Coluna do Editor
Coluna do Editor 05/01/19

Relação

“Eu e o Tita não temos absolutamente nada um contra o outro”. “Quero que ele me ajude no atendimento à população”. “Em momento algum me indispus com o prefeito”. “Jamais me coloquei em situação de confronto”. As frases, pela ordem, são do prefeito Lucio de Marchi (PP) e do vice Tita Furlan (PV), durante a entrevista coletiva de quarta-feira (2), quando ambos fizeram um balanço sobre os dois primeiros anos à frente da Prefeitura de Toledo.

 

Reflexão

Tita, por sinal, disse ser necessária uma reflexão da sociedade sobre os motivos e entender porque 23 mil votos de cidadãos de Toledo foram para candidatos de fora.

 

Proximidade

Ainda segundo Tita, sua intenção em se candidatar ao cargo de deputado estadual, era estar próximo ao Governo do Estado para trazer tudo que fosse possível para Toledo pela importância da representatividade política na Assembleia Legislativa, hoje perdida, infelizmente.

 

Custo

Estimativa extra-oficial divulgada pela Agência Estado aponta que o horário eleitoral “gratuito” das eleições de 2018 custou cerca de R$ 864,5 milhões em renúncia fiscal ao governo federal. O valor envolve recursos que o governo deixou de receber das emissoras de rádio e televisão em razão da sessão do espaço para a propaganda política. A renúncia fiscal acontece quando o governo abre mão de uma parte dos impostos cobrados para incentivar investimentos privados no desenvolvimento de determinadas atividades, como os horários reservados às propagandas eleitorais. A lei que garante a isenção foi criada em 2000.

 

Limpos

Mais uma vez a Prefeitura de Toledo pintou e limpou os banheiros públicos localizados no Parque Ecológico Diva Paim Barth. Resta saber até quando permanecerão assim.

 

Fiscalização

Nunca é demais lembrar que as pichações e depredações não acontecem sem a ação humana, portanto, fiscalizar aquele espaço é um dever de todo cidadão.

 

Visita

O empresário Benir Rotta visitou esta semana o Jornal do Oeste e, entre uma conversa e outra, disse que toda esta movimentação política para a eleição da presidência da Câmara Municipal o deixou animado para voltar à cena política. Dentro ou fora do PDT.

 

Prestação de contas

Por falar na nova Mesa, o atual 1º vice, Gabriel Baierle (PTB), enviou um relatório com uma pequena prestação de contas sobre seu segundo ano de mandato. Excelente a iniciativa, pois permite que a população saiba aquilo que seu representante está ou não fazendo dentro do Legislativo.

 

Projetos

Gabriel apresentou o Projeto de Lei 33/2018 que institui a semana municipal de conscientização e ao cyberbullying  combate ao bullying em Toledo; o PL 65/2018 que altera a legislação que dispõe sobre o código de posturas do município de Toledo; o PL 173/2018 sobre a instalação de placas de alerta em locais com alta incidência de acidentes de trânsito; e o PL 187/2018 que institui a semana municipal de incentivo à doação de órgãos.

 

Co-autoria

Além disso, foi co-autor do PL 69/2018 que institui a apresentação semestral de relatórios da execução orçamentária e de gestão  fiscal da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural de Toledo (Emdur).

 

Mais trabalho

Baierle apresentou ainda 105 indicações, 19 requerimentos de sua autoria e foi relator de 52 Projetos de Lei.

 

Esporte

Neste sábado (5), a partir das 17h, será entregue a Arena Multiuso Mario Burchardt, com pista de skate, campo de futebol com grama sintética e quadra poliesportiva para atender a população do Jardim das Orquídeas, Fiasul, Redenção, Jorge Galante e Santo Ângelo. A cerimônia será no Lote Urbano 424, quadra 27, do Loteamento Redenção, no Jardim Coopagro.