Coluna do Editor
Coluna do Editor 02/02/2019

Jantar

Um jantar estava agendado esta semana para acontecer em Toledo, mas na última hora o deputado estadual Marcel Micheletto (PR) foi convocado pelo governador Ratinho Junior (PSD) e precisou viajar às pressas para Curitiba. Com isso uma nova data precisou ser agendada.

 

Vereadores

O que cercava de mistério esse jantar seria a presença de pelo menos três vereadores de Toledo.

 

Melhor Idade

Na próxima segunda-feira (4 de fevereiro), serão retomadas as atividades do Projeto Ativa Melhor Idade, a partir das 8h30 na Associação de Idosos da Vila Industrial com uma reunião com os presidentes dos grupos de idosos.

 

Pauta

Em pauta no encontro, além do início das atividades de 2019, a questão do Per Capita, apresentação do novo secretário de Esportes André Alcará e novos Coordenadores dos Certis, bem como a apresentação do calendário oficial de eventos (Esportes e Certi).

 

Juntos?

Cavaleiros solitários estariam se unindo para tentar formar um bloco de dois e não apenas do ‘eu sozinho’. A ideia é estreitar as relações, especialmente após alguns episódios recentes na política toledana que deixaram os moços isolados dentro de seus grupos, ou melhor, mais isolados do que já estavam.

 

Aposentadoria

Muita gente dentro da Câmara não engoliu a mudança no cargo de diretor, isso porque faltavam poucos meses para Alcídio Pastório se aposentar e haveria um pré-acordo para mantê-lo no cargo até lá.

 

Alvarás

No ano passado a Prefeitura de Toledo emitiu 1.062 alvarás, entre residenciais e comerciais. O número foi maior que o de 2017, quando foram emitidos 992 alvarás.

 

De volta

As atividades na Piscina Pública retornaram na última quarta-feira (23). Para quem tem interesse em participar das aulas de hidroginástica e natação (adulto e infantil), pode realizar sua matrícula no dia 6 de fevereiro, às 7h, por ordem de chegada. As turmas são a partir dos 8 anos, sendo elas dos 8 aos 10 anos, dos 11 aos 16 e dos 17 ao público adulto. A piscina funciona das 7h até às 21h e conta com várias turmas.

 

Servidores expulsos

Em 2018, 73 servidores públicos federais foram punidos por irregularidades e atividades contrárias à lei nos Estados da Região Sul: Paraná (34), Santa Catarina (26) e Rio Grande do Sul (13). Os dados fazem parte de levantamento divulgado pela Controladoria-Geral da União (CGU), que reúne as penalidades expulsivas - demissão de servidores efetivos, cassação de aposentadoria e destituição de cargos em comissão - aplicadas por órgãos e autarquias. O total de registros na Região Sul corresponde a cerca de 11,4% dos 643 agentes públicos punidos em todo o país, maior número na comparação dos últimos 16 anos.

 

Paraná

No Paraná, foram 34 penalidades expulsivas em 2018, sendo 30 demissões de funcionários efetivos; três cassações de aposentadorias; e uma destituição de cargo em comissão. O principal motivo das expulsões foi a prática de atos relacionados à corrupção, com 24 penalidades aplicadas, ou 70,6% do total. Já o abandono de cargo, inassiduidade ou acumulação ilícita de cargos são fundamentos que vêm em seguida, com oito casos (23,5%).

 

Ranking

Entre as unidades da federação, o estado é o quinto com maior número absoluto de servidores punidos, atrás de São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Pernambuco. Já na comparação proporcional - que considera o número de punições a cada mil servidores federais - o Paraná é 10º com maior média: 6,63 por mil. Os dados proporcionais consideram os últimos cinco anos. Desde o início da série histórica, no período de 2003 a 2018, o estado registra um total de 337 punições expulsivas.

Coluna do Editor 01/02/19

Viagem

Uma viagem no fim do ano passado poderá render uma bela dor de cabeça a um agente público em Toledo. O caso, ao que parece, está com o Ministério Público que pretende apresentar uma denúncia formal. Se é que já não o fez.

 

Partidos

O Brasil conta atualmente com um total de 75 partidos políticos em processo de formação. Isso significa que essas legendas já obtiveram um mínimo de 101 fundadores e comunicaram ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que estão devidamente registradas como pessoa jurídica no cartório de registro civil. Esse é o pontapé inicial para a formação de uma nova agremiação no país. A fase final ocorre com o julgamento, pelo TSE, do processo de pedido de Registro de Partido Político (RPP), quando a legenda em criação solicita o registro de seu estatuto e de seu órgão de direção nacional na Corte Eleitoral.

 

Dois

Atualmente, tramitam no Tribunal dois pedidos de RPP: o do Partido Nacional Corinthiano (PNC) e o do Partido da Evolução Democrática (PED). Ao julgar o pedido, o Plenário da Corte analisa se todos os requisitos previstos na lei eleitoral foram cumpridos. Por exemplo, o último processo do tipo a ser julgado, em novembro do ano passado, não foi conhecido porque a legenda em formação, o Partido Reformista Democrático (PRD), não comprovou o número mínimo de apoio de eleitores, uma das condições legais para a criação de uma legenda.

 

35

Somente as agremiações que tenham o estatuto registrado no TSE até seis meses antes da data do pleito, bem como o órgão de direção constituído na circunscrição até a data da convenção podem participar do processo eleitoral. O registro também é requisito para que a legenda receba, na forma da lei, recursos do Fundo Partidário, e também para que tenha acesso gratuito ao tempo de rádio e televisão. O registro do estatuto do partido na Corte Eleitoral também assegura a exclusividade da denominação da legenda, bem como de sua sigla e símbolos. O Brasil tem hoje 35 partidos registrados no TSE.

 

Novo

Por falar em partido, algumas mudanças aconteceram no Diretório Nacional do Partido Novo. Moisés Jardim deixa a presidência para assumir a Secretaria de Finanças no lugar de Marcos Alcântara, que renunciou ao cargo por questões pessoais. Com isso, para a presidência retorna João Amoêdo. Um dos fundadores do partido, que se afastou do cargo de 2017 a 2018 por ter concorrido à Presidência da República, conforme prevê nosso Estatuto. O Partido trabalha para seus próximos desafios, como o acompanhamento dos mandatários, as eleições de 2020, e para se consolidar como uma instituição inovadora na política nacional.

 

Animais

A vereadora Marli do Esporte (PCdoB) está com um Projeto de Lei pronto no sentido de tentar inibir os inúmeros casos de abandono e de maus-tratos a animais em Toledo. Segundo ela, o projeto servirá para preencher uma lacuna deixada pela legislação federal, a qual impõe penas muito brandas.

 

Multas pesadas

A ideia de Marli é estabelecer multas mais pesadas para quem comete este tipo de crime. “A alteração dos valores das multas servirá como medida socioeducativa para que as pessoas repensem antes de praticar o ato de abuso e maus-tratos contra os animais, que também merecem o nosso respeito como seres vivos”, diz ela.

 

Fundo

Ainda de acordo com o projeto, o valor arrecadado com as multas deverá ser transferido para um fundo de adoção, proteção e bem-estar dos animais, onde posteriormente possam ser utilizados para ações e projetos voltados à Política do Bem-Estar Animal.

 

Tabela

As multas variam de 1º até 55 URTs, a Unidade Referencial de Toledo que hoje está em R$ 75,90.

 

Férias no fim

As férias escolares estão acabando. Essa é praticamente a última semana para aproveitar, fazer ou estender aquela viagem, brincar com outros amigos, ficar na casa de parentes e realizar inúmeras atividades durante o dia. As aulas em Toledo iniciarão na próxima quarta-feira (6 de fevereiro).

 

Números

A estimativa inicial da Secretaria Municipal de Educação referente ao número de alunos atendidos em 2019 é de aproximadamente 14.135 estudantes, da Educação Infantil ao 5º ano.

Coluna do Editor 31/01/19

Visita ao Aterro

Divulgação

Um grupo de vereadores visitou a Central de Triagem e Coleta Seletiva de Resíduos, que ficou destruída em função de um incêndio no Aterro Sanitário de Toledo. A comissão foi integrada pelo presidente Antônio Zóio (PSL), vice-presidente Gabriel Baierle (PTB), secretário Leoclides Bisognin (MDB) e vereadores Ademar Dofschmidt (MDB), Albino Corazza Neto (PDT) e Olinda Fiorentin (PPS), além de assessores, que foram recebidos pelo secretário de Meio Ambiente Neudi Mosconi e a presidente da Associação dos Catadores de Recicláveis, Sebastiana Correia dos Santos de Carvalho, além do coordenador do Aterro Sanitário, João Luiz Bressan.

 

Danos

No local os vereadores tiveram relato do secretário de que a esteira elevada foi queimada no incêndio, enquanto uma esteira nova do Águas Paraná teve danos, os quais são de fácil recuperação. Também segundo o secretário Mosconi, o telhado foi danificado em sua capacidade de isolamento térmico.

 

Prevenção

Leoclides Bisognin destacou o papel dos equipamentos de prevenção na contenção do fogo, especialmente a caixa d´água e rede de hidrantes instalados quando atuou na pasta e que tiveram papel importante para evitar danos ainda maiores, segundo relato que teve em visita ao Corpo de Bombeiros após o sinistro.

 

EPI

O vereador Ademar Dorfschmidt manifestou preocupação em relação ao pessoal atuando no local sem calçados e material adequado. Mosconi disse aos vereadores que será repassado Equipamento de Proteção Individual, afirmando que se está partindo para a organização do trabalho ao completar um ano à frente da Secretaria de Meio Ambiente no último dia 24.

 

Registro

Já a vereadora Olinda Fiorentin questionou o não registro do incêndio junto à Polícia Civil através de boletim de ocorrência. O secretário justificou que se não fosse célere nas ações de recuperação da Central de Recicláveis Toledo estaria enterrando lixo reciclável no Aterro Sanitário nos próximos dias. “Nós descaracterizamos o ambiente do sinistro no mesmo dia do ocorrido”, relatou o secretário aos vereadores, afirmando que o contrato de reforma pode ser aditivado em até 50% em com isso o material pode ser trocado não elevando o preço.

 

Na capital

O prefeito Lucio de Marchi esteve nesta quarta-feira (30) em Curitiba, onde se reuniu com o secretário de Desenvolvimento Urbano João Carlos Ortega para a assinatura dos planos definitivos de trabalho e aditivos de vários convênios firmados no ano passado.

 

Laços

Lucio recebeu o convite do secretário Ortega e prontamente atendeu a solicitação, onde estreitou os laços com o novo governo, reforçando que Toledo e o Governo do Paraná estão em harmonia e todos os convênios assinados ainda em 2018 serão mantidos e concretizados.

 

Projetos

“Temos muitos projetos que serão realizados com o apoio do Governo. Estamos contentes com essa parceria para que possamos avançar em nosso município. São ações importantes que oferecem qualidade de vida da população”, destacou o prefeito.

 

Futsal

Um alívio saber que o Toledo Futsal vai disputar a Chave Ouro do Campeonato Paranaense este ano. Alívio porque, quem gosta do futsal como eu, não poderia imaginar a cidade fora do cenário estadual.

 

Atraso

Só uma coisa: horário é horário. A coletiva de apresentação da nova diretoria começou com uns 20 minutos de atraso. Houve quem saiu antes para não perder o ‘sorteio do bife’.

Coluna do Editor 30/01/19

Coamo

A diretoria da Coamo realiza a tradicional reunião de campo relativa ao primeiro semestre nesta quarta-feira (30), a partir das 13h30 no Auditório da FAG em Toledo. Um pouco mais cedo, às 13h, haverá uma coletiva de imprensa. O convite é de Celso Luiz Paggi, gerente de entreposto

 

Pauta

Haverá uma análise da agricultura brasileiro e mundial, apresentados os custos de produção (milho segunda safra e trigo) para a safra deste ano, espaço para o cooperativismo com a participação dos associados e, por fim, um balanço sobre a situação geral da Credicoamo, Via Sollus e Coamo.

 

Reurbanização

Também nesta quarta-feira, às 19h, o prefeito Lucio de Marchi (PP) entrega as obras de reurbanização da rua Dr. Cyro Fernandes do Lago, assim como do Espaço da Inclusão Daniel Patrick Momoli.

 

Futsal

E a quarta promete mesmo ser agitada, isso porque a nova diretoria do Toledo Futsal marcou para hoje, às 11h30, a apresentação do projeto para 2019. Será no Bello Hotel, na região do Parque Ecológico Diva Paim Barth.

 

Jogão

E por falar em esporte, às 20h, no estádio municipal 14 de Dezembro, o Toledo Esporte Clube recebe o Paraná Clube, pela Taça Barcímio Sicupira, equivalente ao primeiro turno do Campeonato Paranaense. Promessa de um jogão que deixa meu coração dividido...

 

Palestra

O comandante do Corpo de Bombeiros em Toledo, capitão Luís Eduardo Zarpelon, confirma para sexta-feira (1º de fevereiro), uma palestra destinada principalmente a contadores, engenheiros e arquitetos, às 8h, no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit).

 

Prevenção

Na ocasião serão apresentadas as mudanças dos procedimentos adotados pelo Corpo de Bombeiros do Paraná em 2019, relacionados a processos de aprovação de projetos de prevenção de incêndios, vistorias e certificações de estabelecimentos.

 

Novas normas

Isso em função da aprovação da Lei Estadual 19.449, de 5 de abril de 2018, a qual regula o exercício do poder de polícia administrativa pelo Corpo de Bombeiros Militar e institui normas gerais para a execução de medidas de prevenção e combate a incêndio e a desastres.

 

Novo portal

A Câmara dos Deputados inaugura, no próximo dia 28, a primeira etapa de mudanças de seu novo portal na internet. Entre as novidades, estão uma nova arquitetura de navegação e um layout focados no usuário, com melhorias na usabilidade e acessibilidade. As mudanças incluem linguagem mais simples, para facilitar a compreensão dos conteúdos, e mecanismo de busca mais ágil e preciso. Há menos informação por página, e ênfase nas ferramentas de interesse da população, principalmente quanto à participação e à transparência. O novo portal também está melhor adaptado para dispositivos móveis.

 

Modificações

Nesta primeira etapa, houve alterações na estrutura de navegação do portal, que foi simplificada; na homepage, que agora privilegia áreas de interesse do cidadão; nas páginas de transparência e despesas, cujos dados passam a ser exibidos de forma gráfica; e na ferramenta de busca, entre outras ferramentas que tornam a navegação mais simples e fácil.

 

Estudos

As mudanças foram definidas após várias etapas de estudos e diagnósticos, que compreenderam debates internos sobre os problemas do portal atual. O diagnóstico embasou, ainda, a organização de um concurso, que selecionou duas propostas de cidadãos como contribuição para a reformulação do portal.

 

Incêndio

Às vésperas de grandes mudanças dentro do Aterro Sanitário este incêndio que destruiu a Central de Reciclagem precisa ser apurado em todos os detalhes para saber se foi apenas um acidente. De qualquer forma é muito triste observar um espaço que vinha sendo revolucionado para o bem ser destruído dessa forma.

Coluna do Editor 29/01/19

Visita

Foto: Franciele Mota

A semana começou com a visita do vereador Gabriel Baierle (PTB), que veio falar um pouco sobre o que pensa para o futuro. Dentro de alguns dias ele pretende anunciar algumas destas mudanças que visam estreitar ainda mais o relacionamento com seus eleitores e, claro, destacar-se mais nesta reta final de mandato.

 

Antenado

Como jovem que é, Gabriel está antenado sobre a necessidade de atingir melhor este público, que é bem o perfil de seu eleitor.

 

Opinião

E com todos os últimos acontecimentos, o novo 1º vice-presidente da Câmara de Toledo pretende mostrar que sua eleição não foi obra do acaso. Gabriel Baierle quer participar mais das discussões a partir de agora e dar sua opinião sobre alguns assuntos importantes para o desenvolvimento da cidade e da região.

 

Engajamento

Na sexta e segunda-feira, o prefeito Lucio de Marchi (PP) reuniu sua equipe. Primeiro com todos os cargos comissionados e, depois, apenas com os secretários. A ordem é engajamento total a partir de agora nas ações da Prefeitura de Toledo. Por total é total mesmo, inclusive nas redes sociais, onde muitos cargos comissionados se omitem em determinadas situações, especialmente aquelas mais polêmicas.

 

Planejamento

O encontro de ontem serviu ainda para ajustar alguns detalhes em relação ao planejamento previsto ainda no Plano de Governo do prefeito.

 

De volta

Um grupo de profissionais está reativando a Associação dos Engenheiros de Pesca em Toledo. Mais detalhes em breve.

 

Em Cascavel

Ratinho Júnior vai ter uma extensa agenda de compromissos nos dias 7 e 8 de fevereiro, período em que o durante a instalação do governo estadual ficará instalado no Show Rural, em Cascavel.

 

Encontros

O governador virá à cidade acompanhado do vice Darci Piana, de 15 secretários e de diretores de empresas públicas e, além de reuniões com os titulares de todas as pastas do primeiro escalão, terá encontros com prefeitos de municípios ligados à Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), além de outro com os presidentes das cooperativas do Sistema Ocepar.

 

Acomodação

O deputado federal eleito José Carlos Schiavinato já está em Brasília tratando de se ajeitar para a posse, marcada para sexta-feira (1º de fevereiro). Até lá é se acostumar sem produtos fáceis de encontrar em Toledo, lácteos e água.

 

Mais asfalto

E mais 2,27 quilômetros de asfalto no interior do município foram entregues a comunidade neste fim de semana. No sábado (26), a comunidade de Vila Nova comemorou com a entrega da Estrada Rural “João Canavezi”. A via que agora possui pista central fica localizada em Linha Nova Brasília. A gestão investiu cerca R$ 700 mil, com recursos próprios, em parceria com a comunidade. O novo diretor da Emdur, Lídio Michels, enviou algumas fotos sobre o trecho. Show!

 

De volta?

Cresceram muito os rumores sobre uma possível volta de Adelar ‘Pelanka’ Holsbach aos holofotes da política toledana no próximo ano. Após um período sabático, dedicado aos negócios particulares, amigos mais próximos de Pelanka garantem que ele estaria disposto a concorrer mais uma vez ao Executivo.

Coluna do Editor 26/01/19

Brabo

O vice-prefeito Tita Furlan (PV) voltou a provocar reações exaltadas dentro da Prefeitura de Toledo com mais uma postagem em sua conta no Facebook nesta quinta-feira. Tudo por causa, segundo ele, de placas de inauguração não trazerem seu nome.

 

Grupo

“Definitivamente não sou e tampouco pretendo fazer parte desse grupo que pela soberba e rédea curta caminha para a auto-extinção. Auxiliarei em tudo que puder até o fim deste mandato, mas chegou a hora de enfrentar e virar a página da história política de Toledo”, escreveu.

 

Tudo certo

Engraçado nessa história é que, no dia 2 de janeiro, o prefeito Lucio de Marchi e o vice Tita Furlan concederam uma entrevista coletiva e, quando questionados se havia algum rusga entre os dois, ambos foram categóricos ao afirmar que não.

 

Nada certo

Pelo jeito, passados alguns dias após a entrevista, o clima não anda lá essas coisas entre o vice dentro do Centro Cívico Tancredo Neves.

 

Reunião

E nesta segunda-feira (28) há reunião marcada com os secretários na Prefeitura de Toledo.

 

Recorreu

A Câmara Federal recorreu contra a decisão que proibiu o pagamento do auxílio-mudança para deputados federais e senadores que tenham sido reeleitos. O recurso foi confirmado pelo presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Na quarta-feira, o juiz federal Henry Alves, da Vara Federal Cível e Criminal de Ituiutaba, Minas Gerais, determinou a proibição do pagamento do benefício, que vale também para deputados federais que já vivem em Brasília e viraram senadores, ou vice-versa. O juiz fixou uma multa de R$ 2 mil por pagamento efetuado a cada deputado ou senador nessas condições. .

 

Antecipado

Maia, que está em campanha pela reeleição ao cargo, antecipou o pagamento de auxílio-mudança aos deputados. Ele deveria ter sido pago no final de janeiro, mas foi depositado em 28 de dezembro na conta dos parlamentares.

 

No fim

Ao todo, 505 deputados receberam o benefício, o que totalizou R$ 17 milhões em despesa. O benefício, equivalente a um salário de R$ 33,7 mil, é tradicionalmente pago no início e no fim do mandato. A atual legislatura acaba em 31 de janeiro.

 

Água

A Sanepar informa que serão feitas interligações de redes no sistema de abastecimento de água de Toledo na próxima terça-feira (29). Os trabalhos iniciam às 14h, na rua Carlos Abel Munaretto, esquina com Luiz Dalcanalle Filho. Para executar a interligação ficará fechado o setor de distribuição de água para as regiões dos bairros Jardim Panorama, São Francisco e Cesar Park. A previsão é a de que o abastecimento volte à normalidade a partir das 20h e será de forma gradativa.

 

Narguilé

Um aviso aos navegantes: aumentou – e muito – a frequência de jovens fumando o tal de narguilé em Toledo. Tanto no Parque do Povo Luiz Cláudio Hoffmann, como no Parque Ecológico Diva Paim Barth o fumacê tem sido intenso. Ah, e especialmente nos fins de semana.

 

Amém!

Na quinta-feira (24) foi dia de São Francisco de Sales, protetor dos jornalistas. Amém!

 

Erramos

Na reportagem sobre a apresentação da cadela Dolly no Yara Countru Clube, o nome correto do guarda municipal responsável é Edvaldo e não Edson, como publicado.

Coluna do Editor 25/01/19

Irregularidades

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) decidiu promover auditorias para investigar irregularidades em sete universidades estaduais paranaenses. O levantamento avaliou a legalidade dos atos de gestão administrativa, transparência e eficiência relativos aos gastos na área de pessoal dessas universidades. A fiscalização abrangeu as universidades estaduais de Londrina (UEL), Maringá (UEM), Ponta Grossa (UEPG), do Oeste do Paraná (Unioeste), do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro); do Norte do Paraná (Uenp) e a Universidade Estadual do Paraná (Unespar).

 

Horas extras

De acordo com o relatório da auditoria preliminar, existe o pagamento frequente de horas extras a servidores das seguintes instituições de ensino superior: UEL, UEM, UEPG e Unioeste. Também foi verificado o pagamento de verba por tempo integral e dedicação exclusiva (Tide), sem previsão legal, a servidores da UEL, UEM, Unicentro e Unioeste.

 

Sem transparência

Além disso, os técnicos do tribunal identificaram que os portais da transparência da Uenp, da Unespar e da Unioeste não apresentam informações exigidas pela legislação; e que os da Uenp, da UEPG, da Unespar, da Unicentro e da Unioeste não contam com ferramentas tecnológicas exigidas pela legislação. Outras irregularidades apontadas foram o pagamento de cargos em comissão sem a devida previsão legal e a utilização de cálculo para pagamento de adicionais por tempo de serviço que não atende ao dispositivo legal, na Unioeste.

 

Nota de Esclarecimento

A vereadora Marli do Esporte (PCdoB) enviou uma nota de esclarecimento a respeito do caso da toledana Gabriela Gabriela Corrêa de Araújo, de 21 anos, que no fim das contas não tirou nota mil na redação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018, conforme informou o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

 

História

“Na última sexta-feira (18) procuramos a estudante e divulgamos um vídeo na nossa página onde a estudante contava sua história. Infelizmente, não foi esse o resultado obtido pela estudante na redação como foi divulgado por esta página e por outros veículos de comunicação que se retrataram na data de hoje (ontem)”.

 

Erro

“Não sabemos das dificuldades que cada um enfrenta e das batalhas travadas diariamente dentro de si, por isso não cabe a nós julgar a atitude da estudante, e nem tornar esse processo ainda mais doloroso para ela e para os familiares. Pedimos desculpas aqueles que compartilharam as informações da página, um erro não justifica outro, mas que atire a primeira pedra quem nunca errou”.

 

Sujeira

Alô secretário Neudi Mosconi (Meio Ambiente)! Por favor, peça para alguma equipe passar na região do Parque dos Pioneiros. Nesta quinta-feira a sujeira às margens do rio Toledo era muito grande.

 

Viagem marcada

Nesta quinta-feira me encontrei com o amigo Toninho de Marchi (Mecânica de Marchi), que está de malas prontas para uma viagem a Concórdia (SC). O encontro entre a família é uma tradição, com direito a muita comida e o famoso jogo de futebol.

 

Lavanderia

Também ontem aproveitei para, ao lado do amigo Luiz Ferreira, conhecer de perto o trabalho realizado na Lavanderia Hospitalar Água Azul, localizada no Jardim Panorama. Confesso ter ficado surpreso com a estrutura do local e a qualidade do serviço prestado.

 

Região

Hoje a Água Azul atende unidades hospitalares não apenas em Toledo, mas também em Guaíra e Assis Chateaubriand.

 

Expansão

Em breve a empresa deverá expandir sua área de atuação ao sudoeste.

Coluna do Editor 24/01/19

Fala Leitor

Leitor

“Absurdo de sujeira nas esquinas ruas Santos Dumont com XV de Novembro em frente à Camélia Flores... Vários outros locais na cidade igual... Pessoal que recolhe lixo deixa essa porcalhice”. Mensagem enviada por um leitor.

 

Material decente

Não é o caso deste leitor, que conheço e sei de sua responsabilidade enquanto cidadão, mas tem muita gente que acomoda seu lixo de maneira inadequada, em sacolas não próprias para isso e aí, quando o catador pega...é uma “porcalhice” mesmo, como escreveu o leitor.

 

Faixas

Ufa! Finalmente a posição de algumas faixas de pedestre em Toledo começou a ser modificada. Uma delas é na Barão do Rio Branco com o Largo São Vicente de Paulo.

 

Urgentes

Ainda no campo do trânsito insisto em algumas sugestões ao responsável pelo setor. Sugestões urgentes em minha humilde opinião.

 

Binários

A primeira é a instalação de binários o quanto antes em alguns bairros de Toledo, como no Centro, na Vila industrial, Jardim La Salle e Pancera, onde transitar por algumas ruas é um exercício de paciência ou então pode ser encarado como uma verdadeira aventura.

 

Alargamento

A segunda é o alargamento da rua – pequena por sinal – que fica ao lado da Sanga Panambi. Ali está o depósito de uma empresa de material de construção que, frise-se não tem culpa alguma no cartório. Acontece que em determinados horários a movimentação de carga e descarga é intensa e o trânsito fica restrito a meia pista, que é pequena porque no local existe uma ciclovia.

 

Em Apucarana

O governador Ratinho Junior participa nesta quinta-feira (24), às 9h, em Apucarana, no Norte do Paraná, da abertura nacional da colheita da soja. Também participarão a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, e o secretário da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara.

 

Homenagem

Nesta quarta-feira (23), o deputado estadual José Carlos Schiavinato (PP) prestou uma homenagem, em nome da Assembleia Legislativa do Paraná, à irmã Luiza Menin pelo trabalho desenvolvido à frente da Ação Social São Vicente de Paulo.

 

Derradeiro

Pode ter sido o derradeiro ato oficial como deputado estadual em Toledo, já que no dia 1º de fevereiro ele tomará posse na Câmara Federal.

 

Mudança?

Por falar em Schiavinato, aumentaram os rumores sobre uma possível saída do PP para o PSL, do presidente Jair Bolsonaro.

 

Mais mudança?

Outro nome ventilado para aportar na base do PSL é do prefeito Lucio de Marchi, hoje também no PP.

 

Alvaro candidato

Há tempos a presidência do Senado Federal não era tão cobiçada. O partido Podemos informou que Alvaro Dias será o candidato do partido à Presidência do Senado. Senador desde 1999, Dias foi candidato a presidente da República no ano passado. Ele recebeu 859 mil votos, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

 

Lista

Além de Alvaro, outros parlamentares já se colocaram como candidatos ao comando do Senado, entre os quais a líder do MDB, Simone Tebet, e o senador eleito Major Olímpio (PSL-SP). Com isso, número de candidatos à presidência da Mesa pode chegar a quatro. A eleição está marcada para 1º de fevereiro, e esta pode ser a disputa com o maior número de candidatos desde a redemocratização, em 1985.

 

Voto aberto

O Podemos afirmou ainda defender o voto aberto nas eleições na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. Para o partido, a transparência deve prevalecer em todos os atos do poder público, principalmente, em respeito ao direito constitucional do eleitorado brasileiro de saber como votam seus representantes eleitos.

Coluna do editor 23/01/2019

Reunião

Nesta sexta-feira (25), às 16h, os secretários, diretores e coordenadores da Prefeitura de Toledo estão convocados para uma reunião sobre o planejamento 2019. De acordo com o novo assessor de Governo, Thiago Stefanello, o objetivo é repassar detalhes sobre a necessidade do trabalho em grupo, o comprometimento e a eficiência que estão sendo exigidas pelo prefeito Lucio de Marchi (PP).

 

Mais uma

E para segunda-feira (28) está marcada mais uma reunião, mas daí apenas com os secretários.

 

Plano de ação

A gestão Jair Bolsonaro terá de elaborar um plano de ação claro caso queira, de fato, enfrentar temas espinhosos, como as reformas tributária e da Previdência, a fim de fazer o País crescer. A avaliação é de parlamentares paranaenses ouvidos pela Agência Câmara.

 

Plano de reforma

Uma das reformas consideradas necessárias, a tributária, já foi aprovada em comissão especial e está pronta para ser votada no Plenário. A proposta extingue dez tributos e, em seu lugar, cria dois impostos sobre bens e serviços. Relator do texto, o deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB) ressalta que o governo Bolsonaro precisará ter habilidade para negociar suas pautas. “O presidente tem de apresentar ao Congresso e à Nação seu plano de reforma do Estado. Falta dinheiro para saúde, educação e segurança”, afirma.

 

Em casa

Nesta quarta-feira (23), a partir das 20h no Estádio Municipal 14 de Dezembro, o Toledo Esporte Clube enfrenta o Rio Branco, pela 2ª rodada do Campeonato Paranaense. Será a estreia em casa do Porco que, domingo (20), empatou em 0 x 0 diante do FC Cascavel.

 

Água

A Sanepar informa que será feita a substituição de um macromedidor de água na avenida Maripá, em Toledo, nesta quinta-feira (24). A troca do equipamento que registra a passagem de grandes volumes de água será executada das 08h às 10h. O fechamento do setor de distribuição de água vai interromper o abastecimento para as regiões dos bairros Jardim América/Europa (parte baixa).  A previsão é a de que o abastecimento volte à normalidade à tarde e será de forma gradativa. Em caso de chuva ou de condições operacionais adversas os serviços serão suspensos.

 

Na calçada

Parabéns aos guardas municipais que esta semana passaram notificando veículos estacionados sobre a calçada na rua Santo Ângelo, na Vila Industrial. O abuso era grande, especialmente nos fins de semana.

 

Ajuda

No domingo fui parado por um motorista que pediu ajuda para tentar resolver o problema, tamanha a quantidade de carros estacionados sobre a calçada. Eu contei oito.

 

Na Parigot

Já na Parigot de Souza o problema – em especial no horário bancário – é a quantidade de veículos estacionados de maneira irregular. Nesta terça-feira (22) agentes da Guarda Municipal estiveram no local para organizar um pouco a bagunça.

 

Passagens

Um leitor entrou em contato para avisar que a venda de passagens pela Azul partindo de Toledo já está liberada para seis vezes na semana, a partir de abril. Entrei no site e verifiquei que realmente está tudo liberado. Uma ótima notícia, cumprindo mais uma promessa da empresa em consolidar esta rota.

 

Fogos

Está prevista para o reinício dos trabalhos no Legislativo a votação, em primeiro turno, do Projeto de Lei a respeito dos fogos de artifício sem estampido em Toledo. A autoria é da vereadora Olinda Fiorentin (PPS).

Coluna do Editor 22/01/19

Visita

Divulgação

Na semana passada recebi a visita da vereadora Marli do Esporte (PCdoB), que veio pessoalmente trazer um exemplar do jornal confeccionado por ela com um resumo das ações dos dois primeiros anos de mandato. Uma excelente iniciativa e que deveria ser copiada pelos demais colegas na Câmara Municipal.

 

Diálogo

Marli disse que a ideia é promover um “diálogo franco e direto com a comunidade”       e que se trata de um dever, não apenas com seus eleitores, mas com toda sociedade de Toledo prestar contas das ações enquanto agente público. “O certo é o certo”, resumiu a vereadora.

 

Saúde financeira

Após 20 dias de mandato, o governador Ratinho Junior, afirma que as negociações com alguns fornecedores do Estado já foram iniciadas e têm como finalidade reorganizar as finanças da administração. "Mas ainda estamos realizando o levantamento de todos os contratos de todas as secretarias para que possamos fazer uma análise bastante criteriosa", disse.

 

Servidores

Questionado sobre o reajuste dos servidores, Ratinho Junior, afirmou que estudo e análises de gastos continuam sendo feitos, mas que ainda é muito cedo para falar em porcentuais. "Nós estamos ainda dentro do prazo deste primeiro mês em que estamos levantando a saúde financeira do estado", afirmou o governador. "Acredito que em meados de fevereiro devemos ter dados mais consistentes para saber como estão as finanças do Paraná", completou.

 

Reforma

Dando sequência à reforma administrativa, o prefeito Lucio de Marchi nomeou novos secretários, diretores e coordenadores na manhã desta segunda-feira (21). As portarias já foram publicadas. A mudança faz parte da gestão que deve ser dinâmica e eficiente disse o prefeito.

 

Dedicação

Na oportunidade, o prefeito deu boas vindas aos novos nomeados e ressaltou que os servidores devem ter dedicação exclusiva e cooperação em prol do desenvolvimento de Toledo. Lucio lembra que a nova nomeação deve visar o trabalho em equipe, dedicação e empenho. Ainda de acordo com o prefeito, foram dois anos sem contratação de servidores, acúmulo de Secretarias e agora, após um grande esforço e empenho, está sendo possível completar a escalação do time.

 

Nomes

Foram nomeados para secretarias, conforme antecipado nesta Coluna, Odemilson dos Santos (Cultura), Jairo Luiz Cerbarro (Juventude), Norisvaldo de Spuza (Planejamento Estratégico), Claudia Carneiro da Silva Piacenti (Recursos Humanos) e Lourival Neves Júnior (Funtec).

 

Nomeações

Na semana passada foram nomeados Larissa Ribeiro (Políticas para Mulheres) e Jozimar Polasso (Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, de Inovação e Turismo). A servidora Claudia Teixeira Toledo, que até então, ocupava o cargo de diretora Jurídica da Emdur passou a ser Chefe de Gabinete.

 

Eixos

Neste ano, o Planejamento do Secretariado municipal conta cinco eixos principais estruturantes: 1º Programa Agiliza Toledo; 2º Programa Cidade Limpa e Sustentável; 3º Comunidade Participativa; 4º Saúde Humanizada e 5º Avança Toledo.

 

Surpresa

A grande surpresa, para mim, foi o anúncio da saída de Robson Recalcatti do Esporte e Lazer. Em seu lugar quem assume é André Alcará, que tem totais condições de tocar o trabalho porque, além de ser servidor de carreira, tem bom trânsito com todas as vertentes dentro da secretaria.

 

Unipar

Robson está de saída para assumir a coordenação do curso de Educação Física da Unipar.