Coluna do Editor
Coluna do Editor 06/12/18

Contra

Durante a sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Palotina, na segunda-feira (3), os vereadores Ênio Moesch (PSDB), Sansão Pinheiro (PTB), Weslei Freitas (PSDB), Marcos Heuert (DEM) e Rose Delai (PSDB), resolveram reprovar o ofício enviado pelo prefeito Jucenir Leandro Stentzler, que pretendia viajar no ano que vem para a Europa.

 

Despesas

Em entrevista ao repórter Jota Whal, da emissora Nova Rádio Cultura, o gestor municipal disse que os vereadores Marcos Heuert e Sansão Pinheiro deverão ser questionados pelos seus partidos. A viagem a Europa é encabeçada pela Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop) e alguns municípios teriam parte das despesas custeadas pela Itaipu.

 

A favor

Votaram favoráveis a ida do prefeito a Europa, os vereadores Gilmar Hinkel (MDB), José Pasqualotto (PSC) e José Pedro Bento Filho popular Zé Cabeleireiro (DEM). O presidente Elias Naor não precisou votar.

 

Na capital

O secretário do Meio Ambiente da Prefeitura de Toledo Neudi Mosconi esteve em Curitiba esta semana. Foi tratar da questão da licença ambiental do Aterro Sanitário.

 

Sinalização viária

Durante a viagem, Mosconi representou o prefeito Lucio de Marchi em um ato para a liberação de valores para sinalização viária do município. O valor do convênio é de R$ 500 mil. As vias que serão beneficiadas são do quadrilátero do EstaR, no Centro da cidade, modernizando o sistema de sinalização.

 

UPA

O vereador Walmor Lodi quer a instalação de quadro de informações do plantão médico e especialidade, na Unidade de Pronto Atendimento Doutor Ivo Alves da Rocha (UPA) da Vila Becker. Segundo ele, isso ajudaria a população que procura atendimento na unidade.

 

Parceria

Em Curitiba os investimentos para a programação de Natal chegam a R$ 20 milhões, graças a uma parceria entre a Prefeitura e iniciativa privada. São 70 eventos programados para o mês de dezembro que, de acordo com o prefeito Rafael Greca, fazem parte da estratégia de cultura da capital.

 

Shows

Entre as várias atrações shows com artistas de renome nacional, como Fernanda Montenegro.

 

Dividendos

Ainda de acordo com o prefeito de Curitiba, os dividendos da política de turismo nesta época do ano são muito benéficos para a economia local.

 

Críticas

Já em Toledo são críticas em cima de críticas de quem parece não compreender a importância do turismo de eventos, especialmente nesta época do ano. Além disso, o dinheiro para a cultura é um, para a saúde outro, assim como para a educação, meio ambiente, esporte...

 

Homenagem

Thiago Daross Stefanello foi homenageado esta semana por uma comitiva de aproximadamente 40 prefeitos que agradeceram e reconheceram seu trabalho junto à Casa Civil do Governo do Estado. “Ter esse reconhecimento junto com a governadora Cida Borghetti, os secretários Dilceu Sperafico, Abelardo Lupion e José Bovo, e outros diretores, é uma grande satisfação. É a certeza que juntos, fizemos algo de bom pelo Estado do Paraná”, comentou.

 

Indicações

Por falar no governo, uma informação – junto com a foto que abriu a Coluna – que publiquei ontem deu o que falar, especialmente pela ‘guerra de egos’ sobre quem indicou quem para cargos no futuro Governo do Paraná.

 

Acerto

O fato de eu acertar um nome para compor uma equipe não necessariamente tive alguma participação em sua indicação, certo?