Coluna do Editor
Coluna do Editor 24/04/19

Exemplo

 

A foto é uma postagem de Fábio Luis Nemer Nogueira, que trabalhou como segurança na decisão do Campeonato Paranaense domingo, na Arena da Baixada, entre Athletico e Toledo. A foto, claro, ‘viralizou’ neste início de semana e mostrou bem o momento – histórico – vivido pela cidade e pelo clube neste primeiro semestre de 2019.

 

Alegria

Ah, quase ia esquecendo: Fábio escreveu sobre a “alegria estampada no rosto de cada um” e que a partir de agora ele seria um torcedor a mais do Toledo Esporte Clube.

 

Humildade

Ainda no campo do futebol profissional, o goleiro André deu mais uma demonstração de humildade após ter sido aplaudido em pé pela torcida rubro-negra domingo. Exaltou a força do grupo e deixou os méritos individuais para celebrar em família.

 

Saúde

Com o objetivo de repassar as informações, sanar dúvidas e construir os fluxos de encaminhamento no âmbito da 20ª Regional de Saúde, haverá uma reunião sobre SVOR (Serviço de Verificação de Óbitos Regional) a ser realizada no dia 30 deste mês, a partir das 9h, no Auditório da Prefeitura de Toledo. Presenças confirmadas do diretor geral do HUOP (Hospital Universitário do Oeste do Paraná) Edson Laismann, além do diretor administrativo Rodrigo Suzuki e o responsável pelo SVO (que funciona anexo ao HUOP) Sérgio Pereira. O convite é de Alberi Locatelli, diretor da 20ª Regional de Saúde.

 

AMP

O deputado e ex-prefeito de Assis Chateaubriand Marcel Micheletto (PR) conduziu na manhã desta terça-feira (23), representando o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Ademar Traiano, a posse da nova mesa diretiva da Associação dos Municípios do Paraná (AMP). O evento, realizado no Plenarinho da ALEP, conduziu o prefeito de Pérola, Darlan Scalco, à presidência a entidade no lugar de Frank Ariel Schiavini, prefeito de Coronel Vivida.

 

Pacto Federativo

Micheletto disse que a atual partilha dos recursos nacionais privilegia o governo federal em prejuízo dos municípios. O hoje deputado estadual, que já ocupou por duas oportunidades a presidência da AMP e também a 2º vice-preisdência da CNM (Confederação Nacional dos Municípios), reafirmou a necessidade urgente de estabelecer um novo Pacto Federativo, pois, os municípios a cada dia que passa assumem mais e mais responsabilidades que são da União.

 

Confiante

Micheletto afirmou estar confiante que Darlan Scalco fará um grande trabalho na AMP. “Já fui presidente dessa entidade, sei das suas demandas, e tenho a certeza que o Darlan fará o que puder para defender os municípios do Paraná. Quero me colocar à disposição desta nova diretoria, pois sei que a AMP está em boas mãos”, afirmou.

 

Lixo eletrônico

A população do Jardim Gisela tem a oportunidade de se livrar do lixo eletrônico esta semana. Dois contêineres foram colocados pela Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura de Toledo na Praça do Relógio para a coleta deste tipo de lixo.

 

Crédito

Em uma reunião no Sebrae/PR nesta terça-feira, a coordenadora jurídica da Faciap, Caroline Taborda, apresentou aos presidentes de Sociedades Garantidoras de Crédito (SGCs) de todo o país o Instituto de Mediação e Arbitragem da Faciap (IMAFaciap). E colocou o atendimento do instituto à disposição para todos que quisessem seguir o modelo do pacto de não judicialização de conflitos assinado pela SGC Central do Brasil, órgão que regulamenta as sociedades, com a Faciap.

Coluna do Editor 23/04/19

Luto

Sobre a questão das funerárias, Edmundo Fernandes (PRB) disse haver nos bastidores que o sistema será modificado. “Quero ver como será a qualidade do serviço, porque hoje existe um bom trabalho”, afirmou o vereador, emendando: “Há rumores de empresas querendo entrar em Toledo que nem sala têm. Quero ver como ficará o serviço”.

 

Quebra pau

Ainda sobre a questão das funerárias, Gabriel Baierle (PTB) confirmou que o contrato se encerrou e hoje está em aberto porque no contrato antigo havia a previsão de apenas uma renovação e não é possível mais renovar com as empresas que hoje exploram o serviço. “É um problema jurídico grave que se transforma o serviço funerário em nossa cidade. Tem que fazer urgente a nova licitação. Vai virar um quebra pau jurídico difícil de ver”, disparou.

 

Ampliação

Gabriel defendeu a entrada de uma terceira empresa pelo tamanho da cidade e afirmou ser preciso ver como está também a questão dos cemitérios na cidade. Hoje, de acordo com o vereador, são pelo menos 15 pessoas do serviço público trabalhando diretamente nestas unidades. Ele defendeu estabelecer uma parceria público-privada para gerir os cemitérios e, com isso, melhorar a qualidade no atendimento ao público.

 

Novidades

“É momento de discutir, de se pensar como é o nosso sistema funerário em Toledo e o que pode ser melhorado”, disse Gabriel Baierle, comentando ainda sobre a necessidade de se instalar o cemitério vertical e um crematório. “Toledo comporta e poderia abranger toda a região”, finalizou.

 

Responsabilidade

Mas Jesus do céu, quem é o responsável por este contrato a ponto de deixar vencer para depois correr atrás? Se isso realmente aconteceu é grave. Ou melhor: gravíssimo!

 

Agilidade

Para Genivaldo Paes (PDT) a sociedade espera do Executivo e do Legislativo maior agilidade, com menos burocracia e mais qualidade. “Em Toledo hoje tem muita gente que quanto pior melhor”, ressaltou ele, insinuando que na recente disputa sobre o contrato do lixo, há empresas suspeitas e insinuou ser necessária uma investigação ampla sobre o assunto. Genivaldo deixou no ar ainda um possível envolvimento de políticos por trás.

 

Canalhice

Janice Salvador (PSDB) cobrou que algumas situações são apresentadas de maneira muito rápida na Câmara sem a devida discussão, levando as pessoas a pensar em problemas que não existem. Sobre o lixo, a líder do Governo ressaltou existir a determinação da Justiça para os depósitos destinados à empresa serem feitos numa conta específico “e isso a Prefeitura fez”, disse ela, ressaltando que os trabalhadores não podem ficar à “mercê desta canalhice que a empesa está fazendo com Toledo”.

 

Moralidade

Num discurso bastante eloquente, Marcos Zanetti (PDT) disse estranhar o comportamento de alguns colegas que posam de paladino da moralidade, entretanto, a impressão que o vereador tem é de que “vozes ecoam para o lado de lá (Prefeitura) esperando que venha a oferta para ficarem calados. Estão usando o microfone de barganha”, afirmou.

 

Nomeações

“Acabaram as nomeações, voltam como cães raivosos”, emendou o vereador que, embora não tenha citado nomes, disse aos demais colegas: “Vocês sabem de quem estou falando e precisamos acabar com essa canalhice aqui”, vociferou Zanetti.

 

Reflexão

Ademar Dorfschmidt (MDB) pediu uma reflexão sobre o que está acontecendo em Toledo, em especial na área da saúde. O vereador destacou ainda que nenhuma casa foi construída no governo Lucio/Tita. “Se eu estiver falando alguma mentira é só me desmentir”, desafiou Ademar.

 

Alô!

“É muito importante o debate, mas que seja a realidade”, desabafou Renato Reimann (PP) que de maneira irônica sugeriu se fazer um levantamento para ver quantas ligações cada vereador recebe ao longo do dia e o conteúdo para ver se confere com o que está sendo falado no plenário.

Coluna do Editor 19/04/19

PRB

Divulgação

Esta semana o PRB em Toledo realizou mais um evento para novas filiações. O partido, de acordo com o presidente Luiz Ferreira, pretende formar uma chapa forte para eleger pelo menos dois vereadores em 2020.

 

Novos ares

Se não houver nenhuma mudança, quando abrir a janela política o vereador Ademar Dorfschmidt (MDB) deverá respirar novos ares. Ele já tem convite formalizado pelo PRB, além de outras legendas que estariam de portas abertas para recebê-lo.

 

Respeito

Conversei com ele e perguntei se teria havido algum problema dentro do MDB. A resposta foi um categórico não e que ele respeitava demais a história do partido, tanto que pretende deixar toda parte de documentação em ordem até outubro.

 

Câmara não mais

Ainda de acordo com Ademar, ele pretende não mais concorrer à reeleição como vereador. Entende já ter dado sua contribuição ao Legislativo local.

 

Objetivos

Isso, entretanto, não quer dizer uma saída da política. O vereador pretende disputar um cargo para o Executivo, seja como prefeito ou vice.

 

Projeto

Sobre esta possibilidade, Luiz Ferreira disse que existe sim essa chance. Grande por sinal! “Nós vamos surpreender muita gente Márcio Pimentel”, afirmou o dirigente em seu melhor estilo.

 

Público

Apaixonado por futebol, o vereador Valtencir Careca (PP) criticou a baixa presença de público na primeira partida da final entre Toledo e Athletico Paranaense no Estádio Municipal 14 de Dezembro, domingo.

 

Melhorias no estádio

Careca ainda disse estar cobrando melhorias nos vestiários, arquibancadas e um gramado decente no estádio.

 

Vergonha

Em seu melhor estilo o presidente da Câmara Antônio Zóio (PSL) disse sentir vergonha das atitudes de alguns secretários do prefeito Lucio de Marchi (PP). Ele questionou, por exemplo, por que não será construída nenhuma nova casa em Toledo, citou o problema sério do serviço funerário que, de acordo com o vereador, teria encerrado o tempo do atual contrato e das renovações e ainda reclamou do Meio Ambiente.

 

Troca

“Tem alguns secretários do prefeito que não sei o que estão fazendo”. Para Zóio quem está perdendo é a população e seria necessário trocar algumas peças.

 

Nem todos

O vereador, entretanto, elogiou a atuação de outros secretários que são “ótimas pessoas. Não podemos tacar pedra em todo mundo e dizer que ninguém presta”, afirmou sem papas na língua o presidente da Câmara.

 

Casas

Uma importante notícia para Toledo: 65 unidades de residência popular estão esperando a reabertura do sistema através de Caixa Econômica Federal para construção em Toledo. A informação é da líder de Governo Janice Salvador (PSDB).

 

Novo empreendimento

Parece estar tudo certo entre a direção do Cidade Canção e da Avimac para o aluguel do espaço na avenida J.J. Muraro por 10 anos. A ideia do grupo do Norte do Paraná seria implantar um ‘atacarejo’ e ainda uma central de distribuição em Toledo.

 

Meia Maratona

O companheiro Marcos Vinícius Gowda trouxe o convite para o lançamento da 18ª Meia Maratona, que será realizado no dia 2 de maio, no Green Hall Eventos, a partir das 20h.

 

Superficialidade

Acompanhando a sessão ordinária de segunda-feira, deixei o Plenário Edílio Ferreira da Câmara de Toledo, confesso, abismado com a superficialidade de alguns debates. Deve ser o sentimento de compaixão da Páscoa, só pode...

 

Cardápio especial

Na Sexta-Feira Santa o Chico’s Restaurante terá um buffet especial de frutos do mar: salmão a Bella munierre, bacalhau portuguesa, bacalhau cremoso, camarão na moranga, camarão alho e óleo, lula milanesa, marisco a milanesa, tilápia recheada, lasanha de tomate seco, além de mais de 40 tipos de salada. Ah, e a sobremesa é cortesia. O Chico’s – comandado pelo casal Vagner e Silvane, ou melhor, o trio agora formado pelo Pedro – fica na rua Barão do Rio Branco, 521 - Jardim Gisela, em Toledo. Reservas e informações pelo telefone: (0xx45) 3055-4057.

Coluna do Editor 18/04/19

Diárias

Em tempos de cortes de gastos, economia, recessão e controle absoluto das finanças, em especial no serviço público, eis que durante a 4ª Reunião Extraordinária da Mesa da Câmara Municipal – realizada no dia 4 deste mês -, entre outros assuntos, surge o debate sobre o aumento de diárias para os vereadores.

 

A favor

O presidente Antônio Zóio (PSL), o primeiro-secretário Leoclides Bisognin (MDB) e o segundo-vice-presidente Genivaldo Paes (PDT) votaram a favor do aumento.

 

Contra

O primeiro-vice-presidente Gabriel Baierle (PTB) foi o único a votar contra a proposta de aumento. Foi voto vencido, infelizmente.

 

Ausente

O segundo-secretário, Valtencir Careca (PP), estava ausente.

 

Publicado

O Ato Nº 22 já foi, inclusive, publicado no Órgão Oficial com os novos valores: para Brasília a diária subiu para R$ 850,00; capitais e cidades de grande porte (acima de 200 mil habitantes) o valor agora é de R$ 700,00; e para as demais localidades R$ 500,00.

 

Viagens

Insisto: não sou contra as viagens e o pagamento de diárias aos nobres vereadores, entretanto, questiono o quanto vale para o município algumas viagens feitas. E não apenas hoje!

 

Relatório

Mal e porcamente são feitos relatórios – quando são – e entregues no departamento competente dentro da Câmara. Mas e para a sociedade? Não existe prestação de contas, nem do que foi efetivamente gasto, muito menos daquilo que foi discutido.

 

Pontualidade

Em compensação, é louvável o esforço do presidente da Câmara de Toledo Antônio Zóio (PSL) em iniciar as sessões ordinárias no horário marcado.

 

Banco de Sangue

A Unidade de Coleta e Transfusão de Toledo (UCT) comunica que não irá atender nesta quinta-feira (18). A Secretaria de Estado de Saúde (SESA) emitiu um ofício informando que a data é considerada ponto facultativo. “Isso não irá afetar no estoque, uma vez que medidas de intensificação de doações já estão sendo tomadas desde o início da semana”, reforça o coordenador do Banco de Sangue de Toledo Ayres Dalla Bernardina Neto.

 

Ausente

Vagner Delabio (PSD) não estava na sessão ordinária de segunda-feira. Além de um problema de saúde, o vereador precisou ir com urgência a Maringá. Seu sogro infartou e estava na UTI. Melhoras a ambos.

 

Gripe

A 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (Gripe) começou na última quarta-feira (10), em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. Até o dia 19, a vacina estará sendo aplicada exclusivamente em gestantes e crianças de seis meses até cinco anos de idade, gestantes e puérperas.

 

Procura baixa

Conforme os dados preliminares da Vigilância Epidemiológica , a procura nos três dias de campanha foi baixa. No total do público alvo foram 643 pessoas vacinadas, destas 454 crianças, o que corresponde a 5% do público alvo e 160 gestantes, representando 10%. Nestes três dias, 33 puérperas foram imunizadas, que representam 13%. 

 

Fique atento!

A partir do dia 22 serão atendidos os outros grupos prioritários: idosos a partir de 60 anos, trabalhadores da área da saúde, indígenas, professores com declaração da escola e pessoas com doenças crônicas.

 

Dia D

No dia 4 de maio (sábado) será realizado o “Dia D”, e todas as Unidades Básicas de Saúde, com exceção do Cesar Park, estarão abertas das 8h às 17h para aplicação da vacina, sem intervalo para almoço. A meta é imunizar pelo menos 90% de quase 35 mil pessoas incluídas nos grupos prioritários em Toledo. Será obrigatório levar junto a carteira de vacinação.

 

Cardápio especial

Na Sexta-Feira Santa o Chico’s Restaurante terá um buffet especial de frutos do mar: salmão a Bella munierre, bacalhau portuguesa, bacalhau cremoso, camarão na moranga, camarão alho e óleo, lula milanesa, marisco a milanesa, tilápia recheada, lasanha de tomate seco, além de mais de 40 tipos de salada. Ah, e a sobremesa é cortesia. O Chico’s – comandado pelo casal Vagner e Silvane, ou melhor, o trio agora formado pelo Pedro – fica na rua Barão do Rio Branco, 521 - Jardim Gisela, em Toledo. Reservas e informações pelo telefone: (0xx45) 3055-4057.

Coluna do Editor 17/04/19

Noite de gala

Com o auditório do curso de Medicina da Universidade Federal do Paraná, no Biopark em Toledo, completamente lotado de médicos, advogados e principalmente estudantes de Medicina foi realizado um julgamento simulado de um caso de violação do Código de Ética Médica, em evento conjunto da UFPR e do Conselho Regional de Medicina do Paraná. A direção dos trabalhos foi do advogado do CRM/PR Martim Afonso Palma; a acusação à advogada do CRM Paula Paquete; enquanto a defesa da médica acusada coube a um dos melhores advogados de Toledo: Sérgio Canan.

 

Igual

Os 11 jurados eram estudantes de Medicina, com o resultado final sendo a absolvição - por seis votos a cinco. Mais tarde se verificou exatamente o mesmo resultado que ocorreu no julgamento do caso concreto pelos médicos conselheiros do CRM em Curitiba.

 

Alto nível

No final, tanto o presidente dos trabalhos, advogado do CRM Martim Afonso Palma, e ambos os advogados, de acusação e de defesa, enalteceram o alto nível dos estudantes pelos votos que proferiram, bem como que este tipo de promoção da UFPR e do CRM/PR é que fornece exemplo prático do que é um erro médico, do que é uma infração ética.

 

Elogios

O advogado do CRM ainda teceu elogios à advogada de acusação, Paula Paquete, bem como ao advogado da defesa, Sérgio Canan, muito cumprimentado em vista de sua atuação.

 

Entrevista

O amigo Gleuber Maschio me enviou este link (https://esporte.uol.com.br/reportagens-especiais/minha-historia-angelica/index.htm) com a entrevista – reveladora – da ginasta Angélica Kvieczynski e de sua vida dentro e fora da GR. Vale a pena ler até o fim.

 

Peixe

Em comemoração à Semana Santa, os restaurantes populares em Toledo estão servidos cardápios à base de peixe, assim como também a merenda escolar.

 

Plano Diretor

Na opinião do vereador Leoclides Bisognin (MDB), a revisão do Plano Diretor é importante para se permitir discutir “sobre como será a cidade do futuro que queremos”, disse ele, ressaltando que o Legislativo terá muito trabalho.

 

Grave

Para o vereador Vagner Delabio (PSD) a situação da saúde é grave e não é de hoje. Lembrou de um caso em relação à UTI do Hospital Bom Jesus quando um médico lhe apresentou uma lista para escolher um nome para morrer e abrir espaço para novos internamentos. “Esse é o dilema dos legisladores ao estar frente a frente com a população e nem sempre ser possível movimentar todas as pedras deste tabuleiro”, afirmou Vagner, que na sessão de segunda-feira não conseguiu comparecer à sessão ordinária na Câmara Municipal por problemas de saúde.

 

Água

Vagner ainda lembrou ter feito visitas ao interior por causa dos problemas com abastecimento de água potável. “É impressionante como pode uma agricultura recorde e o homem do campo tomando água de mina”, reclamou o vereador, que disse ter entrado em contato com a Sanepar para buscar a melhor alternativa para levar água potável até a casa do produtor “que faz esta riqueza do agronegócio”.

 

‘Gatos’

Outro assunto abordado por Delabio foi a existência de muitos ‘gatos’ de pessoas roubando água no interior.

 

Errado

Ainda no campo da saúde, Edmundo Fernandes (PRB) criticou médicos da UPA atrasados por cerca de uma hora. “Eles que deveriam estar fazendo seu papel e não estão”, criticou ele ao citar uma troca de plantão com atraso de pelo menos 40 minutos. “A culpa não é do prefeito ou do vice. O errado é o médico”, disparou Edmundo.

 

Trânsito

Ainda do vereador Edmundo: ele disse que não vai mais cobrar o pessoal do Trânsito em Toledo e disse ter passado por mentiroso dia desses em Bom Princípio por causa de uma lombada. “A Resolução de Brasília é uma coisa. Toledo é uma cidade diferente, mas as regras do trânsito são as mesmas, seja em Toledo, Brasília ou qualquer outro lugar deste país”, disse num tom misto de desabafo e apatia.

Coluna do Editor 16/04/19

“Gramunhão”

Diante do comportamento não compatível com a grandeza do cargo, o presidente da Câmara de Toledo Antonio Zóio (PSL) prometeu que na próxima sessão ordinária levará um padre e um pastor para tirar o “gramunhão” do corpo de alguns vereadores.

 

Magrelas

Era para ter sido votado em segundo turno o Projeto de Lei prevendo espaço para estacionamento de bicicletas em Toledo, entretanto, o vereador Vagner Delabio (PSD) apresentou um Requerimento – aprovado por unanimidade – pedindo o adiamento de votação por três sessões.

 

Punição

Presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar eventuais irregularidades na questão da coleta do lixo em Toledo (CPI do Lixo), o vereador Marcos Zanetti (PDT) lamentou Toledo ter passado mais uma vez por isso e frisou que uma empresa que tenta tirar caminhões na madrugada, precisa ser responsabilizada.

 

Autocrítica

Zanetti pediu ainda para todos os vereadores fazerem uma autocrítica porque nos últimos dias a Câmara tem sido alvo de críticas pontuais. “É preciso absorver”, afirmou ao criticar o posicionamento sensacionalista e populista de alguns colegas. “É preciso fazer o papel de vereador, mas da maneira correta e não achar que é o Chapolim Colorado e resolver todos os problemas”.

 

Fiscalização

Ainda na visão de Marcos Zanetti, tudo isso acontece por falta de fiscalização e os vereadores também são agentes fiscalizadores. “Temos o mesmo papel do Ministério Público”, disparou Zanetti, que ressaltou que a CPI precisará ser muito bem feita. “A imagem da Câmara está sendo arranhada por sensacionalistas”, criticou.

Por sua vez, Marli do Esporte (PCdoB) afirmou uma vez mais que as pessoas não conhecem o contrato do lixo e ressaltou ser este um grande momento para fazer este debate para o próximo contrato seja mais saudável. Para isso acontecer, acredita a vereadora, é preciso ampliar o debate.

 

Pneus

Ademar Dorfschmidt (MDB) destacou a questão dos pneus bons de um caminhão que foram retirados e guardados. “Cada um que tire suas próprias conclusões”, disse em tom irônico e que iria apresentar à CPI as informações obtidas.

 

Papel

Ainda sobre a questão da Transportec, Ademar disse estar, dentro do exercício do mandato de vereador, fiscalizando uma empresa que recebe dinheiro público e acusou se tratar de uma “empresa laranja” que estaria “cometendo crimes em todo país”.

 

Suspeição

Ainda o vereador insinuou de quem seria a culpa pelo aditivo a fim de aumentar o preço e prorrogar o prazo até janeiro de 2020 e em qual momento foi alterada o contrato social. “Ele (o secretário Neudi Mosconi) é suspeito sim. Se coloca à disposição de arrumar dinheiro com agiota para pagar vale-alimentação. Tem muita coisa tem debaixo deste tapete”, vociferou Ademar.

 

Ajuda

Já Edmundo Fernandes (PRB) rebateu que Mosconi tem feito muito para ajudar o município e disse existir “muita conversa fiada” sobre o assunto.

 

Molhado

Outro a se pronunciar sobre a questão do lixo foi Genivaldo Paes (PDT). Em sua opinião falar sobre a Transportec é “chover no molhado” e depois leu a definição sobre o que é fiel depositário. Elogiou ainda a coragem de Neudi Mosconi para manter a coleta do lixo na cidade e frisou que o secretário de um “peitaço” na empresa e por isso merecia aplausos dos 140 mil habitantes de Toledo. “Se não fosse esse cidadão os caminhões não estariam trabalhando”, emendou Genivaldo.

 

Agressões

A líder do Governo na Câmara Municipal, vereadora Janice Salvador (PSDB), disse estar preocupada com as agressões por palavras e a constante invasão do espaço, da vida, do caráter através da palavra. “O que algumas pessoas estão fazendo com Mosconi é uma violência”, afirmou Janice, acrescentando que, se ele estiver fazendo algo errado deverá ser investigado e eventualmente punido. “Neste momento, entretanto, está havendo um ultraje à nossa inteligência”.

 

Filha

Janice ainda lembrou da filha de um ex-prefeito que trabalhava na empresa e que também precisa ser alvo de investigação.

Coluna do Editor 13/04/19

CPI do Lixo

Divulgação

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), instaurada através do Requerimento n. 84 na Câmara de Vereadores de Toledo, para que investigue as falhas na prestação de serviços público na coleta de lixo, em decorrência das irregularidades da empresa Transportec, nos meses de fevereiro e março de 2019 teve primeira reunião nesta sexta-feira (12).

 

Presidente

O vereador Marcos Zanetti (PDT) será o presidente e pediu colaboração todos os integrantes para que os resultados sejam úteis na elucidação dos fatos. “Todo o trabalho será conduzido de forma extremamente ética e levando em consideração o regimento interno. Sempre buscando oportunizar uma investigação justa e livre de qualquer ação que não tenha como foco o objetivo central da CPI”, afirmou Zanetti.

 

Composição

Além de Marcos Zanetti, os vereadores Airton Savello (PP), Wagner Delabio (PSD), Ademar Dorfschmidt (PMDB) e Renato Reimann (PP) também integram a comissão.

 

Animais

A Câmara Municipal de Toledo apreciou em turno final o Projeto de Lei n° 178, da vereadora Janice Salvador (PSDB), que trata do ingresso “de animais domésticos e de estimação para visitação de pacientes internados em hospitais da rede pública e privada, contratados e conveniados que integram o Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Sem fios

Outro projeto aprovado, o n° 23/2019, do vereador Valtencir Careca (PP), trata da “obrigatoriedade de retirada dos fios em desuso dos postes utilizados nos sistemas de distribuição de energia elétrica”.

 

Fala Leitor

Um leitor me fez um questionamento interessante: por que a Prefeitura de Toledo não concedeu nenhum centavo de desconto no pagamento do IPTU deste ano, ao contrário de outros municípios? Ótima pergunta!

 

Chico’s Restaurante

Neste sábado é dia de conferir as delícias do cardápio especial do Chico’s Restaurante, com direito a bacalhau portuguesa, salmão waleska, camarão na moranga, camarão alho e óleo, filé mignon a milanesa, bacalhau cremoso, risoto de camarão e mais 40 tipos de salada, além de carnes nobres assadas no espeto. O Chico’s – comandado pelo casal Vagner e Silvane, ou melhor, o trio agora formado pelo Pedro – fica na rua Barão do Rio Branco, 521 - Jardim Gisela, em Toledo. Reservas e informações pelo telefone: (0xx45) 3055-4057.

 

Sanepar

A Sanepar informa que fará obras de interligação de redes ao novo reservatório do Jardim Coopagro em Toledo neste domingo (14). A obra será realizada das 9h às 12h e pode afetar o abastecimento no Jardim Coopagro, Santa Maria e BNH Tocantins. A normalização do sistema está prevista para as 14h e será gradativa. Os trabalhos podem ser cancelados em caso de mau tempo ou condições operacionais adversas.

 

Orçamento reduzido

Nos dias 24 e 25 deste mês, em Brasília, haverá uma agenda super importante com a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), Damares Alves. Toledo, uma das poucas cidades no Paraná a ter uma Secretaria de Política para Mulheres, não deverá enviar representação. É que o orçamento da secretária Larissa Ribeiro herdou é de ‘míseros’ R$ 1.000,00 para pagamento de despesas com viagens.

 

Ajustes

Fica aqui o registro para que, na próxima discussão sobre o Orçamento, os nobres vereadores – que tanto defenderam a manutenção da pasta, com razão, frise-se – façam os ajustes necessários para evitar esse tipo de situação vexatória.

 

Custo

Ah, apenas para constar, entre passagens e hospedagem a viagem a Brasília ficaria em torno de R$ 3 mil.

Coluna do Editor 12/04/19

Visita

(Foto: Aline Oliveira)

Nesta quinta-feira (11) recebi a visita da vereadora Janice Salvador (PSDB), que veio acompanhada da assessora parlamentar Geni Fabris. Um bate-papo sempre interessante com a atual líder do Governo na Câmara Municipal e que ainda estuda o que fazer daqui por diante, haja vista a quantidade de convites recebidos para deixar o ninho tucano visando a eleição de 2020.

 

Tranquilidade

Janice comentou sobre o atual momento da gestão do prefeito Lucio de Marchi (PP) e disse estar muito tranquila em relação ao trabalho que vem sendo feito por ele à frente da Prefeitura de Toledo.

 

Ações

A vereadora ressaltou que problemas históricos dos servidores estão sendo resolvidos na atual gestão, assim como outras ações de desenvolvimento como talvez nunca tenha acontecido na história do município.

 

Visibilidade

Ela concordou, entretanto, que muitas destas ações não estariam aparecendo ou sendo valorizadas como deveriam.

 

Contas

E aqui um parênteses muito pessoal meu: nem mesmo por muitos ocupantes de cargos de confiança dentro da prefeitura que adoram receber o salário no fim do mês, mas sequer tem a capacidade de replicar as informações ou ações da prefeitura em suas contas nas redes sociais, recheadas de fotos de viagens custeadas graças ao bom salário pago pela Prefeitura de Toledo.

 

Futuro

Questionei a vereadora sobre seu futuro político, haja vista ela também ter sido cotada para uma eventual candidatura ao Executivo, a exemplo do que aconteceu em 2012, quando ela foi candidata a vice-prefeita na chapa com João Poletto. Ela despistou e disse que ainda não sabe o que fará no próximo ano.

 

Correção

De novo – não acredito – coloquei o vereador Gabriel Baierle no PDT. Embora ele possa mudar de legenda, ainda segue no PTB.

 

Coragem

É preciso reconhecer e parabenizar a coragem do vereador Leandro Moura (PSL) que na sessão da última segunda-feira fez uma confissão: tem um problema de saúde que nunca havia revelado publicamente, salvo a amigos mais próximos. Leandro tem depressão e pediu mais atenção do poder público para este grave problema que atinge milhares de pessoas em Toledo.

 

AA

Ainda no campo da saúde, Walmor Lodi (PR) comentou sobre o problema do alcoolismo e destacou que o AA faz um trabalho excepcional em Toledo.

 

Dia do Jornalista

Os vereadores Marcos Zanetti (PDT) e Olinda Fiorentin (PPS) mencionaram a passagem do Dia do Jornalista durante a última sessão na Câmara Municipal.

 

Nos eixos

Zanetti, por sinal, comentou que a imprensa tem trazido à tona muitos dos problemas, em especial de corrupção e frisou que os – bons – jornalistas estão ajudando o país a entrar nos eixos.

 

Em Brasília

O prefeito de Toledo Lucio de Marchi (PP) chega nesta sexta-feira (12) de Brasília, onde participou da Marcha dos Prefeitos.

 

Paixão de Cristo

Nesta sexta-feira (12), a partir das 14h, haverá um teatro sobre a Paixão de Cristo no Certi do Jardim Coopagro. A promoção é da Secretaria de Assistência Social e Proteção à Família.

Coluna do Editor 11/04/19

Sucessor

Na Coluna de ontem digitei sucesso ao invés de sucessor, ao me referir ao deputado federal José Carlos Schiavinato. Até porque ainda é cedo para saber se o homem repetirá na Câmara Federal o sucesso que teve por onde passou até agora ou se será um fracasso. É preciso paciência e humildade para aprender os caminhos de Brasília.

 

Venda

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Paraná (MP-PR) pediu ao juiz Fernando Fiuscher, da 9.ª Vara Criminal de Curitiba, autorização para vender pequenos objetos de grande valor monetário apreendidos nas residências do ex-governador Beto Richa durante a Operação Quadro Negro. A informação foi revelada pelo Blog Contraponto, do jornalista Celso Nascimento, e confirmada pelo Bem Paraná.

 

Ônibus

Usuários reclamaram – muito – da condição do ônibus que passa no Jardim Parizotto pela manhã. É um pior que o outro!

 

Novo encontro

Na próxima semana o PRB em Toledo deverá fazer uma nova reunião para filiações e manter unidos os atuais filiados. O objetivo, de acordo com Luiz Ferreira, é eleger de dois a três vereadores, isso se o partido não lançar um candidato próprio a prefeito em 2020.

 

Demora

Exatamente às 17h05 começou a ordem do dia na sessão ordinária de segunda-feira na Câmara de Toledo. Difícil desse jeito.

 

Ausente

O vereador Valtencir Careca (PP) estava de atestado médico na segunda-feira, por isso não participou da sessão na Câmara.

 

Iluminação

A vereadora Marly Zanete (PSL) fez um pedido para os responsáveis pela iluminação pública: irem aos distritos para fazer a manutenção. Ainda pediu aos moradores para ligar 156 e registrar na Ouvidoria ou no 153 para a Guarda Municipal a fim de repassar para a secretaria responsável os pontos escuros.

 

Educação

Além disso, a vereadora relembrou de uma promessa de uma poda nas árvores do interior desde outubro do ano passado e cobrou mais educação do secretário Neudi Mosconi (Meio Ambiente).

 

De perto

O vice-prefeito Tita Furlan acompanhou boa parte da sessão ordinária de segunda-feira na Câmara de Toledo. Após deixar o Partido Verde, Tita deverá ingressar no Podemos. Leia-se o mesmo partido do senador Alvaro Dias e do também senador Oriovisto Guimarães.

 

Falso...

Para quem não costuma acompanhar muito de perto as sessões da Câmara em Toledo não sabe a ‘riqueza’ de debates nos bastidores. Na segunda-feira, por exemplo, Ademar Dorfschmidt (MDB) chamou o colega Walmor Lodi (PR) de “falso moralista”...

 

Mágoa

Lodi rebateu que isso era mágoa no coração de Ademar.

 

Esporte

Já Gabriel Baierle (PDT) comentou sobre a importância da realização da fase final dos Jogos Abertos do Paraná para Toledo, graças à estrutura esportiva. Ainda ressaltou a importância deste tipo de evento pelas questões econômicas e sociais.

 

Falta de apoio

Já a vereadora Marli do Esporte (PCdoB) criticou a falta de apoio dos empresários locais às modalidades. “O comércio, hotel e bares lucram muito com o esporte em Toledo, mas o Basquete busca patrocínio em Medianeira”, disparou ela.

 

Amador

O fracasso de uma reunião esta semana demonstra o quanto é preciso revisar tudo que envolve o Campeonato Amador em Toledo, algo que outros municípios fizeram há algum tempo. E com ótimos resultados!

 

Gasto

Um dos maiores problemas, em minha humilde opinião, é o gasto excessivo na montagem dos times sem nenhum retorno ou apoio por parte da Liga de Futebol Amador. Ao longo dos anos...

Coluna do Editor 10/04/19

Recursos

Esta semana deverão ser autorizados os cadastros de emendas a Toledo referentes ao fim do ano passado, ainda por indicação do deputado federal Dilceu Sperafico (PP), agora sendo acompanhadas pelo sucesso José Carlos Schiavinato (PP).

 

Lista

São R$ 2 milhões para a Secretaria de Esportes, mais R$ 1,5 milhão para a Secretaria de Saúde, outros R$ 2,550 milhões para custeio do Hospital Bom Jesus e mais R$ 1 milhão para equipamentos do Bom Jesus.

 

Ouvidoria do SUS

Propiciar ao cidadão uma ferramenta de defesa de seus direitos e um canal de comunicação com a administração da Secretaria de Saúde de Toledo. Este é o principal objetivo da Ouvidoria Municipal do SUS que já está em funcionamento desde novembro de 2018. O cidadão que deseja fazer elogios, reclamações, sugestões, solicitações ou denúncias, pode utilizar o Whatsapp da ouvidoria do SUS em Toledo pelo (0xx45) 9 9973-6884. O número não aceita ligações, para tanto se deve utilizar o 3378-8688.

 

Audiência Pública

Nesta quinta-feira (11), a partir das 19h30, haverá uma Audiência Pública sobre a pavimentação asfáltica, construção de meio-fio e galerias de águas pluviais na rua Ângelo Corneli, entre a Barão do Rio Branco e a via marginal da BR-467, no Jardim Anápolis. O encontro será na Associação de Moradores e Amigos do Jardim Anápolis, na rua Anápolis, esquina com a São João.

 

Lixo

De acordo com um relatório repassado pelo secretário Neudi Mosconi (Meio Ambiente), a quantidade de toneladas recolhidas nos últimos dias ficou bem acima da média recolhida nas demais semanas pela Transportec, “o que demonstra a eficácia na coleta sob nova gestão”, comentou Mosconi.

 

Será?

Leandro Nesello, advogado, assessor parlamentar com experiência comprovada, com apoio irrestrito do deputado Schiavinato e do ex-deputado Sperafico, surge como um provável nome ao Executivo em 2020 em Toledo. Nesello pode representar a mudança esperada pela sociedade, a renovação com força jovem, pois alia conhecimento técnico e habilidade política.

 

Malas prontas

De malas prontas para o PSC, os suplentes de vereadores Bozó e Bazei deverão em breve anunciar a nova morada.

 

Também

Outra que deverá mudar de ares em breve é a líder do Governo na Câmara de Toledo. A vereadora Janice Salvador (PSDB) estaria com tudo bem encaminhado para se filiar ao PSD. Uma questão que será concretizada no devido tempo.

 

Mudanças

E ainda dentro do minado campo político de Toledo, existe uma movimentação para troca de comando no PSL, que não ficaria com nenhum dos atuais vereadores.

 

Unidos

A união entre João Poletto e Adelar ‘Pelanka’ Holsbach parece crescer a cada dia. A única certeza entre os dois é que nem PP e nem MDB estarão nessa eventual composição.

 

Errata

Na Coluna de ontem coloquei o vereador Gabriel Baierle como sendo do PDT. Na verdade ele ainda é do PTB. Ainda porque é possível que o jovem vereador mude de sigla para 2020.

 

Delícia!

Conto o milagre, mas não revelo a santa de jeito nenhum: esta semana comi um dos mais deliciosos bolos de cenoura com cobertura de brigadeiro da minha vida. Absolutamente uma delícia!

 

Aprovação

O governador Carlos Massa Ratinho Junior é aprovado por 78,4% dos paranaenses. É o que aponta levantamento do Instituto Paraná Pesquisas divulgado nesta terça-feira, 9 de abril, encomendado pela Federação das Indústria do Paraná (Fiep). A data é simbólica, pois marca os 100 primeiros dias da gestão.

 

Mais aprovação

O Instituto também avaliou o desempenho do governo do presidente Jair Bolsonaro, que é aprovado por 64% dos paranaenses, enquanto 20,5% o desaprovam. Para 31,2%, o governo federal está melhor, 47,4% o consideram igual e 16,7%, pior.