Coluna do Editor
Coluna do Editor 31/08/19

Inspeção

A inspeção da certificação definitiva do Aeroporto Municipal Luiz Dalcanale Filho ocorrerá na semana que vem, entre os dias 2 e 4 de setembro. Técnicos da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) deverão vir a Toledo para verificar as condições do local.

 

Ameaça

O problema é que, segundo informações, caso não sejam feitas melhorias no aeroporto, Toledo corre um sério risco de perder este voo diário da Azul que estaria disposta até em aumentar a frequência partindo da cidade, porém, esbarra em condições técnicas para isso, em especial uma maior pista de taxiamento.

 

Não dá

Hoje, por exemplo, uma segunda aeronave comercial não pode pousar no Luiz Dalcanale enquanto há outra em solo, justamente por esta falta de mais espaço.

 

Projeto

Há um projeto pronto neste sentido e o orçamento para a obra ficaria em torno de R$ 1 milhão, que seria usado para a mudança do estacionamento atual, entre outras pequenas alterações que tornariam o local próprio para receber não apenas mais aeronaves, como também maiores.

 

Na gaveta

Parece que este projeto adormece em alguma gaveta dentro da Prefeitura de Toledo, ou então estaria perambulando de uma gaveta para outra na burocracia e nos egos políticos que começam a se assanhar. Quem sabe o secretário Jozimar Polasso (Desenvolvimento Econômico) não poderia dar uma olhada em que pé está esse projeto, sob pena de Toledo daqui a pouco perder o que levou tanto tempo para reconquistar.

 

Cuia

Obrigado às integrantes do projeto Mãos que Criam pela cuia personalizada. O projeto é desenvolvido pelo Conselho da Comunidade de Toledo junto às detentas da 20ª Subdivisão Policial e ajuda na ressocialização através de uma pequena renda e também na redução da pena. Foi, de longe, um dos melhores presentes que já recebi nestas décadas dedicadas ao jornalismo. Foi de arrepiar!

 

Tudo orquestrado

Para o vereador Ademar Dorfschmidt (MDB), as denúncias e processos contra ele estaria sendo orquestrados pelo Partido Progressista. O desabafo – com tom de denúncia – foi feito durante a última sessão ordinária na Câmara de Toledo. “O cidadão que fez a denúncia sabe que não tem fundamento jurídico algum. É uma questão política”, afirmou pra, em seguida, mencionar o fato de Lourival Neves Júnior estar recentemente “na cadeia por tirar dinheiro do aposentado”, disparou Ademar.

 

Por fora

“(Júnior) Sempre foi cargo de comissão do José Carlos Schiavinato e quando não é do Schiavinato, é do (prefeito) Lucio e só saiu da prefeitura porque foi aprovada a Lei da Ficha Limpa. Deve estar recebendo, no mínimo, por fora”, insinuou ainda o vereador.

 

Condenação

A líder de Governo na Câmara de Toledo, vereadora Janice Salvador (PSDB), com muita classe reforçou que apenas mencionou a condenação em primeira instância emitida contra quatro pessoas recentemente em Toledo, entre elas o vereador Ademar Dorfschmidt. “Evidente que os envolvidos irão se defender”, comentou a vereadora, lembrando que na sessão passada ela foi atacada após suas declarações, tendo sido acusada por Ademar de ter feito “a pior gestão na pasta (de Educação)” após ter “abandonado o mandato” como vereadora.

 

Ameaças

Sobre algumas ameaças feitas por Ademar, que disse textualmente que se “querem baixar o nível, então vou baixar’, a vereadora Janice rebateu alegando que “se as pessoas têm seus erros, que sejam punidas. Se denúncias precisam ser feitas, que sejam feitas. Esse é o papel do agente público. Comigo não há conversas para serem evitadas. Cada qual responda por seus erros e as punições sejam compatíveis”.

 

Limite

Janice Salvador seguiu seu tom catedrático e ressaltou uma informação relevante: que a gestão anterior simplesmente deixou o limite prudencial da folha de pagamento em 53,45% “e nessa condição não se contrata. Não havia sequer concurso público feito na gestão passada. Por que as pessoas não mencionam isso”, criticou e acrescentou: “Aqui há um esforço para denegrir a imagem do outro” e aí citou uma série de ações realizadas durante o período no qual esteve à frente da Secretaria de Educação. Simples assim!

 

Esforço

“Ou seja, houve um esforço compartilhado com todos os diretores e professores, capazes de fazer uma leitura crítica da realidade e saber onde está a realidade dos fatos”, disse a líder do Governo e cutucou: “Os prefeitos passam, os secretários passam, os vereadores passam, mas o município fica”, ressaltou ao cobrar mais responsabilidade nas discussões e decisões feitas na Câmara de Toledo.

 

Fracasso

“Há muito oportunismo aqui dentro (da Câmara), de fazer seu nome saltar aos olhos da comunidade ao tentar enterrar o nome do outro. Mas acredito que este tipo de estratégia está fadada ao fracasso”. Finalizou com estilo.

 

Amazônia

Sobre a polêmica em torno do desmatamento da Amazônia, na última sessão da Câmara de Toledo, o vereador Leodlices Bisognin (MDB) demonstrou toda sua irritação sobre algumas afirmações feitas, especialmente sobre o tamanho da encrenca, que seria em torno de 500 hectares. “O Biopark falta um pouco para chegar a 350 hectares. É discurso para enganar trouxa”, disse ele, ressaltando que um hectare equivale a mais ou menos 10 mil metros quadrados.

 

Patriota

Ainda sobre o assunto, Walmor Lodi (PR) destacou a coragem do presidente Jair Bolsonaro em “peitar” o mundo inteiro. “Aqui tem um patriota. O Brasil tem dono e não venham aqui dar uma de bacana. Eles que vão reflorestar”, acrescentou o vereador ao destacar que o maior interesse dos demais países é na riqueza do subsolo da Amazônia.

 

Sempre tem

“Todos os anos há queimadas em vários estados”, comentou Renato Reimann (PP), ao citar a própria Amazônia, o Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e São Paulo, por exemplo, em função da estiagem nesta época do ano, bastante comum no Brasil. Segundo ele, há mais ou menos 50 anos não dava para enxergar nada nesta época do ano em Toledo, mas na época os comentários na imprensa não saíam.

 

Férias

Hoje fiz uma Coluna um pouco mais longa porque pelas próximas duas semanas estarei em férias. Abraço e até a volta!

Coluna do Editor 30/08/2019

Esclarecimento

O diretor da Câmara de Toledo, Jade Donin, esteve no Jornal do Oeste nesta quinta-feira (29) para esclarecer sobre sua reunião a portas fechadas com Carlos Albreto Piacenti, momentos antes da reunião do Conselho de Ética na quarta-feira, quando houve uma confusão tremenda diante das declarações do presidente Marcos Zanetti (PDT) sobre um ajuste de defesa prévia entre os vereadores Leoclides Bisognin (MDB) e Antônio Zóio (PSL).

 

Licitação

Donin trouxe uma série de documentos sobre o processo licitatório para compra de novos computadores para o Legislativo, em torno de R$ 500 mil e, diante do prazo e do servidor responsável pelo setor de informática estar em férias, o diretor da Câmara entrou em contato com Piacenti para uma “troca de experiências” e para ter mais subsídios antes de tomar uma decisão sobre o processo. Ele pediu ainda a colaboração de alguém da Unioeste para participar da reunião, o que acabou não acontecendo.

 

Amizade

“O Piacenti tem muita experiência. Foi vice-reitor da Unioeste e conhece muito mais de informática do que eu”, comentou com muita humildade Jade Donin, que destacou a amizade e a confiança que tem com Piacenti.

 

Tempo

O diretor da Câmara lembrou ainda que este assunto vem sendo tratado desde fevereiro deste ano e que Piacenti contribuiu muito com seus apontamentos.

 

Não estava

Jade disse ainda que o advogado Jomah Hussein Ali Mohd Rabah não participou da reunião em momento algum, previamente agendada, conforme mostrou o devido protocolo trazido por Jade Donin.

 

Mais responsabilidade

Ainda na esteira dos recentes episódios envolvendo vereadores junto ao Conselho de Ética e Decoro da Câmara Municipal, o vereador Marcos Zanetti cobrou uma maior responsabilidade. “Ninguém gosta de estar nessa posição (do Conselho), mas os conselheiros precisam se posicionar porque até hoje a impressão é de que nada acontece”.

 

Pressão

A fala de Zanetti parecia ter endereço certo, pois parece que um dos cinco integrantes estaria por um fio por não estar suportando a pressão do cargo. Quando a vara é nova, verga, mas não quebra.

 

Apelido

Ainda sobre este caso, Antônio Zóio (PSL) falou, durante a sessão de segunda-feira, sobre a denúncia feita por Primo João Momoli, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, junto ao Conselho de Ética e Decoro da Câmara de Toledo. Segundo o vereador, o termo “mamão mole” é o apelido de Primo Momoli. “A vila inteira conhece ele por este apelido”, disse ao ressaltar não ter pensado que o presidente do Conselho acharia ruim. “Não tenho preconceito por ninguém. Mas tem algumas pessoas que não gostam porque eu falo a verdade”, rebateu o presidente da Câmara.

 

Defesa

Numa clara tentativa de tirar o foco sobre a denúncia, Zóio citou os apelidos de alguns colegas, inclusive o seu próprio, e disse em tom áspero não ter sido “eleito para ficar atarracado naquele lugar do prefeito. Fui eleito para defender a sociedade e se não puder defender a sociedade eu rasgo meu mandato e vou embora”.

 

Filiação

E, usando da mesma estratégia, Zóio apresentou comprovação da filiação de Primo Momoli aos Progressistas (PP), como se estar filiado a algum partido político fosse um crime. O presidente da Câmara insinuou ainda que algumas pessoas estão agindo de má fé.

 

Desmando

Em alguns setores dentro da Prefeitura de Toledo o desrespeito com determinações do prefeito Lucio de Marchi (PP) é imenso. Ordens relativamente simples são ignoradas sem o menor constrangimento. Em alguns momentos parece faltar comunicação, em outros educação e em outros ainda decisão. E segue o baile!

 

Fogo!

O setor policial em Toledo esteve agitado neste início de semana com um incêndio ocorrido na sede da União Toledana de Estudantes (Utes). A agitação pelos lados da 20ª Subdivisão Policial foi porque surgiram rumores do incêndio ter sido criminoso.

 

O leitor escreve...

“Parabéns pela bela iniciativa da associação comercial e empresarial de Santa Helena (Acisa) para mobilizar a comunidade e empresários a demonstrar seu patriotismo hasteando a Bandeira nacional. Que sirva de exemplo para outras associações que parecem desconhecer o símbolo nacional”. Comentário do leitor Paulo Luiz Albarello.

Coluna do Editor 29/08/2019

‘Bomba’

A reunião do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara de Toledo caminhava para o fim, nesta quarta-feira, quando veio a ‘bomba’: o presidente Marcos Zanetti (PDT) pediu para Leoclides Bisognin (MDB) se declarar impedido de atuar em dois casos por estar, no dia anterior, reunido com o presidente do Legislativo Antônio Zóio (PSL) e os dois terem ligado para o advogado Jomah Hussein Ali Mohd Rabah, ex-assessor jurídico da Prefeitura de Toledo na gestão do ex-prefeito Beto Lunitti.

 

Notícia

A reunião em si não seria problema não fosse um detalhe básico: durante a reunião foi lida – e acatada – a Notícia contra o presidente da Câmara, apresentada pelo presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Primo João Momoli, chamado de “mamão mole” pelo vereador Antônio Zóio durante uma entrevista à Rádio Integração (AM 1.380), ou seja, Bisognin, como integrante do Conselho, não deveria sequer chegar perto de alguém com uma denúncia formal contra si. Isso é, no mínimo, uma irresponsabilidade.

 

Ligação

Outro problema foi que Zanetti ouviu nada menos que 16 minutos da conversa entre o trio e os impropérios dirigidos a ele pelo presidente da Câmara, tanto assim que já adiantou que irá apresentar nova Notícia contra Zóio e já disse que libera seu sigilo telefônico.

 

Xiiiii...

Ainda na terça à noite, minutos antes da fatídica troca de informações do trio, Zanetti e Bisognin haviam conversado sobre qual seria a conduta quanto a segunda denúncia tratada pelo triunvirato: contra Ademar Dorfschmidt (MDB), apresentada por Lourival Neves Júnior. É que, sem querer, Bisognin ligou para Zanetti, que ouviu tudo e mais um pouco.

 

Defesa ferrenha

Esse encontro talvez explique a defesa ferrenha feita por Bisognin quando Zanetti indicou o vereador Renato Reimann (PP) como relator da matéria, com prazo até 2 de setembro para decidir se acata ou não a Notícia.

 

Insistência

Mesmo com o presidente do Conselho de Ética explicando pelo menos duas vezes – inclusive na ligação sobre o assunto na noite de terça-feira – Bisognin se mostrou nitidamente desconfortável com a conduta de Zanetti, mesmo respaldada pelo Regimento Interno. Tentou defender o indefensável!

 

Portas fechadas

E, diante desta denúncia, seria este o tema do encontro – a portas fechadas – minutos antes da reunião do Conselho de Ética entre o diretor da Câmara Jade Donin, o próprio Jomah e o ‘guru político’ de Zóio, Carlos Alberto Piacenti, dentro da sala de reuniões do Legislativo toledano? Uma pergunta interessante para ser respondida pelos vereadores.

 

Lado a lado

Zóio e Jomah, por sinal, ficaram um bom tempo lado a lado acompanhando a reunião do Conselho de Ética.

 

Problemas técnicos

E o clima anda tão pesado no Legislativo em Toledo que nem os microfones da sala de reuniões aguentaram a pressão, tanto assim que a reunião do Conselho de Ética precisou ser transferida para o Plenário.

 

Licitação

Mas isso deverá durar pouco, porque está em fase de orçamento um processo de licitação para compra de novos equipamentos – câmeras, microfones e outros adereços – para melhor equipar a Câmara Municipal.

 

Em Curitiba

O secretário de Desenvolvimento Ambiental de Toledo Neudi Mosconi esteve esta semana em Curitiba ao lado do prefeito Lucio de Marchi (PP), onde foi tratar dos projetos em sua pasta e que estão de vento em popa.

 

Aterro

Junto ao Instituto Ambiental do Paraná (IAP) foi tratada a questão da ampliação da licença de operação do atual Aterro Sanitário a fim de receber também resíduos de outras cidades.

 

Ajustes

Já na Sanepar foram abordados ajustes no contrato, assim como na Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), onde foi assinando o aditivo de prorrogação de prazo dos ecocentros de educação ambiental e ainda conversado sobre o convênio de R$ 2,5 milhões que poderá ser acrescido para R$ 6 milhões. Esse dinheiro será aplicado na construção do Aterro Sanitário Regional.

 

Bioenergia

Agora, a ‘menina dos olhos’ de Mosconi – a usina de bioenergia – foi discutida com o chefe da Agência Paraná Desenvolvimento, Eduardo Bechin. Nesta quinta-feira o secretário permanece na capital para novos encontros e a organização de uma viagem à Europa sobre possíveis investidores deste projeto.

 

Trabalho

De acordo com Mosconi, tudo isso só está sendo possível graças a muito trabalho e articulação. “São vários atores que precisam se encontrar para irem planejando, organizando e a ideia é começar a por tudo de pé no início do ano que vem”, disse.

 

Nota de repúdio

“A Associação Médica do Paraná solidariza-se com a Regional de Toledo e vem a público manifestar repúdio às declarações do vereador Edmundo Fernandes, daquele município, que criticou os médicos pediatras que atendem na Unidade de Pronto Atendimento Dr. José Ivo Alves da Rocha, na Vila Becker, conforme informação publicada em jornal local. Baseada em juízo de valor, a atitude denigre a imagem dos profissionais da especialidade que atuam no citado estabelecimento de saúde e atinge, de forma generalizada, todos aqueles que buscam, no dia a dia, prestar um bom serviço à população”, traz a nota encaminhada pela entidade.

Coluna do Editor 28/08/19

Médicos

Sem meias palavras o vereador Edmundo Fernandes criticou os médicos pediatras que atendem na Unidade de Pronto Atendimento Dr. José Ivo Alves da Rocha, na Vila Becker. De acordo com ele, há profissionais que ao invés de atender a população “ficam no celular. São umas queridinhas de apartamento que nojo de atender a população. Isso é inadmissível”, disparou.

 

Lanchinho

Ainda de acordo com Edmundo, tem médico que sai para fazer lanche e fica 40 minutos. “Depois a demora no atendimento é culpa do prefeito. Mas não é”.

 

Apuração

Marcos Zanetti (PDT) pediu ao presidente da Comissão de Saúde, Valtencir Careca (PP), providências “porque essa denúncia precisa ser apurada”, completou Zanetti.

 

Sem traves

“Está difícil arrumar as traves na quadra na praça Chico Mendes, ao lado da Apae. Acho que vamos ter de fazer e levar lá”. Frase do vereador Gabriel Baierle (PTB) sobre a demora para colocação do equipamento esportivo na quadra nova. “Sempre fica para a próxima semana”, desabafou Gabriel.

 

No interior

Para a vereadora Marly Zanette (PSL) as condições de algumas estradas no interior são de chorar, principalmente as de Novo Sobradinho e Novo Sarandi. “Pintam a sinalização (de trânsito) só na avenida e quando tem festa”, disparou para em seguida emendar: “Os responsáveis (pelo trânsito) têm de trabalhar”.

 

Novo visual

Cumprindo o prometido, o presidente da Câmara de Toledo Antônio Zóio (PSL) entregou o novo visual de uma sala anexa à sala de imprensa que, segundo ele, deverá ser usada para entrevistas.

 

Farra

Farra das Moções de Aplausos segue intensa na Câmara de Toledo, tanto que o Grande Expediente da sessão ordinária de segunda-feira começou às 14h50. Sem mais comentários.

 

Restrição

Sobre essa questão – das Moções de Aplausos – o vereador Marcos Zanetti (PDT) destacou haver a necessidade de se estabelecer algum critério para restringir o uso da honraria. Ele tem percebido um número cada vez maior de indicações neste sentido e pediu à Presidência para agilizar essa questão dentro do Regimento Interno. Parece que alguém, além de mim, resolveu comprar a briga. Aleluia!

 

Tempo

Ainda das sessões, tem vereador que não se contenta com os – bons – minutos dispensados para seus discursos e gosta de extrapolar o uso do microfone.

 

Viagem

Por falar em farra na Câmara, parece que agora cada vereador terá direito a quatro viagens por ano para cursos. Em tempos onde o país inteiro fala em controle de gastos, redução de custos na máquina pública, eis que os atuais legisladores dão um exemplo de que quando interessa o dinheiro é deles. Na hora de pagar a conta o dinheiro é...nosso!

 

Cirurgia

Após o resultado de uma biópsia do útero, que não foi nada bom, a vereadora

Olinda Fiorentin (PPS) ficará afastada por 15 dias para uma cirurgia, inicialmente marcada para esta sexta-feira (30).

 

Calçada

Até que enfim a calçada em torno da unidade do Sesi, ao lado do Teatro Municipal, será refeita. Esta semana toda aquela que estava em péssimas condições foi retirada.

 

Acipa

Nesta quarta-feira (28), a Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Palotina (Acipa), realizará assembleia ordinária e extraordinária, para prestação de contas e alteração no estatuto da entidade. Os associados estão sendo convocados para se reunirem às 7h15, em primeira convocação. A assembleia será realizada na sede da associação.

 

Mulher

Também nesta quarta-feira (28) acontece o encerramento da primeira etapa do projeto “Pequenas Conversas, Grandes Transformações” que atua na prevenção, informação e coerção da violência contra a mulher. O projeto foi desenvolvido pela Prefeitura de Toledo, através da Secretaria de Políticas para Mulheres.

 

Plaquinhas

O encontro será realizado no Horto Municipal, ao lado da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.  Na oportunidade estarão presentes representantes das escolas envolvidas para o momento simbólico de lançamento do Mural dos Desejos Ecológico, onde serão fixadas as plaquinhas ecológicas com desejos para o futuro e ficarão expostas na grade para visitação. A partir das 10h.

Coluna do Editor 27/08/19

Trevo Cataratas

Uma reunião com representantes do Oeste, entre eles os deputados estaduais Elio Rusch, Márcio Pacheco, Marcel Micheletto e Coronel Lee, membros de associações e grupos organizados foi realizada na última sexta-feira (23) em Cascavel. O encontro teve como objetivo reforçar a mobilização dos representantes da região em prol da remodelação do Trevo Cataratas, por meio de um acordo de leniência entre Ministério Público e empresas concessionárias do pedágio no estado do Paraná.

 

Acordo

O deputado Elio Rusch explica que o Ministério Público vem formulando um acordo de leniência com as concessionárias, o que envolve a realização de obras nas rodovias e o grupo de representantes avalia que uma das melhores opções para essa aplicação é a obra de remodelação do Trevo Cataratas, em Cascavel, onde existe o entroncamento das rodovias BR-277 (Foz do Iguaçu – Curitiba), BR-467 (Toledo), BR-369 (Corbélia) e avenida Brasil (Cascavel). “Um trevo que se tornou um ponto de gargalo”, aponta Rusch.

 

Benefício

“Junto com os deputados do Oeste, estivemos reunidos com o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, secretário de Planejamento, Valdemar Bernardo Jorge, e superintendente da Casa Civil, Gugu Bueno, para discutir o assunto. Existe o valor e entendemos que a melhor aplicação é nessa obra. O trevo é em Cascavel, mas vai beneficiar toda Região Oeste e também todos que passam por aqui, do Mato Grosso do Sul, do Paraguai, do Sudoeste e Noroeste do estado”, explica Rusch.

 

Mulheres do Bem

Sob a coordenação da empresária Thaís Sperafico, no dia 13 de setembro será realizada mais uma edição do jantar beneficente Mulheres do Bem. Será no Olinda Hotel & Eventos, a partir das 20h. Toda renda será revertida em prol da UTI Neonatal do Hospital Bom Jesus e da Fundação Waldyr Luiz Becker de apoio ao paciente com câncer.

 

Suínos

No próximo dia 9 de setembro, no Anfiteatro Dom Anuar Batisti, na PUCPR em Toledo, será realizado um workshop sobre doenças virais de importância na produção de suínos.

 

Destaque

A Prati-Donaduzzi está entre as empresas que mais se destacaram no Brasil em 2018, segundo o anuário Valor 1000, elaborado pelo Jornal Valor Econômico. A cerimônia de premiação da 19ª edição do Anuário ocorreu na última terça-feira (20), no Hotel Unique, em São Paulo (SP). 

 

Lucro

A companhia obteve no último ano, lucro líquido de R$ 69,9 milhões. A rentabilidade da indústria paranaense foi 12% superior se comparado às outras empresas do mercado farmacêutico e cosmético, setor em que a Prati-Donaduzzi disputou. Nesta categoria, a companhia paranaense ocupa o sexto lugar entre as farmacêuticas com maior rentabilidade.

 

Crescimento

Mantendo seu crescimento acelerado, a Prati-Donaduzzi encerrou o primeiro semestre de 2019 com 46 novas apresentações de medicamentos, totalizando em seu portfólio 354 produtos.

 

Pesquisa

Para elaborar o ranking do Valor 1000 foram analisadas empresas em 25 categorias. Como parâmetro para o ranqueamento foi utilizado: receita líquida, rentabilidade, critérios atuais da medida de desempenho, além da gestão do endividamento. A análise foi elaborada em parceria com a Serasa Experian e a Fundação Getúlio Vargas.

 

Números sólidos

De acordo com o levantamento, as empresas participantes cresceram. A receita, em termos reais, cresceu 12,9% em 2018 chegando a quase R$ 4 trilhões. Também houve significativa redução no endividamento. A alavancagem financeira, medida pela relação entre a dívida financeira líquida e o Ebtida, recuou 0,3 ponto percentual voltando ao patamar anterior à crise econômica de 2013.

Coluna do Editor 24/08/19

Cavalos

Toledo ainda é capaz de registrar cenas impensáveis em outras cidades. Na segunda-feira, por volta das 7h15, o trânsito na avenida Maripá, na altura da rotatória do Super Muffato, estava uma loucura. Não por causa de alguma obra ou acidente, mas sim por quatro cavalos que estavam à solta passeando em meio a carros, ônibus, caminhões, motos, pedestres e ciclistas que ficaram meio sem saber o que fazer.

 

Recape

Ainda no campo do trânsito, mas dessa vez em obras, excelente o trabalho que vem sendo pela Emdur no recape das ruas na Vila Industrial, há décadas sem receber melhorias desse nível.

 

Reajuste

A Assembleia Legislativa aprovou projeto do governo que prevê reajuste de 5,08% para os servidores públicos estaduais do Executivo, parcelado até 2022. A proposta estabelece o pagamento de 2% em janeiro do ano que vem; 1,5% em janeiro de 2021 e mais 1,5% em janeiro de 2022. O pagamento dos dois últimos índices está condicionado à disponibilidade de caixa do Estado.

 

Salários congelados

Os servidores do Executivo – que estão com os salários congelados desde 2016, e acumulam perdas de 17% – reivindicavam a reposição de 4,94% relativa à inflação de maio de 2018 a abril de 2019 retroativa a maio deste ano. O governo apresentou nova proposta, mantendo o parcelamento, com o pagamento da primeira parcela de 2% em janeiro do ano que vem. Apesar de não concordarem com os termos da proposta, no dia 13 de julho os professores e funcionários de escolas públicas estaduais decidiram suspender a greve, decisão seguida pelas demais categorias logo depois.

 

Notícia 1

Os membros do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, do Poder Legislativo de Toledo, receberam a notícia número três deste ano. Na manhã de sexta-feira (23), o vereador Leoclides Bisognin (MDB) leu o documento durante a reunião. Na Notícia, Primo João Momoli, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, protocolou um ofício em desfavor do presidente da Câmara Municipal de Toledo, vereador Antônio Zóio (PSL).

 

Notícia 2

No ofício, Momoli relata que o vereador ao conceder entrevista em uma emissora de rádio de Toledo referiu-se à sua pessoa de maneira pejorativa e utilizou o termo “mamão mole”. Pelo regimento interno do Poder Legislativo local, o parlamentar violou o artigo 29, inciso cinco, pois ele participava da entrevista na qualidade de presidente e, por consequência, em trabalho do Legislativo.

 

Notícia 3

No documento, o presidente do Conselho também relata que o presidente repassou informação falsa sobre a votação na reunião da mesa Executiva e, consequentemente, descumpriu o regimento interno. A notícia foi recebida pela Comissão e o relator Marcos Zanetti tem o prazo de sete dias para informar se a acata ou não.

 

Representação

Outra representação junto ao Conselho de Ética e Decoro da Câmara Municipal de Toledo, foi contra o vereador Ademar Dorfschmidt (MDB), condenado em primeira instância por eventuais irregularidades cometidas numa viagem para um curso em Belo Horizonte (MG), ainda em 2012, mas cuja decisão saiu apenas na semana passada.

 

Relator

De acordo com o presidente do Conselho de Ética, vereador Marcos Zanetti (PDT), na próxima sexta-feira deverá ser nomeado o relator da matéria que, em sete dias úteis, precisa dizer se acata ou não a instauração da Notícia contra Ademar. Depois, caso seja acatada, serão até mais 21 dias pra emitir um relatório.

 

Carona

Irritado com a posição de alguns colegas sobre a visita do governador Ratinho Junior a Toledo, o vereador Walmor Lodi (PR) desabafou durante a última sessão ordinária e disparou: “Quem conseguiu as verbas foi o nosso deputado estadual Marcel Micheletto. Foi quem articulou junto ao Governo do Estado” e emendou: “Sim, é dinheiro dos nossos impostos, mas se não tem quem articula o dinheiro não vem. Não adianta querer pegar carona e querer ser o pai da criança”. E fecha a conta e passa a régua.

 

Viaduto

Devido às obras do novo viaduto no Distrito de Dois Irmãos, em Toledo, de segunda até quarta-feira (26 a 28) a rodovia BR-163 terá várias interrupções total da pista entre as 7h e 19h. Por isso fica o alerta da Polícia Rodoviária Federal de mais atenção por quem for passar pelo trecho nestes dias.

Coluna do Editor 23/08/19

Consumo

Considerado o mais completo evento de varejo e consumo da América Latina, o Latam Retail Show chega à sua 5ª edição com uma série de atrações para o público. Para este ano já está confirmada a participação do governador do Paraná, Ratinho Jr., que terá um painel exclusivo no dia 28 de agosto, sobre “O Brasil com uma economia sólida e competitiva no cenário internacional em 2025”.

 

Temas

Neste ano, evento focará em grandes temas como: evolução do varejo, ecossistema de negócios da China, omnichannel, cultura, liderança, inovação, jornada do consumidor, data analytics, mercado imobiliário, eficiência operacional, shopping center, strip malls, estratégia de distribuição, meios de pagamento, blockchain, big data, entre outros.

 

Positivo

Por falar no governador, o presidente da Câmara de Toledo Antônio Zóio avaliou como muito positivo o resultado da vinda de Ratinho Júnior a Toledo no início do mês, quando liberou mais de R$ 20 milhões em recursos para municípios da região, sendo R$ 12 milhões para Toledo. Zóio destacou que este dinheiro vai ajudar muito o município, informando que fez um pedido especial a Ratinho Júnior “e o governador aceitou nosso pedido”, avaliando que isso foi um passo muito importante para Toledo.

 

Conselho de Ética

Mas o presidente do Legislativo tem apenas isso para comemorar esta semana, ainda mais porque o presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, vereador Marcos Zanetti (PDT), marcou para esta sexta-feira (23), a partir das 9h, a 8ª reunião a fim de deliberar sobre dois assuntos.

 

Entrevista

O primeiro está relacionado diretamente ao presidente do Legislativo e se trata de denúncia trazida na semana passada nesta Coluna e feita pelo presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Primo João Momoli, sobre as declarações dadas por Antônio Zóio numa entrevista à rádio Integração (AM 1.380), quando presidente comentou sobre o resultado de uma votação sobre a contratação do intérprete de Libras para acompanhar as sessões do Legislativo. Na visão de Momoli, o presidente mentiu porque, como mostra ata da reunião da Mesa Diretora, quem decidiu a parada pela não contratação foi Zóio.

 

Promotoria

O segundo assunto é um pedido do promotor Sandres Sponholz, da 4ª Promotoria de Justiça da Comarca de Toledo, do Ministério Público do Paraná, sobre a complementação de informação do pedido. O promotor quer cópias de documentos e o rol de pessoas que terá acesso ao conteúdo das informações sobre o caso.

 

Obras da segunda ponte

As máquinas para a obra de construção da Ponte Internacional da Integração devem começar a passar para o lado paraguaio em 20 dias. Uma reunião entre Itaipu, diretoria da aduana paraguaia e Receita Federal do Brasil, definiu a logística que será implementada para o transporte dos equipamentos de Foz do Iguaçu a Presidente Franco (PY).

 

Cerca

Um alerta ao setor responsável pela manutenção das cercas em torno da Sanga Panambi: o trecho localizado na rua Almir Gasperin está detonado. São vários pedaços de cerca quase no chão, facilitando a vida de quem quer fazer um ‘passeio’ em meio ao mato.

 

Iluminação

Seria bom também rever a questão da iluminação pública naquela região. Ah, e se possível uma ‘rondinha’ da Guarda Municipal ou da Polícia Militar por ali seria muito bem-vindas.

 

Festa em Maripá

Nesta sexta Maripá começa a respirar com mais intensidade os ares da 21ª Festa das Orquídeas e do Peixe. A abertura oficial está programada para as 19h30 e logo em seguida será servido um jantar à base de peixe. Às 22h tem show com a banda Buana.

 

Piscicultura

Dentro da programação da festa, também nesta sexta-feira será aberto o 18º Seminário Estadual de Piscicultura, a partir das 8h no Salão de Festas da Comunidade Católica.

Coluna do Editor 22/08/19

Agronegócio

Nesta sexta-feira (23), no Centro de Eventos Ismael Sperafico, será realizado o Circuito de Negócios Agro – Banco do Brasil 2019, que promoverá encontros com produtores rurais, assistências técnicas, gerentes de relacionamento, agentes de crédito rural, revendas, associações e demais parceiros, para divulgar os produtos e serviços do BB, aumentar o resultado em regiões com potencial de realização de negócios e expansão da agropecuária. Em Toledo o evento vai reunir agências de outros 17 municípios e será realizado das 8h30 às 17h30.

 

Carreta Agro

Uma das atrações será a Carreta Agro. Criada para percorrer todo o país, atendendo desde o pequeno ao grande produtor, a carreta tem como foco principal reforçar a proximidade do BB com seus clientes e gerar mais negócios. A Carreta Agro tem por proposta principal atuar como uma feira móvel, contando com as mesmas funcionalidades de uma agência, operando com parceiros em exposições de máquinas, implementos e insumos, realizando mais negócios. Além disso, serão apresentadas palestras técnicas sobre temas com impactos locais como sucessão familiar, mitigadores, mercado de capitais, energias alternativas, armazenagem, ILPF e tendências agro.

 

Novos horários

A partir de setembro haverá mudanças nos horários dos voos entre Toledo e Curitiba operados pela Azul Linhas Aéreas. De Curitiba a Toledo, a saída será às 8h com pouso em Toledo às 9h30. De Toledo a Curitiba, a decolagem será às 10h com chegada em Curitiba às 11h20. Até agora são12.716 pessoas que já passaram pelo Aeroporto de Toledo mantendo assim a expectativa inicial de 60 passageiros embarcados e com 54 passageiros desembarcados em média.

 

Antecipação

E para quem pretende viajar, uma dica: passagens compradas com antecedência são econômicas e viáveis. Bastar acessar www.voeazul.com.br e conferir. Também pelo fone (45) 99115-8279 (Azul Linhas Aéreas) ou (45) 3055-8701 (Administração Aeroporto). Para não perder o seu voo, o passageiro deverá estar no Aeroporto com 1 hora de antecedência para o check-in e processo de embarque.

 

Salário antecipado

Os servidores públicos de Maripá receberão a primeira parcela do 13º salário na semana passada. A medida beneficiou 300 servidores ao injetar R$ 432.889,48 na economia local. Nesta primeira parcela, que corresponde a 50% dos vencimentos, não são aplicados os descontos como Imposto de Renda e contribuição previdenciária. Os descontos serão feitos quando for depositada a segunda parte do 13º salário, em dezembro.

 

Boa gestão

Para o prefeito Anderson Bento Maria, a antecipação do benefício demonstra a boa gestão do dinheiro público. "Este é um compromisso que assumimos com os servidores que já vem sendo realizado há alguns anos e que é possível devido ao planejamento orçamentário e equilíbrios das contas públicas", destaca o prefeito.

 

Festa

O pagamento foi feito na semana que antecede a Festa das Orquídeas e do Peixe, para que todos possam aproveitar o evento com dinheiro no bolso, impulsionando a economia local. A 21ª edição do evento ocorre neste fim de semana, entre os dias 23 e 25 de agosto, no Centro de Eventos de Maripá, com uma programação repleta de atrações.

 

Censo

O presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e prefeito de Pérola, Darlan Scalco, declarou apoio à realização do Censo Demográfico 2020, realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O censo será feito a partir de 1º de agosto de 2020 e, para ser viabilizado, precisará do apoio dos prefeitos na cessão de espaços físicos e de mobiliários para os postos de coleta e a sede das subáreas, em quase todos os municípios do Paraná.

 

Dados fundamentais

Scalco disse que o censo é extremamente importante porque vai levantar dados fundamentais para todos os segmentos da sociedade, inclusive os municípios. "É importante lembrar que os repasses da principal fonte de receita das prefeituras, o FPM (Fundo de Participação dos Municípios), são definidos a partir da população de cada cidade. Por isso, é muito importante que os prefeitos garantam todo apoio ao censo para que o levantamento seja perfeito", comentou.

Coluna do Editor 21/08/19

Arbitragem

O presidente da Liga de Futebol Amador de Toledo Evandro Amorim entrou em contato e disse saber quem denunciou junto ao Ministério Público a irregularidade na empresa vencedora do processo de licitação para a arbitragem do Campeonato Amador e da Taça Mauro Maiorki, competições suspensas após a denúncia contra a empresa. Evandro destacou ainda ter certeza “que tem pessoas que são contra o futebol Amador da nossa cidade”.

 

Parceria

Ele esclarece que o campeonato não está paralisado – apenas uma rodada precisou ser adiada. “A Liga de Futebol é independente e tem a parceria de empresas privadas e dos clubes por isso segue mesmo sem o dinheiro da prefeitura”, frisou, acrescentando que a liga não tem “nada a ver com irregularidades da empresa que venceu a licitação. Se comprovarem irregularidades que sejam punidos os culpados, mas isso é o Ministério Público e a prefeitura quem tem que investigar”. O presidente afirmou também que a liga é transparente e presta conta aos clubes todo ano.

 

Casa

Sobre a vereadora Marli do Esporte, o presidente diz ter citado seu nome em relação ela disse no dia da entrevista coletiva do promotor de Justiça. “Ela disse que a Liga de Futebol está numa casa que pertence à prefeitura e que os campos de futebol são locais públicos”. Segundo Evandro, a prefeitura doou o terreno para a liga. “A casa foi construída pelos clubes. Os campos a maioria são das comunidades. Os que são da prefeitura as equipes tem concessão de uso para utilizarem”, finalizou.

 

Boletas

A Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) alerta seus associados para novos casos de fraudes de boletos bancários, gerando prejuízos aos empresários. Geralmente as fraudes ocorrem de forma eletrônica no momento da impressão da segunda via, alterando apenas a linha digitável do boleto, permanecendo as demais características do documento.

 

Não disse

O vereador Ademar Dorfschmidt (MDB) enviou um pedido de retratação alegando não ter proferido nenhuma das palavras mencionadas na matéria sobre sua condenação – e de outros três envolvidos (Expedito Ferreira, João Martins e Paulo dos Santos) – no caso da viagem para um curso em Belo Horizonte (MG), em março de 2012, publicada no último fim de semana.

 

“Perseguição”

“Em nenhum momento afirmei ao redator que a condenação se tratava de perseguição política e oura maldade do Ministério Público”. Ademar enviou ainda cópia das mensagens de WhatsApp trocadas entre ele e eu na última sexta-feira e que enviada o pedido “para que não haja nenhuma interpretação duvidosa por parte de nenhum órgão”.

 

Trecho

Em uma parte da conversa, como mostra cópia enviada pelo próprio vereador, Ademar afirma: “Outra eu sei que é por isso questões políticas...E vou falar sobre isso na tribuna”. Trecho que aliás consta do documento enviado à redação do Jornal do Oeste.

 

Ligação

O que o vereador não cita também no seu pedido, é a ligação que fiz para ele na sexta-feira para falar sobre o assunto.

 

Cerca

Recebi a visita do incansável Niulton Pegoraro, presidente da Associação Cultural e Esportiva Ouro e Prata. Confesso ser seu fã. Ele pode ter lá seus defeitos – e quem não os têm – mas é inegável a energia e a dedicação que Pegoraro possui em benefício da cidade. Sua mais recente ‘batalha’ é pela instalação de uma cerca para proteger um bosque na Vila Industrial.

 

Sem dinheiro

De acordo com ele, em conversa com a Secretaria do Meio Ambiente, a resposta teria sido que a cerca não foi instalada até agora por “falta de orçamento”.

 

Promoção

Ao invés de ficar chorando o leite derramado, Pegoraro adiantou que pretende realizar uma promoção na Ouro e Prata e arrecadar o dinheiro necessário para a colocação da cerca.

Coluna do Editor 20/08/19

Comunicação

A comunicação de verdade só existe quando há por parte do receptor da mensagem algum tipo de resposta ao emissor. E hoje quero abrir espaço para algumas mensagens recebidas dos leitores. É essa troca de informações, mesmo quando contendo algumas críticas ao nosso trabalho, é que servem de combustível para podermos seguir adiante.

 

O leitor escreve...

“Público tornando-se privado. Não conseguem entender essa separação. E, onde está a fiscalização interna? O regimento interno prevê o quê? Cabe uma CPI? Irá, ao menos, reembolsar os contribuintes/cofres públicos pelo uso indevido de bens públicos? Alô, Ministério público!”. Mensagem enviada sobre o vídeo da semana passada, quando o vereador Antonio Zóio usou a estrutura de seu gabinete na Presidência da Câmara para gravar um vídeo atirando contra tudo e todos por causa da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Doutor Ivo José Alves da Rocha, na Vila Becker.

 

Sanda

“Pimentel, aquela reclamação do lixo depositado na calçada na rua Dom Pedro II com a Atílio Formighieri está sanada. Muito obrigado. A vossa divulgação foi eficaz! Abraços”.

 

Ciscopar

A reportagem especial do Jornal do Oeste no fim de semana sobre os 25 anos de atuação do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Costa Oeste do Paraná (Ciscopar) motivou o leitor José Wammes a enviar a seguinte mensagem: “Digno de reconhecimento. Deveríamos aplaudir todos os envolvidos. Ah, uma pergunta que não quer calar: algum vereador já propôs uma Moção de Aplausos? Duvido!”.

 

Som alto

Ele ainda comentou sobre a questão do som alto, assunto abordado em algumas edições na semana passada. “Muito agradecido pelo excepcional apoio à causa da poluição sonora. Li o editorial, a vossa coluna e a matéria interna. Excelente abordagem, esclarecedora e de inestimável valor informativo à população e, oxalá, conscientização dos comerciantes/lojistas. No entanto, fundamental o poder público exercer o seu papel de fiscalização. Abraços”.

 

Cotado

Rodrigo Schalinoski, atual secretário de Administração na Prefeitura de Maripá, é um dos nomes cotados para ser candidato a prefeito em 2020. Pelo trabalho que vem realizando, sem dúvida seria um ótimo nome.

 

Agronegócio

No próximo dia 23, das 8h30 às 17h30 no Centro de Eventos Ismael Sperafico, o Banco do Brasil realiza a Etapa Toledo do Circuito de Negócios Agro. Mais informações podem ser obtidas através do site bb.com.br/agronegócios

 

Audiência

No dia 29 deste mês o Governo do Estado vai promover em Cascavel, na sede da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), uma Audiência Pública do Plano Plurianual 2020-2023. O evento será das 9h ás 11h.

 

Assuntos

O Plano Plurianual é o principal instrumento de planejamento da administração pública. Por isso, o Governo do Estado quer ampliar a discussão com a sociedade sobre o desenvolvimento rural e abastecimento com sustentabilidade e a modernização da infraestrutura do Paraná.

 

“Saia-justa”

A decisão do governo de parcelar o reajuste salarial dos servidores do Executivo até 2022 criou uma “saia-justa” entre os poderes no Estado, com o Palácio Iguaçu e a Assembleia Legislativa de um lado, e o Tribunal de Justiça (TJ/PR), Ministério Público (MP) e Tribunal de Contas (TC) do outro. É que em nome de uma suposta “isonomia”, os deputados decidiram estender aos funcionários do TJ, MP e TC, o mesmo modelo de reposição proposto pelo governo para os servidores do Executivo, com o pagamento de 2% em janeiro do ano que vem; 1,5% em janeiro de 2021 e mais 1,5% em janeiro de 2022.

 

Já!

Os funcionários do Judiciário, Ministério Público e Tribunal de Contas, porém, querem a manutenção da proposta já encaminhada ao Legislativo por esses poderes, que prevê o pagamento imediato do reajuste integral de 4,94% relativo à inflação de maio de 2018 a abril de 2019, retroativo a maio deste ano.

 

Havan

Muito provável que em 2020 a Havan inicie a construção de uma nova loja em Toledo. A ideia foi apresentada no fim de semana ao empresário toledano José Luiz (Unopar) pelo próprio dono da rede de lojas, Luciano Hang.