Coluna do Editor
Coluna do Editor 08/02/19

Cultura

Márcio Pimentel

Bacana a visita do novo secretário da Cultura de Toledo Odemilson dos Santos, que veio ao Jornal do Oeste dar um pouco mais de detalhes a respeito da interdição parcial do Teatro Municipal e também dos problemas com a climatização do local, conforme reportagem exclusiva na edição de ontem.

 

Omissão jamais

Odemilson foi muito corajoso ao enfrentar o problema de cabeça erguida, até porque ele não tem culpa das quase duas décadas de abandono em relação à manutenção interna do prédio e que hoje resultaram em problemas sérios. “Não poderia me omitir e não falar nada com quem tem eventos agendados para o teatro”, disse o secretário.

 

Agenda

O comentário se refere a um possível cancelamento de eventos previstos para o espaço. Alguns por questões das obras, outros por causa da climatização. Dentro do Teatro Municipal é um calor lascado, ainda mais num verão como o de Toledo, onde as temperaturas ultrapassam os 30ºC fácil, fácil.

 

Abandono

Ele evitou ser descortês com os antigos ocupantes da pasta ao longo de 19 anos, mas é inadmissível um dos cartões-postais de Toledo não ter recebido com frequência manutenção preventiva a ponto de uma parte do piso ceder e a climatização pifar de vez. Uma herança vergonhosa recebida por Odemilson.

 

Ficha limpa

O prefeito Lucio de Marchi (PP) enviou na quarta-feira (6) uma mensagem ao presidente da Câmara de Toledo, Antonio Sérgio de Freitas (PSL), onde pretende alterar a Lei 2.194, de 2015, que prevê o requisito de se ter ficha limpa para o ingresso em cargo público no âmbito do Legislativo.

 

Extensão

A ideia de Lucio é estender a exigência também para quem pretende ingressar em cargos e empregos públicos na Prefeitura de Toledo. Uma ótima iniciativa, sem dúvida.

 

CCJ

Fontes da Assembleia Legislativa asseguram que o deputado estadual Fernando Francischini (PSL) já garantiu os votos necessários para ser eleito presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) - a mais importante da Casa, por onde passam todos os projetos em discussão. Segundo essa versão, oito dos 13 parlamentares que serão indicados para compor a CCJ assinaram um documento declarando voto para Francischini. As informações são do Bem Paraná.

 

Prazo

A eleição para a CCJ está marcada para a próxima terça-feira. Até segunda-feira, os partidos e blocos devem confirmar as indicações para a comissão.

 

Show Rural

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebe a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, nesta sexta-feira (8), no Show Rural, em Cascavel. Às 10h40, o governador e a ministra visitarão os estandes da feira, acompanhados pelo presidente da Coopavel, Dilvo Grolli. Em seguida, às 11h30, Ratinho Junior acompanha a ministra na coletiva de imprensa.

 

Polícia

Também nesta sexta-feira (8), às 10h, será realizada a cerimônia de entrega de divisas aos policiais militares recém-promovidos no 19º BPM.

 

Pista liberada

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) confirmou à Prefeitura de Toledo que será liberado o acesso parcialmente até o final desta semana da pista entre a avenida Ministro Cirne Lima  e a rodovia BR-163 - trecho Toledo a Marechal Cândido Rondon.

 

Até 2020

Conforme a assessoria, foram executados cerca de 35% do total da obra. A continuidade dos serviços de terraplenagem e pavimentação segue no trecho entre Vila Ipiranga e Dois Irmãos. O prazo de conclusão da obra é final de 2020, dependendo, porém, de disponibilidade orçamentária e financeira.