Coluna do Editor
Coluna do Editor 10/02/18

Gravidez

Estive na reunião na noite de quinta (8) sobre o Hospital Regional. A conclusão que chego é a seguinte: esta obra é como uma gravidez inesperada. Todo mundo queria uma criança, mas ninguém sabe ainda como, muito menos o que fazer depois que ela nascer.

 

Sem rodeios

Excelente a apresentação do secretário da Saúde de Toledo Thiago Daross Stefanello que, sem rodeios, deu o verdadeiro panorama sobre a real situação do hospital, a qual não é nada animadora hoje.

 

Esforço

A esperança é o esforço coletivo feito para colocar a estrutura para funcionar. Esse esforço passa necessariamente pela boa vontade do Ministério Público na reunião – decisiva – marcada para a próxima semana, quando será apresentado o projeto de parceria com a Hoesp para abertura de pelo menos 30 leitos em regime de urgência.

 

Compartilhada

A gestão dessa primeira pare seria compartilhada entre os municípios que integram a 20ª Regional de Saúde e a Hoesp. Caso a proposta não seja aceita, aí a saída é apresentar um Projeto de Lei para administração através de uma Organização Social. Isso até a Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), ligada ao Ministério da Saúde, assuma a gestão, o que está previsto para acontecer em janeiro de 2019 se tudo correr bem.

 

Prazo curto

O problema é o prazo curto para os projetos andarem. No máximo até abril tudo precisa estar concluído, isso porque com a eleição em outubro, depois de abril nada pode até o fim do ano.

 

Erros grosseiros

Triste, entretanto, é observar uma obra tão importante para a região apresentar erros grosseiros desde sua fase mais embrionária. Portas onde não passam uma maca é demais! Olha, nem Jesus salvaria essa obra!

 

Auditoria

O secretário Thiago Stefanello garantiu que uma auditoria está em fase de conclusão para apurar os responsáveis. O resultado desse trabalho será encaminhado ao Ministério Público, Tribunal de Contas do Estado e Tribunal de Contas da União.

 

Punição

Ainda de acordo com Stefanello, a punição aos eventuais responsáveis pelos erros de elaboração do projeto e de execução caberá a estes órgãos.

 

Canibalismo

Ainda do encontro sobre o Regional, importantíssima a posição de não tornar a futura estrutura uma competidora natural do Hospital Bom Jesus. A ideia, de acordo com quem lá esteve, é ampliar e complementar o atendimento público de saúde na região, hoje bastante deficitário.

 

Vocação

Também foram apresentados dados sólidos que ajudaram a formatar qual será a vocação do hospital. Até que enfim se deixou de lado a politicagem e decisões foram pautadas sobre dados técnicos. Ufa!

 

Quase lotado

Um assunto tão importante levou um bom número de pessoas ao Auditório Acary de Oliveira, na Prefeitura de Toledo. Se não lotou, foi quase.

 

Vereadores

Dos 19 vereadores da Câmara de Toledo, vi apenas 7: Renato Reimann (PP), Janice Salvador (PSDB), Leoclides Bisognin (PMDB), Olinda Fiorentin (PPS), Ademar Dorfschmidt (PMDB), Airton Savelo (PTB) e Valtencir Careca (PP).

 

Carnaval

O carnaval está chegando e para curtir a folia a Secretaria Municipal de Saúde de Toledo realiza ações de orientação e prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis, Hepatites Virais (ISTs) e HIV/Aids.  Na manhã de quinta-feira (8), as profissionais reforçaram as atividades de conscientização à população no Centro de Saúde. Foram entregues panfletos, distribuídos preservativos e realizado testes rápidos.

 

Ampliação

As ações nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) seguem até o dia 23. A ideia é ampliar a prevenção e diagnosticar precocemente as infecções sexualmente transmissíveis, além de aumentar o encaminhamento para tratamento, que deve começar o quanto antes.

Coluna do Editor 09/02/18

Visita

O sempre deputado Duílio Genari (PP) visitou o Jornal do Oeste nesta quinta-feira (8). Uma visita de cortesia apenas para bater um bom papo, claro, sobre política. Recebido pelo diretor Armando Staudt Manfroi, Duílio confirmou a pré-candidatura de José Carlos Schiavinato a deputado federal e que o grupo que ajudou a eleger Lucio de Marchi (PP) a prefeito de Toledo também terá um candidato a deputado estadual.

 

Bons nomes

Embora esta definição ainda não tenha acontecido, Duílio Genari garante que dentro do grupo há bons nomes em condições de manter na Assembleia Legislativa um representante que represente Toledo e a microrregião. Além disso, ele garante que conversas estão sendo realizadas constantemente para se definir um bom nome.

 

Eu topo

Mas, pelo sim, pelo não, Duílio Genari mandou um recado: Se ninguém quiser ir, eu topo. É bom não duvidar.

 

Cheiro

Além disso, Duílio Genari afirmou que, independente de quem for candidato, essa pessoa precisa ter cheiro de voto e gostar de ser político.

 

Lideranças

De qualquer forma, a decisão sobre quem será o candidato certamente passará pelo crivo das principais lideranças do Partido Progressista em Toledo, no caso, o próprio Duílio, os deputados Dilceu Sperafico (federal) e José Carlos Schiavinato (estadual), além do presidente da legenda Luís Fritzen.

 

Encontro

No próximo dia 24 um passo a mais neste sentido poderá ser dado. Isso porque o PP realiza um encontro local.

 

Para a capital

Duílio, logo após essa reunião, seguirá para Curitiba, onde deverá permanecer por aproximadamente duas semanas.

 

Governo

Ele também defendeu o nome de Cida Borghetti como candidata ao Governo do Estado na eleição deste ano e disse que o deputado Sperafico seria um ótimo candidato a vice, numa eventual ‘chapa pura’ do PP do Paraná.

 

Em Cascavel

Os presidenciáveis correm para Cascavel. Nesta sexta-feira (9), o senador Alvaro Dias (Podemos) visita os estandes e conversa com a imprensa no Show Rural. Álvaro instalou outdoors na cidade, destacando a feira agropecuária.

 

Idolatria

Na quarta foi a vez de Jair Bolsonaro (PSC) causar furor por causa de sua passagem pelo local onde se realiza o encontro. Desde a chegada ao aeroporto, Bolsonaro foi ovacionado por uma legião de fãs.

 

Golpe da lista

A diretoria da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) alerta seus associados sobre uma situação que está ocorrendo novamente na cidade. O procedimento, comumente, inicia-se com uma ligação recebida pelo estabelecimento comercial, onde uma pessoa, alegando que irá atualizar o cadastro da empresa, solicita os dados da mesma por completo, para fins de veiculação gratuita em lista telefônica.

 

Golpes da lista II

Recebidas as informações, a pessoa envia um fax ou e-mail para a empresa e solicita que o mesmo seja conferido, rubricado e devolvido. Sem perceber do golpe, o responsável da empresa assina o documento sem verificar que nele há uma autorização de cobrança. Após alguns dias a empresa recebe os boletos bancários e o seu não pagamento enseja no protesto do título.

 

Golpe da lista III

Portanto, a Acit alerta aos empresários e seus funcionários que não repassem informações de suas empresas por telefone, bem como não assinem documentos sem antes saber exatamente do teor e da responsabilidade que representam.

Coluna do Editor 08/02/18

Reclamações

Alguém precisa tomar uma atitude em relação a uma ocupante de cargo de confiança no Teatro Municipal. Somente esta semana foram duas reclamações de pessoas que frequentam o espaço – uma delas organizadora de eventos – sobre o (mau) comportamento da mulher que, de acordo com o protocolado junto à Ouvidoria da Prefeitura de Toledo, é estressada, mal educada, entre outros ‘adjetivos’ nada agradáveis.

 

Folga

Além disso, entre os colegas do local de trabalho a relação também não é amistosa com a tal ocupante de cargo de confiança pelo fato dela se recusar a trabalhar nos fins de semana ou à noite, justamente quando o ‘bicho pega’ no local.

 

‘Costas quentes’

Outro fator de descontentamento interno é que a senhora faz questão de dizer que este ‘benefício’ seria fruto de um acordo.

 

Exemplo

É uma situação que precisa ser resolvida – e logo – porque o assunto chegou a outros ambientes – incluindo fora da Cultura. Tem muito cargo de confiança querendo fazer o mesmo acordo e trabalhar apenas no horário comercial.

 

Atitudes

Aliás, passou da hora de se tomar algumas atitudes mais enérgicas em relação a determinadas situações dentro da Prefeitura de Toledo que se tornaram corriqueiras. Pararam de fazer horas extras para complemento de salário?

 

Câncer

O Dia Mundial de Câncer foi celebrado com o lançamento de uma publicação "Incidência de Câncer no Brasil", do Instituto Nacional do Câncer (INCA), com novas estimativas de casos da doença para 2018. Com exceção do câncer de pele não-melanoma, os tipos de câncer mais frequentes serão os cânceres de próstata (68.220 casos novos) em homens e mama (59.700 mil) em mulheres. Além dos citados, completam a lista dos dez tipos de câncer mais incidentes: cólon e reto (intestino – 36.360), pulmão (31.270), estômago (21.290), colo do útero (16.370), cavidade oral (14.700), sistema nervoso central (11.320), leucemias (10.800) e esôfago (10.970).

 

No Carnaval

No feriado de Carnaval, a Prefeitura de Toledo terá alterações no horário de atendimento ao público. Conforme o decreto municipal publicado no dia 3 de janeiro de 2018, as repartições públicas do município terão pontos facultativos na segunda-feira (12) e na terça-feira (13).  Nestes dias o prédio da Prefeitura estará fechado. Na quarta-feira (14) o atendimento é normal. 

 

UBS

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) também estarão fechadas na segunda-feira (12) e terça-feira (13). A UPA e o Pronto-Atendimento na Vila Pioneiro funcionam normalmente no feriado.

 

Parque das Águas

O Parque das Águas também terá horário especial. O local abrirá normalmente no sábado (10), domingo (11) e excepcionalmente na segunda-feira (12). Na terça-feira (13) e na quarta-feira (14) estará fechado.

 

Coleta Seletiva

A coleta de lixo é para funcionar normalmente.

 

Leilão

A Sociedade Rural de Toledo realiza nesta sexta-feira (9) o 1º leilão de gado deste ano. Será no Recinto de Leilão Darci Tonin, localizado no Centro de Eventos Ismael Sperafico, com jantar às 20h e leilão às 21h.

 

Agronegócio

O vereador Walmor Lodi (PR) retomou sua campanha para que Toledo adote o slogan Capital do Agronegócio. A justificativa é pelos bons números apresentados pelo setor, líder no Valor Bruto da Produção Agropecuária e acima dos R$ 2 bilhões nos últimos anos.

 

Errei!

Uma correção: o nome do Ivan que me enviou mensagem sobre a reforma na estrutura da Prefeitura de Toledo é Ivan Júnior Peron e não Ivan Luís Peron como publicado.

Coluna do Editor 07/02/18

Visita

O prefeito de Toledo Lucio de Marchi recebeu o superintendente Regional de Governo do Banco do Brasil Fernando Favoreto. O encontro contou a presença do gerente geral da Agência de Toledo, Edson Luiz e Cordeiro, do gerente de relacionamento da região Luiz Carlos Vieira e do secretário da Fazenda Balnei Rotta.

 

Linhas de crédito

Favoreto disse que a visita teve como objetivo reforçar a disposição das linhas de crédito que a instituição tem a oferecer para as prefeituras. O objetivo é expor a plataforma avançada de governo para um de seus principais clientes, que é a Prefeitura de Toledo. Temos um leque de opções de financiamentos. Além de colocar o banco á disposição em outras situações, apesar de terem todos os atendimentos nas agências locais, explicou.

 

Fala Leitor

Ivan Luiz Peron enviou uma extensa mensagem, da qual não concordo em muitos pontos, mas que faço questão de publicar porque, ao contrário do que pregam alguns, defendo a democracia. Escreveu ele: Marcio, preciso me manifestar quanto a algumas das mudanças propostas pela reforma administrativa enviada ao legislativo pela administração municipal. Conversei com alguns vereadores durante a primeira sessão ordinária (segunda-feira) e falei sobre a importância do significado das duas pastas que, de acordo com a proposta, perderão o status de secretaria e se tornarão departamentos da Secretaria de Assistência Social e Proteção à Família.

 

Fala Leitor II

O significado dessa mudança manda algumas mensagens para quem está observando essa ação e podem ser lidos da seguinte maneira: 1º a Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres não é politicamente relevante e portanto não merece continuar tendo este status; 2º a Secretaria da Juventude não é politicamente relevante e portanto não merece continuar tendo este status; 3º se, como defendem alguns, essas pastas são relevantes, porque não extinguir o cargo de ouvidor e de assessor comunitário que não desenvolvem papel de políticas fim, gerando assim a mesma pretensa economia aos cofres públicos?, acrescentou Ivan.

 

Fala Leitor III

E seguiu: 4º você já se perguntou, o que uma mulher que sofre violência doméstica e que foi acolhida pela Secretaria de Políticas para Mulheres, pensa em relação à extinção da pasta, mesmo que os serviços continuem? Do ponto de vista de violência simbólica, a extinção da secretaria também seria uma violência? 5º você já se perguntou, o que um jovem, que não tem colocação profissional ou que esteja apenas estudando, e que passa seu contra turno escolar dentro dos CEJU’s (Centros da Juventude), cheio de sonhos e idéias e realizando atividades e cursos oferecidos pensa sobre a extinção da pasta?.

 

Fala Leitor IV

6º quando o governo federal extinguiu, temporariamente, o Ministério da Cultura, houve uma grande comoção daqueles interessados na sua manutenção e que estavam direta ou indiretamente ligados ao órgão, e ouvindo o levante que ocorreu, o governo voltou atrás. 7º a ouvidoria e a assessoria comunitária são tão mais importantes que as Secretarias de Política para Mulheres e Juventude, que nem sequer cogitaram a possibilidade de extingui-las? Muitas coisas erradas já foram feitas nesse primeiro ano de mandato da atual administração, algumas voltaram atrás, demonstrando o mínimo de bom senso, espero, definitivamente, que este seja mais um desses casos.

 

ADVT

A Associação de Pessoas com Deficiência Visual de Toledo (ADVT) comunica todas as pessoas com deficiência física, auditiva, intelectual e visual, para participar de um importante encontro que será realizado nesta quinta-feira (8), a partir das 14h, na sede da entidade localizada na rua Barão do Rio Branco, 2.526 – no 2º piso do Terminal Rodoviário, sala 4.

 

Vagas

O presidente Marcio da Silva França destaca que na oportunidade teremos como principal assunto os aspectos de garantia de vagas para inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho. Nessa perspectiva teremos os representantes da Prati que farão uma exposição de vagas que a empresa disponibiliza para a colocação das pessoas com deficiência no seu quadro funcional, além de discutir sobre a lei de cotas que estabelece reservas de vagas para pessoas com deficiência de acordo com o decreto 5296/04, disse o dirigente.

Coluna do Editor 06/02/18

Vizinho incômodo

Uma declaração do presidente do Sindicato Rural Patronal de Cascavel, Paulo Orso, deu o que falar durante o fim de semana. Disse ele: Perdemos e muito para Toledo no Valor Bruto da Produção. A razão é que a cidade vizinha é quase uma Europa em estrutura. E isso durante o encontro realizado semana passada com o deputado estadual Ratinho Júnior (PSD).

 

Lixo

O novo secretário do Meio Ambiente de Toledo Neudi Mosconi (PSDB) tem tido muito trabalho neste início de comando. Segundo ele, nos últimos meses centenas e centenas de sofás, colchões e armários foram depositados nas vias publicas da cidade por moradores de forma irregular. No fim de semana a equipe da secretaria, com o apoio da Emdur, triturou este material para armazenamento e posterior destinação.

 

Denúncia

Mosconi reforça o pedido para que a população filme e denuncie esta prática irregular. Basta enviar as imagens dos infratores para o telefone 99125-9091.

 

Ecopontos

Algumas pessoas questionaram o secretário sobre o fim dos Ecopontos Itinerantes realizados durante a gestão passada. A resposta foi simples e direta: de que adianta tirar de um lado para jogar de qualquer maneira do outro?

 

Aterro lotado

A prática do passado levou à exaustão o Aterro Sanitário, cuja vida útil foi ‘encurtada’ em alguns anos por causa dos ecopontos.

 

Voto nulo

Nunca antes da história deste País tantas pessoas quiseram anular o voto. Basta ver os dados da Datafolha, divulgados na semana passada. Sem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na jogada – como ao que tudo indica vai acontecer -, o percentual dos que pensam em votar branco ou nulo, que já era expressivo, salta mais de dez pontos e passa a ser a resposta da maior parte dos brasileiros — alcança 32% do total dos eleitores em cenário onde Jair Bolsonaro (PSC) lidera a corrida com 20%, como pontuam Mauro Paulino, diretor-geral do Datafolha, e Alessandro Janoni, diretor de pesquisas do Datafolha, em análise publicada pela Folha de S.Paulo.

 

Crise

O resultado da pesquisa reflete a crise que vive a democracia brasileira. Há diversos fatores para o voto nulo. Neste caso, o índice dobra, quando Lula está fora da disputa, entre os que têm renda de até dois salários mínimos e estudaram até o nível fundamental. E quase triplica entre os habitantes do Nordeste. O aumento da taxa entre as mulheres também é expressivo.

 

Índice baixo

Um levantamento da Latinobarómetro mostra que, entre os latino-americanos, o brasileiro é o menos satisfeito com a democracia. Só 13% se dizem muito satisfeitos e satisfeitos com ela. O que reflete os baixos índices de aprovação do governo atual, do presidente Michel Temer. A média da América Latina é de 30%. É neste momento que o encanto pela democracia acaba e as pessoas se dizem apolíticas, acreditam que isso não importa, se sentem distantes do mundo político.

 

De volta

Nesta segunda-feira (5) os trabalhos regulares na Câmara de Toledo foram retomados e na pauta da sessão alguns projetos interessantes, como o que modifica a estrutura da Emdur. Os cargos de diretor financeiro e diretor jurídico deixam de ser CC-1 e passam a ser CC-2. Uma economia considerável aos cofres públicos.

 

Ouvidoria

Outro projeto altera algumas funções dentro da estrutura da Prefeitura de Toledo, como a transformação da Ouvidoria em Assessoria de Governo e Relações Institucionais, cargo que será ocupado por Carlos Alberto Piacenti.

 

Em 2019

No mesmo projeto está prevista para janeiro de 2019 a extinção da Secretaria de Políticas para Mulheres, da Secretaria da Juventude e do cargo de diretor de Captação de Recursos. As duas secretarias serão absorvidas pela Secretaria de Assistência Social e Proteção à Família.

Coluna do Editor 03/02/18

Apoio do PSL

Não poderia deixar de comentar o apoio do PSL à administração do prefeito Lucio de Marchi (PP) em Toledo. Os vereadores Antônio ‘Zoio’ de Freitas, Marly Zanete e Leandro Moura passam a integrar a bancada de apoio ao prefeito na Câmara Municipal.

 

Polêmica

Claro que o assunto não passaria em branco, ainda mais após as polêmicas declarações dadas por Zoio em várias sessões da Câmara com ácidas críticas à administração, em especial na área da Saúde.

 

Corredor

Apesar dos dados no sentido contrário, o vereador chamava o Mini-hospital da Grande Pioneiro de corredor da morte, o que desagradou muitas vezes o secretário da pasta Thiago Stefanello.

 

Democracia

Mas, como democracia é isso, o PSL hoje está ao lado de Lucio. E segue o baile!

 

Mudança

Como disse para algumas pessoas que me questionaram sobre esta mudança tão radical: entendo, mas não aceito.

 

Entendo

Entendo porque Lucio de Marchi passará a ter um pouco mais de folga dentro da Câmara na defesa de seu governo e na aprovação de mudanças que ele considera essenciais no sentido de tornar sua gestão mais ágil.

 

EstaR

A Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) enviou convite aos seus associados para uma reunião de avaliação do Estacionamento Regulamentado (EstaR). O objetivo do encontro é analisar se houve melhora no sistema e quais pontos ainda demandam de uma maior atenção. A reunião está marcada para a próxima terça-feira (6), das 7h30 às 8h30 no auditório da entidade. Os interessados devem confirmar presença através do telefone (0xx45) 3055-4649 ou pelo e-mail [email protected]

 

Oportunidade

Será o momento do empresário se pronunciar sobre o assunto, sendo as sugestões posteriormente encaminhadas à Secretaria de Segurança e Trânsito, responsável pela gestão do sistema, explica o presidente da Acit Flávio Gotardo Coelho de Souza Furlan.

 

Alckmin e Richa em Cascavel

Também na terça-feira, os governadores Beto Richa (Paraná) e Geraldo Alckmin (São Paulo) participam do Show Rural em Cascavel. A feira segue até 9 de fevereiro é um dos maiores eventos do agronegócio brasileiro e estará na sua 30ª edição. São mais de 530 expositores, 250 mil visitantes e negócios de R$ 2 bilhões na exposição em área de 72 hectares às margens da BR-277.

 

Sem água

A Sanepar informa que por causa de problemas elétricos o poço que abastece Vila Nova, Distrito de Toledo não estava captando água na quinta-feira (1º).

 

Filiação

A filiação do vice-prefeito de Cafelândia, Lourenço Pierdoná, ao PSD, trouxe ao município o deputado estadual e presidente estadual do partido, Ratinho Jr. Também participaram prefeitos e vices da região: Estanislau Franus, de Cafelândia; Jucenir Stentzler, de Palotina; Vlademir Barella, de Iguatu, Donizete Lemos, de Iracema do Oeste; Pedro Leandro Neto, de Nova Aurora e Ito Caiero, de Tupãssi, e os vices Jorge Lange, de Cascavel; Paulo Santana, de Tupãssi, Chico Brum, de Palotina e Edicarlos Grizotto, de Jesuítas.

 

Interprofissões

O presidente da Associação Toledana de Imprensa (ATI), Oscar Gaspar, confirmou que o secretário Emerson Jerônimo (Esporte e Lazer) mandará à Câmara Municipal um projeto de apoio ao Interprofissões 2018. A ideia é apoiar nas despesas de arbitragem, premiação e material esportivo. Ainda de acordo com Oscar, a previsão é do torneio começar em 1º de junho, quando se comemora o Dia da Imprensa. No total serão 10 equipes.

 

Sabadão no Chico’s

Primeiro sábado de fevereiro é uma ótima oportunidade de conferir o cardápio variado do Chico’s Bar e Restaurante. Bacalhau, carne assada na brasa, inúmeras saladas e outras delícias preparadas e servidas com muito carinho pela equipe comandada por Vagner e Silvane. O Chico’s fica na rua Barão do Rio Branco, 3.121, na Vila Industrial. Reservas pelo telefone (0xx45) 3055-4057.

Coluna do Editor 02/02/18

Descontente

O vice-prefeito de Toledo Tita Furlan sempre foi um dos grandes entusiastas do Partido Verde não apenas no Paraná, mas em nível nacional. Foi, porque parece não ser mais tão ‘encantado’ assim. Não pela causa verde, esta uma bandeira marcante em sua trajetória política, mas pelo partido em si.

 

Reunião

O motivo do descontentamento seriam os resultados de duas reuniões recentes realizadas em Curitiba e São Paulo.

 

Mudança?

Diante deste novo cenário, Tita não descartaria até mesmo uma troca de partido na próxima ‘janela’.

 

Convites

Tita recebeu convite de três outras legendas, além do para permanecer no PV. Todos os convites são com a garantia de sua candidatura para deputado estadual, um objetivo que o vice-prefeito de Toledo não esconde de ninguém.

 

Candidato

Encontrei o ex-deputado estadual Elton Welter esta semana e ele confirmou sua pré-candidatura, novamente a deputado estadual. O objetivo é iniciar um processo de reconstrução do Partido dos Trabalhadores em Toledo.

 

Cumprimentos

Em um evento com prefeitos dos 399 municípios do Paraná realizado no Palácio Iguaçu, o deputado estadual Ratinho Junior (PSD) conversou com grande parte desses gestores municipais e foi cumprimentado pelo trabalho que desempenhou quando atuava como secretário do Desenvolvimento Urbano.

 

Braço direito

Anderson Bento, de Maripá, lembrou da parceria com a SEDU: Ratinho sempre foi o braço direito do nosso município. Uma das parcerias possibilitou a construção de calçadas para melhorar a mobilidade da população.

 

Repasse de ICMS

O evento entregou para os 399 prefeitos do Paraná um repasse de R$ 122 milhões de uma cota extra do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Esse montante já foi entregue para os prefeitos que vão investir na melhoria da qualidade de vida da população.

 

CMEIs

A Secretaria da Educação (SMED) informa aos responsáveis legais pelas crianças inseridas no chamamento para matrículas nos CMEIs, que o atendimento a essas famílias, se dará, mediante o contato telefônico da equipe da SMED, agendando dia para que compareçam à SMED para retirar o protocolo de matrícula. Após a retirada do protocolo na SMED, os responsáveis legais terão o prazo de três dias úteis para confirmarem a matrícula no CMEI, onde houve indicação de vaga.

 

Na Amop

O diretor de Coordenação da Itaipu Binacional, Newton Luiz Kaminski, participa nesta sexta-feira (2), a partir das 9h30, da primeira assembleia de 2018 da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), em Cascavel. Kaminski discutirá as ações da Coordenação nos municípios de abrangência da Amop. A reunião será presidida pelo prefeito de Matelândia e presidente da Amop, Rineu Menoncin (Teixeirinha).

 

Em pauta

Também será feita discussão sobre o vencimento inicial da carreira de professores municipais e sobre reajustes dos salários de servidores públicos. Em seguida, Teixeirinha convidará os prefeitos para prestigiarem o estande da Amop durante o Show Rural 2018.

 

Escala

O acordo para manutenção da escala 12 x 60 para alguns guardas municipais foi prorrogado até 2019. Estando bem para ambos os lados...

 

Fala Leitor

Tem um vendedor ambulante com caminhão em plena Parigot de Souza vendendo chocolate. Diz ele direto da fábrica. Caminhão  sem refrigeração. Será  que tem nota fiscal.......isso pode Arnaldo!!!!!!!!!, questionamento enviado por um leitor sobre situação encontrada nesta quinta-feira pela manhã.

Coluna do Editor 01/02/18

Deu medo!

Recebi a informação que alguns ciclistas dos grupos organizados em Toledo estariam com medo de pedalar em algumas regiões do interior após a divulgação da foto de uma cobra sucuri na região da antiga usina, no Rio São Francisco. Gente, também não é para tanto, até porque esse tipo de cobra não sai atacando seres humanos à toa. Isso é coisa de filme!

 

Será?

Nos vários grupos de Whats entre os ciclistas, corre esta mensagem: Pessoal...sobre a cobra. Há alguns anos tínhamos - e ainda temos - em nossa região muitos problemas com capivaras. O governo não deixa caçar, e o único predador natural é a sucuri e as onças. A Itaipu, num projeto com o curso de Zootecnia e Engenharia de Pesca, soltou milhares de filhotes em nossos rios. Isso há mais de 10 anos. O padrinho do meu filho participou do projeto. Então, existem sim várias cobras à solta. Detalhe: todas estão com chip, assim como as onças. No interior de Marechal Rondon um agricultou matou uma onça há pouco tempo. Ibama bateu na porta dele. Crime inafiançável. E aí, será?

 

Em Cascavel

O deputado estadual Ratinho Jr (PSD), pré-candidato ao Governo do Paraná, participará em Cascavel nesta quinta-feira (1º), às 14h, de uma reunião no Sindicato Rural de Cascavel. Ele irá ouvir as demandas do setor agropecuário e receberá uma pauta com as principais reivindicações e sugestões do segmento. O prefeito em exercício Jorge Lange (PSD) e o deputado federal Evandro Roman (PSD) também devem participar do encontro.

 

Ano letivo

Está prevista, também para esta quinta-feira (1º), a abertura do ano letivo aos professores da rede municipal de ensino em Toledo, a partir das 8h no Teatro Municipal e no Anfiteatro da Unipar na Parigot de Souza. A esperança é que este ano o comportamento de alguns seja mais adequado à grandeza da profissão escolhida e não como aconteceu ano passado.

 

Cortados!

Unidades importantes da Assistência Social em Toledo sem telefone e internet, serviços cortados por falta de pagamento. É o fim da rosca! Mais triste é observar os reais motivos para isso ter acontecido: dos empenhos previstos este não foi pago.

 

Responsabilidade

Aí cabe uma pergunta: de quem é a responsabilidade? A pessoa que deixou de exercer sua função da maneira correta será punida? E quando falo em punição me refiro a qualquer pessoa, seja ela servidor público ou ocupante de cargo de confiança.

 

Descontos

Alguns servidores municipais em Toledo tiveram uma ‘surpresa’ ao conferir a folha de pagamento: um desconto de até dois dias por causa da paralisação no caso da votação do projeto sobre o Fundo de Aposentadoria na Câmara Municipal.

 

Orientação

A direção do Sindicato dos Servidores tem enviado mensagens para quem teve o desconto comunicar a entidade e, nos locais de trabalho onde houver mais de um caso, é para ser feita uma lista a ser entregue no próximo dia 7, quando haverá a reunião dos representantes por local de trabalho.

 

Avisado foi

Não vou entrar no mérito de quem está com a razão neste caso, mas surpresa não foi, até porque o prefeito Lucio de Marchi (PP) avisou que haveria o desconto.

 

Segurança

Ufa! Nesta quarta-feira pela manhã havia duas viaturas da Polícia Militar e pelo menos seis policiais no Terminal Rodoviário de Toledo. Leitores entraram em contato para agradecer pelas notas publicadas neste espaço e, claro, para elogiar a presença da Polícia no local. Coincidência, ou não, não havia andarilhos no local ontem pela manhã.

 

UFPR

Nos dias 6, 7 e 8 de fevereiro está prevista a mudança do câmpus da Universidade Federal do Paraná (UFPR) em Toledo para o novo prédio localizado no Biopark – saída para Palotina. Parte do prédio está pronta e o restante será entregue no segundo semestre deste ano ainda. Lá vai funcionar o curso de Medicina.

Coluna do Editor 31/01/18

Amém!

O arcebispo de São Paulo, dom Odilo Scherer, foi o entrevistado de Batista Franco nesta terça-feira (30), no Papo Franco da Rádio União (AM 900). Dom Odilo aproveitou uma ‘folga’ no calendário para visitar alguns parentes em Toledo e região (Foto: Divulgação).

 

Polêmicas

Dom Odilo não fugiu de temas polêmicos e disse não existir Banco do Vaticano e que nunca houve disputa para a escolha do papa Francisco.

 

Mudanças

Ainda de acordo com o religioso, ele não foi afastado por irregularidades pelo papa. Houve uma mudança de nomes para os cargos que ocupava e dom Odilo disse ainda colaborar com funções junto ao Vaticano.

 

Transferida

Foi transferida para a próxima quinta-feira (8) a Reunião Pública para apresentar as tratativas do Hospital Regional, marcada para essa quinta-feira (1º). O motivo foi o agendamento de um novo encontro com o ministro da Saúde Ricardo Barros.

 

Em Brasília

O secretário de Saúde da Prefeitura de Toledo Thiago Daross Stefanello é quem viajou para Brasília (DF), daí o motivo do adiamento da reunião sobre o Regional. Thiago vai participar de mais um encontro justamente para debater como será feita a futura administração da unidade hospitalar.

 

Corredor Oeste

Seis consórcios de empresas se inscreveram no Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), lançado pelo governo do Estado no fim do ano passado, para fazer os estudos da ferrovia ligando Paranaguá a Dourados, no Mato Grosso do Sul. O chamado Corredor Oeste tem cerca de 1.000 quilômetros de extensão e um custo estimado de construção de R$ 10 bilhões.

 

Arrojo

A vice-governadora Cida Borghetti (PP), que foi uma das coordenadoras e acompanha de perto o projeto, comentou o interesse da iniciativa privada. Mostra a força da economia e do agronegócio paranaense. Um projeto arrojado que vai reduzir custos de transporte e deixar mais dinheiro no bolso do produtor.

 

Mais agilidade

Iniciado na Secretaria do Planejamento sob a gerência do engenheiro Mauro Corbellini, atual diretor técnico da Itaipu, a construção da nova ferrovia vai reduzir custos logísticos e agilizar o transporte da produção do Paraná, de São Paulo e do Mato Grosso do Sul até o Porto de Paranaguá. Hoje, somente 20% das mercadorias que chegam ao Porto de Paranaguá são transportadas por via férrea.

 

Mudança

Ricardo Santos não é mais coordenador do Parque das Águas. Voltou para o cargo de assistente regional.

 

Visita

Um grupo de empresários ligados à Eurofarma esteve em Toledo durante o fim de semana. E gostaram do que viram!

 

Aniversário

Por falar em gosto, após tantas críticas em relação às atrações do aniversário de Toledo, em 2018 parece não haverá reclamação: Michel Teló deverá ser o convidado de honra da festa.

 

De volta!

Após um breve período de descanso, a partir desta quinta-feira (1º de fevereiro), a equipe comandada por Vagner e Silvane volta a atender normalmente no Chico’s Bar na hora do almoço. Uma ótima opção para quem quer saborear um delicioso churrasco na brasa, além, é claro, da ampla variedade de saladas e outros pratos deliciosos. O Chico’s fica na Barão do Rio Branco, esquina com a Borges de Medeiros, na Vila Industrial.

Coluna do Editor 30/01/18

No lago

Um container de lixo foi atirado por algum engraçadinho dentro do lago municipal, no Parque Ecológico Diva Paim Barth, em frente à ‘Casa do Tarzan’. Uma atitude lamentável sob todos os aspectos (Foto: Leitor J.O.).

 

Responsabilidade

O novo secretário de Meio Ambiente da Prefeitura de Toledo Neudi Mosconi foi ao local ajudar na retirada do container e na limpeza. Lamentável a atitude de alguns indivíduos. A câmara de vídeo monitoramento do Parque devera ser analisada e os vândalos deverão ser identificados. Qualquer informação, pedimos que a população denuncie. Depredar patrimônio público é crime, comentou Mosconi.

 

Fala Leitor

Recebi, através de uma leitora, mensagem sobre um assalto no Terminal Rodoviário de Toledo ocorrido na tarde de domingo (28). Segundo o relato, dois meliantes assaltaram um rapaz. Levaram todo o dinheiro dele. A Polícia Militar, felizmente, agiu rápido e conseguiu prender logo depois os autores desse assalto.

 

Sexo!

No sábado (27), um casal estava no banheiro fazendo sexo quando a guarda foi acionada. O homem saiu correndo quando viu a guarda e enquanto corria bateu num homem que trabalha como cobrador na Rodoviária e chegava para trabalhar. O cobrador caiu e bateu a cabeça. Não levou uma paulada, como se espalhou rapidamente no fim de semana, mas foi um caso grave e que precisa ser solucionado.

 

Terra de ninguém

Coincidentemente, viajei este fim de semana de ônibus e pude constatar o estado de abandono da Rodoviária de Toledo. A sensação de insegurança é nítida, tanto entre quem trabalha, como entre usuários. Ali virou terra de ninguém. Ah, e no tempo que permaneci no local não observei nenhum policial ou guarda municipal. Tanto na ida quanto na volta.

 

Ao Senado

O ex-prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), se encontrou com o ex-presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Paulo Salamuni (PV), para articular a candidatura dele ao Senado Federal, com o apoio do Partido Verde, que esteve na base quando prefeito de Curitiba, entre os anos de 2013 a 2016. Fruet disputou a eleição de 2010 e foi o terceiro colocado naquele pleito, perdendo para Gleisi Hoffmann (PT) e Roberto Requião (PMDB). Salamuni disse que o apoiaria incondicionalmente e trabalharia para que os verdes o apoiassem.

 

Hospital

Está marcada uma reunião sobre o Hospital Regional na quinta-feira (1º de fevereiro), a partir das 19h, no Auditório da Prefeitura de Toledo. No dia serão apresentados relatórios e os resultados das tratativas sobre a unidade.

 

Extra!

Já nesta terça e quarta (30 e 31), haverá sessão extraordinária na Câmara de Toledo, às 9h. Os vereadores vão analisar três projetos de leis de autoria do Poder Executivo.

 

Propostas

As propostas são o Projeto de Lei nº 3, que autoriza contratação de empréstimo de R$ 23,75 milhões com a Caixa Econômica Federal; o Projeto de Lei nº 4, que reajusta em 3% os valores do cofinanciamento municipal para as entidades da rede socioassistencial e o Projeto de Lei nº 6, que autoriza créditos orçamentários suplementares de R$ 24,673 milhões.

 

Prazo

Na Mensagem nº 4, de 19 de janeiro, enviada ao presidente da Câmara, Renato Reimann (PP), o prefeito Lucio de Marchi (PP) solicitou a apreciação do Projeto de Lei nº 4 em regime de urgência. Conforme prevê a Lei Orgânica de Toledo, a matéria em regime de urgência tem prazo de até 30 dias para sua apreciação, sobrestando-se às demais matérias após isso. Este prazo, porém, não corre no recesso Legislativo, como ocorre atualmente em Toledo.