Coluna do Editor
Coluna do Editor 07/02/19

Pedido

O Departamento de Comunicação Social da Câmara Municipal de Toledo emitiu uma nota informando que a Câmara Municipal de Toledo recebeu documento protocolado por um cidadão na tarde de segunda-feira (4) apresentando denúncia por prática de crime de responsabilidade pelo prefeito de Toledo Lucio de Marchi.

 

Análise

Ainda de acordo com o documento, o presidente da Câmara Municipal Antônio Zóio teve conhecimento do documento e determinou seu encaminhamento observando todos os trâmites legais. O pedido de impeachment foi protocolado sob o número 198/2019 e em seguida teve cópias encaminhadas a todos os vereadores e vereadoras. O documento foi encaminhado à Assessoria Jurídica da Câmara Municipal para sua análise e apontamento dos demais trâmites legais.

 

Comissões

Ainda na Câmara, o vereador Gabriel Baierle (PTB) foi eleito presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano e Economia. Gabriel também foi eleito vice-presidente da Comissão Financeira e Orçamentária e secretário da Comissão de Legislação e Redação, além de ser integrante do Conselho de Ética.

 

Fala Leitor

Um leitor, que prefere não ser identificado, enviou mensagem sobre a proposta de reduzir o número de vereadores em Toledo. Para ele “seria mais interessante bater em cima de lei orgânica que limita o salário do vereador a 10 mínimos!!! Haverá quase a mesma economia e não haverá diminuição de representatividade da população”.

 

Semelhante

Opinião semelhante tem o ex-vereador Wilmo Barcellos Marcondes, outro que defende a redução do salário, até de uma forma mais radical.

 

Decente

Sempre defendi a redução do número de cadeiras na Câmara de Toledo, pois acredito que pelo tamanho da cidade 15 seria um número hoje ideal, mas particularmente sou contra a redução do salário dos vereadores. Penso ser necessário um salário decente para poder se cobrar um trabalho decente.

 

Custo x benefício

Hoje são muito poucos os que valem o salário que recebem dentro do Legislativo local. O mesmo se aplica em outros níveis da administração pública. É a velha relação custo x benefício.

 

Respeito

Embora seja contra, respeito a opinião contrária e defendo que prevaleça sempre o desejo da maioria, pois é assim que se constrói uma verdadeira democracia: com diálogo, respeito e o desejo da maioria.

 

ATI

O presidente da Associação Toledana de Imprensa (ATI) Oscar Gaspar convocou uma Assembleia Ordinária para o dia 15 de março, a partir das 18h30 na sede da entidade. Em pauta apresentação do relatório de atividades e situação financeira da entidade e a eleição e posse da diretoria da ATI para a gestão 2019/2020.

 

Novos horários

A Azul vai mudar o horário dos voos entre Curitiba e Toledo nos meses de fevereiro e março. A partir de agora o trecho entre Curitiba e Toledo, às quartas-feiras, terá saída da capital às 9h20 e chegada ao Aeroporto Municipal Luiz Dalcanale Filho por volta das 10h50; o voo de volta será às 11h20, com chegada por volta das 12h45.

 

Mais mudanças

Já a partir do dia 3 de abril os voos da Azul entre Curitiba e Toledo também sofrerão mudanças. A saída da capital será às 9h15, com chegada prevista para as 10h45; o retorno será às 11h15, com chegada prevista para as 12h40 em Curitiba. Sem dúvida um horário bem melhor...

 

Diários

Ah, lembrando Curitiba que a partir de abril os voos serão diários.

 

Troco Solidário

Na próxima quinta-feira (14), a partir das 10h, a Havan realiza a entrega de mais uma doação da campanha Troco Solidário em sua filial Toledo. A iniciativa conta com a participação dos moradores e clientes da rede.

 

Milhões

No ano passado, as 120 unidades da Havan arrecadaram mais de R$ 7 milhões, beneficiando 97 entidades. Somente no segundo semestre de 2018 a arrecadação ultrapassou os R$ 4 milhões.