Coluna do Editor
Coluna do Editor 17/10/19

Lixo

Leitor

Um leitor enviou várias fotos do depósito de lixo a céu aberto no qual se transformou um trecho da Sarandi, próximo à Câmara de Toledo. Indignado, o leitor está em dúvida se o lixo foi deixado ali pelos próprios moradores ou por empresários. De qualquer forma, fica o registro para cenas como essa – infelizmente comuns em vários pontos de Toledo – não se repitam.

 

Falta de assunto

Olha, deve estar faltando assunto mais importante em Toledo, especialmente ao presidente Antonio Zóio (PSL) que toda sessão segue falando deste editor na sessão ordinária da Câmara Municipal.

 

Saúde vexatória

Bom, para não dizer que não falei de flores, ele voltou a criticar a saúde em Toledo, embora insista em afirmar que faz isso sem estar fazendo política. Segundo o vereador, há pessoas com fraturas esperando cerca de duas semanas por um ortopedista. Zóio pediu uma atenção especial ao Ministério Público ao caso.

 

Chuva

Coerente o início do discurso do vereador Albino Corazza Neto (PDT) ao pedir para que chova com maior frequência neste mês de outubro a fim de Toledo seguir na liderança do Valor Bruto da Produção.

 

Queimadas

Ainda no campo da estiagem, Vagner Delabio (PSD) citou queimadas perto do antigo CT do Toledo Esporte Clube. “Poderia ter acontecido uma tragédia”, comentou ele que ressaltou ser necessário, com as condições climáticas – extrema seca e baixíssima umidade relativa do ar – tomar um cuidado ainda maior para evitar as queimadas.

 

Academias

Gabriel Baierle (PTB) está preocupado com a falta de manutenção nas academias ao ar livre e pediu melhorias em todas, especialmente a implantação de materiais com maior durabilidade para as pessoas poderem praticar os exercícios com segurança. Gabriel disse estar sendo procurado quase toda semana por quem utiliza, daí sua preocupação.

 

Esporte

Marli do Esporte (PCdoB) elogiou o empenho de todos os servidores públicos da área esportiva da Prefeitura de Toledo na organização da fase final dos Jogos Abertos do Paraná que termina domingo (20).

 

Fim da licença

A Assembleia Legislativa confirmou a aprovação, em segundo turno, por 37 votos a 13, do projeto do governo do Estado que acaba com a licença-prêmio para os futuros contratados do Executivo e substitui o benefício por uma “licença-capacitação” para o funcionalismo atual. A proposta já havia sido aprovada na semana passada, em primeiro turno, por 39 votos a 12.

 

Aperfeiçoamento

Atualmente, os funcionários públicos estaduais têm direito a três meses de licença remunerada a cada cinco anos trabalhados. Quando não tiram essa licença, eles podem receber o equivalente em dinheiro. Pelo texto aprovado em primeiro turno na semana passada, os servidores que forem contratados pelo Estado após a entrada em vigor da lei não terão mais direito a esse tipo de licença. Já os atuais servidores que completarem o tempo de serviço necessário terão que comprovar a realização de cursos de aperfeiçoamento profissional dentro da sua área de atuação para usufruir a licença-capacitação.

 

‘Doctors in Concert’

A 2ª edição do ‘Doctors in Concert’ vai reunir duas paixões: a música e a medicina. O evento será no dia 23 de novembro às 20h30 no Empório Santa Maria com a participação de vários médicos de Toledo. Com um repertório bem eclético eles vão apresentar músicas conhecidas do público. O evento é beneficente e toda a renda será destinada a APA – Lar dos Idosos de Toledo. Os ingressos estão à venda nos seguintes estabelecimentos: Sinan (AMT), APA Lar dos Idosos, Cristina Oiveira Produção Visual, Supermercado Schorr, Restaurante Dezem, Fábrica do Pão, Empório Santa Maria, Centro Clínico Santé e Instituto Da Vinci.

Coluna do Editor 16/10/19

Muito mais

Divulgação

Preciso elogiar o empenho dos guardas municipais Celso e Ferronato que, na última segunda-feira, foram muito além de suas funções por puro amor ao meio ambiente. Preocupados com a estiagem que assola Toledo e com um dos lagos no Parque Urbano Frei Alceu completamente seco, os dois ajudaram os colaboradores da empresa terceirizada para limpeza de galerias e, literalmente, enfiaram o pé na lama para salvar os peixes que estavam morrendo pela falta d’água. Parabéns!!!

 

Pela quantidade de discursos com cunho religioso dentro da Câmara de Toledo, confesso não entender como pessoas recheadas de tamanha fé são capazes de promover debates tão superficiais e ofensivos como os que – quase – toda semana é possível acompanhar no Legislativo. É mais ou menos como está na Bíblia: Deus, perdoai-os, pois eles não sabem o que fazem. E dizem!

 

Falta de assunto

Aliás, ainda sobre os debates dentro do Legislativo, sinceramente, deve estar faltando assunto mais importante na cidade porque a maior preocupação ultimamente está com o campo jornalístico e menos com o que de fato deveria estar sendo discutido no Plenário Edílio Ferreira, que a esta altura deve estar se revirando no túmulo.

 

Desrespeito

Durante a sessão ordinária de segunda-feira, em determinados momentos, quando alguns vereadores usavam a Tribuna, havia apenas outros nove no Plenário. Já os demais...

 

Aplausos

A distribuição de Moções de Aplausos dentro da Câmara de Toledo, não é de hoje, tem sido exagerada. Mas nos últimos tempos tem extrapolado o já extrapolado limite. E, por enquanto, proposta para evitar os excessos...nada!

 

De volta

Olinda Fiorentin (PPS) voltou após se ausentar para o tratamento de um problema no útero.

 

Convite

Durante uma reunião há alguns dias, o vereador Marcos Zanetti – hoje no PDT – recebeu um convite muito firme para ingressar no PSD.

 

Encontro

E por falar no PSD, o vereador Vagner Delabio esteve em Pitanga, onde participou de um encontro com aproximadamente 200 pré-candidatos da Renovação Carismática para a eleição de 2020.

 

Semana feliz

Ele também disse ter tido uma “semana feliz” com a confirmação do empresário Beto do Allmayer como presidente do PSD em Toledo, conforme esta Coluna havia adiantado. De acordo com Delabio, realmente tinha outro grupo disputando nos bastidores o comando, entretanto, o vereador afirmou que estava muito tranquilo por saber com quem estava lidando e com a força política que tinha ao seu lado.

 

Grupo sério

Ainda segundo Vagner Delabio, esse novo comando do PSD em Toledo pretende “tirar da política o circo, o picadeiro” e que em Toledo o debate tem “se baseado e se nivelado pelo chão, pela sarjeta nos últimos tempos”. Ele criticou também a falta de seriedade na condução dos partidos e na maneira de fazer política, ao que classificou de “indecência política” e que o grupo hoje no PSD é sério e quer “acabar com a picaretagem”.

 

Audiência Pública

Nesta quinta-feira (17), a partir das 18h30, haverá uma Audiência Pública na Câmara de Toledo para discutir o Projeto de Lei n° 133, de 2019, que autoriza e ratifica a participação do município de Toledo no Consórcio Intermunicipal para a Gestão e Tratamento de Resíduos Urbanos do Oeste do Paraná.

 

Bovinocultura

No dia 25 deste mês a Secretaria Municipal de Agricultura de Toledo vai promover uma palestra sobre bovinocultura leiteira, quando serão tratados assuntos referentes à reprodução. O palestrante será o médico veterinário Ângelo Roberti Neto, que falará sobre os fatores primordiais a serem observados para a inseminação artificial, buscando uma maior eficiência reprodutiva. Além disso, fatores ligados à fêmea e que antecedem a inseminação e ainda durante o procedimento. Mais informações através dos telefones (45) 3055-8843 ou (45) 3379-5010.

 

Expo Toledo

Nesta quarta-feira (16) o prefeito Lucio de Marchi terá uma reunião com a diretoria da Sociedade Rural. Em pauta a Expo Toledo.

Coluna do Editor 15/10/19

Só a inflação

Ainda sobre o aumento das diárias na Câmara de Toledo, o presidente Antonio Zóio (PSL) lembrou que o que passou pela Mesa foi a inflação das diárias que estava desde 2013 sem corrigir. Diz ele ter conversado com o Controle Interno que determinou o índice para a correção. Como já dito: não se trata de discutir a legalidade, mas sim o momento atual.

 

Cães

O vereador Vagner Delabio (PSD) está preocupado com quem passeia com cães nos parques de Toledo, especialmente de grande porte. Disse ele ter visto cães brigando e depois quase acabou com os proprietários fazendo o papel dos animais. De quatro patas, claro.

 

Lei

Segundo Delabio, o Código de Postura do Município determina que este tipo de cachorro precisa estar com focinheira e guia e por isso ele defende a implantação de um módulo fixo da Guarda Municipal no Parque Ecológico Diva Paim Barth. Ainda de acordo com o vereador, isso poderia oferecer maior segurança à população e evitar um caso mais grave.

 

“Bomba”

Meu celular hoje é uma “bomba relógio”. A frase é do vereador Ademar Dorfschmidt (MDB) que aderiu a uma campanha contra o PP, numa prévia do que deverá dominar o debate da eleição municipal em Toledo se o vereador confirmar mesmo seu nome como candidato.

 

Irregular

Ademar citou uma eventual irregularidade na Emdur em relação à lei 13.303/2016 que, conforme o artigo 17 deixa claro não poder haver nomeação em cargo público de parente de quem ocupa cargo em partido político. Ele se referia ao atual diretor-financeiro da Emdur Hélio Luiz Nesello, pai do presidente do PP em Toledo Leandro Neselo. “Cabe ao Ministério Público acatar a denúncia”, disparou Ademar, emendando que “o PP tem uma estrutura invejável para comer dinheiro público”.

 

Datas

O detalhe neste caso específico é a data de nomeação de um (o pai) e a eleição do outro (o filho). Precisaria se verificar para, aí então, questionar a legalidade ou uma eventual irregularidade.

 

Teoria

Sobre esta perseguição de Ademar ao PP, Renato Reimann (PP) tem uma teoria muito peculiar, conforme demonstrou na sessão da semana passada quando disse que o colega “quis vir ao PP há mais ou menos dois anos e não foi aceito no partido. Eu acho que deve ser por causa disso”, comentou.

 

Irritação

A declaração provocou a irritação de Ademar, que tentou interromper o discurso de Renato. “Respeite quem está na Tribuna e se coloque no seu devido lugar. Você não é mais que os demais vereadores. Se tem irregularidade. Ninguém de nós compartilha com isso. Eu não compartilho”, disparou Renato Reimann.

 

Sem educação

Ademar tentou pedir um aparte, porém, diante da resposta negativa de Renato, o nobre vereador Ademar seguiu falando fora dos microfones e Renato parou de falar, com razão, até o colega se acalmar. E isso não aconteceu apenas uma vez. E segue o baile!!!

 

Imagem

Por essas e outras é que a imagem da classe política em Toledo anda tão desgastada, especialmente da Câmara de Vereadores, que só tem uma boa presença de público quando se distribuem dezenas de Moções de Aplauso ou então há algum projeto muito polêmico para ser votado. Caso contrário são sempre os mesmos no Plenário quase vazio.

 

Pedágio

A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Infraestrutura do Paraná (Agepar) iniciou uma série de procedimentos para a preparação do encerramento dos contratos de concessão do Anel de Integração, que deverá ocorrer em 2021. Nas análises foram identificadas discrepâncias entre diferentes parâmetros tarifários como, por exemplo, o “degrau de pista dupla” e a depreciação.

 

Contratos

O ponto de partida é um dos documentos que fazem parte dos contratos de concessão assinados em 1997, o anexo 8, que estabelece uma bonificação em caso de realização de algumas obras pré-definidas. Esse adicional teria sido considerado na expectativa de receita das concessionárias e teria tido efeito positivo para as empresas ao longo do contrato mesmo quando as obras não foram executadas.

Coluna do Editor 12/10/19

Dono da verdade

Praticamente desde o início desta Legislatura em Toledo o vereador albino Corazza Neto (PDT) parece viver num mundo à parte de seus colegas. Em quase toda sessão ele reclama de não conseguir exercer seu papel de vereador na plenitude, que seus colegas são omissos, entre outras insinuações tão repetitivas que pouca gente parece prestar atenção no que ele diz. Porém, na última sessão, o vereador Genivaldo Paes (PDT) perdeu a paciência e rebateu alegando que Corazza é quem não fiscaliza nada. “Fala pelos cotovelos. Acha que é o dono da verdade. Leva ao Judiciário que aqui tem 18 ladrões”, disparou.

 

Expulsão

Genivaldo lembrou ainda que Corazza entregou o município falido “e se quiser me expulsar do PDT pode fazer”. Sem meias palavras Genivaldo afirmou que o colega fala um “monte de inverdade achando que todo mundo é seu capacho. Se não fosse casado (da falência” na época tinha te dado um cacete”, emendou.

 

Defesa

Leoclides Bisognin (MDB) saiu em defesa do ex-prefeito e hoje vereador. Disse que Corazza cometeu ilegalidades, mas que nunca pegou um real para seu próprio bolso. Falou ainda sobre a implantação da Prati-Donaduzzi, uma empresa que faz a diferença na economia do município. “O Duílio (Genari) também deixou seis, sete meses sem pagar salário. Se nós fizermos um cômputo geral, com certeza vai sobrar muita coisa boa”, acrescentou Bisognin, afirmando ainda que, no contexto de sua história política, Corazza fez “muito pelo município e poucos farão o que tu fez”.

 

Acusações

Marli do Esporte (PCdoB) também saiu em defesa do vereador Corazza e comentou sobre erros em gestões passadas, como do ex-prefeito Derli Donin “e a gente não vê acusações”, comentou ela que citou ainda José Carlos Schiavinato na questão do IPTU, por exemplo.

Já a líder do Governo Janice Salvador (PSDB) rebateu alegando que as agressões e ataques do colega são constantes e que ele tem sido insistente num “esforço de tentar fazer colar de que não se fiscaliza ou que os vereadores são coniventes, que não fazemos o nosso trabalho. É isso que não aceitamos”. Janice disse ser necessário se mudar o discurso e reconhecer o esforço de cada um. “Ninguém está acima do bem e do mal. À medida que vamos cutucando as feridas dos outros, permitimos que os outros cutuquem as nossas também”.

 

Comércio aberto

Conforme acordo coletivo firmado entre o Sindicato Patronal do Comércio Varejista de Toledo (Sinvar) e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Toledo, o comercio de Toledo abrirá suas portas neste feriado do dia 12 de outubro (sábado), Dia das Crianças, das 9h às 16h, com objetivo de proporcionar a população um horário adequado para a aquisição dos respectivos presentes.

 

Homenagem

Quatro médicos pioneiros de municípios da região de Toledo serão homenageados este ano pelo Conselho de Medicina do Paraná por terem alcançado a marca de 50 anos de formados com histórico ético exemplar. Eles recebem o Diploma de Mérito Ético-Profissional neste domingo (13), em solenidade que vai ocorrer no Pequeno Auditório da Universidade Positivo, em Curitiba, e faz parte das comemorações alusivas ao Dia do Médico. São eles: Luís Carlos Biela e Valdemar Frederico (de Assis Chateaubriand), Gerd Treitinger (Maripá) e João Alberto Twardowski (Guaíra).

 

Energia

O servidor público Ivan Peron, hoje no Procon em Toledo, enviou a seguinte mensagem: “Lendo a sua coluna de ontem (10/10/2019) percebi as reclamações dos vereadores sobre a prestação do serviço de energia elétrica. Aqui no Procon recebemos frequentemente consumidores, principalmente os piscicultores, que dependem muito do areador e que acabam por levar prejuízos altíssimos na casa dos cinco dígitos por falhas na prestação do serviço de fornecimento de energia elétrica. Essas pessoas tem que buscar diretamente a justiça pois a Copel não reconhece sua responsabilidade por conta disto”.

Coluna do Editor 11/10/19

Denúncia

Sobre a denúncia envolvendo suposta prática de improbidade administrativa pelo vereador Antônio Zoio (PSL)), atual presidente da Câmara Municipal de Toledo, quanto ao Inquérito Civil nº MPPR 0148.19.001939-5, da 4ª Promotoria de Justiça, o promotor Sandres Sponholz enviou documento esclarecendo que “foi constatada a ocorrência de erro de digitação involuntário por ocasião da instauração da portaria que promoveu a conversão do procedimento preliminar para a modalidade investigatória, conforme apontam os documentos que acompanham este esclarecimento”.

 

Retificação

“No caso, a investigação tramita exclusivamente em face de terceira pessoa, a qual segundo consta, exercia cargo de Assessor na Câmara Municipal de Toledo na época dos fatos, com lotação junto ao Gabinete do Presidente da referida Casa de Leis. Neste sentido, reputa-se necessário o esclarecimento, enfatizando que foram adotadas providências objetivando a retificação da informação. Salienta-se também ao ensejo que o cidadão citado na matéria foi cientificado a respeito do equívoco e das medidas adotadas por este Promotor de Justiça nos referidos autos de investigação”.

 

Obras

Durante a sessão ordinária da Câmara de Toledo na última segunda-feira (7), foi apresentado o Requerimento nº 324, assinado por 17 vereadores, que solicita ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) liberação de recursos a três Centros Municipais de Educação Infantil em construção nos bairros Pinheirinho, Vila Pioneiro e Jardim Concórdia e o não repasse de recursos nos últimos meses, apontando a expectativa em torno do uso das creches e que “ toda obra paralisada implica prejuízos também às empresas, funcionários e fornecedores, gerando insatisfação e constrangimento”.

 

Providências

O documento da Câmara de Toledo ao presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), solicita “providências urgentes para liberação de recursos às três creches em construção no Município de Toledo”. O Requerimento nº 324 é subscrito pelos parlamentares Janice Salvador, Ademar Dorfschmidt, Airton Savello, Antonio Zóio, Albino Corazza Neto, Edmundo Fernandes, Gabriel Baierle, Genivaldo Paes, Leandro Moura, Leoclides Bisognin, Marcos Zanetti, Marli do Esporte, Marly Zanete, Pedro Varela, Renato Reimann, Vagner Delabio, Valtencir Careca e Walmor Lodi.

 

Resumo

O vereador Marcos Zanetti (PDT) fez uma breve prestação de contas sobre a viagem feita a Curitiba na semana passada. Ele esteve no Centro de Referência de Informação para refugiados e disse não ser possível “fechar os olhos para a situação do estrangeiro em Toledo porque existe uma corresponsabilidade em oferecer o mínimo de dignidade”. Zanetti disse ainda ser necessário estudar a legislação, pois é importante para poder agir de maneira correta e que pretende apresentar em breve alguns projetos neste sentido.

 

Mais encontros

O vereador também esteve na Cohapar, onde foi em busca de informações sobre a habitação popular em Toledo. Ainda se reuniu com José da Silva Thiago, superintendente do Dnit sobre a demanda às margens da BR-467 – entre os viadutos da Parigot de Souza e a Egydio Munaretto. “Precisamos imaginar que a cidade vai passar para o outro lado e é preciso pensar na questão do acesso e na logística para o futuro”, disse Marcos Zanetti, ressaltando existirem muitos protocolos de pedido por áreas industriais junto à Secretaria do Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Toledo.

 

Na Assembleia

Por fim ele esteve na Assembleia Legislativa, onde se reuniu com os deputados Márcio Pacheco, Nelson Luersen e Goura sobre a liberação de recursos para Toledo.

 

Exemplo

Este tipo de atitude de Marcos Zanetti deveria ser seguida por outros vereadores quando retornam de viagens, especialmente quando vão a cursos com dinheiro público.

 

Requerimento

Ainda sobre viagens, como existe dentro da Câmara de Toledo um bom número de vereadores – Zanetti não incluído neste pacote, importante frisar – que adora bater no peito e alardear ser necessário aumentar o número de viagens para mais “encontros políticos” para se buscar recursos para Toledo, quem sabe alguém não poderia apresentar um Requerimento a fim de um levantamento sobre a quantia de recursos vinda para a cidade graças a estes “nobres deputados representantes de Toledo”. Fica aí a sugestão.

 

Mais um?

Depois do aumento das diárias e da proposta para aumentar o número de viagens, parece que tem vereador em Toledo ‘doidinho’ para apresentar um projeto que prevê o aumento de servidores públicos de carreira dentro do Legislativo.

 

Descompasso

O problema parece ser a diferença existente hoje entre nomeados e efetivos.

Coluna do Editor 10/10/19

Novos filiados

Divulgação

Na noite da última segunda, o PSD de Toledo se reuniu na sede do clube Mexa-se para receber convidados e novos filiados, entre eles Lídio Michels (atual secretário da Agricultura), que durante muitos anos permaneceu filiado ao PDT.

 

Mensagem

O assessor de Governo da Prefeitura de Toledo Paulo Guaraná enviou a seguinte mensagem: “Bom dia meu caro. A polêmica instaurada recentemente e a fala da líder de governo (Janice Salvador) na Tribuna (da Câmara Municipal) remeteram-me à famosa citação de Thomas Jefferson, 3º presidente dos Estados Unidos”.

 

Frase

A frase é mais ou menos essa: “E quando tivermos de decidir entre governos sem jornais ou jornais sem governo, eu não hesitaria nem um segundo em escolher a segunda opção”. E também a parte final de seu discurso, menos famosa, mas não menos importante: “Mas, eu gostaria que cada homem (cidadão) tivesse a capacidade de ler (e entender) o que recebe destes jornais”.

 

Amadurecimento

Paulo Guaraná completou: “Precisamos amadurecer, e muito, como sociedade”. Concordo!

 

Iluminação

O vereador Ademar Dorfschmidt (MDB) parece ter decidido iniciar uma batalha contra o que considera duplicidade da cobrança da taxa de iluminação pública em Toledo. Isso porque, de acordo com ele, a Copel cobra na conta e a Prefeitura no IPTU. Diz o vereador que vai apresentar um requerimento ao Ministério Público “Se isso está acontecendo, um dos lados terá de ressarcir o cidadão”.

 

Rural

Já Leoclides Bisognin (MDB) comentou que na área rural, onde não há nenhum poste perto da propriedade, houve em alguns casos até a devolução da cobrança indevida, além da suspensão da cobrança.

 

Sem energia

Ainda no campo e sobre energia elétrica, Renato Reimann (PP) criticou a constante falta de energia no interior, que para ele tem sido um problema sério porque atualmente aviários e chiqueirões são praticamente todos automatizados. O vereador citou o exemplo de Lageado, que permaneceu quase 22 horas sem energia.

 

De volta

Reimann comentou também sobre o distrito de Vila Nova, “onde quando o tempo fecha cai a energia com frequência e a demora tem sido em torno de duas horas para retornar, mesmo com uma subestação no distrito”. Segundo o vereador, o problema havia sido solucionado ano passado, porém, tudo voltou como era antes.

 

Promessa

E já que estamos falando de luz, preciso dar um puxão de orelhas no secretário André Alcará (Esportes e Lazer) por causa da – má – iluminação no campo de rugby na Vila Industrial. A equipe treina normalmente à noite, quase que literalmente, haja vista a precariedade da iluminação do campo. Havia uma promessa de troca das lâmpadas queimadas, algo que aparentemente até o momento não aconteceu. E olha que estamos às vésperas do início da fase final dos Jogos Abertos do Paraná em Toledo.

 

Ponto crítico

Sobre o trânsito em Toledo, um aviso aos responsáveis pelo setor: olhem com carinho para o cruzamento da Nossa Senhora do Rocio com a Independência, ao lado do Colégio La Salle. Ali tem sido frequentes os acidentes, alguns deles só não mais grave por milagre.

 

Contra

Dentro do corpo docente da PUCPR em Toledo, parece haver um professor bastante chateado com o governo de Jair Bolsonaro. Até aí tudo certo, afinal, cada um tem o direito de criticar quem bem entenda, desde que isso não aconteça na sala de aula, que é um lugar de aprendizado e não para fazer apologia contra o presidente da República do Brasil ou contra quem seja, especialmente disparando impropérios e algumas inverdades.

 

Valores

Aliás, este é apenas mais um exemplo de que algo está errado dentro da PUC em Toledo. Recentemente um vídeo – de um rapaz totalmente nu – durante um encontro de psicologia chocou grande parte da comunidade, especialmente dentro da própria instituição que, por ser administrada por uma entidade católica, ainda tenta preservar alguns valores morais. Ao menos tentava até pouco tempo.

Coluna do Editor 09/10/19

Inverdades

Na sessão de segunda-feira (7), o presidente da Câmara de Toledo, vereador Antonio Zóio (PSL), usou grande parte do seu tempo para me atacar e também ao Jornal do Oeste. Disse que “pré-candidatos a vereador que tentam falar inverdades” como o que estava escrito no “Jornal do PP” disse o presidente do Legislativo ao mostrar a edição do fim de semana do Jornal do Oeste que tratava sobre o aumento das diárias no Legislativo e a possibilidade de ampliar o número de viagens das atuais duas para até quatro por ano.

 

Secretária

“O editor deste jornal tem a mulher de secretária (na Prefeitura de Toledo)”, afirmou Zóio. No caso, mais precisamente a Secretaria de Política para Mulheres.

 

Orgulho

É a mais pura verdade. Minha esposa Larissa Ribeiro da Silva é secretária da Mulher e nunca escondi isso de ninguém. Aliás, tenho o maior orgulho do trabalho desenvolvido por ela que é de uma capacidade muito acima da média e faz um trabalho muito digno, isso mesmo com um dos mais baixos orçamentos hoje dentro da Prefeitura de Toledo.

 

Diálogo

Aliás, sobre este assunto, embora não diga respeito a ninguém, muito menos ao verborrágico presidente do Legislativo, eu e minha esposa evitamos falar sobre assuntos profissionais dentro de casa, até porque isso tem nos ajudado a manter nosso casamento de maneira muito, mas muito feliz.

 

Crime?

E se minha esposa ocupar um cargo público for algum crime, o nobre vereador – assim como outro colega dele que adora tocar no assunto quando me envia mensagens por WhatsApp – tem toda prerrogativa de investigar e denunciar a quem é de direito se houver alguma irregularidade, até porque minha esposa já havia ocupado outros cargos dentro da Prefeitura de Toledo e foi uma das grandes responsáveis por organizar a Central de Especialidades há alguns anos.

 

Trabalho

Ainda sobre o assunto, a líder do Governo, vereadora Janice Salvador (PSDB), afirmou ser compreensível algumas coisas ditas no Plenário da Câmara, entretanto, sobre a questão da minha esposa ela considerou um exagero, ainda mais porque, como ela mesma disse, todos sabem dessa condição. “Larissa é uma grande secretária, é psicóloga, tem conhecimento, articulação e condições de fazer um bom trabalho e não se trata de matéria em discussão”.

 

Informação

Janice afirmou ainda – e concordo com ela - que “o Márcio Pimentel seja responsabilizado por aquilo que ele diz”, entretanto, deixou claro que o material publicado no fim de semana não tem nada de errado. O único deslize foi que a proposta não entrou em votação, “mas os valores procedem, os votos procedem, as discussões procedem. Não me parece ser ruim que a comunidade saiba dessa informações (sobre as diárias e as viagens). A comunidade tem direito. Não se trata de irregularidade ou erro. O vereador que desejar ter acesso a essas diárias, fazer os deslocamentos e participar dos cursos não há problema nenhum e é isto que está aqui (no jornal)”, afirmou a líder do Governo.

 

Público

Janice Salvador comentou ainda se tratar de recurso público e, portanto, precisa ser bem explicado seu gasto “até porque cada vereador tem o valor moral de aperfeiçoar seu mandato”.

 

A favor

Claro que Ademar Dorfschmidt (MDB) não pensa assim e disse que “alguns jornalistas acabam se equivocando, não se sabe se é por interesse partidário ou se há equívoco mesmo”. O assunto era a questão das diárias. Ademar lembrou que quem estipula é a Mesa Diretiva e na Comissão de Finanças e Orçamento apenas se discutiu a questão do deslocamento. Adiantou que votará favorável ao aumento.

 

Cachorro

Agora, numa coisa concordo com o nobre presidente da Câmara de Toledo: ninguém chuta cachorro morto!

 

Diária

Ainda sobre o valor das diárias da Câmara de Toledo, na Polícia Rodoviária Federal a diária mais alta, para ser usada em capitais onde o custo de vida é maior, atualmente está em R$ 220,00.  Viagens ao interior se paga R$ 178,00.

 

Denúncia

E por falar no presidente da Câmara, há – mais – uma denúncia contra Antonio Zóio por ato de improbidade administrativa por excesso de abuso da função pública para facilitar atendimento e prioridade – Inquérito Civil nº MPPR-0148.19.001939-5, instaurado no último dia 2 de outubro. O promotor responsável é Sandres Sponholz.

 

Prêmio

Nesta quarta-feira (9), às 19h, a jornalista Edna Nunes vai receber o prêmio pela obra “A Dor Francesa”, dentro do Concurso Edy Braun. O valor do prêmio será doado à causa dos refugiados em Toledo.

 

Atestado

A vereadora Olinda Fiorentin (PPS) segue afastada com atestado médico dos trabalhos no Legislativo. Insisto: por que não deixar esse espaço para um suplente assumir por um período?

Coluna do Editor 08/10/19

Estrada do Colono

Na noite da última sexta-feira (4), mais de 100 pessoas se reuniram na Fundação Cultural de Foz do Iguaçu para dialogar acerca da criação da Estrada-Parque, a partir do Projeto de Lei n° 984/2019, de autoria do deputado federal Nelsi Coguetto Maria (PSD), mais conhecido como Vermelho. Estiveram presentes representantes de empresas, do setor público, de Organizações Não Governamentais (ONGs) e da sociedade civil. O evento foi organizado pelo Coletivo Educador Municipal de Foz do Iguaçu (CEMFI) e pelo Observatório Educador Ambiental Moema Viezzer, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), com o apoio do Parque das Aves.

 

Progressistas

De olho nas eleições do ano que vem, os Progressistas realizaram nesta segunda-feira (7) mais um encontro para filiar novos integrantes e futuros candidatos. O evento foi na sede do partido, em Curitiba, e contou com a presença da presidente estadual da legenda, deputada Maria Victoria, do deputado federal Ricardo Barros e da ex-governadora do Paraná, Cida Borghetti. Maria Victoria afirmou que todos os meses o partido fará atos de filiação para receber novos integrantes. No início de setembro mês passado, o PP filiou mais de 250 lideranças de Curitiba.

 

Fortalecimento

“Estamos fortalecendo nosso time com pessoas interessadas em construir uma sociedade cada vez mais digna e justa. Pessoas preocupadas com o desenvolvimento das cidades e com a melhoria das condições de vida de quem mais precisa”, disse Maria Victoria.

 

Varrição

De acordo com o vereador Genivaldo Paes (PDT), não houve varrição das ruas no Jardim Bressan e César Park por pelo menos três semanas. “E quem assinou a planilha que é semanal. Alguém assinou”, criticou ele.

 

Energia

A energia elétrica é um dos principais custos para a operação de estabelecimentos comerciais e industriais. No entanto, a regulamentação do setor elétrico já permite que grandes empresas negociem seus contratos no Ambiente de Contratação Livre – o chamado Mercado Livre – possibilitando uma economia de até 25% nos gastos com energia.

 

Em Toledo

Em outubro, técnicos da Copel Energia – braço de comercialização de energia do grupo Copel – percorrem várias cidades do interior do Paraná para divulgar as vantagens de migrar para o Mercado Livre. Nesta quarta-feira (9), eles falam a empresários na Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), das 14h às 16h. A entrada é franca.

 

13º

O prefeito Lucio de Marchi (PP) anunciou na última sexta-feira (4) o adiantamento do pagamento do salário do mês e da segunda parcela do 13º salário dos mais de 3.500 mil servidores públicos municipais de Toledo. A primeira parcela foi paga em 31 de julho.

 

Datas

Considerando que no dia 28 de Outubro se comemora o “Dia do Servidor Público”, ficou determinado que os créditos dos vencimentos sejam feitos antecipadamente para este dia. Em novembro, será realizado o pagamento da segunda parcela do 13º salário definido para o dia 20 de novembro, e o pagamento mensal no último dia útil do mês, no dia 29 de novembro. Para o mês de dezembro, os pagamentos aos servidores serão realizados no dia 23. A Secretaria de Recursos Humanos, comunica aos servidores públicos que todos os cartões ponto devem ser entregues até o quinto dia útil de cada mês.

 

Valorização

“Essa é uma forma de valorizar os competentes profissionais que ajudam no desenvolvimento de Toledo. Além da valorização, é uma forma de respeito o pagamento dos créditos adiantados”, destacou Lucio.

 

Delícia!!!

A primavera mal começou e os termômetros já atingiram 34 graus, informação registrada pelo Simepar. Com tanto calor, nada melhor que um picolé geladinho. Uma paleta mexicana então é melhor ainda! E na última sexta-feira (4) a equipe de redação do Jornal do Oeste recebeu uma deliciosa – e gelada – surpresa da D’Kilo Sorvetes. Obrigado pelo presente!!!

Coluna do Editor 05/10/19

Nova dupla?

(Leitor)

A foto mostra o encontro de Rodrigo Salles com Adelar ‘Pelanka’ Holsbach, domingo passado na festa em São Miguel. Seria apenas mais um encontro entre amigos ou a formação de uma nova dupla visando a eleição municipal de 2020 em Toledo?

 

Discurso

Transcrevo na íntegra parte do discurso do vereador Edmundo Fernandes (PRB) da última sessão ordinária na Câmara de Toledo porque, na Coluna de quinta-feira, escrevi que ele acusou o colega Ademar Dorfschmidt (MDB) de ter hackeado seu celular.

 

Abre aspas

“Muitas vezes briga pequena. Picuinha aqui dentro dessa casa. Jogo de vaidades sim. Jogo de vaidades sim. Eu tenho minhas ‘advergências’ com algumas coisas, mas eu não trago aqui para dentro dessa Casa. Eu sei muito bem como Ademar Dorfschmidt aí é cassado. Faz fake news pra poder procurar o vereador Edmundo. Mas eu não tô nem aí. Hackeia meu Face. Vira uma bagunça. Manda mensagem pra mim de madrugada dizendo que vai me pegar, que vai fazer isso. Moto passa de frente de casa. Faz estouro. Por mim pode fazer porque o Deus que eu sirvo é muito maior” e seguiu Edmundo.

 

Irritado

Ademar, com razão, ficou irritado e, ao invés de querer me pagar um curso para redes sociais, poderia ajudar o nobre colega a não misturar as coisas, ainda mais quando os ânimos estão bastante acirrados dentro da Câmara Municipal. Fica aqui o devido registro daquilo que foi dito e o contexto de onde foi tirada a nota. Fica também o registro que a pontuação no português pode mudar muito o contexto de uma frase.

 

Democracia

Poderia eu transcrever também a conversa de Ademar e as ameaças feitas, entretanto, prefiro manter o que respondi a ele: “olharei – e olhei – de novo o vídeo...e se tiver que fazer alguma correção a farei sem problema algum...entendo seu nervosismo e torço para que fique bem e dê tudo certo em seus projetos pessoais e políticos”. Olhei, ouvi atentamente, e está aí.

 

Outubro Rosa

Começa neste sábado (5), em Toledo, a Campanha Outubro Rosa, que tem como objetivo prevenir o câncer de mama. Para motivar as mulheres a cuidarem melhor de si mesmas, fazendo exames preventivos, a Secretaria Municipal de Saúde preparou uma programação especial neste mês.  “A prevenção é importante durante todo o ano, mas o Outubro Rosa é um marco para que as mulheres não se descuidem, este cuidado deve ser permanente”, destaca a secretária de Saúde Denise Liell.

 

Onde fazer o exame

O acompanhamento da saúde da mulher é feito nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), onde as equipes agendam a mamografia.

 

Palestra

Por falar em Outubro Rosa, o Núcleo da Mulher Empreendedora, com apoio da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), realiza na próxima terça-feira (8) uma palestra com o tema “A Prevenção Sou Eu”, a partir das 19h30. Palestrantes confirmados: Ionara Barcelos (médica especialista em reprodução humana), Solaine Marques (nutricionista esportiva), Karoline Hoffmann (consultora de imagem) e Débora Brand (psicóloga). Mais informações através dos telefones (45) 3055-4635 ou (45) 99931-0694.

 

“Sábado das Crianças”

O projeto “Sábado das Crianças”, realizado por meio de uma parceria entre a Pontifícia Universidade Católica (PUCPR) Câmpus de Toledo e o Centro de Artes e Esportes Unificados de Toledo (CEU), promoverá atividades diferenciadas para celebrar o Dia das Crianças. A edição especial acontece neste sábado (5), e contará com atividades de interação do grupo.

 

Almoço especial

Borges de Medeiros, esquina com a Barão do Rio Branco, na Vila Industrial. Este é o endereço de um dos melhores almoços que você vai encontrar neste sábado em Toledo. Ali fica o Chico’s Restaurante, comandado pelos meus amigos Vagner e Silvane. Cardápio variado, atendimento especial, ambiente climatizado, enfim, ótima opção para sair de casa.

Coluna do Editor 04/10/19

Solidariedade

Divulgação

A foto registra mais uma reunião do Solidariedade em Toledo e, de acordo com Givanildo Dalabrida, o partido continua realizando suas reuniões mensais em busca de novos pré-candidatos, entre eles pessoas que já se candidataram por outras agremiações “pensando em fortalecer o partido”, comentou.

 

Cultura

O conselheiro da Cultura Ivan Peron está na bronca porque esta semana, através de ofício, foi cancelada a reunião ordinária do Conselho da Cultura de Toledo deste mês. De acordo com Ivan, a medida fere o Regimento Interno, “que é um Decreto Municipal”. Para ele o pior é que nenhum outro conselheiro questionou a decisão, nem mesmo o secretário Odemilson Santos, “como se não tivéssemos nada para discutir”.

 

Eleição

O motivo alegado é que em outubro será realizada a Conferência Municipal da Cultura “que na verdade é só para realizar a eleição dos novos membros do conselho para o mandato que inicia no ano que vem”, completou Ivan Peron.

 

Comunicação

Para o vereador Genivaldo Paes (PDT), as ações que o prefeito Lucio de Marchi (PP) faz não aparecem como deveriam porque falta um Departamento de Comunicação com maior capacidade. “Até agora eu não vi mostrar o recape em vários bairros do município. Quando não mostra a população não vê”.

 

Sapo

Genivaldo ainda foi irônico ao afirmar que existe um “sapo enterrado de barriga pra cima” em Toledo pela quantidade de obras do Estado que começam e não terminam. O mais novo caso é o da escola no Jardim Gisela, abandonada.

 

Investigação

A líder do Governo na Câmara de Toledo, vereadora Janice Salvador (PSDB), reforçou seu discurso de que, caso exista algo errado, precisa ser denunciado e investigado. “Cada vereador precisa cumprir seu papel”, disse ela, ressaltando que a diferença é que ela, Janice, faz as cobranças direto a quem é de direito, sem gritaria ou escândalo.

 

Ingenuidade

Janice foi categórica ao destacar não existir administração pública que aconteça tudo como deveria ser. Acreditar nisso seria muita ingenuidade e pensar se viver numa ilha da fantasia. “E isso não existe”, emendou a vereadora que em seguida disparou: “Quando as denúncias são dirigidas ao prefeito já se define até mesmo a punição, isso sem ouvir ninguém, mas quando se faz alguma crítica ou denúncia contra um vereador, aí se trata de perseguição e tentativa de calar este ou aquele”.

 

Exemplo

O projeto Pequenas Conversas, Grandes Transformações, realizado pela Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, numa primeira etapa com alguns alunos das escolas estaduais em Toledo, está bem cotado para ser implantado em todo o Paraná. Mérito total da – pequena – equipe da secretaria que esteve a um passo do fechamento e, por iniciativa do prefeito Lucio de Marchi, foi mantida aberta e agora começa a render bons frutos.

 

Meia Maratona

Na próxima quinta-feira (10), a partir das 19h, haverá uma reunião na Casa da Amizade, no Jardim Porto Alegre, sobre a realização de mais uma Meia Maratona.

 

Segurança

O governador Carlos Massa Ratinho Junior, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, e o secretário estadual da Segurança Pública, coronel Rômulo Marinho Soares, cumprem uma extensa agenda nesta sexta-feira (4) em Curitiba e São José dos Pinhais. A pauta é o acompanhamento das ações do projeto Em Frente, Brasil de combate à criminalidade violenta.

 

Compromissos

Os compromissos começam pela manhã, no Encontro do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Justiça, Cidadania, Direitos Humanos e Administração Penitenciária, que está sendo realizado no Palácio Iguaçu.

Em São José dos Pinhais, haverá reuniões com o prefeito do município, Toninho Fenelon, e os comandos das equipes de segurança da União, estados e município que atuam em conjunto no projeto-piloto iniciado pelo Ministério em 30 de agosto.