Coluna do Editor
Coluna do Editor 18/01/19

Ritmo intenso

Se continuar nesse ritmo não se sabe se todos os secretários da Prefeitura de Toledo aguentarão. Do jeito que a coisa anda terão de se mexer pra dar conta do recado. Depois da chegada de Thiago Stefanello à Assessoria de Governo é uma reunião atrás da outra, exigindo a definição de metodologia de trabalho, cronograma, datas, responsáveis pela execução, entre outros detalhes. Em duas semanas uma programação extensa foi feita e pronta a ser executada em fevereiro. A ordem é cumprir à risca o pedido do prefeito Lucio de Marchi: “destravar, agilizar e avançar”.

 

Mais mudanças

Na próxima segunda-feira (21) devem acontecer as últimas nomeações de secretários e diretores. Durante a semana, o prefeito tem se reunido diariamente com o assessor de governo para definir mais algumas alterações. O clima é de otimismo e trabalho.

 

Planejamento

O prefeito ainda não bateu o martelo sobre o novo Secretário de Planejamento. Um dos nomes cotados é o Norisvaldo Penteado de Souza, servidor de carreira e atual diretor de Patrimônio da Prefeitura. Outra expectativa é em relação à pasta da Cultura.

 

Não vai?

O nome de Geni Fabris, que já ocupou o cargo, era muito cotado, mas parece que ela declinou o convite para se manter como assessora da vereadora Janice Salvador (PSDB) na Câmara Municipal.

 

Novo vice

O vereador Genivaldo Paes (PDT) foi eleito o novo 2º vice-presidente da Câmara de Toledo.

 

Biopark

Nesta sexta-feira (18), a partir das 8h15, será realizada a assinatura de convênio para linha de crédito entre o Biopark e a Garantioeste. O objetivo é a atualização da evolução do espaço que fica localizado às margens da PR-182, saída para Maripá e Palotina.

 

Viola

Também hoje, mas no Yara Country Clube, tem Noite da Viola a partir das 21h no restaurante do clube.

 

Segurança

A presidente do PT e senadora Gleisi Hoffmann sucumbiu e atendeu a um conselho de dirigentes da legenda: passou a andar com segurança, dentro e fora do Congresso Nacional. As informações são de Evandro Éboli na coluna Radar na Veja.

 

Hostilidades

Agora deputada eleita, Gleisi já foi alvo de hostilidades nas ruas. A partir de fevereiro, ela estará lado a lado nos corredores e plenário da Câmara com alguns opositores que tinham o hábito de filmar e fazer provocações. Alguns deles se elegeram parlamentares. Outra petista, a também deputada Maria do Rosário, tomou a mesma precaução e desde as eleições de 2018 circula com um segurança ao lado.

 

Especulação

O amigo – e advogado – Sérgio Canan nos concedeu uma entrevista sobre o Decreto de posse de armas assinado esta semana pelo presidente da República Jair Bolsonaro. Entre uma conversa e outra o questionei sobre a possibilidade de outro amigo – e igualmente advogado – João Poletto ser candidato a prefeito em 2020. Tudo especulação, de acordo com Canan.

 

Conversa

Os dois, aliás, conversaram esta semana sobre o assunto com o prefeito Lucio de Marchi, que abriria mão em tentar a reeleição em favor de Poletto por seu perfil conciliador.

 

Projeto

Ainda de acordo com Sérgio Canan, uma possibilidade de Poletto ser candidato seria a implantação de um projeto modelo na área de educação básica, com escolas públicas em tempo integral, tanto na rede municipal quanto estadual.

 

Força

Nos bastidores essa possibilidade tem – mais uma vez – ganhado força. Lembrando que Poletto foi candidato a prefeito em 2012 e, embora tenha perdido a eleição para Beto Lunitti (MDB), ainda assim saiu com moral elevada da disputa.

Coluna do Editor 17/01/19

Cesare Battisti

O promotor de Justiça Giovani Ferri enviou uma mensagem sobre o Editorial do Jornal do Oeste desta quarta-feira (16), sobre a questão do caso do italiano Cesare Battisti, preso na Bolívia e extraditado para a Itália, onde cumpre pena por atos de terrorismo.

 

Normas

“No ano passado, durante estudos na Itália, tivemos a oportunidade de conhecer de forma mais profunda o caso Battisti perante a justiça italiana. Muito ao contrário do que alguns apregoam no Brasil, onde o caso foi distorcido, o julgamento de Battisti obedeceu todas as normas processuais da Itália, como nos esclareceu o Procurador Anti Mafia Maurizio de Luccia, confirmando que Battisti foi militante ativo do grupo extremista Proletari Armati Per il Comunismo e participou efetivamente de 4 homicídios, sendo condenado a 3 penas de prisão perpétua”.

 

Sem política

“Segundo De Luccia, não houve qualquer julgamento político no caso, alertando que a recusa de extradição de Battisti produziu ‘uma ferida aberta entre Brasil e Italia’. No mesmo sentido, durante aula na Universidade de Roma Tor Vergata, o Ministro da Suprema Corte da Itália, Juiz Luca Ramacci, nos assegurou que os processos de Battisti passaram por todas as instâncias superiores da Itália, sendo confirmadas as condenações”.

 

Sem vício

“Segundo o respeitado jurista italiano, não houve nenhum vício nos processos ou qualquer indício de perseguição a Battisti, tanto é que após sua fuga para Paris, o Conselho de Estado da França, revisando o caso em 2004, cassou o pedido de asilo político de Battisti e determinou sua extradição para a Itália, ocasião em que o mesmo fugiu para o Brasil, onde recebeu asilo político”.

 

Decisão acertada

“Portanto, a recente decisão do governo do Brasil em extraditar Cesare Battisti e agora do governo da Bolívia ao expulsá-lo do país, corrigem um grande equívoco, permitindo que após 37 anos de fuga Cesare Battisti responda pelos graves crimes que cometeu na Itália”, finaliza o promotor Giovani Ferri.

 

Expulsos

Por falar em expulsão, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, expulsou 11 estrangeiros do Brasil. As portarias foram publicadas no Diário Oficial da União desta terça (15). Terão que deixar o país dois angolanos, dois bolivianos, uma russa, um venezuelano, um colombiano, uma sul-africana, um polonês, um paraguaio e um ganês. As informações são de Mônica Bergamo na Folha de S. Paulo. Todos os imigrantes que vão ter que voltar para seus países foram condenados no Brasil. Moro seguiu um decreto que determina a “retirada compulsória do território nacional” do imigrante com sentença condenatória de alguns tipos de crimes.

 

Aviões

Pode ser apenas uma coincidência, mas desde a retomada dos voos comerciais no Aeroporto Municipal Luiz Dalcanale Filho percebi um aumento na quantidade de aviões cruzando o céu de Toledo.

 

Jogos Abertos

Toledo será sede da fase final dos Jogos abertos do Paraná em 2019. A competição será realizada de De 11 a 20 de outubro.

 

E aí?

Ainda no campo esportivo, enquanto alguns clubes já iniciaram os treinamentos, até agora nenhuma novidade em relação ao Toledo Futsal. E aí?

 

Em Brasília

O governador do Estado do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior, foi convidado para almoçar com o presidente da República, Jair Bolsonaro, em Brasília, nesta quarta-feira (16). O Paraná e o governo federal têm estreitado os laços nesse começo de ano para potencializar os investimentos em áreas fundamentais.

 

Ministros

O ministro do Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, esteve no Paraná na semana passada para acompanhar as comemorações de 80 anos do Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, na região Oeste. No dia 24, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, participará das festividades da abertura da colheita da soja, em Apucarana. O ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodriguez, virá ao Paraná no dia 25.

Coluna do Editor 16/01/19

IPTU

A Prefeitura de Toledo deverá iniciar no dia 1º de fevereiro a entrega do carnê de IPTU de 2019. Para os imóveis edificados na sede do município a entrega será via Correios; já os proprietários de imóveis não edificados na sede deverão retirar os carnês na prefeitura; imóveis edificados e não edificados dos Distritos deverão ser retirados na sede da Administração Distrital e nas Localidades deverão ser retirados nas associações comunitárias.

 

Parcelamento

Quem optar pelo pagamento à vista terá até o dia 11 de março de 2019 para fazê-lo. Quem preferir por efetuar o pagamento em 10 parcelas mensais, observando a data de vencimento.

 

De volta

Após oito dias de férias, nos quais foi substituído pelo vice-prefeito Ila, o prefeito Marcio Rauber reassumiu a prefeitura de Marechal Cândido Rondon, em ato oficial realizado nesta terça-feira (15), na sala de reuniões do gabinete. Participaram do ato de posse, os secretários de Administração, Elemar Hensel, de Agricultura e Política Ambiental, Leandro Dadalt, de Gabinete, Valdir Sachser, de Fazenda, Carmelo Daronch, de Esporte e Lazer, Cristiano Metzner (Suko), de Educação, Márcia Winter da Mota, e de Indústria, Comércio e Turismo, Sérgio Marcucci, além dos diretores executivos Dante Tonezer e Juliano Bortolon, e demais servidores.

 

Fala Leitor

Direto de Brasília o doutor Antonio Mazurek enviou mensagem lamentando o falecimento de Olavo Rohde: “Estivemos juntos na política estudantil toledana. Olavo sempre esteve na linha de frente nos movimentos sociais e nas causas da comunidade. Na chefia de gabinete do deputado Duílio Genari e do deputado Schiavinato, realizou incomensurável trabalho político e social, no zelo das demandas que desaguam diuturnamente nos gabinetes parlamentares. É justo, pois, que prestemos ao Olavo Rohde, no momento de sua partida para a eternidade, as nossas melhores homenagens. Que Deus o acolha em bom lugar”.

 

Por falar em Brasília...

O senador Alvaro Dias (Podemos-PR) decidiu se posicionar como candidato a presidente do Senado. Em mensagens a parlamentares, Dias falou em um "Legislativo independente" e em "rejeição a qualquer tentativa de invasão de competência do Judiciário". O senador também propôs uma "valorização das iniciativas dos parlamentares, priorizando-as quando ocorrer coincidência com as propostas do Executivo". No texto, Alvaro Dias não se declara explicitamente candidato, mas fala que essas são ideias que ele acredita que devam ser as do próximo presidente do Senado. As informações são de Gabriel Hirabahasi na coluna Expresso da Época.

 

Reunião

Nesta terça-feira (15), o prefeito Lucio de Marchi (PP) promoveu a primeira reunião dos secretários de 2019 na Prefeitura de Toledo. O objetivo foi apresentar os novos nomeados e repassar as diretrizes do planejamento para este ano que promete ser decisivo para sua gestão.

 

Nova eleição

Está marcada para esta quarta-feira (16), às 10h, a nova eleição para escolha do 2º vice-presidente da Mesa Diretiva da Câmara de Toledo para o biênio 2019/2020.

 

Renúncia

O motivo da nova eleição, convocada pelo presidente Antonio ‘Zóio’ (PSL) foi a renúncia do vereador Marcos Zanetti (PDT), que alegou motivos particulares para a decisão.

Coluna do Editor 15/01/19

Livro

Foto: Reprodução

Quero agradecer a Luiz Carlos Schroeder, autor do livro “Ewald, um alemão”, que me foi enviado pelo autor na semana passada, com dedicatória e tudo mais. O livro conta a história de um descendente de mestres-cervejeiros alemães. No início da década de 50 ele deixa o Rio Grande do Sul e, em meio à floresta do Oeste do Paraná, instala sua pequena indústria de bebidas em uma recém-criada comunidade de gaúchos. E aí segue o baile...

 

Raízes

Schroeder é paranaense de Toledo, pai de quatro mulheres e um homem. Cursou direito na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba. Foi advogado, vereador, professor universitário e juiz do trabalho. Hoje reside narural da Serra Gaúcha, onde cuida de lavandas e oliveiras.

 

Recado

Com a mexida em sua equipe, o prefeito Lucio de Marchi (PP) pretende, além de dar uma nova dinâmica, dar um recado a quem está acomodado dentro da Prefeitura de Toledo. A ordem é trabalhar de maneira intensa e dentro dos preceitos legais.

 

Harmonia

Além disso, Lucio tem insistido em pedir mais harmonia entre sua equipe e que, a partir de agora, o que passou, passou. É pensar adiante e se manter unido.

 

Média

Um dado interessante. A Prefeitura de Toledo tem hoje, em média, 1 servidor para cada 38 habitantes. Em outras cidades da região, incluindo Cascavel, a média é de 1 servidor para cada 20 habitantes.

 

Mudanças

Valduir Fernando Ferreira de Quadra não é mais o responsável pela Agência do Trabalhador em Toledo. Em seu lugar foi indicado Roniclever Franco Soares.

 

Alerta

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) expediu Alerta de despesa de pessoal ao Estado do Paraná em razão da extrapolação de 90% do limite de 49% da receita corrente líquida (RCL) com despesas de pessoal em 2018. Esse é o segundo alerta de despesa de pessoal expedido ao governo estadual em 2018; e refere-se ao período que abrange desde o terceiro quadrimestre de 2017 até o segundo quadrimestre do ano passado.

 

Teto

A LRF estabelece (artigo 20, II) o teto de 49%, 6% e 3% da RCL para os gastos com pessoal dos poderes Executivo, Legislativo – incluindo o TCE-PR – e Judiciário Estadual, respectivamente. O limite desses gastos para o Ministério Público Estadual é de 2% da RCL. A LRF também estabelece (artigo 20, III, “a” e “b”) o teto de 54% e de 6% da RCL para os gastos com pessoal dos poderes Executivo e Legislativo Municipal, respectivamente. O Governo do Estado do Paraná atingiu 94,20% do limite de gastos com pessoal – 46,16% da RCL – no período de verificação compreendido entre setembro de 2017 e agosto de 2018.

 

Falta de energia

A Sanepar informa que a Copel programou serviço de manutenção na rede elétrica no Distrito Ouro Preto, em Toledo, nesta terça-feira (15). O trabalho será realizado das 10h30 às 17h e pode afetar o fornecimento de água na localidade. A previsão é a de que o abastecimento de água volte à normalidade gradualmente no final da tarde.

 

Luto

Minhas condolências à família de Olavo Rohde, que durante muitos anos foi chefe de gabinete do deputado estadual Duílio Genari na Assembleia Legislativa do Paraná.

Coluna do Editor 12/01/19

Reconhecimento

Um dos vereadores que integrou a comitiva da Câmara de Toledo no voo inaugural da Azul entre Curitiba e Toledo era Walmor Lodi (PR). Justo, afinal, um reconhecimento ao trabalho realizado por ele quando ocupava a presidência da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) e ajudou na retomada das operações do Aeroporto Municipal Luiz Dalcanale Filho.

 

Passagens

Na época o empresário Marcos Solano montou a Sol Linhas Aéreas, com voos regulares entre Toledo e Curitiba. Para isso obteve a garantia de um mínimo de passagens compradas em cada voo, algo só possível pela intervenção da Acit em 2011, salvo engano, quando a entidade era presidida por Lodi.

 

Ciumeira

Aliás, gerou ciumeira entre alguns vereadores por não terem sido escolhidos para o voo da Azul. O critério da comitiva coube ao presidente Antonio ‘Zóio’ (PSL), que tinha a seu dispor cinco passagens oferecidas pela empresa. Escolheu quem achou que tinha de escolher.

 

Mais ciumeira

Mas não foi apenas na Câmara, pois na prefeitura houve quem ficasse ‘de bico’ por não ter ganho uma passagem.

 

Critério

O mesmo vale para o prefeito Lucio de Marchi, que no meu entendimento agiu de maneira correta. Levou consigo o secretário Jozimar Polasso (Desenvolvimento Econômico – responsável pelo aeroporto) e Valderi Geovani (Comunicação Social) para o devido registro histórico – muito bem executado por sinal.

 

Negócio

Nunca é demais lembrar que a Azul não está vindo a Toledo fazer caridade. É uma empresa e, como tal, visa o lucro em suas operações. As cortesias distribuídas foram limitadas e pronto. É preciso compreensão que não caberiam tantos egos dentro de um único avião.

 

Mais um exemplo

E para quem ainda não entendeu a importância desta ligação aérea, aí vai mais um exemplo. Um amigo enviou mensagem sobre a questão do preço das passagens da Azul. Ele comprou passagens para o sogro, sogra e tio que irão para Vitória (ES) partindo direto de Toledo com valores mais baratos que comparados a Foz do Iguaçu ou Cascavel.

 

Conexões

O único problema, se bem que nem chega a ser um problema, é que serão necessárias duas conexões.

 

Novo horário

Ah, um detalhe importante: o avião da Azul passa a operar em novo horário. Ele sai de Curitiba às 9h20 e chega em Toledo às 10h50. Já quem pretende viajar de Toledo a Curitiba o voo sai às 11h20 e chega à capital às 12h45.

 

Nomeações

As recentes nomeações para a diretoria da Emdur não agradaram algumas pessoas ligadas ao grupo do prefeito Lucio de Marchi (PP). Isso porque Lídio Michels e Mauri Refatti ocuparam os mesmos cargos na gestão passada, do ex-prefeito Beto Lunitti (MDB).

 

Passado

Estes mesmos esquecem que Lídio foi secretário na época de José Carlos Schiavinato e Mauri é amigo de infância do prefeito.

 

Conversas

Durante a semana o vereador Vagner Delabio – presidente do PSD em Toledo – manteve encontros com empresários de vários setores e com lideranças de outros dois partidos. O objetivo é iniciar um processo de conversação pensando na eleição majoritária de 2020.

 

No páreo

Por enquanto Delabio é quem aparece disposto a se lançar como pré-candidato a prefeito em Toledo.

 

Coisa boa

Mas vamos terminar com coisa boa. O restaurante do Chico’s Bar, após férias coletivas, retoma o atendimento neste sábado e o cardápio preparado pelo amigo Vagner é de dar água na boca: risoto de camarão cremoso, bacalhau à portuguesa, salmão à bela munierre, camarão na moranga, filé mignon ao molho madeira, tilápia recheada, carne assada no espeto, 46 tipos de salada e muito mais. Quer saber mais, ligue (0xx45) 99912-4050.

Coluna do Editor 11/01/19

Olha o preço!

Foto: Leitor

Para os ‘reclamantes’ de plantão, a foto acima mostra a determinação da Azul em consolidar o voo entre Toledo e Curitiba. Numa pesquisa feita nesta quinta-feira (10), com passagem para fevereiro, o valor não está errado. Com bagagem acima do estabelecido na legislação R$ 157,97 e quem pretende viajar com uma mala pequena, até 10kg e que caiba no compartimento interno, pagará apenas R$ 92,97.

 

Valor mais alto

Agora, quem pretende comprar a passagem em cima da hora pagará um valor cinco, seis vezes maior.

 

Exemplos

Cito o exemplo de dois amigos. O primeiro pretende viajar com a família, em outubro, para Porto Seguro (BA) ao lado de um grupo. Pois bem, todos já estão cotando para a compra das passagens e o preço é este aí. O segundo viu de Cuiabá (MT) a Toledo, com escala em São Paulo, ao preço de R$ 390,00 para março.

 

Agilidade

O valor dessa viagem do Mato Grosso para Toledo é quase o mesmo valor da passagem mais cara de ônibus. A diferença é que, ao invés de ficar 24 horas viajando, serão necessárias apenas 8 horas. Uma diferença considerável.

 

Certificado

Muito bacana a iniciativa da Prefeitura de Toledo em confeccionar certificados para marcar o voo inaugural entre Curitiba e Toledo na quarta (9). Todos os passageiros receberam um na entrada do portão de embarque no Aeroporto Afonso Pena, na região metropolitana da capital.

 

Pressão

Mas nem tudo são flores na reabertura do Aeroporto Municipal Luiz Dalcanale Filho. Lideranças de Cascavel, entre elas o prefeito Leonaldo Paranhos, entraram em contato com a direção da Azul para saber mais informações a respeito da operação a partir de Toledo. O receio é de um possível esvaziamento no ‘Aeroporto Kinderovo’, onde cada dia é uma surpresa.

 

Complementar

De acordo com o assessor da presidência da Azul, Ronaldo Veras, a intenção é que uma unidade complemente a outra. Na visão da empresa existe mercado para operar nas duas cidades.

 

Logística

Além disso, há uma questão de logística pura e simples. Hoje, caso o Aeroporto de Cascavel esteja fechado por qualquer motivo, ao invés de desviar um voo para Foz do Iguaçu, como aconteceu várias vezes, será possível trazê-lo para Toledo. Mais perto e, claro, bem mais barato.

 

Cascavel

Por falar em Cascavel, após o recesso de Natal e Ano-Novo, a Câmara Municipal iniciou na segunda-feira (7) o atendimento normal à população e também os trabalhos administrativos. O novo presidente do Legislativo, Alécio Espínola (PSC), assumiu no dia 1º de janeiro e, desde então, vem organizando sua equipe de trabalho e planejando as ações prioritárias de sua gestão. Nesta segunda, o presidente já recebeu em seu gabinete o diretor da Associação dos Servidores Públicos Municipais de Cascavel (Asservel), Jairo Paz, que apresentou os projetos para construção da nova sede da associação.

 

Nova Mesa Diretora

A gestão da Casa no próximo biênio (2019/2020) está sob o comando da Mesa Diretora formada por Alécio Espínola (PSC), presidente, Roberto Parra (MDB), 1º vice-presidente, Valdecir Alcântara (PSL), 2º vice-presidente, Aldonir Cabral (PDT), 1º secretário e Paulo Porto (PCdoB), 2º secretário. Na primeira sessão de 2019 serão definidas as novas composições das 12 comissões permanentes, nas quais os vereadores também têm mandatos de dois anos.

 

De volta

Lídio Michels e Mauri Refatti estão de volta à direção da Emdur, conforme havia antecipado há alguns dias. Os dois foram devidamente empossados nesta quinta-feira (10), assim como outros integrantes da equipe do prefeito Lucio de Marchi (PP), que pretende até o fim do mês promover outras mudanças.

Coluna do Editor 10/01/19

Dia histórico

Esta quarta-feira (9) foi um dia histórico para Toledo e a região oeste do Paraná com o voo inaugural da Azul a partir de Curitiba. E o Jornal do Oeste foi o único veículo de comunicação da região presente no primeiro voo. Um privilégio que compartilho um pouco com todos os leitores.

 

Capital

Primeiro foi a oportunidade de voltar à minha terra natal. A capital, Curitiba, continua linda como sempre, embora seja visível a quantidade de pessoas em situação de vulnerabilidade social perto da rodoferroviária. De arrepiar!

 

Combustível

Outro fato chamou a atenção: o preço do combustível, variando entre R$ 2,69 a R$ 2,89 o litro do etanol e entre R$ 3,79 e R$ 3,99 o da gasolina comum. Uma boa diferença para Toledo.

 

Aeroporto

Chegar ao Aeroporto Afonso Pensa foi rápido e fácil. Partindo da rodoferroviária, peguei o ônibus executivo e paguei apenas R$ 10,00 – no cartão – fruto de uma promoção da empresa que explora o serviço. E como está bonito o Afonso Pena. Não é à toa que ele tem sido eleito constantemente o melhor do país.

 

Caro

Porém, como todo aeroporto, os preços são impraticáveis para o cidadão comum. Meu almoço ontem foi composto de duas empadas pequenas (bacalhau e tomate seco) – deliciosas por sinal – e um suco integral de laranja. O preço? ‘Módicos’ R$ 40,00.

 

Empolgação

No portão de embarque da Azul era nítida a empolgação de lideranças políticas e empresarias de Toledo com o momento do voo. Bacana foi que todos deram o devido crédito a quem de direito, até porque este não foi um sonho sonhado sozinho, mas sim fruto de um trabalho coletivo e de muitos anos.

 

Em casa

Dos quatro tripulantes deste voo histórico, três se sentiram em casa: o comandante Douglas Gentil e as comissárias Jessica e Gisele Pereira dos Reis. O mesmo sobrenome não é mera obra do acaso. As duas são irmãs e foram recepcionadas por muitos parentes e amigos no Aeroporto Municipal Luiz Dalcanale Filho. Emoção de sobra na pista.

 

Quase em casa

O único não toledano na tripulação foi o oficial Almenara, mas que se sentiu quase em casa diante da recepção oferecida no hangar da empresa Prati, Donaduzzi logo após o pouso.

 

Pedido

A coincidência dos toledanos também não foi por acaso. Tão logo souberam do voo, os três tripulantes solicitaram fazer parte dele.

 

Primeira vez

Foi a primeira vez que as irmãs Jessica e Gisele voaram juntas a trabalho.

 

Privilégio

Confesso me sentir um privilegiado em fazer parte deste momento histórico. Aprendi a amar esta terra vermelha de tal forma que hoje não consigo me imaginar longe daqui e do Jornal do Oeste, claro.

 

Agradecimento

Por isso é preciso agradecer a quem proporcionou este momento. Ao meu chefe, seu Armando Staudt Manfroi, e à direção da Azul, na pessoa de Ronaldo Veras, assessor especial da presidência.

 

Comunicação

E também quero agradecer ao Bruno e Renato, da assessoria de comunicação da Azul por todo apoio dado antes, durante e após o voo. Vale piás!

 

Emoção

Outra coisa que preciso compartilhar foi a emoção quando o avião começou os preparativos para o pouso e sobrevoou Toledo. Conter as lágrimas foi muito difícil. De arrepiar!

 

Amigo

O voo também foi uma oportunidade para rever um grande amigo: Ailor DallaCosta, com quem vim conversando todo o tempo. Uma figuraça! Obrigado amigo!

 

Em Foz

O governador Carlos Massa Ratinho Junior participa nesta quinta-feira (10), às 10h30, da solenidade que marca os 80 anos do Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu (Oeste do Paraná). Serão comemorados resultados sustentáveis no âmbito ambiental e turístico da unidade de conservação.

Coluna do Editor 09/01/19

Posse

Foto: Leitor

Um bom grupo de Toledo foi até Curitiba prestigiar a posse, nesta terça-feira (8), do novo comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Péricles de Matos, que já passou pelo comando do 19º Batalhão da Polícia Militar. Na foto outro comandante do 19º, tenente-coronel Beserra (hoje em Ponta Grossa), Divonzir Bastos Cardoso, Valdemar Kretschmer, Mauro Gonçalves, o coronel Péricles, Hardy Richter, César Franco e Édio Inácio Eli.

 

Lá também

Outro toledano que esteve na capital foi Volnei Bisognin. Além de prestigiar o novo comandante, ele está se inteirando sobre o novo cargo no Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

 

Fala Leitor

“Com respeito das horas extras, um dos culpados é o próprio prefeito, na minha opinião. E com respeito  aos restaurantes (fechados no dia 1º de janeiro) parece realmente  que combinaram... que vergonha...cadê  o Núcleo  de Restaurantes?”, questiona um empresário leitor desta Coluna.

 

Resumo

Resumo da ópera sobre a primeira semana de Ratinho Junior (PSD) à frente do Governo do Paraná. Demissão de aproximadamente 3 mil servidores comissionados remanescentes da gestão anterior; determinação aos secretários para que reduzam em 20% as despesas de todas as pastas, especialmente as fixas. A cada 30 dias, os secretários deverão prestar contas da situação; suspensão do contrato de aluguel de um avião para deslocamento do governador. Será utilizada outra aeronave já disponível através de convênio com a Copel; suspensão de todos os contratos e licitações firmados nos últimos 60 dias e análise dos processos.

 

Tem mais

Além disso, discussão junto ao Governo Federal para que o estado assuma os aeroportos do interior. O objetivo é concedê-los à iniciativa privada, para que sejam modernizados; estudos para elaboração de projetos de infraestrutura no valor de R$ 200 milhões. Para isso, no entanto, será feita uma avaliação dos recursos disponíveis para essa finalidade; e elaboração dos projetos que regulamentam a reforma administrativa, a serem enviados à Assembleia Legislativa no início do período legislativo, em fevereiro.

 

Produção alta

Em 2018, as cooperativas paranaenses faturaram 83,5 bilhões de reais, um crescimento de 18,9% em relação a 2017. O crescimento impressiona em um ano marcado pela greve dos caminhoneiros, com o PIB brasileiro devendo crescer algo entre 1,2% e 1,5% e o setor agropecuário tendo uma pequena retração na comparação com o ano anterior.

 

Combustível

Por falar em cooperativas, a toledana Primato Cooperativa Agroindustrial estaria com quase tudo pronto para expandir seus negócios. A idéia é dar mais combustível à cidade.

 

Renúncia

O vereador Marcos Zanetti (PDT) protocolou seu pedido de renúncia ao cargo de 2º vice-presidente para a Mesa Diretiva da Câmara de Toledo, biênio 2019/2020. No documento enviado ao presidente Antonio Zóio (PSL), Zanetti alegou motivos particulares para não aceitar o cargo.

 

Nova eleição

Zóio declarou vago o cargo e convocou nova eleição para o próximo dia 16, a partir das 10h.

 

Voo

A esta altura, se tudo deu certo, estou em Curitiba de onde pegarei o primeiro voo da Azul com destino a Toledo. Um momento histórico, sem dúvida.

 

Diários

A partir de 3 de abril, exceto aos sábados, é muito provável que a Azul passe a operar com voos diários a partir de Toledo. Tudo vai depender da completa certificação do Aeroporto Municipal Luiz Dalcanale Fliho, prevista para acontecer em fevereiro.

Coluna do Editor 08/01/19

Nomeações

Na quinta-feira (10), o prefeito Lucio de Marchi (PP) deverá confirmar a primeira reforma em sua equipe de trabalho. Algumas já foram adiantadas neste espaço, como os nomes de Thiago Stefanello (Assessoria de Governo) e Léo Inácio Anschau (Chefia de Gabinete), além de Jozimar Polasso (Secretaria de Desenvolvimento Econômico).

 

Tem mais

Jairo Cerbarro (Juventude), Norisvaldo Souza (Patrimônio) e Larissa Ribeiro da Silva (Política para Mulheres) são mais três que serão confirmados esta semana.

 

Agilidade

E tem mais novidades vindo por aí na administração municipal, mas agora para facilitar a vida dos empreendedores. Trata-se do programa Agiliza Toledo. O Decreto está sendo formatado.

 

Comissão

O presidente da Câmara Municipal de Toledo, Antonio ‘Zóio’ de Freitas (PSL) publicou portaria instituindo uma Comissão Especial para apreciar o Projeto de Lei nº 191, de 2018, que altera a legislação que dispõe sobre o Estatuto dos Servidores Públicos Municipais de Toledo, de autoria do Poder Executivo.

 

Integrantes

A comissão será formada pelos vereadores Ademar Dorfschmidt, Bloco Fiscalização com Ética e Transparência; Gabriel Baierle, Bloco União por Toledo; Genivaldo Paes, PDT; Janice Salvador, Bloco Toledo Acima de Todos; e Renato Reimann, Bloco União e Amor por Toledo.

 

Vigilantes

As fundações de PSB, PT, PDT, PSOL, PCdoB e Solidariedade vão lançar uma plataforma chamada “Observatório da Democracia”, no dia 31. A ideia é analisar as políticas que serão lançadas por Jair Bolsonaro e subsidiar ações no Congresso. A entidade ligada ao Pros também deve fazer parte da iniciativa. As informações são do Blog da Folha de S. Paulo.

 

Educação

O professor Jose Carlos Guimarães, ex-diretor do Colégio Estadual Moraes Rego, assumiu o Núcleo Regional de Educação de Toledo.

 

Cotado

Outro nome bastante cotado era do diretor do CEEBJA, Aparecido Cardoso, que já havia ocupado o cargo entre 2007 e 2010.

 

‘Carimbo’

O que pode ter pesado nesta escolha foi o período – de uns 20 anos – em que Cido permaneceu filiado ao MDB. Hoje ele está no PSD. Mas parece ter sido tarde a mudança.

 

Ouro & Prata

Niulton Pegoraro, presidente da Associação Cultural e Esportivo Ouro & Prata, visitou o Jornal do Oeste neste início de semana. Veio confirmar a prestação de contas - relativa ao ano passado - na próxima sexta-feira (11), a partir das 19h na sede da entidade – localizada na Vila Industrial. Pegoraro também confirmou a reunião do Comitê Disciplinar para analisar os mais recentes casos de mau comportamento de alguns filiados. Diretores e conselheiros estão convocados.

 

Jogo-treino

Nesta terça-feira (8), às 20h, o Toledo Esporte Clube fará um jogo-treino diante de uma equipe amadora de Marechal Cândido Rondon, no Estádio 14 de Dezembro, mesmo local do confronto diante do Cianorte, no próximo sábado (12), às 10h30. O ingresso será 1 kg de alimento não-perecível. O volume arrecadado será repassado a uma entidade beneficente.

 

Solidariedade

O Governo do Paraná enviou nesta segunda-feira (7) uma série de materiais e produtos para apoiar as famílias de Guaraqueçaba, no Litoral do Estado, afetadas pelas fortes chuvas deste fim de semana. A Coordenação Estadual de Proteção e Defesa Civil enviou 100 conjuntos dormitórios, com colchões, travesseiros, fronhas e lençóis, que serão doados primordialmente para as famílias que estão nos abrigos públicos. Também foram enviados alimentos, materiais de higiene e de limpeza.

 

Frase

Por causa das mais recentes polêmicas, o outubro este ano será incolor e o novembro transparente. Frase que está ‘bombando’ nas redes sociais. Ironia, claro, às declarações da ministra Damares Alves sobre a necessidade de meninos usarem azul e meninas rosa.

Coluna do Editor 05/01/19

Relação

“Eu e o Tita não temos absolutamente nada um contra o outro”. “Quero que ele me ajude no atendimento à população”. “Em momento algum me indispus com o prefeito”. “Jamais me coloquei em situação de confronto”. As frases, pela ordem, são do prefeito Lucio de Marchi (PP) e do vice Tita Furlan (PV), durante a entrevista coletiva de quarta-feira (2), quando ambos fizeram um balanço sobre os dois primeiros anos à frente da Prefeitura de Toledo.

 

Reflexão

Tita, por sinal, disse ser necessária uma reflexão da sociedade sobre os motivos e entender porque 23 mil votos de cidadãos de Toledo foram para candidatos de fora.

 

Proximidade

Ainda segundo Tita, sua intenção em se candidatar ao cargo de deputado estadual, era estar próximo ao Governo do Estado para trazer tudo que fosse possível para Toledo pela importância da representatividade política na Assembleia Legislativa, hoje perdida, infelizmente.

 

Custo

Estimativa extra-oficial divulgada pela Agência Estado aponta que o horário eleitoral “gratuito” das eleições de 2018 custou cerca de R$ 864,5 milhões em renúncia fiscal ao governo federal. O valor envolve recursos que o governo deixou de receber das emissoras de rádio e televisão em razão da sessão do espaço para a propaganda política. A renúncia fiscal acontece quando o governo abre mão de uma parte dos impostos cobrados para incentivar investimentos privados no desenvolvimento de determinadas atividades, como os horários reservados às propagandas eleitorais. A lei que garante a isenção foi criada em 2000.

 

Limpos

Mais uma vez a Prefeitura de Toledo pintou e limpou os banheiros públicos localizados no Parque Ecológico Diva Paim Barth. Resta saber até quando permanecerão assim.

 

Fiscalização

Nunca é demais lembrar que as pichações e depredações não acontecem sem a ação humana, portanto, fiscalizar aquele espaço é um dever de todo cidadão.

 

Visita

O empresário Benir Rotta visitou esta semana o Jornal do Oeste e, entre uma conversa e outra, disse que toda esta movimentação política para a eleição da presidência da Câmara Municipal o deixou animado para voltar à cena política. Dentro ou fora do PDT.

 

Prestação de contas

Por falar na nova Mesa, o atual 1º vice, Gabriel Baierle (PTB), enviou um relatório com uma pequena prestação de contas sobre seu segundo ano de mandato. Excelente a iniciativa, pois permite que a população saiba aquilo que seu representante está ou não fazendo dentro do Legislativo.

 

Projetos

Gabriel apresentou o Projeto de Lei 33/2018 que institui a semana municipal de conscientização e ao cyberbullying  combate ao bullying em Toledo; o PL 65/2018 que altera a legislação que dispõe sobre o código de posturas do município de Toledo; o PL 173/2018 sobre a instalação de placas de alerta em locais com alta incidência de acidentes de trânsito; e o PL 187/2018 que institui a semana municipal de incentivo à doação de órgãos.

 

Co-autoria

Além disso, foi co-autor do PL 69/2018 que institui a apresentação semestral de relatórios da execução orçamentária e de gestão  fiscal da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural de Toledo (Emdur).

 

Mais trabalho

Baierle apresentou ainda 105 indicações, 19 requerimentos de sua autoria e foi relator de 52 Projetos de Lei.

 

Esporte

Neste sábado (5), a partir das 17h, será entregue a Arena Multiuso Mario Burchardt, com pista de skate, campo de futebol com grama sintética e quadra poliesportiva para atender a população do Jardim das Orquídeas, Fiasul, Redenção, Jorge Galante e Santo Ângelo. A cerimônia será no Lote Urbano 424, quadra 27, do Loteamento Redenção, no Jardim Coopagro.