferente no meio do caminho. Já para 2020 não dá para dizer o mesmo, afinal, tem uma eleição marcada e alguns nomes hoje dentro da administração são cotados como candidatos a vereador.

 

Apelo

Por falar em eleição para vereador, a disputa por pré-candidatos anda tão intensa em Toledo que em grupos de WhatsApp e redes sociais estão sendo feitos apelos sem o menor constrangimento.

 

Parque liberado

Após toda polêmica envolvendo o parque infantil instalado nas proximidades da Havan, eis que aparentemente uma decisão judicial liberou o funcionamento. Aí uma pergunta: a Lei de Zoneamento serve para que mesmo?

 

Missas

A pedido coloca uma vez mais os horários das missas neste Dia de Finados em Toledo. Hoje (2), no Cemitério Cristo Rei, haverá missa às 7h (Sagrada Família), 8h30 (São Francisco de Assis), 10h (Menino Deus), 16h (Seminário Santa Mônica) e 17h30 (São Cristóvão). Já no Cemitério Jardim da Saudade às 8h (Santa Rita de Cássia), 9h30 (São Pedro e São Paulo) e 17h (Santa Rita de Cássia).

 

Mais missas

Ainda neste sábado (2) haverá missas às 8h em Ouro Verde do Oeste; às 8h30 em São Miguel Novo Sobradinho, Novo Sarandi, Dez de Maio, São Luiz do Oeste e Boa Vista; às 9h em Linha Tapuí; 9h15 em Xaxim;           9h30 na Catedral Cristo Rei. Ainda no período da manhã, 10h em Luz Marina, São Salvador Linha Floriano, Três Bocas, Bom Princípio do Oeste e Vila Nova; além de 11h em Ouro Preto. À noite serão celebradas missas em Cerro da Lola (19h), São Pedro do Iguaçu (19h30) e KM 41 (20h15).

 

Retrocesso

O presidente da seção paranaense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PR) Cássio Telles afirmou, durante evento em Maringá (região Norte) que “o retorno do AI-5 é negar toda a história de lutas pela redemocratização”. Telles fez suas declarações em resposta ao que afirmou o deputado federal Eduardo Bolsonaro, filho do presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), durante uma entrevista. O parlamentar disse que, se a esquerda se radicalizar no Brasil, a resposta pode ser “um novo AI-5”.

 

Democracia

Telles reiterou o compromisso da advocacia com a defesa da democracia e das liberdades e lembrou o compromisso que OAB e os advogados têm com esses princípios e que jamais abandonarão. “Sempre que o país viveu sob a égide de uma ditadura, foram os advogados que lutaram pela redemocratização”, disse Telles.

 

Juventude

Sempre tem aqueles que criticam, mas é inegável a dedicação de Jairo Cerbarro à frente da Secretaria da Juventude de Toledo. Esta semana, por exemplo, o Teatro Municipal ficou praticamente lotado de jovens que participaram de uma palestra preparatória para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), além do vestibular. A palestra foi com o professor Paulo Inada, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), autor do livro "Para Quem Quer Passar no Vestibular".

 

Equipe

Ah, claro, mérito também para toda equipe da secretaria que vem demonstrando um bom entrosamento nas ações.

 

Sabadão no Chico’s

Nada melhor que aproveitar o sábado para saborear aquele almoço variado – e delicioso – e o atendimento show de bola do Chicos Restaurante, que fica na Rua Barão do Rio Branco, esquina com a Borges de Medeiros, na Vila Industrial em Toledo. Reservas e informações com Vagner ou Silvane pelo telefone: (45) 3055-4057.

Coluna do Editor 01/11/19

Novo presidente

Divulgação

O empresário Beto Ignácio (Casa das Pistola & das Bombas) é o novo presidente do Republicanos em Toledo. A indicação veio direto de Curitiba, sem intermediários. Em breve Beto deverá organizar um grande encontro para oficializar aos filiados a decisão.

 

Chapa forte

Ainda sobre o Republicanos, agora com essa questão da direção do partido resolvida, Beto Ignácio quer terminar de organizar uma chapa completa para disputar a eleição municipal em 2020. E a chapa promete ser forte.

 

Missas

A Diocese de Toledo divulgou nesta quinta-feira (31) o novo horário das missas previstas para este fim de semana. Nesta sexta-feira (1º), haverá celebração às 17h em Linha São Paulo, 18h30 no Cemitério Cristo Rei, 19h30 em Dois Irmãos e Vila Ipiranga, e às 20h em Concórdia do Oeste.

 

Nos cemitérios

No sábado (2), no Cemitério Cristo Rei, haverá missa às 7h (Sagrada Família), 8h30 (São Francisco de Assis), 10h (Menino Deus), 16h (Seminário Santa Mônica) e 17h30 (São Cristóvão). Já no Cemitério Jardim da Saudade às 8h (Santa Rita de Cássia), 9h30 (São Pedro e São Paulo) e 17h (Santa Rita de Cássia).

Ainda neste sábado (2) haverá missas às 8h em Ouro Verde do Oeste; às 8h30 em São Miguel Novo Sobradinho, Novo Sarandi, Dez de Maio, São Luiz do Oeste e Boa Vista; às 9h em Linha Tapuí; 9h15 em Xaxim; 9h30 na Catedral Cristo Rei. Ainda no período da manhã, 10h em Luz Marina, São Salvador Linha Floriano, Três Bocas, Bom Princípio do Oeste e Vila Nova; além de 11h em Ouro Preto. À noite serão celebradas missas em Cerro da Lola (19h), São Pedro do Iguaçu (19h30) e KM 41 (20h15).

 

Chuva forte

Se no mês de outubro inteiro havia chovido em Toledo cerca de 48mm, contra uma média histórica acima dos 200mm, a quinta-feira literalmente lavou a alma de quem estava com saudade da chuva. Em menos de uma hora foram aproximadamente 90mm.

 

Sem luz

Bom, a combinação de chuva e vento forte fez um belo estrago em muitas áreas da cidade, com direito a queda de luz durante uma boa parte da tarde. O jeito foi apelar para o chimarrão, pipoca e um bom bate papo na calçada mesmo.

 

Agilidade

Aí nessas horas é preciso reconhecer a agilidade das equipes da Copel e empresas terceirizadas. Apesar do alto número de ocorrências, a energia elétrica foi restabelecida de maneira bastante rápida.

 

Preocupação

A região do Terminal Rodoviário em Toledo tem gerado bastante preocupação entre moradores e trabalhadores, embora, por medo, ninguém ouse comentar o assunto em público. O problema é a quantidade de moradores de rua perambulando pela região, muitos deles pedindo dinheiro e até ameaçando as pessoas. Fica o registro!

 

Em Foz

O prefeito de Toledo Lucio de Marchi está em Foz do Iguaçu onde participa do evento Governo 5.0.

 

Sextou

Nesta sexta-feira, no Yara Country Clube, tem mais uma edição do Sextou, dessa vez com a dupla Fábio & Aramis. Animação garantida a partir das 21h.

 

Nando Reis

E ainda no campo do entretenimento, imperdível o show com Nando Reis no próximo dia 9, no Empório Santa Maria. Ingressos ainda à venda.