Coluna do Editor
Coluna do editor 19/02/2019

Atitude

Desde que o vereador Antonio Zóio (PSL) assumiu a presidência da Câmara de Toledo começou a agir de maneira intempestiva, especialmente após deixar de cumprir com alguns acordos decisivos para sua eleição. Um exemplo? A demissão do ex-diretor Alcídio Pastório, uma das condições impostas para Zóio ter recebido votos com peso de ouro na hora da urna.

 

Perseguição

Ainda da Câmara, tem gente ainda tentando compreender o que está acontecendo em relação aos servidores de carreira. Uma coordenadora foi dispensada das funções que exercia há oito anos quando estava nas férias e os assessores jurídicos foram ‘esquecidos’.

 

Positivo

Um problema que parece estar havendo é que os servidores não estariam submetendo seus pareceres internos aos caprichos do presidente e daqueles que o cercam. Aí o clima tem ficado tenso.

 

Reuniões

Outro ponto complicado é que estão acontecendo reuniões misteriosas, literalmente, com portas fechadas dentro do gabinete da presidência com presenças ilustres de um ex-prefeito e de um dos seus ex-assessores.

 

Novo gabinete?

Nos bastidores falam até na abertura de um novo gabinete para atender frequentadores assíduos da Câmara. Gente que deixa o carro estacionado o dia inteiro nas proximidades do Centro Cívico Tancredo Neves.

 

Fala Leitor

“Olá Márcio, meu nome é Maigel Damiati Dreyer. Já lhe escrevi em outras oportunidades. Sou leitor assíduo do Jornal do Oeste e fico satisfeito em verificar que o tema perturbação de sossego tem recebido um tratamento distinto, de acordo com a dimensão do problema (edições de 29 de Agosto de 2018 e 14 de Fevereiro de 2019). No entanto, gostaria de respeitosamente apresentar algumas considerações sobre a reportagem mais recente.

 

Ênfase

“Na reportagem da edição de 14 de Fevereiro é dada uma ênfase, ainda que involuntária, no horário em que ocorre a perturbação. Isso acaba por induzir o leitor a entender que há horários em que ela seja mais tolerável. Pondo de lado o que diz a legislação municipal, não há qualquer previsão de horário na Lei de Contravenções Penais para se caracterizar o crime de perturbação de sossego”.

 

Exemplo

“Uma exposição melhor sobre isto consta na reportagem da edição de 19 de Agosto de 2018, onde o Chefe de Comunicação do 19 BPM explica que "Existe um paradigma que deve ser quebrado. É mito dizer que somente entre às 22h até às 5h uma pessoa não pode fazer barulho. Isso é uma inverdade! Se o som incomoda um cidadão pode configurar como perturbação de sossego"”.

 

Mais um exemplo

“Outro ponto a ser esclarecido é sobre a necessidade de medição do barulho. Na cartilha do Ministério Público de Pernambuco sobre a perturbação do sossego consta que: "Não se deve cogitar de prova de materialidade, pois se trata de infração do tipo que não deixa vestígios (art. 158, CPP). A prova é testemunhal e/ou documental... Tudo pode e deve ser gravado em áudio, ou áudio e vídeo, sempre que possível... Mas, sobretudo o seu depoimento tem uma importância vital. Sempre que possível, relate por escrito e de forma minuciosa as suas dificuldades"”.

 

Abraço

“Pelo o exposto, caso considere relevante o que relatei, gostaria de sugerir que, em uma próxima reportagem sobre o tema, enfatizassem a irrelevância do horário e da medição do barulho para caracterizar a perturbação de sossego. Abraço fraterno”, encerra.

Coluna do Editor 16/02/19

Raio

Quem disse que um raio não pode cair duas vezes num mesmo lugar? No caso da Câmara de Toledo pode. Tanto que caiu! Nesta segunda-feira (18), mais uma vez, será votado o pedido de cassação do prefeito Lucio de Marchi (PP) porque não houve a devida publicação do protocolo no órgão oficial eletrônico.

 

Passado

A mesma coisa ocorrida ano passado, quando no auge da polêmica em torno do Projeto de Lei 12, chamado popularmente de Projeto da Terceirização, houve um erro e a pauta inteira deixou de ser publicada. Como na mesma sessão havia sido votado o Projeto da Lei Orçamentária, o então presidente Renato Reimann (PP) determinou a anulação das votações e uma nova votação.

 

Consulta

Fez isso após consulta à Assessoria Jurídica, aos demais colegas da Mesa Diretora, à Controladoria Interna e à Assessoria Legislativa, ou seja, pediu a opinião de todo mundo para saber como proceder em algo até então inédito dentro do Legislativo toledano.

 

Eu!

Agora não. O presidente Antonio ‘Zóio’ de Freitas (PSL) não consultou ninguém para colocar o assunto em pauta no início desta semana, tanto assim que pediu à Assessoria Jurídica devolver o pedido para seguir o trâmite, mesmo alertado não ser possível um parecer em tempo.

 

Parecer

Pois bem, na terça-feira (13), um dia após a votação no Plenário, eis que Zóio emitiu o Despacho 128/2019 em resposta ao Protocolo 311, solicitando esclarecimentos sobre as ações adotadas em relação ao pedido, em especial ao parecer jurídico.

 

Lideranças

Este pedido de esclarecimentos foi assinado por alguns líderes de blocos ou bancadas: Ademar Dorfschmidt (MDB), Airton Savello (PTB), Janice Salvador (PSDB), Marcos Zanetti (PDT), Renato Reimann (PP) e Walmor Lodi (PR).

 

Opinião

Segundo consta do documento assinado pelo atual presidente, como se trata de “um mero instrumento opinativo por parte da Assessoria Jurídica” e que não houve “tempo hábil para permitir sua confecção” ele se disse obrigado a colocar em votação, isso mesmo ainda dentro do prazo legal estabelecido para um parecer que, salvo engano, é de em até 15 dias. Como haviam se passado apenas seis...

 

Impulso

O presidente parece ter agido por impulso e, quando se ocupa um cargo de tamanha importância, agir por impulso geralmente terminal mal, como é o caso.

 

Sindicância

Ao contrário do caso do ano passado, dessa vez ou foi incompetência ou má fé, até porque o próprio Zóio autorizou a reabertura da sindicância sobre a falha, assunto que já havia sido resolvido. E um dos envolvidos na investigação é justamente quem seria o responsável por publicar a pauta, portanto, sabia muito bem da necessidade de estar no órgão oficial e seu dever era orientar o presidente. Muito estranho...

 

Motivos

Aí cabe uma pergunta: é um caso de incompetência ou má fé?

 

Clima tenso

O clima ficou realmente tenso nesta sexta-feira dentro da Câmara, apenas intensificando algo que ficou nítido nos últimos dias.

 

Reunião

Os vereadores da base se reuniram no gabinete da líder de Governo Janice Salvador (PSDB). Um encontro importante para os rumos daqui por diante dentro do Legislativo.

 

Quem?

Se Zóio não pediu orientação jurídica nem antes, nem agora, resta saber quem o está assessorando neste setor? E mais: é de dentro ou de fora da Câmara?

 

Prazo

Ah, e a Assessoria Jurídica não deu o parecer sobre o pedido de impeachment porque recebeu um documento pedindo a devolução do documento, assinado pelo presidente da Câmara que colocou em votação sem poder fazê-lo.

 

Interesses

A ‘caça às bruxas’ que se está querendo fazer dentro do Legislativo não traz benefícios a ninguém, mas em especial à sociedade. Posso ter lá minhas diferenças com alguns servidores dentro da Câmara, mas é inegável a retidão nas decisões tomadas até hoje sempre pensando no melhor para a Câmara de Toledo e não apenas para atender ao interesse deste ou daquele.

 

Bom relacionamento

Prova disso é que pelo mesmo cargo de Zóio já passaram, com a mesma equipe de trabalho de hoje, Adelar ‘Pelanka’ Holsbach (PDT), Adriano Remonti (PT), Ademar Dorfschmidt (MDB) e Renato Reimann (PP) sem ter havido problemas como este enfrentados agora. Uma vergonha ao Legislativo local!

Coluna do Editor 15/02/19

Porta

Foto: Leitor

“Posto central próximo da delegacia...Precisa de legenda?”. Esta foi a mensagem que um leitor me enviou ontem, com a foto do que era para ser a porta do banheiro feminino no Posto de Saúde Central em Toledo.

 

Resposta

Em nota a Secretaria Municipal de Saúde esclarece que a porta do banheiro feminino do Centro de Saúde foi arrombada após uma pessoa ter ficado presa. O fato aconteceu no dia 1º. A Secretaria informa que o Centro de Saúde será reformado. A reforma já foi licitada e a obra deve começar em breve. 

A Prefeitura reitera que a gestão está investindo em todas as Unidades Básicas de Saúde. Já foram reformadas a UBS da Vila Pioneiro e Vila Industrial.

 

Em obras

Atualmente estão em obras a UBS do Jardim Porto Alegre, Novo Sarandi, Coopagro, Cerro da Lola e uma unidade nova em Vila Nova. Ainda na programação de obras está a UBS do Panorama.

 

Base

Fui um dos maiores críticos em relação à base de vereadores do prefeito Lucio de Marchi (PP) diante de alguns assuntos na Câmara de Toledo, entretanto, é preciso reconhecer que no teste de fogo na votação do pedido de impeachment, na última segunda-feira, a base foi aprovada com louvor.

 

Teatro

“Li suas observações sobre a visita do secretário Odemilson dos Santos e os 19 anos sem manutenção do Teatro. Nestes 19 anos, estive na secretaria por pouco mais de 7 anos. E, asseguro, que as manutenções foram realizadas, inclusive, investimentos”. A mensagem é da ex-secretária da Cultura Geni Fabris.

 

Racahadura

Segundo ela, houve logo no início uma rachadura na parede onde está o letreiro Teatro Municipal de Toledo, que custou R$ 40 mil, juntamente com o asfaltamento do pátio, além de pinturas, etc.

 

Adequações

“Quando retornei em 2013 e fiquei até outubro de 2014, focamos na adequação das instalações para a nova legislação de segurança para autorização de uso pelos Bombeiros”, segue relatando.

 

Solidariedade

“Eu não gostaria de estar no lugar do Odemilson. Mas, sou solidária para apoiar a reforma em toda a extensão dos problemas. Não aceito, porém, que a história seja colocada em dúvida. No lixo! Que o comprometimento seja relegado por colocações dessa natureza”, finaliza Geni Fabris.

 

Comércio

Pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que as vendas do comércio subiram 2,3% em 2018, considerada a maior alta nos últimos cinco anos. O bom desempenho foi influenciado, principalmente, pela atividade de veículos, motos, partes e peças, com alta de 15.1%. Para o ano de 2019, a expectativa é de uma alta de 2,5% do Produto Interno Bruto (PIB), segundo pesquisa Focus realizada pelo Banco Central.

 

Audiências públicas

Para a próxima quarta-feira (20), estão agendadas duas audiências públicas na Câmara de Toledo. Uma para a prestação de contas do Poder Executivo e outra específica para prestação de contas do Esporte. Ambas às 10h.

 

Tem mais

Já no dia 27 estão marcadas as audiências de prestação de contas da Educação (às 14h) e da Saúde (18h30).

Coluna do Editor 14/02/19

Bicho

Para incentivar os jogadores do Toledo Esporte Clube em busca da vitória no domingo (17) diante do Operário, pela semifinal da Taça Barcímio Sicupira – equivalente ao 1º turno do Campeonato Paranaense – uma vaquinha está sendo feita para oferecer um bicho extra. Está sendo feita uma campanha junto a empresários da cidade para esse incentivo a mais. Ah, claro, sem esquecer que em caso de vitória o Porco decidirá o título do turno e ainda segue firme em busca da vaga na Copa do Brasil e Série D.

 

Ingressos

E os ingressos antecipados para este jogo estão à venda. Os valores são de R$ 20,00 para arquibancada e R$ 40,00 para cadeiras. No dia do jogo os preços dos ingressos voltarão aos valores normais de R$ 40,00 arquibancada e R$ 80,00 cadeira. Lembrando que crianças até 12 anos não pagam o ingresso e os portadores do Passaporte TEC poderão pagar meia-entrada mesmo no dia do jogo.

 

Pontos de venda

 O torcedor pode comprar o ingresso na Jaclani Esportes, Zero Hora, Farmácia Real, Cia Técnica, Imperador Imóveis, Agro Bicho Bom, Posto Panambi, GM Pizzaria e Orca Contabilidade.

 

Passaportes

A diretoria esclarece que os ingressos contidos no Passaporte TEC são válidos exclusivamente para os jogos de grupo e não serão válidos para os jogos de semifinais e finais.

 

Bicicletas

Nesta quinta-feira (14), às 19h, na Câmara de Toledo, será realizada uma audiência pública para tratar sobre o Projeto de Lei nº 172, de 2018, do vereador Vagner Delabio (PSD), que "dispõe sobre a destinação de espaços para estacionamentos de bicicletas no município de Toledo".

 

Sem água

Também para esta quinta a Sanepar informa que fará obras de interligação de redes no sistema de abastecimento de água de Toledo. Os trabalhos serão realizados das 14h às 18h e pode afetar o abastecimento no Jardim Panorama, Cezar Park e São Francisco. A previsão é a de que o abastecimento volte à normalidade a partir das 22h e será de forma gradativa. Os trabalhos podem ser cancelados em caso de mau tempo ou condições operacionais adversas.

 

Fala Leitor

Bom dia o Bisognin  poderia dar está opinião  quando era secretário da prefeitura aliás  faz tempo que está  assim será  que tem liberação  do corpo de bombeiros?

 

Notificações

Em dois anos, a Prefeitura de Toledo notificou 29 empresas por não cumprimento de alguma obrigação contratual. A maioria abandona a obra pela metade...

 

Novo endereço

A Secretaria de Habitação e Urbanismo, responsável pelos cadastros habitacionais e outros serviços, está atendendo no Prédio da Prefeitura de Toledo.

 

Tuberculose

Pelo menos dois casos de tuberculose teriam sido confirmados na cadeia pública em Toledo. Preocupante.

 

Queijos finos

No próximo dia 14 de março, o Biopark - Parque Científico e Tecnológico em Biociências, em parceria com o Parque Tecnológico de Itaipu (PTI) e o Programa Oeste em Desenvolvimento (POD), promove o Fórum de Desenvolvimento Regional em Produção de Queijos Finos. Um evento gratuito, voltado para produtores de leite, pesquisadores e gestores da indústria de laticínios, onde serão abordados temas sobre controle do rebanho leiteiro, qualidade do leite, inovação no mercado de lácteos e queijos finos.

 

Mais informações

O evento será no Biopark, das 13h30 às 17h30. Mais informações através do e-mail: [email protected] ou pelo telefone (0xx45) 2103-5822.

 

Clima quente

Diante de alguns posicionamentos recentes na Câmara de Toledo, em especial à questão do número de vereadores, o clima realmente anda quente nos bastidores em função das várias propostas que estão sendo discutidas.

 

Bate-boca

Era para ter comentado o assunto há alguns dias e passou batido: Um agente público importante quase foi às vias de fato com um ex-assessor parlamentar porque não gostou do que ouviu dentro da Câmara de Toledo. Bem ao estilo do moço.

 

Ajudinha

Foi preciso a intervenção de um vereador para evitar coisa pior, especialmente à imagem do moço que, digamos, não anda lá essas coisas também.

Coluna do Editor 13/02/19

Visita

Foto: Franciele Mota

O diretor da Associação dos Diários do Interrio do Paraná (ADI) Ricardo Takiguti, visitou o Jornal do Oeste nesta terça-feira (12), onde foi recebido pelos diretores Armando Staudt Manfroi e Franco Manfroi. Ricardo falou sobre o momento do jornalismo no Paraná e as perspectivas para os próximos meses.

 

Limpeza

O vereador Gabriel Baierle (PTB) foi chamado por um grupo de empresários por causa da limpeza do banheiro público no Centro – ao lado da Biblioteca Municipal. “Ou fecha de uma vez ou coloca uma grade para a Guarda Municipal abrir e fechar o espaço”, desabafou Gabriel ao mostrar fotos da situação caótica do local. O vereador disse ter pedido urgência ao prefeito.

 

Infiltração

Além disso, Gabriel Baierle reclamou sobre o problema de infiltração no prédio da Biblioteca, espaço que tem sido visitado por ele desde que assumiu o mandato. “Algumas melhorias foram feitas, mas ainda são necessárias outras”, afirmou o vereador.

 

Mata todos

Já Leoclides Bisognin (MDB) afirmou que se der um incêndio no subsolo da Prefeitura de Toledo “mata todo mundo. Quem pensa ter segurança ali é mais ignorante que eu”, criticou.

 

Piso

A vereadora Marli do Esporte (PCdoB) quere apresentar um projeto de lei pedindo a redução do salário de vereador ao piso de professor na rede municipal, que é de R$ 3.306,15.

 

Um só

“Já que entramos no campo da demagogia é preciso ficar apenas com o salário de vereador e não com aposentadorias de valor muito maior seja do Governo do Estado ou da Prefeitura de Toledo”, disparou o colega Ademar Dorfschmidt (MDB), para quem está acontecendo demagogia em cima de demagogia nessa questão de uma eventual redução do número de vereadores.

 

Autofagia

Numa coisa preciso concordar com Ademar: está ocorrendo um processo de autofagia da Câmara Municipal.

 

Desvalorização

Há uma completa desvalorização do Legislativo pelos próprios vereadores. Uma coisa é a sociedade pedir pela redução e discutir outras medidas, outra são tantos vereadores apresentando tantas propostas distintas – algumas delas absurdas – contra o poder para o qual foram eleitos.

 

Coerência

Sempre defendi uma redução compatível com o tamanho da cidade, mas nunca citei a redução do salário porque entendo ser a função de extrema responsabilidade.

 

Valorização

Airton Savelo (PTB) foi outro que defendeu a valorização dos vereadores e que todos merecem um salário digno.

 

Humildade

Já Valtencir Careca (PP) pediu um pouco mais de humildade aos colegas para se chegar a um acordo que seja de bom senso entre todos os vereadores.

 

Direito

Na visão de Marcos Zanetti (PDT), toda proposta de lei é válida. É um direito do vereador apresentar aquilo que pensa ser interessante e a discussão necessária.

 

Mais demagogia

Edmundo Fernandes (PRB) foi outro que pregou maior respeito a todos os vereadores e chamou de proposta demagógica o projeto de Marli.

 

Tudo legal

O ex-presidente da Câmara Renato Reimann (PP) pediu para se fazer um comparativo com outros municípios e ver quanto custa por habitante cada vereador. “O caminho não é reduzir por reduzir”, disse ele, frisando que todas as mudanças feitas no Legislativo em Toledo foram devidamente amparadas na legalidade. Em sua opinião uma eventual redução poderia gerar dificuldade em eleger representantes de algumas regiões.

 

Contra

A líder do Governo Janice Salvador (PSDB) afirmou que quando se discute no caminho contrário é trabalhar para desvalorizar o próprio Legislativo. “Devemos é exigir mais dos nossos vereadores”, criticou ela.

 

Sem espaço

Janice tem razão, afinal, se os vereadores fizessem por merecer, não haveria espaço para qualquer tipo de discussão, mas como nem todos assim agem...

 

Sem comunicação

Em função da forte chuva na noite de segunda-feira, a Prefeitura de Toledo ficou sem telefone e sem internet durante um bom período ontem.

 

Na Emdur

Nesta quarta-feira (13), às 7h30n, na Emdur, o prefeito Lucio de Marchi fará a entrega de alguns equipamentos (dois caminhões minério, um caminhão aspargidor e um caminhão comboio).

Coluna do Editor 09/02/19

Reunião

Antonio ‘Zóio’ (PSL) realmente tem surpreendido de maneira positiva nestes primeiros dias como presidente da Câmara de Toledo. Além de pequenas alterações na estrutura interna, ele tem mostrado estar ‘antenado’ com os acontecimentos mais pontuais da cidade, como a questão da interdição parcial do Teatro Municipal. Tanto assim que ele convocou uma reunião emergencial na tarde desta sexta-feira para tratar do assunto.

 

Iniciativa

E, mais surpreendente ainda, tem procurado dar o devido crédito a quem é de direito. Disse para quem quisesse ouvir que a iniciativa partiu da vereadora Olinda Fiorentin (PPS).

 

A todos

Além disso, ‘Zóio’ tem feito questão de convidar todos os vereadores para quaisquer eventos. Só não tem ido quem não pode ou não quer.

 

Solo

Um fato da reunião na Câmara foi a fala do vereador Edmundo Fernandes (PRB), alertando para o fato do solo na região próxima ao Parque Ecológico Diva Paim Barth ser muito instável e, em função do alto número de obras nas proximidades, quem sabe não esteja aí um dos motivos para a rachadura no teatro e o rebaixamento do solo em alguns pontos.

 

Tranquilidade

Ah, não poderia deixar de elogiar a postura tranquila de ‘Zóio’ na condução da reunião. Abriu espaço para todos de maneira muito igualitária e quando precisou segurar a rédea, o fez de uma forma muito educada.

 

Por falar na Câmara de Toledo, está aberto o edital para o 1º teste seletivo de 2019. O teste será para a contratação de quatro estagiários para os gabinetes dos vereadores Corazza Neto (PDT), Genivaldo Paes (PTB), Leandro Moura (PSL) e Leoclides Bisognin (MDB). No momento da inscrição o candidato deverá identificar para qual gabinete pretende concorrer. As vagas são para estudantes que estão cursando o terceiro ano ou quinto período de direito.

 

Benefícios

As vagas são de 30 horas semanais, sendo 6 horas diárias, de segunda a sexta-feira, os horários são, no período matutino das 9 às 12 horas, no vespertino das 14 às 17horas, com remuneração de R$ 1.250,00 e dois vales-transportes urbanos por dia de efetivo estágio.

 

Inscrições

As inscrições devem ser feitas do dia 11 de fevereiro ao dia 22 de fevereiro de 2019, somente via presencial, das 8h30 às 12h e das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira no Setor de Recepção e Protocolo da Câmara Municipal de Toledo. Na hora da inscrição o candidato tem que ter em mãos a Ficha de Solicitação de Inscrição, e deverá apresentar cópias legíveis da cédula de identidade e do CPF.

 

No Rio

O gerente executivo da Primato Cooperativa Agroindustrial Anderson Sabadin está no Rio de Janeiro. Mas não foi curtir uma praia ou fazer o ‘esquenta’ para o Carnaval.

 

Negociações

Sabadin foi abrir negociações para a cooperativa fornecer carne a uma rede grande de supermercados carioca.

 

Insegurança

A situação caótica no Rio de Janeiro tem provocado a fuga de muitos fornecedores pelo medo de assaltos a cargas.

 

Passo firme

Ainda sobre a Primato, a inauguração do primeiro posto da cooperativa em Toledo não aconteceu do dia para a noite. Desde 2014 a proposta vem sendo estudada pela diretoria. A informação é do presidente Ilmo Werle Welter.

 

Ninguém

Ah, e sobre a inauguração do posto – antigo Posto Ecke, na Barão do Rio Branco – não poderia deixar de mencionar a ausência de um representante do Sicoob, a única cooperativa que não esteve na cerimônia. Lá estavam Marcos Destefeni (Acit), Felizl Fornari (Uniprime), Círio Kunzler (Sicredi) e Hiroshi Nishitani (Unimed). Já do Sicoob...

Coluna do Editor 08/02/19

Cultura

Márcio Pimentel

Bacana a visita do novo secretário da Cultura de Toledo Odemilson dos Santos, que veio ao Jornal do Oeste dar um pouco mais de detalhes a respeito da interdição parcial do Teatro Municipal e também dos problemas com a climatização do local, conforme reportagem exclusiva na edição de ontem.

 

Omissão jamais

Odemilson foi muito corajoso ao enfrentar o problema de cabeça erguida, até porque ele não tem culpa das quase duas décadas de abandono em relação à manutenção interna do prédio e que hoje resultaram em problemas sérios. “Não poderia me omitir e não falar nada com quem tem eventos agendados para o teatro”, disse o secretário.

 

Agenda

O comentário se refere a um possível cancelamento de eventos previstos para o espaço. Alguns por questões das obras, outros por causa da climatização. Dentro do Teatro Municipal é um calor lascado, ainda mais num verão como o de Toledo, onde as temperaturas ultrapassam os 30ºC fácil, fácil.

 

Abandono

Ele evitou ser descortês com os antigos ocupantes da pasta ao longo de 19 anos, mas é inadmissível um dos cartões-postais de Toledo não ter recebido com frequência manutenção preventiva a ponto de uma parte do piso ceder e a climatização pifar de vez. Uma herança vergonhosa recebida por Odemilson.

 

Ficha limpa

O prefeito Lucio de Marchi (PP) enviou na quarta-feira (6) uma mensagem ao presidente da Câmara de Toledo, Antonio Sérgio de Freitas (PSL), onde pretende alterar a Lei 2.194, de 2015, que prevê o requisito de se ter ficha limpa para o ingresso em cargo público no âmbito do Legislativo.

 

Extensão

A ideia de Lucio é estender a exigência também para quem pretende ingressar em cargos e empregos públicos na Prefeitura de Toledo. Uma ótima iniciativa, sem dúvida.

 

CCJ

Fontes da Assembleia Legislativa asseguram que o deputado estadual Fernando Francischini (PSL) já garantiu os votos necessários para ser eleito presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) - a mais importante da Casa, por onde passam todos os projetos em discussão. Segundo essa versão, oito dos 13 parlamentares que serão indicados para compor a CCJ assinaram um documento declarando voto para Francischini. As informações são do Bem Paraná.

 

Prazo

A eleição para a CCJ está marcada para a próxima terça-feira. Até segunda-feira, os partidos e blocos devem confirmar as indicações para a comissão.

 

Show Rural

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebe a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, nesta sexta-feira (8), no Show Rural, em Cascavel. Às 10h40, o governador e a ministra visitarão os estandes da feira, acompanhados pelo presidente da Coopavel, Dilvo Grolli. Em seguida, às 11h30, Ratinho Junior acompanha a ministra na coletiva de imprensa.

 

Polícia

Também nesta sexta-feira (8), às 10h, será realizada a cerimônia de entrega de divisas aos policiais militares recém-promovidos no 19º BPM.

 

Pista liberada

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) confirmou à Prefeitura de Toledo que será liberado o acesso parcialmente até o final desta semana da pista entre a avenida Ministro Cirne Lima  e a rodovia BR-163 - trecho Toledo a Marechal Cândido Rondon.

 

Até 2020

Conforme a assessoria, foram executados cerca de 35% do total da obra. A continuidade dos serviços de terraplenagem e pavimentação segue no trecho entre Vila Ipiranga e Dois Irmãos. O prazo de conclusão da obra é final de 2020, dependendo, porém, de disponibilidade orçamentária e financeira.

Coluna do Editor 07/02/19

Pedido

O Departamento de Comunicação Social da Câmara Municipal de Toledo emitiu uma nota informando que a Câmara Municipal de Toledo recebeu documento protocolado por um cidadão na tarde de segunda-feira (4) apresentando denúncia por prática de crime de responsabilidade pelo prefeito de Toledo Lucio de Marchi.

 

Análise

Ainda de acordo com o documento, o presidente da Câmara Municipal Antônio Zóio teve conhecimento do documento e determinou seu encaminhamento observando todos os trâmites legais. O pedido de impeachment foi protocolado sob o número 198/2019 e em seguida teve cópias encaminhadas a todos os vereadores e vereadoras. O documento foi encaminhado à Assessoria Jurídica da Câmara Municipal para sua análise e apontamento dos demais trâmites legais.

 

Comissões

Ainda na Câmara, o vereador Gabriel Baierle (PTB) foi eleito presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano e Economia. Gabriel também foi eleito vice-presidente da Comissão Financeira e Orçamentária e secretário da Comissão de Legislação e Redação, além de ser integrante do Conselho de Ética.

 

Fala Leitor

Um leitor, que prefere não ser identificado, enviou mensagem sobre a proposta de reduzir o número de vereadores em Toledo. Para ele “seria mais interessante bater em cima de lei orgânica que limita o salário do vereador a 10 mínimos!!! Haverá quase a mesma economia e não haverá diminuição de representatividade da população”.

 

Semelhante

Opinião semelhante tem o ex-vereador Wilmo Barcellos Marcondes, outro que defende a redução do salário, até de uma forma mais radical.

 

Decente

Sempre defendi a redução do número de cadeiras na Câmara de Toledo, pois acredito que pelo tamanho da cidade 15 seria um número hoje ideal, mas particularmente sou contra a redução do salário dos vereadores. Penso ser necessário um salário decente para poder se cobrar um trabalho decente.

 

Custo x benefício

Hoje são muito poucos os que valem o salário que recebem dentro do Legislativo local. O mesmo se aplica em outros níveis da administração pública. É a velha relação custo x benefício.

 

Respeito

Embora seja contra, respeito a opinião contrária e defendo que prevaleça sempre o desejo da maioria, pois é assim que se constrói uma verdadeira democracia: com diálogo, respeito e o desejo da maioria.

 

ATI

O presidente da Associação Toledana de Imprensa (ATI) Oscar Gaspar convocou uma Assembleia Ordinária para o dia 15 de março, a partir das 18h30 na sede da entidade. Em pauta apresentação do relatório de atividades e situação financeira da entidade e a eleição e posse da diretoria da ATI para a gestão 2019/2020.

 

Novos horários

A Azul vai mudar o horário dos voos entre Curitiba e Toledo nos meses de fevereiro e março. A partir de agora o trecho entre Curitiba e Toledo, às quartas-feiras, terá saída da capital às 9h20 e chegada ao Aeroporto Municipal Luiz Dalcanale Filho por volta das 10h50; o voo de volta será às 11h20, com chegada por volta das 12h45.

 

Mais mudanças

Já a partir do dia 3 de abril os voos da Azul entre Curitiba e Toledo também sofrerão mudanças. A saída da capital será às 9h15, com chegada prevista para as 10h45; o retorno será às 11h15, com chegada prevista para as 12h40 em Curitiba. Sem dúvida um horário bem melhor...

 

Diários

Ah, lembrando Curitiba que a partir de abril os voos serão diários.

 

Troco Solidário

Na próxima quinta-feira (14), a partir das 10h, a Havan realiza a entrega de mais uma doação da campanha Troco Solidário em sua filial Toledo. A iniciativa conta com a participação dos moradores e clientes da rede.

 

Milhões

No ano passado, as 120 unidades da Havan arrecadaram mais de R$ 7 milhões, beneficiando 97 entidades. Somente no segundo semestre de 2018 a arrecadação ultrapassou os R$ 4 milhões.

Coluna do Editor 06/02/19

Líderes

Os trabalhos na Câmara Municipal de Toledo recomeçaram de maneira oficial na segunda-feira (4). E com novos líderes. Na oposição Marli do Esporte (PCdoB) assumiu a liderança, com Marcos Zanetti ()PDT) como vice-líder. A líder de Governo por mais um período será Janice Salvador (PSDB).

 

Blocos

Também houve recomposição dos blocos parlamentares, muitos desfeitos em função do resultado da eleição para a composição da nova Mesa Diretora do Legislativo.

 

Trio

Janice Salvador (PSDB), Vagner Delabio (PSD) e Walmor Lodi (PR) passam a integrar o bloco “Toledo Acima de Todos”, Lodi será o líder do bloco parlamentar e Delabio o vice.

 

Independente

Outro trio, mas do PDT, resolveu formar o Bloco Independente, com Albino Corazza neto, Genivaldo Paes e Marcos Zanetti, que será o líder, com Paes sendo o vice.

 

União

Airton Savello (PTB) será o líder do bloco União por Toledo, tendo como vice Edmundo Fernandes (PRB) e ainda na composição Gabriel Baierle (PTB), eleito o primeiro vice-presidente da nova Mesa.

 

Voz

Por fim, os dois vereadores do MDB, Leoclides Bisogin e Ademar Dorfshcmitd, se uniram a Olinda Fiorentin (PPS) para formar o bloco A Voz do Povo. Ademar será o líder e Olinda a vice.

 

Redução

Ainda sobre a Câmara, na época fui voz solitária quando houve o aumento de 11 para 19 vagas na Câmara de Toledo. Mais tarde o ex-presidente da Acit Danilo Gass encampou a ideia e tentou promover um debate para redução, o que acabou não acontecendo. Depois foi a vez de Walmor Lodi entrar na brincadeira. Agora uma nova proposta deu entrada na Câmara.

 

Demagogia

Triste, entretanto, é observar alguns vereadores tratando do tema com demagogia, zombando até da proposta. Um assunto tão sério e com tanto impacto na sociedade deveria ser tratado com maior responsabilidade. Mas pedir isso para alguns vereadores da atual legislatura é como acreditar em Papai Noel, Coelho da Páscoa, Saci Pererê...

 

Novo

Os filiados e simpatizantes do Partido Novo em Toledo se reúnem nesta quarta-feira (6), às 19h30h. Em pauta estratégias e metas sobre as filiações no núcleo local.

 

Sem oposição

O senador paranaense Flavio Arns (REDE) afirmou em nota publicada no Facebok que não seguirá a determinação do partido de fazer oposição ao governo do presidente Jari Bolsonaro. "Estamos vivendo um momento de grande expectativa no cenário político nacional. Um novo momento, que exige total transparência e tomada de posicionamentos. Tenho manifestado, desde o resultado das eleições presidenciais, que minha postura no Senado Federal não será de oposição ou situação, mas sim de posição a favor do Brasil", escreveu ele.

 

Discordância

Para não deixar dúvidas, o senador ainda especificou o trecho da nota que discordou.  "Neste sentido, gostaria de manifestar minha discordância em relação ao último parágrafo da nota emitida neste domingo (3) pela REDE, especificamente sobre o trecho que diz que atuará como “oposição democrática e firme contra o governo Bolsonaro” no Congresso Nacional. Ressalto que não participei das discussões que resultaram na decisão tomada pela Executiva da REDE e que, em todos os momentos, tenho manifestado esse posicionamento aos colegas de bancada, ao partido e a toda a sociedade", afirmou.

 

Fala Leitor

O advogado Renato Knieling, leitor assíduo desta Coluna, enviou a seguinte mensagem a respeito da matéria sobre o vandalismo nos parques de Toledo. “Sempre a mesma história... vandalismo...vandalismo.. E nada de ter um guarda patrimonial cuidando... zelando e até quem sabe com um pouco se sorte pegar esse meliantes. Pura desídia da administração pública quanto a segurança e ação dos vândalos... um reflexo da falta de educação... certeza é da ‘geração do ECA’".

 

Energia cara

Outra leitora, que prefere não se identificar, chegou à conclusão que um dos motivos para o alto valor nas contas de energia em Toledo é a leitura equivocada dos relógios da Copel. Ela enviou duas fotos, uma do relógio com um número (5208) e outra da conta, onde aparece um número diferente daquele verificado no aparelho (6208). E aí Copel?

Coluna do Editor 05/02/19

Vigilância

A exemplo do que vem sendo feito desde o início do governo atual, o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-Pr) reduziu os gastos ao adotar um novo sistema de vigilância. O antigo sistema de monitoramento era realizado apenas por postos de vigilância presencial e o custo era de R$ 3.133.205,47 por mês.

 

Revisão

A medida foi tomada a partir da revisão dos contratos das empresas terceirizadas de vigilância, seguindo a determinação do governador Carlos Massa Ratinho Júnior. Com isso, o novo sistema vai economizar R$ 13 milhões por ano, e o Detran conseguirá manter as duas modalidades - presencial e por câmeras de maneira mais econômica. O sistema já está em fase final de implantação e vai funcionar em 67 unidades do departamento.

 

Ajuste

O ajuste fiscal promovido pelo prefeito Lucio de Marchi (PP) na Prefeitura de Toledo conseguiu, em apenas dois anos, devolver o índice do limite prudencial a um nível aceitável. É preciso lembrar do congelamento dos salários do prefeito, vice e secretários há 2 anos, além de uma economia de aproximadamente R$ 2,6 milhões na concessão de FGs e no acúmulo e nomeações de servidores de carreira no lugar de cargos comissionados.

 

Impeachment

Por falar em Lucio, ele não deverá ter uma semana das melhores por conta do pedido de impeachment protocolado nesta segunda-feira (4) pelo servidor Ivan Peron.

 

Carona

O duro é engolir um monte de gente pegando carona no pedido por pura demagogia eleitoreira.

 

Milagre

Ainda sobre o assunto, nesta segunda-feira o que teve de gente ressuscitando e aparecendo na Câmara Municipal foi impressionante. Um verdadeiro milagre, até porque algumas figuras que apareceram por lá pareciam nem mais viver em Toledo.

 

Menos vereadores

Mas nem tudo foi tão horrível assim na Câmara. De iniciativa do vereador Walmor Lodi (PR) – que desde 2015 vem tentando emplacar a ideia – foi apresentada uma proposta de emenda à Lei Orgânica do Município para reduzir de 19 para 15 o número de vereadores em Toledo.

 

Assinaturas

Além do próprio Lodi, assinaram a proposta Ademar Dorfschmidt (MDB), Gabriel Baierle (PTB), Janice Salvador (PSDB), Leandro Moura (PSL), Leoclides Bisognin (MDB), Marcos Zanetti (PDT), Marli do Esporte (PCdoB) e Vagner Delabio (PSD).

 

Futsal

A nova diretoria do Toledo Futsal realizou uma coletiva na semana passada pregando profissionalismo. Mas na prática não é bem isso que vem acontecendo. Um dia após a coletiva parte da diretoria foi a um programa de rádio e adiantou para apenas um profissional – que sequer apareceu na tal coletiva – o nome dos primeiros jogadores contratados.

 

Prazo

Além disso, claramente beneficiou outro profissional com um documento dando um prazo exíguo para a apresentação de propostas de parceria para a TV na web do clube.

 

Isenção

Nada contra os profissionais, mas se é para ter profissionalismo, o mínimo que se espera é um pouco mais de isenção e responsabilidade.

 

Sem água

A Sanepar informa que fará obras de interligação de novas redes de distribuição de água ao sistema de abastecimento de Toledo nesta terça-feira (5), das 8h30 às 17h. Em razão disto, as residências localizadas nas regiões da Vila Industrial e Jardim Planalto poderão ficar desabastecidas. A normalização do abastecimento está prevista para o início da noite e será gradativa. Os serviços poderão ser cancelados em caso de condições operacionais adversas ou mau tempo.

 

Obras

Obras na região do Parque Ecológico Diva Paim Barth nesta segunda-feira (4) deixaram o trânsito na região caótico. Pior que não havia um agente de trânsito para orientar os motoristas. Apenas cones fechando alguns acessos e nada mais.