Coluna do Editor
Coluna do Editor 09/04/19

Apoio

A líder do Governo na Câmara de Toledo, vereadora Janice Salvador (PSDB), destacou a importância do Sistema S, em especial no atendimento aos jovens e merece o apoio de todos para manter o atendimento de qualidade que pode sim fazer a diferença no futuro.

 

Mais apoio

No mesmo sentido, Leoclides Bisognin (MDB) ressaltou que o Brasil hoje sequer está alfabetizando e, quando instituições, que hoje tem uma estrutura de qualidade, como é o caso do Sistema S, deixam de receber verbas fica difícil entender. “Numa hora quando precisamos que os jovens aprendam alguma coisa, retirar-se o apoio”, questionou Bisognin sobre a possibilidade do Sistema S deixar de receber verba federal para sua manutenção. “As exceções precisam ser tratadas de maneira diferente e punir as unidades que não estariam aplicando da maneira correta o dinheiro recebido”, disse ele.

 

Documento

Marcos Zanetti (PDT) sugeriu a elaboração de um documento de todos os vereadores manifestando a discordância com a redução do apoio ao Sistema S e que este seja enviado ao Ministério da Fazenda.

 

Lombadas

Já Pedro Varela (PP) disse ter recebido muitas cobranças de implantação de lombadas na cidade, entretanto, ressaltou que hoje existem impedimentos legais. “É preciso fazer uma avaliação diferente do trânsito em Toledo”, afirmou Varela, ressaltando que os vereadores são cobrados e parece que não estamos fazendo nada, quando estamos impedidos por lei. “Não é hora mais de ficar apenas nas palavras”, criticou.

 

Ponte

Renato Reimann (PP) está preocupado com a necessidade de alargamento de uma ponte em São Miguel e da implantação de asfalto em alguns trechos no interior do município.

 

Guarda

O presidente da Câmara, Antonio Zóio (PSL), criticou o que considera uma “fábrica de multas com as blitze” em Toledo. Segundo ele, para que o local continue recolhendo mais carros “estão levando a sociedade ao verdadeiro caos. A sociedade está pagando e pagando um valor alto”.

 

Tudo certo

A dúvida é a seguinte: se o sujeito está com os documentos pessoais em dia, com os documentos do veículo em ordem, tem motivo para temer alguma multa? Ora, se o sujeito está com tudo certo...segue o baile!

 

Rodoviária

Outro a reclamar da situação de abandono do Terminal Rodoviário em Toledo foi Edmundo Fernandes (PRB). Usando algumas palavras impublicáveis, o vereador cobrou da Polícia Militar e a Guarda Municipal uma presença mais constante. “Todos os poderes constituídos precisam fazer sua parte”, desabafou.

 

Cobrança

Ah, o vereador lembrou que, desde que foi extinta a cobrança de uma taxa no banheiro do local, a situação degringolou de vez.

 

Foco

Já Gabriel Baierle (PDT) questionou qual o foco da Guarda Municipal em Toledo. Ressaltando não discursar em favor do que é irregular, Gabriel ressaltou que a Guarda deveria agir em defesa do patrimônio público e em Toledo o que menos se faz é essa defesa atualmente. “Efetivo para multa existe de sobra, mas as escolhas do comando têm complicado a atividade dos guardas”, reclamou o jovem vereador.

 

Tudo igual

Ainda de acordo com Gabriel Baierle, “não se toma uma atitude, não se muda. Tudo está do mesmo jeito. As cobranças ao prefeito foram feitas, mas nada se resolve”, disparou sem meias palavras.

 

Estacionamento

Por sua vez, Genivaldo Paes (PDT) criticou a área de estacionamento nas proximidades da Prati. Garantiu ter feito uma reclamação ao secretário e que nada foi feito.

 

“Não prende ninguém”

Ainda de Genivaldo, o vereador afirmou que hoje a Guarda Municipal em Toledo quer fazer papel de polícia, “mas não prende ninguém. Não faz a segurança nas escolas”, disse ele, complementando: “Eu nunca vi uma escala de 12x60, como vai fazer segurança desse jeito”.

 

Novo diretor

A Portaria Nº 200, de 5 de abril de 2019, nomeou Luiz Carlos da Silva no cargo em comissão de diretor-executivo da Fundação para o Desenvolvimento da Rádio e Televisão Educativa e Cultural de Toledo, a contar de 8 de abril de 2019.

Coluna do Editor 08/04/19

Fala Leitor

Leitor

Um morador da Linha Boiko enviou a seguinte mensagem: “Sobre a luz mais cara, já pagamos bem mais que 40%de aumento. Hoje pagamos 0,381383 por kwh”, escreveu o leitor que tem uma granja de suínos e diz sofrer muito com a conta que em março chegou a R$ 1.505,35.

 

Trânsito

A Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Toledo informa à população que, na próxima terça-feira (9), a Emdur realizará obras para retirada de ondulação na avenida Parigot de Souza no cruzamento com a rua Santos Dumont, no Centro. Os trabalhos iniciam às 8h e tem previsão de término às 12h. No decorrer deste período o trânsito ficará bloqueado.

 

Monitoramento

A Secretaria de Segurança e Trânsito fará o monitoramento do trânsito. Fica o alerta para que os motoristas tenham atenção redobrada ao trafegar naquela região. Ah, claro, é preciso compreensão de todos pelo transtorno temporário. A programação está sujeita a alteração em caso de chuvas.

 

Lixo

Ainda sobre a questão do lixo, alguém poderia explicar o real motivo do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais estar tão preocupado assim com os trabalhadores de uma empresa da iniciativa privada?

 

Fechando

Há tantas outras empresas fechando as portas em Toledo e não se observa a mesma compaixão para com estes trabalhadores e trabalhadoras desempregados, igualzinho os colaboradores da Transportec.

 

Direitos

Os trabalhadores têm seus direitos e merecem ser respeitados, mas para isso existe a Justiça do Trabalho, até porque não é papel de sindicato de servidor público se envolver em questões da iniciativa privada. Ou é?

 

Solução

“Tem vereador que tem solução para tudo. Como se faz para colocar todas as crianças em idade de creche em tempo integral”, questionou a líder do Governo na Câmara Municipal, vereador Janice Salvador (PSDB). Segundo ela, se não se tem mais crianças nas creches, ao menos se tem a maioria absoluta das crianças meio período inserida no sistema. Ela ainda ressaltou que nem sempre são as alternativas mais adequadas, mas são as possíveis.

 

Uber

Na pauta da sessão na Câmara Municipal desta segunda-feira (8) consta a discussão do Projeto De Lei N° 52, de autoria do vereador Marco Zanetti (PDT) com coautoria do vereador Leoclides Bisognin (MDB), que regulamenta o transporte remunerado privado individual de passageiros a partir de compartilhamento de veículos (Uber).

 

Contrato

Ainda na pauta consta uma solicitação de cópia integral do 3º Termo Aditivo ao Contrato de Concessão nº 359, de 2003, firmado entre o município de Toledo e a empresa Viação Sorriso de Toledo, cujo objeto é a outorga da concessão para operação do serviço público de transporte coletivo urbano de passageiros no município.

 

Alerta

O vereador Airton Savelo (PTB) fez um pedido de apoio da Polícia Militar e da Guarda Municipal na entrada e saída das escolas porque a situação, segundo ele, é crítica e citou o Colégio do Jardim Gisela como exemplo. De acordo com o vereador, muitos pais o procuraram com medo de fazer a denúncia sobre os problemas enfrentados em algumas escolas de Toledo.

 

Desabafo

Já Edmundo Fernandes (PRB) desabafou. Para ele cada um dos vereadores eleitos têm seus méritos e trabalhou pela sua comunidade. “E os outros poderes de Toledo? A culpa é só dos vereadores? Um gato que morre marca todos os vereadores (nas redes sociais)”, disparou o vereador, criticando quem acusa os nobres edis de alguns dos problemas que acontecem na cidade.

 

Pede pra sair!

Com todo respeito ao nobre vereador, concordo que nem tudo que acontece na cidade é culpa do Legislativo, mas homem público que não aguenta pressão... pede pra sair!

Coluna do Editor 05/04/19

Lixo

Quando parecia que tudo estava resolvido em relação ao lixo em Toledo, eis que surge um novo capítulo, com direito a perseguição policial a caminhões na calada da noite, entre outras ações cinematográficas – e irresponsáveis. Importante destacar que ontem pela manhã apareceram vários ‘padrastos’. Agora não interessa quem é o pai da criança, o fato é que, antes da catástrofe alguém deveria ter tido uma atitude mais responsável antes dessa hecatombe acontecer.

 

Ações

O agente público precisa pensar, primeiro, na sociedade e não apenas em si ou em determinado grupo político. É preciso agir e não ficar de politicagem barata, como acontece via de regra em Toledo. Uma vergonha!

 

CPI

Instalar a CPI do Lixo um mês depois é, no mínimo, brincar com a inteligência do cidadão em Toledo. A Câmara não poderia ter agido de maneira mais ágil, pois agora que o contrato será rescindido com a Transportec...

 

Perguntinha básica

Se a empresa não tivesse tentado tirar os caminhões da cidade na calada da noite, será que haveria tanto clamor em relação ao lixo?

 

Quem foi?

O secretário Neudi Mosconi diz ter sido ele o responsável por impedir a fuga dos caminhões, enquanto o vereador Ademar jura que foi ele. E aí?

 

Vereadores

Em ordem alfabética: Ademar Dorfschmidt (MDB), Airton Savelo (PTB), Leandro Moura (PSL), Marcos Zanetti (PDT)

 

Cultura

Nesta quinta-feira (4) era para ter acontecido uma reunião do Conselho Municipal da Cultura em Toledo. Era porque não houve quórum suficiente para o encontro ser realizado. Na lista de presenças constava a assinatura da presidente Silvana dos Santos Silva, mais Maria Teresinha Puehler (artesãos), Cristiane Xavier Candido (universidades públicas), Ivan Júnior Peron (teatro), Jean Milan (dança) Mariana Gouveia Cruz (arquivos), Thiago Garcia Ribeiro e Fernanda Feiter (movimentos sociais).

 

Mais na lista

Além deles, também compareceram Anésio José Vitto (Secretaria da Cultura), Daliane Bortoloto Ferrari Farias (Secretaria da Educação), Wellington Cassio Barbosa da Silveira (Secretaria de Assistência Social e Proteção à Família), Carlos Roberto Pereira e Ivair Ferreira dos Santos (Secretaria de Esportes e Lazer), Juliana Cremon e Geni Gonçalves Fogaça (Secretaria de Política para Mulheres) e Joel José Palma Júnior (Secretaria da Saúde).

 

Sem representantes

As demais 14 entidades envolvidas no Conselho da Cultura não enviaram representantes.

 

Nova vereadora

Após 15 anos, Cascavel passa a contar com uma vereadora: a bacharel em Direito e em Letras Nadir Lovera, 68 anos. Filiada ao partido Avante, Nadir é pós-graduada em Linguística e obteve 876 votos nas eleições de outubro de 2016. Defensora de bandeiras sociais e de minorias, ela conhece de perto as necessidades da população, especialmente no que se refere a questões relacionadas à saúde e educação. Nos últimos anos, atuou na diretoria da Secretaria Municipal Antidrogas entre 2013 e 2016 e foi coordenadora do Procon entre 2017 e 2018.

 

Independência

Nadir diz que sua posição no Poder Legislativo será de independência, votando sempre a favor de projetos de interesse da coletividade, e votando contra, quando assim não o for. “É uma responsabilidade enorme representar a população cascavelense, e assumo o mandato com muita honra, porém com o compromisso de estar ao lado da população que tanto precisa”, destaca. A posse está agendada para as 17h desta sexta-feira (5), no Gabinete do presidente da Câmara, Alécio Espínola.

Coluna do Editor 04/04/19

Solução

A situação – precária – do Terminal Rodoviário de Toledo motivou discurso do vereador Leoclides Bisognin (MDB) na sessão ordinária de segunda-feira. Segundo ele, não tem mais jeito a questão dos andarilhos. “Tornou-se uma questão de saúde pública. Nossa rodoviária ficou um território de ninguém. É preciso envolvimento de todos para determinar de quem é a responsabilidade”, disse Bisognin, ‘puxando a orelha’ dos integrantes da Comissão de Saúde ou de Segurança da própria Câmara que não vão até lá conversar “com esse povo. Temos de ser parte da solução”, finalizou o vereador.

 

Luz cara

Renato Reimann (PP), por sua vez, criticou o constante aumento na conta de energia elétrica que está estrangulando o produtor rural. De acordo com dados trazidos pelo vereador, a luz custava R$ 0,1567 e agora passou para 0,220565, um aumento de 40,8% “e que impacta muito na produção agrícola de Toledo”, disse Reimann.

 

Fora da casinha

Ademar Dorfschmidt (MDB) saiu da casinha, como se costuma dizer, na segunda-feira por causa de um áudio recebido dando conta que um rapaz estava há 11 dias esperando com o punho quebrado na UPA para fazer uma cirurgia no Hospital Bom Jesus. “Esse dois covardes deveriam renunciar e ir embora de Toledo. Um não sabe o que está fazendo na prefeitura e o outro só fica no Facebook”, vociferou Ademar ao se referir ao prefeito Lucio de Marchi (PP) e ao vice Tita Furlan (PV).

 

Calamidade

Ainda de acordo com Ademar, está uma calamidade na UPA e insinuou que a diretora do setor foi nomeada apenas por questão política. “Tenho vergonha de ser político em Toledo. É uma falta de respeito com a população. Ninguém mais aguenta isso”, desabafou, sugerindo ainda que o presidente interrompesse a sessão para os vereadores irem à UPA verificar como estava a situação.

 

Por telefone

Nem foi preciso: Valtencir Careca (PP), na hora, ligou e deu os nomes dos cinco médicos que estavam atendendo e disse que o sistema ficou fora do ar por cerca de uma hora e que já havia retornado quando o colega fez seu discurso.

 

Críticas

A líder do Governo Janice Salvador (PSDB) disse que as críticas são bem-vindas, entretanto, não quando servem apenas como tentativa de ingerência na administração. Segundo ela, é muito– conveniente para alguns vereadores apontarem o problema e resolver do jeito que eles querem e não como é possível. Janice ainda ressaltou que muitos pacientes hoje buscam a UPA para resolver problemas que poderiam ser resolvidos nas UBSs.

 

Na telinha

Quem pesquisar para comprar passagem pela Azul partindo de Cascavel para qualquer ponto de operação da companhia aérea, não se espante porque vai aparecer o nome de Toledo ao lado da cidade vizinha. Pelo jeito, quando não der para voar por lá, a saída será voar por cá mesmo.

 

Economia

Pode soar apenas como bairrismo, entretanto, a entrada em operação do Aeroporto Luiz Dalcanale Filho em Toledo vai representar uma economia muito grande para a companhia pelo custo de, eventualmente, precisar desviar um voo de Cascavel para cá ao invés de seguir para Foz do Iguaçu, como acontecia até então.

 

Regionalizado

Outro ponto a ser destacado: o movimento de passageiros em Toledo de outros municípios da região. Palotina, Assis Chateaubriand, Marechal Cândido Rondon, Guaíra e Maripá lideram o ranking.

 

Idosos

Além disso, impressiona a quantidade de pessoas da terceira idade voando.

 

Quatis

Uma leitora me questionou esta semana sobre o porquê os quatis estão ‘invadindo’ as lixeiras em torno do Parque Ecológico Diva Paim Barth. O questionamento era se a alimentação dentro do cercado estaria sendo suficiente para a tropa. Ótima pergunta!

Coluna do Editor 03/04/19

Em Curitiba

Divulgação

Os prefeitos Lucio de Marchi (Toledo), Odair Guerreiro (Braganey), João Laufer (Quatro Pontes) e Germano Bonamigo (Céu Azul) com o deputado estadual Marcel Micheletto durante encontro nesta terça-feira (2). As informações são de Luiz Ferreira que acompanha a comitiva de prefeitos da região.

 

Agenda

Lucio tinha agenda ainda na Paranacidade, Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Tribunal de Contas, Casa Civil e Fomento Paraná.

 

Voos

E por falar na capital, a partir desta quarta-feira (3) a Azul Linhas Aéreas começa a operar com voos diários entre Curitiba e Toledo. Neste mês os voos de segunda a sexta sairão do Aeroporto Afonso Pena às 9h15, com chegada prevista ao Aeroporto Luiz Dalcanale Filho às 10h45. O retorno sairá às 11h15 com chegada por volta das 12h40. Aos domingos o voo de Curitiba sairá às 9h45 e chegará em Toledo perto das 11h15, com retorno saindo às 11h45 e chegando às 13h10. Não haverá voos aos sábados.

 

Obra

Nesta quinta-feira (4), a Emdur vai começar a obra de recuperação da pavimentação ao entorno da rotatória, no trecho compreendido entre as ruas dos Pioneiros e avenida Senador Atílio Fontana. Os motoristas precisam estar atentos ao trafegarem pelo local.

 

Revisão

O vereador Leoclides Bisognin (MDB) é responsável por uma comissão que estuda a revisão do Regimento Interno da Câmara de Toledo. Entre as várias mudanças deverá acontecer a inversão da pauta, com a votação dos projetos antes das comunicações parlamentares e os discursos dos 19 vereadores.

 

Não dá!

A vereadora Janice Salvador (PSDB), por exemplo, voltou a criticar a demora na duração das sessões, que na segunda-feira começou a votação dos oito projetos previstos na pauta por volta das 17h30.

 

Só dois?

Na Conferência da Saúde realizada na Vila Pioneiro na semana passada, apenas os vereadores Olinda Fiorentin (PPS) e Leandro Moura (PSL) – que ficou pouco tempo – teriam aparecido no evento.

 

Buracos

A vereadora Marly Zanete (PSL) comentou sobre os buracos na estrada da Linha Tigre e na mensagem recebida de uma eleitora. A vereadora pediu o apoio dos 19 vereadores para solução urgente do problema. “Nosso município é um exemplo nacional na pavimentação rural e vamos fazer o possível para não deixar isso mudar”. Em seguida Renato Reimann (PP) disse que o trabalho de recuperação das estradas será feita e alertou sobre o excesso de peso dos caminhões em alguns trechos, o que compromete a vida útil do asfalto.

 

Sem água

Ainda durante a sessão ordinária de segunda-feira em Toledo, Vagner Delabio  (PSD) afirmou que há mais ou menos seis anos moradores da Linha Produção, no distrito de Dois Irmãos, estão sem água potável. Uma “situação terrível”, conforme o vereador, que pediu um cuidado para esse pessoal daquela localidade, em especial do secretário Vilson ‘Chumbinho’, da Infraestrutura Rural. Walmor Lodi (PR) disse que bastam apenas ajustes para que cada produtor tenha seu relógio em breve.

 

Cozinha

Sete dias cozinhando com caminhão pipa. Ao menos foi este o comentário feito na Câmara de Toledo esta semana sobre a situação na Cozinha Social.

Coluna do Editor 02/04/19

Dia Mundial do Autismo

No Dia Mundial do Autismo deste ano, celebrado em 2 de abril, a Associação de Familiares e Amigos dos Autistas (VIDA) vai apresentar a carteirinha de identificação para pessoas com autismo. A ação é em parceria com a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Toledo (Secom), e será no Centro Cultural Ondy Hélio Niederauer às 19h. O objetivo é facilitar o reconhecimento dessas pessoas, para obtenção de atendimento prioritário nos serviços públicos e bancários.

 

Carteirinha especial

As pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) vão poder ter uma carteirinha especial de identificação, em Toledo. A carteira confeccionada pela Secretaria de Comunicação será emitida pela Associação de Familiares e Amigos dos Autistas (VIDA) e entregue mediante apresentação da Classificação Internacional de Doenças (CID), o CID é concedido pelo médico neurologista, que faz o diagnóstico do TEA.

 

Associação VIDA

Hoje no município existem 54 famílias cadastradas na VIDA. A Lei Municipal R nº 37 de 23 de maio de 2017, garante o direito de atendimento prioritário às pessoas com autismo, em empresas concessionárias de serviços públicos e instituições bancárias. Assim como a Lei Federal 10.048/00 e Decreto 5296 de 2 de dezembro de 2004, que assegura esse direito.

 

Cultura

Na próxima quinta-feira (4), a partir das 9h, haverá reunião do Conselho da Cultura no Museu Histórico Willy Barth.

 

Prejuízo

O deputado federal Rubens Bueno (Cidadania-PR) afirmou nesta segunda-feira (1º) que causa extrema preocupação a série de desencontros e problemas gerenciais verificados nestes três primeiros meses de gestão do ministro Ricardo Vélez Rodríguez a frente do Ministério da Educação. A situação já está prejudicando milhares de estudantes que não conseguem frequentar a faculdade devido a problemas no sistema do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) e gera preocupações com relação ao Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

 

“Esculhambação”

“O MEC virou o ‘Ministério da Esculhambação’. Nesses três meses já foram 16 exonerações em postos do primeiro escalão da pasta, cancelamento e recuo em torno da avaliação de alfabetização, brigas ideológicas, enfim, uma série de problemas que atingem um dos mais importantes ministérios do governo. Me parece que o MEC está precisando urgentemente de um bedel”, criticou Rubens Bueno que esteve em Toledo na semana passada.

 

Fala Leitor

“Em relação aos estágios nos órgãos públicos: Creio que além do Ministério Público recomendar que o Legislativo faça teste seletivo para estagiário, poderiam fazer esse mesmo teste seletivo pros estagiários do Ministério Público também, ou para o Judiciário e até para o Executivo municipal” enviou mensagem um leitor insinuando haver muitos estagiários contratados sem o devido critério.

 

Novo programa

Nésio Luís estreou nesta segunda-feira um novo programa na Rádio União (AM 900): Rodízio de Notícias - Um Prato Cheio de Informações. O programa vai ao ar de segunda a sexta, das 12h15 às 13h.

 

Páscoa

A Ação Social São Vicente de Paulo realiza a 3ª edição da Feira de Páscoa com produtos artesanais, doces e roupas novas para que a celebração seja de muito amor com a família a amigos. A abertura será no próximo dia 11, às 19h30. Nos dias 12 e 13 o atendimento será das 8h às 19h, na rua 7 de Setembro, 637, no Centro de Toledo. Outras informações através do telefone (0xx45) 2103-2900.

Coluna do Editor 30/03/19

Fala Leitor

 Leitor

“Eu sei que para algumas pessoas é difícil pedir um bom senso, mas se for difícil, que isto parta do alto escalão. Minha reclamação é sobre uma multa de EstaR que levei em um dia em que choveu quase o dia inteiro praticamente, e quando chego no carro final da tarde, uma multa no para-brisa, toda encharcada, totalmente ilegível. Ou seja, se a chuva fosse um pouco mais forte, a multa se desintegraria e eu não saberia que tinha sido multado”, escreve o leitor.

 

Bom senso

Ele, na mensagem, salienta ainda que os guardas “que atuam em volta da prefeitura poderiam tem um pouco de bom senso”. Pior que isso já aconteceu comigo e, convenhamos, não é fácil pegar uma notificação toda encharcada.

 

Plástico

Uma sugestão seria colocar a notificação dentro de um saco plástico com adesivo. Ao menos o documento ficaria protegido em dias de mau tempo.

 

Gol em Cascavel

A Gol Linhas Aéreas confirmou seis novos destinos na malha doméstica da Companhia. A partir do segundo semestre deste ano, as cidades de Cascavel, no Paraná, Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, Vitória da Conquista, na Bahia e Sinop, no Mato Grosso, além de Franca e Barretos, localizadas no Estado de São Paulo, passam a ter operações diretas para a capital paulista. As seis bases novas fazem parte do plano de incremento de voos para o Estado de São Paulo como contrapartida a redução da alíquota do ICMS no querosene de aviação.

 

Novos aviões

Para realizar as rotas novas a companhia utilizará suas aeronaves Boeing 737-700 Next Generation, com capacidade de até 138 passageiros que serão aviões com maior capacidade a operar nestes aeroportos. Os clientes terão à disposição toda a comodidade e conforto já oferecido nos voos domésticos da companhia, como serviço de bordo com snacks e bebidas gratuitas e a mais completa plataforma de conectividade e entretenimento com filmes, séries e TV ao vivo, sem custo adicional. Além disso, o passageiro também pode se conectar à internet durante o voo, o que permite a ele enviar e receber mensagens, acessar as redes sociais e atualizar e-mail.

 

Semana do Trabalhador

Além da apresentação da Esquadrilha da Fumaça no dia 4 de maio, no alto da avenida Maripá, a Prefeitura de Toledo programou um show no dia 1º com a dupla Mack e Lyan, no Parque Ecológico Diva Paim Barth. Tudo alusivo à Semana do Trabalhador.

 

Amop

Prefeitos e prefeitas da região Oeste participaram nesta sexta-feira (29), da assembleia eleitoral da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop). Este ano, chapa única foi inscrita para concorrer ao pleito. Ela é encabeçada pelo prefeito de Jesuítas, Aparecido José Weiller Junior. O mandato tem duração de um ano. Caso eleita, a chapa "Oeste Forte", composta ainda pelos prefeitos Élio Marciniak (Santa Tereza do Oeste), como candidato a primeiro vice-presidente, e Hélio Brunning (Três Barras do Paraná), como candidato a segundo vice-presidente, assume imediatamente.

 

Conselho Fiscal

Fazem parte do Conselho Fiscal como titulares os prefeitos de Matelândia, Rineu Menoncin; de Palotina, Jucenir Stentzler; e de Capitão Leônidas Marques, Claudio Quadri. Os membros suplentes do Conselho Fiscal são os prefeitos Jair Rocha da Silva (Cantagalo), José Alírio Mistura (Francisco Alves) e Hilário Jacó Willers (Missal).

 

Departamentos Técnicos

Os responsáveis pelos Departamentos Técnicos da Amop são os prefeitos Nei Sgobi, de Vera Cruz do Oeste (Agricultura); João Inácio Laufer, de Quatro Pontes (Cultura e Eventos); Carlos Antônio Reis, de Anahy (Educação); Renato Tonidandel, de Santa Lúcia (Esportes); Francisco Dantas de Souza Neto, de São Pedro do Iguaçu (Planejamento e Projetos); Altair de Pádua, de Terra Roxa (Meio Ambiente); Estanislau Mateus Franus, de Cafelândia (Saúde); Cleci Maria Rambo Loffi, de Mercedes (Turismo); Heraldo Trento, de Guaíra (Agrário) e Osmário Portela, de Guaraniaçu (Indústria e Comércio).

Coluna do Editor 29/03/19

Pode isso Arnaldo?

Leitor

Da série “Pode isso Arnaldo?”, esta cena foi registrada no Largo São Vicente de Paulo, no Centro de Toledo. Falar o que sobre isso...

 

Bom Jesus

È quase certo que o ex-deputado federal Dilceu Sperafico assuma algum cargo na direção da Hoesp, mantenedora do Hospital Bom Jesus. Segundo pessoas próximas a ele, Sperafico quer aproveitar a bagagem de anos na Câmara Federal para auxiliar na melhoria do atendimento na unidade hospitalar, referência em urgência e emergência na área da 20ª Regional de Saúde.

 

Reforma da Previdência

Por falar na Câmara Federal, o sucessor de Sperafico, José Carlos Schiavinato, discursou esta semana e se declarou favorável à Reforma da Previdência, com apoio ao presidente Jair Bolsonaro.

 

Futebol

A Federação Paranaense de Futebol (FPF) realiza neste sábado (30), em Curitiba, a assembleia geral ordinária que elegerá a diretoria. O presidente Hélio Cury deverá ser reeleito para mais um presidente no comando do futebol paranaense e contará com um toledano numa das vice-presidências.

 

Vice

Indicado pelo Toledo Esporte Clube, o empresário José Luiz dos Santos, diretor do campus local da Unopar, ocupa a vice-presidência para a região Oeste na chapa liderada por Cury, que teve o apoio de 56 clubes e ligas na inscrição da chapa Transformação, a única inscrita até agora.

 

Futsal

Ainda no campo do esporte, a nova diretoria do Toledo Futsal precisa começar a mudar o pensamento no relacionamento com a imprensa. Era para ter acontecido na noite de ontem um encontro para a divulgação do jogo entre Toledo x Pato, pela Série Ouro do Campeonato Paranaense, marcado para esta sexta-feira (29), no Ginásio de Esportes Alcidades Pan. Era, porque na última hora o encontro foi cancelado após consenso entre membros da diretoria.

 

Privilégios

Quanto ao cancelamento em si, tranquilo. O que tem me incomodado de verdade é o privilégio desde o início a um determinado veículo de comunicação. O caso mais grave, em minha opinião, é a questão da webtv, escolhida sem critério algum e ainda pior: em detrimento de outras emissoras de rádio. Esses privilégios apenas afastam pessoas que poderiam ajudar a fazer um futsal melhor, algo que infelizmente parece não ser o caso.

 

Desrespeito

E já que estamos no campo do desrespeito, na quarta-feira (27) houve eleição para escolha da nova diretoria da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), ou melhor, nem tão nova assim, haja vista o atual presidente Marcos Destefeni ter sido reconduzido ao cargo. O detalhe é que ninguém mandou um convite, e-mail, mensagem, telefonema, muito menos um sinal de fumaça para avisar. Desinteresse ou desrespeito para com a imprensa?

 

Sem luz

Já virou rotina no Jardim Gisela: toda semana a luz simplesmente acaba. Assim, do nada...É um apagão atrás do outro.

 

Exonerado

Lourival Neves Júnior não é mais diretor da Funtec. Seu pedido de exoneração foi publicado no Diário Oficial Eletrônico nesta quinta-feira (28).

 

Alerta

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/PR) expediu novo alerta ao governo do Estado em razão do aumento dos gastos com pessoal em 2018. De acordo com o TCE, as despesas com a folha de pagamento de servidores ativos e aposentados atingiu 44,56% da receite corrente líquida, o equivalente a 90,95% do limite previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Coluna do Editor 28/03/19

Prestação de contas

O vereador Marcos Zanetti (PDT) disse ser favorável pela aprovação das contas do prefeito Lucio de Marchi (PP) relativas a 2017 e ressaltou se tratar de um projeto técnico e não político diante da dificuldade do Executivo muitas vezes em realizar as ações previstas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LOA) em função da dinâmica da administração pública. “É uma matéria de extrema complexidade e as recomendações do Tribunal de Contas são as de praxe”, comentou o vereador. “Precisamos ter cuidado para não passear pela esfera da política, que deve acontecer no campo das urnas e do voto”.

 

Político

“O Tribunal de Contas tem a parte técnica, mas é político”, criticou o vereador Leoclides Bisognin (MDB) ao citar que pela maneira como são feitas as indicações.

 

Contra

As contas foram aprovadas por maioria. Albino Corazza Neto (PDT) foi o único a votar contra.

 

Aprovação

O governo de Ratinho Junior no Paraná vem sendo aprovado pela maioria dos curitibanos. Um levantamento feita pelo instituto Paraná Pesquisas mostrou que 75,1% aprovam a atual administração, enquanto 19,4% desaprovam e outros 5,5% não sabem ou não opinaram.

 

Avaliação

Para 56,2% até agora a administração de Ratinho Junior é ótima (13,2%) ou boa (43,0%); para 26% é regular e para 14,9% é ruim (8,5%) ou péssima (6,4%); outros 2,9% não sabem ou não opinaram.

 

Dados

O universo desta pesquisa abrangeu os eleitores do município de Curitiba. Para a realização desta pesquisa foi utilizada uma amostra de 904 eleitores. O trabalho de levantamento de dados foi feito durante os dias 16 a 20 de março. A Paraná Pesquisas encontra-se registrada no Conselho Regional de Estatística da 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª e 7ª Região sob o nº 3122/19. Tal amostra representativa do município de Curitiba atinge um grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 3,5% para os resultados gerais.

 

Obras em andamento

Em breve os moradores do distrito de Vila Nova poderão contar com uma Unidade de Saúde da Família (ESF). São mais de R$ 750 mil de investimentos para a instalação. O repasse do Governo do Estado é de R$ 600 mil e o município de Toledo ficou responsável pela contrapartida do restante. Essa obra tem 311m² de construção.  A ESF possui como objetivo central o atendimento de qualidade e mais humanizado.

 

Mais obras

Além dela, estão em andamento a reforma das UBSs de Jardim Porto Alegre, Coopagro e Novo Sarandi.  Outra obra nova em construção é Central de Fisioterapia, Reabilitação e Terapias Complementares. Os investimentos para a obra somam mais de R$ 907 mil, recursos este empregado pela Associação dos Portadores de Lesão Por Esforços Repetitivos (APLER).

 

Saúde

Outros investimentos na saúde já foram concluídos nos últimos dois anos. Além do Pronto atendimento Dr. Jorge Milton Nunes (Mini-hospital), localizado na Vila Pioneiro, que funciona 24 horas, a região conta já com a Farmácia Comunitária e Central de Especialidades Oswaldo Luiz Ricci. Outras ações concretizadas foram as reformas da UBS da Vila Industrial e Cerro da Lola.

 

Cassação

O Ministro do Tribunal Superior Eleitoral, Edson Fachin confirmou a cassação do mandato do presidente da Câmara de Paranaguá, Marcus Roque (Podemos) por infidelidade partidária.  Roque, que é irmão do prefeito do município do Litoral (Marcelo Roque), recorreu ao TSE com pedido de liminar na tentativa de reverter decisão, do último dia 18 de fevereiro, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PR) pela perda do mandato.

 

Hipóteses legais

A posse do primeiro suplente, João Mendes (MDB) está marcada para esta quarta-feira (27), às 19 horas, na Câmara Municipal de Paranaguá.

A Justiça Eleitoral entendeu que a migração de Marquinhos Roque, do MDB para o Podemos, se deu sem justa causa. Ou seja, não havia nenhuma das hipóteses legais que autorizariam a troca de partido. Ainda não há data definida para que a Corte do TSE analise a decisão de Fachin.

Coluna do Editor 27/03/19

Cena rara

Há muito tempo eu não via alguém como Fábio Junior Pimenta, engraxate, que está sempre na Câmara de Cascavel e a partir de agora promete estar todas as segundas-feiras nas sessões da Câmara de Toledo. Parabéns a ele pela profissão digna e em extinção.

 

Frase

“Para mim tanto faz ser coca-cola ou fanta. Meus candidatos são Ademar e Beto”. A frase é do presidente da Câmara Municipal Antonio Zóio (PSL). Ele se referia aos candidatos a prefeito de Toledo dos seus sonhos.

 

Mudanças

Mas, aí citou alguns nomes que o fariam mudar de opinião: do ex-candidato em 2012 João Poletto, o ex-prefeito Derli Donin e do ex-deputado Dilceu Sperafico.

 

Ficha Limpa

Foi aprovado em segundo turno o Projeto da Ficha Limpa para nomeação de cargos na Prefeitura de Toledo.

 

Contas

As contas da Prefeitura de Toledo relativas a 2016 ainda não foram encaminhadas ao Legislativo em função de uma questão com publicidade.

 

De olho

O ex-prefeito Beto Lunitti (MDB) acompanhou uma boa parte da sessão ordinária de segunda-feira na Câmara Municipal ao lado do fiel escudeiro Neuroci Frizzo, seu secretário de Finanças durante a gestão passada.

 

Ausência

De novo o vereador Genivaldo Paes (PDT) foi o único ausente entre os m19 vereadores de Toledo na sessão ordinária.

 

Extraordinária

A Câmara de Toledo realiza sessão extraordinária nesta quarta-feira (27), a partir das 15h, para apreciar em turno final três proposições: o Projeto de Lei nº 30, Projeto de Lei nº 32 e Projeto de Lei nº 34 foram votados e aprovados em primeiro turno na sessão ordinária de segunda-feira, juntamente com mais cinco proposições. Três das proposições porém envolvem as remunerações de servidores municipais e após aprovadas em primeiro turno foram incluídas em sessão extraordinária para que seus efeitos quanto aos servidores possam ocorrer já na folha do mês de março.

 

Trânsito

Falando de trânsito, nesta quinta-feira (28) haverá uma reunião da Comissão Municipal Intersetorial de Prevenção de Acidentes e Segurança de Toledo, às 14h30 no Auditório Acary de Oliveira – anexo à Prefeitura. No dia serão abordados vários aspectos sobre os acidentes no trânsito local.

 

Caged

Dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), nesta segunda-feira (25), mostra que após cinco anos, foram criados 173 mil empregos com carteira assinada em fevereiro no Brasil. Trata-se do melhor resultado para os meses de fevereiro desde 2014, quando foram criados 260.823 empregos formais.

 

Saúde

Para melhor atender a população, a Prefeitura de Toledo tem investido nas estruturas de saúde. De acordo com o calendário de obras, cinco estão em andamento e mais três reformas já estão garantidas no orçamento. Os investimentos fazem parte do Plano de Governo que entre os objetivos está melhorar o sistema público de saúde.

 

Avanços

“Oferecer uma boa estrutura nas unidades de saúde é de extrema importância. A atenção básica é a porta de entrada preferencial do SUS, possibilitando o primeiro acesso das pessoas ao sistema de saúde. Nesse sentido estamos avançando”, comenta a secretária de saúde Denise Liell.

 

Investimentos

O prefeito Lucio de Marchi salienta que a Prefeitura tem feito um investimento recorde na saúde nos últimos dois anos. Em 2018, foi 28,24% do orçamento municipal destinado a saúde. “Estamos trabalhando para fortalecer o atendimento. Uma das ações importantes realizadas foi à reabertura do Mini-hospital que ampliou a rede e a abertura da Central de Especialidades que antes não tinha um local adequado para receber os pacientes”.