Coluna do Editor
Coluna do Editor 08/01/19

Nomeações

Na quinta-feira (10), o prefeito Lucio de Marchi (PP) deverá confirmar a primeira reforma em sua equipe de trabalho. Algumas já foram adiantadas neste espaço, como os nomes de Thiago Stefanello (Assessoria de Governo) e Léo Inácio Anschau (Chefia de Gabinete), além de Jozimar Polasso (Secretaria de Desenvolvimento Econômico).

 

Tem mais

Jairo Cerbarro (Juventude), Norisvaldo Souza (Patrimônio) e Larissa Ribeiro da Silva (Política para Mulheres) são mais três que serão confirmados esta semana.

 

Agilidade

E tem mais novidades vindo por aí na administração municipal, mas agora para facilitar a vida dos empreendedores. Trata-se do programa Agiliza Toledo. O Decreto está sendo formatado.

 

Comissão

O presidente da Câmara Municipal de Toledo, Antonio ‘Zóio’ de Freitas (PSL) publicou portaria instituindo uma Comissão Especial para apreciar o Projeto de Lei nº 191, de 2018, que altera a legislação que dispõe sobre o Estatuto dos Servidores Públicos Municipais de Toledo, de autoria do Poder Executivo.

 

Integrantes

A comissão será formada pelos vereadores Ademar Dorfschmidt, Bloco Fiscalização com Ética e Transparência; Gabriel Baierle, Bloco União por Toledo; Genivaldo Paes, PDT; Janice Salvador, Bloco Toledo Acima de Todos; e Renato Reimann, Bloco União e Amor por Toledo.

 

Vigilantes

As fundações de PSB, PT, PDT, PSOL, PCdoB e Solidariedade vão lançar uma plataforma chamada “Observatório da Democracia”, no dia 31. A ideia é analisar as políticas que serão lançadas por Jair Bolsonaro e subsidiar ações no Congresso. A entidade ligada ao Pros também deve fazer parte da iniciativa. As informações são do Blog da Folha de S. Paulo.

 

Educação

O professor Jose Carlos Guimarães, ex-diretor do Colégio Estadual Moraes Rego, assumiu o Núcleo Regional de Educação de Toledo.

 

Cotado

Outro nome bastante cotado era do diretor do CEEBJA, Aparecido Cardoso, que já havia ocupado o cargo entre 2007 e 2010.

 

‘Carimbo’

O que pode ter pesado nesta escolha foi o período – de uns 20 anos – em que Cido permaneceu filiado ao MDB. Hoje ele está no PSD. Mas parece ter sido tarde a mudança.

 

Ouro & Prata

Niulton Pegoraro, presidente da Associação Cultural e Esportivo Ouro & Prata, visitou o Jornal do Oeste neste início de semana. Veio confirmar a prestação de contas - relativa ao ano passado - na próxima sexta-feira (11), a partir das 19h na sede da entidade – localizada na Vila Industrial. Pegoraro também confirmou a reunião do Comitê Disciplinar para analisar os mais recentes casos de mau comportamento de alguns filiados. Diretores e conselheiros estão convocados.

 

Jogo-treino

Nesta terça-feira (8), às 20h, o Toledo Esporte Clube fará um jogo-treino diante de uma equipe amadora de Marechal Cândido Rondon, no Estádio 14 de Dezembro, mesmo local do confronto diante do Cianorte, no próximo sábado (12), às 10h30. O ingresso será 1 kg de alimento não-perecível. O volume arrecadado será repassado a uma entidade beneficente.

 

Solidariedade

O Governo do Paraná enviou nesta segunda-feira (7) uma série de materiais e produtos para apoiar as famílias de Guaraqueçaba, no Litoral do Estado, afetadas pelas fortes chuvas deste fim de semana. A Coordenação Estadual de Proteção e Defesa Civil enviou 100 conjuntos dormitórios, com colchões, travesseiros, fronhas e lençóis, que serão doados primordialmente para as famílias que estão nos abrigos públicos. Também foram enviados alimentos, materiais de higiene e de limpeza.

 

Frase

Por causa das mais recentes polêmicas, o outubro este ano será incolor e o novembro transparente. Frase que está ‘bombando’ nas redes sociais. Ironia, claro, às declarações da ministra Damares Alves sobre a necessidade de meninos usarem azul e meninas rosa.