Coluna do Editor
Coluna do Editor 30/11/18

Casa Civil

O governador eleito do Paraná, Ratinho Junior (PSD), anunciou nesta quinta-feira (29) o nome do deputado estadual Guto Silva (PSD) para a Chefia da Casa Civil. Atual vice-presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Guto Silva é formado em Administração de Empresas com Habilitação em Comercio Exterior pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é doutorando em Gestão de Negócios pela Universidad de Misiones (Posadas, Argentina) e tem MBA em Gestão de Negócios pela FAE Business School de Curitiba. Também é professor de pós Graduação na área de comércio exterior e de graduação na área de administração.

 

Projeto

Para Ratinho Junior, a escolha de Guto Silva atende ao projeto que ele pretende implantar em seu governo. “Além de ser um dos políticos de destaque dessa nova geração, o Guto Silva é dinâmico e tem um ótimo relacionamento com as lideranças políticas do Paraná, tem trânsito, é respeitado em todos os segmentos da sociedade e já acumula uma boa experiência na atividade parlamentar”.

 

Dinâmica

O futuro chefe da Casa Civil pretende impor uma nova dinâmica ao gabinete. “Apesar de ser uma casa política, vamos tentar dar um viés diferente. A linha nova é trabalhar por projetos específicos, projetos estruturantes que vão projetar o Paraná por 20, 30 anos”.

 

Saúde

Uma ótima notícia para o setor da saúde em Toledo. A direção do HCO estuda a reabertura do pronto-atendimento. Para isso uma importante reunião está agendada para a manhã desta sexta-feira (30).

 

De volta

Ainda no campo da saúde, a Unidade Básica da Vila Industrial será reaberta ao público nesta sexta-feira (30), a partir das 19h.

 

Suplente

Leandro Crestani (PC do B) foi confirmado como suplente a deputado federal pelo partido.

 

Mudanças

Cristiano Dall'Oglio da Rocha deixará o cargo de secretário na pasta do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, de Inovação e Turismo da Prefeitura de Toledo e o atual chefe de Gabinete Jozimar Polasso vai para seu lugar.

 

Cotados

Já para o lugar de Jozimar dois nomes hoje estariam bem cotados: do advogado Leandro Nesello e do atual chefe do Núcleo Regional de Educação em Toledo Léo Inácio Anschau.

 

Comissão

Além de mexidas em nomes, outras coisas internas foram alteradas dentro da Prefeitura de Toledo, como as reuniões semanais com secretários e diretores às sextas-feiras e a formação de uma espécie de Comissão de Planejamento, que reúne, além do prefeito Lucio de Marchi (PP), alguns secretários e vereadores.

 

Pautas-bomba

Além do reajuste de 16,38% para os salários do Judiciário, aprovado pelo Congresso e sancionado pelo presidente Michel Temer, vários outros projetos em tramitação no Legislativo podem pesar sobre as contas públicas a partir do próximo ano e complicar os planos no novo governo de reduzir significativamente o déficit fiscal, previsto em R$ 139 bilhões. Considerando apenas as propostas mais recentes, aprovadas ou na pauta dos parlamentares, os valores superam a casa dos R$ 50 bilhões. A informação é do Correio Braziliense.

 

Fora de combate

Thiago Stefanello, hoje na Casa Civil do Governo do Estado, ficará fora de combate por alguns dias no início de 2019. Fará uma cirurgia bariátrica. Depois deve assumir a Assessoria de Governo da Prefeitura de Toledo.

 

Pichado

Triste observar o estado do banheiro público no Parque Ecológico Diva Paim Barth. Não pela limpeza, já que isso tem sido mantida em ordem, mas pelas paredes pichadas e pelos objetos destruídos ou furtados pela população.

 

Natal

Agradeço à direção da Casa de Maria pelo cartão de Natal recebido esta semana. Obrigado!

Coluna do Editor 29/11/18

Polêmica

Em razão de toda polêmica em relação ao afastamento do vice-prefeito Tita Furlan (PV) – diante das divergências políticas entre ele e o grupo que o ajudou a eleger – e a recente viagem – que até agora não sei exatamente para onde, muito menos por quanto tempo – fui buscar informações sobre o que diz a letra fria da lei.

 

Artigos

A Lei Orgânica de Toledo, em seu Capítulo II – do Poder Executivo – trata na Seção I do prefeito e do vice-prefeito. Todas as atribuições são detalhadas dos artigos 47 ao 61. Não há, entretanto, algo específico sobre viagens do vice, mas sim apenas do prefeito, portanto, é uma questão de interpretação que, para mim, aplica-se também ao vice.

 

Viagem

No Artigo 54, a Lei Orgânica estabelece que o prefeito não poderá, sem licença da Câmara, “ausentar-se do Município por período superior a quinze dias; ausentar-se do País por período superior a dez dias”.

 

Atribuições

Tita, importante frisar, tem todo direito de viajar para onde, quando e com quem quiser. Se ficou menos tempo do que o previsto em lei, portanto, não precisaria pedir licença para ninguém. Agora, se ficou a mais ou o máximo previsto, deveria ter pedido licença à Câmara.

 

Emergência

Apenas uma suposição: se algo de muito grave acontece com o prefeito Lucio de Marchi (PP) ou se este precisa viajar por alguma razão, quem assumiria? No caso o vice que, tendo viajado sem a devida licença do Legislativo, colocaria o município numa ‘saia justa’ na linha sucessória porque, em teoria, o presidente da Câmara – hoje Renato Reimann (PP) – não poderia assumir oficialmente. Uma suposição apenas!

 

Acompanhamento

Nas redes sociais Tita mais uma vez reclamou de estar sendo perseguido e que, fosse ele o prefeito, não teria tomado algumas atitudes. “Se eu estivesse com a caneta de prefeito na mão teria feito muitas coisas que não me deram ouvidos, começando por extinguir muitos cargos de confiança e gestionando junto à Câmara para reduzir o número de vereadores... Certamente muitos recursos sobrariam para investir em áreas que hoje sofrem, enquanto alguns fazem de conta que trabalham”, escreveu.

 

Candidatura

O desejo pessoal do vice em ser candidato a deputado estadual é legítimo, assim como também o foi o voto de confiança de vários dirigentes partidários que acreditaram quando ele disse aceitar a indicação na chapa vencedora na eleição de 2016, com a condição dele, Tita, não ser candidato.

 

Muito pouco

Outra reclamação constante nos corredores da Prefeitura de Toledo é que Tita, depois da eleição, não apareceu mais ou tem aparecido muito pouco no Centro Cívico Tancredo Neves.

 

Interesse

Para assumir o cargo é preciso estar inteirado do que está acontecendo. O vice não pode fazer seu horário ou o que bem entender a qualquer momento. Os dois foram eleitos juntos.

 

Candidato de novo

Tita manifestou de novo sua vontade em ser candidato a prefeito na próxima eleição e é ótimo, afinal, uma opção a mais na disputa eleitoral. Ponto para a democracia.

 

Renúncia

Mas agora, diante do momento e de tudo que tem acontecido, seria mais digno de sua parte renunciar ao cargo. Mostraria seu real desejo em mudar o atual quadro político como ele insiste em apontar e evitaria essa onda de comentários que em nada acrescentam à cidade de Toledo.

 

Operação Natal

O comando do 19º Batalhão da Polícia Militar lança nesta sexta-feira (30) a Operação Natal. Será no Largo São Vicente de Paulo, às 14h.

 

Fapes

O Fundo de Aposentadoria dos Servidores Públicos Municipais em Toledo (Fapes) tem um novo conselho. A posse aconteceu nesta terça-feira (27). A eleição do novo presidente acontece na próxima semana.

Coluna do Editor 28/11/18

Momento

“Estamos vivendo um momento muito difícil, mas eu tenho uma expectativa de melhora só pelo fato de mudar de lado, pois estamos em um regime quase ditatorial de esquerda e só essa mudança faz com que tenhamos esperança de melhores momentos”. A frase é do deputado federal Dilceu Sperafico (PP).

 

Mudança

A prova desta mudança, segundo o deputado, é a alegria do povo e os investimentos que já estão acontecendo. “O dólar já refluiu e muitas novidades estão acontecendo e a mudança de lado foi uma escolha correta”, analisou Sperafico.

 

Escolhas

Já em relação ao resultado pífio dos candidatos da região na última eleição, com uma perda de representação política muito forte, Dilceu Sperafico analisou que o oeste do Paraná não soube fazer o dever de casa para escolher seus governantes. “Eu acho que tem que ter a responsabilidade de todos das autoridades e da população de saber que o representante local é muito mais dedicado à região do que de fora e a população vai sentir nos próximos quatro anos”.

 

Em Brasília

Os vereadores Marcos Zanetti (PDT) e Marli do Esporte (PC do B) viajaram para Brasília onde participam nesta quarta-feira (28) de um curso sobre contratação de empresas para terceirização.

 

Pré-candidato

Durante a sessão ordinária de segunda-feira, o vereador Ademar Dorfschmidt (MDB) se lançou como pré-candidato a prefeito em Toledo na eleição de 2020 e disse que com apenas seis ao seu lado toca o Executivo. “Já fiz minha parte na Câmara”, resumiu o vereador.

 

Contra

Engraçado que no início da atual gestão, quando o prefeito Lucio de Marchi (PP) enviou um projeto de reestruturação administrativa – e a consequente extinção de algumas secretarias – Ademar foi um dos contrários à proposta.

 

Mudanças

Ainda sobre o assunto, Lucio, se não me falhe a memória, tirou dois coordenadores que eram lotados junto ao gabinete e os colocou na rua para trabalhar: um cuida do Parque das Águas – função na gestão passada ocupada por um diretor – e outro de questões ligadas aos pontos de ônibus e varrição de ruas.

 

Disputa

De qualquer maneira, a declaração de Ademar mostra que a disputa eleitoral em Toledo será intensa.

 

Dignidade

Na semana passada estive em Cascavel para a cerimônia de entrega do 13º Prêmio Amop de Jornalismo e preciso destacar a dignidade do deputado estadual Élio Rusch (DEM) que, mesmo não tendo sido reeleito, prestigiou o evento, discursou e atendeu a todos da mesma forma que o fez em todas as edições anteriores do prêmio.

 

100%

Sim, Rusch não faltou em nenhuma edição do evento.

 

Deputados

Aliás, além de Élio Rusch, o também deputado estadual Adelino Ribeiro e os deputados federais Sérgio Souza e José Carlos Schiavinato compareceram à cerimônia.

 

Terceirização

Sobre a aprovação do projeto que autoriza a terceirização de alguns serviços públicos em Toledo, durante polêmica – e hilária ao mesmo tempo – sessão na segunda-feira, é possível entender o desencanto do prefeito Lucio de Marchi (PP) em algumas situações, afinal, onde estava sua base de apoio para defender o projeto?

 

#sódánós

A oposição vem deitando e rolando quando a plateia está lotada, como foi o caso na segunda. Durante a discussão do projeto só deu vereador de oposição rasgando o português, enquanto os da base...Os vereadores de oposição vão criar uma nova expressão: #sódánós

 

Viagem

O vice-prefeito de Toledo Tita Furlan (PV) viajou aos Estados Unidos ao lado da família para celebrar o aniversário do pai, doutor Pedrinho Furlan, que comemorou 85 anos. Nada contra a viagem, afinal, é um direito de qualquer pessoa fazê-lo, mas quando se trata de um agente público, alguns cuidados são necessários, ainda mais após tanto desgaste no embate eleitoral.

 

Discussão

O assunto tem provocado muita discussão sobre as questões legais e, claro, a promessa feita por Tita em não disputar a eleição para deputado em razão de sua indicação na chapa que se elegeu, com apoio de vários partidos.

 

Reunião

Houve, inclusive, uma reunião para tratar do assunto antes dessa definição e Tita concordou, com a promessa de ser ele o candidato a prefeito em 2020. O restante da história todos conhecem...

Coluna do Editor 27/11/18

Hospital

No fim de semana o Jornal do Oeste trouxe ampla reportagem sobre a situação crítica do HCO, tanto que a direção do hospital determinou o fechamento temporário do pronto-atendimento. E será realmente por pouco tempo. Uma solução está bem encaminhada e deverá ser formatada nos próximos dias envolvendo a Unimed.

 

Salários

Outra boa notícia é que está previsto para até esta terça-feira (27) o pagamento de uma parte dos salários atrasados dos colaboradores do hospital.

 

Cirurgias

Ah, cirurgias eletivas também deverão voltar a ser feitas a partir de hoje. Um alívio para toda a sociedade, e não apenas de Toledo, até porque o HCO hoje absorve uma demanda regional.

 

Exemplo

Um bom exemplo disso é que nada menos que em torno de 40% dos pacientes da Unimed Costa Oeste eram atendidos naquela unidade. Hoje essas pessoas ou estão se dirigindo até Cascavel ou procurando uma brecha no Bom Jesus, Campagnolo ou UPA.

 

Área

Hoje a cooperativa tem aproximadamente 52 mil beneficiários e uns 260 cooperados numa área de abrangência que envolve: Assis Chateaubriand, Entre Rios do Oeste, Formosa do Oeste, Guaíra, Iracema do Oeste, Jesuítas, Marechal Cândido Rondon, Mercedes, Nova Santa Rosa, Ouro Verde do Oeste, Pato Bragado, Quatro Pontes, São José das Palmeiras, São Pedro do Iguaçu, Toledo e Tupãssi. Umas 500 mil pessoas com folga!

 

Assistência

Ainda sobre a Unimed, o presidente Hiroshi Nishitani confirmou estar havendo uma conversação entre a cooperativa e o hospital. “Temos uma forte preocupação em não deixar a população desassistida”, disse ele, garantindo que dentro de mais alguns dias se chegará a uma solução para retomar o atendimento no HCO.

 

Economia

Não sei ao certo os números, mas quanto dinheiro não tem deixado de circular em Toledo desde o fechamento do HCO? São dezenas, centenas de pessoas de outras cidades que deixaram de passar por Toledo. Ah, claro, sem mencionar os toledanos que hoje procuram atendimento em Cascavel. E isso apenas mencionando o HCO, sem falar nos estabelecimentos ao redor do hospital que de certa forma se beneficiavam com o movimento extra.

 

Questão social

O fechamento do HCO não representa apenas um problema econômico: acima de tudo se trata de uma questão social, pois são centenas de trabalhadores hoje sem receber – e com perspectiva de perderem o emprego – sem falar nas pessoas que deixaram de ser atendidas ou foram mal atendidas neste período.

 

Doadores

No dia 25 de novembro se comemorou o Dia Nacional do Doador de Sangue. No Banco de Sangue de Toledo em média mensalmente são feitos 595 cadastros de doadores; 510 bolsas coletadas; 471 bolsas liberadas para pacientes; 597 exames realizados e 25 cadastros para doação de medula óssea. As informações são da diretora da 20ª Regional de Saúde Nissandra Karsten.

 

Nada

Por falar em Regional, conversei sobre o assunto com o deputado estadual eleito Marcel Micheletto (ex-prefeito de Assis Chateaubriand). Por enquanto não há nenhuma definição em torno de nomes. “Tudo não passa de especulação”, garantiu Micheletto.

 

Unificação

A demora tem lá sentido: ainda de acordo com o deputado, a ideia do governador eleito Ratinho Júnior é melhorar a eficiência da estrutura nas regionais. Não está descartada a criação de centrais que agreguem mais de uma unidade estatal. “Isso facilitaria o trâmite e faria o Estado andar”, comentou Marcel.

 

Biogás

No próximo dia 14 de dezembro, Toledo vai ganhar um belíssimo presente de aniversário. E não se trata do show de Michel Teló, mas sim a assinatura para construção da primeira usina de biogás, em parceria com a Itaipu e a Cibiogás. Os investimentos serão de aproximadamente R$ 15 milhões. As informações são do secretário Neudi Mosconi (Meio Ambiente).

 

De saída

Por falar em secretariado em Toledo, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, de Inovação e Turismo, Cristiano Dall'Oglio da Rocha, conversou com o prefeito Lucio de Marchi, agradeceu a oportunidade e pediu o boné. Deixará o cargo em breve. Em seu lugar assume Josimar Polasso, hoje na Chefia de Gabinete, mas que já ocupou o cargo de diretor e de secretário no Desenvolvimento Econômico e conhece bem a pasta.

Coluna do Editor 24/11/18

TooReciclando

Atendendo aos pedidos da comunidade do Jardim Coopagro, a Secretaria de Meio Ambiente decidiu estender até o domingo (25) os kits-caçambas, nos mesmos pontos que foram disponibilizados durante a semana. A população pode descartar os seus inservíveis mediante prorrogação até a presente data. O secretário Neudi Mosconi pede atenção ao descarte incorreto, pois quem o fizer estará sujeito a punição (Foto: Divulgação).

 

Extinto

No expediente da sessão ordinária de quinta-feira (22) na Câmara de Foz do Iguaçu foi lido o ato da presidência nº 96/2018 que declara a extinção do mandato do vereador Jorge Soares Ferreira (Protetor Jorge), do PTB. No documento consta que o ato foi editado em cumprimento ao Acórdão proferido pelo Tribunal de Justiça do Estado que judicialmente estabeleceu a suspensão dos direitos políticos do vereador, referendado pelo Superior Tribunal de Justiça em autos de improbidade administrativa, mediante certidão de trânsito em julgado, ocorrida em 12/11/2018 e publicada em 14/11/2018.

 

Suplente

O ato da Presidência foi editado com base em parecer jurídico da Casa de Leis. Pelo regimento interno, a presidência deve convocar o suplente José Edson de Oliveira, do PTB, que terá prazo de até 15 dias para se apresentar e havendo regularidade assumir o cargo.

 

Salário

Em Cascavel, também na quinta, foi protocolada uma representação contra o vereador Damasceno Júnior (PSDC). O protocolo foi assinado pela ex-assessora do vereador, Elidnéia dos Santos Silva, que denuncia o vereador por supostamente se apropriar de parte de seu salário enquanto atuou como funcionária da Câmara durante o último ano. A documentação foi encaminhada ao presidente da Câmara, Gugu Bueno.

 

Passado

Em Toledo, há alguns anos, aconteceu algo semelhante, com um ex-assessor denunciando o então vereador Valtair Apolinário – na época filiado ao PT – de proceder da mesma forma. O caso resultou em nada.

 

13º

Boa parte dos paranaenses vai aproveitar o 13º salário para quitar dívidas. É o que mostra a sondagem da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), na qual o pagamento de dívidas foi a destinação mais citada, com 33,3%.

 

Injeção de ânimo

O 13º salário deve injetar R$12,66 bilhões na economia do Estado. As empresas têm até o dia 30 de novembro para realizar o pagamento da primeira parcela aos trabalhadores. Já os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começam a receber a última parte do 13º a partir de segunda-feira (26) até o dia 7 de dezembro, junto com o benefício mensal.

 

Reserva

Além da regularização de dívidas, 21,6% dos paranaenses pretendem utilizar o dinheiro extra para fazer uma reserva financeira e 17,8% planejam usar o valor para viajar. A compra de presentes para as festas natalinas foi mencionada por 16,2%; o pagamento de impostos e taxas por 10,2% e a mesma parcela (10,2%) ainda não sabe o que fazer com o 13º salário. 

 

OAB

O ex-presidente da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), Flávio Gotardo Coelho de Souza Furlan, teve uma semana de felicidade em dobro. Primeiro foi homenageado pela entidade com uma medalha e teve seu quadro colocado na Galeria dos Ex-Presidentes; depois foi eleito conselheiro estadual da Ordem dos Advogados do Brasil – Paraná.

 

Saudade

Durante a inauguração do Centro Cultural de Maripá, o prefeito Anderson Bento Maria afirmou que o deputado federal Dilceu Sperafico (PP) vai deixar saudade. Na opinião do prefeito o trabalho diferenciado de Sperafico e a forma carinhosa com que sempre tratou dos municípios menores são diferenciais que dificilmente se encontram na classe política.

Coluna do Editor 23/11/18

Pode isso Arnaldo?

“Pode isso Arnaldo... carro ficar o dia todo estacionado? Em oficina em frente à Prefeitura de Toledo... E os 'bobos' dando voltas e voltas em quadras próximas para encontrar vaga... É de lascar”. Mensagem recebida por um leitor que não deixa de ter lá sua razão. Pode isso Arnaldo? (Foto: Leitor J.O.).

 

Erramos feio!

Na capa da edição de ontem houve um erro grosseiro de concordância. O correto, ao invés de o “Relatório da CPI do Regional deverá ser votada amanhã”, é “Relatório da CPI do Regional deverá ser votado amanhã”. Pedimos desculpas. Erramos feio!

 

Futsal

Em conversa com Marcos ‘Butinzinho’ Maiorki sobre o Toledo Futsal, ele confirmou que as conversações bem adiantadas e que na próxima semana deverá haver uma definição sobre o patrocínio. “Tem tudo para dar certo”, comentou ele, ressaltando que tão logo essa questão se resolva será anunciada a nova diretoria, bem como o nome do novo técnico.

 

De Cascavel

Nos bastidores o nome mais cotado é de Nei Victor, do Cascavel Futsal.

 

Vacina

A Secretaria Municipal de Saúde informa que, neste sábado (24), haverá quatro Unidades Básicas de Saúde (UBSs) abertas para realizar a vacinação de crianças e adolescentes. O objetivo é regularizar o cartão de vacinação para receber a declaração para a matrícula escolar. O horário de atendimento das Unidades Centro, Coopagro, Europa e Panorama será das 8h às 17h. Os interessados devem ir a uma dessas Unidades com a carteira de vacinação, documentos pessoais, o cartão do SUS da criança ou adolescente e do responsável e o comprovante de residência.

 

Cubanos

Para muitos os médicos cubanos não deixarão saudade em Toledo, isso porque os custos de manutenção da turma era alto. O município era responsável por pagar aluguel e despesas de transporte da galera, sem mencionar que todo atendimento de saúde dos cubanos precisava ser prioritário em relação a outros pacientes.

 

Cotados

Ainda no campo da saúde, os nomes de Nissandra Karsten e Fernando Pedrotti andam dominando as rodas de conversas como grandes cotados para assumirem a Secretaria de Saúde de Toledo em 2019.

 

À venda

Vagner Freitas, presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), está cada vez mais longe do poder e mais perto de Deus. Para fazer dinheiro, a entidade — a maior das centrais sindicais, braço político do petismo agora derrotado — sairá do prédio próprio no bairro do Brás, em São Paulo, sua sede há 23 anos, para um endereço no centro antigo da cidade. No fim de julho, a Executiva da CUT aprovou a venda do local.

 

De saída

Avaliado em R$ 40 milhões, o imóvel com sete andares está sendo negociado com a Igreja Mundial do Poder de Deus, que ocupa um quarteirão inteiro do outro lado da rua. O negócio ainda não foi fechado, mas Freitas já decidiu pela saída do Brás, o berço do sindicalismo paulista.

 

Bancarrota

O fim da contribuição sindical obrigatória, levado a cabo pela reforma trabalhista do governo Michel Temer, levou a CUT à bancarrota. As informações são de Cleide Carvalho na Época.

 

Relatório

Os vereadores de Toledo deverão votar nesta sexta-feira (23) o relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito sobre o Hospital Regional, uma CPI que em nada contribuiu para esclarecer o caso, afinal, tudo que lá aparece já havia sido levantado pela própria Prefeitura ou pelo Ministério Público.

 

Aviso

Até aí tudo bem, mesmo porque as últimas comissões de inquérito dentro da Câmara não resultaram em absolutamente nada de prático, mas ao menos alguém poderia ter avisado sobre a apresentação do relatório na quarta-feira.

 

Prêmio Amop

Mais uma vez o Jornal do Oeste é finalista do Prêmio Amop de Jornalismo, dessa vez na categoria Impresso com o trabalho da jornalista Janaí Vieira. A entrega será nesta sexta-feira (23), em Cascavel.

 

Cidadão Honorário

Além do Prêmio Amop de Jornalismo, a cerimônia marcará a entrega do título de Cidadão Honorário do Oeste ao deputado federal Dilceu Sperafico (PP).

Coluna do Editor 22/11/18

HabiliDay

O presidente do Sindicato Rural de Toledo Nelson Paludo enviou convite para o 3º HabiliDay 2018, iniciativa com parceria entre Sindicato Rural de Toledo e Senar (Sistema Nacional de Aprendizagem Rural). O evento tem como objetivo tornar-se referência quanto ao aprendizado, cidadania e comprometimento dos jovens rurais do Paraná, primando pela excelência e padrão ímpar na realização das atividades agropecuárias.

 

Premiação

Após a abertura oficial os participantes do programa Jovem Agricultor Aprendiz iniciarão atividades práticas agrossilvipastoris, relacionadas ao desenvolvimento no programa, finalizando com premiação. O evento está marcado para o dia 1º de dezembro, um sábado, a partir das 8h na Sociedade Esportiva e Cultural Dez de Maio (Socedema).

 

Repasse menor

O governador eleito, Ratinho Junior, visitou o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano, para discutir proposta de redução do repasse de recursos para o Legislativo. A proposta de Ratinho Junior é reduzir o percentual de 3,1% do orçamento do Estado para 2,5%. O primeiro secretário da Alep, deputado Plauto Miró, também participou da reunião.

 

Discussão

A proposta será discutida na Alep que deve encaminhar ofício à governadora para enviar proposta de discussão do tema em plenário. A prerrogativa de enviar projetos que definam redução ou aumento de recursos é exclusiva do executivo.

 

Industriais

Na próxima segunda-feira (26), às 8h, na Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) haverá um encontro com Carlos Paredes (do Banco Central do Paraguai) e Johny Prieto (Condomínio Industrial Naranjal). Os dois irão falar sobre as oportunidades do Paraguai para as empresas brasileiras,  além de mostrar potencialidades do país vizinho.

 

Oportunidades

Os paraguaios querem mostrar as oportunidades de negócios, principalmente à indústrias brasileiras, e também falar sobre a  Lei Maquila. 

 

Aprovado

O curso de Direito da PUCPR, campus Toledo, obteve 70% de aprovação no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A média nacional é menos de 30%.

 

Em Palotina

A Câmara de Vereadores de Palotina realizou mais uma sessão ordinária, sob a presidência do vereador Elias Naor Schlosser (MDB). Três novos projetos deram entrada no Legislativo. A administração municipal está solicitando autorização legislativa para abrir crédito adicional especial ao orçamento no valor de R$ 150 mil para aquisição de três veículos que atenderão as subprefeituras de São Camilo e Floresta e também a Secretaria Municipal de Planejamento. Os recursos são provenientes do Governo do Estado a partir de emenda do deputado estadual Claudio Palozzi.

 

Requerimentos

Dois requerimentos tramitaram na sessão. Os vereadores Weslei Freitas (PSDB) e Sansão Pinheiro (PTB) estão solicitando informações a respeito do protocolo de um Abaixo Assinado firmado por dezenas de moradores e comerciantes da rua 21 de abril e que até momento não foram atendidos. Outro requerimento, de autoria dos vereadores Weslei Freitas, Sansão Pinheiro e Enio Moesch (PSDB), sobre informações a respeito de todas as pontes que necessitam de reparos, a localidade e o estado de emergência de cada uma.

 

Meio ambiente

O vereador Gabriel Baierle (PTB) comentou sobre a questão do lixo despejado de maneira irregular em Linha Bonita, nascente do Rio Pinheirinho em Toledo, onde na semana passada a Secretaria do Meio Ambiente realizou um trabalho de limpeza. “Isso é criminoso. A sociedade está nervosa e vai dar a resposta”, comentou o vereador, ressaltando que isso tem acontecido em muitos outros locais.

Coluna do Editor 21/11/18

Cotado

Nos bastidores da Câmara Municipal o nome do vereador Marcos Zanetti (PDT) vem ganhando força para ser o futuro presidente do Legislativo local. A eleição será no mês que vem e a disputa tem sido intensa. Zanetti não nega o desejo de comandar a Casa, entretanto, deixa claro que não fará acordos que firam seu trabalho até hoje como vereador.

 

No páreo

Outros dois nomes também estão no páreo: Vagner Delabio (PSD) e Walmor Lodi (PR), ambos com experiência suficiente para comandar o Legislativo.

 

Aproximação

Mas o nome de Zanetti não ganhou força à toa. Parece haver um processo de aproximação entre o PDT e o prefeito Lucio de Marchi (PP).

 

Luto

O prefeito de Nova Santa Rosa, Norberto Pinz, decretou luto oficial de três dias pelo falecimento do pastor Waldemar Erich Krüger. O decreto nº 4.097/2018 oficializou o luto oficial no município, que se aplica em todas as repartições públicas. Waldemar Krüger foi pastor, missionário e fundador da Sociedade Beneficente Lar Belém e do Lar dos Idosos Emanuel. Prestou serviços no ramo religioso, hospitalar e beneficente por mais de 16 anos no município de Nova Santa Rosa, tendo recebido o Título de Cidadão Honorário do município. Ele foi um dos idealizadores e fundadores do Hospital Beneficente Lar Belém, Lar dos Idosos Emanuel e partícipe da Administração Municipal do Projeto Viver.

 

Oportunidade de emprego

A Cervejaria Ambev está chegando em Cascavel e região, com mais um centro de distribuição, e está com 40 vagas de trabalho abertas. A empresa procura por pessoas de atitude, com talento e determinação para compor a equipe. A unidade abrirá na cidade no mês de dezembro e as vagas em aberto são de: vendedor, supervisor, analista financeiro, supervisor de logística, conferente, técnicos administrativos e de segurança, entre outras.

 

Cadastro

Os interessados devem acessar o site e realizar a inscrição nas vagas em  aberto por meio portalhttps://ambev.gupy.io/. A cervejaria oferece ainda aos funcionários benefícios como Plano de Saúde e Odontológico, Vale Refeição, Abono Assiduidade, Reembolso Material Escolar, entre outros.

 

Exposição

O Teatro Municipal de Toledo recebe até o próximo domingo (25) a exposição “Da Cultura de Violência para a Cultura de Paz – Transformando o Espírito Humano”, de Sebastião Bens Neto.

 

Milagre

Conto o milagre, mas não o santo. Dentro de mais alguns meses um grupo forte na área de saúde vai desembarcar de mala e cuia em Cascavel. O grupo já tem duas bases montadas no Paraná e no Mato Grosso do Sul, onde tem conseguido excelentes resultados comerciais e melhorado demais o atendimento à população.

 

Novo conceito

O sucesso não é mera obra do acaso e segue uma ideologia, um novo conceito na forma de prestar o atendimento ao paciente que deu certo em São Paulo – onde fica a sede do grupo – e também no Rio de Janeiro, desbancando muita gente que se imaginava intocável. O mesmo deverá acontecer por aqui.

 

Era para ser...

Assim como tantos outros empreendimentos, a ideia inicial deste grupo era se instalar em Toledo. Era para ser...mas infelizmente por aqui também há quem se julgue intocável, entretanto, as mudanças neste setor – assim como em tantos outros – vai acontecer mais cedo ou mais tarde. No caso da saúde será bem mais cedo do que se imaginava.

Coluna do Editor 20/11/18

Fios

Há alguns meses postei foto semelhante sobre a questão dos fios soltos em Toledo. Na semana passada um leitor me enviou várias fotos de situações semelhantes e me lembrou do caso de um motociclista que há aproximadamente dois anos morreu após ficar “enroscado” em um fio no meio da rua (Foto: Leitor J.O.).

 

Soltos

A situação está ficando cada vez pior. A foto é na esquina da rua Guarani com a São João. Mas na mesma Guarani com Almirante Tamandaré também tem; na Parigot de Souza idem...se procurar direito existem muitos outros pontos com fios soltos por aí.

 

TooReciclando - Toledo Cidade Limpa

Uma das ações que está movimentando a cidade é o programa da Prefeitura de Toledo, TooReciclando - Toledo Cidade Limpa. Por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SMA), a ação visa dar a população a possibilidade do descarte correto de resíduos, tanto de recicláveis, quanto de volumosos. Segundo o secretário Neudi Mosconi, diversos bairros do município já receberam o programa.

 

À disposição

Até a quinta-feira (22), a SMA estará disponibilizados as caçambas Roll On Roll Off para descarte correto de materiais inservíveis. Um conjunto com três caçambas estará na rua Fachini ao lado da igreja católica, outro no Jardim das Orquídeas ao lado do CMEI Rosane Fontes R. Marco Antônio Ochoa Filho, e mais um em frente à igreja do Jardim Coopagro, esquina das ruas Cláudio Areco com Eduardo Gatto.

 

Acit

A Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) convida para a solenidade de comemoração do 51º aniversário da entidade, nesta terça-feira (20), às 19h30, nas suas dependências. No evento será inserido o quadro de Flavio Furlan na Galeria de Ex-presidentes, seguindo-se coquetel.

 

Reeleição

Caso não haja nenhuma mudança, o atual presidente da Acit, Marcos Destefeni, deverá colocar seu nome à disposição para mais um ano à frente da entidade, mantendo Claudemir Machado como seu vice.

 

Mudança

Lembrando que o estatuto da Acit foi modificado na gestão de Flávio Furlan, permitindo a reeleição por mais um ano.

 

Iluminação

O presidente da Associação Cultural e Esportiva Ouro e Prata, Niulton Pegoraro, está numa expectativa danada. É que nesta terça-feira (20) será conhecida a empresa vencedora para colocar a iluminação no campo da Vila Industrial, onde está a sede da entidade.

 

LED

Por falar em iluminação, em 2019 Toledo deverá ter pelo menos 60% de suas ruas iluminadas com lâmpadas de LED que, além de iluminarem melhor, são bem mais econômicas.

 

“Tapete Preto”

Ainda no campo da infraestrutura urbana, serão investidos R$ 10 milhões no recape asfáltico em Toledo. A operação está sendo chamada de “Tapete Preto”.

 

Nova UBS

Nesta segunda-feira (19), durante a Agenda Itinerante, o prefeito Lucio de Marchi (PP) assinou a liberação para obra da construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) no distrito de Vila Nova.

 

Detalhes

Já a UBS da Vila Industrial está quase pronta para ser reaberta ao atendimento. Faltam apenas alguns detalhes técnicos.

 

Mulheres

Nesta quarta-feira (21), às 19h, no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Cascavel será realizada uma audiência pública para debater sobre o tema “Violência Contra a Mulher”. Esta audiência foi proposta pelos vereadores Policial Madril, Fernando Hallberg e Gugu Bueno. Durante a audiência pública serão apresentados os dados da violência contra a mulher em nosso município, as medidas que estão sendo adotadas para reduzir estes índices, e em conjunto com o poder público e a sociedade discutir sobre os próximos passos que devem ser adotados para reduzir estes índices e dar mais segurança para as nossas mulheres.

Coluna do Editor 19/11/18

Reunião

Nesta sexta-feira o prefeito Lucio de Marchi (PP) começou a mostrar que pretende realmente mudar algumas coisas dentro da Prefeitura de Toledo a fim de dar maior agilidade à sua gestão nestes dois anos que lhe restam deste mandato. Houve uma grande reunião com todos os secretários.

 

Frequente

A partir de agora todas as sextas, durante uma hora, os secretários estarão reunidos com o prefeito para deliberar as ações da próxima semana e fazer um relato sobre aquilo que passou.

 

Compras

A Prefeitura de Toledo pretende implantar por completo em 2019 a Central de Compras unificada. A ideia é, além de otimizar o processo, trazer uma boa economia aos cofres públicos.

 

Espaço

A futura Central funcionará no terceiro piso do prédio da prefeitura.

 

Aluguéis

Por falar em economia, o prefeito Lucio de Marchi (PP) quer reduzir ainda mais os valores gastos com aluguéis. Para isso aposta na conclusão de algumas obras – como o prédio do Procon – e a compra de outros espaços, como aconteceu com a sede da Dorcas.

 

Asfalto

Logo cedo, pós-feriado, o diretor técnico da Emdur Rodrigo Salles acompanhou os trabalhos dos servidores da Emdur na recuperação do asfalto na rua Ledoíno José Biavatti, na Vila Industrial – atrás do Teatro Municipal.

 

Bancada

Para se transformar na maior legenda do Brasil, o PSL precisa filiar cinco deputados federais e vem conversando com todos os ‘nanicos’, em especial com o PMN. O partido de Jair Bolsonaro é o segundo maior da Câmara, perde apenas para o PT, com quatro a mais. O PMN tem três deputados federais, caso ocorra a fusão, o partido precisaria apenas de mais dois deputados para se tornar a maior bancada.

 

Solidariedade

Neste sábado (17), das 11h às 23h, será realizada a campanha Big Bob Solidário. Toda renda da venda dos sanduíches do Bob’s será revertida para ajudar a UTI Neonatal do Hospital Bom Jesus em Toledo. A promoção é dos voluntários do projeto Pequeno Amor.

 

Mais verba

Por falar no Bom Jesus, na sexta-feira o hospital foi beneficiado com o repasse de mais verbas do Governo Federal. Trabalho do deputado federal Dilceu Sperafico que confirmou, ainda para este ano, o repasse de R$ 750 mil. Não foi definido, mas os recursos podem ser para custeio ou aquisição de equipamentos. Já para o exercício de 2019, através de uma emenda impositiva, ou seja, que é obrigatória, os valores de R$ 2.550.000,00 para custeio e R$ 1.000.000,00 para equipamentos.

 

Uopeccan

O Bazar Solidário do Hospital Uopeccan, em Cascavel, funcionará em horário especial neste sábado (17). O atendimento será das 8h30 às 12h. No local serão comercializados itens novos e seminovos, entre roupas, calçados e acessórios femininos, masculinos e infantis. Além de promover a economia solidária, também ajuda a instituição. Afinal, todo o calor arrecadado é revertido para a manutenção do Complexo Hospitalar.

 

Doações

Neste sábado, o bazar será realizado no Núcleo Solidário do Hospital Uopeccan, localizado na Rua Potiguaras, nº 880, bairro Santo Onofre, em Cascavel. Os interessados em fazer as suas compras devem levar sacolas e, caso alguém tenha itens para doação, estes também serão recebidos na data. Para mais informações, entre em contato pelos telefones: (0xx45) 2101-7002 ou (45) 2101-7124.

 

Decoração

A decoração de Natal em Toledo começou a dar sinais esta semana. Em algumas casas as árvores e luzes natalinas já apareceram, assim como em espaços públicos.