Coluna do Editor
Coluna do Editor 01/01/19

Reflexão

Nada melhor que começar o ano com uma ampla reflexão sobre o que aconteceu neste 2018 que terminou ontem, dia de expediente quase normal no Jornal do Oeste. E como este foi um ano ‘pesado’, cheio de notícias – boas e rins, claro. Mas foi um ano onde ficou muito claro o desejo de mudanças reais dos brasileiros – entre eles os milhões de paranaenses.

 

Novos tempos

A eleição de Ratinho Junior (PSD) ao Governo do Estado foi um sinal claro desta expectativa de mudanças, tanto que ele começou já mandando um recado ao reduzir o número de secretarias. O impacto na economia pode até não ser tão significativo assim, entretanto, é uma mensagem importante.

 

Basta!

O ano que passou foi marcado pelo basta ao modelo de gestão na esfera federal que aí está. Não apenas pela eleição de Jair Bolsonaro à Presidência da República, mas também pela mudança radical no perfil do Congresso Nacional, em especial no Senado.

 

Queda

O PT até pode comemorar o fato de ainda ter a maior bancada na Câmara Federal, entretanto, é nítida a queda do partido. No Paraná então só não foi maior porque Gleisi Hoffman não quis arriscar o pescoço na disputa ao Senado e ajudou a puxar alguns votos a mais para a bancada.

 

Ainda maior

Queda maior em termos de representatividade política teve o Oeste do Paraná. Toledo e Marechal Cândido Rondon, que durante anos tiveram seus representantes na Assembleia Legislativa hoje estão sem ninguém, fruto de escolhas erradas, alianças duvidosas e a falta de renovação nas suas lideranças, algo que ficou muito claro na eleição de outubro passado. Na esfera federal apenas uma vaga. Pouco para quem já teve três representantes.

 

Cascavel também

Mas não foi apenas esta microrregião que perdeu. Cascavel viu sucumbir sua força dentro da Assembleia e da Câmara.

 

Surpresa

Para não fugir à regra, na eleição da Mesa Diretiva da Câmara de Toledo 2018 teve nova surpresa, com Antonio ‘Zoio’ de Freitas (PSL) pondo todo mundo no bolso e levando uma eleição para a presidência do Legislativo que parecia ter outro endereço. Mostrou um faro político apurado, assim como já havia demonstrado ao conseguir eleger três vereadores pelo seu partido. Um dos grandes vencedores políticos do ano.

 

Ruiu geral

E a eleição do novo presidente da Câmara Municipal serviu também para, ao menos por enquanto, fazer ruir geral. Hoje é cada um por si...Resta saber se quando os trabalhos recomeçarem será assim.

 

Mudanças

E 2019 começa com a expectativa de mudanças na Prefeitura de Toledo. Lucio de Marchi (PP) está bem consciente de que sua gestão precisa aparecer mais e estar mais próxima da população, por isso ele prepara mudanças em sua equipe. As confirmações deverão sair entre os dias 10 e 15 deste mês.

 

Articulações

E tantas mudanças são necessárias diante da eleição municipal em 2020. As articulações sobre possíveis composições já começaram de maneira tímida no fim de 2018 e a partir da próxima semana prometem se intensificar. Uma explicação para isso é o fim das coligações, o que terá impacto direto na formação das chapas a vereador.

 

Janela

Também existe muita expectativa sobre a próxima janela eleitoral, aquela que permitirá a troca de partidos sem risco da perda do mandato. Hoje existem pelo menos 5 vereadores dispostos a mudar de endereço.

 

Expediente

Em virtude do recesso de Ano Novo, amanhã não haverá circulação do Jornal do Oeste, retornando ao normal na quinta-feira.

 

Agradecimento

Por fim quero agradecer pela leitura – seja ela diária ou esporádica – e pelos elogios ou críticas enviadas durante 2018. Podem ter certeza que escrever uma Coluna como essa é um aprendizado diário e, com meus acertos e erros, procuro fazer o melhor. Obrigado a todos!

 

Feliz Ano Novo!

E, claro, não poderia deixar de desejar um Feliz Ano Novo! Que seja um ano cheio de boas energias, iluminado e melhor.