Coluna do Editor
Coluna do Editor 16/08/18

Homenagem

Nesta quinta-feira (16), às 8h30 no Auditório Acary de Oliveira, anexo à Prefeitura de Toledo, haverá uma solenidade em homenagem ao trabalho da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante da Hoesp. Será entregue uma Menção de Honra através do Sistema Estadual de Transplantes do Paraná, com a doutora Arlene Terezinha Cagol Garcia Badoch, coordenadora do sistema.

 

Secretário

É aguardada a presença do novo secretário de Estado da Saúde, Antônio Carlos Nardi.

 

Indecisos

A pesquisa IRG/Bem Paraná divulgada nesta quarta-feira (15), revelou que a disputa eleitoral está aberta e a maioria dos paranaenses ainda não definiu em quem vai votar para o governo do Estado. Na consulta espontânea, em que o eleitor informa sua preferência sem a lista dos candidatos, nada menos do que 78,6% dos entrevistados afirmam não ter candidato.

 

Baixos índices

Neste caso, o deputado estadual e candidato do PSD, Ratinho Júnior, é o mais citado, com 8,3%, seguido da governadora e candidata à reeleição, Cida Borghetti, com 3,6%. O senador Roberto Requião (MDB), que é candidato à reeleição e não concorre ao governo, aparece em terceiro, com 0,7% das citações, seguido do ex-senador Osmar Dias (PDT), que desistiu de concorrer, com 0,6%.

 

Detalhes

O IRG ouviu 1.250 eleitores em 75 cidades paranaense, entre os dias 9 e 14 de agosto. A margem de erro é de 2,8% e o grau de confiança, de 95%. A pesquisa está registrada no TSE sob o número PR-09806/2018.

 

Irregularidades eleitorais

A OAB Paraná lançará nesta sexta-feira (17), às 10h, o aplicativo “Voto Legal”, que permite a qualquer cidadão denunciar irregularidades eleitorais. O aplicativo estará disponível gratuitamente no Google Play e no iTunes, possibilitando que as denúncias sejam feitas de forma pública ou anônima, com a inserção de texto, vídeo, áudio ou foto. “A OAB, protagonista da ação que proibiu o financiamento de campanha por parte de pessoas jurídicas e que impulsionou a Lei da Ficha Limpa, fará todo o possível para que cidadãos tomem uma decisão consciente nas urnas. Nosso propósito com o aplicativo é ajudar a população a denunciar o uso de recursos indevidos na campanha”, disse o presidente da OAB Paraná, José Augusto Araújo de Noronha.

 

Em Brasília

O deputado estadual José Carlos Schiavinato (PP) esteve em Brasília esta semana para um encontro com o ministro da Agricultura Blairo Maggi. O assunto era sobre os embargos da carne de frango pela União Européia e questões referentes à suinocultura.

 

Marechal Cândido Rondon

A Prefeitura de Marechal Rondon está sob o comando do vice-prefeito Ila, por um período de 12 dias. Em ato oficial realizado na manhã desta quarta-feira (15), o prefeito Marcio Rauber deu posse ao seu vice e saiu de férias. Participaram da solenidade os secretários de Administração, Elemar Hensel, de Cultura, Marcia Veit, de Gabinete, Valdir Sachser, e de Governo, Walmor Mergener. Marcio Rauber se licenciou para 12 dias de férias e o seu retorno está previsto para o dia 27 de agosto.

 

Sem férias

Já em Toledo o mesmo não aconteceu até hoje. Lucio de Marchi (PP) não saiu de férias, muito menos deixou algum espaço para o vice Tita Furlan (PV).

 

Livros

Não esqueci sobre a questão dos livros. Ficará para amanhã diante de tantos fatos mais importantes neste momento.

 

Publicação

A campanha mal começou, mas o desgaste dentro da Prefeitura de Toledo já é intenso por causa de algumas postagens em apoio a determinado candidato. Pelo visto a pressão será extrema até o fim.

Coluna do Editor 15/08/18

Novo comando

Oficialmente a direção da Pontifícia Universidade Católica (PUC), campus Toledo, tem novo comando. O professor Renato Tratch deixou a direção após muitos anos de dedicação que foram determinantes para o fortalecimento da marca PUC na cidade. Renato soube se integrar de maneira completa na comunidade local e isso fez muita diferença no trabalho realizado e que merece ser reconhecido.

 

Trabalho em equipe

Tratch explica que esse processo de mudança é considerado normal na universidade. São dez anos de história na direção da PUC, no município. Entre os diversos trabalhos realizados neste período, destaque para a formação da equipe de docentes, a qualificação dos professores e o apoio integral ao estudante.

 

Conquistas

É preciso destacar que neste período houve a criação do Núcleo de Excelência em Empreendedorismo e Inovação (NEEI) e da Red Foot Aceleradora de Novos Negócios, a organização da unidade experimental da área agrícola e a interação com a comunidade. Ah, claro, sem mencionar a implantação do curso de Direito, hoje destaque em nível estadual.

 

Missão

Segundo Tratch, a equipe está focada na missão do grupo Marista e busca enfatizar os valores de amor ao trabalho e o espírito de família forte. “O novo gestor irá ‘oxigenar’ o campus e isso é importante. Entrego a direção contente, pois sei que procurei fazer o melhor e me dediquei ao máximo. Essa mudança é importante para o crescimento e a evolução do campus. Continuarei como professor e, no que for preciso, servindo a comunidade”, disse.

 

Festa do Porco

Recebi o convite para o lançamento da 45ª Festa Nacional do Porco no Rolete, marcado para acontecer nesta sexta-feira (17), a partir das 20h30 na sede do clube Caça e Pesca de Toledo. Atração especial será o coral Vinótchok, da comunidade ucraniana de Toledo.

 

Sanepar

Em todo o Estado, o atendimento da Sanepar por telefone é feito pelo número 0800-200-0115. Embora em novembro faça 2 anos que a Sanepar implantou o 0800, muitos clientes ainda tentam ligar no antigo 115 e ficam sem atendimento. Como já passou o período em que a ligação era transferida automaticamente para o número atual, clientes têm reclamado que não há serviço disponível de atendimento telefônico. A ligação no 0800 é gratuita.

 

Dengue

Na próxima quarta-feira (22), a partir das 8h30 no Auditório Acary de Oliveira, na Prefeitura de Toledo, haverá uma reunião do Comitê Municipal de Mobilização Social contra Aedes Aegypti de Toledo.

 

Livros

Prometo que amanhã, com toda calma do mundo, abordarei a questão da doação de alguns livros. Tem horas que, confesso, dá vontade de largar os betes!

 

Prazo

Termina hoje o prazo para os partidos entregarem a lista com os nomes dos possíveis candidatos à Justiça Eleitoral. A partir daí será uma verdadeira corrida maluca.

 

Pesquisa

Por falar em política, o Portal Bem Paraná divulga, nesta quarta-feira (15), a primeira pesquisa de intenção de votos para o governo do Estado desde a definição oficial dos candidatos e coligações nas convenções partidárias. O levantamento, do instituto IRB Consultoria, deve ouvir por amostragem 1.250 pessoas, com margem de erro é estimada em 2,8 pontos porcentuais. O registro da pesquisa IRG/Bem Paraná na na Justiça Eleitoral é PR-03873/2018.

 

Novo cenário

Desde janeiro, as quatro pesquisas obrigatoriamente registradas no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) consideraram um cenário político com a presença do ex-senador Osmar Dias (PDT) na corrida pelo Palácio Iguaçu, entre outras diferenças. Osmar, porém, desistiu de concorrer às vésperas da convenção de seu partido. O questionário terá perguntas para resposta estimulada e espontânea.

 

Lista

A estimulada vai apresentar nove candidatos: Cida Borghetti (PP), Doutor Rosinha (PT), Geonisio Marinho (PRTB), Ivan Bernardo (PSTU), João Arruda (MDB), Ogier Buchi (PSL), Professor Jorge Bernardi (REDE), Professor Piva (PSOL), Priscila Ebara Guimarães (PCO) e Ratinho Junior (PSD).

Coluna do Editor 14/08/18

Novo espaço

Na última terça-feira (7), o Yara Country Clube reuniu sua diretoria executiva, conselho e convidados para a inauguração de um espaço destinado a descanso e chimarrão, denominado Cantinho do Chimarrão. O local foi criado em homenagem ao ex-gerente do clube Mauro Mauri Maiorki (Butim), falecido em 2016. Participaram do evento ainda Iane Kracker Maiorki e Marcos Mauricio Maiorki, representando a família (Foto: Divulgação).

 

Congresso Técnico

Toledo receberá a 31ª edição dos Jogos da Juventude do Paraná (Jojups) no mês de setembro. Entre atletas técnicos e dirigentes serão mais de 5.100 pessoas de 83 municípios envolvidas diretamente no evento. O Congresso Técnico da competição será nesta terça-feira (14), a partir das 8h, no Auditório Acary de Oliveira, na Prefeitura.

 

Energia

O presidente da Itaipu Binacional, Marcos Vitório Stamm, visitou a sede da Federação da Agricultura do Estado do Paraná na semana passada, em Curitiba. Acompanhado do assessor Herlon Goelzer de Almeida, Stamm foi recebido pelo presidente da Faep, Ágide Meneguette. Em pauta, a importância do agronegócio para a economia do Estado – sobretudo no Oeste, onde está localizada a usina – e o crescente uso de biodigestores para a geração de energia limpa na região, transformando um passivo ambiental (dejetos de animais) em ativos como eletricidade e biofertilizante.

 

Alerta

Um amigo enviou alguns áudios sobre um episódio ocorrido na última sexta-feira, no Centro de Toledo. Ele participou de um baile em comemoração ao Dia do Advogado num salão e, quando saía, foi avisado pelo segurança particular contratado pelo evento que havia alguns adolescentes rondando o local e abordando quem saía de lá. Na cara limpa!

 

Assalto

Ainda de acordo com este amigo, houve pessoas reclamando terem sido ameaçadas e assaltadas por estes jovens. Um alerta para quem ainda acredita na Toledo tranquila e pacata de outros tempos.

 

Cuidado

Não se trata de criar um alarde desnecessário, todavia, é preciso que as pessoas tomem mais cuidado em determinadas situações e registrem boletim de ocorrência quando forem abordadas, como parece ter sido o caso no fim de semana. Somente dessa forma a polícia poderá identificar e punir os eventuais criminosos.

 

Vídeo

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) determinou que Ratinho Junior, candidato ao governo pelo PSD, retire um vídeo que circula no Facebook. O juiz Antonio Franco Ferreira da Costa Neto entendeu que o vídeo configura campanha eleitoral antecipada. Oficialmente, a campanha só começa na próxima quinta-feira (16), um dia depois que todos os candidatos devem estar registrados no TRE.

 

Sem pedido

A ação foi movida pelo PP, da governadora Cida Borghetti, que tenta a reeleição.  A ação argumenta que o vídeo divulga o número de urna de Ratinho Junior, o que caracteriza campanha eleitoral. A assessoria de Ratinho informou que os advogados do candidato vão recorrer da decisão. Em nota, a assessoria afirma que o vídeo não foi publicado na página oficial do candidato e não contém pedido expresso de votos, única limitação nesta fase de pré-campanha.

 

Tapa buraco

Acredito que tenha sido o pessoal da Emdur quem realizou um tapa buracos em algumas ruas da Vila industrial. Se foi...obrigado!

 

Obras

Ainda no campo do trânsito, quem trafega pelas proximidades do Centro de Eventos Ismael Sperafico ou na Barão do Rio Branco precisa ter atenção redobrada por causa das obras de duplicação da BR-163, que estão a todo vapor.

 

Abuso

Apesar de todas as placas e da boa sinalização no local, ainda há quem abuse. Depois acontece um acidente...

 

Solidariedade

Por falar em acidente, toda solidariedade do mundo ao amigo jornalista Maiko Bücker, que perdeu familiares após ter se envolvido num gravíssimo acidente na mesma BR-163, perto de Mercedes no fim de semana. Força e luz amigo!

Coluna do Editor 11/08/18

Nota pública

A vereadora Marli do Esporte (PCdoB) emitiu uma nota pública para comunicar que não será mais candidata ao Senado como havia sido anunciado anteriormente. Segundo a nota, após longas tratativas no fim de semana em que aconteceu também a convenção estadual do partido, a Executiva Estadual do PCdoB tomou a decisão de integrar a frente progressista no Estado do Paraná e coligar com MDB e PDT formando um grupo que irá fazer frente às forças políticas conservadoras que figuram dentro de um mesmo campo político.

 

Apoio

“Diante da decisão do partido, venho a público agradecer a todos que me apoiaram, especialmente aos membros da Executiva, Edson Souza, Elton Brás, Magda, Elza, Hugo Valdares professor da UTFPR e secretário do PCdoB-PR, a todos da União da Juventude Socialista, a presidente da UJS-PR Camila Lanes e a vice Isabela Gobo, Thalita Marques da UJS-Foz do Iguaçu, Isabela Marinho presidenta da União Paranaense dos Estudantes, Wellington Tiago Lima , Guilherme Esteves da União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (UPES) e Airton Silva da União Nacional dos Estudantes (UNE), além é claro de todos os meus apoiadores no município de Toledo e estado”, traz ainda o texto.

 

Agradecimentos

Ela agradeceu ainda a todos os veículos de comunicação que “abriram suas portas para falarmos sobre a pré-candidatura e sobre nossa caminhada na construção e fortalecimento do partido. Reitero meu apoio aos candidatos do PCdoB, a deputado estadual Nilton Bobato e ao candidato a deputado federal Professor Leandro Crestani”.

 

Abençoados

Com a abençoada chuva dessa semana também vieram os abençoados buracos nas ruas... Na Vila Industrial então...

 

Cardápio variado

Vagner, do Chico’s Restaurante, preparou um cardápio especial para o almoço deste sábado: feijoada, bacalhau cremoso, bacalhau grelhado, salmão waleska, filé mignon parmegiana, camarão alho e óleo, camarão na moranga e mais de 30 tipos de salada. O Chico’s fica na Vila Industrial em Toledo.

 

Fala Leitora

A leitora Rosemary Santana, que trabalha no setor de projetos da Copel em Toledo, enviou a seguinte mensagem: “Passei de carro pela rua Colômbia, em Toledo (entre as ruas Saturno e Uruguai) e observei que um carro estacionou próximo à calçada do lado onde tem um campo de futebol. Parecia um carro novo e modelo de luxo. Desceu desse carro, um senhor bem vestido (aparentava em torno dos 50 anos de idade) e estava se limpando com um lenço de papel”.

 

Gestos

“Ficou parado próximo ao carro esperando eu passar para poder atravessar a rua. Quando eu estava passando por ele, percebi que ele amassou o lenço de papel e o jogou no chão. Fiz um sinal apontando para o papel e ele não aceitou de bom grado o meu alerta e fez alguns gestos para mim”.

 

Questionamentos

“Após presenciar uma cena tão comum como essa, fico me questionando: Será que esse homem (assim como nós) tem noção do que significa um papel jogado no chão? Será que ele (assim como nós) tem noção que suas atitudes servem de espelho para alguém bem mais novo e que o admira? Será que esse homem (assim como nós) vai votar conscientemente nas próximas eleições????”.

 

Hipócritas

“Então..., concluo que a mudança que tantos hipócritas propõem está bem longe de acontecer, pois ninguém quer mudar de postura e de atitude. As vantagens ainda acontecem em larga escala em todos os cantos de nosso país (quiçá do mundo). Que pena...”.

 

Indignação

Compactuo com o sentimento de indignação de Rosemary especialmente quando ela ressalta estar “compartilhando essa experiência, pois serve como exemplo a outras pessoas para que evitem, no futuro, uma atitude semelhante”. Cobramos tanto da classe política por mudanças, entretanto, no cotidiano não conseguimos mudar pequenos atos que ajudam a construir um coletivo mais decente.

Coluna do Editor 10/08/18

Do alto

Dia desses recebi um vídeo que mostra toda beleza de Toledo vista do alto. Aliás, a mesma beleza percebida diariamente debaixo, com suas ruas bem iluminadas, seus espaços públicos bem planejados e bairros pujantes.

 

De baixo

Mas tem gente que só enxerga essa Toledo, esquecendo que existe outra, a qual precisa ser vista de baixo, como observei ontem cedo sob a marquise de uma empresa cuja tradução do nome em inglês é socorro! Certamente aquele cidadão precisa de ajuda.

 

Novo

O pré-candidato do Novo à Presidência da República, João Amoêdo, vem ao Paraná divulgar as ideias de liberdade individual e econômica, integridade, redução da carga tributária e redução dos privilégios da classe política que o partido defende. João Amoêdo, que já esteve em Maringá, Londrina, e recentemente esteve em Curitiba, no mês de abril, em palestra que lotou o Teatro Bom Jesus, apresentará dessa vez também em Cascavel e Foz do Iguaçu suas principais propostas para enfrentar os desafios do país, nesta segunda-feira (13).

 

Partido

O Novo se tornou oficialmente um partido em setembro de 2015. No pleito deste ano tem como meta eleger 35 deputados federais em todo o país, trazendo renovação para o legislativo brasileiro. O partido tem como base a ideia de que o caminho para melhorar a qualidade de vida das pessoas está na liberdade com responsabilidade.

 

Baile da OAB

A diretoria da Subseção de Toledo da Ordem dos Advogados do Brasil – Paraná (OAB/PR) e a Comissão de Eventos convidam para o jantar dançante em comemoração ao Dia do Advogado. Será um momento de confraternização, de valorização e de afirmação da profissão, essencial à administração da Justiça.

 

Detalhes

O baile será nesta sexta-feira (10), na Mafalda Eventos (Salão Cristo Rei), com animação do Musical Lú e Vilson. O valor é R$ 60,00 por pessoa (bebidas não inclusas). Crianças de 6 a 11 anos pagam R$ 30,00. Os convites podem ser adquiridos na sede da Subseção, salas da OAB e com os membros da diretoria e conselho.

 

Mochilas

As prefeituras de Capitão Leônidas Marques, Boa Vista da Aparecida e Santa Lúcia, no Oeste do estado, receberam nesta semana recomendação administrativa expedida pelo Ministério Público do Paraná para que adotem as medidas necessárias para garantir o cumprimento da Lei Estadual 17.482/2013, que prevê o peso máximo de material escolar que os alunos das escolas paranaenses podem carregar em bolsas, mochilas e afins. Encaminhado pela Promotoria de Justiça de Capitão Leônidas Marques, sede da comarca, o documento também foi dirigido ao Núcleo Regional de Educação de Cascavel.

 

Peso extra

A notícia de que os estudantes estariam sendo obrigados a carregar peso além do indicado chegou ao MPPR via denúncia feita por uma pessoa ao Disque 100. Conforme a legislação vigente, alunos de até 10 anos podem carregar o equivalente a até 5% do seu peso. Maiores de 10 têm como limite 10% do seu peso. Por exemplo: uma criança de 9 anos, de 30 quilos, só poderia carregar até um quilo e meio de material escolar.

 

Sem conforto

Batista Franco, no “Papo Franco” da rádio União (AM 900), comentou sobre a falta de conforto para feirantes e consumidores que toda quarta-feira participam da Feira do Produtor no Centro de Toledo. A chuva e o frio apenas intensificaram os problemas enfrentados toda semana.

 

Espaço

A cobrança do ‘Gordo’ é pertinente, ainda mais pelas promessas já feitas para solucionar isso, mas até hoje não cumpridas. Ele defendeu a mudança da feira para um local mais apropriado. “O povo vai onde a feira está”, disse em tom ácido Batista.

Coluna do Editor 08/08/18

Brecha

Diante das mudanças provocadas pela desistência de Osmar Dias em se lançar candidato pelo PDT ao Governo do Estado, o partido precisou se reinventar rapidamente para não sucumbir do mapa eleitoral no Paraná, daí o lançamento de Nelton Friedrich ao Senado, o que abriu uma brecha na chapa para deputado federal.

 

Candidato?

Um nome bastante cogitado foi do vereador Marcos Zanetti, de Toledo, que inclusive tinha sido indicado numa lista preliminar, mas que acabou desistindo pela maior viabilidade em favor de Nelton, que agora trocou de cargo.

 

Conversas

Zanetti tem dito a pessoas mais próximas que, embora o PDT realmente o tenha procurado e existam conversas, essa será uma decisão pessoal. E um fator que pesa contra é justamente ter se retirado precocemente do processo para apoiar o Nelton.

 

Planejamento

Na visão do vereador, uma candidatura, mesmo que seja pra não se eleger e sim auxiliar a um determinado grupo, tem quer ser planejada e não ser lançada já no fim e com o árbitro com o apito na boca pronto para terminar a partida.

 

Queima

Tem razão Zanetti em pensar assim, até porque uma candidatura dessa forma serviria apenas para ‘queimar’ seu nome.

 

Também não

Outro nome dentro do PDT de Toledo cogitado para ocupar esta vaga foi do ex-vereador e ex-vice-prefeito Adelar Holsbach, o ‘Pelanka’, que também disse não. Ao menos não nesta eleição...

 

Almoço

No domingo (12), na Associação Ouro e Prata na Vila Industrial, Niulton Pegoraro vai organizar um almoço especial em homenagem aos pais. Nesta chuvosa quarta-feira ele passou na redação do Jornal do Oeste tomar um café e falar sobre alguns dos projetos previstos ainda para este ano na sede da entidade.

 

Iluminação

Um dos que mais o empolgam é a iluminação do campo.

 

Setor farmacêutico

A Prati-Donaduzzi, maior produtora de medicamentos genéricos do Brasil*, participará do Encontro de Negócios Farmarcas 2018, uma das principais reuniões do varejo farmacêutico, que acontecerá no Centro de Eventos Pró Magno em São Paulo.

 

Empresários

Dividido em duas atividades principais, o encontro tem início com uma feira de negócios que conta com a participação de mais de 50 expositores da indústria farmacêutica e distribuidores de medicamentos, e é finalizado com um ciclo de palestras e atividades. Exclusivamente dirigido aos empresários associados ao grupo Farmarcas, o evento é visto como uma excelente oportunidade de capacitação, relacionamento e potencialização de negócios.

 

Tempo

A chapa da governadora Cida Borghetti (PP), do deputado estadual Ratinho Junior (PSD) e do deputado federal João Arruda (MDB) ao governo do Paraná terão maior tempo no programa eleitoral de TV e rádio, que começa em 31 de agosto (37 dias antes das eleições) e termina no dia 4 de outubro. Cida terá 2 minutos e 59 segundos; Ratinho, 2 minutos e 2 segundos; e Arruda, 1 minuto e 50 segundos. As informações são de Narley Resende no Bem Paraná.

 

Mais tempo

Com chapa pura, o candidato Doutor Rosinha (PT) terá o quarto maior tempo, com 1 minuto e 11 segundos, seguido de Geonísio Marinho (PRTB), com 12,3 segundos; Professor Piva (PSOL), com 11,35 segundos; Ogier Buchi (PSL), com 11,35 segundos; e Jorge Bernardi (REDE), com 10,4 segundos. Os candidatos Professor Ivan Bernardo (PSTU) e Priscila Ebara (PCO), cujos partidos não tem representantes na Câmara Federal, terão o tempo mínimo, distribuído igualitariamente. Cada um dos dois terá 6,6 segundos.

 

Distribuição

O espaço dedicado aos candidatos ao governo é de 9 minutos em cada programa eleitoral gratuito, veiculado segundas, quartas e sextas-feiras. O cálculo considera o número de deputados que cada partido da coligação tem na Câmara Federal, que representam 90% do tempo do programa. Os outros 10% são distribuídos igualitariamente. O tempo final será homologado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) até 24 de agosto e por isso ainda está sujeito a ajustes.

Coluna do Editor 08/08/18

‘Climão’

Dentro da Prefeitura de Toledo está havendo um ‘climão’ por causa da eleição de outubro. Acontece que o PP vai de candidatura própria ao Governo do Estado, com Cida Borghetti, entretanto, muita gente já declarou que irá trabalhar na campanha de Ratinho Junior (PSD). E gente graúda!

 

Novo assessor

O vereador Edmundo Fernandes (PRB) terá novo assessor parlamentar na Câmara de Toledo.

 

Atas fechadas

Por falar em mudanças, o Paraná agora tem dez candidatos ao governo e 16 ao Senado Federal. Alguns candidatos mudaram os cargos que pretendem disputar e algumas chapas incluíram candidaturas, Nesta segunda-feira (7), data em que as atas das convenções partidárias foram entregues ao Tribunal Regional Eleitoral, o PCO anunciou o lançamento da candidatura de Priscila Ebara ao Governo do Estado, com Hallyson Hilário Coutinho na vice e Gilson Mezaroba ao Senado.

 

Lista

A lista tem Cida Borghetti (PP) pela coligação formada por PP/PSDB/PP/PSB/PTB/DEM/PROS/PMN e PMB. O candidato a vice será Coronel Malucelli (PMN) e ao Senado: Beto Richa (PSDB) e Alex Canziani (PTB). També no páreo Ratinho Junior (PSD) pela coligação PSD/PSC/PRB/PR/PPS/PV/PHS/PODE/AVAN e o vice Darci Piana (PSD); ao Senado os candidatos serão o Professor Oriovisto (PODE) e Renan da Mata (PSC).

 

Na lista

Na lista de postulantes ao Palácio Iguaçu João Arruda (MDB) com Eliana Cortez da Silva sendo a candidata a vice pela chapa: MDB/PDT/SD/PCdoB. Os candidatos ao Senado são Roberto Requião (MDB) e Nelton Friedrich (PDT); Doutor Rosinha (PT) e Anaterra Viana (PT) serão os candidatos ao Governo, com Mirian Gonçalves (PT) ao Senado.

 

Tem mais

Ainda ao Governo do Estado Jorge Bernardi (REDE) pela coligação REDE/DC/PPL, sendo candidatos ao Senado Flavio Arns (REDE) e Luiz Adão (DC); Professor Piva (PSOL) pelo PSOL/PCB, com Rodrigo Tomazini (PSOL) e Jaqueceline Parmigiani (PSOL) ao Senado; Ogier Buchi (PSL), com o vice Caxias Ribas (PATRI) serão os candidatos pela chapa PSL/PTC/PATRI, com Ana Barroso (PSL) e Roselaine Ferreira (PATRI) as candidatas ao Senado.

 

Finalmente

A lista de candidatos tem ainda Geonísio Marinho (PRTB) pela chapa PRTB/PRP, com Eliceu Palmonari (PRTB) de vice e os candidatos ao Senado Rodrigo Reis (PRTB) e José Maria Boni (PRTB); Professor Ivan Bernardo (PSTU) com Carminha Moreira (PSTU) serão os candidatos ao Governo; e finalmente, Priscila Ebara Guimarães (PCO) com Hallyson Hilário Coutinho (PCO) de vice, com Gilson Mezarobba (PCO) ao Senado.

 

Arquitetura

Mario César Costenaro aceitou o desafio proposto pela FAG Toledo e será o coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da instituição. O curso está na lista do Vestibular de Verão que acontece em outubro com previsão de início das aulas em fevereiro de 2019. “Vamos seguir a ideologia que o Centro FAG sempre empregou no curso em Cascavel para o nosso curso aqui em Toledo. Ou seja, selecionando o melhor corpo docente e tendo o comprometimento de colocar no mercado, profissionais prontos para os desafios do setor”, comenta.

 

Projetos

O curso, de acordo com o arquiteto, terá uma base teórica sólida, mas também deverá contemplar, através de visitas, laboratórios e estágios, a parte prática necessária para a formação do profissional de arquitetura e de urbanismo. “É imprescindível que este profissional tenha condições de pensar nas mudanças da nossa sociedade, que está repensando a forma de lazer, de integração, de descanso e de qualidade de vida”, ressalta.  Para Costenaro, os velhos padrões de comportamento estão caindo e no lugar, novas demandas urbanas estão surgindo. “Os projetos devem ser cada vez mais sustentáveis, com a otimização dos recursos naturais como a luz e o vento. Este é o novo perfil de profissional que queremos e vamos formar aqui na FAG Toledo”, explica.

 

Circo

O Circo da Alegria, a Escola Municipal Anita Garibaldi e a Secretaria Municipal de Educação realizarão a 12ª Mostra de Circo Social e o 5º Festival Nacional de Circo em Toledo, de 24 a 28 de setembro. As apresentações serão no Teatro Municipal, às 9h e 14h.

 

Agendamento

As escolas interessadas em participar devem realizar o agendamento prévio com Dado Guerra, através dos telefones (0xx45) 3055-8757 – 3277-2182 ou 99974-3019. Também pode ser feito por e-mail: [email protected]

Coluna do Editor 07/08/18

Temperatura alta

As decisões recentes na política paranaense elevaram a temperatura também em Toledo no fim de semana. Com a definição em torno dos candidatos ao Governo do Estado, começaram a derreterem algumas máscaras, algo que deverá acontecer com uma intensidade ainda maior nos próximos dias, quando a campanha começar pra valer.

 

Definições

Terminado o prazo para realização das convenções partidárias domingo, ficou definido que as eleições deste ano terão nove candidaturas ao governo do Estado e 14 nomes na corrida ao Senado Federal. As chapas majoritárias com maior número de partidos na coligação são as que lançam a governadora Cida Borghetti (PP) à reeleição e o deputado estadual Ratinho Junior (PSD) ao governo, com oito partidos cada.

 

Vice

Por falar em Ratinho, ele confirmou o nome do empresário Darci Piana, ex-presidente da Federação do Comércio do Paraná, como candidato a vice.

 

PDT

A última chapa a definir o nome do candidato ao governo foi a do PDT. Com a desistência do ex-senador Osmar Dias, o partido decidiu apoiar a candidatura do deputado federal João Arruda (MDB) ao Palácio Iguaçu. O ex-deputado federal Nelton Friedrich (PDT), que chegou a ser cotado como candidato ao governo, será candidato ao Senado e vai dividir chapa com o senador Roberto Requião (MDB), candidato à reeleição.

 

Macarronada

No próximo dia 18 de agosto será realizada uma macarronada pelo Grupo Escoteiro Vicentino. Será no salão social da Igreja Luterana (Igreja do Sino). Os convites estão sendo vendidos a R$ 25,00 adulto e R$ 15,00 infantil.

 

Trânsito

Para não dizer que não falei de flores, fica a dica a alguns grupos de ciclistas que costumam usar a avenida Parigot de Souza em Toledo para utilizarem a ciclovia ao invés de trafegarem entre os veículos, principalmente no chamado horário de pico. Isso tem acontecido com frequência e é muito preocupante.

 

Espaço

Os ciclistas reclamam do pouco espaço que têm, entretanto, quando estes são criados é para serem usados.

 

Parquímetros

Em função de um problema de saúde grave da minha sogra, tenho me deslocado diariamente a Cascavel e lá os parquímetros no Estacionamento Regulamentado (EstaR) tem funcionado muito bem. Estacionou lá estão os equipamentos com placas de energia solar à disposição.

 

Sem tolerância

Ah, um detalhe importante: sem tolerância! Estacionou, pagou...

 

Paciência

Voltando ao campo da política, boa parte dos tucanos em Toledo estava com as asas alvoroçadas para uma revoada geral. A decisão do ninho do PSDB local, entretanto, é esperar com calma para ver o resultado da eleição de outubro.

 

Voo

De qualquer maneira, há quem não tenha tanta paciência assim e já tenha levantado voo, só restando a confirmação oficial.

 

Yara

Nesta terça-feira (7), a diretoria do Yara Country Clube realiza uma pequena cerimônia para inaugurar um novo espaço de integração dentro do clube. Será uma área para as pessoas tomarem chimarrão e baterem um bom papo.

 

Homenagem

O mais bonito é que o espaço será em homenagem a Mauro Maiorki, o ‘Butin’, que trabalhou durante um tempo como diretor do Yara. Parabéns pela iniciativa.

 

Saudade

Aliás, quem é ligado ao esporte sente uma saudade imensa de ‘Butin’, especialmente por seu jeito franco de dizer as coisas. Com ele não tinha meias palavras.

Coluna do Editor 04/08/18

Mudanças

A desistência de Osmar Dias (PDT) em se candidatar ao Governo do Paraná e o fim da coligação com o MDB não provocou mudanças apenas no cenário estadual. Em Toledo, a ‘dobradinha’ – anunciada também aqui no JORNAL DO OESTE – entre o ex-prefeito Beto Lunitti e o ex-diretor da Itaipu Binacional Nelton Friedrich foi igualmente desfeita, afinal, estarão em lados opostos.

 

Novo no páreo

Com essa repentina mudança, o vereador Ademar Dorfschmidt deverá ser o novo companheiro de Beto na disputa, dessa vez como candidato a deputado federal.

 

Sonho antigo

Quem sabe dessa vez Ademar emplaque o sonho antigo de ser candidato a deputado federal, já que na eleição passada, depois de ensaiar muito, desistiu na última hora e resolveu apoiar Sérgio Souza.

 

Família

O golpe final na candidatura de Osmar teria vindo do próprio irmão, o senador Alvaro Dias, pré-candidato à Presidência da República pelo Podemos. Os dois teriam um compromisso familiar de não se digladiarem nas eleições e Alvaro parece não estar disposto a apoiar Osmar sob qualquer circunstância, pois o fazendo, poderia perder os votos dos que votarão nos outros candidatos. Foi pragmático, cirúrgico. Política pura e dura como ela é.

 

PRB de Ratinho

O PRB do Paraná promoveu sua convenção estadual esta semana em Curitiba. Na oportunidade foram aprovadas 24 candidaturas à Câmara Federal e 36 candidatos à Assembleia Legislativa. Na disputa pelo governo do estado, o partido optou pelo apoio a candidatura do deputado estadual Ratinho Junior (PSD), que esteve na convenção.

 

Esperança

Também o PHS decidiu apoio à candidatura de Ratinho Junior ao Governo e a coligação com o Avante. Os partidos montaram uma chapa para elegerem pelo menos dois deputados estaduais e um federal. Para tanto acreditam nas redes sociais e na vontade de mudança do eleitorado paranaense.

 

CNPJ

Todos os candidatos à cargos políticos eletivos devem inscrever-se no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ). É o denominado CNPJ de campanha. A Receita Federal informa que não há necessidade de comparecimento a uma de suas unidades para a obtenção do número de CNPJ. Os sistemas da Instituição são integrados aos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de modo que, após a apresentação do registro de candidatura à Justiça Eleitoral, o número de CNPJ é gerado automaticamente pelos sistemas do TSE. O prazo para a inscrição no CNPJ de campanha, que é o mesmo do registro junto ao TSE, se encerra às 19h do dia 15 de agosto de 2018.

 

Almoço

A Ação Social São Vicente de Paulo realiza neste domingo (5) o tradicional Almoço Italiano. Os cartões custam R$ 28,00 e podem ser adquiridos na Panificadora São Vicente, na própria entidade ou então através do telefone (0xx45) 2103-2900. A participação da comunidade auxilia no atendimento a 300 crianças e adolescentes que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

 

Copel

Na próxima sexta-feira (10), no Auditório Acary de Oliveira na Prefeitura de Toledo, o diretor-presidente da Copel Jonel Nazareno Iurk participará de uma reunião para tratar do programa Mais Clic Rural. O convite é do prefeito Lucio de Marchi e do presidente da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná Anderson Bento Maria, também prefeito de Maripá.

Coluna do Editor 03/08/18

Visita

O agora ex-secretário de Esporte e Lazer de Toledo Emerson Jerônimo visitou o Jornal do Oeste nesta quinta-feira (2). Veio apenas agradecer pelo apoio dado durante sua gestão à frente da pasta. Visivelmente abatido, Jerônimo preferiu a diplomacia e agradeceu a confiança e o apoio recebido de toda equipe da Smel e da gestão do prefeito Lucio de Marchi.

 

Boas mãos

Sobre seu sucessor, Robson Recalcatti, o ex-secretário desejou boa sorte e fez questão de elogiar a capacidade profissional do novo ocupante do cargo. “O Robson é muito competente. Uma pessoa comprometida com o que faz”, destacou Jerônimo, que deverá voltar às suas atividades normais dentro da secretaria.

 

Eventos

Para mim a troca de um secretário é algo pertinente ao prefeito e ele tem o direito de escolher quem bem entende, entretanto, no caso de Jerônimo, sua saída acontece num momento crucial, com a realização de importantes eventos como a fazer final dos Jogos da Juventude, as reformas nas piscinas públicas e um evento de arrancada.

 

Respeito

Por respeito, bom senso e por reconhecimento ao trabalho desenvolvido por Jerônimo, acredito que seria possível deixá-lo pelo menos até o fim do ano ou então até a realização dos Jogos da Juventude em setembro, afinal, é o momento máximo de qualquer cidade receber um evento dessa natureza.

 

Capacidade

Nada contra Robson, que conheço bem e tenho certeza de sua capacidade para fazer um trabalho ainda melhor. É mesmo uma questão de princípios que defendo.

 

Aviso prévio

Comparando com a iniciativa privada, Jerônimo foi demitido sem justa causa aparente e sequer cumpriu o aviso prévio. Reitero: mantê-lo no cargo até o fim do ano seria um sinal de respeito e bom senso.

 

MDB vai de Arruada

O MDB do Paraná vai confirmar a candidatura do deputado federal João Arruda a governador na reunião da Executiva Estadual, convocada pelo presidente do partido senador Roberto Requião, nesta sexta-feira (3), às 17h, em Curitiba. O deputado disse que a confirmação do seu nome é uma alternativa viável para o partido ganhar as eleições para o Governo do Paraná. "Sou candidato do maior partido no Paraná, com o maior número de prefeituras e a maior militância. Vou para o segundo turno e vamos vencer as eleições, pois nosso partido tem projetos e ideias e estamos preparados para o debate", afirma.

 

Suplente

O empresário e deputado federal Nelson Padovani foi confirmado na convenção estadual do PSDB como primeiro suplente de Beto Richa (PSDB) na disputa ao Senado. “Nós precisamos de uma política que fortaleça o setor produtivo e também de programas de geração de emprego e renda. Não podemos aceitar que no Brasil e no mundo tenham pessoas passando fome”, disse Padovani em seu pronunciamento.

 

Espaço democrático

Constantemente o Jornal do Oeste tem sido alvo de críticas e isso, de certa forma, é bom porque nos mantém sempre alertas em relação ao trabalho jornalístico e demonstra que nosso conteúdo repercute dentro da sociedade. Agora, de uma coisa não podemos ser acusados, pois o espaço que vem sendo dado a todos os segmentos políticos nos últimos anos é o maior exemplo daqui ser um espaço democrático.

 

Exemplos

Neste período pré-eleitoral absolutamente todos os pré-candidatos que nos visitaram ou enviaram material através de assessoria foram devidamente registrados.

 

Leque

O leque de partidos passa pelo PSOL, PP, PSDB, PSD, PT, PCdoB e MDB, apenas para citar os que a memória ajudou de imediato. Gente da esquerda, do centro e da direita!