Coluna do Editor
Coluna do Editor 13/03/18

Visita

O delegado Alexandre Macorin visitou o JORNAL DO OESTE nesta segunda-feira (12), onde foi recebido pelo diretor Armando Staudt Manfroi. Além de falar, claro, sobre a questão da segurança pública, comentou rapidamente sobre política. Recentemente ele se filiou aos Progressistas (PP) e disse estar preparado para enfrentar mais este desafio (Foto: Márcio Pimentel).

 

Sondagem

Desafio porque seu nome tem sido ventilado como um dos possíveis candidatos a deputado estadual por Toledo, onde Macorin mantém raízes fortes, embora hoje por questões profissionais passe mais tempo em Curitiba. Existe sim uma sondagem, respondeu ele quando perguntado sobre a possibilidade de ser candidato.

 

Conversa

Pelo sim, pelo não, Alexandre Macorin tem conversado com a família e com alguns amigos mais próximos sobre o assunto e não confirma, até porque, segundo ele, é preciso o apoio do grupo onde estão hoje os deputados Dilceu Sperafico (federal) e José Carlos Schiavinato (estadual).

 

Vai mesmo

No último fim de semana Schiavinato mandou mensagens a pessoas mais próximas pedindo apoio à sua eventual candidatura a deputado federal e, claro, a dúvida uma vez mais é sobre quem será o candidato a estadual.

 

Prazo

E é bom mesmo os Progressistas definirem logo quem será, afinal, o prazo para desincompatibilização está se aproximando e muitos prefeitos e vereadores de cidades próximas estão assumindo compromissos com candidatos de outros municípios diante dessa indefinição.

 

Histórica

Pior é que essa demora do PP em Toledo tem sido histórica. Basta uma rápida passagem pelo passado recente das últimas eleições para saber que isso tem se tornado rotina. Uma perigosa rotina...

 

Cancelado

No último sábado (10), no Teatro Municipal de Toledo, era para ter acontecido o show com o cantor Daniel. Era porque ele foi cancelado. O motivo? Poucos ingressos vendidos. Em Foz do Iguaçu também foi cancelado pelo mesmo motivo. Para a devolução do dinheiro, os organizadores pedem que os consumidores procurem as mesmas fontes onde os ingressos foram adquiridos para entendimento do procedimento de devolução. O prazo para pedido de devolução é dia 30 de maio.

 

Amop

O prefeito de Maripá, Anderson Bento Maria, colocou seu nome à disposição para disputar a presidência da Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná). A eleição será realizada no dia 28 de março, para mandato de um ano. O atual presidente da Amop é o prefeito de Matelândia, Rineu Menoncin (Teixeirinha).

 

Chapa

Anderson convidou para participar da chapa os prefeitos de Capitão Leônidas Marques, Claudiomiro Quadri (primeira vice-presidência); e de Jesuítas, Junior Weiller (segunda vice-presidência). Aos 39 anos de idade, Anderson é empresário, formado em Arquitetura e nasceu em Palotina. Hoje exerce o segundo mandato consecutivo de prefeito de Maripá.

 

Governança

O deputado federal Sérgio Souza (MDB-PR) participou, em Cascavel, do lançamento do Programa de Governança Municipal, dirigido aos 52 municípios que integram a Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop). O parlamentar destacou a interação da entidade com as administrações públicas municipais oferecendo suporte em áreas técnicas e estratégicas para o bom andamento das atividades.

 

Parceria

Sérgio Souza também lembrou a parceria da Amop com a Itaipu Binacional, Governo Federal, Governo do Estado, Federação das Indústrias do Estado do Paraná, Sinduscon, Oeste em Desenvolvimento, Sindicato Rural Patronal, e outras. "A transversalidade de ações entre os três poderes de governo, entidades classistas e órgãos voltados ao desenvolvimento é de fundamental importância para desenvolver os municípios.

Coluna do Editor 10/03/18

Quarto mobiliado

Quem tivesse interesse em mobiliar um quarto inteiro bastava essa semana ter passado em frente à Secretaria Municipal de Saúde de Toledo. Se bobear tinha até lençol dentro do ‘amarelinho’ que deveria servir para receber apenas material reciclável e não colchão e a parte de uma cama, como mostra a foto feita na quinta-feira (8). E depois tem gente que ainda reclama... (Foto: Márcio Pimentel).

 

Compartilhado

Ainda no campo do lixo, mas do resíduo da construção civil, está em estudo a implantação de um sistema compartilhado entre os municípios da microrregião de Toledo. A ideia seria comprar um equipamento móvel capaz de coletar esse material de maneira consorciada. O custo inicial para compra do equipamento gira em torno dos R$ 2 milhões. A central de recolhimento funcionaria ao lado do Aterro Sanitário de Toledo.

 

Semáforos

É preciso reconhecer que a mudança no semáforo no cruzamento da Parigot de Souza com a Santos Dumont – em frente ao Teatro Municipal de Toledo – melhorou muito a visualização para os motoristas, que agora sabem exatamente a hora do fechamento e abertura. Isso reduziu acidentes e agilizou o fluxo de veículos no local, especialmente nos horários mais críticos.

 

Direita livre

E aí, sugestão de um leitor, por que não implantar – dentro do possível – outra mudança? A ideia seria fazer a direita livre, permitindo desafogar ainda mais o trânsito no local. Para se pensar...

 

Pichações

Outro local para a lista de espaços públicos pichados: o Estádio Municipal 14 de Dezembro. Quarta-feira à noite fui acompanhar o jogo entre Toledo x Londrina, pelo Campeonato Paranaense, e me assustei com o estado de abandono em frente ao local. Uma sujeira danada, sem falar na pichação em praticamente todo muro.

 

Lá também

No Ginásio de Esportes Alcides Pan a situação também é a mesma, ou seja, deprimente. A bilheteria principal, na Praça Getúlio Vargas, está abandonada. Também são mais de 40 lâmpadas queimadas no espaço.

 

Teatro

Do lado de fora do Teatro Municipal de Toledo é a mesma coisa. Ao menos na parte interna – e é preciso reconhecer o esforço da equipe – as coisas funcionam muito bem, especialmente depois que fizeram um ‘exorcismo’ por lá.

 

Há tempo

É preciso, entretanto, destacar que algumas dessas pichações foram feitas há anos e que alguns destes espaços públicos não receberam nenhum tipo de manutenção externa na gestão passada.

 

Deu tempo

Mas também é preciso puxar a orelha de algumas pessoas dentro da atual gestão, até porque lá se vai 1 ano e 2 meses e algumas coisas já poderiam ter sido feitas. Só pegar o exemplo dos Centros da Juventude, onde Jairo Cerbarro conseguiu mobilizar os jovens – que frequentam os espaços – para uma revitalização.

 

Banheiros

Agora, de nada adianta o poder público recuperar os espaços se a população não ajudar a cuida. Os banheiros públicos do Parque Ecológico Diva Paim Barth são o melhor exemplo disso. Foram pintados e recuperados e alguns meses depois foram pichados de novo.

 

Novo diretor

Na próxima terça-feira (13) será empossado o novo diretor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) em Toledo. Rodolfo Eduardo Vertuan assumirá o cargo em cerimônia marcada para as 14h no câmpus localizado na Vila Becker.

Coluna do Editor 09/03/18

Colégio Militar

No próximo dia 15, no Hotel Maestro, o major Villatore dará uma palestra explicando os detalhes sobre a chegada do Colégio da Vila Militar em Toledo, um empreendimento da Associação da Vila Militar. Evento marcado para as 9h.

 

Mensagens

O motorista de um táxi, Fiat Línea, segunda-feira à noite, por volta das 21h30, andava ‘cambaleando’ pela pista da Barão do Rio Branco, na altura do semáforo com a Santo Ângelo. O motivo? Estava teclando ao celular e mandando mensagens.

 

GR

Nesta sexta-feira (9), a partir das 9h, a Associação Toledana de Ginástica Rítmica realiza um evento para comemorar os 28 anos de implantação do projeto de GR no município. O evento será no Ginásio de Esportes do Sesi na Vila Operária.

 

Ruas

Um pouco mais cedo, às 8h, mas também hoje, será assinada a ordem de serviços de recapeamento asfáltico nos Loteamentos Jardim Panambi e Jardim Esplanada. Os serviços serão feitos na rua Rocha Pombo (entre a rua Astorga e o seu final), rua Palmital (entre a rua Rocha Pombo e o seu final), rua Siqueira Campos (entre a rua Videira e o seu final), rua Astorga (entre a rua Rocha Pombo e o seu final), rua Iratema (entre a rua Emílio de Menezes e a rua Videira), rua Emílio de Menezes (entre a rua Treze de Abril e o seu final).

 

Mais ruas

Ainda a rua Califórnia (entre a Emílio de Menezes e o seu final), rua Noel Rosa (entre a rua Siqueira Campos e o seu final), rua Dilermando Reis (entre a rua Siqueira Campos e a rua 13 de Abril), rua Santo Ângelo (entre a rua Treze de Abril e o seu final), rua Videira (entre a rua Siqueira Campos e a rua Treze de Abril) e rua Siqueira Campos, em Frente a Associação do Jardim Panambi.

 

Meio Ambiente

Desde segunda-feira (5) o secretário do Meio Ambiente de Toledo Neudi Mosconi (PSDB) está em viagem pelo Paraná, acompanhado de técnicos da pasta. Entre os vários encontros, ele se reuniu com o chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Valdir Rossoni e com o presidente do Instituto das Águas do Paraná, Iram de Rezende. Toledo acabou contemplado com dois kits para a coleta seletiva.

 

Laboratório

No dia 29 deste mês, em Toledo, representantes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Itaipu Binacional, Instituto das Águas, Instituto de Logística Reversa e da Prefeitura vão discutir ações conjunta. A ideia, de acordo com Mosconi, é fazer do município um laboratório de boas práticas ambientais.

 

Cuia

Uma proposta do vereador Walmor Lodi (PR) pretende implantar em Toledo um monumento em homenagem aos colonizadores gaúchos, num tributo ao chimarrão e à Semana Farroupilha. A proposta é construir, no Parque Ecológico Diva Paim Barth, uma cuia gigante dotada de reservatório de água e aquecedor solar, para fornecer água quente à população interessada. Desde sua origem, ainda antes da colonização e emancipação, a nossa região do Extremo Oeste era palco de extração da erva mate e foi colonizada em sua maioria por gaúchos, justifica o vereador.

 

Mateadas

Ainda segundo Lodi, até hoje o chimarrão é um hábito inerente à grande parte da nossa população, especialmente os descendentes das famílias oriundas do Sul do País. As mateadas são, cada vez, mais frequentes em nosso município, disse ele, destacando ainda a grande quantidade de pessoas que se reúnem no Parque Ecológico, nos fins de tarde, para tomar um chimarrão.

 

Praça

A proposição foi inspirada num modelo existente no Município de Venâncio Aires (RS), cujo equipamento está instalado na praça central, em frente à matriz. Bons modelos merecem ser seguidos, imitados ou até melhorados, especialmente quando se trata de prestar uma merecida homenagem ao povo que participou decisivamente, desde a origem, do progresso municipal, garante Lodi.

Coluna do Editor 08/03/18

13º da Câmara

Já está correndo nos bastidores uma lista entre os assessores parlamentares na Câmara Municipal de Toledo para saber quem está interessado em receber já uma parte do 13º salário. Essa, ao que parece, é uma prática comum há tempos. Tudo bem que a quantidade de impostos no início do ano é grande, mas não foram nem dois meses de trabalho direito...

 

Decisão da Mesa

A decisão de pagar ou não antecipado cabe à Mesa Diretora do Legislativo. Ano passado, salvo engano, a primeira parcela foi paga no mês de maio, em homenagem ao Dia do Trabalhador.

 

Antecipação

Na Prefeitura de Toledo costumeiramente também se antecipa uma parte do benefício, geralmente na metade do ano.

 

Troca de favores

Outra da Câmara Municipal: foi montada uma Comissão Especial para analisar a progressão dos servidores. O detalhe é que a comissão é formada pelos próprios servidores, ou seja, é aquele negócio: um parecer favorável no meu processo e outro no seu...

 

Alerta

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) alerta sobre as obras de duplicação na BR-163, no trecho que liga Toledo a Marechal Cândido Rondon. Por conta disso, quem trafega ao entorno dos trevos de acesso da rodovia com a rua Barão do Rio Branco, avenida Ministro Cirne Lima e Vila Ipiranga precisa redobrar atenção no trânsito.

 

Velocidade

Os superpostes que ficavam nas rotatórias foram temporariamente retirados, o que dificulta a iluminação dos locais à noite.  Durante o período das intervenções alguns acessos não serão permitidos, ocasionando um transtorno temporário. O Dnit salienta aos motoristas para que reduzam a velocidade nos locais em obras e redobrem a atenção no trecho.

 

Nomeações

Em alguns grupos de Whats em Toledo está rodando uma mensagem sobre aumento de nomeações de cargos comissionados na Prefeitura de Toledo, o que não é verdade. As recentes nomeações foram apenas para substituir alguns nomes, porém, não houve aumento de cargos.

 

Redução

O que algumas vozes hoje estridentes não comentam é que, ao invés dos cerca de 250 cargos comissionados, hoje é praticamente a metade e a maioria ocupados por servidores de carreira.

 

Recurso

O Ministério Público do Paraná informa que protocolou recurso de apelação buscando a majoração da pena aplicada ao ex-deputado estadual Luiz Fernando Ribas Carli Filho, condenado pelo Tribunal do Júri a 9 anos e 4 meses de prisão por duplo homicídio com dolo eventual pelas mortes, em 2009, de Gilmar Rafael Souza Yared e Carlos Murilo de Almeida. O ex-deputado foi a júri popular nos dias 27 e 28 de fevereiro.

 

Circunstâncias

O MPPR manifestou à Justiça que recorrerá para aumentar a pena aplicada ao ex-deputado por entender que, embora a sentença tenha sido bem fundamentada, desconsiderou graves circunstâncias que se prestariam ao aumento da condenação, entre outras questões.

 

Análise

A Justiça deve agora analisar se receberá ou não o recurso interposto pelo MP e, em caso positivo, remeter os autos para que a Promotoria de Justiça de Crimes Dolosos Contra a Vida apresente, em até 8 dias, as razões e argumentos para a revisão da pena.

 

Pavimentação

Ainda no campo das estradas, nesta quinta-feira (8), a partir das 19h no Salão da Igreja em Bragantina, os prefeitos de Toledo e Assis Chateaubriand, Lucio de Marchi (PP) e Marcel Micheletto (PSDB), além do deputado estadual José Carlos Schiavinato (PP), apresentam o projeto de engenharia para pavimentação da PR-239, no trecho do entroncamento da PR-317, em Bragantina, até o entroncamento com a PR-182. No total são 9,66 quilômetros. O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSDB), também deverá estar presente.

Coluna do Editor 07/03/18

Pode isso Arnaldo?

OK, a coleta do lixo em Toledo tem lá suas falhas, porém, quando a população não colabora fica difícil cobrar melhorias. Essa foto aí foi tirada por mim na semana passada na Barão do Rio Branco, na Vila Industrial. Não, não é uma miragem, mas sim um sofá atirado no meio da calçada. Mais uma da série Pode isso Arnaldo? (Foto: Márcio Pimentel).

 

Recolhido

Esta semana, felizmente, o sofá foi recolhido! Não sei por quem.

 

Espaço

E não venham com essa história de falta de espaço, até porque deixar o sofá no meio da rua não vai resolver o problema. A população também precisa colaborar.

 

Aeroporto

O chefe de Gabinete da Prefeitura de Toledo Alceu Dal Bosco, em entrevista a Paulo Gaspar no programa Papo Franco da Rádio União (AM 900), disse que no próximo sábado (10) deverão começar as obras de recape da pista no Aeroporto Municipal Luiz Dalcanale Filho. Será investido R$ 1,6 milhão para deixar a pista nas condições exigidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

 

De saída

Alceu confirmou aquilo que esta Coluna antecipou há algum tempo: está de saída mesmo do cargo no Executivo. Assume em abril a presidência do Sescap-PR.

 

Dia da Mulher

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher (8 de março), o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) em Toledo realiza um dia após a data uma programação especial na próxima sexta-feira (9), a partir das 14h.  O evento é voltado para as pacientes femininas que participam das Oficinas Terapêuticas. A programação conta com leitura, apresentação de uma aula de violão, entrega de lembrança feita pelos atendidos e bolo.

 

CAPS II

O serviço oferecido pelo Centro de Atenção Psicossocial – CAPS II é destinado a indivíduos portadores de transtornos mentais severos e persistentes, visando à reinserção social, profissional e familiar. Os pacientes são integrados dentro de três regimes, segundo diagnóstico, sendo eles: Regime Intensivo, Regime Semi Intensivo e Regime Não Intensivo.

 

Talentos

Nesta quarta (7), no Teatro Municipal de Toledo, a Secretaria de Políticas para Mulheres promove a Noite de Talentos Femininos, a partir das 19h30.

 

Nova líder

E já que estamos no clima do Dia da Mulher, a vereadora Janice Salvador (PSDB) assumiu na sessão ordinária de segunda-feira (5) a liderança do Governo na Câmara de Toledo.

 

Câncer

Nesta quarta (7), a partir das 19h30 no Auditório da Unimed, o I-Can e o Cima promovem uma palestra ao tratamento de câncer. Haverá palestras com os médicos João Paulo Carniel, Fabrício Pavia Aguiar, Kenny Regina Lehrmann e Carla Elisa Scherer, além da psicóloga Juliana Alves de Souza. Para mais informações ligue (0xx45) 3055-4055.

 

Aterro novo

De acordo com o secretário do Meio Ambiente Neudi Mosconi, o projeto do novo Aterro Sanitário em Toledo está pronto. Ainda de acordo com ele, a empresa vê grande viabilidade no Plano B, ou seja, na ampliação do aterro já existente. O levantamento inicia esta semana e dentro de no máximo 45 dias estará concluído.

 

Gerador

Outra boa notícia em relação ao meio ambiente é que na sexta-feira o gerador de energia movido a gás do Aterro entrará mais uma vez em operação, isso após alguns anos parado.

 

Recuperação

O ex-vereador Expedito ‘Gasolina’ Ferreira está se recuperando bem de uma cirurgia cardíaca feita esta semana em Toledo.

Coluna do Editor 06/03/18

Atestados

Ainda sobre a questão dos atestados médicos no setor da Educação, em momento algum questionei a validade, até porque se o professor está doente, precisa realmente ser afastado, assim como deve acontecer com qualquer outro profissional. Pena que algumas pessoas – e que ensinam – preferem distorcer o conteúdo ou então recortar apenas uma parte – a que lhes interessa – e sair fazendo críticas sem o menor cabimento.

 

Críticas

Entre as várias críticas que recebi, uma me chamou a atenção e o reproduzo na íntegra, mantendo o nome em sigilo porque, embora tenha sido feita numa rede social pública, ainda assim sabe como é...quando se mexe no Olimpo, muitas vezes os semideuses e semideusas podem se ofender...

 

Comentário

Se o profissional está de atestado médico no município passou por uma junta de médicos e assistente social, cobre do órgão responsável e sobre o regime de trabalho do Estado é outra situação. Verifique a legislação referente aos cargos nas duas esferas que infelizmente são diferentes, pois no ápice dessa pirâmide tem dois senhores feudais chicoteando os serviçais! O professor não opina no seu atestado ou sua função, por que de educação todos pensam entender?, questiona.

 

Doença é doença

Apenas para esclarecer de uma vez por todas: não questiono os atestados, muito menos os motivos e sobre a legislação, doença é doença, independente se o regime é municipal, estadual ou particular. Se o professor – ou o pedreiro, ou jornalista, ou o médico – está doente para não poder trabalhar numa esfera, deveria estar também para não trabalhar em outra.

 

Raridade

Das duas uma: ou o atestado vale apenas para o município ou então tem gente em Toledo com uma doença raríssima que ataca o indivíduo apenas por meio período.

 

Trânsito no Oeste

Oito municípios que já aderiram ao projeto Vida no Trânsito no Paraná estão participando de eventos para o planejamento de ações de segurança.  A próxima oficina está marcada para os dias 28 e 29 de março em Cascavel, incluindo a participação de Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão e Toledo.

 

Violência

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) promoverá nesta terça-feira (6), a partir das 9 horas, em seu Plenário, uma audiência pública para debater O combate da violência contra as mulheres do campo. A realização do evento atende a uma proposição do deputado Professor Lemos (PT).

 

Placa

Em frente à Escola Municipal Shirley Lorandi, no Centro de Toledo, existe uma placa indicando embarque/desembarque. Inclusive a pintura está novinha em folha, tudo para os motoristas saberem que ali é um espaço para pegarem ou deixarem as crianças e seguirem o baile.

 

‘Tô nem aí’

No melhor estilo ‘tô nem aí’, não são raros os motoristas que estacionam no local, descem para deixar ou buscar os baixinhos e baixinhas que ali estudam, pouco se importando com quem está atrás, como aconteceu nesta segunda-feira (5) por volta das 13h30 com o motorista de um Gol verde.

 

Detalhe

O detalhe é que o moço estava com o braço quebrado. Talvez tenha sido esse o motivo do estacionamento irregular. Ou quem sabe ele estava com pressa para ir ao Centro Cívico Tancredo Neves.

 

Exemplo

Por favor, é preciso dar exemplo, especialmente aos que estão iniciando a vida. Depois não adianta reclamar da corrupção em nível nacional, até porque o que acontece lá é reflexo do que acontece cá.

 

Outros locais

Infelizmente este não é um caso que acontece apenas em frente à Shirley Lorandi. Em vários outros locais de Toledo os – maus – exemplos se sucedem. E com gente de altíssimo coturno.

Coluna do Editor 03/03/18

Cavalos à solta

Embora a lei não permita, ainda assim é muito fácil encontrar animais soltos no perímetro urbano em Toledo. O flagrante aí é de cavalos pastando entre as ruas Armando Luiz Arrosi com a Garibaldi, no Centro da cidade esta semana (Foto: Aline Oliveira).

 

Agenda Aberta

A Agenda Aberta, programa que garante um contato mais direto com a população, retorna na próxima segunda-feira (5).  A partir desta data, toda manhã de segunda-feira, o prefeito Lucio de Marchi (PP) e o vice Tita Furlan (PV) têm o horário assegurado para atendimento da população. O programa é uma ferramenta de comunicação importante realizada pelos gestores para que eles possam ouvir moradores, sem a necessidade de agendamento prévio. A Agenda Aberta é um dos processos de transparência da administração pública.

 

Executivo

Após uma rápida passagem pela Câmara Municipal, Luís Fritzen está na expectativa sobre qual será seu destino no campo da política. Com a iminente saída de Alceu Dal Bosco da Chefia de Gabinete da Prefeitura de Toledo – ele foi eleito para a presidência do Sescap-PR – há o entendimento de algumas pessoas que o nome de Fritzen seria ideal para ocupar o cargo.

 

Experiência

Um dos motivos seria sua experiência dentro da política e dentro do grupo de apoio ao prefeito Lucio de Marchi (PP). O outro é que Fritzen, no tempo que permaneceu no Legislativo, conseguiu apaziguar os ânimos.

 

Patrimônio cultural

Os integrantes do Conselho do Patrimônio de Toledo ainda não foram nomeados. Alguém sabe por quê?

 

Candidato?

O vereador Gabriel Baierle poderá ser o candidato a deputado estadual do PTB na região Oeste. Ao menos no que depender da vontade do coordenador regional Nelsi Coguetto Maria, o popular Vermelho, que visitou o Jornal do Oeste esta semana acompanhado do próprio Baierle, do também vereador Airton Savelo e de Cassiano Ribas de Foz do Iguaçu.

 

Fala Leitor

Olá, Marcio! Você é favor ou contra nós, profissionais da educação? Parece que você quer colocar a comunidade contra nós... É importante a sua participação, mas verifique bem para não causar injustiça com profissionais como eu que estou há 4 anos sem ausentar da escola. Grato pela sua atenção. Mensagem enviada por um professor sobre nota publicada a respeito das faixas de quem tem apresentado atestado médico para não trabalhar.

 

Mau servidor

Como disse a ele: não sou contra os profissionais da educação, mas sim contra quem é mau servidor...A nota não generaliza ou é endereçada a quem trabalha diariamente de maneira digna, mas sim contra alguns professores que, infelizmente, prejudicam todo o sistema.

 

Atestado

Gente que apresenta atestado médico por unha encravada ou espinha no rosto, mas que segue trabalhando normalmente na iniciativa privada ou no Estado. Sobre isso serei eternamente contra!

 

Notificação

Esta semana um motorista me procurou para perguntar o que fazer diante da notificação errada do EstaR emitida por agente de trânsito no Centro de Toledo. Ele mostrou as duas notificações: uma com a placa errada e a outra com a placa correta. A dúvida era sobre o que poderia acontecer caso a notificação com a placa errada não fosse anulada.

 

Reincidente

Pior é que esta é a segunda vez que isso acontece com o senhor.

 

Consciente

Ah, apenas para constar: ele não reclamou de ter sido notificado, até porque como ele próprio admitiu, estava errado e iria pagar a taxa para deixar tudo regularizado. Ele reclamou foi do atendimento do agente.

Coluna do Editor 02/03/18

Carro

Essa cena aí é na avenida Parigot de Souza, em Toledo e, não, você não está vendo coisas: é a carcaça de um carro sendo transportada atravessada sobre outro veículo. A Polícia Militar, um pouco depois dessa foto, encontrou o autor dessa façanha. Coisas de Toledo... (Foto: Leitor J.O.)

 

Reformas

Mais uma boa notícia para o setor da Educação em Toledo: as escolas compartilhadas entre o município e o Estado receberão R$ 450 mil para realizar reformas. O convênio foi assinado pelo prefeito Lucio de Marchi (PP) na quarta-feira, durante encontro com o governador Beto Richa (PSDB).

 

Faixas

Por falar em Educação, conforme o Jornal do Oeste mostrou em reportagem esta semana, a direção do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais está colocando faixas em frente às escolas onde faltam professores. A justificativa é mostrar aos pais – e à comunidade em geral – quantos profissionais faltam em sala de aula.

 

Atestados

Já que é para mostrar a realidade, aí vai uma sugestão: que tal colocar faixas indicando quantos professores estão afastados por atestado médico? Esta semana uma escola tinha nada menos que 11 profissionais afastados por causa disso. Ah, seria bom colocar também quantos faltam ao trabalho no município, mas vão trabalhar normalmente em escolas do Estado ou da rede particular.

 

Nova sede

A Uniprime Pioneira do Paraná inaugura sua nova sede em Toledo nesta sexta-feira (2), a partir das 18h30.

 

Corrida

Também hoje, mas às 19h, a Associação Correr Toledo promove o coquetel de lançamento da 6ª edição da Corrida de Revezamento Torao Takada, que tem como objetivo aproximar praticantes e simpatizantes desta prática esportiva. O evento será na sede da Abatol, anexa ao Ginásio de Esportes Jaime Zeni, no Jardim Porto Alegre.

 

Pesca

Enquanto algumas ruas e avenidas seguem sendo tomadas pelo mato, nada como uma boa pescaria entre dois amigos de longa data para varrer para longe as preocupações. Se a varrição é feita diariamente, por que em alguns lugares o mato toma conta?

 

História

Um bom exemplo é o trecho tomado da rua 7 de Setembro, atrás do Colégio Incomar. Ali uma verdadeira ‘selva’ está invadindo os totens com flashes do que aquela rua representa para Toledo.

 

Quando?

Por falar em totem, ainda não deu tempo de mandar arrumar um que foi derrubado por um caminhão há uns cinco meses pelo menos?

 

Novo jardim

Após resolver o problema do espelho d’água, o presidente da Câmara de Toledo Renato Reimann (PP) quer melhorar o visual. Um novo projeto de ajardinamento do prédio do Legislativo está sendo preparado e deverá ser aprovado agora em março.

 

Apareceu

O ex-vereador Luiz Johann após muito tempo reapareceu aos encontros políticos. Esteve no encontro regional que os Progressistas realizaram no último sábado no Olinda Hotel & Eventos. Não se afastou da política não. Está, digamos, dando um tempo.

 

Novo veículo

Na semana passada, a Secretaria Municipal de Saúde recebeu novos carros para recompor a frota. São dois veículos Renault Sandero 0 km que serão usados para o transporte de pacientes, equipes de Saúde da Família e equipes de Vigilância à Saúde.

 

Mais Saúde

Um deles foi viabilizado por meio de recursos do Programa Vigiasus do Governo do Estado do Paraná. O outro foi adquirido por emenda federal do deputado federal Sergio Souza (MDB).  Os carros serão utilizados para atender as equipes da Estratégia da Família e o outro para os trabalhos da Vigilância e Saúde. Os novos carros são mais uma conquista da gestão que busca recompor a frota municipal para melhor atender a população.

Coluna do Editor 01/03/18

Visita

Nesta quarta-feira, último dia de fevereiro, o secretário do Meio Ambiente de Toledo Neudi Mosconi (PSDB) visitou o Jornal do Oeste. E estava animado com os resultados da viagem a Foz do Iguaçu esta semana, onde visitou a Itaipu Binacional ao lado do prefeito Lucio de Marchi (PP) e do diretor da Emdur Rodrigo Sales (Foto: Aline Oliveira).

 

Tour

Já para a próxima semana Mosconi deverá viajar de novo. Fará um verdadeiro tour pelo Paraná em busca de modelos que poderão ser adotados em Toledo ainda a partir deste ano. Em Curitiba, por exemplo, tem agenda marcada no Instituto Ambiental do Paraná (IAP), na Sanepar e no Instituto de Logística Reversa, onde vai tentar reativar um convênio em que Toledo seria contemplado, mas que acabou não indo adiante.

 

Coleta seletiva

Em Ponta Grossa o secretário do Meio Ambiente vai conhecer o novo modelo de coleta seletiva que vem apresentando ótimos resultados. Ele também vai passar por Umuarama e Marialva, também com o objetivo de conhecer boas experiências na área ambiental.

 

Licença ambiental

Já em Londrina, Mosconi quer saber um pouco mais sobre a autarquia criada para emissão da licença ambiental. No Paraná este serviço deveria ter sido assumido pelos municípios, entretanto nem todos ainda o fazem, como é o caso de Toledo. Isso tem gerado grandes problemas porque no IAP não estão mais sendo emitidas as licenças, travando muitos investimentos, daí a necessidade da viagem ao Norte do Estado.

 

Cessão

a proposta da autarquia em Toledo seria para prestar serviço a outros municípios da região, porém, caso a proposta se mostre inviável, Mosconi já estuda a possibilidade de cessão de servidores municipais ao IAP para a emissão das licenças.

 

Sem água

A Sanepar informa que, nesta quinta-feira (1º), substituirá um macromedidor, equipamento semelhante ao hidrômetro e que registra grandes volumes de água distribuída, em uma das estações de bombeamento de Toledo. O serviço será realizado das 8h às 12h e pode provocar o desabastecimento de água nos bairros Jardim La Salle, Centro, Santa Maria, Vila Becker, Filadélfia, Industrial, Coopagro, Tocantins, Pancera e Gisele. A normalização do sistema está prevista para o início da tarde, de forma gradativa.

 

Informações

O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 0800 200 0115, que funciona 24 horas. Ao ligar, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula. Para consultar esta e outras informações, utilize o aplicativo para celular Sanepar Mobile ou acesse o site da Sanepar www.sanepar.com.br.

 

Bandas

O vereador Walmor Lodi (PR) apresentou uma proposta para a implantação de centro de ensaios para bandas de garagem em Toledo, dotado de estúdios com revestimento acústico, climatização e acomodação para o público acompanhante e assistentes. Segundo ele, Toledo poderá dar um salto à frente em relação aos demais municípios, criando uma iniciativa inédita e ousada de apoio às bandas de garagens. Sempre considerada a Capital da Cultura, nossa cidade poderá consolidar-se ainda mais neste setor, aponta.

 

Números

A proposta se justifica porque, segundo levantamento feito pela assessoria do vereador Lodi, atualmente o município tem mais de 40 bandas, sendo que na Virada Cultural, em dezembro, muitas delas participaram do evento em Toledo. Hoje essas bandas encontram muitas dificuldades para os ensaios, até em razão dos altos custos na montagem ou aluguel de um estúdio, isso porque a absoluta maioria das bandas é formada por jovens, estudantes e trabalhadores, talentosos, que buscam o seu espaço no mundo artístico.

 

Fortalecimento

Lodi destaca ainda que a proposta poderá fortalecer a Associação dos Músicos de Toledo e, quem sabe, ajudar a descobrir novos talentos que daqui a pouco podem despontar em nível nacional.

Coluna do Editor 28/02/18

Candidato

Na lista de pré-candidatos a deputado estadual dos Progressistas em Toledo, um que tem ganhado muita força é do prefeito Lucio de Marchi. Nos últimos dias ele tem sido ‘assediado’ por vários prefeitos da região sobre a possibilidade, entretanto, de acordo com o próprio Lucio essa hipótese (de ser candidato) está completamente descartada.

 

Motivos

Há basicamente dois motivos para isso acontecer: o primeiro é porque ele se comprometeu a cumprir seu mandato até o fim; o segundo é que, para ser candidato a deputado estadual, Lucio precisaria renunciar ao cargo.

 

Tempo

Não que ele não tenha essa vontade, entretanto, disse que tudo vai acontecer dentro do tempo certo e que não adianta querer precipitar nada agora.

 

Educação

Por falar no prefeito de Toledo, ele estava em Curitiba nesta quarta, onde participou de uma cerimônia na área da Educação.

 

Água gelada

A água gelada nos últimos dias na Piscina Pública do Complexo Esportivo 14 de Dezembro tem irritado muita gente. É bom alguém dar uma explicação convincente sobre os motivos. Uns dizem que o problema seria um vazamento na caldeira; o secretário Emerson Jerônimo (Esporte e Lazer) afirma que está tudo bem...

 

Latinha

Nem todos os problemas de alagamentos em Toledo estão relacionados a questões estruturais. Um péssimo exemplo disso aconteceu numa noite de segunda-feira quando dois homens desceram de um Vectra e um deles – que ainda saiu dirigindo – bebeu o resto de uma cerveja e jogou a lata vazia na rua. Isso nas proximidades do Parque Ecológico Diva Paim Barth. A culpa é de quem?

 

Voto Útil

O ex-presidente da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) Danilo Gass entrou em contato para referendar alguns comentários feitos semana passada em relação ao exagero de benefícios pagos no Brasil. Ele aproveitou para comentar sobre a necessidade de se retomar também a discussão do Voto Útil, que ele encampou quando estava à frente da entidade.

 

Daqui

Meu candidato é de Toledo. Pode parecer um absurdo, mas se não puxar a brasa para meu assado, a cidade fica sem representatividade. Não adianta ficar jogando o voto dele para qualquer candidato paraquedista, disse ele sem meias palavras, no melhor estilo Danilo de ser. Lembrando que puxou foi o empresário quem encampou esta campanha por não ter medo de meter o dedo em assuntos polêmicos

 

Responsabilidade

Danilo concorda com a necessidade de cobrar da sociedade organizada um maior envolvimento nas questões políticas. Ele disse que é justamente a sociedade organizada quem precisa fazer essa discussão, com extrema responsabilidade.

 

Números

Complementando a conversa, concordamos ser necessário rediscutir, por exemplo, a Unioeste, hoje com poucos estudantes e um corpo docente imenso – e caro! Além disso, se rediscutir o número de Secretarias dentro da Prefeitura de Toledo e o número de vereadores, por exemplo.

 

Corporativismo

Neste sentido, ainda tem gente que defende a manutenção de algumas pastas, mas pede o fechamento de outras. Vai entender.

 

Mudanças

Sobre os questionamentos a respeito do pagamento do vale-alimentação e a necessidade da isonomia, Danilo acredita que as leis foram feitas para serem modificadas de acordo com o tempo da sociedade. Mas para isso precisamos ser adultos e saber separar o que é política partidária, política pessoal, política ideológica e a política que seja em benefício das pessoas, em favor do crescimento da sociedade, finalizou.

 

Aquário

Alguém poderia explicar por onde anda um aquário pago pela Prefeitura de Toledo no valor de R$ 22 mil e não entregue até hoje? Ah, o aquário está pago desde 2016. Pode isso Arnaldo?