Coluna do Editor
Coluna do Editor 27/02/18

Contas

Nesta terça-feira (27), a partir das 14h, será realizada a audiência pública de prestação de contas da Prefeitura de Toledo relativas ao 3º quadrimestre de 2017. O encontro será no Auditório e Plenário Edílio Ferreira, no Edifício Vereador Guerino Viccari, sede da Câmara Municipal.

 

Frase

A frase do fim de semana foi da vice-governadora Cida Borghetti, durante encontro do Partido Progressista em Toledo. O deputado (Dilceu) Sperafico vai ser o que ele quiser no Governo do Estado ou no Governo Federal, disse ela ao se referir não a 2018, mas a 2019.

 

Não mais

É que Sperafico confirmou aos correligionários que não será mais candidato a deputado federal na eleição de outubro.

 

Substituto

Além disso, referendou o nome do deputado estadual José Carlos Schiavinato como seu substituto. O Zé tem totais condições de realizar um trabalho ainda melhor, comentou Sperafico, apostando todas suas fichas na manutenção da representatividade política da microrregião em nível federal.

 

Quem?

Já no âmbito estadual a dúvida prossegue. Havia grande expectativa do pré-candidato do grupo de apoio ao prefeito de Toledo Lucio de Marchi ser anunciado durante o encontro do último sábado no Olinda Hotel & Eventos, ainda mais com a presença do vice-prefeito Tita Furlan (PV) ao encontro. Entretanto, a dúvida apenas aumentou.

 

Nomes

Além dos nomes já ventilados – como Alceu Dal Bosco, Ruy Fonsatti Júnior, Mário Costenaro e Milton Sperafico – surgiram outros quatro: Léo Inácio Anschau (PSDB), Luís Fritzen (PP), Natan Sperafico e o secretário da Saúde de Toledo Thiago Stefanello.

 

Não vai

Dessa lista um nome é certo que não vai encarar a disputa: Alceu Dal Bosco, recém-eleito presidente do Sescap-PR. Seu nome foi consenso e ele venceu com chapa única a eleição sindical.

 

Preocupação

Após o encontro Tita fez uma postagem em sua conta numa rede social dizendo ter ficado preocupado porque, faltando cinco meses para começar a campanha eleitoral, percebo que corremos o sério risco de ficarmos sem um deputado estadual nos representando na Assembleia.

 

Eu vou!

Diante dessa indecisão, Tita confirmou que deverá ser candidato a deputado estadual, pois tudo o que faço hoje como vice-prefeito continuarei fazendo... Temos um plano de governo e metas a serem seguidas e a necessidade de um deputado estadual nos apoiando em Curitiba... Coloco-me assim à disposição do meu partido e de Toledo, para fazer muito mais por nossa gente do que me é permitido hoje.

 

Objetivo

Muita gente poderia pegar o exemplo do ministro da Saúde Ricardo Barros (PP). Sábado, quando esteve em Toledo, chegou no horário combinado, atendeu à imprensa de uma maneira educada, apresentou os dados sobre o que estava sendo liberado, chamou quem precisava ser chamado para as assinaturas dos documentos e pronto. Não mais que meia hora de solenidade.

 

Na Itaipu

O secretário do Meio Ambiente de Toledo Neudi Mosconi organizou lima intensa agenda nesta terça-feira (27) junto à direção da Itaipu Binacional. Na comitiva deverão estar o prefeito Lucio de Marchi e o superintendente da Emdur Rodrigo Sales.

 

Pauta

Em pauta a substituição dos 30 quilô0metros de pedras poliédricas para Linha Acaray por uma base asfáltica; o programa dos Ecopontos; e a instalação de uma usina de energia movida pelos rejeitos de animais.

 

Para a capital

Depois desses compromissos o prefeito segue direto para Curitiba, onde tem uma série de encontros agendados em órgãos do Governo do Estado.

Coluna do Editor 24/02/18

Professores envolvidos

Quem passou esta semana à noite pela região do Parque Ecológico Diva Paim Barth pode ter se impressionado com a quantidade de pessoas no local. Na quinta-feira, por exemplo, havia muita, mas muita gente. Boa parte era o público cativo do professor Reinaldo, da Secretaria de Esporte e Lazer – e parece que da Educação também – que ministra aulas de dança no local dentro do projeto desenvolvido apenas no verão. Um bom exemplo de professores envolvidos com a carreira que escolheram.

 

Mas...

Mas o oposto também acontece. Dentro da própria Secretaria de Esporte e Lazer tem gente com memória curta. Gente que sofria perseguição num passado recente e sequer conseguia fazer pequenos reparos no local onde trabalham até hoje, mas hoje não querem se dar ao trabalho de virar uma simples chave para deixar em melhores condições o espaço para os usuários.

 

Postagens

Mais triste ainda é observar alguns destes professores – e aqui sem distinção de sexo – postando mensagens reclamando das condições de trabalho que eram muito piores no passado.

 

Troca

Uma sugestão ao secretário Emerson Jerônimo: troca esse povo daí professor, caso contrário vai dar água e se corre o risco de morrer afogado em água fria.

 

E aí?

Durante a manifestação dos servidores públicos municipais em frente à Prefeitura de Toledo, o carro de um diretor do sindicato ficou parado a tarde inteira na vaga do EstaR dos 30 minutos. Ah, detalhe: sem o alerta ligado. Um belíssimo exemplo dos ‘donos do espaço’.

 

Fala Leitor

Um leitor que mora no Centro enviou mensagem reclamando sobre o caminhão da coleta seletiva que, na quinta-feira (22), mesmo com lixo para recolher passou e não levou. Eu presenciei tal descaso... olha... tá difícil viu, escreveu o leitor. Alô secretário Mosconi!

 

Móveis

Ainda sobre o assunto, o vereador Leoclides Bisognin (MDB) reclamou sobre a atual situação do lixo em Toledo. Ele disse ter ficado horrorizado com móveis largados na avenida Parigot de Souza, em frente à Igreja do Jardim Porto Alegre. Tomara que achemos uma solução logo, disse ele. Mas aí pergunto: a culpa é de quem? É do relaxado que largou os móveis ali!

 

Encontro do PP

Neste sábado (24), a partir das 8h30 no Olinda Hotel & Eventos em Toledo, o Partido Progressista realiza mais um encontro regional, com presenças confirmadas da vice-governadora Cida Borghetti, do ministro da Saúde Ricardo Barros, do deputado federal Dilceu Sperafico, do deputado estadual José Carlos Schiavinato, do grupo das Mulheres Progressistas, além de vereadores e lideranças.

 

Saúde

A presença do ministro Ricardo Barros é cerca de expectativa porque ele viria a Toledo anunciar mais investimentos na área da Saúde.

 

Visita

Após um longo tempo hibernando, eis que seu Élio Rohers reapareceu na redação do Jornal do Oeste. O tempo passou, mas seu Élio não perdeu o estilo próprio.

 

Verdades

Exageros à parte, ele fala muitas verdades. E a verdade incomoda...

 

Convite

O deputado federal Evandro Roman (PSD) convidou o ex-deputado federal de Foz do Iguaçu, Professor Sergio de Oliveira, para ser o representante dele na fronteira. Eu vou me reunir com as entidades civis da cidade e levantar as reivindicações de cada setor da nossa economia. Depois, eu preparo um documento com todos os pedidos e sugestões para levar a Brasília, explicou o professor. O deputado disse que o convite para o professor Sergio é fruto do histórico de vida pública dele e do bom relacionamento com as entidades de Foz.

 

Jantar

No próximo dia 4 de março a Ação Social São Vicente de Paulo realiza o tradicional almoço italiano na quadra de esportes da entidade, a partir das 11h30. Os convites estão sendo vendidos a R$ 25,00. No cardápio macarrão, tortei, polenta, frango, entre outras delícias.

 

Sabadão no Chico’s

E já que o assunto é a gastronomia, sábado é dia de conferir o delicioso cardápio do Chico’s Bar na Vila Industrial em Toledo. É de dar água na boca! Mais informações pelos telefones 3055-4057 ou 99912-4050.

Coluna do Editor 23/02/18

Sperafico ministro

Da coluna do jornalista Fábio Campana, de Curitiba: O próximo ministro da Agricultura será o deputado federal Dilceu Sperafico, presidente do PP nativo. A articulação para fazer o substituto de Blairo Maggi é o ministro Ricardo Barros, que deixará o posto de ministro da Saúde para se candidatar à reeleição em abril.

 

Sociedade

Parece que em Toledo as lideranças de entidades organizadas sumiram depois de 2016, logo após o impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). Os demais problemas podem ser deixados de lado, embora estes problemas afetem diretamente a tudo e a todos. E nem estou falando dos problemas em nível nacional, até porque minha preocupação maior é defender uma Toledo mais justa.

 

Gastos

Por exemplo, não vi até agora uma manifestação qualquer sobre a dificuldade das últimas administrações em manter o gasto com folha de pagamento dentro do limite prudencial estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Ninguém se pergunta por que isso acontece?

 

Luta

José Carlos Schiavinato (PP), Beto Lunitti (MDB) e Lucio de Marchi (PP) travaram uma luta desumana para tentar reduzir a pressão sobre a folha e, mesmo com algumas medidas emergenciais, o limite continua no limite.

 

Arrecadação

Um dos problemas tem sido a queda na arrecadação do município, fruto da crise econômica nacional. Basta uma rápida caminhada pela cidade para perceber o alto número de lojas vazias e com placas de venda ou aluguel. Mas este é apenas um aspecto.

 

Benefícios

O outro, e aqui nada contra a classe dos servidores públicos, é o excesso de proteção em torno dos servidores – e aqui dos três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. Há licença prêmio, progressão por qualquer cursinho, sem falar na quantidade exagerada de atestados médicos apenas para o serviço público, isso porque tem muita gente que continua trabalhando normalmente no Estado ou na iniciativa privada, entre outros problemas que poucos se arriscam discutir.

 

FG

A famigerada Função Gratificada é apenas mais um exemplo desse protecionismo exagerado. Tem servidor dentro da Prefeitura de Toledo que se recusa a trabalhar porque não recebe FG, mesmo com o concurso prestado pelo cidadão estabelecer quais são suas obrigações.

 

‘Canetaço’

Nunca é demais lembrar também do ‘canetaço’ dado na Câmara Municipal – em duas oportunidades – para aumento de salário sem qualquer justificativa plausível para isso acontecer.

 

Moradia

E para não dizer que não falei de flores, e gente graúda do Judiciário que recebe auxílio moradia tendo residência própria...

 

Isonomia

Um dos mais graves problemas é a questão da isonomia, que na prática impede aumentos escalonados, ou seja, quem ganha mais sempre ganhará mais e quem ganha menos sempre ganhará menos. Mas pensa em conversar com o sindicato sobre mudar isso. É pecado mortal!

 

Vale

Querem um exemplo? O valor do vale alimentação na Prefeitura de Toledo é o mesmo para quem recebe R$ 943,00 ou mais de R$ 15 mil, isso porque a isonomia não permite diferenciação. Será que nenhum prefeito gostaria de pagar um valor maior a quem ganha menos?

 

Silêncio

Mas nem a Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), Observatório Social ou quaisquer outros clubes de serviço questionam por que entra ano, sai ano e é sempre a mesma história em relação ao limite prudencial da folha de pagamento. Isso não é problema meu...

 

Cadê?

Cadê a sociedade organizada? Onde estão as lideranças tão preocupadas com o município? O interesse do sindicato é mesmo defender o servidor menos favorecido? Então por que não realizar um grande debate público sobre o assunto?

 

Discussão virtual

Esse negócio de discussão virtual, com grupos se acusando mutuamente em grupinhos de WhatsApp ou pelo Facebook não resolve absolutamente nada. Passou da hora de pessoas ditas esclarecidas deixarem o conforto dos gabinetes, salas e escritórios refrigerados e enfrentarem o calor efervescente das ruas.

Coluna do Editor 22/02/18

Reclamação

O secretário de Comunicação Social da Prefeitura de Toledo Victor Beal Filho enviou mensagem sobre dois questionamentos feitos esta semana por um leitor. Com base nos questionamentos publicados na Coluna do Editor, na edição desta terça-feira (20) no Jornal do Oeste, informamos que: sobre o primeiro questionamento do leitor (que preferiu não se identificar) não houve entendimento claro para uma resposta que sanasse sua dúvida. Contudo, qualquer dúvida, denúncia ou reclamação pode ser feita pela Ouvidoria, no prédio da Prefeitura ou pelo telefone 156, o canal direto da população com o poder público.

 

IPTU

Já sobre o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), a Secretaria da Fazenda esclarece que neste ano, diferente do ano anterior, não foi possível conceder desconto no pagamento à vista devido a situação econômica atual do país e a queda na arrecadação dos tributos municipais, estaduais e federais. Ainda assim, não foram aplicados juros para o pagamento parcelado em até 10 vezes. A Secretaria de Comunicação está à disposição para quaisquer esclarecimentos, encerra a nota.

 

Placas

Talvez o nobre secretário não tenha entendido bem a reclamação do leitor, então vou ajudar: o que este senhor quer saber é se as placas nas ruas dos distritos, aquelas azuis com os nomes de cada rua ou avenida, estão na mesma condição das encontradas no perímetro urbano de Toledo. Quem sabe agora seja possível ter um entendimento claro para uma resposta. Basta um simples sim ou não. Só isso. Nem é preciso emitir uma nota oficial.

 

Educação

A Câmara Municipal de Toledo realiza nesta quinta-feira (22), às 18h30, audiência pública para apreciar o andamento das atividades da área de Educação em Toledo. A audiência será realizada pela Comissão de Educação, Cultura e Desporto e atende o que estabelece a Lei R nº 122/2015, que prevê o acompanhamento periódico das atividades do setor pelo Poder Legislativo de Toledo.

 

Contas

A audiência pública deverá contar com a apresentação de relatórios da execução orçamentária e de gestão fiscal do 3º quadrimestre de 2017 pela Secretaria da Educação. Os dados referentes aos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro deverão ser expostos aos vereadores da Comissão de Educação, Cultura e Desporto e ao público em geral.

 

Integrantes

A Comissão de Educação, Cultura e Desporto é integrada pelos vereadores Vagner Delabio como presidente, Marli do Esporte como vice-presidente e Leandro Moura como secretário, tendo ainda como membros Marly Zanete e Luís Fritzen.

 

Radar

Na terça-feira (20), o radar portátil da Secretaria de Segurança e Trânsito de Toledo passou pela aferição do Inmetro e foi aprovado. A finalidade foi verificar se o equipamento está realizando a medição correta. A cada 12 meses os radares passam por uma aferição, seguindo a exigência da resolução 396/11 do Conselho Nacional do Trânsito (Contran). O laudo final da avaliação será divulgado nos próximos dias.

 

Hospital Regional

O secretário de Saúde de Toledo Thiago Stefanello se reuniu na última quinta-feira (15) com os promotores Heric Stilben e Sandres Sponholz para apresentar a proposta de gerenciamento temporário dos 30 leitos através de uma parceria. Thiago foi acompanhado do assessor jurídico da prefeitura Luiz Paulo Chrispim Guaraná e da assistente administrativa do Ciscopar Daniela Pollis.

 

Passos

Na reunião foram informados os próximos passos para o funcionamento do Hospital Regional. O secretário comentou que a instituição filantrópica que poderá assumir o hospital ainda não foi definida. Poderá ser a Hoesp ou o Hospital HCO. Segundo a ata na reunião, Thiago Stefanello informou que hoje (22) será realizada uma reunião com a Ebserh para definição acerca da gestão do Hospital Regional, situação que possibilitará adoção de medidas pelo município de Toledo para o funcionamento do Hospital.

 

Em Brasília

O prefeito Lucio de Marchi (PP) está em Brasília e deverá participar do encontro.

Coluna do Editor 21/02/18

Pode isso Arnaldo?

Um leitor enviou a seguinte mensagem e a foto: Veja a situação nesta vaga para idosos...eu me incluo !!! Almirante Barroso com 7 setembro...difícil estacionar...Bom trabalho. A pergunta é simples: pode isso Arnaldo? (Foto: Leitor J.O.)

 

Jantar

O secretário de Infraestrutura Rural da Prefeitura de Toledo, Chumbinho Silva, comentou sobre a falta de educação das pessoas durante um jantar realizado sábado passado no CTG Chama Crioula. Como tem sido costumeiro em vários jantares, a organização separou as mesas por palavras, porém, de acordo com Chumbinho, alguns, deram o jeitinho brasileiro pra levar vantagem e foram para o buffet sem serem chamados. Outros repetiram o prato sem que todos tivessem se servido sem a menor cerimônia. Cadê a educação meu povo? Ou pensam que isso é diferente do que fazem os ladrões e corruptos políticos do país? Depois vem criticar o sistema...piada...o conserto do país começa com ações simples como estas. Vamos melhorar. Não é difícil. Fica aqui minha indignação. E a minha também secretário!

 

Ladrão!

Aí, na mesma linha, o empresário Alcesio Antonio Ladeia fez um comentário interessante na matéria sobre a cuidadora de idosos presa após furtar joias da residência onde trabalhava: Político ladrão? Não é o cidadão furtando o patrão!.

 

Marcianos?

Quando os casos de corrupção são noticiados pela ‘imprensa marrom’ ou pela ‘imprensa golpista’ – depende de qual lado se esteja – tem gente que ainda se assusta. Quem comete estes crimes são marcianos por acaso?

 

Professores

Belíssima a fala da vereadora Marli Gonçalves Costa (PC do B) em relação à valorização dos professores. Disse ela ser preciso parar de nomear cargos de confiança enquanto houver falta de professores em sala de aula. Até aí tranquilo, ela não deixa lá de ter suas razões, porém, na gestão passada não havia a mesma preocupação. Nem com cargos comissionados, muito menos com o pagamento de função gratificada, outro objeto de reclamação. Talvez porque ela era apenas – excelente por sinal – secretária de Esporte e Lazer e não vereadora.

 

Ontem...

Em junho de 2013, por exemplo, havia cinco pessoas recebendo na Secretaria de Esporte FG8, além de outra recebendo FG4. Eram ainda 4 cargos de coordenador (CC3) dentro da estrutura.

 

...e hoje

Hoje são os mesmos 4 cargos CC3, mas ninguém – ao menos até onde se saiba – recebendo FG. Hoje existe um diretor, um responsável pela área de rendimento e uma pela parte administrativa e financeira.

 

‘Extrinha’

Aliás, esta gestão enfrentou muitas dificuldades desde o início justamente por não pagar FG para os servidores, prática que era bastante comum na gestão passada. Não se trata de uma crítica, afinal, esta é uma posição de governo e é preciso se respeitar, embora esse pagamento exagerado de FG tenha contribuído para levar a essa condição de hoje muita gente só querer trabalhar se receber um ‘extrinha’.

 

Exceções

Há hoje, pelo que sei, apenas quatro pessoas que recebem FG dentro da Prefeitura de Toledo. E todas por questões legais pelas funções a mais que executam.

 

Exemplo

Em tempo quero registrar o comentário do amigo – e leitor assíduo – Adriano Thomé, que no último fim de semana, durante o temporal que inundou algumas ruas em torno do Parque Ecológico Diva Paim Barth, testemunhou uma cena belíssima. Um exemplo de cidadania.

 

Paver por paver

Um senhor que passava pelo local percebeu que o paver de uma calçada soltou e entupiu as ‘bocas de lobo’. Ele, em meio à chuva, foi lá retirando paver por paver até a água ter para onde escoar. Foi ajudado por um jovem que também passava por ali na hora.

Coluna do Editor 20/02/18

O Hospital

Como prometido retorno ao tema do Hospital Regional em Toledo. De acordo com informações, os documentos evidenciam que as falhas graves, como o tamanho das portas dos leitos, por exemplo, são exclusivamente de execução. O projeto de engenharia e arquitetura do Hospital Regional de Toledo foi iniciado em 2002 pela empresa vencedora do processo licitatório, a Pró Saúde: Profissionais Associados. Ele é assinado pela arquiteta Mariluz Gomez, uma especialista em Arquitetura do Sistema de Saúde pela Universidade de Brasília e responsável por diversos projetos de estabelecimentos de saúde, comprometidos com a conformidade sanitária e legal.

 

Dimensões

O projeto, disponível no Departamento de Licitações da Prefeitura de Toledo, mostra que o item mais discutido sobre os problemas da unidade foi previsto adequadamente. Ou seja, as portas dos leitos de enfermaria estão projetadas com um metro de largura. Porém, durante a execução foram colocadas aberturas de 90 centímetros, com apenas 85 centímetros de circulação. Que não passam uma maca, conforme descreveu o secretário de Saúde Thiago Stefanello.

 

Sem energia

Outro exemplo é a questão elétrica, que no projeto está especificado exatamente qual o gerador a ser usado, mas na execução da obra, foram utilizados outros equipamentos com potência menor. Em ambos e outros casos de imperfeições na obra, a execução com erros foi aceita pela administração municipal, que inclusive fez os pagamentos dos serviços.

 

Execução

A obra iniciou em 2012, último ano de gestão do ex-prefeito José Carlos Schiavinato. Ao final deste ano, com oito meses de execução, foram realizados 23% da edificação, a parte estrutural. Todo o restante, inclusive a fase de acabamento e instalações elétricas e hidráulicas, foi realizada nos anos seguintes. Retrospectiva e história não se mudam. Muitos participaram, cada um tem sua contribuição e responsabilidade, afirma o hoje deputado estadual José Carlos Schiavinato.

 

Auditoria

A promessa é que os outros erros serão apresentados devidamente pela atual gestão da Prefeitura de Toledo após a conclusão de uma auditoria que está sendo realizada. O secretário Thiago Stefanello inclusive garantiu que os responsáveis serão todos indicados para eventuais punições pelos órgãos competentes.

 

Agrotóxicos

Os problemas relacionados à aplicação de agrotóxicos em torno de cidades e aglomerados urbanos serão tema de uma audiência pública que a Assembleia Legislativa do Paraná, em Curitiba, promoverá no próximo dia 27, a partir das 9h, em seu Plenarinho. O evento atende a uma proposição da Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais, presidida pelo deputado Rasca Rodrigues (PV).

 

Alagamentos

Muito ‘blá, blá, blá’ depois dos alagamentos verificados no último fim de semana em Toledo por causa da chuva forte. Interesses politiqueiros à parte, ninguém questionou porque tantos novos loteamentos possuem poucas – para não dizer quase nenhuma – ‘bocas de lobo’ em suas belíssimas ruas asfaltadas? Ah, claro, sem mencionar o tamanho das galerias para águas pluviais.

 

Fiscalização

Não existe uma legislação específica que determine quantos pontos de escoamento deveriam ser feitos por rua? Não existia fiscalização?

 

Lixo

Nunca é demais lembrar também que parte da responsabilidade é da população que vive jogando lixo nas ruas, ajudando a entupir muitas ‘bocas’ e, consequentemente, aumentar um problema que a cada chuva mais intensa se mostra quase que irreversível.

 

Fala Leitor

Um leitor – que preferiu não se identificar publicamente – faz dois questionamentos interessantes: 1 - A identificação das ruas dos bairros de Toledo(Cidade) estão nas mesmas condições das citadas no caso de Distritos. 2 - Se o IPTU pode ser pago em 10 vezes(sem juros), não seria justo que, de alguma forma, quem pagar o total em 1 parcela tenha algum desconto? Ou ao menos que a Prefeitura esclareça porque retirou o desconto habitual.

Coluna do Editor 17/02/18

Encontro

No próximo sábado (24), a partir das 8h30 no Olinda Hotel & Eventos em Toledo, o Partido Progressista realiza mais um Encontro Regional, que contará com a presença da vice-governadora Cida Borghetti, do ministro da Saúde Ricardo Barros, do deputado federal Dilceu Sperafico, do deputado estadual José Carlos Schiavinato e do grupo das Mulheres Progressistas, além de vereadores e lideranças de toda a região.

 

Fumaça branca?

A expectativa é para saber se neste encontro haverá a fumaça branca indicando quem será o candidato a deputado estadual. A fumaça branca em questão é uma tradição na escolha do novo papa da Igreja Católica Apostólica Romana.

 

Resposta

O ouvidor da Prefeitura de Toledo Pedro Varella (PP) entrou em contato após ler neste espaço a reclamação do leitor Amauri Portes sobre a rua Coronel Vicente, no Jardim La Salle. Varella verificou que havia realmente uma reclamação protocolada na Ouvidoria: de 2014. O ouvidor prometeu enviar uma equipe ao local para verificar os problemas.

 

Fonte

Por falar em promessa, em tempo quero reconhecer que a fonte em frente ao prédio da Câmara de Toledo, enfim, está funcionando, conforme prometido pelo presidente do Legislativo Renato Reimann (PP). Às vezes no serviço público basta apenas um pouco mais de boa vontade para as coisas acontecerem.

 

Casa das Bombas

Sem receber um centavo a mais por isso, até porque sobrevivo apenas do meu salário, ao contrário do que insinuam algumas pessoas, quero registrar que o – bom – trabalho foi realizado pela equipe do Beto Ignácio, o Beto da Casa das Bombas.

 

Projeto

Ainda sobre essa questão de obras no serviço público, recebi a informação de que no projeto original do Hospital Regional em Toledo as portas foram projetadas com 1 metro de largura, porém, no orçamento da empresa foram projetadas com 0,90cm e na execução aconteceu o que aconteceu: portas com 0,80cm de largura e onde não passa uma maca sequer.

 

Fiscalização?

Ninguém até agora soube explicar qual o motivo dessa modificação radical – e bisonha – entre o que estava projetado e o que foi executado. O erro aconteceu justamente na execução e na fiscalização da obra. Quando aponto que nem Jesus salva essa obra tem gente que fica braba...

 

Mais detalhes

Recebi mais informações sobre o assunto e retomo o tema na próxima semana.

 

Campanha da Fraternidade

Lançada anualmente na Quarta-feira de Cinzas, data que marca o início do período da Quaresma, a Campanha da Fraternidade do ano de 2018 será também motivo de uma audiência pública no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), no próximo dia 27, a partir das 18h, conforme proposição dos deputados Péricles de Mello (PT) e Professor Lemos (PT). Para a campanha deste ano o tema escolhido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) é Fraternidade e superação da violência.

 

Violência

A proposta da campanha deflagrada neste dia 14 de fevereiro é vencer a cultura do ódio e da violência, tão fortes nos dias atuais, incentivando que cada cristão passe a ser sujeito ativo na construção de uma sociedade mais fraterna e mais pacífica. Para tanto, vale promover mais intensamente a cultura da paz, da reconciliação e da justiça, entendida como caminho necessário para a efetiva superação da violência.

 

Fantasmas

Acredito ter encontrado o motivo para ninguém ter coragem de mexer com algumas situações dentro do Teatro Municipal: como o espaço é muito grande e cheio de porões e caminhos secretos, deve estar povoado de fantasmas que não gostam muito de aparecer, porém quando são descobertos tratam de querer amedrontar quem os denúncia. Só pode ser medo de fantasma para ninguém até agora ter exorcizado o local.

 

Almoço

Sábado é dia de saborear o sempre diferenciado cardápio do Chico’s Bar na Vila Industrial em Toledo. Vagner, Silvane e companhia preparam deliciosos ‘quitutes’ de encher a boca d’água. Vale a pena conferir!

Coluna do Editor 16/02/18

Fala Leitor

Marcio, hoje escrevo com alegria, pois a tão sonhada duplicação da BR 163 (entre Toledo e Marechal Cândido Rondon) enfim recomeça!! Desde meados da semana passada vem acontecendo a chegada das máquinas no pátio da empreiteira ao lado da rodovia. A movimentação já é grande e a retomada das obras já começou.. Agora atenção: nós que utilizamos este trajeto diariamente temos que estar atentos pois o fluxo ficará mais lento e moroso. Mas tudo isso é compensador e depois de concluída a obra, a mesma será de grande importância para nossa região!! O sonho recomeçou novamente !!! Antes tarde do que nunca!!! Duplicação da 163 já!!!! Grande abraço do sempre leitor do Jornal do Oeste André Doblinski

 

Na capital

O vice-prefeito de Toledo Tita Furlan (PV) está em Curitiba. Foram dois dias de agenda cheia na capital junto com o secretário João Vianei Crespão (Segurança e Trânsito) e mais dois guardas municipais. O objetivo é fechar uma parceria de apoio do Governo do Estado à GM em Toledo.

 

Operações Especiais

Ainda de acordo com Tita, o objetivo é criar o GOE (Grupo de Operações Especiais), já que o processo de armamento parece irreversível.

 

Impresso

Poucos dias após a divulgação de um aumento de mais de 50% na receita com assinaturas digitais, o diretor-executivo do New York Times, Mark Thompson, afirmou acreditar que o grupo continuará com sua edição impressa nos Estados Unidos por pelo menos mais dez anos. Em entrevista à rede de TV CNBC, ele admitiu que o jornal impresso pode ter um prazo de validade, mas ressaltou que o objetivo do grupo é atender aos leitores da forma que preferirem e que está sendo construído um negócio digital de sucesso. As informações são do jornal O Globo.

 

Sinalização

A Prefeitura de Toledo, através da Secretaria de Habitação e Urbanismo, segue com a implantação de placas de nomenclaturas de ruas no interior do município. Nesta semana, o trabalho segue na localidade de Novo Sarandi. O objetivo é colocar placas com nomes facilitando a identificação das ruas tanto para quem circula de carro como para quem caminha por ela. Na semana passada, a instalação de placas foi realizada em Vila Nova. 

 

Pintura

Ainda no campo da sinalização viária, esta semana várias ruas e avenidas de Toledo estão recebendo pintura nova.

 

Estacionamento

O vereador Walmor Lodi (PR) apresentou uma sugestão para que seja feita a ampliação do estacionamento da Rua 7 de Setembro, no trecho entre as Ruas Dom Pedro II e Santos Dumont, mediante o recuo do meio-fio e redução da área de passeio. Segundo ele, os moradores e empresários no local manifestam concordância com a intervenção, haja vista que atualmente existe um amplo passeio, pouco utilizado, enquanto há carência de vagas de estacionamento naquela via pública.

 

Números

A intervenção proposta por Lodi, de acordo com levantamento feito por sua assessoria, poderia gerar 19 novas vagas de estacionamento. Dessas vagas geram: 2 carros/horas; 304 carros num período de 8 horas diárias. São aproximadamente 7.300 carros/mês contando somente 24 dias úteis, totalizando ao final de um ano, ou seja, 12 meses, a somatória de aproximadamente 87.500 veículos utilizando o espaço, facilitando e melhorando o fluxo do trânsito pelo local, trabalhos de carga e descarga e o acesso de moradores às suas residências.

Coluna do Editor 15/02/18

Visita

Na semana passada o assinante Amauri Portes visitou o Jornal do Oeste e reclamou sobre a situação da rua onde mora, a Coronel Vicente, nas proximidades da Funet. De acordo com seu Amauri, a iluminação no local é precária, isso sem mencionar a sujeira perto do ponto de ônibus.

 

Ouvidoria

Ainda segundo o leitor, ele protocolou reclamações junto à Ouvidoria da Prefeitura de Toledo, entretanto, até hoje não obteve resposta.

 

Árvores

Seu Amauri pede a substituição das árvores e a melhoria da iluminação.

 

História

Em Toledo desde 1973, Amauri Portes era bancário do extinto Bamerindus.

 

Sem água

A Sanepar informa que nesta quinta-feira (15) os Sistemas de Abastecimento de Água de Dois Irmãos e Novo Sarandi em Toledo terão uma obra da Copel que afetará o abastecimento. Assim que a energia for restabelecida e o sistema voltar a funcionar, o fornecimento de água será normalizado gradativamente no início da noite (dia 15). O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 0800 200 0115, que funciona 24 horas. Ao ligar, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.

 

Imprensa

O presidente da Associação Toledana de Imprensa (ATI), Oscar Gaspar, convoca os sócios da entidade para a assembleia ordinária marcada para o dia 15 de março, a partir das 18h30. Em pauta a apresentação do relatório de atividades e situação financeira da entidade; eleição e posse da nova diretoria da ATI para a gestão 2018/2019; e ainda a retomada do Torneio Interprofissões.

 

Sujeira

Triste observar o lado externo do Teatro Municipal de Toledo. Com várias pichações – na frente e atrás – o local passa uma imagem de abandono que em nada condiz com a grandeza do espaço.

 

EstaR

Em relação aos comentários da vereadora Marli Gonçalves Costa (PC do B), em relação ao arrecadado pelo EstaR ano passado em Toledo, o valor citado por ela seria do total arrecadado e não apenas do EstaR, segundo informações extra-oficiais.

 

Lista

Há uma grande expectativa para se saber quem será o candidato a deputado estadual pelo grupo de apoio ao prefeito Lucio de Marchi (PP) em Toledo. E a lista não para de crescer. Um dos nomes mais cotados é do vice-prefeito Tita Furlan (PV), mas há outros nomes vistos com bons olhos.

 

Nomes

Entre eles do advogado Ruy Fonsatti Júnior, do empresário Milton Sperafico e dos vereadores Luís Fritzen (PP) e Janice Salvador (PSDB).

 

No sábado

Uma correção: o encontro do PSDB em Toledo será neste sábado (17) e não na quinta-feira como publicado. Será no Jardim Santa Maria, a partir das 8h30.

 

Respeito

Entra ano, sai ano e algumas coisas não mudam dentro da Prefeitura de Toledo, especialmente a falta de respeito de determinadas pessoas que se acham por estarem num cargo sem terem feito esforço algum para ocupá-lo.

 

Memória curta

Mais decepcionante é perceber a memória curta de outras tantas pessoas que esquecem – de propósito ou pela ação do tempo – de parceiros importantes em determinadas jornadas, especialmente naquelas mais espinhosas e que exigem sacrifício.

 

Comunicação

Quem sabe com um pouco mais de comunicação alguns problemas não seriam resolvidos de maneira bem mais simples. Mas quando a comunicação é falha...

Coluna do Editor 13/02/18

Na praia

A foto aí é de uma Renault Duster (AYG 3285), da Prefeitura de Toledo, flagrada dando umas voltas pelas belíssimas praias de Balneário Camboriú (SC) há alguns dias. É bom o motorista ter explicações, no mínimo, razoáveis a serem dadas sobre os motivos do veículo ter passado pela BR-101 sem o devido registro oficial (Foto: Leitor J.O.).

 

Encontro tucano

Está prevista para quarta-feira (14) uma reunião da Executiva do PSDB de Toledo. Os tucanos, agora sob a presidência de Neudi Mosconi, vão discutir os voos para a eleição de outubro.

 

Zoológico

Tudo leva a crer que no zoológico eleitoral, os tucanos apoiarão Ratinho Júnior (PSD) ao Governo do Estado.

 

Sete

Ainda sobre o Hospital Regional e suas bizarrices. Foram necessários sete anos e três gestões na Prefeitura de Toledo para serem percebidos os erros grosseiros de projeto. Será que nenhum profissional da área da saúde foi consultado?

 

Repetições

O mais triste – ou engraçado – é que na reforma do Mini-hospital, na construção da Unidade de Pronto Atendimento Dr. José Ivo Alves da Rocha, na Vila Becker, e até no novo prédio da Central de Especialidades, junto ao Mini na Vila Pioneiro, os mesmos erros se repetiram.

 

Olho bom

No caso da Central, a diretora da unidade só de olhar percebeu o erro no tamanho das portas e pediu para arrumar e fazer direito.

 

Novo prédio

No caso do Hospital Regional, sinceramente da maneira como tudo começou, não sei se não seria mais negócio derrubar e começar tudo de novo.

 

EstaR

Ocupando o horário de liderança do Bloco Parlamentar Fiscalização com Ética e Transparência, a vereadora Marli Gonçalves Costa (PCdoB) levantou uma questão polêmica em relação ao Estacionamento Regulamentado em Toledo (EstaR). Marli apresentou dados do Portal de Transparência do Município de Toledo que demonstram que dobrou o valor arrecadado pelo EstaR em 2017 em comparativo a 2016.

 

Arrecadação

Segundo a vereadora, em 2016 foram arrecadados R$ 2.447.945,04 já em 2017 passou para R$ 4.603.019,92.

 

Aplicativo

Marli também elogiou a iniciativa da Prefeitura de lançar um aplicativo para o Estacionamento Regulamentado, mas defendeu que a lei deva ser repensada pela administração e vereadores da base do governo que aprovaram a lei. Eu votei contra a retirada dos 15 minutos de tolerância, assim como meus colegas vereadores de oposição, e vejo que os números mostram que é preciso reavaliar a situação para não se penalizar o cidadão de Toledo em detrimento apenas da arrecadação dos cofres públicos, defendeu Marli.

 

Segurança

O deputado Ratinho Junior (PSD), pré-candidato ao governo do Estado nas eleições de outubro, voltou a defender um plano integrado de segurança pública que reúna as forças policiais e estaduais e federais em ações e projetos que reforçam a segurança dos paranaenses. No plano, Ratinho Junior destacou dois projetos que vai implantar a partir de janeiro de 2019. "Um é o Olho Vivo em que vamos criar centros de monitoramento regionais no Paraná e que hoje não tem. Nós vamos criar também o Projeto Muralha", disse Ratinho Junior ao detalhar os projetos.

 

Corredores

Ratinho Junior explicou que o Paraná faz divisas com os Estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo e fronteira com o Paraguai. "São corredores onde entra e passa muita droga, contrabando de cigarro e armas. Nós temos que fazer um trabalho em conjunto com o Exército, com a Polícia Federal e com a Polícia Civil e Militar, mas usando a tecnologia", disse.

 

Comunicado

Em função do feriado de Carnaval, não haverá expediente no Jornal do Oeste nesta terça-feira (13), com a circulação voltando ao normal a partir de quinta-feira (15).