Coluna do Editor
Coluna do Editor 23/07/19

Bloqueado

Imagine a cena: você chega para pagar uma simples conta num sábado qualquer no shopping e, de repente, descobre estar com os bens bloqueados pela Justiça. Pois foi exatamente isso que aconteceu em Toledo no último fim de semana, para desespero geral da nação que se envolveu no caso da liberação do Habite-se e do recebimento da Obra do Hospital Regional, mesmo com inúmeras irregularidades apontadas antes, durante e depois.

 

Bloqueio

A Justiça determinou o bloqueio de R$ 3,2 milhões de bens do ex-prefeito de Toledo Beto Lunitti e outros 10 réus em ação civil por ilegalidades na construção de hospital. A liminar atende pedido feito em ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público do Paraná – a segunda em decorrência de investigações sobre irregularidades na construção do Hospital Regional de Toledo, que teve início em 2012, mas até o momento não foi concluída.

 

Nem Jesus

Quando escrevi aqui que essa obra nem Jesus salvava, houve quem ficasse brabo e desviasse o lado para atravessar a rua. Pois bem, aí está uma decisão inquestionável, cheia de provas conforme mostra a Ação Civil Pública por prática de improbidade administrativa apresentada pelo promotor Sandres Sponholz.

 

Desculpa

Quando o prefeito Lucio de Marchi (PP) disse, reiteradas vezes, não ter aberto o Hospital Regional até hoje por conta das inúmeras irregularidades na obra, houve quem publicamente afirmasse se tratar de uma desculpa esfarrapada. O que teve de vereador o bombardeando nas sessões então...Essa ação da Justiça me parece ser uma prova inequívoca de que realmente alguém mentiu nessa história.

 

Imbróglio

Lucio pegou o Regional de forma irregular está aí a comprovação. Seu único erro nessa história, em minha opinião, foi ter assinado o Termo de Ajustamento de Conduta determinando um prazo para a abertura da obra, algo que não aconteceu até agora em função de todo este imbróglio jurídico que a cada novo dia ganha capítulos ainda mais estarrecedores.

 

Luto

“Com profundo pesar, lamentamos o falecimento do prefeito de Missal, Hilário Jacó Willers (Maneco), um dos integrantes do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu. Seu falecimento ocorreu neste sábado (20), em Foz do Iguaçu. Hilário Jacó Willers completaria 58 anos quarta-feira (24), véspera do aniversário de Fundação de Missal. A região Oeste perde um grande guerreiro”, traz nota enviada pela direção do Conselho.

 

Homenagens

“Lamentamos profundamente a perda desse grande prefeito. Que Deus conforte a família”, compartilha o presidente do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu”, Leomar Rohden (Mano). As homenagens e pesares são de todos os prefeitos que fazem parte da entidade.

 

História

Hilário Jacó Willers nasceu no dia 24 de julho de 1961, no distrito de Caibaté, município de São Luiz Gonzaga (RS). Filho de Eugênio e Valesca Willers, veio para Missal, com os pais, em 1967. Casado com Nádia Fracaro, é pai de duas filhas, Ana Flávia e Angélica. Trabalhou com a equipe que buscou a emancipação de Missal. Na política, foi secretário de Obras do município de 1997 a 2003, vice-prefeito entre 2009 e 2012, e de 2013 a 2016, tendo como prefeito Adilto Ferrari. Foi eleito prefeito em 2016, e assumiu em 2017, tendo como vice Eduardo Staudt.

 

UBS do Coopagro

A Prefeitura informa para a comunidade que a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Coopagro, após reformas, realiza a mudança, nesta quinta-feira (25) e sexta-feira (26). Com isso, os serviços à população estarão indisponíveis.  Na segunda-feira (29), a equipe da UBS Coopagro passará a atender normalmente. A Prefeitura de Toledo pede a compreensão e a colaboração de todos.

 

Moto Clube

A diretoria executiva do Moto Clube de Toledo emitiu uma nota de esclarecimento e repúdio sobre a apreensão de droga em um veículo adesivado Motocross/Velocross neste fim de semana. “Nunca vimos e nunca tivemos contato com o indivíduo, não o conhecemos, e também nunca o vimos nas dependências do Moto Clube Toledo e do Circuito MW Velocross”, assinam em nota os diretores.

Coluna do Editor 20/07/19

Araucária

Embora seja protegida por lei, a araucária (nome científico: Araucaria angustifolia), mais conhecida como Pinheiro do Paraná, segue sofrendo danos irreparáveis graças à ação do homem. Os estudiosos são unânimes em declarar a necessidade de sua salvação, tanto por sua importância econômica e ecológica como paisagística e cultural. Tornou-se, não por acaso, símbolo do Estado do Paraná, deu o nome a Curitiba, e aparece nos brasões das cidades de Apiaí, Araucária, Caçador, Campos do Jordão, Itapecerica da Serra, Ponta Grossa, Santo Antônio do Pinhal, São Carlos, São José dos Pinhais e Taboão da Serra. É, portanto, um patrimônio!

 

Derrubado

Pena que em Toledo nem todos pensem assim, tanto que um pinheiro foi derrubado recentemente no terreno onde antes havia outro patrimônio: a casa de madeira que pertenceu ao pioneiro Henrique Isernhagen, na esquina das ruas Guarani com Santos Dumon, no Centro. Sim, aquele majestoso pinheiro hoje não mais lá está. Virou imensas ‘postas’ de madeira.

 

Dúvidas

É mais ou menos como aconteceu há algum tempo no La Salle para a construção de um prédio. Aí algumas dúvidas: quem autorizou as derrubadas? Houve fiscalização? É possível derrubar este tipo de árvore em qual situação?

 

Lideranças

O prefeito Lucio de Marchi recebeu, nesta semana, o convite para participar do 1º Encontro Estadual de Lideranças Comunitárias do Paraná, em Pinhão. O convite foi entregue no gabinete pelos assessores da Coordenação e Ação Superintendência Geral de Diálogo e Interação Social do Governo do Estado Luiz de Mauro e Timóteo Campos. O encontro acontece nos dias 30 e 31 de agosto e 1º de setembro e deve reunir participantes de todo Estado.

 

Planejamento

Ao receber o convite, o prefeito disse que é importante um evento como este, que amplia o diálogo focando em melhorar as políticas públicas. “Parabéns ao Governo do Paraná por esta iniciativa que fortalece os laços e aproxima o governo com as comunidades, pois é por meio delas que conhecemos a realidade dos bairros, os anseios dos moradores e, assim, podemos planejar ações direcionadas”.

 

Prioridade

O prefeito disse ainda que a gestão municipal valoriza a representatividade de lideranças comunitárias e busca estar, cada vez mais, próximo da comunidade. Este trabalho é feito pela Assessoria Comunitária, que trabalha a prioridade de cada região e tem firmado parcerias importantes para melhorar os espaços públicos.

 

Lava Jato

A importância da Lava Jato para o país vai além da lista de envolvidos em corrupção que foram indiciados. A operação revelou a profundidade em que o esquema criminoso está enraizado e também reacendeu entre os brasileiros o debate a respeito da necessidade de reformas, no âmbito político e econômico. Este é o entendimento da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), que iniciou uma ação nas mídias sociais de apoio à Lava Jato.

 

Democracia

Para a Faciap, a apuração de supostos abusos na condução das investigações não pode descreditar o trabalho. “A Lava Jato não foi perfeita. Sabemos que o Brasil ainda engatinha na execução de suas leis e na prática da democracia. Mas é inegável que a operação tirou da impunidade muitos criminosos que nunca imaginaram que seriam descobertos”, afirmou o presidente da Faciap, Marco Tadeu Barbosa.

 

Sem prazo

Na ação, estão sendo postados banners com frases de apoio à operação. Entre elas, “Quem tem medo da Lava Jato? Os corruptos presos e os que ainda serão pegos. Por isso a Faciap continua ao lado do Brasil. E apoia a Lava Jato”. E também: “É inquestionável, a Lava Jato prendeu ladrões e revelou um dos maiores esquemas de corrupção do país. Por isso, a Faciap continua ao lado do Brasil. E apoia a Lava Jato”. A mobilização da Faciap não tem prazo para ser encerrada.

 

Mangá

A Prefeitura de Toledo, através da Secretaria da Juventude, abriu matrículas para mais uma ação para nossos Adolescentes e Jovens de Toledo. O curso de desenho mangá será oferecido para adolescentes e jovens com idade de 15 a 29 anos e será realizado no Centro da Juventude do Jardim Coopagro, totalmente gratuito! As aulas serão das 10h às 11h. Mas informações através do telefone (45) 3378-6330. As vagas são limitadas.

 

Feminicídio

Nesta segunda-feira (22), será comemorado o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio e para marcar a data em Toledo, a Secretaria de Política para Mulheres programou um evento na Praça Willy Barth, a partir das 10h.

 

De volta?

Benir Rotta está se ‘assanhando’ para voltar aos holofotes políticos. Pessoas mais próximas dizem que ele está pensando em reassumir a direção do PDT.

Coluna do Editor 19/07/19

Impostos

Esta semana integrantes do Partido Novo em Toledo foram apoiar o grupo Students for Libert Dela, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) que, através de uma parceria com a Martignoni, foi realizado o Dia do Chopp sem Impostos.

 

Absurda

De acordo com Marcos Cirino, que encabeça o projeto de implantação do Novo em Toledo, o objetivo do encontro foi chamar atenção de todos sobre a quantidade absurda de impostos paga no Brasil.

 

Reuniões

Por falar no Novo, o partido tem feito reuniões periódicas no sentido de formar um grupo capaz de participar da eleição municipal em 2024. E com boas chances.

 

Morno

Ainda no campo da política, o clima anda bastante morno em Toledo. É uma reunião aqui, outra acolá, mas sem muito alarde. Um trabalho de bastidor. Talvez fruto das mudanças nos prazos e no fim das coligações na proporcional, ou seja, cada partido terá de formar sua própria chapa.

 

Mudanças

O prefeito Lucio de Marchi (PP) não anda nada satisfeito com o rendimento de algumas peças entre os cargos comissionados, especialmente porque alguns preferem mais prestar continência a outro general que ao atual comandante. Por isso o prefeito estuda fazer algumas mudanças em determinados cargos no mês de agosto.

 

Sesc Cidadão

Equipes de atendimento ao cliente da Sanepar participam neste sábado (20) do programa Sesc Cidadão em cinco cidades do Paraná. Além de Toledo, haverá atividades também em São José dos Pinhais, Ponta Grossa, Campo Mourão e Londrina.

 

EcoExpresso

A Sanepar vai participar também com o ônibus EcoExpresso, que mostra o “Programa do Rio do Rio”, em maquetes com o ciclo da água, desde a captação para o abastecimento, até o momento em que a água retorna à natureza depois do esgoto receber o tratamento adequado. As atividades serão realizadas entre 13h30 e 17h30.

 

Número baixo

O prazo para o cadastramento biométrico de eleitores está na reta final. O número de cadastros na 121ª Zona Eleitoral de Marechal Cândido Rondon não atingiu ainda a metade do eleitorado. A Comarca engloba, além do município rondonense, Pato Bragado, Entre Rios do Oeste, Mercedes e Quatro Pontes. O Fórum Eleitoral rondonense atende a 50.190 eleitores. Deste total, 41,75% fizeram a biometria. Somente em Marechal Rondon, 42% dos eleitores compareceram ao Fórum.

 

Atendimento

Para este mês de julho, o atendimento no Fórum Eleitoral de Marechal Rondon conta com um horário diferenciado, das 10h às 18h, sem fechar para o almoço. No mês de agosto, voltará o horário normal, das 12h às 18h. O atendimento no fórum é por ordem de chegada. Têm a preferência aqueles eleitores que fizeram o agendamento online, através do link https://apps.tre-pr.jus.br/agendamento/publico/index.jsp. Para fazer o cadastramento biométrico, basta estar munido da carteira de identidade e comprovante de residência atualizado.

 

Mais segurança

A biometria é uma tecnologia que vem sendo adotada pela Justiça Eleitoral desde 2008, para dar mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação. Por isso, os cartórios eleitorais estão realizando recadastramento biométrico, para coleta de digitais, assinatura e foto do eleitor.

 

Audiência Pública

No dia 30 de julho, na Associação Comercial e Industrial de Cascavel (Acic), haverá uma Audiência Pública para tratar da questão do ICMS para micros e pequenas empresas, como aconteceu recentemente na Assembleia Legislativa. A informação é do empresário Danil Gass, que esteve em Curitiba e destacou alguns pontos que ele julga importante serem modificados para que as menores empresas possam voltar a ser competitivas.

 

Não mais

Em visita ao Jornal do Oeste, Danilo falou ainda sobre política. O ex-presidente da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) assumiu um período como vereador e parece não sentir saudade. Para ele é preciso uma mudança profunda no atual sistema político brasileiro, “que não me serve”, comentou Danilo Gass.

Coluna do Editor 18/07/19

Repercussão

Ainda repercute – e nem poderia ser diferente – o pedido de licença não remunerada por parte do vice-prefeito Tita Furlan à Câmara Municipal. Tamanha repercussão se explica por vários motivos, porém, sem dúvida antecipa o movimento eleitoral para 2020 que andava bem morno em Toledo, para não dizer totalmente parado.

 

Candidato

A estratégia do vice para mim é muito clara: tentar criar em torno de si um grupo capaz de o ajudar na eleição a prefeito, para a qual ele, Tita, já deixou muito claro que disputará.

 

Será?

Chegou a surgirem comentários sobre uma possível aproximação de Tita com o presidente da Câmara, Antônio Zóio (PSL), principalmente após um certo distanciamento do também vereador Marcos Zanetti (PDT).

 

Discurso

O problema é que Tita, em cada nova manifestação, mais espanta que aproxima. Nas entrevistas que deu esta semana às emissoras de rádio, pregou a união em torno de um nome único e que era hora de acabar com as disputas políticas. Lindo discurso, porém, ele aceita desde que o nome a encabeçar o processo seja o seu.

 

Projeto

Mas a questão não é tão simples assim, pois o pedido apresentado ainda precisa ser analisado com calma pelos vereadores. Antes de sair por aí dizendo que não vai receber é preciso primeiro que a Mesa Diretora da Câmara apresente um Projeto de Resolução.

 

Votação

Caso isso realmente aconteça, aí sim será feita a votação no Plenário e, somente se for aprovado, é que o vice poderá ficar em paz com sua consciência.

 

Recesso

O detalhe é que o Legislativo entrou em recesso esta semana e dificilmente essa proposta será votada agora. O mais certo é a votação apenas em agosto, quando os vereadores retomam os trabalhos rotineiros. Se é que será votada.

 

Erros

Um dos problemas é que o documento enviado à Câmara estaria cheio de erros, o que impediria a votação por motivos óbvios, ou seja, votando os vereadores estariam sendo coniventes com eventuais ilegalidades.

 

Diferentes

Tanto assim que já existem dois pareceres diferentes sobre o caso. A principal discussão está se é possível renunciar ao salário e não ao cargo. O segundo é que, pedindo licença não remunerada, Tita Furlan não poderia executar nenhuma função dentro da Prefeitura de Toledo, como deseja. Entre outras questões menores.

 

Coincidência?

Pode ser apenas uma coincidência, mas a atitude de Tita é a mesma tomada por seu novo mentor político, o senador Alvaro Dias. Na época Alvaro foi ‘obrigado’ a receber o salário e depois fazer com ele o que bem entender. A estratégia de agora é praticamente a mesma do passado.

 

Ponte

A Assessoria de Comunicação da Polícia Rodoviária Federal no Paraná emitiu uma nota oficial informando “que a ponte Ayrton Senna, na BR-163, em Guaíra, não caiu e se encontra em condições de trafegabilidade. A PRF repudia ações e construções de notícias falsas difundidas através de redes sociais e informa que apenas os canais oficiais da instituição e as notícias oriundas destes canais são fontes confiáveis de informação”.

 

Lixo

Bem próximo ao Jornal do Oeste existe um contêiner amarelo para coleta do lixo reciclável, entretanto, nem sempre as pessoas depositam ali o material devido. Esta semana, quando fui levar o reciclável separado em casa, levei um susto. Não porque o ‘amarelinho’ estava lotado, mas sim pelo material irregular: restos de comida, flores e outras ‘cositas’ mais. Um desrespeito sem tamanho!

 

Bem avaliado

O deputado federal Paulo Eduardo Martins (PSC-PR) é o melhor congressista paranaense, segundo o ranking dos políticos. O novo levantamento, que foi feito depois da aprovação da Reforma da Previdência em primeiro turno, coloca o presidente do PSC do Paraná em 7º lugar. O segundo representante do estado, Rubens Bueno (PPS), ocupa a 44ª posição.

 

Critérios

O ranking dos políticos é um site especializado que analisa o trabalho de congressistas de todo o país. De acordo com a página da internet (https://www.politicos.org.br/), para chegar ao resultado, os responsáveis pela publicação usam documentos oficiais, para que qualquer cidadão possa conferir. Isso inclui veículos da grande imprensa, fichas criminais no judiciário, dados abertos do Congresso, além do que o “Ranking dos Políticos” chama de qualidade legislativa. Segundo o site, é feita uma pontuação com base em uma lista de critérios. Há ainda uma análise dos chamados “extras”, que leva em conta alguma iniciativa relevante não prevista nos demais critérios.

Coluna do Editor 17/07/19

Convênio

A Prefeitura de Toledo e o Tribunal de Justiça firmarão convênio visando a mútua cooperação para o aprimoramento das atividades relativas ao Sistema de Aplicação de Medidas Socialmente Úteis como Substitutivo Penal. Ao invés da aplicação das penas tradicionais, como reclusão e multa, o sistema prevê para determinados casos a aplicação de medidas socialmente úteis como penas alternativas que podem trazer benefícios diretos para a comunidade e para o condenado. A partir da assinatura deste convênio, as partes se comprometem a estreitar os canais de articulação com objetivo de ampliar a rede de serviços de aplicação, acompanhamento e fiscalização de tais medidas. O evento está marcado para as 15h30, nesta quarta-feira, na Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito.

 

Central

Na sequência, o 2º vice-presidente do TJPR, desembargador José Laurindo de Souza Netto, vai lançar a Central de Medidas Socialmente Úteis, no fórum da cidade. A Central funcionará como órgão de gestão das alternativas penais, oferecendo subsídio às unidades do Sistema de Justiça Criminal, acompanhamento e fiscalização da execução dos substitutivos penais, bem como elaborando pareceres técnicos que se façam necessários durante o processo. Será integrada por equipe multidisciplinar e interinstitucional, contando com apoio das áreas de Psicologia, Serviço Social e das entidades parceiras do Sistema, como a prefeitura de Toledo.

 

Licença

Sem dúvida o assunto político em Toledo neste mês de julho foi o pedido de licença sem remuneração do vice-prefeito Tita Furlan, feito na segunda-feira. É preciso, claro, analisar muitos aspectos que envolvem a decisão de Tita que não abriu mão de sua condição política. Em minha opinião, já que ele reclama estar sendo deixado de lado na atual gestão – o que tem certa razão – melhor seria renunciar ao cargo e aí sim partir para a campanha. Já expressei esse meu pensamento antes e insisto na tese.

 

Estratégia

Mas Tita preferiu seguir outra estratégia e pedir apenas o não pagamento dos salários, numa clara tentativa de sair de vítima de uma história onde não existem apenas vítimas ou então carrascos. A estratégia é muito clara e mira em 2020, quando ele deverá ser candidato a prefeito, como já deixou claro em muitas oportunidades e tem todo direito de pensar assim.

 

Parte

O que não pode, e isso o vice fez também em muitas oportunidades, é saborear apenas os bons momentos e tentar se isentar dos maus durante a gestão. As ações do governo refletem sobre todos que dele fazem parte. Gostar ou não de uma ação é um direito individual, mas daí a sair publicamente criticando a tudo e a todos certamente não ajudou Tita Furlan a construir um ciclo de amizades dentro da Prefeitura.

 

Intempestivo

O temperamento intempestivo do vice também criou muitas situações constrangedoras para o prefeito Lucio de Marchi e o próprio governo. Poderia citar várias. Eu mesmo fui vítima deste comportamento nada convencional do vice, especialmente quando não se escreve aquilo que ele concorda.

 

Vaga

Um dos pontos em que penso ter Tita razão é o fato de não ter assumido até agora um dia sequer em lugar de Lucio de Marchi, embora não acredite ser esta uma questão para se tratar publicamente. Melhor seria conversar com o prefeito e tentar chegar a um acordo, até porque os dois sempre se deram bem.

 

Desrespeito

O pedido direto à Câmara, sem ao menos ter mencionado antes ao prefeito é um claro sinal de desrespeito, não ao cidadão Lucio de Marchi, mas ao cargo que este ocupa.

 

Candidatura

Um dos motivos que levaram ao tal distanciamento dentro da atual gestão foi quando o vice decidiu se lançar candidato a deputado estadual. Ali foi a gota d’água para uma relação que nunca foi das melhores. Quando escolheu seguir este caminho, Tita decretou o fim de qualquer possibilidade de pertencer de fato ao grupo que o ajudou a se eleger como vice. Importante destacar que ele tem todo direito de se candidatar ao que quiser, mas é preciso entender as consequências de sua atitude.

 

Acordo

O que Tita faz questão de não mencionar é o acordo entre os presidentes de partidos que compuseram a coligação na eleição de 2016 no sentido dele, quando indicado a vice, assumir o compromisso de não se candidatar a deputado. Ele se candidatou e aí...

 

Convites

Sobre a questão de não ser chamado para as reuniões de secretariado, essa é uma questão interna e não tenho como opinar, mas em relação aos convites para inaugurações, sem dúvida qualquer cidadão minimamente informado sabe onde e quando serão os eventos oficiais da Prefeitura de Toledo. Tita, que adora uma rede social, basta curtir a página oficial para saber de tudo que se passa dentro da administração.

 

Estava lá

Até porque em alguns eventos, aqueles mais interessantes, o vice-prefeito estava lá, lépido e faceiro para os devidos holofotes.

 

Triste

Como disse, nesta história não existem apenas vítimas ou carrascos, mas de qualquer forma é um triste capítulo na história política de Toledo e que certamente será usado daqui por diante no sempre complexo sistema politiqueiro nacional, onde a demagogia muitas vezes supera a verdade.

Coluna do Editor 16/07/19

Pesquisa

Um vereador encomendou uma pesquisa para medir a febre da próxima campanha municipal em Toledo. Está interessado em saber como anda a avaliação de seu nome numa eventual candidatura a prefeito em 2020.

 

Lista

Em conversa bastante informal, o vereador disse que pediu para a empresa responsável pela pesquisa elaborar uma lista bastante completa, com os nomes que até agora surgiram como prováveis candidatos, como do vice-prefeito Tita Furlan, dos também vereadores Marcos Zanetti (PDT), Walmor Lodi (PR) e Vagner Delabio (PSD), além do deputado federal José Carlos Schiavinato (PP), do ex-prefeito Beto Lunitti (MDB) e do empresário César Kruger (PP), por exemplo.

 

Faltou um

E o vereador disse ter esquecido de um nome bastante importante no cenário político local: do ex-deputado federal Dilceu Sperafico, que tem sido apontado por algumas pessoas como a ‘carta na manga’ dos Progressistas numa eventual candidatura própria.

 

Libras

Trabalhando pela inclusão e buscando promover o acesso de pessoas com deficiência auditiva, visual ou múltipla a informações sobre o andamento do governo no âmbito estadual, o deputado Marcel Micheletto protocolou o Projeto de Lei 419/2019 que trata sobre a necessidade de subtitulação com legenda oculta, janela com interprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e audiodescrição nas propagandas de interesse público no âmbito do Estado do Paraná.

 

Sim

O deputado federal José Carlos Schiavinato (PP) manteve sua posição e votou favorável ao projeto da Reforma da Previdência esta semana na Câmara.

 

Reciclagem

De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), o Brasil recicla apenas 3% de seus resíduos sólidos. Trabalhando, na maioria das vezes, em condições precárias, os catadores de materiais recicláveis são parte essencial na cadeia de reciclagem. São eles que garantem a coleta e a destinação dos resíduos produzidos pelos cidadãos e por algumas empresas. No entanto, seguem à margem como agentes invisíveis, sem infraestrutura para trabalhar e sem o devido reconhecimento pelo ofício.

 

Apoio

Pensando em minimizar a dureza da realidade desses profissionais, várias ações são promovidas a fim de melhorar as condições de trabalho desta categoria. O Instituto Paranaense de Reciclagem (InPAR), por exemplo, desenvolve projetos de apoio à cooperativas, por meio da doação de equipamentos, além de ações educacionais, como a parceria com o Colégio Sesi, que levou alunos para conhecer o cotidianos de cooperativas em funcionamento no município de São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba.

 

Valorização

Compromisso feito em campanha, a valorização do servidor tem sido uma das metas da gestão Lucio de Marchi e Tita Furlan. Colocando em dia pautas antigas de valorização do servidor público como o pagamento das progressões e das licenças em pecúnia atrasadas desde 2015, implantação do piso mínimo salarial, e do piso mínimo para agentes de endemias, gratificação de responsabilidade técnica para engenheiros, entre outras ações.

 

Juventude

A Prefeitura de Toledo, através da Secretaria da Juventude, está com matrículas abertas para mais uma ação em prol da qualificação profissional para adolescentes e jovens de Toledo. Será um curso de Jardinagem para pessoas com idade de 15 a 29 anos totalmente gratuito. O curso acontecerá a partir do dia 3 de setembro no Centro da Juventude do Jardim Coopagro e a partir do dia 6 de Setembro no Centro da Juventude do Jardim Europa. Outras informações através dos telefones (45) 3378-5911 e 3378-6330.

Coluna do Editor 13/07/19

Limite prudencial

O prefeito Lucio de Marchi pode ser acusado de qualquer coisa, menos de ser irresponsável em relação aos gastos públicos. Quando ele assumiu a gestão em 2017 o município encontrava-se acima do limite prudencial em 53,45% e mais de 54 mil horas extras atrasadas, o que atrapalhou demais o ritmo da gestão em pelo menos dois anos, tempo necessário para a implantação de algumas medidas que reduziram esse índice para 49,40% neste ano.  As medidas de austeridade adotadas resultam economia nos cofres públicos da Prefeitura de Toledo.

 

FGs

Para mim o maior exemplo está nas famigeradas funções gratificadas, as famosas FGs, que brotaram como nunca na gestão passada. Houve uma redução de R$ 2,6 milhões em pagamento de funções gratificadas no comparativo 2017/2018 com 2015/2016.

 

Nomeações

A nomeação de diversos cargos efetivos no lugar de cargos comissionados foi outra medida importante que ajudou a reduzir em aproximadamente R$ 2 milhões os gastos públicos.

 

Congelamento

Ah, cloro, é preciso mencionar o congelamento dos salários do prefeito, vice e secretários durante a gestão.

 

Mudanças

Agora, o prefeito precisa colocar na cabeça de uma vez por todas que alguns setores seguem não rendendo aquilo que se espera e, convenhamos, se em dois anos e meio a pessoa ainda não deslanchou, não será agora...

 

Erro

A Secretaria de Educação de Marechal Rondon detectou um erro do fornecedor em alguns agasalhos escolares entregues aos alunos da rede municipal de ensino e está tomando providências. Trata-se do erro de grafia na parte da frente dos agasalhos, onde está escrito “Marechal Cândido Randon”, ao invés de “Rondon”.

 

Bilhete

Diante da situação, a Secretaria de Educação enviou um bilhete explicando o caso para os pais dos alunos do município, para que confiram a grafia nos agasalhos e, em caso de erro, que façam a devolução das peças na escola, para que o erro seja corrigido.

 

Mostra

A secretária da pasta, Marcia Winter da Mota, explica que os servidores responsáveis pela fiscalização revisaram todas as amostragens apresentadas pela empresa e nenhum erro constava. Porém, conforme ocorria a entrega dos agasalhos, o erro começou a aparecer em algumas peças, na sua grande maioria, nos tamanhos 1, 6 e 10, e a entrega das mesmas foram barradas.

 

Investimento

Em nota a Prefeitura de Marechal Cândido Rondon destaca que foram adquiridas 5.490 peças. O investimento foi de R$ 247.050,00. A empresa responsável pela confecção é a Supera Uniformes LTDA, de Caçador (SC).

 

Jornada Digital

O Sistema Fiep promove, nos dias 16 e 17 de julho, no Campus da Indústria, a 2ª edição da Jornada Digital. Com o tema “Experiências transformadoras para a indústria”, o evento tem como objetivo apresentar as estratégias e soluções de empresas que estão à frente quando o assunto é digitalização dos processos nas áreas de saúde e segurança, educação e produtividade. Na programação estão representantes de empresas como Adobe, Certicys, Cisco, Festo, Gartner, Huawei, IBM, Microsoft, Ska, entre outras. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site www.sistemafiep.com.br/jornadadigital.

 

Espera

Enquanto no âmbito federal o ‘bicho está pegando’ em função do pedido de expulsão de Aécio Neves, em Toledo o tucanato segue em compasso de espera. Simplesmente quem era do PSDB, ou sumiu, ou está bem acomodado em seu ninho, só observando...

 

Melhorias

Mudando de assunto, o incansável Niulton Pegoraro visitou o Jornal do Oeste e está animado com as melhorias que estão sendo realizadas na sede da Associação Ouro e Prata. Está sendo instalado um portão eletrônico para maior segurança, uma cabine suspensa para transmissão dos jogos no local e está prevista a construção de dois novos – e maiores – vestiários, além de um almoxarifado.

 

Duelo

E dando sequência aos duelos entre torcedores, neste domingo será a vez de Palmeiras x Grêmio, com almoço na sequência tendo como prato porco no tacho e churrasco.

 

Cardápio especial

E para relaxar, nada como apreciar o cardápio super especial do Chico’s Restaurante, que neste sábado tem uma variedade de saladas, salmão, bacalhau, camarão e ainda carnes nobres assadas na brasa. Vale a pena conferir o Chico’s que fica na Barão do Rio Branco, 521 - Jardim Gisela – em Toled. Mais informações através do telefone: (45) 3055-4057.

Coluna do Editor 12/07/19

Viagens

Quando se trata da Câmara tem Vereadores em Toledo é sempre preciso estar atento para as surpresas. Se ontem elogiei a iniciativa de estabelecer na Lei de Diretrizes Orçamentárias algumas emendas, hoje é dia de questionar quem são os autores da proposta de aumentar o número de viagens para quatro ou mais por ano. Pior ainda é saber de alguns vereadores da base fazendo frente e pegando assinatura. Alguns dos mesmos que apresentaram as medidas para a LDO. Vai entender essa gente...É uma no cravo e outra na ferradura!

 

Economia

Em tempos de economia em recessão, quando se fala tanto em cortes de despesas, tem pessoas sonhando em aumentar o número de viagens...

 

Preparo

Deixo claro não ser contra as viagens dos nobres edis, até porque isso é parte do exercício do mandato. Todo curso ou encontro, penso, auxilia na formação de políticos mais preparados. Ao menos na teoria.

 

Relatório

O que me deixa indignado é o que se faz com as informações. Embora tenha vereador que pense o contrário, ou seja, não ser necessário prestar contas à sociedade, ainda assim o mínimo seria apresentar um relatório detalhado aos demais colegas no retorno. Coisa que quase ninguém, infelizmente, faz.

 

Reforma

A Câmara Federal aprovou, por 379 favoráveis e 131 contrários, o texto-base da Reforma da Previdência. A proposta aumenta o tempo para se aposentar, limita o benefício à média de todos os salários, aumenta as alíquotas de contribuição para quem ganha acima do teto do INSS e estabelece regras de transição para os atuais assalariados.

 

Como fica

As principais mudanças na previdência com a reforma: Idade Mínima para aposentadoria (65 anos para homens e 62 anos para mulheres); para professores (60 anos para homens e 57 anos para mulheres). O Tempo de Contribuição no setor privado ficou em 20 anos para homens e 15 anos para mulheres, enquanto no setor público: 25 anos para homens e mulheres.

 

Campanha

Durante jantar baile realizado no galpão do CTG Chama Crioula, houve repasse de lacres de alumínio, tampinhas plásticas e tampas de metal à equipe do Rotary Clube Toledo por causa do Projeto Lacre Amigo e Tampinha Amiga.

 

Cadeira de rodas

Graças à quantidade de material recolhido através de arrecadação interna, com os integrantes e familiares das invernadas artísticas, e parceiros como a Escola Municipal Arsênio Weiss e comunidade em geral, o CTG Chama Crioula foi agraciado com uma cadeira de rodas repassada pela equipe de rotarianos.

 

Benefício

A Família Rotária de Toledo, através da arrecadação destes materiais, reverte o dinheiro da comercialização em cadeiras de rodas, cadeiras de banho, muletas e andadores e o serviço de empréstimo destes itens fica a cargo da Associação de Senhoras de Rotarianos e está disponível para uso de toda a comunidade quando houver necessidade.

 

Agradecimento

No mês de abril do ano passado o CTG Chama Crioula também recebeu a doação de uma cadeira de rodas através do Rotary pela expressiva arrecadação de lacres de alumínio. Essa cadeira encontra-se em uso e já ajudou na recuperação de outras pessoas que necessitaram. A patronagem do CTG Chama Crioula agradece a todos que doaram e nos ajudaram nesta etapa de arrecadação, além de colaborar com o meio ambiente esta ação ajuda de forma real quem realmente necessita.

 

Recape

O prefeito Lucio de Marchi tem investido na infraestrutura urbana e tem asfalto novo em vários pontos de Toledo. As obras de reurbanização alcançam as ruas Artur Mazzafero, Mário Fontana, Presidente Getúlio Vargas, e Rodrigues Alves. As ruas Gaspar Dutra, Presidente Costa e Silva e Bom Pastor, recebem obras de pavimentação e no Jardim Concórdia as equipes trabalham no recape asfáltico.

Coluna do Editor 11/07/19

Orçamento

É preciso reconhecer que os vereadores da atual legislatura, quando querem, sabem exercer seu papel da melhor maneira possível. Esta semana, quando está sendo discutida a Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2019, 11 vereadores deram uma belíssima demonstração ao estabelecerem R$ 2 milhões em emendas para serem usadas junto ao Executivo.

 

Economia

Nesse ponto não se pode criticar os vereadores de Toledo, até porque a Câmara Municipal ao longo dos anos tem sido uma das mais econômicas do país. E todo ano são devolvidos recursos aos cofres da Prefeitura, daí a iniciativa bastante inteligente na minha opinião.

 

Autores

As emendas foram assinadas pelos vereadores: Janice Salvador (PSDB), Genivaldo Paes (PDT), Gabriel Baierle (PTB), Pedro Varela (PP), Edmundo Fernandes (PRB), Valtencir Careca (PP), Renato Reimann (PP), Marcos Zanetti (PDT), Walmir Lodi (PR), Ademir Paludo (PP) e Airton Savello (PTB).

 

Ações

De acordo com a proposta, as ações a serem priorizadas são: quadra esportiva da Escola Municipal Walmir Grande; reforma do Centro Cultural Oscar Silva (Biblioteca Pública); climatização e construção de churrasqueira do Centro de Eventos Desirè Refosco; interligação entre os bairros Jardim Bressan e Cezar Park; instalação de bancos nas Unidades Básicas de Saúde; realização de mutirão da ressonância magnética; instalação de campinho de grama sintética no Jardim Parizotto; reforma da pista de skate e melhoria da iluminação do Parque Frei Alceu; e construção de Centro Multiuso no Schneider/Croma.

 

Não veio

Ainda sobre a Câmara, nesta quarta-feira (10) pela manhã houve a 10ª reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito que apura eventuais irregularidades no contrato de concessão do lixo. Detalhe: o representante da empresa convocado não apareceu.

 

Na Mesa

Lá estavam os vereadores Ademar Dorfschmidt (MDB), Airton Savello (PTB), Marcos Zanetti (PDT), Janice Salvador (PSDB) e Renato Reimann (PP).

 

Novos horários

O Aeroporto Luiz Dalcanale Filho terá alterações no horário do voo. A partir do dia 5 de agosto, os voos em Toledo voltam a ser no período matutino. Os novos horários serão de segunda a sexta-feira com saída de Curitiba às 9h25 e chegada prevista em Toledo às 10h55. Já na rota inversa, a saída de Toledo acontece às 11h25 com chegada em Curitiba às 12h45. No domingo os horários são diferenciados saindo de Curitiba às 9h40, chegando em Toledo às 11h10, saindo de Toledo às 11h50, chegando em Curitiba às 13h10.

 

Área verde

Na opinião de Marcos Zanetti (PDT) lançou uma ideia de aumentar a área verde em frente à Secretaria do Desenvolvimento Ambiental para preservar ainda mais o espaço dos animais silvestres. Ele citou o alto número de atropelamentos de quatis naquela região, tema de reportagem do Jornal do Oeste no fim de semana.

 

Luto

É com pesar que a Prefeitura de Maripá decreta luto oficial de três dias a partir desta quarta-feira (10) em todo território municipal pela morte do maripaense Alfredo Radetzki, ocorrida na madrugada de ontem, aos 83 anos. Seu Alfredo prestou relevantes serviços junto ao Poder Legislativo de Maripá, tendo sido vereador na legislatura de 1997 a 2000. Conforme nota da Assessoria de Imprensa e Comunicação da Prefeitura de Maripá, “é inegável o registro na história política e social de Maripá deixado por esse cidadão de notória reputação, admirado e respeitado pela sociedade local. A Bandeira Municipal será hasteada a meio mastro durante os três dias”.

 

Exposições

Enquanto em Marechal Cândido Rondon a exposição está confirmada, em Toledo depois do cancelamento da Expo Toledo, da Feira Shopping, agora foi a Femai. O que acontece?

 

Abuso

Ontem coloquei a foto do carro estacionado sobre a calçada, obstruindo a vaga de cadeirante ao lado do prédio da Câmara de Toledo. Pois bem, o cavalheiro – que é servidor do Legislativo – parece não se importar com as críticas, pois ontem estacionou de novo o veículo por lá.

 

Fiscalização

Quem sabe os agentes de trânsito, que adoram notificar carros da imprensa, não poderiam verificar esta situação. Só uma sugestão...

Coluna do Editor 10/07/19

Estacionamento

Leitor

“Coitado do cadeirante que precisar transitar nos corredores externos da Câmara de Vereadores de Toledo. Graças a um baita ***** ** ****, não vai conseguir. Aliás, a falta de respeito impera nos arredores dos poderes municipais de Toledo. É carro em cima de calçada, no meio de passeio público; e o pior, não são apenas carros oficiais e de vereadores. Vários carros particulares em locais próprios para carros oficiais, ocupando um espaço impróprio, sendo que deveria estar na rua, como os demais. Quando não há bom senso, tem que haver fiscalização. O carro da imagem é de Foz do Iguaçu, mas sempre está estacionado no mesmo lugar, em cima de uma faixa amarela, inclusive. Pelo que eu saiba, o amarelo não é uma das cores que os daltônicos confundem, ou seja, o motorista é um irresponsável e ignorante mesmo”.

 

“Pode isso Arnaldo?”

Esta mensagem acima foi enviada por um leitor que, com total razão, expõe um problema recorrente não apenas nas proximidades do Centro Cívico Tancredo Neves, mas em toda a cidade. Mais uma para a série “Pode isso Arnaldo”?

 

Escola danificada

Na intenção de conservar o patrimônio público, bem como instituir mecanismos legais com o objetivo de impedir atos de depredação nas escolas paranaenses, o deputado estadual Marcel Micheletto (PR) protocolou o Projeto de Lei 466/2019 que pretende responsabilizar os infratores e trazer para o âmbito escolar os responsáveis legais para que estes estejam cientes e participativos na reparação dos danos causados nas escolas.

 

Conscientização

“Infelizmente tornam-se cada vez mais comuns notícias sobre agressões a professores e demais profissionais de educação, além de depredação dos colégios públicos em diversos estados do país”, comenta o deputado. Diante desse quadro e buscando mais do que responsabilizar, a proposta de Micheletto tem a intensão de conscientizar alunos e pais sobre a importância do respeito ao ambiente educacional e aos profissionais que nele trabalham.

 

Despesas

Pelo projeto, diante da comprovação de danos aos colégios, ficam os pais e responsáveis pelos alunos responsáveis em arcar com as despesas ou reparação dos danos causados. Para isso caberá à direção da escola registrar Boletim de Ocorrência, elaborar um parecer do professor com fotos e orçamento dos materiais e mão de obra e notificar os responsáveis legais pelo aluno. Aos responsáveis ficará a opção de reparar os danos ou pagar a integralidade dos reparos.

 

Recesso

No dia 17 de julho inicia o recesso parlamentar na Câmara Municipal de Toledo. As sessões ordinárias retornam na primeira segunda-feira de agosto.

 

Convites

Janice Salvador (ainda no PSDB) tem recebido vários convites para mudar de partido. Um dos mais ‘tentadores’ surgiu do Democratas, que ofereceu a chance dela ser candidata a prefeito em 2020.

 

De volta

O nome do ex-vereador Rogério Massing voltou a ser tema de conversa nos bastidores da política toledana. Ou para ser candidato a vereador ou então a prefeito ou vice. O convite de ao menos um partido já está no forno.

 

Biopark

Nesta quarta-feira (10), às 7h30, na Associação Comercial de Palotina (Acipa), Paulo Victor Almeida, gerente de Processos e Projetos Prati Donaduzzi, fará uma apresentação do Projeto Biopark - Parque Científico e Tecnológico de Biociências.

 

Abusos

Relator dos processos da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, o ministro Luiz Edson Fachin, afirmou em Curitiba que juízes também cometem atos ilícitos e que esses magistrados devem ser punidos quando isso acontece. Embora a declaração tenha ocorrido em meio às reportagens realizadas com base em vazamentos de conversas de procuradores com o então juiz Sergio Moro obtidas pelo site The Intercept Brasil, Fachin não citou o nome do atual ministro da Justiça e nem exemplos de “ilícitos” cometidos por juízes. O ministro STF participou de evento na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR).