Coluna do Editor
Coluna do Editor 06/02/19

Líderes

Os trabalhos na Câmara Municipal de Toledo recomeçaram de maneira oficial na segunda-feira (4). E com novos líderes. Na oposição Marli do Esporte (PCdoB) assumiu a liderança, com Marcos Zanetti ()PDT) como vice-líder. A líder de Governo por mais um período será Janice Salvador (PSDB).

 

Blocos

Também houve recomposição dos blocos parlamentares, muitos desfeitos em função do resultado da eleição para a composição da nova Mesa Diretora do Legislativo.

 

Trio

Janice Salvador (PSDB), Vagner Delabio (PSD) e Walmor Lodi (PR) passam a integrar o bloco “Toledo Acima de Todos”, Lodi será o líder do bloco parlamentar e Delabio o vice.

 

Independente

Outro trio, mas do PDT, resolveu formar o Bloco Independente, com Albino Corazza neto, Genivaldo Paes e Marcos Zanetti, que será o líder, com Paes sendo o vice.

 

União

Airton Savello (PTB) será o líder do bloco União por Toledo, tendo como vice Edmundo Fernandes (PRB) e ainda na composição Gabriel Baierle (PTB), eleito o primeiro vice-presidente da nova Mesa.

 

Voz

Por fim, os dois vereadores do MDB, Leoclides Bisogin e Ademar Dorfshcmitd, se uniram a Olinda Fiorentin (PPS) para formar o bloco A Voz do Povo. Ademar será o líder e Olinda a vice.

 

Redução

Ainda sobre a Câmara, na época fui voz solitária quando houve o aumento de 11 para 19 vagas na Câmara de Toledo. Mais tarde o ex-presidente da Acit Danilo Gass encampou a ideia e tentou promover um debate para redução, o que acabou não acontecendo. Depois foi a vez de Walmor Lodi entrar na brincadeira. Agora uma nova proposta deu entrada na Câmara.

 

Demagogia

Triste, entretanto, é observar alguns vereadores tratando do tema com demagogia, zombando até da proposta. Um assunto tão sério e com tanto impacto na sociedade deveria ser tratado com maior responsabilidade. Mas pedir isso para alguns vereadores da atual legislatura é como acreditar em Papai Noel, Coelho da Páscoa, Saci Pererê...

 

Novo

Os filiados e simpatizantes do Partido Novo em Toledo se reúnem nesta quarta-feira (6), às 19h30h. Em pauta estratégias e metas sobre as filiações no núcleo local.

 

Sem oposição

O senador paranaense Flavio Arns (REDE) afirmou em nota publicada no Facebok que não seguirá a determinação do partido de fazer oposição ao governo do presidente Jari Bolsonaro. "Estamos vivendo um momento de grande expectativa no cenário político nacional. Um novo momento, que exige total transparência e tomada de posicionamentos. Tenho manifestado, desde o resultado das eleições presidenciais, que minha postura no Senado Federal não será de oposição ou situação, mas sim de posição a favor do Brasil", escreveu ele.

 

Discordância

Para não deixar dúvidas, o senador ainda especificou o trecho da nota que discordou.  "Neste sentido, gostaria de manifestar minha discordância em relação ao último parágrafo da nota emitida neste domingo (3) pela REDE, especificamente sobre o trecho que diz que atuará como “oposição democrática e firme contra o governo Bolsonaro” no Congresso Nacional. Ressalto que não participei das discussões que resultaram na decisão tomada pela Executiva da REDE e que, em todos os momentos, tenho manifestado esse posicionamento aos colegas de bancada, ao partido e a toda a sociedade", afirmou.

 

Fala Leitor

O advogado Renato Knieling, leitor assíduo desta Coluna, enviou a seguinte mensagem a respeito da matéria sobre o vandalismo nos parques de Toledo. “Sempre a mesma história... vandalismo...vandalismo.. E nada de ter um guarda patrimonial cuidando... zelando e até quem sabe com um pouco se sorte pegar esse meliantes. Pura desídia da administração pública quanto a segurança e ação dos vândalos... um reflexo da falta de educação... certeza é da ‘geração do ECA’".

 

Energia cara

Outra leitora, que prefere não se identificar, chegou à conclusão que um dos motivos para o alto valor nas contas de energia em Toledo é a leitura equivocada dos relógios da Copel. Ela enviou duas fotos, uma do relógio com um número (5208) e outra da conta, onde aparece um número diferente daquele verificado no aparelho (6208). E aí Copel?