Coluna do Editor
Coluna do Editor 13/02/19

Visita

Foto: Franciele Mota

O diretor da Associação dos Diários do Interrio do Paraná (ADI) Ricardo Takiguti, visitou o Jornal do Oeste nesta terça-feira (12), onde foi recebido pelos diretores Armando Staudt Manfroi e Franco Manfroi. Ricardo falou sobre o momento do jornalismo no Paraná e as perspectivas para os próximos meses.

 

Limpeza

O vereador Gabriel Baierle (PTB) foi chamado por um grupo de empresários por causa da limpeza do banheiro público no Centro – ao lado da Biblioteca Municipal. “Ou fecha de uma vez ou coloca uma grade para a Guarda Municipal abrir e fechar o espaço”, desabafou Gabriel ao mostrar fotos da situação caótica do local. O vereador disse ter pedido urgência ao prefeito.

 

Infiltração

Além disso, Gabriel Baierle reclamou sobre o problema de infiltração no prédio da Biblioteca, espaço que tem sido visitado por ele desde que assumiu o mandato. “Algumas melhorias foram feitas, mas ainda são necessárias outras”, afirmou o vereador.

 

Mata todos

Já Leoclides Bisognin (MDB) afirmou que se der um incêndio no subsolo da Prefeitura de Toledo “mata todo mundo. Quem pensa ter segurança ali é mais ignorante que eu”, criticou.

 

Piso

A vereadora Marli do Esporte (PCdoB) quere apresentar um projeto de lei pedindo a redução do salário de vereador ao piso de professor na rede municipal, que é de R$ 3.306,15.

 

Um só

“Já que entramos no campo da demagogia é preciso ficar apenas com o salário de vereador e não com aposentadorias de valor muito maior seja do Governo do Estado ou da Prefeitura de Toledo”, disparou o colega Ademar Dorfschmidt (MDB), para quem está acontecendo demagogia em cima de demagogia nessa questão de uma eventual redução do número de vereadores.

 

Autofagia

Numa coisa preciso concordar com Ademar: está ocorrendo um processo de autofagia da Câmara Municipal.

 

Desvalorização

Há uma completa desvalorização do Legislativo pelos próprios vereadores. Uma coisa é a sociedade pedir pela redução e discutir outras medidas, outra são tantos vereadores apresentando tantas propostas distintas – algumas delas absurdas – contra o poder para o qual foram eleitos.

 

Coerência

Sempre defendi uma redução compatível com o tamanho da cidade, mas nunca citei a redução do salário porque entendo ser a função de extrema responsabilidade.

 

Valorização

Airton Savelo (PTB) foi outro que defendeu a valorização dos vereadores e que todos merecem um salário digno.

 

Humildade

Já Valtencir Careca (PP) pediu um pouco mais de humildade aos colegas para se chegar a um acordo que seja de bom senso entre todos os vereadores.

 

Direito

Na visão de Marcos Zanetti (PDT), toda proposta de lei é válida. É um direito do vereador apresentar aquilo que pensa ser interessante e a discussão necessária.

 

Mais demagogia

Edmundo Fernandes (PRB) foi outro que pregou maior respeito a todos os vereadores e chamou de proposta demagógica o projeto de Marli.

 

Tudo legal

O ex-presidente da Câmara Renato Reimann (PP) pediu para se fazer um comparativo com outros municípios e ver quanto custa por habitante cada vereador. “O caminho não é reduzir por reduzir”, disse ele, frisando que todas as mudanças feitas no Legislativo em Toledo foram devidamente amparadas na legalidade. Em sua opinião uma eventual redução poderia gerar dificuldade em eleger representantes de algumas regiões.

 

Contra

A líder do Governo Janice Salvador (PSDB) afirmou que quando se discute no caminho contrário é trabalhar para desvalorizar o próprio Legislativo. “Devemos é exigir mais dos nossos vereadores”, criticou ela.

 

Sem espaço

Janice tem razão, afinal, se os vereadores fizessem por merecer, não haveria espaço para qualquer tipo de discussão, mas como nem todos assim agem...

 

Sem comunicação

Em função da forte chuva na noite de segunda-feira, a Prefeitura de Toledo ficou sem telefone e sem internet durante um bom período ontem.

 

Na Emdur

Nesta quarta-feira (13), às 7h30n, na Emdur, o prefeito Lucio de Marchi fará a entrega de alguns equipamentos (dois caminhões minério, um caminhão aspargidor e um caminhão comboio).

Coluna do Editor 09/02/19

Reunião

Antonio ‘Zóio’ (PSL) realmente tem surpreendido de maneira positiva nestes primeiros dias como presidente da Câmara de Toledo. Além de pequenas alterações na estrutura interna, ele tem mostrado estar ‘antenado’ com os acontecimentos mais pontuais da cidade, como a questão da interdição parcial do Teatro Municipal. Tanto assim que ele convocou uma reunião emergencial na tarde desta sexta-feira para tratar do assunto.

 

Iniciativa

E, mais surpreendente ainda, tem procurado dar o devido crédito a quem é de direito. Disse para quem quisesse ouvir que a iniciativa partiu da vereadora Olinda Fiorentin (PPS).

 

A todos

Além disso, ‘Zóio’ tem feito questão de convidar todos os vereadores para quaisquer eventos. Só não tem ido quem não pode ou não quer.

 

Solo

Um fato da reunião na Câmara foi a fala do vereador Edmundo Fernandes (PRB), alertando para o fato do solo na região próxima ao Parque Ecológico Diva Paim Barth ser muito instável e, em função do alto número de obras nas proximidades, quem sabe não esteja aí um dos motivos para a rachadura no teatro e o rebaixamento do solo em alguns pontos.

 

Tranquilidade

Ah, não poderia deixar de elogiar a postura tranquila de ‘Zóio’ na condução da reunião. Abriu espaço para todos de maneira muito igualitária e quando precisou segurar a rédea, o fez de uma forma muito educada.

 

Por falar na Câmara de Toledo, está aberto o edital para o 1º teste seletivo de 2019. O teste será para a contratação de quatro estagiários para os gabinetes dos vereadores Corazza Neto (PDT), Genivaldo Paes (PTB), Leandro Moura (PSL) e Leoclides Bisognin (MDB). No momento da inscrição o candidato deverá identificar para qual gabinete pretende concorrer. As vagas são para estudantes que estão cursando o terceiro ano ou quinto período de direito.

 

Benefícios

As vagas são de 30 horas semanais, sendo 6 horas diárias, de segunda a sexta-feira, os horários são, no período matutino das 9 às 12 horas, no vespertino das 14 às 17horas, com remuneração de R$ 1.250,00 e dois vales-transportes urbanos por dia de efetivo estágio.

 

Inscrições

As inscrições devem ser feitas do dia 11 de fevereiro ao dia 22 de fevereiro de 2019, somente via presencial, das 8h30 às 12h e das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira no Setor de Recepção e Protocolo da Câmara Municipal de Toledo. Na hora da inscrição o candidato tem que ter em mãos a Ficha de Solicitação de Inscrição, e deverá apresentar cópias legíveis da cédula de identidade e do CPF.

 

No Rio

O gerente executivo da Primato Cooperativa Agroindustrial Anderson Sabadin está no Rio de Janeiro. Mas não foi curtir uma praia ou fazer o ‘esquenta’ para o Carnaval.

 

Negociações

Sabadin foi abrir negociações para a cooperativa fornecer carne a uma rede grande de supermercados carioca.

 

Insegurança

A situação caótica no Rio de Janeiro tem provocado a fuga de muitos fornecedores pelo medo de assaltos a cargas.

 

Passo firme

Ainda sobre a Primato, a inauguração do primeiro posto da cooperativa em Toledo não aconteceu do dia para a noite. Desde 2014 a proposta vem sendo estudada pela diretoria. A informação é do presidente Ilmo Werle Welter.

 

Ninguém

Ah, e sobre a inauguração do posto – antigo Posto Ecke, na Barão do Rio Branco – não poderia deixar de mencionar a ausência de um representante do Sicoob, a única cooperativa que não esteve na cerimônia. Lá estavam Marcos Destefeni (Acit), Felizl Fornari (Uniprime), Círio Kunzler (Sicredi) e Hiroshi Nishitani (Unimed). Já do Sicoob...

Coluna do Editor 08/02/19

Cultura

Márcio Pimentel

Bacana a visita do novo secretário da Cultura de Toledo Odemilson dos Santos, que veio ao Jornal do Oeste dar um pouco mais de detalhes a respeito da interdição parcial do Teatro Municipal e também dos problemas com a climatização do local, conforme reportagem exclusiva na edição de ontem.

 

Omissão jamais

Odemilson foi muito corajoso ao enfrentar o problema de cabeça erguida, até porque ele não tem culpa das quase duas décadas de abandono em relação à manutenção interna do prédio e que hoje resultaram em problemas sérios. “Não poderia me omitir e não falar nada com quem tem eventos agendados para o teatro”, disse o secretário.

 

Agenda

O comentário se refere a um possível cancelamento de eventos previstos para o espaço. Alguns por questões das obras, outros por causa da climatização. Dentro do Teatro Municipal é um calor lascado, ainda mais num verão como o de Toledo, onde as temperaturas ultrapassam os 30ºC fácil, fácil.

 

Abandono

Ele evitou ser descortês com os antigos ocupantes da pasta ao longo de 19 anos, mas é inadmissível um dos cartões-postais de Toledo não ter recebido com frequência manutenção preventiva a ponto de uma parte do piso ceder e a climatização pifar de vez. Uma herança vergonhosa recebida por Odemilson.

 

Ficha limpa

O prefeito Lucio de Marchi (PP) enviou na quarta-feira (6) uma mensagem ao presidente da Câmara de Toledo, Antonio Sérgio de Freitas (PSL), onde pretende alterar a Lei 2.194, de 2015, que prevê o requisito de se ter ficha limpa para o ingresso em cargo público no âmbito do Legislativo.

 

Extensão

A ideia de Lucio é estender a exigência também para quem pretende ingressar em cargos e empregos públicos na Prefeitura de Toledo. Uma ótima iniciativa, sem dúvida.

 

CCJ

Fontes da Assembleia Legislativa asseguram que o deputado estadual Fernando Francischini (PSL) já garantiu os votos necessários para ser eleito presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) - a mais importante da Casa, por onde passam todos os projetos em discussão. Segundo essa versão, oito dos 13 parlamentares que serão indicados para compor a CCJ assinaram um documento declarando voto para Francischini. As informações são do Bem Paraná.

 

Prazo

A eleição para a CCJ está marcada para a próxima terça-feira. Até segunda-feira, os partidos e blocos devem confirmar as indicações para a comissão.

 

Show Rural

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebe a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, nesta sexta-feira (8), no Show Rural, em Cascavel. Às 10h40, o governador e a ministra visitarão os estandes da feira, acompanhados pelo presidente da Coopavel, Dilvo Grolli. Em seguida, às 11h30, Ratinho Junior acompanha a ministra na coletiva de imprensa.

 

Polícia

Também nesta sexta-feira (8), às 10h, será realizada a cerimônia de entrega de divisas aos policiais militares recém-promovidos no 19º BPM.

 

Pista liberada

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) confirmou à Prefeitura de Toledo que será liberado o acesso parcialmente até o final desta semana da pista entre a avenida Ministro Cirne Lima  e a rodovia BR-163 - trecho Toledo a Marechal Cândido Rondon.

 

Até 2020

Conforme a assessoria, foram executados cerca de 35% do total da obra. A continuidade dos serviços de terraplenagem e pavimentação segue no trecho entre Vila Ipiranga e Dois Irmãos. O prazo de conclusão da obra é final de 2020, dependendo, porém, de disponibilidade orçamentária e financeira.

Coluna do Editor 07/02/19

Pedido

O Departamento de Comunicação Social da Câmara Municipal de Toledo emitiu uma nota informando que a Câmara Municipal de Toledo recebeu documento protocolado por um cidadão na tarde de segunda-feira (4) apresentando denúncia por prática de crime de responsabilidade pelo prefeito de Toledo Lucio de Marchi.

 

Análise

Ainda de acordo com o documento, o presidente da Câmara Municipal Antônio Zóio teve conhecimento do documento e determinou seu encaminhamento observando todos os trâmites legais. O pedido de impeachment foi protocolado sob o número 198/2019 e em seguida teve cópias encaminhadas a todos os vereadores e vereadoras. O documento foi encaminhado à Assessoria Jurídica da Câmara Municipal para sua análise e apontamento dos demais trâmites legais.

 

Comissões

Ainda na Câmara, o vereador Gabriel Baierle (PTB) foi eleito presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano e Economia. Gabriel também foi eleito vice-presidente da Comissão Financeira e Orçamentária e secretário da Comissão de Legislação e Redação, além de ser integrante do Conselho de Ética.

 

Fala Leitor

Um leitor, que prefere não ser identificado, enviou mensagem sobre a proposta de reduzir o número de vereadores em Toledo. Para ele “seria mais interessante bater em cima de lei orgânica que limita o salário do vereador a 10 mínimos!!! Haverá quase a mesma economia e não haverá diminuição de representatividade da população”.

 

Semelhante

Opinião semelhante tem o ex-vereador Wilmo Barcellos Marcondes, outro que defende a redução do salário, até de uma forma mais radical.

 

Decente

Sempre defendi a redução do número de cadeiras na Câmara de Toledo, pois acredito que pelo tamanho da cidade 15 seria um número hoje ideal, mas particularmente sou contra a redução do salário dos vereadores. Penso ser necessário um salário decente para poder se cobrar um trabalho decente.

 

Custo x benefício

Hoje são muito poucos os que valem o salário que recebem dentro do Legislativo local. O mesmo se aplica em outros níveis da administração pública. É a velha relação custo x benefício.

 

Respeito

Embora seja contra, respeito a opinião contrária e defendo que prevaleça sempre o desejo da maioria, pois é assim que se constrói uma verdadeira democracia: com diálogo, respeito e o desejo da maioria.

 

ATI

O presidente da Associação Toledana de Imprensa (ATI) Oscar Gaspar convocou uma Assembleia Ordinária para o dia 15 de março, a partir das 18h30 na sede da entidade. Em pauta apresentação do relatório de atividades e situação financeira da entidade e a eleição e posse da diretoria da ATI para a gestão 2019/2020.

 

Novos horários

A Azul vai mudar o horário dos voos entre Curitiba e Toledo nos meses de fevereiro e março. A partir de agora o trecho entre Curitiba e Toledo, às quartas-feiras, terá saída da capital às 9h20 e chegada ao Aeroporto Municipal Luiz Dalcanale Filho por volta das 10h50; o voo de volta será às 11h20, com chegada por volta das 12h45.

 

Mais mudanças

Já a partir do dia 3 de abril os voos da Azul entre Curitiba e Toledo também sofrerão mudanças. A saída da capital será às 9h15, com chegada prevista para as 10h45; o retorno será às 11h15, com chegada prevista para as 12h40 em Curitiba. Sem dúvida um horário bem melhor...

 

Diários

Ah, lembrando Curitiba que a partir de abril os voos serão diários.

 

Troco Solidário

Na próxima quinta-feira (14), a partir das 10h, a Havan realiza a entrega de mais uma doação da campanha Troco Solidário em sua filial Toledo. A iniciativa conta com a participação dos moradores e clientes da rede.

 

Milhões

No ano passado, as 120 unidades da Havan arrecadaram mais de R$ 7 milhões, beneficiando 97 entidades. Somente no segundo semestre de 2018 a arrecadação ultrapassou os R$ 4 milhões.

Coluna do Editor 06/02/19

Líderes

Os trabalhos na Câmara Municipal de Toledo recomeçaram de maneira oficial na segunda-feira (4). E com novos líderes. Na oposição Marli do Esporte (PCdoB) assumiu a liderança, com Marcos Zanetti ()PDT) como vice-líder. A líder de Governo por mais um período será Janice Salvador (PSDB).

 

Blocos

Também houve recomposição dos blocos parlamentares, muitos desfeitos em função do resultado da eleição para a composição da nova Mesa Diretora do Legislativo.

 

Trio

Janice Salvador (PSDB), Vagner Delabio (PSD) e Walmor Lodi (PR) passam a integrar o bloco “Toledo Acima de Todos”, Lodi será o líder do bloco parlamentar e Delabio o vice.

 

Independente

Outro trio, mas do PDT, resolveu formar o Bloco Independente, com Albino Corazza neto, Genivaldo Paes e Marcos Zanetti, que será o líder, com Paes sendo o vice.

 

União

Airton Savello (PTB) será o líder do bloco União por Toledo, tendo como vice Edmundo Fernandes (PRB) e ainda na composição Gabriel Baierle (PTB), eleito o primeiro vice-presidente da nova Mesa.

 

Voz

Por fim, os dois vereadores do MDB, Leoclides Bisogin e Ademar Dorfshcmitd, se uniram a Olinda Fiorentin (PPS) para formar o bloco A Voz do Povo. Ademar será o líder e Olinda a vice.

 

Redução

Ainda sobre a Câmara, na época fui voz solitária quando houve o aumento de 11 para 19 vagas na Câmara de Toledo. Mais tarde o ex-presidente da Acit Danilo Gass encampou a ideia e tentou promover um debate para redução, o que acabou não acontecendo. Depois foi a vez de Walmor Lodi entrar na brincadeira. Agora uma nova proposta deu entrada na Câmara.

 

Demagogia

Triste, entretanto, é observar alguns vereadores tratando do tema com demagogia, zombando até da proposta. Um assunto tão sério e com tanto impacto na sociedade deveria ser tratado com maior responsabilidade. Mas pedir isso para alguns vereadores da atual legislatura é como acreditar em Papai Noel, Coelho da Páscoa, Saci Pererê...

 

Novo

Os filiados e simpatizantes do Partido Novo em Toledo se reúnem nesta quarta-feira (6), às 19h30h. Em pauta estratégias e metas sobre as filiações no núcleo local.

 

Sem oposição

O senador paranaense Flavio Arns (REDE) afirmou em nota publicada no Facebok que não seguirá a determinação do partido de fazer oposição ao governo do presidente Jari Bolsonaro. "Estamos vivendo um momento de grande expectativa no cenário político nacional. Um novo momento, que exige total transparência e tomada de posicionamentos. Tenho manifestado, desde o resultado das eleições presidenciais, que minha postura no Senado Federal não será de oposição ou situação, mas sim de posição a favor do Brasil", escreveu ele.

 

Discordância

Para não deixar dúvidas, o senador ainda especificou o trecho da nota que discordou.  "Neste sentido, gostaria de manifestar minha discordância em relação ao último parágrafo da nota emitida neste domingo (3) pela REDE, especificamente sobre o trecho que diz que atuará como “oposição democrática e firme contra o governo Bolsonaro” no Congresso Nacional. Ressalto que não participei das discussões que resultaram na decisão tomada pela Executiva da REDE e que, em todos os momentos, tenho manifestado esse posicionamento aos colegas de bancada, ao partido e a toda a sociedade", afirmou.

 

Fala Leitor

O advogado Renato Knieling, leitor assíduo desta Coluna, enviou a seguinte mensagem a respeito da matéria sobre o vandalismo nos parques de Toledo. “Sempre a mesma história... vandalismo...vandalismo.. E nada de ter um guarda patrimonial cuidando... zelando e até quem sabe com um pouco se sorte pegar esse meliantes. Pura desídia da administração pública quanto a segurança e ação dos vândalos... um reflexo da falta de educação... certeza é da ‘geração do ECA’".

 

Energia cara

Outra leitora, que prefere não se identificar, chegou à conclusão que um dos motivos para o alto valor nas contas de energia em Toledo é a leitura equivocada dos relógios da Copel. Ela enviou duas fotos, uma do relógio com um número (5208) e outra da conta, onde aparece um número diferente daquele verificado no aparelho (6208). E aí Copel?

Coluna do Editor 05/02/19

Vigilância

A exemplo do que vem sendo feito desde o início do governo atual, o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-Pr) reduziu os gastos ao adotar um novo sistema de vigilância. O antigo sistema de monitoramento era realizado apenas por postos de vigilância presencial e o custo era de R$ 3.133.205,47 por mês.

 

Revisão

A medida foi tomada a partir da revisão dos contratos das empresas terceirizadas de vigilância, seguindo a determinação do governador Carlos Massa Ratinho Júnior. Com isso, o novo sistema vai economizar R$ 13 milhões por ano, e o Detran conseguirá manter as duas modalidades - presencial e por câmeras de maneira mais econômica. O sistema já está em fase final de implantação e vai funcionar em 67 unidades do departamento.

 

Ajuste

O ajuste fiscal promovido pelo prefeito Lucio de Marchi (PP) na Prefeitura de Toledo conseguiu, em apenas dois anos, devolver o índice do limite prudencial a um nível aceitável. É preciso lembrar do congelamento dos salários do prefeito, vice e secretários há 2 anos, além de uma economia de aproximadamente R$ 2,6 milhões na concessão de FGs e no acúmulo e nomeações de servidores de carreira no lugar de cargos comissionados.

 

Impeachment

Por falar em Lucio, ele não deverá ter uma semana das melhores por conta do pedido de impeachment protocolado nesta segunda-feira (4) pelo servidor Ivan Peron.

 

Carona

O duro é engolir um monte de gente pegando carona no pedido por pura demagogia eleitoreira.

 

Milagre

Ainda sobre o assunto, nesta segunda-feira o que teve de gente ressuscitando e aparecendo na Câmara Municipal foi impressionante. Um verdadeiro milagre, até porque algumas figuras que apareceram por lá pareciam nem mais viver em Toledo.

 

Menos vereadores

Mas nem tudo foi tão horrível assim na Câmara. De iniciativa do vereador Walmor Lodi (PR) – que desde 2015 vem tentando emplacar a ideia – foi apresentada uma proposta de emenda à Lei Orgânica do Município para reduzir de 19 para 15 o número de vereadores em Toledo.

 

Assinaturas

Além do próprio Lodi, assinaram a proposta Ademar Dorfschmidt (MDB), Gabriel Baierle (PTB), Janice Salvador (PSDB), Leandro Moura (PSL), Leoclides Bisognin (MDB), Marcos Zanetti (PDT), Marli do Esporte (PCdoB) e Vagner Delabio (PSD).

 

Futsal

A nova diretoria do Toledo Futsal realizou uma coletiva na semana passada pregando profissionalismo. Mas na prática não é bem isso que vem acontecendo. Um dia após a coletiva parte da diretoria foi a um programa de rádio e adiantou para apenas um profissional – que sequer apareceu na tal coletiva – o nome dos primeiros jogadores contratados.

 

Prazo

Além disso, claramente beneficiou outro profissional com um documento dando um prazo exíguo para a apresentação de propostas de parceria para a TV na web do clube.

 

Isenção

Nada contra os profissionais, mas se é para ter profissionalismo, o mínimo que se espera é um pouco mais de isenção e responsabilidade.

 

Sem água

A Sanepar informa que fará obras de interligação de novas redes de distribuição de água ao sistema de abastecimento de Toledo nesta terça-feira (5), das 8h30 às 17h. Em razão disto, as residências localizadas nas regiões da Vila Industrial e Jardim Planalto poderão ficar desabastecidas. A normalização do abastecimento está prevista para o início da noite e será gradativa. Os serviços poderão ser cancelados em caso de condições operacionais adversas ou mau tempo.

 

Obras

Obras na região do Parque Ecológico Diva Paim Barth nesta segunda-feira (4) deixaram o trânsito na região caótico. Pior que não havia um agente de trânsito para orientar os motoristas. Apenas cones fechando alguns acessos e nada mais.

Coluna do Editor 02/02/2019

Jantar

Um jantar estava agendado esta semana para acontecer em Toledo, mas na última hora o deputado estadual Marcel Micheletto (PR) foi convocado pelo governador Ratinho Junior (PSD) e precisou viajar às pressas para Curitiba. Com isso uma nova data precisou ser agendada.

 

Vereadores

O que cercava de mistério esse jantar seria a presença de pelo menos três vereadores de Toledo.

 

Melhor Idade

Na próxima segunda-feira (4 de fevereiro), serão retomadas as atividades do Projeto Ativa Melhor Idade, a partir das 8h30 na Associação de Idosos da Vila Industrial com uma reunião com os presidentes dos grupos de idosos.

 

Pauta

Em pauta no encontro, além do início das atividades de 2019, a questão do Per Capita, apresentação do novo secretário de Esportes André Alcará e novos Coordenadores dos Certis, bem como a apresentação do calendário oficial de eventos (Esportes e Certi).

 

Juntos?

Cavaleiros solitários estariam se unindo para tentar formar um bloco de dois e não apenas do ‘eu sozinho’. A ideia é estreitar as relações, especialmente após alguns episódios recentes na política toledana que deixaram os moços isolados dentro de seus grupos, ou melhor, mais isolados do que já estavam.

 

Aposentadoria

Muita gente dentro da Câmara não engoliu a mudança no cargo de diretor, isso porque faltavam poucos meses para Alcídio Pastório se aposentar e haveria um pré-acordo para mantê-lo no cargo até lá.

 

Alvarás

No ano passado a Prefeitura de Toledo emitiu 1.062 alvarás, entre residenciais e comerciais. O número foi maior que o de 2017, quando foram emitidos 992 alvarás.

 

De volta

As atividades na Piscina Pública retornaram na última quarta-feira (23). Para quem tem interesse em participar das aulas de hidroginástica e natação (adulto e infantil), pode realizar sua matrícula no dia 6 de fevereiro, às 7h, por ordem de chegada. As turmas são a partir dos 8 anos, sendo elas dos 8 aos 10 anos, dos 11 aos 16 e dos 17 ao público adulto. A piscina funciona das 7h até às 21h e conta com várias turmas.

 

Servidores expulsos

Em 2018, 73 servidores públicos federais foram punidos por irregularidades e atividades contrárias à lei nos Estados da Região Sul: Paraná (34), Santa Catarina (26) e Rio Grande do Sul (13). Os dados fazem parte de levantamento divulgado pela Controladoria-Geral da União (CGU), que reúne as penalidades expulsivas - demissão de servidores efetivos, cassação de aposentadoria e destituição de cargos em comissão - aplicadas por órgãos e autarquias. O total de registros na Região Sul corresponde a cerca de 11,4% dos 643 agentes públicos punidos em todo o país, maior número na comparação dos últimos 16 anos.

 

Paraná

No Paraná, foram 34 penalidades expulsivas em 2018, sendo 30 demissões de funcionários efetivos; três cassações de aposentadorias; e uma destituição de cargo em comissão. O principal motivo das expulsões foi a prática de atos relacionados à corrupção, com 24 penalidades aplicadas, ou 70,6% do total. Já o abandono de cargo, inassiduidade ou acumulação ilícita de cargos são fundamentos que vêm em seguida, com oito casos (23,5%).

 

Ranking

Entre as unidades da federação, o estado é o quinto com maior número absoluto de servidores punidos, atrás de São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Pernambuco. Já na comparação proporcional - que considera o número de punições a cada mil servidores federais - o Paraná é 10º com maior média: 6,63 por mil. Os dados proporcionais consideram os últimos cinco anos. Desde o início da série histórica, no período de 2003 a 2018, o estado registra um total de 337 punições expulsivas.

Coluna do Editor 01/02/19

Viagem

Uma viagem no fim do ano passado poderá render uma bela dor de cabeça a um agente público em Toledo. O caso, ao que parece, está com o Ministério Público que pretende apresentar uma denúncia formal. Se é que já não o fez.

 

Partidos

O Brasil conta atualmente com um total de 75 partidos políticos em processo de formação. Isso significa que essas legendas já obtiveram um mínimo de 101 fundadores e comunicaram ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que estão devidamente registradas como pessoa jurídica no cartório de registro civil. Esse é o pontapé inicial para a formação de uma nova agremiação no país. A fase final ocorre com o julgamento, pelo TSE, do processo de pedido de Registro de Partido Político (RPP), quando a legenda em criação solicita o registro de seu estatuto e de seu órgão de direção nacional na Corte Eleitoral.

 

Dois

Atualmente, tramitam no Tribunal dois pedidos de RPP: o do Partido Nacional Corinthiano (PNC) e o do Partido da Evolução Democrática (PED). Ao julgar o pedido, o Plenário da Corte analisa se todos os requisitos previstos na lei eleitoral foram cumpridos. Por exemplo, o último processo do tipo a ser julgado, em novembro do ano passado, não foi conhecido porque a legenda em formação, o Partido Reformista Democrático (PRD), não comprovou o número mínimo de apoio de eleitores, uma das condições legais para a criação de uma legenda.

 

35

Somente as agremiações que tenham o estatuto registrado no TSE até seis meses antes da data do pleito, bem como o órgão de direção constituído na circunscrição até a data da convenção podem participar do processo eleitoral. O registro também é requisito para que a legenda receba, na forma da lei, recursos do Fundo Partidário, e também para que tenha acesso gratuito ao tempo de rádio e televisão. O registro do estatuto do partido na Corte Eleitoral também assegura a exclusividade da denominação da legenda, bem como de sua sigla e símbolos. O Brasil tem hoje 35 partidos registrados no TSE.

 

Novo

Por falar em partido, algumas mudanças aconteceram no Diretório Nacional do Partido Novo. Moisés Jardim deixa a presidência para assumir a Secretaria de Finanças no lugar de Marcos Alcântara, que renunciou ao cargo por questões pessoais. Com isso, para a presidência retorna João Amoêdo. Um dos fundadores do partido, que se afastou do cargo de 2017 a 2018 por ter concorrido à Presidência da República, conforme prevê nosso Estatuto. O Partido trabalha para seus próximos desafios, como o acompanhamento dos mandatários, as eleições de 2020, e para se consolidar como uma instituição inovadora na política nacional.

 

Animais

A vereadora Marli do Esporte (PCdoB) está com um Projeto de Lei pronto no sentido de tentar inibir os inúmeros casos de abandono e de maus-tratos a animais em Toledo. Segundo ela, o projeto servirá para preencher uma lacuna deixada pela legislação federal, a qual impõe penas muito brandas.

 

Multas pesadas

A ideia de Marli é estabelecer multas mais pesadas para quem comete este tipo de crime. “A alteração dos valores das multas servirá como medida socioeducativa para que as pessoas repensem antes de praticar o ato de abuso e maus-tratos contra os animais, que também merecem o nosso respeito como seres vivos”, diz ela.

 

Fundo

Ainda de acordo com o projeto, o valor arrecadado com as multas deverá ser transferido para um fundo de adoção, proteção e bem-estar dos animais, onde posteriormente possam ser utilizados para ações e projetos voltados à Política do Bem-Estar Animal.

 

Tabela

As multas variam de 1º até 55 URTs, a Unidade Referencial de Toledo que hoje está em R$ 75,90.

 

Férias no fim

As férias escolares estão acabando. Essa é praticamente a última semana para aproveitar, fazer ou estender aquela viagem, brincar com outros amigos, ficar na casa de parentes e realizar inúmeras atividades durante o dia. As aulas em Toledo iniciarão na próxima quarta-feira (6 de fevereiro).

 

Números

A estimativa inicial da Secretaria Municipal de Educação referente ao número de alunos atendidos em 2019 é de aproximadamente 14.135 estudantes, da Educação Infantil ao 5º ano.

Coluna do Editor 31/01/19

Visita ao Aterro

Divulgação

Um grupo de vereadores visitou a Central de Triagem e Coleta Seletiva de Resíduos, que ficou destruída em função de um incêndio no Aterro Sanitário de Toledo. A comissão foi integrada pelo presidente Antônio Zóio (PSL), vice-presidente Gabriel Baierle (PTB), secretário Leoclides Bisognin (MDB) e vereadores Ademar Dofschmidt (MDB), Albino Corazza Neto (PDT) e Olinda Fiorentin (PPS), além de assessores, que foram recebidos pelo secretário de Meio Ambiente Neudi Mosconi e a presidente da Associação dos Catadores de Recicláveis, Sebastiana Correia dos Santos de Carvalho, além do coordenador do Aterro Sanitário, João Luiz Bressan.

 

Danos

No local os vereadores tiveram relato do secretário de que a esteira elevada foi queimada no incêndio, enquanto uma esteira nova do Águas Paraná teve danos, os quais são de fácil recuperação. Também segundo o secretário Mosconi, o telhado foi danificado em sua capacidade de isolamento térmico.

 

Prevenção

Leoclides Bisognin destacou o papel dos equipamentos de prevenção na contenção do fogo, especialmente a caixa d´água e rede de hidrantes instalados quando atuou na pasta e que tiveram papel importante para evitar danos ainda maiores, segundo relato que teve em visita ao Corpo de Bombeiros após o sinistro.

 

EPI

O vereador Ademar Dorfschmidt manifestou preocupação em relação ao pessoal atuando no local sem calçados e material adequado. Mosconi disse aos vereadores que será repassado Equipamento de Proteção Individual, afirmando que se está partindo para a organização do trabalho ao completar um ano à frente da Secretaria de Meio Ambiente no último dia 24.

 

Registro

Já a vereadora Olinda Fiorentin questionou o não registro do incêndio junto à Polícia Civil através de boletim de ocorrência. O secretário justificou que se não fosse célere nas ações de recuperação da Central de Recicláveis Toledo estaria enterrando lixo reciclável no Aterro Sanitário nos próximos dias. “Nós descaracterizamos o ambiente do sinistro no mesmo dia do ocorrido”, relatou o secretário aos vereadores, afirmando que o contrato de reforma pode ser aditivado em até 50% em com isso o material pode ser trocado não elevando o preço.

 

Na capital

O prefeito Lucio de Marchi esteve nesta quarta-feira (30) em Curitiba, onde se reuniu com o secretário de Desenvolvimento Urbano João Carlos Ortega para a assinatura dos planos definitivos de trabalho e aditivos de vários convênios firmados no ano passado.

 

Laços

Lucio recebeu o convite do secretário Ortega e prontamente atendeu a solicitação, onde estreitou os laços com o novo governo, reforçando que Toledo e o Governo do Paraná estão em harmonia e todos os convênios assinados ainda em 2018 serão mantidos e concretizados.

 

Projetos

“Temos muitos projetos que serão realizados com o apoio do Governo. Estamos contentes com essa parceria para que possamos avançar em nosso município. São ações importantes que oferecem qualidade de vida da população”, destacou o prefeito.

 

Futsal

Um alívio saber que o Toledo Futsal vai disputar a Chave Ouro do Campeonato Paranaense este ano. Alívio porque, quem gosta do futsal como eu, não poderia imaginar a cidade fora do cenário estadual.

 

Atraso

Só uma coisa: horário é horário. A coletiva de apresentação da nova diretoria começou com uns 20 minutos de atraso. Houve quem saiu antes para não perder o ‘sorteio do bife’.

Coluna do Editor 30/01/19

Coamo

A diretoria da Coamo realiza a tradicional reunião de campo relativa ao primeiro semestre nesta quarta-feira (30), a partir das 13h30 no Auditório da FAG em Toledo. Um pouco mais cedo, às 13h, haverá uma coletiva de imprensa. O convite é de Celso Luiz Paggi, gerente de entreposto

 

Pauta

Haverá uma análise da agricultura brasileiro e mundial, apresentados os custos de produção (milho segunda safra e trigo) para a safra deste ano, espaço para o cooperativismo com a participação dos associados e, por fim, um balanço sobre a situação geral da Credicoamo, Via Sollus e Coamo.

 

Reurbanização

Também nesta quarta-feira, às 19h, o prefeito Lucio de Marchi (PP) entrega as obras de reurbanização da rua Dr. Cyro Fernandes do Lago, assim como do Espaço da Inclusão Daniel Patrick Momoli.

 

Futsal

E a quarta promete mesmo ser agitada, isso porque a nova diretoria do Toledo Futsal marcou para hoje, às 11h30, a apresentação do projeto para 2019. Será no Bello Hotel, na região do Parque Ecológico Diva Paim Barth.

 

Jogão

E por falar em esporte, às 20h, no estádio municipal 14 de Dezembro, o Toledo Esporte Clube recebe o Paraná Clube, pela Taça Barcímio Sicupira, equivalente ao primeiro turno do Campeonato Paranaense. Promessa de um jogão que deixa meu coração dividido...

 

Palestra

O comandante do Corpo de Bombeiros em Toledo, capitão Luís Eduardo Zarpelon, confirma para sexta-feira (1º de fevereiro), uma palestra destinada principalmente a contadores, engenheiros e arquitetos, às 8h, no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit).

 

Prevenção

Na ocasião serão apresentadas as mudanças dos procedimentos adotados pelo Corpo de Bombeiros do Paraná em 2019, relacionados a processos de aprovação de projetos de prevenção de incêndios, vistorias e certificações de estabelecimentos.

 

Novas normas

Isso em função da aprovação da Lei Estadual 19.449, de 5 de abril de 2018, a qual regula o exercício do poder de polícia administrativa pelo Corpo de Bombeiros Militar e institui normas gerais para a execução de medidas de prevenção e combate a incêndio e a desastres.

 

Novo portal

A Câmara dos Deputados inaugura, no próximo dia 28, a primeira etapa de mudanças de seu novo portal na internet. Entre as novidades, estão uma nova arquitetura de navegação e um layout focados no usuário, com melhorias na usabilidade e acessibilidade. As mudanças incluem linguagem mais simples, para facilitar a compreensão dos conteúdos, e mecanismo de busca mais ágil e preciso. Há menos informação por página, e ênfase nas ferramentas de interesse da população, principalmente quanto à participação e à transparência. O novo portal também está melhor adaptado para dispositivos móveis.

 

Modificações

Nesta primeira etapa, houve alterações na estrutura de navegação do portal, que foi simplificada; na homepage, que agora privilegia áreas de interesse do cidadão; nas páginas de transparência e despesas, cujos dados passam a ser exibidos de forma gráfica; e na ferramenta de busca, entre outras ferramentas que tornam a navegação mais simples e fácil.

 

Estudos

As mudanças foram definidas após várias etapas de estudos e diagnósticos, que compreenderam debates internos sobre os problemas do portal atual. O diagnóstico embasou, ainda, a organização de um concurso, que selecionou duas propostas de cidadãos como contribuição para a reformulação do portal.

 

Incêndio

Às vésperas de grandes mudanças dentro do Aterro Sanitário este incêndio que destruiu a Central de Reciclagem precisa ser apurado em todos os detalhes para saber se foi apenas um acidente. De qualquer forma é muito triste observar um espaço que vinha sendo revolucionado para o bem ser destruído dessa forma.