Coluna do Editor
Coluna do Editor 19/12/18

Consenso

Um nome entre os vereadores de situação poderia ter mudado os rumos da escolha do novo presidente da Câmara Municipal em Toledo. O da atual líder de Governo Janice Salvador (PSDB) parecia ser nome de consenso entre os dois lados da trincheira.

 

Atraso

Ainda sobre a eleição na Câmara de Toledo para escolha da nova Mesa Diretiva: diante de tantos acordos e negociações de última hora, a sessão especial começou com 22 minutos de atraso. Estava prevista para as 10h.

 

Mais atraso

Pior foi a entrega de Moções de Aplausos, na mesma segunda-feira. O início era para ter sido às 13h30, mas começou mesmo às 13h50, ou seja, nada menos que 20 minutos de atraso. Um desrespeito completo com quem estava sendo homenageado pelos próprios vereadores.

 

Sem atraso

Ah, um detalhe importante: quem seria homenageado não se atrasou. Todos estavam no horário combinado no Plenário Edílio Ferreira.

 

Na hora

Justiça seja feita! Os vereadores Pedro Varela (PP), Vagner Delabio (PSD) e Marli do Esporte (PC do B) foram os únicos a chegar no horário marcado.

 

Assume

A indicação de Sandro Alex para a Secretaria de Infraestrutura do governo Ratinho Junior (PSD) levou o segundo suplente da coligação, Stephanes Junior a ficar com uma vaga na Câmara Federal. Stephanes foi deputado estadual e vereador por Curitiba.

 

Lixo

Alguns comentários em relação à festa de aniversário dos 66 anos de Toledo. Primeiro a questão do lixo deixado pela população. Reclamar que não havia muitos pontos para jogar o lixo é uma desculpa para lá de esfarrapada, afinal, a quantidade de contêineres espalhados pelo Parque Ecológico Diva Paim Barth daria para juntar o lixo de muitos bairros na cidade.

 

Bolo

Outra coisa é em relação à distribuição do bolo. Nada menos que 30 mil potes foram confeccionados, 10 mil a mais em relação ao ano passado e ainda assim houve quem reclamasse porque não podia levar mais que um por vez! Gente, como assim? O bolo não era para jantar, mas sim para celebrar o aniversário do município.

 

Banheiros

Impressionante também a sujeira nos banheiros, objeto, claro, de reclamação. Aí uma pergunta: mas quem suja?

 

Consciência

Houvesse mais consciência por parte dos usuários, certamente o estado dos banheiros públicos no Parque Ecológico seria muito melhor do que o atual, com pichação para todos os lados, vidros quebrados, portas arrancadas, sem tampa nos vasos, entre outros pequenos problemas criados por vândalos do dinheiro público.

 

Importante

Um detalhe importante da festa foi a presença do vice-prefeito Tita Furlan (PV) ao lado do prefeito Lucio de Marchi (PP) durante alguns momentos. Importante porque, embora haja diferenças entre eles, ambos sabem da importância do trabalho que têm ainda por mais dois anos à frente da Prefeitura de Toledo.

 

Apareceram

Não me causa mais surpresa em eventos como os da última sexta-feira, em especial o show de Michel Teló, a presença de alguns vereadores cujo comportamento na Câmara Municipal é bem distinto em relação ao prefeito.

 

Energia

O secretário do Meio Ambiente Neudi Mosconi está feliz com o resultdo da audiência pública para apresentação de um projeto para instalação de uma moderna Central de Geração Hidrelétrica (CGH) no Rio São Francisco, no mesmo local onde havia, há muitos anos, a primeira unidade energética de Toledo.

Coluna do Editor 18/12/18

Frase

Em terra de cego, quem tem um ‘Zoio’ é...presidente! E da Câmara Municipal. Seguindo a tradição, a eleição para escolha da nova Mesa Diretiva do Legislativo em Toledo foi recheada de conversas nos bastidores, ligações tensas, desabafos nos corredores e, claro, surpresa na hora da escolha do novo presidente.

 

Clima tenso

Antes mesmo do início da sessão especial para escolha dos membros da mesa para o biênio 2019/2020 era nítido o clima tenso entre os vereadores, tanto de um lado quanto do outro.

 

‘Pé de ouvido’

Antes do início da sessão, os vereadores Ademar Dorfschmidt (MDB) e Gabriel Baierle (PTB) tiveram uma conversa ‘pé de ouvido’ na sala de imprensa. Depois foi a vez de Ademar conversar com o colega de partido Leoclides Bisognin e com o futuro presidente Antonio ‘Zoio’.

 

Plateia

Poucas vezes se viu o Plenário Edílio Ferreira tão cheio para acompanhar uma votação na Câmara. Assessores de todos os lados apareceram.

 

Chão batido

Aliás, o chão entre o prédio da prefeitura e o da câmara ficou batido de tanto vai e vem.

 

Irritado

O mais irritado antes do início da sessão era Edmundo Fernandes (PRB). “Hoje tenho vergonha em ser vereador”, desabafou ele, que se retirou minutos antes do início da votação, deixando o clima ainda mais tenso.

 

Blocos

Por falar em tensão, até minutos antes do início votação, eram seis as bancadas dentro do Legislativo local: Bloco União e Amor por Toledo, Bloco União por Toledo, Bloco Fiscalização com Ética e Transparência e Bloco Por um Toledo Melhor, além das bancadas do PDT e PSL.

 

Ofícios

Antes da votação, porém, foram recebidos quatro ofícios de vereadores solicitando desligamento de seus blocos, tendo sido considerados válidos os documentos encaminhados por Olinda Fiorentin (PPS) e Edmundo Fernandes (PRB), desfazendo os dois blocos que eles integravam. Já os documentos de Janice Salvador e Vagner Delabio não atenderam os critérios previstos.

 

Último

O último a chegar ao plenário foi Marcos Zanetti (PDT). Confiante no apoio do MDB para conseguir os votos necessários e ir ao segundo turno. Seria o reconhecimento ao papel decisivo de Zanetti na eleição de Ademar para a presidência da Câmara na gestão passada. Seria, mas não foi...

 

Três apenas

No primeiro turno, Zanetti teve apenas três votos: o dele, de Marli do Esporte (PC do B) e do colega Genivaldo Paes (PDT).

 

‘Eu sozinho’

Aliás, Leandro Moura (PSL) e Albino Corazza Neto (PDT) tiveram apenas um voto no primeiro turno. Blocos do ‘eu sozinho’.

 

Clima ruim

Impossível não perceber a falta de estrutura da base de apoio ao prefeito Lucio de Marchi (PP) dentro da Câmara Municipal. A votação azedou de vez o clima nada amistoso entre os vereadores.

 

Traição

Para muitos Renato Reimann (PP) teve um peso decisivo neste processo de escolha de ‘Zoio’. Seriam rusgas pessoais com Delabio que, pelo visto, foram resolvidas na hora da votação. Gabriel Baierle foi outro que parece não ter gostado do tom da conversa de um lado e fechou com o outro.

 

Gelatinosa

Implodiu de vez uma base que, certa vez, classifiquei de gelatinosa, sendo bastante criticado por isso. O tempo parece ter se encarregado de mostrar quem tinha ou não razão a respeito da volatilidade de uma base que carece de um articulador político.

 

De olho

Falando em articulador, pode ter sido apenas uma coincidência, mas Carlos Alberto Piacenti – cotado para voltar à Prefeitura de Toledo como assessor de governo – acompanhou toda votação de camarote e nos bastidores também.

 

Sem articulação

Essa questão da articulação frágil entre o prefeito e os vereadores é algo que tem sido comentado desde o início da gestão, quando o então chefe de Gabinete Alceu Dal Bosco ainda segurava as pontas. De lá para cá...

 

Nada com isso

Agora, é preciso destacar que Antonio ‘Zoio’ de Freitas não tem nada a ver com isso e mostrou ter um forte poder de articulação. Seja lá como conseguiu, a verdade é que hoje ele amanheceu sendo o presidente eleito da Câmara Municipal. Queiram ou não queiram é assim que a banda vai tocar a partir de janeiro de 2019 até dezembro de 2020.

Coluna do Editor 15/12/18

Novo presidente

Segunda-feira (17), às 10h, será escrito um novo capítulo na história da Câmara Municipal em Toledo com a eleição do novo presidente e, claro, a troca de toda Mesa Diretiva. Ao menos uma coisa não mudou: a indefinição em torno de nomes, seguindo a tradição das últimas legislaturas.

 

Eleição chave

E a eleição deste ano é chave, ainda mais porque será este presidente o responsável por conduzir os trabalhos na reta final da gestão do prefeito Lucio de Marchi (PP) e, claro, atravessar a tempestade sempre causada por causa da disputa municipal em 2020.

 

‘Favoritos’

Se é que podemos usar este adjetivo, alguns nomes surgem como ‘favoritos’ na disputa, com destaque para a atual líder de Governo Janice Salvador (PSDB) e Marcos Zanetti (PDT). Ainda correm por fora Vagner Delabio (PSD), Airton Savelo (PTB) e Walmor Lodi (PR). Mas, como já escrevi em tantas outras oportunidades, não será surpresa acontecer uma surpresa.

 

Pressão

E a tensão pré-eleição é tamanha que teve vereador ameaçando deixar a base de apoio ao prefeito caso não fosse ele o indicado para a presidência. Sem comentários...

 

Fichas

Tivesse eu que apostar minhas fichas em apenas um nome, cravaria em Janice Salvador.

 

Encontro

O governador eleito Ratinho Junior e o futuro secretário de educação do Paraná, Renato Feder, se reuniram com o empresário Jorge Paulo Lemann, dono da 26ª maior fortuna do mundo e que aplica tempo e parte dos recursos na Fundação Lemann, uma organização familiar e sem fins lucrativos que colabora com iniciativas para a educação pública em todo o Brasil e para resolução de problemas sociais do país.

 

Planejamento

O encontro faz parte do planejamento do estado para os projetos que serão aplicados na educação na próxima gestão. “Estamos buscando conhecer as melhores experiências na área, fazer parcerias e conseguir apoio de Instituições referência como a Lemann, para implementar no nosso estado projetos que façam do Paraná um modelo em educação”, afirmou Ratinho Junior.

 

Too Reciclando

Nesta semana, as caçambas itinerantes do Programa Too Reciclando estão disponíveis para a população do Jardim Pancera e no Jardim Gisela, próximas às Associações de Moradores. São três caçambas, desde segunda (10) até o próximo domingo (16). Para descartar corretamente é necessário colocar os resíduos conforme a identificação das caçambas, e não em volta dos contêineres.

 

E aí?

Por falar em programas, gostaria imensamente em saber quando o Too Pedalando será retomado. Um ex-secretário da Prefeitura de Toledo, em seu melhor estilo, apenas enrolou, enrolou, quis mudar a grafia, mas de concreto mesmo apenas falatório. Não deixou saudades!

 

Aposentado

Esta semana Jair Benke se despediu da Copel. Aposentou-se. Carlos Eduardo Galina é o novo gerente da unidade em Toledo.

 

Emdur

Mudanças à vista na Emdur. Dois nomes bastante conhecidos estariam com as malas prontas para voltarem a ocupar cargos dentro da empresa. Mauri Refatti e Lídio Michels deverão assumir a direção em janeiro.

 

Também

Outros dois lugares dentro da Prefeitura de Toledo que terão mudanças são na Chefia de Gabinete e na Assessoria de Governo. O atual chefe de Gabinete Jozimar Polasso já é na prática o novo secretário de Desenvolvimento Econômico e a partir do início de 2019 ficará apenas na secretaria.

 

Nomes

Para o lugar de Jozimar o nome mais cotado é do ex-secretário de Saúde Thiago Stefanello (hoje na Casa Civil do Governo do Estado); para a Assessoria de Governo, pasmem, o nome ventilado é o de Carlos Alberto Piacenti.

 

Divisão

Pasmem porque Piacenti foi exonerado logo após a eleição de outubro em função dos apoios a candidatos de outros municípios e de manifestações bastante distintas daquilo que a maioria do grupo que apoia o prefeito Lucio pensa. Pelo visto 2019 tende a começar agitado.

Coluna do Editor 14/12/18

Aniversário de Toledo

Neste ano, o aniversário de Toledo será comemorado com 30 mil potes de bolo, fogos de artifício e o show do cantor sertanejo Michel Teló. A programação começa a partir das 19h30, no Parque Ecológico Diva Paim Barth. Toda a comunidade está convidada a participar.

 

Prefeitura fechada

Nesta sexta-feira (14) é feriado de aniversário de 66 anos de Toledo e os serviços públicos municipais estarão fechados, incluindo o Prédio da Prefeitura, Unidades Básicas de Saúde (UBS), Farmácia Comunitária, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), Escolas Municipais, Agência do Trabalhador, Procon, e Restaurantes Populares.

 

Transporte Coletivo

A Viação Sorriso informa que o transporte coletivo funcionará normalmente no feriado de hoje.

 

Lixo

A coleta de lixo também será feita normalmente na sexta-feira (14)

 

Comércio

O comércio varejista de Toledo, exceto bancos, estará aberto para atendimento das 9h às 17h. No sábado (15) o atendimento segue das 9h às 18h, enquanto no domingo (16) o comércio estará fechado. O atendimento no feriado é uma troca com a terça-feira de carnaval do dia 5 de março de 2019, quando o comércio não irá atender.

 

Acordo coletivo

Este é um acordo coletivo de trabalho firmado entre o Sindicato dos Empregados no Comércio de Toledo e Sindicato do Comércio Varejista de Toledo (Sinvar).  O Art. 142 da Lei 1946 de 2006 do Código de Posturas do Município, permite que a Administração Municipal autorize o funcionamento do comércio em feriados, mediante acordo com os Sindicatos.

 

Homenagem

Neste sábado (15), a partir das 19h, integrantes da antiga guarda mirim de Toledo realizarão no Clube de Caça e Pesca um jantar em homenagem à irmã Luiza. Agradeço ao empresário Beto Ignácio pelas informações.

 

Sessão solene

Ontem à noite aconteceu a sessão solene da Câmara Municipal para outorga de homenagens do Legislativo e do Executivo. Foram agraciados com a Medalha Willy Barth Dionísia Leocadia Rohde Heiss e Loir Santos Leandro. E com o título de Cidadania Honorária Levino José Sperafico.

 

Convite

Muito bacana, ainda mais porque agora se valoriza quem recebe a homenagem e não existe mais aquele monte de honrarias. O detalhe é que alguém se esqueceu de fazer ou enviar o convite. Nenhum e-mail, telefonema ou sinal de fumaça para avisar do evento.

 

Comunicação

Não sei de quem é a falha, mas a falta de comunicação com a imprensa em Toledo tem sido um problema sério em relação às questões da Câmara Municipal e este foi apenas mais um – triste – episódio.

 

Em cima da hora

Mas este problema não é exclusividade de Câmara, até porque nos últimos dias o que teve de ligação convidando para eventos em cima da hora foi de arrepiar. Deve ser a correria do fim de ano.

 

De saída

Lídio Michels, que ocupou cargos de secretário junto à Prefeitura de Toledo, está oficialmente desfiliado do PDT local. O documento foi encaminhado à Justiça Eleitoral nesta quinta-feira (13). Lídio disse ainda não saber qual caminho seguir, mas convite é o que não falta.

 

Mais?

Nos últimos dias aumentaram os rumores sobre uma saída em massa do PDT. Outros nomes cotados para deixarem a sigla são do advogado Mauri Refatti, do também ex-secretário Ascânio Butzge e do vereador Genivaldo Paes, entre outros.

 

Aproximação

Seria um caminho de aproximação com o prefeito Lucio de Marchi (PP).

 

Chegando

Em compensação o PDT na região se fortaleceu, também nesta quinta-feira, com a oficialização da filiação do deputado estadual Marcio Pacheco. O vereador Marcos Zanetti foi quem deu a notícia.

Coluna do Editor 13/12/18

Novo livro

O professor – e pesquisador – Pery Francisco Assis Shikida visitou o Jornal do Oeste esta semana, quando trouxe um exemplar do seu livro “Memórias de um Pesquisador no Cárcere”, fruto de anos de pesquisa sobre a economicidade do crime no Brasil. Pery - acompanhado de Helena Nickel (orientanda do crime) e Isabela Romanha de Alcântara (assistente) - foi recebido pelo diretor-administrativo Armando Staudt Manfroi (Foto: Márcio Pimentel).

 

Novo livro

E o trio agora se prepara para uma nova empreitada em Foz do Iguaçu, onde irão coletar informações para um novo livro.

 

Contrapartida

O advogado Renato Knieling, leitor assíduo deste espaço, comentou sobre a questão do fura fila do Sistema Único de Saúde, motivo de uma ação do Gaeco esta semana no Paraná. Para Renato, está na hora do usuário começar a pagar um valor como contrapartida pelo atendimento no sistema público, isso porque muitas pessoas faltam às consultas ou exames sem avisar, um dos motivos para a demora na fila.

 

Valor

Ainda segundo Renato, R$ 10,00 seria um valor justo e que seria pago na conta direta do hospital, como fosse uma coparticipação. “É fácil criticar o ‘fula fira’, mas muitas vezes está com uma doença crônica e pode morrer entra no esquema do ‘pacotinho’”, comentou o advogado.

 

Ruim

Ele aponta que a situação é ruim para os dois lados. “Quem tem um filho morrendo e sabe que só será atendido daqui alguns meses, faz de tudo para salvá-lo”, justifica.

 

Cozinha

Dentro de mais alguns dias será assinado um convênio no valor de R$ 800 mil para compra de equipamentos e reforma da Cozinha Social, de acordo com informações do diretor da unidade André Heck. O dinheiro será repassado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab).

 

Natal

Nesta quinta-feira (13) vamos conhecer o primeiro contemplado na campanha Natal Encantado de Toledo 2018. O sorteio, marcado para as 10h na Acit, tem como premiação um veículo Ford Ka. O atendente que tiver o nome descrito no cupom sorteado será contemplado com um vale-compras de R$ 1 mil. O segundo e último sorteio da promoção irá entregar uma Ford Ranger. O prêmio será sorteado no dia 10 de janeiro de 2019. A campanha Natal Encantado de Toledo é uma realização da Acit, em parceria com o Sicoob Meridional, Shopping Panambi e Slaviero Veículos.

 

Força-tarefa

“A obra tinha Habite-se. Acreditávamos que estava tudo certo e não estava. A gestão segue na força-tarefa para colocar em funcionamento”. A declaração é do prefeito Lucio de Marchi (PP), sobre o esforço que vem sendo feito desde que ele assumiu para abrir finalmente o Hospital Regional.

 

UPA e Mini

Conforme o prefeito os avanços na saúde estão sendo feitos. Além da reabertura do Mini-hospital, as reformas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Atualmente três obras estão em andamento e mais três já assinadas aguardando início das obras. A construção de uma unidade no distrito de Vila Nova também foi assinada “Por mais que as transferências hospitalares são de responsabilidade do Estado, o município nunca se omitiu como co-responsável. A abertura do Mini teve como objetivo diminuir o impacto do número de pessoas atendidas num único lugar, como ocorria anterior a 2012. Após sua abertura diminuímos o número de óbitos em unidades de urgência e emergência e o município vem lutando ao lado do Estado para abertura do Hospital Regional para assim ampliar de forma considerável o número de leitos”, complementa o prefeito.

 

Investimentos

Ele cita ainda que o Estado investiu R$ 14 milhões em equipamentos e, recentemente, mais R$ 1 milhão para adequar a parte elétrica. “Infelizmente os danos causados pela má fiscalização durante o período de construção, estão causando um atraso imensurável na abertura do Hospital Regional, o que já ficou mais do que claro por meio da auditoria e da CPI. Estamos trabalhando. Todo o esforço e o empenho é para abertura dessa unidade que vai atender não só Toledo, mas os 18 municípios que compõem a 20ª Regional de Saúde”, finaliza. Todos os trâmites, segundo o prefeito de Toledo, estão sendo acompanhados pelo Ministério Público.

Coluna do Editor 12/12/18

Show

Na segunda-feira (10), em segunda votação, foi aprovado o Projeto de Lei 12/2018, que estabelece os critérios para habilitação de organizações sociais para, eventualmente, prestação de serviços junto à Prefeitura de Toledo. Houve muita polêmica e debates acalorados dentro da Câmara Municipal. Até aí tudo bem, afinal, está no roteiro. O que não se pode mais permitir é o show – de horrores – promovido por muitos vereadores.

 

Assunto

Está no Regimento Interno que o parlamentar deve se ater, durante os debates, àquilo que está no projeto, algo que sistematicamente não vem sendo respeitado, muito menos na sessão de segunda.

 

Panfletos

Criou-se uma polêmica em torno de um panfleto que teria sido distribuído por um assessor de vereador, defendendo a aprovação do projeto, uma resposta ao material distribuído pela direção do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais contra a proposta.

 

Apócrifo

Aí uma pergunta: se o projeto é bom, então por que fazer um material apócrifo?

 

Não pode

Polêmica maior foi porque duas notas de repúdio, uma do Conselho da Cultura e outra do Conselho da Educação, teriam sido impedidas de serem publicadas no órgão oficial do município.

 

Nota de repúdio

A dos membros do Conselho Municipal de Política Cultural de Toledo, emitida após reunião ordinária no dia 6, “por maioria repudia o não acatamento do Ofício 06/2018 – CMPC, deste colegiado, pela Câmara Municipal de Toledo. O referido ofício delibera pela supressão do termo cultural do Projeto de lei nº 12/2018 (Estabelece critérios como organizações sociais de pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, cujas atividades sejam relacionadas com as áreas social, educacional, ambiental, de desenvolvimento científico e tecnológico, cultural, esportiva e de saúde)”.

 

Mais uma

Já a do Conselho Municipal de Educação de Toledo, após reunião extraordinária no dia 7, “por maioria repudia o não acatamento do Parecer 13/2018 – CME, deste colegiado, pela Câmara Municipal de Toledo. O referido parecer manifesta contrário e solicitou que seja excluída a área educacional ou de ensino do Projeto de Lei nº 12/2018 que “Estabelece critérios como organizações sociais de pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, cujas atividades sejam relacionadas com as áreas social, educacional, ambiental, de desenvolvimento científico e tecnológico, cultural, esportiva e de saúde”.

 

Sondagem Industrial

Nesta quarta-feira (12), às 9h, a Fiep apresenta, em primeira-mão à imprensa, o resultado da pesquisa Sondagem Industrial. O estudo traz um panorama geral das perspectivas do empresário paranaense do setor para 2019. Este ano, participaram da pesquisa cerca de 620 indústrias de todas as regiões do Paraná, e de todos os portes. No total, as empresas ouvidas representam 75 mil e 700 empregos gerados no estado.

 

Ordem de Pinheiro

No próximo dia 19, a governadora Cida Borghetti entrega a Ordem do Pinheiro para 80 personalidades que se destacam em suas profissões e atuação pública, contribuindo para a divulgação e crescimento cultural, econômico, político e social do Paraná. Na lista dos agraciados estão a deputada eleita Joice Hasselmann (PSL), o senador Roberto Requião (MDB), os deputados Fernando Francischini (PSL) e Pedro Lupion (DEM) e os ministros Alexandre Baldy (Cidades), Osmar Terra (Desenvolvimento Social) e Valter Casimiro (Transportes).

 

Tem mais

Também serão homenageados o delegado da Polícia Federal, Maurício Valeixo; a coordenadora do Proncon, Claudia Silvano; a primeira-dama de Curitiba, Margarita Sansone; o coordenação nacional da Pastoral da Criança, Nelson Arns; a empresária Ana Amélia Filizola (RPC); os diretores da Itaipu Binacional, Marcos Stamm (brasileiro) e José Alberto Alderete Rodriguez (paraguaio); a presidente da Organização Mundial da Família (OMF), Deisi Noeli Weber Kusztra; o desembargador João Pedro Gebran Neto; a conselheira do Conselho Nacional da Justiça, Maria Tereza Uille Gomes; o médico e presidente da Fundação Araucária, Paulo Roberto Brofman e o servidor público, Yoshiaki Yamaguchi.

Coluna do Editor 11/12/18

Fura fila

A operação do Gaeco neste início de semana, para investigar um esquema fraudulento para furar fila no Sistema Único de Saúde deve ter deixado muita gente com a pulga atrás da orelha em Toledo. Não pelo envolvimento no esquema, mas por tentar de várias formas querer passar algumas pessoas na frente, isso sem mencionar outros benefícios.

 

Passagem

Um dos grandes problemas que Toledo tem enfrentado é a insistência de algumas pessoas para que o município pague pelo transporte de pessoas de outros municípios ou então com muitos dias de antecedência das consultas marcadas em Curitiba.

 

Pensão

Além disso, há a questão da pensão, destinada apenas para pacientes do município atendidos pelo SUS e não para quem procura atendimento na rede particular e depois pede ajuda no público.

 

Sem dinheiro

Não é caso do Paraná, mas a menos de um mês do fim do mandato, 11 governadores correm o risco de deixar seus Estados sem caixa para cobrir despesas realizadas em sua gestão. Ei-los: Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Sergipe. Também estão nesse grupo São Paulo e Rio Grande do Norte, mas esses Estados só apresentaram até agora os dados da execução orçamentária até agosto, de acordo com o sistema do Tesouro Nacional. As informações são de Idiana Tomazelli e Adriana Fernande no Estadão.

 

Decoração

Belíssima a decoração natalina este ano nas ruas em Toledo. E a beleza tem atraído muita gente para fora de casa a fim de conferir os enfeites.

 

Tristeza

Em compensação, uma tristeza enorme ir com a família ao Parque Ecológico Diva Paim Barth e observar a falta de zelo da população com os banheiros públicos ali instalados. Pichações por todos os lados, vidros quebrados e peças do banheiro depredadas.

 

Menos

Aos poucos a ideia de redução do número de vereadores na Câmara de Toledo vai ganhando mais adeptos. O mais recente deles é o presidente do Sescap-PR Alceu Dal Bosco. Para ele, não importa quantas vagas sejam reduzidas, “uma, duas, três... o que importa é o recado que nossos vereadores dariam para a população”, disse ele em visita ao Jornal do Oeste.

 

Quinze

Em sua opinião, assim como na minha, o ideal hoje seria a Câmara Municipal ter 15 vereadores. “Seria o ideal pelo tamanho da cidade e representaria uma economia considerável ao longo de quatro anos”, resumiu.

 

Contas aprovadas

Em sessão realizada no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná na última sexta-feira (7), foram julgadas aprovadas as contas de campanha do governador eleito, Ratinho Junior e do vice, Darci Piana. O relator do processo de Prestação de Contas, Dr. Paulo Afonso da Motta Ribeiro, em seu voto ressaltou a regularidade das contas apresentadas e foi acompanhado por unanimidade pelos demais membros do TRE/PR. Com essa decisão Ratinho Junior e Darci Piana estão habilitados para a diplomação que acontecerá no dia 18 de dezembro.

 

Mudanças

Dom João, bispo da Diocese de Toledo, oficializa transferências do clero para o ano de 2019. O comunicado oficial foi expedido nesta segunda-feira (10). As nomeações e posses acontecerão em fevereiro de 2019.

 

Lista

O padre Hélio José Bamberg será o novo pároco da Catedral Cristo Rei; padre Inácio Afonso Scherer irá para a Paróquia São Francisco de Assis, em Assis Chateaubriand; o padre Antônio Carlos Pereira da Silva assumirá a Paróquia Cristo Rei em Entre Rios do Oeste; o padre Geraldo Marino Ferreira será o pároco da Paróquia Menino Deus em Toledo; e o padre Valdecir Caires Trajano a Paróquia Sagrada Família, também em Toledo.

Coluna do Editor 08/12/18

Em Brasília

O governador eleito Ratinho Junior (PSD) se encontrou esta semana, em Brasília, com o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) para discutir projetos de infraestrutura. Durante o encontro, Ratinho Jr. incluiu na pauta a construção de um projeto comum entre governo federal e governo do Estado para viabilizar um novo corredor de exportação ligando o porto de Antofogasta, no norte do Chile, com o porto de Paranaguá. “Temos que trabalhar com soluções que proporcionem a redução dos custos de transportes e com isso geram maior acessibilidade, comércio e interações na região”, explicou o governador eleito. Segundo ele, a ideia é estabelecer ações de melhorias nas vias de transporte e estimular o crescimento do setor produtivo.

 

Pacto Federativo

Além da consolidação do novo corredor, Ratinho Jr. falou com Bolsonaro sobre um tema de bastante relevância do novo governo: a discussão de um novo pacto federativo. Na avaliação do governador eleito, esse novo pacto entre União e Estados depende da aprovação de reformas como a da Previdência e a Tributária. “Temos ambiente para realização das reformas, há uma consciência por parte da população, do empresariado e dos parlamentares”, apontou Ratinho Jr.

 

Bom ano

O presidente do Sescap-PR, o toledano Alceu Dal Bosco, termina 2018 satisfeito com o primeiro ano de sua gestão à frente do sindicato. Embora o momento seja delicado em função do fim da contribuição obrigatória, previsto na reforma trabalhista, ainda assim a entidade fecha 2018 com um alto número de pessoas capacitadas através dos vários cursos ofertados ao longo do ano. E no Estado inteiro.

 

Vaga

Outro bom motivo para o presidente do Sescap-PR comemorar foi a obtenção de uma vaga junto à Junta Comercial do Paraná, um sonho antigo conseguido agora graças ao apoio decisivo do chefe da Casa Civil do Governo do Estado, o também toledano Dilceu Sperafico.

 

Pichação

Enquanto o tal projeto de reforma do Teatro Municipal não sai, o espaço continua sendo alvo de vândalos. A pichação só aumenta nos fundos do prédio.

 

Sem aumento

Os vereadores de Foz do Iguaçu rejeitaram, por unanimidade, na sessão desta quinta-feira (06/12), os projetos de Lei 65/2018 e 66/2018 que atualizariam em 2,06% de perdas inflacionárias os salários de prefeito, vice-prefeito, secretários municipais, procurador geral do município, vereadores e presidente da Câmara. Em consenso, eles decidiram rejeitar os dois projetos levando em consideração o atual momento econômico do país.

 

Direito

Em que pese a reposição ser um direito previsto em lei, os salários de vereadores e gestores municipais estão sem reajuste há quatro anos, o que corresponde a um acumulado de 28,25%. As propostas rejeitadas nesta quinta tratavam da reposição de 2,06% correspondente apenas à recomposição de parte da perda salarial medida pelo INPC/IBGE, no período de 1º de janeiro de 2017 a 31 de dezembro de 2017.

 

Exemplo

Sem dúvida os vereadores na terra das cataratas dão um bom exemplo de economia, algo que não aconteceu em Toledo, onde foi votado um aumento substancial nos salários.

 

Gato na rede

Teve mais gente levando um susto com o corte de energia irregular por parte dos técnicos da Copel em Toledo. Nem santa tem escapado! Ave Maria!

Coluna do Editor 07/12/18

Reunião

Na manhã desta quinta-feira (6), o prefeito de Toledo Lucio de Marchi e o secretário Neudi Mosconi (Meio Ambiente) participaram de um evento da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop). Os prefeitos se reuniram com o futuro governador Ratinho Júnior, quando aproveitaram para discutir demandas dos municípios. Objetivamente garantia de cumprimento dos convênios assinados e a situação do Instituto Ambiental do Paraná (IAP). O governador, de acordo com Lucio colocou-se à disposição da entidade e dos prefeitos (Foto: Divulgação).

 

Novo foco

Ainda sobre a cerimônia do 13º Prêmio Amop de Jornalismo, realizada há alguns dias em Cascavel, é preciso destacar o novo foco dado pela diretoria da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná na abertura. Um espetáculo mais patriótico, colorido, pra cima.

 

Representatividade

Outro ponto a ser destacado foram os comentários unânimes na análise da eleição em outubro, principalmente em relação à perda de representatividade política da região oeste, tanto na Assembleia Legislativa quanto na Câmara Federal.

 

Tempo

Para muitos prefeitos e deputados que estiveram na cerimônia, levará um bom tempo para a região voltar a ocupar o espaço que tinha até este ano.

 

Assinatura de convênios

Nesta sexta-feira (7), a partir das 16h no Anfiteatro do Colégio Presidente Castelo Branco (Premen), serão assinados vários convênios no setor de educação e melhoria da infraestrutura urbana.

 

Escolas

Serão contempladas as seguintes estruturas de ensino: Colégio Olivo Beal (R$ 1.616.879,00); reforma do Colégio Jardim Porto Alegre (R$ 162.400,00), reforma do Dario Velozzo, para fechamento da quadra esportiva, etapa II e conclusão da obra, no valor de R$ 128.098,29; também o Colégio Ayrton Senna (R$ 90.518,05); Colégio Agrícola (R$ 126.771,54); e a entrega para aquisição  das longarinas estofadas e ar condicionado para o anfiteatro do Premen (R$ 397.511,50 ).

 

Pavimentação

Também serão assinados convênios para a pavimentação OT 311 em Boa Vista (R$ 1.179.971,47), na OT-003 em Linha Mandarina (R$ 630.562,28), para a OT 513 até o distrito de Dez de Maio – Usina (R$ 320.000,00), também para o Parque Industrial (R$ 1.023.764,64) e ainda o recapeamento de ruas no Jardim Porto Alegre (R$ 2.903.757,33).

 

Nota de repúdio

O Conselho Municipal de Assistência Social de Toledo-Paraná emitiu uma nota oficial após reunião ordinária na segunda-feira (5) onde seus integrantes repudiam “o não acatamento da Resolução nº 12/2018 deste Conselho, pela Câmara Municipal de Toledo. A referida resolução delibera pela supressão do termo Área Social do Projeto de Lei nº 12/2018 (Estabelece critérios para a qualificação como organizações sociais de pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, cujas atividades sejam relacionadas com as áreas social, educacional, ambiental, de desenvolvimento científico e tecnológico, cultural, esportiva e de saúde)”.

 

Cooperação

Na próxima segunda-feira (10), a direção do Campus Toledo da Universidade Federal do Paraná receberá a visita do reitor da Universidade, professor Ricardo Marcelo Fonseca, e da vice-reitora, professora Graciela Inês Bolzon de Muniz. A visita será para celebrar a assinatura do acordo de cooperação técnica entre a UFPR e o Hospital Rondon, às 13h30.

 

Aprimoramento

O acordo pretende estabelecer condições para o desenvolvimento de atividades teóricas e práticas por parte dos acadêmicos do curso medicina de Toledo da UFPR no Hospital Rondon, visando o aprimoramento técnico-científico e aproximação das condições reais de trabalho para a formação do estudante. A visita contará com a presença diretor do Hospital Rondon, Dietrich Rupprecht Seyboth.

Coluna do Editor 06/12/18

Contra

Durante a sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Palotina, na segunda-feira (3), os vereadores Ênio Moesch (PSDB), Sansão Pinheiro (PTB), Weslei Freitas (PSDB), Marcos Heuert (DEM) e Rose Delai (PSDB), resolveram reprovar o ofício enviado pelo prefeito Jucenir Leandro Stentzler, que pretendia viajar no ano que vem para a Europa.

 

Despesas

Em entrevista ao repórter Jota Whal, da emissora Nova Rádio Cultura, o gestor municipal disse que os vereadores Marcos Heuert e Sansão Pinheiro deverão ser questionados pelos seus partidos. A viagem a Europa é encabeçada pela Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop) e alguns municípios teriam parte das despesas custeadas pela Itaipu.

 

A favor

Votaram favoráveis a ida do prefeito a Europa, os vereadores Gilmar Hinkel (MDB), José Pasqualotto (PSC) e José Pedro Bento Filho popular Zé Cabeleireiro (DEM). O presidente Elias Naor não precisou votar.

 

Na capital

O secretário do Meio Ambiente da Prefeitura de Toledo Neudi Mosconi esteve em Curitiba esta semana. Foi tratar da questão da licença ambiental do Aterro Sanitário.

 

Sinalização viária

Durante a viagem, Mosconi representou o prefeito Lucio de Marchi em um ato para a liberação de valores para sinalização viária do município. O valor do convênio é de R$ 500 mil. As vias que serão beneficiadas são do quadrilátero do EstaR, no Centro da cidade, modernizando o sistema de sinalização.

 

UPA

O vereador Walmor Lodi quer a instalação de quadro de informações do plantão médico e especialidade, na Unidade de Pronto Atendimento Doutor Ivo Alves da Rocha (UPA) da Vila Becker. Segundo ele, isso ajudaria a população que procura atendimento na unidade.

 

Parceria

Em Curitiba os investimentos para a programação de Natal chegam a R$ 20 milhões, graças a uma parceria entre a Prefeitura e iniciativa privada. São 70 eventos programados para o mês de dezembro que, de acordo com o prefeito Rafael Greca, fazem parte da estratégia de cultura da capital.

 

Shows

Entre as várias atrações shows com artistas de renome nacional, como Fernanda Montenegro.

 

Dividendos

Ainda de acordo com o prefeito de Curitiba, os dividendos da política de turismo nesta época do ano são muito benéficos para a economia local.

 

Críticas

Já em Toledo são críticas em cima de críticas de quem parece não compreender a importância do turismo de eventos, especialmente nesta época do ano. Além disso, o dinheiro para a cultura é um, para a saúde outro, assim como para a educação, meio ambiente, esporte...

 

Homenagem

Thiago Daross Stefanello foi homenageado esta semana por uma comitiva de aproximadamente 40 prefeitos que agradeceram e reconheceram seu trabalho junto à Casa Civil do Governo do Estado. “Ter esse reconhecimento junto com a governadora Cida Borghetti, os secretários Dilceu Sperafico, Abelardo Lupion e José Bovo, e outros diretores, é uma grande satisfação. É a certeza que juntos, fizemos algo de bom pelo Estado do Paraná”, comentou.

 

Indicações

Por falar no governo, uma informação – junto com a foto que abriu a Coluna – que publiquei ontem deu o que falar, especialmente pela ‘guerra de egos’ sobre quem indicou quem para cargos no futuro Governo do Paraná.

 

Acerto

O fato de eu acertar um nome para compor uma equipe não necessariamente tive alguma participação em sua indicação, certo?