Coluna do Editor
Coluna do Editor 09/05/19

Hospital Regional

A ação ajuizada pelo promotor público Sandres Sponholz esta semana pode ter sido a ‘pá de cal’ sobre a possibilidade de abertura mais rápida do Hospital Regional, um problema que precisa ser solucionado o quanto antes. Concordo com o promotor quando ele aponta que o assunto precisa deixar de ser tratado como plataforma política e ser encarado de maneira mais técnica, entretanto, essa ação praticamente sepulta novos apoios. Ao menos dentro dos próximos meses.

 

Prazo exíguo

Além disso, o prazo para funcionamento da unidade é exíguo. Faltam menos de quatro meses e, sinceramente, acredito ser quase impossível que isso aconteça conforme o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado entre a Prefeitura de Toledo e o Ministério Público.

 

União

O problema existe e precisa ser solucionado. De nada adianta ficar culpando este ou aquele agora. É hora de união dos esforços de toda a sociedade, e aí incluindo a região inteira que será beneficiada pela obra quando ela finalmente funcionar. Quando me refiro a todos é a todos mesmo, prefeitos, vices, vereadores, deputados, lideranças empresariais e, claro, membros do Ministério Público e da Justiça.

 

Apac

Um bom exemplo de que quando a sociedade se une é possível buscar soluções para questões espinhosas é a construção da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac). Não fosse a determinação da juíza Luciana Lopes do Amaral Beal e de integrantes do Conselho da Comunidade – e aqui uso como figura simbólica o empresário Ramassés Mascarello – quem sabe até hoje a ideia não passasse apenas de um sonho.

 

Realidade

Hoje a sede da Apac em Toledo está se tornando realidade graças ao apoio de muitas mãos.

 

Exemplo

Quem sabe o exemplo da Apac não sirva de modelo – e inspiração – para se abrir finalmente o Hospital Regional e os eventuais culpados que sejam punidos no tempo certo.

 

Metodologia diferente

Ainda sobre a Apac, desde o início acreditei no projeto porque compreendi se tratar de uma metodologia diferenciada, de valorização humana, oferecendo, aos condenados, condições de recuperação. Seu propósito é de proteger a sociedade, socorrer as vítimas e promover a justiça.

 

Visita

E nesta quarta-feira (8), ao lado do engenheiro responsável pela obra, Ernani Magnabosco, do diretor-administrativo do Jornal do Oeste Armando Staudt Manfroi e da jornalista Graciela Alves, visitei o canteiro de obras e, confesso, fiquei ainda mais satisfeito em ter apoiado a causa.

 

Modelo

Ernani explicou cada detalhe dos blocos em construção e frisou que Toledo está servindo de modelo para outras Apacs país afora.

 

Coaf

O deputado federal Rubens Bueno (Cidadania-PR) afirmou nesta quarta-feira (8) que o funcionamento do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) dentro da estrutura do Ministério da Justiça é fundamental para o aprimoramento do combate à corrupção no país. Em reunião da Executiva Nacional do Cidadania, o partido fechou questão em torno da proposta do órgão ficar sob o comando do ministro Sérgio Moro, como está previsto na Medida Provisória (MP-870/2019) que reorganiza a estrutura administrativa do Poder Executivo e que está em análise no Congresso.

 

Utilidade pública

A Prefeitura de Toledo alerta sobre a mudança de horário da coleta de lixo. Os setores são os seguintes: Jardim Porto Alegre, onde a coleta é feita às segundas quartas e sextas diurna, manterá os mesmos dias, porém em período noturno. No Concórdia, Carelli e Independência, onde a coleta acontece na terça, quinta e sábado, em período diurno, serão nos mesmos dias, entretanto, em período noturno. A previsão de início, de acordo com o secretário Neudi Mosconi, será a partir da próxima segunda (13).

Coluna do Editor 08/05/19

Turismo

Nesta quarta-feira (8), a partir das 8h30, o Sebrae/PR vai promover o Workshop gratuito sobre Turismo de Inovação, Negócios e Tendências para empresários da região oeste paranaense. Os convidados serão recepcionados com café da manhã e, na sequência, participarão de uma palestra com a consultora de negócios e coordenadora estadual de Turismo do Sebrae/PR, Patricia Albanez sobre Tendências em Turismo para o ano de 2019.

 

Programação

Depois, haverá um talk show com empresários locais que abordarão as áreas de eventos, negócios e gastronomia. Ao final, a programação ainda abordará a apresentação do Selo de Qualidade do Turismo no Paraná e haverá espaço para rodada de negócios entre os participantes. O evento é gratuito e ocorrerá das 8h30 às 12h30, no Abbey Road Pub (Rua da Faculdade, nº 1295).

 

Milho

Na safra de 2018, o Paraná detectou casos de estria bacteriana em lavouras de milho. A doença foliar, causada pela bactéria Xanthomonas vasicola pv. vasculorum, reduz a área fotossintetizante da planta. O oeste do Estado, polo do agronegócio, não está livre da doença e a preocupação sobre o impacto que ela pode causar nos resultados da colheita e como isso pode interferir no mercado.

 

Alerta

“Essa doença gera novos desafios no campo da pesquisa, porque não há muito conhecimento sobre ela. Sabe-se que a maioria dos híbridos não é resistente  e que possivelmente a sobrevivência ocorre na palhada de uma safra para outra.  A semente do milho, possivelmente, seja uma fonte de dispersão do patógeno, mas não temos confirmação”, alerta o professor do curso de Agronomia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), no Câmpus de Toledo, Renato Tratch.

 

Dia de campo

O milho safrinha será o tema do Dia de Campo promovido pela PUCPR em conjunto com as empresas Riber e KWS. Uma das estações técnicas tratará exclusivamente sobre a estria bacteriana. O evento, que deve contar com a participação de mais de 350 técnicos, acontece entre os dias 13 a 16 de maio na Fazenda do Câmpus de Toledo.

 

Em Curitiba

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) deve vir a Curitiba na próxima sexta-feira (10), para participar da Cerimônia de Ativação do Centro Integrado de Inteligência de Segurança Regional Sul. Esta deve ser a primeira visita de Bolsonaro à capital paranaense como presidente. De acordo com a assessoria do governo do Paraná, o evento está marcado para ocorrer entre 17h30 e 18h30, no Palácio Iguaçu. O governador Ratinho Junior (PSD) deve recepcionar o presidente.

 

Em Foz

Antes, nesta quinta-feira (9), Bolsonaro deve vir a Foz do Iguaçu. O governo do Estado confirmou que o presidente participará de um evento para lançamento do programa Escola Segura, do governo Ratinho Jr, onde policiais reformados passarão a fazer a segurança de algumas escolas da rede estadual de ensino. Na sexta, antes de embarcar para Curitiba, Bolsonaro participará de um evento para lançar a “pedra fundamental” da construção de uma segunda ponte para ligar o Brasil ao Paraguai.

 

Marco

O encontro dos presidentes está marcado para as 13h, no Marco das Três Fronteiras, na região do Porto Meira, em Foz do Iguaçu. Participam da cerimônia ministros de Estado, diretores e conselheiros da Itaipu, representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e do governo do Paraná, entre outras autoridades.

 

Mão única

O vereador Walmor Lodi (PR) apresentou proposta para que seja feita a conversão em via de sentido único na rua Zulmir Longhi, no trecho entre a rua

Augusto Formighieri e a avenida Parigot de Souza, no Jardim Santa Maria. Segundo ele, a rua Zulmir Longhi apresenta fluxo de veículos nas duas mãos de direção e estacionamento nos dois lados da via, dificultando a trafegabilidade, bem aos moradores em sair ou entrar na garagem de suas residências.

 

Saúde

Em 99,9% do tempo ao qual os vereadores de Toledo tiveram direito na sessão ordinária de segunda-feira, o assunto foi saúde pública, como se Toledo vivesse um verdadeiro caos no setor, algo que, apesar de alguns problemas, está bem longe de ser uma realidade.

Coluna do Editor 07/05/19

Visita

Márcio Pimentel

No sábado pela manhã, o deputado federal Aroldo Martins (PRB), Luiz Ferreira e Cristiano Jardim visitaram o Jornal do Oeste, onde foram recebidos pelo diretor-administrativo Armando Staudt Manfroi. Entre os vários pontos conversados, o parlamentar defendeu a Reforma da Previdência e disse acreditar que ela será aprovada em breve na Câmara.

 

Ajustes

Para isso, de acordo com Martins, serão necessários pequenos ajustes.

 

Candidatura

Aroldo Martins ainda falou sobre a ideia do PRB em lançar candidatos em Toledo. Há, segundo ele, a possibilidade de se ter nomes para prefeito ou vice, além, é claro, de uma chapa muito forte para vereadores.

 

Novo nome

Ah, e a partir desta segunda-feira (6), o PRB passou a se chamar oficialmente de Republicanos.

 

Educação

A Conferência Municipal da Educação de Toledo será realizada entre os dias 16 e 17 de maio no Campus da Unipar localizado na avenida Parigot de Souza. A presidente da CME Eliana de Fátima Buzin reforça que as inscrições foram prorrogadas até esta quarta-feira (8).

 

Inscrições

O evento tratará sobre a avaliação do plano municipal de educação, estratégias e metas que estão previstas entre as décadas de 2015 a 2024. Aos interessados, as inscrições podem ser feitas por meio do site da prefeitura de Toledo www.toledo.pr.gov.br, basta acessar para mais informações e consulta ao formulário de inscrição.

 

Contribuição

O principal objetivo da conferência é monitorar e avaliar as ações do poder público. “Essa é a quarta edição da conferência municipal de educação que tem sempre um grande objetivo de reunir as instituições de educação infantil, até o ensino médio para que possam contribuir”, destaca Eliana.

 

Cultura

Visitei o secretário da Cultura de Toledo Odemilson Santos, que ressaltou sobre as obras na recuperação do piso no Teatro Municipal que deverão começar dentro de mais uns dois meses aproximadamente. Além disso, o secretário destacou a licitação para o conserto do sistema de ar-condicionado do local, também em fase bem adiantada. Duas notícias excelentes!

 

Conta

O vereador Marcos Zanetti (PDT) disse ter apresentado ao Ministério Público Estadual o pedido de abertura de inquérito civil quanto à Sanepar e à Agepar por causa da onda de protesto contra o aumento na conta da água. Ainda de acordo com o vereador, após uma análise do contrato entre a estatal e o município, Zanetti disse ter encontrado uma brecha jurídica em relação à taxa mínima de 10m³.

 

Demagogia

Já Ademar Dorfschmidt (MDB) preferiu lembrar de quando apresentou proposta semelhante para a redução da tarifa da energia elétrica foi alvo “de comentários de um colega nas redes sociais” o chamando de demagogo, mas que hoje a ação acontece em 155 municípios do Paraná por causa da cobrança em duplicidade o ICMS. “Vamos buscar isso na Justiça”, comentou Ademar, ressaltando que ainda vai se avançar muito neste sentido. “Fica aí para quem me chamou de demagogo como se faz um trabalho coletivo”, alfinetou de novo.

 

Válido

Sobre o estudo minucioso em cima da Sanepar, “não acredito ser demagógico. Acho válido”, cutucou Ademar.

 

Tilápia

Domingo estive em Ouro Verde do Oeste saboreando a tilápia no tacho. Uma delícia! Parabéns à comunidade pelo delicioso prato e pelo atendimento no Parque de Rodeios. Impecável!

 

Tranquila

Encontrei ainda a ex-prefeita Cleunice Alves, que disse estar bem tranquila em relação ao futuro e que pretende apenas se manter nas suas atuais funções.

Coluna do Editor 04/05/19

Visita

Neste sábado (4), o prefeito Lucio de Marchi (PP) receberá a visita do deputado federal Aroldo Martins (PRB). Em pauta um futuro apoio do parlamentar aos projetos da cidade que dependam do Governo Federal. A reunião está agendada para as 7h30 no Gabinete da Prefeitura de Toledo.

 

Novos nomes

Mudanças dentro da Prefeitura de Toledo. Mas nada de troca de nomes, apenas nova nomenclatura de algumas pastas. Thiago Stefanello agora responde pela Secretaria Especial de Governo e Gestão Pública; Neudi Mosconi pela Secretaria do Desenvolvimento Ambiental e Saneamento; Norisvaldo Penteado de Souza pela Secretaria do Planejamento e Ubrnismo; e Rafael da Silva Schiavinato pela Secretaria de Habitação, Serviços e Obras Públicas.

 

Nomeações

Ainda no campo de mudanças dentro da Prefeitura de Toledo, conforme o órgão oficial de quinta-feira (2), Maria Aparecida Gomes Luna é a nova coordenadora de gestão pública, Daniela Luana Balena coordenadora de Relações Institucionais, Juliana Cremon Menoia diretora de Proteção à Mulher e Luciano Puzzi diretor do Aeroporto Municipal.

 

Reparos

Na segunda-feira (6), a partir das 9h30, será dada a partida nos serviços de engenharia visando os reparos no Colégio Agrícola Estadual de Toledo.

 

Visita

Por falar em educação, os integrantes da Comissão de Educação, Cultura e Desporto (CEC), da Câmara Municipal de Toledo, Janice Salvador (PSDB), Leoclides Bisognin (MDB) e Marly Zanete (PSL), visitaram a Escola Municipal Orlando Luiz Basei, de Novo Sarandi, onde foram recepcionados pela diretora Cristiane Giacomini. No local, de acordo com os vereadores, foi possível constatar os avanços e as demandas que aquela comunidade escolar apresenta.

 

Mais visitas

O trio ainda visitou o Centro de Educação Infantil (CMEI) Pequeno Polegar, de Novo Sarandi e a Unidade de Saúde da Família, em reforma e ampliação.

 

Em Brasília

A vereadora Marly Zanete (PSL) disse ter adquirido “muito conhecimento” no curso realizado em Brasília na semana passada. Ainda de acordo com a vereadora, os ensinamentos aprendidos na capital federal serão válidos não apenas no exercício de sua função política, mas “para sua própria vida” e que aprendeu sobre a necessidade de ser ter união em tudo. “Enquanto estiver dentro da lei, eu vou fazer os cursos”, afirmou a vereadora.

 

Alicerce

Antonio Zóio (PSL) também comentou sobre o curso realizado em Brasília. O presidente reiterou que quando se investe em conhecimento não se está perdendo dinheiro, mas sim ajudando a fazer o município estar melhor representado. “Os vereadores são o alicerce do município”, disse ele, ressaltando que é no Legislativo onde se aprovam as leis. “Quando vereadores vão a outra cidade não vão para passear, mas sim para ter conhecimento”, completou o presidente da Câmara ao citar que os vereadores, dessa forma, estão melhor preparados para o exercício do mandato.

 

“Melhor”

Já Airton Savello (PTB) ressaltou a presença de lideranças políticas e técnicas ao encontro da UVB em Brasília e classificou como “o melhor curso” que ele participou diante da qualidade do conteúdo apresentado.

 

Exagero

Repercutindo algumas notas postadas neste espaço, o vereador Walmor Lodi (PR) concorda ter sido exagerado o número de vereadores que viajaram a Brasília para o encontro da União de Vereadores do Brasil na semana passada.

 

Obrigação

 “Não sou obrigado a falar para ninguém o que eu aprendi em Brasília. Eu busco para meu mandato. E se tem alguém com dor de cotovelo que escreva uma página inteira de jornal”. A frase é de Ademar Dorfschmidt (MDB), que também integrou a caravana de vereadores que esteve em Brasília. E emendou: “Este é meu mandato e faço dele o que eu quiser. Foi assim que fui o mais votado. A Câmara tem dinheiro porque é enxuta”.

 

Respeito

A questão do respeito que ele vociferou em seu discurso no Plenário, com todo respeito ao vereador, gostaria muito de que ele mostrasse onde está escrito que houve alguma ilegalidade como insinuou. E quanto sua irritação, paciência, ele faz o que quer... como deixou bem claro, aliás.

 

Irritação

Aí cabe uma pergunta: se está tudo normal, dentro da legalidade, para que tamanha irritação quando se faz um apontamento de algo postado no Portal da Transparência?

 

Prestação de contas

E com todo respeito que todos os 19 vereadores merecem, o mandato até pode ser do nobre edil, mas o dinheiro é público e, como tal, é preciso sim prestar contas sobre o que é feito com ele. Goste ou não!

Coluna do Editor 03/05/19

Em Toledo

A informação é do presidente do PRB em Toledo, Luiz Ferreira: neste sábado (4), o deputado federal Aroldo Martins estará em Toledo para um grande encontro do partido. A ideia é manter a onda de novas filiações do partido e mobilizar seus filiados para a eleição municipal de 2020.

 

Nomes

E por falar em 2020, dois nomes começam a ganhar forças dentro dos Progressistas para a disputa em Toledo: ambos engenheiros. Os nomes de César Kruger e Rodrigo Bortolotto Sales ganharam força nos bastidores para uma eventual dobradinha.

 

No Paraná

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, e do Paraguai, Mario Abdo Benítez, voltarão a Foz do Iguaçu para participar da solenidade de lançamento da pedra fundamental da segunda ponte entre os dois países, no dia 10 de maio. A confirmação foi feita na última sexta-feira (26), pelo Palácio do Planalto. O anúncio foi feito logo depois que o Conselho de Administração da Itaipu aprovou a construção da obra com recursos da própria binacional.

 

Silêncio

Na sessão ordinária de segunda-feira (29), o presidente da Câmara Antonio Zóio (PSL) teve muito trabalho para manter um mínimo de ordem dentro dos trabalhos. Foram reiteradas vezes os pedidos de silêncio a alguns colegas que insistem em tumultuar a sessão enquanto outro vereador usa seu espaço na Tribuna.

 

Bonito

A líder do Governo Janice Salvador (PSDB) afirmou que é bonito o discurso de trabalho em conjunto dentro da Câmara de Toledo, “mas fica difícil quando aqui dentro temos dificuldades em discutirmos e nos respeitarmos”, disparou ela, citando as constantes calúnias e ofensas que ficam ao vento “e que em nada engrandece esta Casa”.

 

Rigor

A vereadora solicitou que haja maior rigor na condução de alguns aspectos dentro do Legislativo e cobrou ainda uma reprimenda pela ausência insistente de alguns vereadores durante a sessão. Sempre os mesmos por sinal.

 

Envergonhada

Reportagem do Jornal do Oeste do dia 12 de abril, sobre a questão da saúde, foi motivo de comentário da vereadora Olinda Fiorentin (PPS). Ela apresentou um áudio de uma senhora relatando problemas no setor e disse se sentir envergonhada sobre o atual momento da saúde pública em Toledo.

 

Mais críticas

Outro a se manifestar sobre a saúde foi o presidente da Câmara Antonio Zóio (PSL). Em sua opinião a situação é crítica e precisa ser resolvida, “mas não tem salvação pelo jeito”, emendou o vereador, ressaltando ter recebido muitas reclamações por onde anda. Sugeriu ainda indicar o vice-prefeito Tita Furlan (Podemos) porque, segundo Zóio, “ele diz ter a solução para tudo”.

 

Ajudinha

Para Walmor Lodi (PR), ao invés de se ficar a todo instante a renúncia do prefeito, é hora dos vereadores o ajudarem. “Se todo mundo desse uma ‘mãozinha’ ajudaria muito”, comentou o vereador.

 

Frase

“Tem secretário (na Prefeitura de Toledo) que faz mais vídeos que a Secretaria de Comunicação”. A frase é do vereador Genivaldo Paes (PDT), numa crítica a alguns secretários que sequer atendem os vereadores fora do horário comercial.

 

Horário

Por falar em horário, Batista Franco fez um comentário bastante interessante em seu programa na Rádio União (AM 900) nesta quinta-feira. Disse que seria preciso mexer no horário de atendimento da Prefeitura de Toledo.

 

Turnos

O motivo é bastante plausível: Batista lembrou que existem muitos trabalhadores nas grandes empresas com turnos diferentes daquele estabelecido pelo horário comercial e isso prejudica na hora de buscar o atendimento na prefeitura.

Coluna do Editor 01/05/19

Agronegócio

Nesta quinta-feira (2), o escritório Fonsatti Advogados Associados promove uma palestra com Ricardo Castilho sobre o cenário econômico brasileiro e do agronegócio, a partir das 8h, no Jardim La Salle. O evento é em comemoração ao 21º aniversário do escritório comandado por Ruy Fonsatti Junior.

 

Meia Maratona

Também nesta quinta, às 20h no Green Hall, haverá o jantar de lançamento da 18ª Maratona Rotary Ckub de Toledo.

 

Expediente

Em função do feriado desta quarta-feira, 1º de maio, não haverá expediente no Jornal do Oeste, com a circulação retornando ao normal a partir de sexta-feira (3).

 

Conexão

Na sexta-feira passada, o senador Flávio Arns esteve em Cascavel. O detalhe é que ele desembarcou no voo em Toledo.

 

Retirada

O autor do projeto 172/2018, vereador Vagner Delabio (PSD), apresentou um Requerimento pedindo a retirada da proposta que trata da destinação de espaços para estacionamentos de bicicletas em Toledo. Em sua justificativa, Vagner disse ter feito o documento contrariado, mas por reconhecer ser necessário debater mais sobre o assunto e que, como a revisão do Plano Diretor está sendo feita, é possível esclarecer os pontos polêmicos. “O fato de fazer a retirada do projeto não significa que Toledo não precise implantar os bicicletários sem gerar transtorno aos empresários”.

 

Melhorias

É preciso reconhecer o respeito ao trabalho da imprensa que o presidente da Câmara Antonio Zóio (PSL) está tendo. A cada nova semana se percebe a melhoria da estrutura para o trabalho dos – poucos – profissionais que acompanham os trabalhos no Legislativo local.

 

Acesso

A nova medida agora é o acesso restrito – por senha – à sala de imprensa, o que ajuda muito no acompanhamento das sessões.

 

Professores

Como professora que é, Marli do Esporte (PCdoB) repercutiu sobre o 29 de abril, quando houve a confusão com os professores em Curitiba. A vereadora repercutiu ainda declarações do governador Ratinho Junior (PSD) quanto ao aumento dos servidores. “Antes da campanha era uma coisa, agora é outra”, criticou Marli.

 

Desgoverno

Quem também reclamou da falta de coerência do governador foi Genivaldo Paes (PDT), que pediu ao prefeito Lucio de Marchi faça “um governo coerente e não seja um desgoverno” neste período que lhe resta à frente do Executivo.

 

Qualidade

Ainda sobre o assunto, a líder de Governo Janice Salvador (PSDB) afirmou ser muito mais fácil olhar a situação quando se está de fora do que quando se ganha uma eleição por causa da “má avaliação da administração pública”, disse ela, que criticou ainda não haver um projeto sério no Brasil e oferecer uma educação de qualidade para as crianças.

 

Pedágios

Sobre a questão dos pedágios, Leoclides Bisognin (MDB) ao mostrar um comunicado da Rodonorte quanto a devolução de R$ 750 milhões por causa de irregularidades na cobrança, resumiu bem o assunto: “Todos nós fomos roubados”.

 

Ninguém viu

“Os governadores de todos os partidos ninguém viu. A Justiça não viu. O Tribunal de Contas, os deputados...ninguém viu. Aí veio a Lava Jato e achou essa pequena ‘diferencinha’. O Paraná foi roubado durante todos estes anos e ninguém viu nada. Quanta corrupção”, desabafou Bisognin.

 

Penas

Na visão de Bisognin, esse valor devolvido é como alguém que rouba uma galinha e a come, depois, arrependido, devolve ao dono apenas as penas.

 

Na rua

Leandro Moura (PSL) disse ter se reunido com a equipe da Assistência Social sobre o problema envolvendo moradores de rua perambulando na região do terminal rodoviário em Toledo. Segundo o vereador, são muitas as reclamações que chegam até ele sobre ameaças que a população tem recebido ao passar pelo local.

Coluna do Editor 30/04/19

Encontro

Divulgação

O sábado pela manhã foi marcado por um encontro político emblemático sob todos os aspectos. Na foto, da esquerda para a direita, Matheus e Luiz Ferreira do PRB, o deputado estadual Marcel Micheletto (PR) e o ex-prefeito de Toledo Beto Lunitti (MDB). O encontro aconteceu no escritório do deputado em Assis Chateaubriand e, segundo quem lá esteve, a conversa foi boa!

 

Sugestões

De acordo com Beto, ele fez algumas sugestões para o deputado e também ouviu boas notícias para a região e o Paraná. “Assunto que tratamos com compromissos mútuos foi da abertura e funcionamento do Hospital Regional. Claro! O cardápio também teve tratativas da política regional e estadual. Micheletto mostrou firmeza no propósito de fortalecer o desenvolvimento regional”, explicou o ex-prefeito.

 

Novos ares

Beto estuda propostas recebidas para trocar o MDB por novos ares. Resta saber se vai ou não aceitar.

 

Dobro

Ainda sobre a questão das diárias dos vereadores de Toledo. Comparando o valor da diária de um vereador com a do prefeito de Toledo para uma viagem a Curitiba: a do vereador é exatamente o dobro da do prefeito: R$ 700,00 contra R$ 350,00.

 

Sem reajuste

Ainda no campo dos aumentos, enquanto na Câmara os valores foram recentemente reajustados, no Executivo o prefeito Lucio de Marchi (PP) avisou que não haverá correção no valor das diárias, nem nos salários dos comissionados.

 

Clonado

Ainda no campo financeiro, o número do vereador Ademar Dorfschmidt (MDB) foi clonado e muitas pessoas receberam uma mensagem pedindo dinheiro emprestado como se fosse o vereador. Ademar esclarecer que a mensagem não passa de um golpe e que já tomou as providências cabíveis.

 

Cangaço

Com cerca de 140 mil habitantes é inadmissível Toledo ainda compactuar com a política do cangaço que algumas pessoas insistem em tentar manter. Se a estratégia de pressão funcionou no passado, hoje em dia a maioria das pessoas não aceitam mais tudo goela abaixo.

 

Exoneração

Mas como tem gente que insiste em se apegar ao passado truculento, segue pressionando para exonerar um coordenador por causa de uma brincadeira feita numa roda de amigos. Parece que o vereador não gostou da frase e pediu a cabeça do moço numa bandeja.

 

Pré-candidato

Esta é a versão oficial. A oficiosa é porque o coordenador vem realizando um bom trabalho frente à Associação de Moradores do bairro onde ambos moram e aí...

 

Bom trabalho

Mais triste é que, até onde se sabe, o coordenador vem executando um bom trabalho à frente da pasta que ocupa dentro da Prefeitura de Toledo.

 

Prazo

O prazo final dado a ele é quarta-feira (1º de maio). Vamos esperar para ver se a política do cangaço prevalece ou se dessa vez o bom senso é quem vencerá.

 

Viagem

O secretário do Meio Ambiente de Toledo Neudi Mosconi viaja esta semana a Curitiba, onde vai se reunir com as lideranças do Governo do Estado sobre os projetos a serem implementados na cidade ainda este ano. E não são poucos!

 

Equipe

Isso só está sendo possível graças à boa equipe dentro da Secretaria, portanto, não há necessidade de mudanças. Ou há?

 

Placa

Um dos assuntos mais comentados no fim de semana foi o erro ortográfico na placa indicativa de acesso ao distrito de Novo Sobradinho, pela avenida Ministro Cirne Lima, sobre a BR-163.

 

Outra

Bom, após o erro percebido, a empresa responsável pela obra já solicitou uma nova, que deverá chegar ainda esta semana de Londrina.

Coluna do Editor 27/04/19

Visita

O secretário do Meio Ambiente de Toledo Neudi Mosconi visitou o Jornal do Oeste nesta sexta-feira. Veio falar um pouco sobre os projetos – e são vários – em andamento dentro da pasta e que prometem modificar o cenário do setor nos próximos anos. Para melhor, é claro.

 

Novo visual

Um dos mais intrigantes é a modificação que será feita na Usina de Conhecimento, no Parque Ecológico Diva Paim Barth. Será um espaço mais moderno e adequado ao lazer as pessoas.

 

Nova sede

Mosconi comentou ainda sobre a nova sede da Sema, que será na chamada Casa do Tarzan. As reformas deverão estar concluídas em breve e também será feita a pintura da grade em torno de todo Parque Ecológico.

 

Mudas

O secretário também mencionou a quantidade de mudas – de árvores e flores – para realizar um amplo paisagismo em toda a cidade nos próximos meses.

 

Gás total

Por fim, Neudi Mosconi falou a respeito do projeto de geração de energia e combustível a partir do gás no Aterro Sanitário. A ideia, segundo ele, é ter pelo menos três fontes geradoras, com capacidade para abastecer uma parte da frota de veículos do município.

 

Lixo

E sobre a questão do lixo, depois de toda confusão envolvendo o fim do contrato com a Transportec, parece que as coisas se acalmaram e a nova empresa contratada tem executado um trabalho bastante satisfatório na avaliação do secretário.

 

Ecopontos

Outra novidade é que dentro de mais alguns dias será feita a licitação para instalação dos Ecopontos na cidade.

 

Reajuste

Depois de os diretores da Sanepar tentarem reajuste dos próprios salários. É a vez dos diretores e conselheiros da Companhia Paranaense de Energia (Copel) tentarem o mesmo. A Copel apresentou uma proposta de reajuste de 5,8% na remuneração dos diretores e conselheiros da empresa para em 2019 em relação ao valor aprovado pelos acionistas em 2018. A votação sobre o aumento está pauta da assembleia geral marcada para próxima segunda (29). A proposta apresentada pela administração da Copel prevê uma remuneração total de R$ 13,6 milhões à diretoria.

 

Chico’s Restaurante

Sábado é dia de conferir as delícias do cardápio especial do Chico’s Restaurante, comandado pelo casal Vagner e Silvane, que fica na rua Barão do Rio Branco, 521 - Jardim Gisela, em Toledo. Reservas e informações pelo telefone: (0xx45) 3055-4057.

 

Corrida

Neste sábado (27), a partir das 9h, será dada a largada para a 7ª edição da prova 24 Horas de Corrida de Revezamento e Solo Torao Takada, no Parque Ecológico Diva Paim Barth.

 

Encontro

Os Progressistas (PP) realizam em Toledo neste sábado (27), no Clube Caça e Pesca, um grande encontro a partir das 10h30. A ideia é se reorganizar visando a eleição municipal de 2020.

 

Articulação

Outro partido que vem se articulando em Toledo é o PT. A estrela solitária ainda brilha e a ideia é lançar chapa completa em 2020, com direito a candidato a prefeito, tema ainda não de consenso entre os correligionários locais.

 

De volta

Consenso mesmo é o objetivo de voltar a ter pelo menos um representante dentro da Câmara Municipal.

 

Diárias

Sei que teve vereador torcendo o nariz após as informações sobre a viagem a Brasília – com os valores das diárias – terem sido publicadas neste espaço. Ora, se não tem nada de errado ‘brabou’ por que mesmo?

 

Luto

Meus sentimentos à família de Nilde Koch, primeira presidente da Câmara da Mulher de Toledo, que faleceu nesta sexta-feira (26).

Coluna do Editor 26/04/19

Em Brasília

Divulgação

A foto mostra o prefeito Lucio de Marchi (PP) junto ao deputado federal José Carlos Schiavinato (PP) e o chefe da Casa Civil Onyx Lorenzoni (DEM-RS). Lucio foi a Brasília para assinar o protocolo de intenções entre a Universidade Federal do Paraná (UFPR), Prefeitura de Toledo e Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

 

Hospital Regional

Segundo o prefeito, este documento prevê as responsabilidades dos envolvidos para funcionamento da Hospital Regional. “Eu e o deputado Schivinato seguimos confiantes para que essa ação seja concretizada”. Também participaram da assinatura o presidente da Ebserh, Oswaldo Ferreira e o reitor da UFPR Ricardo Fonseca.

 

Também foram

Ah, também foram a Brasília, mas para um encontro da União dos Vereadores do Brasil (UVB), nada menos que cinco vereadores de Toledo: Antonio Zóio (PSL), Ademar Dorfschmidt (MDB), Olinda Fiorentin (PPS), Airton Savello (PTB) e Marly Zaneti (PSL).

 

Diárias

O custo, apenas em diárias, saiu nada menos que aproximadamente R$ 3.400,00 por vereadores, ou seja, a ‘bagatela’ de R$ 17 mil, conforme mostram as Portarias 68 e 69. Isso apenas em diárias, porque de passagens o valor saiu quase o valor da diária por vereador.

 

Comparação

Só para se ter uma ideia, a diária do prefeito de Toledo para Brasília é de R$ 700,00, ou seja, se Lucio permanecesse o mesmo tempo na capital federal gastaria R$ R$ 2.800,00.

 

Moralidade

Insisto que os vereadores, de acordo com o Regimento Interno, têm direito a viajar para este tipo de evento, entretanto, questiono sempre o que se faz com o que se aprende lá. Em geral os vereadores sequer prestam contas aos demais colegas sobre os debates feitos. Legal até pode ser, mas moralmente...

 

Quantidade

Neste caso específico, havia realmente necessidade de irem cinco vereadores de Toledo para este encontro? Não se exagerou na dose?

 

Caro demais

Como comparação uso o exemplo da secretária de Política para Mulheres Larissa Ribeiro, que também tinha evento agendado em Brasília esta semana e desistiu da viagem quando soube do valor das passagens, em torno de R$ 3 mil.

 

Futebol Sete

No próximo dia 29, segunda-feira, será feito o lançamento da Taça Mauro Maiorki de Futebol Sete, a partir das 17h na Sala de Reuniões, do Gabinete da Prefeitura de Toledo. Neste dia iniciam as inscrições que seguem até o dia 24 de maio, quando acontece o Congresso Técnico.

 

Solidariedade

Ainda no campo do esporte, o vereador Marcos Zanetti (PDT) está organizando um quadrangular beneficente no dia 11 de maio, no campo do Jardim Panorama, a partir das 16h. As equipes serão formadas por integrantes da Câmara/Prefertura, Imprensa, Haiti e Senegal. No dia será possível doar alimentos não perecíveis, que serão entregues às famílias destes imigrantes.

 

Janela

Conversei esta semana com um vereador que aposta em pelo menos 15 mudanças de partidos entre os vereadores na Câmara de Toledo na próxima janela que permitirá essa troca, prevista para acontecer em março de 2020. Desse jeito será uma porta que se abrirá e não uma janela.

 

Visita

O senador Flávio Arns cumpre agenda nesta sexta-feira (26) em Cascavel, onde deve se reunir com lideranças e entidades empresariais e sociais. Arns também participa do jantar em comemoração aos 48 anos da Apae no município.

 

Balanço

A agenda do parlamentar inclui reunião na Associação Comercial e Industrial de Cascavel (Acic) e na Associação das Câmaras Municipais do Oeste do Paraná (Acamop). Nos encontros, Arns deve fazer um balanço sobre o trabalho como senador e conversar sobre os temas em debate Senado Federal. 

Coluna do Editor 25/04/19

Liberado!

Finalmente na tarde de terça-feira (23), após a conclusão parcial das obras de duplicação na BR-163, o viaduto localizado no acesso à avenida Ministro Cirne Lima e saída para Marechal Cândido Rondon foi liberado pelo Dnit. A ação permite o acesso dos motoristas a Novo Sobradinho, Vila Nova e a rodovia.

 

Vai fechar

Para a continuidade das obras complementares, o Dnit vai fechar o acesso à rodovia pela rua Barão do Rio Branco. A previsão é que a via fique fechada por cerca de duas semanas.  Durante a interdição, a orientação aos motoristas é que tenham muito cuidado no trânsito. Os veículos com destino a Marechal ou o interior devem programar outras rotas.

 

Em Brasília

O prefeito Lucio de Marchi está em Brasília cumprindo agenda com o ministro dos Transportes Valter Casimiro Silveira, o diretor do Dnit Antônio Leite dos Santos Filho e com o deputado federal José Carlos Schiavinato. As tratativas visam entre outras agendar a entrega oficial da liberação dos viadutos da Barão do Rio Branco e o de Vila Ipiranga, assim como os quatro retornos. A ideia é conciliar a entrega com a grande festa gastronômica de Vila Ipiranga, que acontece no dia 19 de maio.

 

Fundação da Amop

Maior e mais importante entidade municipalista do Estado, a Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná) completa em junho próximo 50 anos de fundação. Para celebrar a data, a vereadora Nadir Lovera (Avante) propôs moção de apoio à entidade. A homenagem foi aprovada por unanimidade de votos e será celebrada em sessão especial solene, a ser agendada para os próximos dias.

 

Desenvolvimento

Segundo Nadir Lovera, a Amop muito contribuiu para o desenvolvimento de Cascavel e consequentemente dos demais municípios da região Oeste do Paraná. Defensora das grandes bandeiras de luta regionais, a Amop foi fundamental em conquistas como o ensino público gratuito, o Hospital Regional, hoje Hospital Universitário, a Ponte de Guaíra, a ferrovia da produção, o Aeroporto Regional, a duplicação de rodovias e outras tantas.

 

Golpe

Mais uma vez algumas empresas em Toledo estão sendo vítimas de fraudes com boletos bancários, gerando prejuízos aos empresários. Geralmente as fraudes ocorrem de forma eletrônica no momento da impressão da segunda via, alterando apenas a linha digitável do boleto, permanecendo as demais características do documento.

 

Bolware

Esse tipo de fraude utiliza-se de um “programa malicioso” (Bolware - vírus do boleto) instalado no computador do cliente, onde o criminoso consegue alterar os dados digitáveis de um boleto bancário (conta recebedora e o valor), fazendo com que a quantia seja transferida para a conta dele ou de um laranja.

 

Cuidados

A Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) alerta seus associados para que tomem alguns cuidados na hora da emissão e pagamento dos boletos, como ter um antivírus sempre atualizado; evitar clicar em links desconhecidos para geração de boleto; confirmar se o nome do cedente corresponde ao da empresa para a qual está efetuando o pagamento; conferir se os três primeiros números da linha digitável correspondem ao banco que emitiu o boleto; verificar se o código de barras possui alguma falha que impeça a leitura automática, ou, se algum dado estiver inconsistente, entre em contato com o emitente; e antes de confirmar o pagamento, seja via internet banking ou no caixa eletrônico, verifique se os dados conferem com o boleto original.