Coluna do Editor
Coluna do Editor 14/09/18

Visita

O vice-prefeito de Toledo e candidato a deputado estadual Tita Furlan (PV) visitou o Jornal do Oeste. Uma ótima conversa sobre vários assuntos. A entrevista sobre suas propostas caso seja eleito para a Assembleia Legislativa podem ser conferidas na página ao lado.

 

Facebook

Ele também comentou sobre a mais recente polêmica por comentários no Facebook, conforme esta Coluna trouxe ontem. Amanhã trarei mais detalhes sobre o assunto, agora uma coisa faço questão de adiantar: ele reforçou seus comentários contra o ex-secretário de Finanças de Toledo Neuroci Frizzo.

 

Retirou

Ainda sobre o episódio, outro ex-secretário da gestão passada, José Augusto de Souza, retirou a postagem onde aparecia o ex-governador Beto Richa (PSDB) – preso esta semana em duas ações – ao lado do próprio Tita e do prefeito Lucio de Marchi (PP).

 

Desculpas

“Gostaria de me desculpar publicamente junto ao candidato Tita Furlan e desejar sucesso em sua caminhada!!! Toledo tem aqui uma boa oportunidade em eleger um bom representante na Assembleia Legislativa!!!”, postou José Augusto, colocando uma foto com o número de Tita.

 

Rodoviária

O coordenador do Terminal Rodoviário de Toledo, Ubaldo Rech, entrou em contato para esclarecer que no último sábado nada menos que 25 lâmpadas estavam queimadas no local e que só não haviam sido trocadas por não terem sido entregues após o processo de compra.

 

Desabafo

Sobre os ‘acampados’, ele fez um desabafo, afinal, quando os índios chegam – com a devida autorização da Funai – ninguém pode mexer com a tribo. Já com os andarilhos a solução é acionar a Polícia Militar.

 

Reforma

Ubaldo lembrou que dentro de mais alguns dias terá início a reforma completa do local. O projeto já foi concluído e em breve começa a licitação.

 

Sumiu

O que Ubaldo não comentou – e é natural – é que há quase uma semana não aparece um guarda municipal para auxiliar na fiscalização no local. Conversei com pessoas que trabalham na rodoviária e a sensação é praticamente a mesma: de abandono!

 

Posto

No local existe um posto da Guarda Municipal, porém, quase ninguém aparece por lá há um bom tempo. Um posto pra que?

 

Horário

Uma sugestão: que os guardas permaneçam por lá das 6h às 18h, quando há um maior fluxo de pessoas. A simples presença de agentes ajuda a devolver a sensação de segurança às pessoas.

 

Escala

Um dos motivos para a manutenção da escala 12x60 era para melhorar a fiscalização, mas pelo visto serviu apenas para alguns guardas seguirem com seus ‘bicos’ nos horários de folga.

 

Atos

A governadora Cida Borghetti, candidata a reeleição no Paraná, comentou a respeito da nova fase da operação Lava Jato. “Cada um tem que responder pelos seus atos. Eu estou tranquila, em paz, fazendo o meu trabalho. Cuidando do estado e também como candidata levando a minha mensagem à população do Paraná”, disse Cida Borghetti na entrevista à rádio Independência de Cascavel.

 

Autonomia

Cida Borghetti disse ainda que assumiu o Estado, criou a Divisão de Combate à Corrupção que tem autonomia e apoio para trabalhar. "A divisão tem total autonomia para desenvolver esse trabalho, ou seja, receber as denúncias e investigar. Eu não compactuo com nenhuma forma de desvio de conduta e com a corrupção que imperou nos últimos anos no País.”, disse.

 

Denúncia

A governadora reiterou que conduz seu governo com diálogo, mas com atitude e firmeza. "Eu peço a população que nos ajude, através do disque denúncia 181 ou do 0800 41 11 13. Repito: eu não compactuo com nenhum desvio de conduta. Tenho falado sempre desde o dia que assumi o governo há quatro meses. Inclusive hoje, a Divisão de Combate à Corrupção também está fazendo uma grande operação, de empresas que fraudaram contratos licitatórios", disse Cida Borghetti.

 

Ecopontos

Nesta sexta-feira (14), acontece a assinatura de contratos para edificação dos dois ecopontos no município. Os investimentos somam R$ 950 mil, destes R$ 802 mil recursos vindos do Estado. Eles serão construídos na região do restaurante popular do Panorama/São Francisco e no Alto da Glória. Será às 8h, na Sala de Reuniões da Prefeitura de Toledo.

Coluna do Editor 13/09/18

Ânimos acirrados

Com muita tranquilidade – até porque os ânimos parecem andar muito acirrados nos bastidores da política em Toledo – é preciso analisar os últimos acontecimentos que culminaram com o desligamento de assessor de campanha, denúncia no Ministério Público e boletim de ocorrência na 20ª Subdivisão Policial. Tudo envolvendo o nome do vice-prefeito Tita Furlan (PV), candidato a deputado estadual.

 

Erra de ninguém

Primeiro reforço minha posição em relação ao Facebook e mais recente aos grupos de WhatsApp: são terra de ninguém! Cada um posta o que bem entende, escreve o que bem entende, ofende quem bem entende e segue o baile.

 

Prisão

A confusão, se é possível classificar dessa forma, começou com uma postagem do ex-secretário de Agricultura de Toledo José Augusto de Souza sobre a prisão do ex-governador Beto Richa (PSDB).

 

Postagem

“Richa preso pelo MP Estadual e pela Polícia Federal no mesmo dia por acusações diferentes!!! 11 de Setembro para não esquecer!!! Amigos em Toledo indicaram até Título de Cidadão Honorário!!! Que vida!!! Nada como um dia após o outro!!! De Santo para o inferno!!! Sem passagem pelo Purgatório!!!” é a postagem feita pelo ex-secretário. Até aí nada demais, afinal, o assunto rendeu muitos comentários ontem em todo o Estado e não apenas em Toledo.

 

Foto

O detalhe é que na mesma postagem, José Augusto colocou uma foto onde aparecem além do ex-governador, o prefeito Lucio de Marchi e Tita, que se reuniram várias vezes com Richa e, no dia desta foto específica, foram tratar da isenção de impostos para a retomada dos voos comerciais da Azul em Toledo, sem dúvida algo muito benéfico para o município.

 

Apoio

Ainda na foto há uma montagem com a seguinte frase: “Peço apoio ao meu amigo Tita Furlan para deputado estadual”, atribuída ao ex-governador.

 

Denúncia

Tita não gostou da postagem e compareceu ao Ministério Público para denunciar José Augusto a quem chamou de “bandido” e “cabo eleitoral do meu amigo Beto Lunitti”, candidato a deputado estadual pelo MDB. Disse ainda que a montagem era “criminosa” e que esperava que a postagem não tivesse sido feito sob encomenda.

 

Responsável

“Sou grato ao governador por tudo que fez por Toledo e mandou milhões. Agora, se cometeu qualquer crime, que seja julgado e responsabilizado”, seguiu Tita, afirmando não poder permitir que “bandidos como José Augusto de Souza e Neuroci Frizzo (outro ex-secretário municipal da gestão passada) que tá partindo de mesa em mesa em festa dizendo que eu não tenho chance de me eleger...e tantas outras maldades que estão imperando nesta campanha”.

 

“Almas podres”

Mas não parou por aí...Tita fez outra postagem onde chamou de “almas podres” Jean Murilo e Agnaldo ‘Facero’ Souza, “este devidamente contratado como cabo eleitoral” do também candidato a deputado estadual Marcel Micheletto (PSD).

 

Desligado

Marcel respondeu de maneira rápida e disse que Facero não mais fazia parte de sua equipe de campanha por não concordar com este tipo de comportamento. No que agiu muito certo o ex-prefeito de Assis Chateaubriand.

 

Grupos

O detalhe é que Facero não fez postagem alguma em sua conta no Face, mas sim repassou outra foto onde aparecem Lucio e Tita junto ao governador, ‘memes’ que ‘viralizaram’ na terça-feira. Eu mesmo recebi vários...

 

BO

Facero ontem mesmo contratou um advogado, foi à Delegacia da Polícia Civil registrar um BO e prometeu tomar as providências cabíveis contra Tita e as pessoas que fizeram alguns comentários contra ele.

 

Passado

De tudo isso cabe ressaltar que não se pode apagar o passado e o fato de aparecer ao lado do ex-governador não é demérito, até porque Beto Richa fez sim muita coisa boa pelo Paraná, assim como também teve seus erros. Passado é passado e pronto.

 

Punição

Não sou adepto, entretanto, do “rouba, mas faz”. Caso se comprovem as denúncias contra o ex-governador, que ele seja punido com o rigor da lei, a qual deveria servir para todos, independente de cores partidárias.

 

Equipe

É coo querer ‘colar’ a imagem do ex-governador com tantos outros candidatos que posaram para fotos ao seu lado ou então a Cida Borghetti (PP) e Ratinho Junior (PSD), os dois melhores colocados nas pesquisas entre os candidatos ao Governo do Paraná. Ambos integraram a equipe do Palácio Iguaçu, agora, daí a afirmar ou insinuar que ambos estariam juntos em eventuais desvios é uma leviandade sem tamanho.

Coluna do Editor 12/09/18

Bomba!

Caiu como uma bomba também em Toledo a notícia sobre a prisão do ex-governador Beto Richa (PSDB) nesta terça-feira (11). Nem poderia ser diferente, afinal, ele foi pivô de uma confusão quando a Câmara de Toledo, por maioria, vetou o título de Cidadania Honorária ao então governador. Ontem foi uma espécie do dia da desforra.

 

Nada muda

Para Toledo, entretanto, a notícia não alerta em nada o panorama da disputa eleitoral, até porque o ex-governador vinha sendo meio que deixado de lado há algum tempo por muita gente, talvez antevendo o desfecho de ontem.

 

TooReciclando no Seu Bairro

Nesta quarta-feira (12), a partir das 7h30 no auditório Acary de Oliveira, anexo à Prefeitura de Toledo, a Secretaria de Meio Ambiente (SMA) lança o Programa TooReciclando no Seu Bairro - Toledo Cidade Limpa. O objetivo da ação é a melhoria na qualidade e preservação ao Meio Ambiente, na região urbana e nos distritos do município, segundo o secretário Neudi Mosconi.

 

Orçamento do Povo

Também nesta quarta serão entregues equipamentos e materiais para Centros Comunitários, escolas, Centros Municipais de Educação Infantil, Unidades Básicas de Saúde e projeto Florir Toledo. As solicitações são dos próprios dos moradores através do Orçamento do Povo. Evento marcado para as 15h no Almoxarifado Central da Prefeitura de Toledo, localizado na rua Piratini, Centro.

 

Esporte

E no ritmo dos Jogos da Juventude, às 19h30 de hoje haverá uma palestra sobre o Programa Estadual de Fomento e Incentivo ao Esporte (Proesporte). Será às 19h30 no Auditório do Centro de Eventos Ismael Sperafico.

 

Detalhes

De acordo com o coordenador regional da Secretaria de Estado do Esporte em Toledo, Jorge Morgenstern, serão detalhados todos os aspectos da Lei de Incentivo Estadual; como captar recursos via Lei de Incentivo; quem pode se beneficiar do projeto; as formas de captação e o prazo.

 

Ranking

O site ‘Politico’ fez um ranking dos melhores e piores políticos paranaenses na atual legislatura (2015 a 2018) do Congresso Nacional. O deputado federal Rubens Bueno (PPS) aparece como oitavo melhor parlamentar do Brasil, seguido por Sandro Alex, o nono, do PSD. Na 33ª colocação aparece a caloura Leandre (PV) e na 55ª, Luiz Carlos Hauly (PSDB).

 

Ranking II

O pior dos paranaenses é disparado Nelson Meurer, na zona do rebaixamento, na 509ª posição. Enio Verri (PT) aparece na penúltima colocação, é o 480º, seguido na antepenúltima posição, Zeca Dirceu, também do PT, na 416ª.

 

Sem água

A Sanepar informa que, nesta quinta-feira (13), fará serviço de manutenção nas redes de distribuição de água em Toledo. O serviço será feito das 8h às 12h e pode afetar o abastecimento nos bairros Jardim Pancera, Jardim Recanto e Jardim Filadélfia. A normalização do sistema está prevista para depois das 16h, de forma gradativa.

 

Sangue

Mais um toledano precisa de doação de sangue. Fabio Augusto Knorst se trata de leucemia na Uopeccan, em Cascavel, e precisa de 282 doadores, apesar de seu quadro de saúde ser estável. Quem puder colaborar basta comparecer ao Hemocentro de Toledo ou Cascavel e fazer a doação em seu nome.

 

Mais saúde

Ainda no campo de quem precisa de muita energia positiva quero, em tempo, enviar minha solidariedade à família do amigo Colemar Bonissoni, que permanece internado na UTI se recuperando de um enfarto no último fim de semana.

Coluna do Editor 11/09/18

Lixo

Recebi algumas fotos de ruas com lixo no São Francisco. São sofás, portas de armários, sacos de lixo, pedaços de guarda-roupa, enfim, um monte de lixo que a população despeja de maneira errada e depois reclama (Foto: Leitor J.O.).

 

Fala Leitor

Outro leitor mandou mensagem sobre a falta de sincronia no semáforo da Sarandi com a Guarani, no Centro de Toledo. “Faz mais de mês que não é contínuo. Antes passava todos da Dom Pedro até a São João, só da Sarandi está adiantado”, reclamou e com total razão.

 

Abandono

Sábado pela manhã precisei ir até o Terminal Rodoviário de Toledo e, confesso, fiquei assustado com a situação de aparente abandono do local. Pessoas acampadas próximo do local de embarque, iluminação precária e aquela sensação de que a qualquer momento algo ruim pode acontecer.

 

Encontros

A diretoria da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) inicia nesta quarta-feira (12) a série de encontros com os candidatos por Toledo. Os primeiros serão, pela ordem, a candidata ao Senado Jacque Parmigiani (7h30 às 8h), o candidato a deputado estadual Tita Furlan (8h05 às 8h35), o candidato a deputado federal Ademar Dorfschmidt (8h40 às m9h10) e a candidata a deputada estadual Cláudia Mallmann (9h15 às 9h45).

 

Não pode

Por falar em política, a juíza Graciene Lemos, do Tribunal Regional Eleitoral, proibiu o candidato Ratinho Junior (PSD) de usar guarda-sóis para divulgação da sua campanha eleitoral. Na propaganda, considerada irregular, a juíza acatou a representação com pedido de limar da coligação Paraná Decide. A magistrada afirma em seu despacho que acatou o pedido de liminar porque considerou que a provável demora no julgamento da representação "repousa na quebra da isonomia, na medida em que permitir a continuidade de propaganda em desacordo com a legislação em vias públicas favorece a candidatura exposta de forma mais ostensiva em detrimento de outros candidatos".

 

Legislação

A juíza atenta que o caput do artigo 14 da Resolução TSE nº 23.551/17 proíbe a afixação de qualquer tipo de propaganda por meio de pichação, inscrição a tinta e exposição de placas, estandartes, faixas, cavaletes, bonecos e assemelhados.

 

Sábado agitado

Ainda no campo da política, o sábado pela manhã foi agitado nas ruas.

 

Panfletos

Engraçado é que, há alguns dias o grupo de um partido foi impedido de distribuir panfletos na esquina da Almirante Barroso com o Largo São Vicente de Paulo por agentes da Guarda Municipal por causa de uma lei que proíbe este tipo de ação em Toledo. Já neste sábado pela manhã, integrantes de outro partido distribuíram o material sem problema algum.

 

Inscritos

Segundo informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), estão inscritos para disputar as eleições deste ano 1.210 candidatos, considerando-se apenas os cargos de deputado estadual e deputado federal. O número é um pouco maior do que o verificado em 2014, quando 1.191 pessoas se dispuseram a entrar na disputa pelos cargos eletivos.

 

Índice

Em 2018, são 447 candidatos a deputado federal. Como são 30 vagas em disputa, temos, portanto, uma concorrência de 14,9 candidatos por vaga. Quatro anos atrás, havia 344 postulantes, com 11,5 candidatos por vaga. Já para o cargo de deputado estadual, 763 pessoas confirmaram suas candidaturas perante a Justiça Eleitoral, com 14,1 candidatos por vaga (são 54 cadeiras em disputa). Em 2014, eram 847 candidatos, com 15,7 candidatos para cada vaga.

 

Noite Italiana

No dia 29 deste mês, no Centro Cultural Ondy Niederauer na Vila Pioneiro, será realizada a 1ª Noite Italiana. Ingressos a R$ 20,00.

Coluna do Editor 08/09/18

Cultura

Ivan Júnior Peron enviou mensagem para chamar a atenção que até hoje a administração da Prefeitura de Toledo não compôs o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural, conforme dispõe a Lei "R" 153 de 21 de dezembro de 2016. “Depois não adianta a administração e/ou seus representantes demonstrarem solidariedade ao Museu Queimado do Rio de Janeiro, se dentro de casa não faz a lição”, escreveu. E com total razão!

 

Demissão

Ainda sobre o Museu, os banqueiros que estiveram com o presidente Michel Temer foram claros: estão, sim, dispostos a darem dinheiro para a reconstrução do Museu Nacional, mas só o farão se o governo demitir o reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Roberto Leher. Acham que ele não tem competência para tocar um projeto tão importante. As informações são do Correio Braziliense.

 

Pesos pesados

Estavam presentes no encontro, além do presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Murilo Portugal, os comandantes do Banco do Brasil, do Itaú Unibanco, do Bradesco, da Caixa Econômica Federal, do Santander, do BTG Pactual e do Safra.

 

Cabidão

A maior preocupação da UFRJ nos últimos anos foi inchar seu quadro de pessoal. Tornou-se um grande cabide de emprego, que consome mais de 80% do orçamento. Sem dinheiro para outras atividades, o patrimônio sob gestão da universidade está se deteriorando. O quadro mais dramático é o do Museu Nacional destruído por um incêndio no último domingo (2).

 

Japão

O Grêmio Haicai Sakura realizará um evento na tarde deste domingo (9), às 15h, na Pracinha do Japão, junto ao Parque Ecológico Diva Paim Barth. Frente à presença dos fundadores do Grêmio, da comunidade japonesa de Toledo, de autoridades e professores/diretores de escolas, serão plantadas árvores de cerejeira do Japão (sakuras) e fixada uma placa alusiva à fundação do Grêmio Haicai Sakura, ocorrido no dia 19 de julho deste ano, em comemoração aos 110 anos da imigração japonesa ao Brasil. O convite é da coordenadora do Grêmio Haicai Sakura Lucrecia Welter Ribeiro.

 

Saúde

Na próxima sexta-feira (14), o Hospital Bom Jesus/Hoesp vai comemorar 47 anos com uma ação junto à sociedade realizando teste HGT, aferição de pressão e orientações de saúde. Essa ação vai ocorrer das 9h às 12h e das 14h às 17h na rua XV de Novembro (lateral do hospital).

 

Atraso

A cultura do atraso está tão arraigada no Brasil que nem o desfile cívico de 7 de Setembro consegue começar no horário marcado.

 

Respeito

É importante destacar o respeito dos candidatos durante o desfile em Toledo. Os que lá estiveram souberam se comportar muito bem.

 

Presença

Por falar em presença, baixa a presença de vereadores no desfile desta sexta-feira no Parque Ecológico Diva Paim Barth. Tudo bem que não é uma obrigatoriedade, mas nem mesmo muitos integrantes da base de apoio ao prefeito Lucio de Marchi (PP) deram as caras.

 

Menos presença

Se bem que nem mesmo muitos ocupantes de cargos de confiança do primeiro escalão lá estiveram.

 

Festa do Porco

Quero agradecer ao convite da diretoria do Clube Caça e Pesca de Toledo, na pessoa do presidente Claudemir Rossi, para o jantar de confraternização da 45ª Festa Nacional do Porco no Rolete esta semana.

 

Almoço especial

E já que entramos no mundo da gastronomia, nada melhor que aproveitar o sábado para saborear as delícias do Chico’s Restaurante, com direito a frutos do mar, feijoada e uma oferta de carnes nobres imperdível. Mais informações com Vagner pelos telefones (0xx45) 3055-4057 ou 99912-4050.

Coluna do Editor 07/09/18

Manifestação

Parece que a direção do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Toledo programou para esta sexta-feira (7) uma manifestação para frente do Ginásio de Esportes Alcides Pan, a Vila Industrial. Até aí nada demais, afinal, num país democrático o protesto é livre. O detalhe é que a eventual manifestação está programada para o mesmo horário da abertura da fase final dos Jogos da Juventude do Paraná, que será realizada em Toledo até o próximo dia 15, reunindo aproximadamente 5 mil pessoas na cidade.

 

Mal-estar

Bom, o assunto gerou mal-estar entre os servidores da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer que emitiram uma nota de desacordo à direção do SerToledo. “Embora cientes da legitimidade de manifestações como essa, acreditamos que por ser este um evento estadual de grande porte, reunindo mais de 5 mil pessoas de outras cidades, não é o local nem o momento de fazer manifestação que diz respeito exclusivamente aos servidores municipais, além de claramente desprestigiar o trabalho realizado na SMEL”, traz um trecho da nota.

 

Debandada

Na Assembleia Legislativa do Paraná, curiosamente, os partidos que mais perderam deputados de seus quadros foram aqueles que no início da atual legislatura contavam com as maiores bancadas da Casa: o PSC e o PMDB (hoje MDB). A primeira legenda, por exemplo, conseguiu ocupar 12 das 54 cadeiras (22,2% do total) nas eleições de 2014, muito por conta do sucesso de Ratinho Junior nas urnas – o hoje candidato a governador foi o deputado estadual mais votado da história do Paraná, com 300.928 votos.

 

Mudança

Em 2016, contudo, Ratinho mudou de partido e filiou-se ao PSD a convite de Gilberto Kassab, tendo a garantia de que disputaria o Palácio Iguaçu na próxima eleição. A bancada do PSC, então, caiu pela metade (de 12 para seis deputados), enquanto a da atual legenda que abriga Ratinho Junior quase quadruplicou, passando de três deputados em 2014 para 11 atualmente (ganhou seis nomes oriundos do PSC, dois do PSDB e outro do PMDB, além de ter perdido um parlamentar para o PP).

 

MDB também ‘encolheu’

Já a debandada de parlamentares do MDB na Assembleia Legislativa, que em 2014 elegeu oito deputados e hoje conta com apenas três parlamentares, está relacionada a conflitos internos. Presidente do partido no Paraná, o senador e candidato à reeleição, Roberto Requião fez aprovar, no início de 2016, uma resolução que permitia expulsar quem aderisse ao governo Beto Richa.

 

Dança das cadeiras

O alvo principal do governador era Luiz Cláudio Romanelli, líder do governo na Assembleia. Mas outros três nomes (Alexandre Curi, Artagão Júnior e Jonas Guimarães) também se insurgiram e abandonaram a sigla, se filiando ao partido do ex-prefeito de Curitiba e deputado federal Luciano Ducci, o PSB – que foi o segundo partido que mais ganhou parlamentares na Casa nos últimos quatro anos. Mais recentemente, foi vez de Ademir Bier engrossar a lista de dissidentes do MDB após abandonar o partido e filiar-se ao PSD para endossar a candidatura de Ratinho Junior ao governo estadual.

 

Meio Ambiente

O secretário do Meio Ambiente de Toledo Neudi Mosconi está feliz da vida com o resultado de mais uma viagem a Curitiba. Voltou com a notícia da liberação de mais R$ 1 milhão para a compra de novos equipamentos para as secretarias de Meio Ambiente e Habitação; outros R$ 2 milhões para novos trechos de asfaltamento aural - região Sul e trecho de Boa Vista; e mais 50 novos contêineres de lixo orgânico que serão repassados pela Transportec.

 

Varrição

Mosconi também adianta que dentro de mais alguns dias será testado um sistema, em parceria, para mecanização da variação de rua no município.

 

HCO

Apesar das notícias terem sido intensas nesta véspera de feriado, o HCO não fechou as portas para atendimento. Apenas na Unidade de Terapia Intensiva não está havendo mais internação.

Coluna do Editor 06/09/18

Estacionamento

Recebi a foto e a reclamação da amiga Tatiana Pedroso sobre esta vaga de estacionamento para cadeirante na Tiradentes, Centro de Toledo, mais precisamente em frente à Biblioteca Pública Municipal. Ela desabafou sobre o espaço, “completamente inútil... Não tem espaço nem para cadeirante condutor, nem para cadeirante passageiro descer. Cansada de precisar sair de casa e passar por situações desse tipo simplesmente porque as regras de sinalização não são cumpridas como deveriam” (Foto: Leitor J.O.).

 

Apelo

Fica aqui o apelo para que os atuais responsáveis pelo trânsito toledano resolvam o problema. A sociedade agradece!

 

Sincronia

Por falar em trânsito, não existe mais sincronia nos semáforos da rua Guarani. O que era para ser uma ‘onda verde’ hoje está mais para, no máximo, uma ‘marola’ diante das paradas por causa da falta de sincronia.

 

Pesquisa

A Associação dos Diários do Interior do Paraná (ADI-PR), entidade da qual o Jornal do Oeste é integrante, encomendou uma pesquisa para saber a intenção de voto ao Governo do Estado. Ratinho Junior (PSD) está com 40,4% das intenções de voto. Cida Borghetti (Progressista) aparece em segundo lugar com 15,5% dos votos, seguida por João Arruda (MDB), com 5,1%, Dr. Rosinha (PT), com 3,3%, Professor Jorge Bernardi 1,7%, Professor Ivan Bernardo 1,6%, Ogier Buchi 0,9%, Piva 0,5%, Geonísio Marinho 0,4%, Priscila Ebara 0,3%, Brancos /Nulos 11,4%, Não Sabe ou não opinou 18,9%. Se a eleição fosse hoje, Ratinho Junior garantiria a vitória em primeiro turno, com 61% das intenções de votos válidos.

 

Detalhes

A pesquisa foi contratada pela ADI – Associação dos Jornais Diários do Interior do Paraná. Registrada no TRE pela Radar Inteligência – Eireli ME, com o número PR-01900/2018, ouviu 1494 eleitores, com 16 anos ou mais, de todas as regiões do estado entre os dias 30 de agosto e 3 de setembro de 2018. A margem de erro é de 2,6 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança utilizado é de 95,5%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95,5% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro.

 

Operação Independência

A Polícia Rodoviária Federal começou a Operação Independência 2018. As atividades vão até o próximo dia 9.No trecho compreendido sob circunscrição da Delegacia de Cascavel o efetivo será empregado principalmente no combate ao excesso de velocidade, à direção sob influência de álcool e as ultrapassagens indevidas, que são as principais causas dos acidentes com mortes.

 

Dados

Na Operação Independência 2017 tivemos a ocorrência de 13 acidentes, com 15 pessoas feridas e 1 morte. 21 pessoas foram autuadas por conduzir veículo sob influência de álcool, sendo 6 delas presas, 799 veículos foram flagrados acima dos limites de velocidade e 180 realizando manobras de ultrapassagem em local proibido.

 

TooReciclando

A Secretaria de Meio Ambiente (SMA) realizará o lançamento do Programa TooReciclando no Seu Bairro - Toledo Cidade Limpa. O objetivo da ação é a melhoria na qualidade e preservação ao Meio Ambiente na região urbana e nos distritos do município. O evento será na próxima quarta-feira (12), às 7h30, no Auditório Acary de Oliveira.

 

Ciclovia

O diretor da Emdur Rodrigo Bortolotto Sales confirmou que em Vila Nova, a ciclovia que corta o distrito foi totalmente recuperada.

 

Solidariedade

Fica aqui o pedido para quem puder doar sangue em nome do pequeno Luís Antonio Brun, que está internado na UTI pediátrica do Hospital São Lucas, em Cascavel, com pneumonia. As doações podem ser feitas no Hemocentro de Cascavel ou Toledo.

Coluna do Editor 05/09/18

Mal-estar

Recentes postagens de um ocupante de alto coturno dentro da Prefeitura de Toledo gerou um grande mal-estar entre muitos outros integrantes do alto comando, isso porque é claro o apoio a um candidato a deputado federal contrário ao pensamento do prefeito Lucio de Marchi (PP).

 

Apoio

Isso porque o prefeito pediu aos ocupantes de cargos comissionados que, dentro da legalidade, apoiem José Carlos Schiavinato na disputa por uma vaga à Câmara Federal, assim como Natan Sperafico para deputado estadual. Os dois seriam os ‘candidatos oficiais’ do prefeito.

 

Posicionamento

Resta saber qual será a atitude do prefeito em relação a isso, até porque a pressão tem sido intensa, ainda mais porque a escolha do moço parece ter sido por uma decisão pessoal de Lucio, que precisa abrir os ‘zoios’ para algumas coisas que estão acontecendo dentro da prefeitura antes que seja tarde demais.

 

Bancada

O mesmo pode se dizer em relação ao comportamento até certo ponto promíscuo que alguns vereadores da chamada base de apoio à administração municipal. Há alguns dias, quando Ratinho Junior passou por Toledo, teve gente que ou compareceu pessoalmente ou mandou assessor em seu lugar. Mas na hora de pedir uma ‘obrinha’ vai bater na porta do prefeito e do vice – Tita Furlan (PV) –, que por sinal também é candidato a deputado estadual e uma vez mais vai marchar sozinho.

 

Velas

Tem vereador que em público jura amor eterno aos dois candidatos do prefeito, entretanto, liga para candidato de outra cidade prometendo o mesmo amor; ou faz ainda pior: escala seu assessor para fazer campanha a um terceiro candidato. É acender uma vela para cada santo, literalmente. Haja dinheiro para pagar tanta dívida.

 

Fidelidade

E já que o assunto é fidelidade, essa parece não ser uma preocupação dos deputados pelo Paraná que hoje ocupam cadeiras na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados. De acordo com Rodolfo Luis Kowalski, do Bem Paraná, entre os 84 deputados estaduais e federais, 34 (o equivalente a 40,5% do total) trocaram pelo menos uma vez de legenda desde as últimas eleições, em 2014, sendo que seis deles passaram por três partidos nesses últimos quatro anos.

 

Janelas

Aproveitando-se das janelas partidárias - um período de 30 dias que ocorre sete meses antes de uma eleição no qual os políticos podem trocar de partido sem o risco de perderem seus mandados - , inclusive, dois dos deputados estaduais passaram por três partidos nesses quatro anos: o Missionário Ricardo Arruda (que trocou o PSC pelo PEN em 2016 e neste ano filiou-se ao PSL, seu partido atual e pelo qual disputará a reeleição) e Gilberto Ribeiro (que permaneceu no PSB até 2016, quando foi para o PRP, e neste ano se filiou ao PP).

 

“Infiéis”

Já na Câmara Federal, o percentual de parlamentares “infiéis” até foi menor, com 10 dos 30 parlamentares (33,3% do total) trocando de legenda. Por outro lado, o número de deputados que trocaram duas ou mais vezes de partido foi maior, com quatro nomes: Alfredo Kaefer (PSDB, PSL e PP), Aliel Machado (PCdoB, REDE e PSB), Assis do Couto (PT, PMB e PDT) e Toninho Wanscheer (PT, PMB e PROS).

 

É nosso!

De segunda a sexta-feira, através do site do Jornal do Oeste é possível acompanhar “O Programa é Nosso”. Com cerca de meia hora de duração eu e Bruna Manfroi Kreutz analisamos algumas notícias de uma maneira bastante descontraída e recheada de opiniões.

Coluna do Editor 04/09/18

Sem comentários

A postagem aí é da tal Ursal – União das Repúblicas Socialistas da América Latina – que, confesso, sequer saber da existência até receber a foto após a tragédia com o Museu Nacional no Rio de Janeiro. Sem comentários existir, em pleno século 21, alguém que ainda se deleite com tamanha tragédia (Foto: Reprodução).

 

História

A perda do acervo do museu é incomensurável diante da grandeza. Não se tratava de enaltecer a burguesia – como atestam estes acéfalos da tal Ursal – até porque lá certamente estavam peças e documentos de todas as classes sociais que representaram suas respectivas épocas históricas.

 

Pichação

Quando se reclama aqui da pichação em prédios públicos é justamente para evitar que um dia Toledo se transforme numa cidade sem lei, como acontece atualmente no Rio de Janeiro.

 

Exagero?

Para quem pensa ser um exagero, lembre que o Rio um dia já teve seus 140 mil habitantes...

 

Contorno Oeste

A construção da maior obra rodoviária de Marechal Cândido Rondon iniciou na última semana de agosto. Trata-se do Contorno Oeste, que também pode ser considera a mais importante e esperada obra na área rodoviária do município e que atenderá as necessidades de transporte de toda a região oeste, bem como motoristas de todo país e América do Sul que usam a rota oeste do Paraná no eixo norte-sul.

 

Insistência

As obras da nova rodovia, com quase seis quilômetros de extensão, iniciaram pelo ponto central onde está instalado o parque de máquinas da empresa executante. A obra orçada em aproximadamente R$ 20 milhões já pode ser conferida e o traçado da rodovia já mostra a imponente estrada em execução.

Uma obra do governo estadual, com recursos do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e que é resultado da insistência do deputado estadual Elio Rusch.

 

Ligação

A rodovia ligará a PR-467 (estrada entre Marechal Rondon e Pato Bragado) e a BR-163 (estrada entre Marechal Rondon e Guaíra), direcionando todo o fluxo de veículos pesados e de cargas vivas para o Contorno Oeste.

 

Abrafarma

A Prati-Donaduzzi estará na Abrafarma Future Trends, que acontece no Expo Transamérica, em São Paulo, evento promovido pela Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias. O evento reúne renomados palestrantes nacionais e internacionais que abordarão temas de interesse comum, como apresentação de técnicas voltadas para o gerenciamento de categorias, experiência do cliente, novos serviços em farmácia, entre outros.

 

Varejo

Com o objetivo de atrair, ainda mais, os principais executivos do setor, o Future Trends contempla o Fórum de Alta Gestão, uma sessão especial para os executivos das redes farmacêuticas e indústrias, que contará com debates de temas relevantes. O Encontre o Varejista é o momento em que as redes terão a oportunidade de apresentar, exclusivamente para seus parceiros comerciais, suas expectativas e estratégias futuras através de sessões, além de terem à disposição uma área destinada à promoção de relacionamentos.

 

Relacionamento

Executivos da Prati-Donaduzzi estarão presentes para estreitar, ainda mais, o relacionamento com representantes das principais redes farmacêuticas e executivos do setor. “Participar de um evento como o Abrafarma Future Trends é uma oportunidade de rever amigos e apresentar nossas novidades para os parceiros, além de debater as expectativas do mercado para os próximos anos”, afirma Walter Batista, diretor comercial da empresa.

Coluna do Editor 01/09/18

Multas

O senhor Gaspario Libermann visitou o Jornal do Oeste esta semana para reclamar de quatro multas recebidas no ano passado e que, em sua visão, são ilegais. Além disso, ele reclama não ter recebido a notificação em sua residência, que fica na Vila Pioneiro, “há 51 anos, desde o tempo em que o (Avelino) Campagnolo era prefeito”, como conta seu Gaspario.

 

Notificação

De acordo com dois comprovantes dos Correios, foram seis tentativas para localizar o endereço de seu Gaspario e, conforme está anotado a indicação é “Não Procurado” em dias e horários diferentes. “Mas meu Deus do céu, minha casa está lá”, desabafou – e com razão.

 

Não existe

Ele disse ter ido à Ciretran local e, segundo informações obtidas, seu endereço não consta dos arquivos digitais.

 

Imposto

Ele só descobriu a existência das multas quando foi pagar o imposto de seu veículo, um Corsa 1996.

 

Infrações

Pelo que consta no relatório do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR), seu Gaspario foi multado duas vezes por deixar de usar o cinto de segurança (nos dias 26 de junho e 18 de outubro do ano passado) e uma por causa do EstaR (em 8 de agosto, também do ano passado). “Essas multas são fabricadas”, criticou, desferindo alguns impropérios ao prefeito Lucio de Marchi e ao secretário João Crespão (Segurança e Trânsito).

 

Correição

Nos dias 27 e 28 de setembro, a partir das 8h30, as Promotorias de Justiça das Comarca de Toledo serão submetidas à Coorerição Ordinária pela Corregedoria-Geral do Ministério Público do Estado do Paraná. A informação é do promotor José Roberto Moreira.

 

População

O IBGE divulgou esta semana a estimativa da população brasileira. O Estado do Paraná hoje tem aproximadamente 11 milhões de habitantes, sendo Curitiba a com maior número: 1.917.185 de habitantes. A segunda maior cidade é Londrina, com 563.943 moradores, seguida de Maringá com 417.010 e Ponta Grossa, com 348.053. Cascavel vem logo atrás com 323.476.

 

Da região

Da região Oeste, Foz do Iguaçu é a 7ª, com 258.823 habitantes; já Toledo está em 12º no ranking das maiores cidades do Estado, com 138.572 habitantes.

 

Fala Leitor

O advogado Renato Knieling, leitor assíduo desta Coluna, enviou mensagem sobre o roubo na Escola Municipal Engenheiro Waldyr Luiz Becker, no Jardim Coopagro. “Não tem jeito mesmo. GM não consegue proteger bens públicos municipais... Teatro pichado... Escolas Municipais furtadas... Nada do efetivo lá para zelar pelo patrimônio público”.

 

Explicações

Ele segue dizendo ser “risível. para não chorar. Ah e tem outra: há uma reincidência no mesmo local. Um assunto interessante seria abordar o prefeito e seus nobres secretários, principalmente o da Segurança, pra dar explicações se a GM tem uma das funções proteger o patrimônio público. Já não é de hoje que o Jornal do Oeste comenta sobre esse grave problema e nada de uma resposta do poder público municipal”.

 

Meme

Poucos minutos após o fim da entrevista da candidata ao governo do Paraná Priscila Ebara Guimarães (PCO) ao jornalista José Wille, no jornal Band Cidade em Curitiba, na noite de quinta-feira (30), um trecho da conclusão do bloco já viralizou na internet. É o primeiro meme da eleição no Paraná.

 

No rádio

Após fazer sua conclusão, a candidata levantou-se antes que o programa pudesse ser encerrado. "Obrigada, hein. Tchau", disse estendendo a mão a José Wille. "Eu ouvia você no rádio", continuou a candidata em referência ao tempo em que Wille era editor-chefe da Rádio CBN Curitiba. "Agora só na televisão", respondeu Wille sorrindo, antes de pedir um instante para que pudesse encerrar a entrevista.