Coluna do Editor
Coluna do Editor 16/11/18

Transporte

A Secretaria de Esporte e Lazer de Toledo deverá receber em breve dois importantes reforços. Calma, nenhuma grande contratação esportiva. Será uma van e um micro-ônibus para serem utilizados pela secretaria. Os investimentos – de R$ 360 mil – foram obtidos junto ao Governo do Estado.

 

Kits

Falando em esporte, dentro de mais alguns dias as entidades assistenciais de Toledo receberão kits esportivos do Governo do Estado.

 

E aí?

Ainda no campo esportivo, e o time de futsal para 2019? Nada? Desde a saída de Jairo Cerbarro do comando do Toledo Futsal o silêncio tomou conta. E isso que o Porco tem vaga garantida na Série Ouro de 2019.

 

Bazar

A FAG Toledo vai sediar na próxima semana o 1º Encontro de Bazares da cidade. O evento acontece na próxima terça-feira (20) no ginásio de esportes da instituição a partir das 19h30. O encontro é organizado pelos bazares Galo Chik, Farfalla Brechó Boutique, Brechó Cheirinho de Novo, Bazar Social Aldeia e Livraria Um Livro Por Um Dia, com apoio dos acadêmicos do 6º período do curso de Publicidade e Propaganda da FAG Toledo.  A entrada será gratuita e os participantes que trouxerem um quilo de alimento não perecível vão ganhar descontos nas peças adquiridas.

 

Beneficente

Os alimentos arrecadados serão doados para o Projeto Alimente-se de Graça. O projeto ajuda moradores de ruas e famílias que passam por necessidades básicas com o repasse de refeições, cestas básicas, roupas e outros auxílios. Na reunião de organização do bazar o idealizador do projeto social e egresso da FAG Toledo Yuri Oliver falou sobre as ações desenvolvidas na cidade e convidou os acadêmicos interessados em ajudar.

 

Desconto

Além das peças de roupas a preços acessíveis e com descontos especiais, os livros da livraria Um Livro Por Um Dia estarão com 50% de desconto.

 

Convênio

Na próxima semana será assinado, entre o Detran-PR e a Prefeitura de Toledo, um convênio de R$ 500 mil. O dinheiro será aplicado na melhoria da sinalização do quadrilátero do EstaR.

 

Reforma

Outra boa notícia também para a próxima semana é a assinatura de outro convênio, mas para a reforma da Cozinha Social.

 

Binários

Uma sugestão ao diretor de Trânsito da Secretaria de Segurança de Toledo: que se faça um amplo estudo sobre a possibilidade da implantação dos binários em mais bairros da cidade, a exemplo do que foi feito no BNH da Barão.

 

Crítico

O vai e vem dos veículos em algumas regiões da cidade hoje é crítico. Um bom – ou seria mau – exemplo é o La Salle. Em determinados horários chega a ser uma aventura cruzar determinadas ruas, especialmente as mais próximas à Casa da Cultura.

 

Estudo

E anotem aí: dentro de mais alguns meses será implantado um semáforo na esquina da Guarani com a Independência. Para quem não se localizou é na esquina do Colégio La Salle. Esta semana havia muita gente de prancheta na mão anotando a quantidade de veículos e a direção tomada.

 

Alerta

E já que estamos mencionando pontos críticos do trânsito, de novo quero fazer um alerta sobre a rua Almir Gasperim. É uma rua pequenininha ao lado da Sanga Panambi. Por causa do depósito de um material de construção, o movimento de caminhões é intenso e, como a rua é estreita, nos horários de pico é uma briga por espaço.

 

Manobras

Sem mencionar o risco de um acidente por causa das manobras – de caminhões e outras máquinas – necessárias para carga e descarga.

 

Alargar

A sugestão é reduzir o espaço da calçada de um lado, haja vista existir uma pista de caminhada e uma ciclovia do lado da sanga. Como o fluxo de pessoas pelo lado do depósito é mínimo, a redução da calçada pouco influenciaria e ainda permitiria um deslocamento mais seguro dos demais veículos.

 

Mão única

Outra saída seria implantar a mão única. #ficaadica.

Coluna do Editor 15/11/18

Limpeza

O lixo que estava na Linha Bonito, conforme mostrado nesta Coluna esta semana, foi totalmente limpo por equipes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, conforme compromisso assumido pelo secretário Neudi Mosconi com a comunidade. Segundo ele, foram mais de seis cargas de lixo retiradas do local, que recebeu uma intervenção definitiva com plantio de grama e recuperação completa do local. Também será colocada uma placa de orientação sobre a proibição de se jogar lixo por ali (Foto: Divulgação).

 

Mais caçambas

Mosconi confirmou ainda que na semana passada o município de Toledo recebeu a autorização para compra de mais cinco caçambas do projeto “Tooreciclando no Seu Bairro”, as quais serão colocadas em pontos estratégicos para evitar o despejo em extremos com fundo de vale.

 

Ecopontos

O secretário citou as obras dos Ecopontos, atrasadas em função do processo mais lento pela transição do Governo do Estado, entretanto, confirmou que mais nove caçambas deverão ser adquiridas para entrega em janeiro de 2019.

 

Lembrança

“Não teremos mais estes espaços, no perímetro da cidade, com tanta sujeira como vimos por lá”, comentou Neudi Mosconi, que citou a adoção de ações transformadoras no futuro. A ideia é uma completa mudança de cultura e da forma como as pessoas interagem com o meio ambiente.

 

Investimentos

Para isso estão sendo efetuados investimentos maciços na política ambiental, “mas é preciso essa mudança de conceito para o cidadão ajudar a preservar as estruturas que estão sendo colocadas à disposição da sociedade”, frisou o secretário do Meio Ambiente.

 

Estrutura ampliada

Até o fim de janeiro de 2019 serão mais três caminhões e uma retroescavadeira para serem usados nos programas “Tooereciclando no Seu Bairro” e “Toledo Cidade Limpa”.

 

Saúde

Nesta sexta-feira (16), a partir das 9h, o deputado federal Dilceu Sperafico (PP) entrega as Emendas Parlamentares para o Orçamento Geral da União de 2019 direcionadas para a Hoesp, mantenedora do Hospital Bom Jesus.

 

Transição com rigor

O governador eleito Ratinho Júnior (PSD) determinou à equipe de transição de governo, que começa a trabalhar a partir do próximo dia 19, que faça uma análise criteriosa e completa de todos os contratos assinados ou renovados recentemente. Também quer um levantamento detalhado sobre todas as licitações. Pediu para levantar e acompanhar tudo considerando o período de até 70 dias antes da sua posse. E avisou que poderão ser revistos ou cancelados os procedimentos que não estiverem de acordo com o orçamento e com a necessidade do estado.

 

Reunião Pública

No dia 29 de novembro, às 19h30, será realizada uma Reunião Pública referente à rua Otilia Giaretta. Toda a comunidade está convidada. A reunião será na Associação de Moradores do Conjunto Residencial São Francisco. A pedido da comunidade os temas debatidos na reunião serão, o sentido único da rua Otilia Giaretta, no trecho entre as ruas Reinaldo Barilli e Wilmar Ribeiro, manter a atual sinalização, com proibição de estacionamento em um lado da via e a criação de três pontos de desembarque em frente à Escola Municipal São Francisco de Assis.

 

Homenagem

Uma propaganda da RPC (leia-se Rede Globo) esta semana intrigou algumas pessoas. Não pelo conteúdo da mensagem, dando os parabéns para os 67 anos de Cascavel, mas sim por algumas imagens escolhidas. Entre as várias imagens e fotos havia uma que era de Toledo, que também está de aniversário, importante lembrar...

Coluna do Editor 14/11/18

De olho

O prefeito Lucio de Marchi (PP) pode aparentemente não controlar algumas situações internas na Prefeitura de Toledo, mas não enganem: ele está de olho bem aberto e pretende fazer uma reforma administrativa bem grande no início de 2019. A ideia é mexer em setores que até o momento não deram a resposta pretendida pelo prefeito em termos de resultados.

 

Integração

A Secretaria de Juventude, por exemplo, deverá ser unificada com a do Esporte e Lazer. E assim poderá acontecer com outras pastas.

 

Agenda intensa

Por falar no prefeito, ele retornou na madrugada desta terça-feira (13) de Curitiba, onde foi ao lado do secretário Neudi Mosconi (Meio Ambiente) tratar de uma agenda intensa de benefícios para Toledo.

 

Compromissos

Na capital o prefeito participou de encontros com representantes da Universidade Federal do Paraná, da Secretaria do Meio Ambiente (onde discutiu a questão do Aterro Sanitário), no Instituto Águas Paraná (houve a liberação de 1.300 tubos) e até concedeu uma entrevista para a TV Educativa.

 

Resíduos

Na próxima semana haverá uma reunião com os prefeitos da região para fechar questão em torno do Consórcio de Resíduos Sólidos que será implantado em Toledo de maneira conjunta. A informação é de Neudi Mosconi.

 

No páreo

“Povo de Toledo 2020. Vem aí Lila e Expedito Gasolina. Saúde boa e imposto sem reajuste para o povo”. Precisei dar uma arrumada no texto, mas a publicação estava ontem na conta do ex-vereador Manoel Lila que, pelo visto, quer antecipar – e muito – a discussão em torno da próxima eleição em Toledo e pelo visto ao lado do ex-companheiro de Câmara Municipal Expedito Ferreira.

 

Ativismo

A Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM) está organizando a campanha “16 Dias de Ativismo” pelo Fim da Violência contra as Mulheres. A campanha terá início na próxima segunda-feira (19), com informações sobre a violência contra a mulher para discutir com a comunidade, no distrito de Vila Nova, na Agenda Aberta, a partir das 9h.

 

Certificados digitais

Mais de 93 mil certificados digitais no padrão AR (disquete), também conhecidos como Chave pri, serão revogados no dia 19 de novembro de 2018. A invalidação é para documentos de empresas paranaenses com mais de três empregados ativos. Isso as obriga a adquirirem um novo documento eletrônico no padrão ICP-Brasil para não perderem os prazos de recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – o FGTS, por meio do acesso ao Conectividade Social.

 

Alerta

O alerta foi feito pelos representantes do FGTS da Caixa de Curitiba em visita realizada na sede do Sescap-PR. A equipe destacou que o não recolhimento de FGTS no prazo pode gerar multas e outras penalidades. As empresas que possuem filiais em outros estados e que tenham registro cadastral do certificado AR no Paraná serão também atingidas pela revogação.

 

Encontro

O governador eleito do Paraná, Ratinho Junior (PSD), vai se encontrar com o presidente Jair Bolsonaro (PSL) nesta quarta-feira (14), em Brasília. O encontro está marcado para as 9h, no Centro Cultural Banco do Brasil. Além dos eleitos, deverão participar os futuros ministros Paulo Guedes (Economia) e Onyx Lorenzoni (Casa Civil).

 

De volta?

São fortes os rumores sobre uma possível volta de Thiago Stefanello à administração municipal em Toledo, mas não no antigo cargo de secretário da Saúde. O hoje chefe da Casa Civil do Governo do Estado está cotado para assumir a Assessoria de Governo, cargo vago desde a saída de Carlos Alberto Piacenti.

Coluna do Editor 13/11/18

Lixo!

Uma ouvinte de Nésio Luís, da rádio União (AM 900), enviou fotos e um áudio reclamando sobre o lixo na região do Jardim da Mata. Segundo ela, a Prefeitura de Toledo enviava equipes para a limpeza no local, mas nos últimos tempos o lixo tem tomado conta do espaço. Uma pena é que o lixo não foi caminhando sozinho até lá... (Foto: Divulgação).

 

Produtores Rurais

A Prefeitura de Toledo convoca os produtores rurais, que não prestaram conta de suas Notas Fiscais de Produtor, a comparecer nas unidades de atendimento, até o dia 23 de dezembro, com suas NFPs e respectivas Danfes. A partir do dia 1º de janeiro de 2019 todas as operações interestaduais de produtor rural deverão ser realizadas com Nota Fiscal de Produtor eletrônica, e que os interessados devem fazer previamente seu cadastro no portal da Receita Estadual/PR.

 

Vencimento

A guia de recolhimento do CCIR/Incra de 2018, com vencimento em 5 de dezembro já está disponível para emissão na página do Incra, podendo também ser solicitada na sala de Atendimento ao Produtor Rural localizada na rodoviária municipal.

 

Ação beneficente

No próximo sábado (17), Dia Mundial da Prematuridade, a Rede Bob’s promove, em parceria com o projeto Pequeno Amor, a campanha Big Bob Solidário em benefício à Unidade Neonatal do Hospital Bom Jesus. Nesse dia, os clientes que comprarem o sanduíche Big Bob na loja do Bob’s no Shopping Panambi estarão contribuindo para melhorias na unidade de recém-nascidos, já que todo o lucro das vendas do sanduíche será revertido para a instituição. “É muito gratificante para o Bob’s contribuir para uma campanha tão importante e convidamos todos nossos clientes a abraçar essa causa”, afirma Carlos Pollhuber, diretor de marketing do Bob’s.

 

Gosto

"Tem perfis que eu gosto: o João Campos (PRB-GO) e o Alceu Moreira (MDB-RS). Eu acho que esses três nomes seriam os que mais estão circulando e, por fora, também, tem o Giacobo (PR-PR). Eles têm de trabalhar dentro dos partidos deles e com os líderes para ver qual o nome será viável" - do deputado Eduardo Bolsonaro ao citar nesta segunda-feira (12) o nome do paranaense Fernando Giacobo na disputa da presidência da Câmara dos Deputados. O atual presidente, Rodrigo Maia (DEM-RJ) não seria de agrado de Bolsonaro.

 

Audiência Pública

O vereador Leoclides Bisognin (MDB), na qualidade de presidente da Comissão de Finanças e Orçamento (CFO) da Câmara Municipal de Toledo convida a população para participar da Audiência Pública que ocorrerá nesta quarta-feira (14), às 15h, no Plenário da Câmara Municipal, para tratar do Projeto de Lei n° 167 de 2018, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre o Programa de Melhoria da Infraestrutura e Saneamento Rural no Município de Toledo.

 

Agenda Itinerante

A Prefeitura de Toledo estará nesta terça feira (13) no Distrito de Dez de Maio a partir das 14h, no Clube Socedema com a Agenda Itinerante. O programa da gestão vai até a comunidade ouvir as demandas, objetivando uma aproximação maior do cidadão com a Administração. Nos encontros, a população aponta as obras e serviços prioritários para as comunidades.

Coluna do Editor 10/11/18

Abuso

Depois há quem reclame de políticos e de suas mordomias – reclamação justa, frise-se. Agora, há quem abuse da boa vontade alheia, leia-se poder público. Nos últimos dias a área da saúde em Toledo tem sofrido bastante com pedidos inusitados e que ferem por completo não apenas as questões legais, mas também o bom senso.

 

‘Ajudinha’

Mais triste ainda é observar alguns vereadores se sujeitando a atuar como ‘ajudantes de pedintes’. Ora, o papel do vereador – e aqui independente de ser homem ou mulher – é o de fiscalizar as ações do Executivo e zelar pela boa administração do recurso público, algo que alguns não estão fazendo nesta legislatura.

 

Título

Por falar em vereadores, está na pauta da Câmara de Toledo o Projeto de Lei nº 182 de 2018, de autoria do prefeito Lucio de Marchi, que concede o Título de Cidadão Honorário do Município de Toledo a Ronaldo da Silva Veras.

 

Agrotóxicos

Há ainda o pedido do vereador Leoclides Bisognin (MDB) pedindo informações sobre possível autorização do Executivo para aplicação de agrotóxicos nos serviços de corte de grama e varrição de calçada em praças, assunto muito comentado na semana passada.

 

Comando

Também na Câmara um assunto vem dando muita conversa de bastidor: quem será o novo presidente do Legislativo. Hoje são muitos os nomes dispostos a concorrer. Airton Savello (PTB), Vagner Delabio (PSD), Walmor Lodi (PR) e Janice Salvador (PSDB) são os nomes mais comentados até o momento.

 

Surpresa

Mas, como já demonstrou em várias oportunidades a história recente da Câmara de Toledo, uma surpresa pode pintar em qualquer momento, inclusive no dia da votação.

 

Operação Superagui

A 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) negou na quinta-feira (8) um pedido dos advogados de defesa do ex-governador do Paraná Beto Richa (PSDB) para trancar a investigação da Operação Superagui do Ministério Público do Paraná (MP-PR)

 

Irregularidades

A Operação Superagui investiga, desde 2015, irregularidade na concessão de licença ambiental à empresa Green Logística, de propriedade de Jorge Atherino, que está preso desde setembro pela Operação Piloto, que apura fraude na licitação para duplicação da PR-323 As fraudes no Porto de Paranaguá teriam beneficiado a mesma empresa e o MP sugere ligações com Beto Richa

 

Vai recorrer

A defesa de Beto Richa disse que vai entrar com recurso no Superior Tribunal de Justiça (STJ). As informações são de Josianne Ritz, do Política em Debate do Bem Paraná.

 

Artesanato

De 21 a 24 de novembro será realizada a Feira de Artesanato da Ação Social São Vicente de Paulo, com o tema “Seu Natal Com Mais Amor”. Mais informações pelo telefone (0xx45) 2103-2900.

 

Reajuste

O Tribunal de Contas do Paraná (TC-PR) deliberou que o índice de aumentos para prefeitos e vices deve ser o mesmo aplicado no reajuste do funcionalismo. Mas a regra continua a mesma: depende de lei específica e pode ter percentuais diversos.

 

Transmissão

“Li sua coluna sobre a transmissão ao vivo de audiências públicas e gostaria de informar, que a pedido do prefeito Lucio de Marchi, atendemos a Indicação 464/2017 do vereador Walmor Lodi que pediu transmissão ao vivo das audiências públicas realizadas pelo Poder Executivo”. Mensagem enviada pelo diretor de Jornalismo da Prefeitura de Toledo Rodrigo Hansen.

Coluna do Editor 09/11/18

Piscinas Públicas

As duas piscinas públicas da cidade de Toledo, a Aldo Bello, na Vila Pioneiro e a Piscina Pública 14 de Dezembro, localizada no Jardim La Salle em anexo ao Centro Olímpico Arnoldo Bohnen, receberam uma série de melhorias durante o ano de 2018.

 

Melhorias

Foram efetuadas a troca de todo o sistema de aquecimento, troca de portas e janelas danificadas e também do queimador. No mês de novembro o Centro Olímpico Arnoldo Bohnen recebeu reparos no telhado, iluminação, troca de lâmpadas e outras manutenções. O valor investido em todas as remodelações ultrapassam os R$ 360 mil.

 

Estágio

Estão abertas – até o dia 28 deste mês – as inscrições para interessados em estagiar no Ministério Público do Estado do Paraná, na Comarca de Toledo. São duas vagas para estudantes de Direito junto à 2ª Promotoria de Justiça. Os interessados devem comparecer ao prédio onde funciona o MP, ao lado da Prefeitura. O teste seletivo está agendado para o dia 11 de dezembro.

 

AVC

Toledo conta agora com um grupo de apoio contra o Acidente Vascular Cerebral (AVC). Ontem à noite houve uma palestra gratuita com o médico Carlos Rocha Junior no auditório do colégio La Salle para explicar como prevenir, saber identificar, encaminhar bem, tratar rápido e reabilitar.

 

Domingo no Lago

No próximo domingo (11), o grupo também realizará uma ação de conscientização e prevenção ao Acidente Vascular Cerebral (AVC). As atividades vão acontecer no lago municipal Diva Pain Barth, em Toledo, a partir das 15h. Esta ação acontecerá em parceria com o curso de Medicina do Centro Universitário FAG.

 

Voluntários

O grupo de apoio contra o Acidente Vascular Cerebral- AVC- A Vida Continua, surgiu em agosto de 2018 com um pequeno grupo de familiares de pessoas vitimas de AVC que compartilhavam as mesmas vivencias e angústias. Atualmente conta com 20 membros, de diversas áreas, envolvidos em ações comunitárias e humanizadoras. Um dos objetivos deste grupo – formados por voluntários – é auxiliar a população local na prevenção e suporte na qualidade de vida de pessoas que vivem com sequelas de AVC.

 

Prefeitos

A AMP (Associação dos Municípios do Paraná) reunirá os prefeitos e a bancada federal do Paraná durante o Encontro Paranaense de Gestores Municipais, às 10h do dia 7 de dezembro de 2018, no auditório principal do Recanto Cataratas - Thermas Resort & Convention, em Foz do Iguaçu.

 

Pauta

Na reunião, os prefeitos, deputados federais e senadores vão debater a pauta municipalista que tramita no Congresso Nacional. A reunião será conduzida pelo presidente da AMP e prefeito de Coronel Vivida, Frank Schiavini, e terá ainda a presença do presidente da CNM (Confederação Nacional de Municípios), Glademir Aroldi.

 

Cida na abertura

O encontro será aberto oficialmente às 9h do dia 6 de dezembro, com a participação já confirmada da governadora Cida Borghetti. O Encontro Paranaense de Gestores Municipais tem o apoio do Governo do Paraná e da CNM e o patrocínio da Itaipu Binacional.

 

Temas relevantes

O Encontro Paranaense de Gestores Municipais tratará de temas relevantes da agenda municipalista, como o Pacto Global da ONU e o Futuro dos Municípios, Improbidade Administrativa, Terceirizações na Saúde, Desoneração dos Servidores da Folha de Pagamento dos Programas Federais, Recomendações de Final de Exercício dos Governos Municipais, Temas urgentes da Pauta Municipalista para 2019, Parcerias Público-Privadas (PPPs), O novo financiamento público da Educação e Captação de Recursos e Prestação de Contas.

Coluna do Editor 08/11/18

Placa arrancada

Na estrada para o distrito de São Luiz do Oeste havia uma placa pedindo atenção aos motoristas por causa do fluxo de ciclistas na região. Havia, porque algum vândalo destruiu por completo a placa, como mostra a foto enviada por um leitor (Foto: Leitor J.O.).

 

Autismo

Um projeto de Lei que tramita na Câmara Municipal em Foz do Iguaçu prevê inclusão do símbolo mundial de autismo nas placas de atendimento preferencial. A vereadora Rosane Bonho, autora do projeto, explicou que o objetivo é garantir direitos às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O projeto 105/2018 está sob análise das comissões permanentes da Casa de Leis.

 

Segurança

Já em Toledo o vereador Gabriel Baierle (PTB) apresentou um pedido no sentido de se disponibilizar um guarda municipal para auxiliar na segurança do Centro de Artes e Esportes Unificados de Toledo – CEU das Artes – que fica no Jardim Santa Clara IV.

 

Quadra

Além disso, ele pediu a revitalização da quadra esportiva do local.

 

Refis

Tramita na Assembleia Legislativa do Paraná o Projeto de Lei 502/2018 que, de forma muito resumida, trata do Imposto sobre Operações Relativas à Circulaçãode Mercadorias, ao Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação. A ideia é promover um refinanciamento das dívidas.

 

Parcelado

Na prática trata do ICMS decorrente de fatos geradores ocorridos até 30 de julho de 2017, constituídos ou não, inscritos ou não em dívida ativa, ainda que ajuizados, que poderiam ser pagos em parcela única, com a redução de 80% do valor da multa e de 30% dos juros; em 30 parcelas mensais, iguais e sucessivas, com a redução de 60% multa de 25% dos juros; ou ainda em até 60 parcelas mensais, iguais e sucessivas, com a redução de 40% multa e 20% juros. A informação é do deputado estadual José Carlos Schiavinato (PP)

 

Pagamento

O prefeito Lucio de Marchi confirmou o pagamento da segunda parcela do 13º salário dos servidores municipais de Toledo no próximo dia 30. O valor será depositado na conta de 3.300 servidores ativos e cerca de mil inativos. Portanto, no último dia útil do mês (30), os servidores receberão os 60% restantes, já descontados os encargos (previdência, Imposto de Renda e Cast). O valor da folha mensal do funcionalismo chega a R$ 17 milhões mensais com todos os encargos.

 

Economia

Com o salário, os recursos devem movimentar R$ 23 milhões na economia do município.  A primeira parcela foi paga antecipadamente no dia 31 de julho, corresponde a 40% do salário.

 

Antecipação

O secretário de Finanças Balnei Rotta lembra ainda que o prefeito já autorizou o pagamento antecipado da folha do mês de dezembro para o dia 21, poucos dias antes do Natal. O objetivo é que os servidores tenham recursos disponíveis para as compras de Natal e fim de ano.

 

Água

A Sanepar informa que, nesta quinta-feira (8), fará a interligação do novo reservatório do Jardim Panorama ao sistema de distribuição de água de Toledo. A interligação será executada das 14h às 18h e pode afetar o abastecimento nos bairros Jardim Panorama, Jardim São Francisco e Cezar Parque. A normalização do sistema está prevista para depois das 22h e será gradativa.

Coluna do Editor 07/11/18

Saída irregular

Um leitor enviou fotos de uma saída irregular– e perigosa – ao lado do Parque do Povo Luiz Cláudio Hoffmann, com acesso à BR-163, que está sendo duplicada. Pelo estado do solo o caminho tem sido usado com bastante frequência. Fica o alerta! (Foto: Leitor J.O.)

 

Pagamento

A governadora Cida Borghetti determinou o pagamento do 13º salário do funcionalismo estadual no próximo dia 10 de dezembro. O valor será depositado integralmente na conta de aproximadamente 280 mil servidores ativos, pensionistas e aposentados.

 

Injeção

O valor da folha mensal do funcionalismo chega a R$ 1,7 bilhão e, num período de 30 dias, entre o final dos meses de novembro e de dezembro, o Governo do Estado será responsável pela injeção de cerca de R$ 5,1 bilhões na economia do Paraná, somando os pagamentos de salários e o décimo terceiro.

 

Encitec

Nesta quarta-feira (7) a FAG Toledo realiza a abertura do 14º Encontro Científico e Tecnológico (Encitec) no Teatro Municipal. O palestrante convidado é o diretor geral do Instituto Capitalismo Consciente Brasil, CEO e cofundador da plataforma online para resolução de conflitos comerciais ResolvJá Thomas Eckschmidt.

 

Livro

Logo após a palestra para os estudantes inscritos, o escritor também fará o lançamento do livro “Capitalismo Consciente – Guia Prático”, no palco do Teatro Municipal.

 

Bazar de Natal

Começou nesta terça-feira (6) mais uma edição do Bazar de Natal da Casa de Maria. A 8ª edição.

 

Voluntárias

O Bazar de Natal é uma das maneiras da Casa de Maria aproximar-se do público para a venda de lindas peças de artesanato. Com o evento, a decoração de Natal está garantida. São belíssimos trabalhos orientados no Projeto “Mãos que criam” e produtos surpreendentes elaborados por artesãs voluntárias. Lembrando que o Bazar segue até sexta-feira, com atendimento das 10h às 21h, na Rua XV de Novembro – Salão Mafalda, no Centro.

 

Calçadas

A questão dos buracos nas ruas parece começar a estar sendo resolvida em Toledo, entretanto, outro problema segue sem solução: calçadas em péssimo estado de conservação. A que fica ao lado da unidade do Sesi (na Parigot de Souza), na Vila Industrial, representa um verdadeiro desafio de obstáculos, tamanha a quantidade de peças soltas e de buracos.

 

Ao vivo

Na visão do vereador Walmor Lodi (PR), considerando a importância das realizações de audiências públicas para o conhecimento da população, seria importante haver a transmissão ao vivo destas reuniões para, além de atingir um número maior de pessoas que irão se inteirar das ações do Executivo, também enriquecer o Portal da Transparência do Município, seguindo experiência da Câmara Municipal de Toledo com suas transmissões ao vivo, das Sessões Ordinárias, Reunião de Comissões, Audiências Públicas e etc., através do Sistema “Câmara ao Vivo” pelo Youtube e Facebook.

 

Boatos

Fortes os boatos sobre uma possível troca de comando na Secretaria de Segurança e Trânsito de Toledo, entretanto, o nome de João Crespão segue em alta. Nada mais que boatos.

Coluna do Editor 06/11/18

De volta

Após 30 dias de férias, estou de volta. Quero agradecer pelas mensagens e ligações recebidas durante este período de pura reflexão e descanso, além de dedicação em ajudar ao próximo. Pausa mais necessária, importante para uma avaliação sobre o próprio trabalho desempenhado aqui neste espaço. É bom estar de volta.

 

Política

Evidente que acompanhei todo desenrolar da política local e regional na eleição de outubro, cujas consequências não serão sentidas apenas de imediato, mas principalmente em 2020, quando haverá nova disputa municipal e as peças no tabuleiro político parecem que se mexerão de uma maneira bem diferente da vista nos últimos tempos.

 

Buracos

Muita gente assustada com a quantidade de buracos nas ruas de Toledo, algo que precisa ser resolvido logo, desde que, claro, a chuva dê uma trégua e permita a realização dos trabalhos.

 

Fake News

O vereador Bruno Pessuti (PSD) organiza o Seminário sobre Fake News e Segurança Digital voltada para a Administração Pública! O encontro será nesta terça-feira (6), às 14h, no auditório do anexo 2 da Câmara Municipal de Curitiba.

 

Gestantes

Também nesta terça-feira (6), às 13h30 no Tribunal do Júri da Unipar em Toledo, haverá uma capacitação sobre Protocolo Regional de Atendimento às Gestantes para as Equipes das Vigilâncias (Sanitária e Epidemiológica). A informação é de Nissandra Karsten, diretora da 20ª Regional de Saúde.

 

Mortalidade

Já amanhã (7), no Auditório da PUCPR a partir das 14h, será realizado um encontro para discutir a Mortalidade Materna e Infantil com conselheiros municipais de saúde, pastoral da criança, agentes comunitários de saúde, profissionais de saúde e sociedade em geral.

 

Associações comerciais

O presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), Marco Tadeu Barbosa, irá receber os presidentes de associações comerciais que participarão do Congresso Empresarial Paranaense em uma reunião, no dia 9 de novembro, às 13h30, no Mabu Thermas Grand Resort, em Foz do Iguaçu.

 

Cultura

Pessoas ligadas ao Conselho da Cultura estariam preocupadas com a falta de um gestor titular na pasta. Desde a saída de Magda Ritter não se tem um nome à frente.

 

Cotado

Nos bastidores o nome do jornalista Batista Franco era dado como certo para assumir a pasta e teria até havido convite neste sentido. Também teria sido convidado para assumir a Comunicação Social, mas pelo visto as negociações não avançaram.

 

Mudanças

A demora em indicar alguém pode passar pelo desejo do prefeito Lucio de Marchi (PP) em promover uma mudança mais radical na Prefeitura de Toledo a partir de janeiro. A ideia é mexer em setores cujo rendimento vem deixando a desejar e entrar na reta final do seu mandato com o pé no acelerador, especialmente no sentido de dar maior visibilidade à sua gestão, algo que até agora não aconteceu.

 

Hexa!

O economista Pery Shikida foi o entrevistado do “Programa é Nosso” desta segunda-feira nas redes sociais do Jornal do Oeste. Torcedor fanático, disse estar muito feliz pela sexta conquista da Copa do Brasil pelo Cruzeiro.

 

Segundona

E para finalizar esta primeira Coluna pós-férias, meu Paraná Clube fez como eu: entrou em longas férias. Como diz Galvão Bueno: “Haja coração”! O jeito será disputar a Segundona em 2019.

Coluna do Editor 29/09/18

Lixo

A foto aí é do último sábado, na rua da Igreja, no César Park, quando o lixo teria sido colocado em um monte para ser recolhido depois, como acontece em praticamente todos os lugares de Toledo. O detalhe é que parece terem esquecido o monte, recolhido apenas no início desta semana (Foto: Leitor J.O.).

 

Energia

A Copel informa que neste sábado (29) o fornecimento de energia elétrica será interrompido no semáforo da rua Primeiro de Maio, na Vila Pioneiro, das 9h às 16h, para os serviços de manutenção, reforma e extensão da rede elétrica. Os serviços podem ser concluídos antes do horário estabelecido. Esse desligamento programado poderá ser cancelado, referente às condições climáticas, entre outros motivos cabíveis. Neste caso uma nova data deverá ser informada.

 

Limpeza

O vereador Walmor Lodi (PR) quer informações sobre o valor pago pelo município de Toledo, no período de 2013 a 2016, na prestação de serviços de poda, corte, capinagem, roçada, despraguejamento, limpeza, restelamento e retirada de plantas e ervas parasitas. Segundo ele, o objetivo é estabelecer total transparência na execução dos referidos serviços.

 

Emdur

Além disso, Lodi também quer que sejam anexadas cópias dos contratos e de seus termos aditivos e, cópia integral da dispensa de licitação e do contrato com a Emdur, todos em relação à prestação de serviços por m², pelo município.

 

Novo doutor

O professor Antonio Carlos Chidichima, do Curso de Administração da FAG Toledo é o mais novo doutor da instituição. A tese do docente acaba de ser aprovada pela banca de defesa do curso de Doutorado em Recursos Pesqueiros na Unioeste Campus Toledo. O título de doutor, de acordo com Chidichima, é o resultado de um trabalho de pesquisa e não seu objetivo final. “Meu principal objetivo foi levantar uma questão importante sobre a industrialização de tilápia na nossa região, entendendo o processo e chegando a pontos importantes que são apresentados na tese. Quando se fala em engenharia de pesca, se tem a falsa impressão de que não há campo de trabalho e nós concluímos que existe sim muito campo tanto aqui na região como no país todo”, explica.

 

Resultado positivo

A pesquisa que embasou a tese de doutorado teve início quando o docente ingressou no mestrado, com o levantamento sobre a industrialização da tilápia em 40 municípios da Região Oeste e o potencial gerador no beneficiamento da proteína, com uma estrutura composta por 17 frigoríficos. “Nós aprofundamos o tema focando outra linha de pesquisa que é sobre como este cenário se articula e se comunica. Tive um resultado muito positivo, com algumas ponderações pela banca que era bastante eclética e que contribuiu para elevar a qualidade do produto final”, completa. A previsão é de que a tese seja editada e publicada como livro ainda este.

 

Sala

Concessionárias de pedágio que operam no Paraná mantinham uma sala em um edifício comercial de Curitiba especificamente para operar dinheiro captado ilicitamente a partir do esquema investigado na Operação Integração II – 55ª fase da Lava Jato. As informações são de Felippe Anibal, na Gazeta do Povo.

 

Preso

Segundo as apurações, o principal arrecadador de propina era o diretor da Associação Brasileira de Concessões Rodoviárias (ABCR-PR), João Chiminazzo Neto, que está preso preventivamente. Segundo as investigações, o imóvel havia sido alugado por Ruy Giublin, que também está preso e que era, então, diretor da concessionária Caminhos do Paraná.

 

Exclusivamente

Segundo o depoimento de Hugo Ono – ex-contador da concessionária Triunfo Econorte e que firmou acordo de colaboração premiada –, “esta sala tinha única e exclusivamente finalidade de receber valores de propinas”.