Coluna do Editor
Coluna do Editor 08/11/18

Placa arrancada

Na estrada para o distrito de São Luiz do Oeste havia uma placa pedindo atenção aos motoristas por causa do fluxo de ciclistas na região. Havia, porque algum vândalo destruiu por completo a placa, como mostra a foto enviada por um leitor (Foto: Leitor J.O.).

 

Autismo

Um projeto de Lei que tramita na Câmara Municipal em Foz do Iguaçu prevê inclusão do símbolo mundial de autismo nas placas de atendimento preferencial. A vereadora Rosane Bonho, autora do projeto, explicou que o objetivo é garantir direitos às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O projeto 105/2018 está sob análise das comissões permanentes da Casa de Leis.

 

Segurança

Já em Toledo o vereador Gabriel Baierle (PTB) apresentou um pedido no sentido de se disponibilizar um guarda municipal para auxiliar na segurança do Centro de Artes e Esportes Unificados de Toledo – CEU das Artes – que fica no Jardim Santa Clara IV.

 

Quadra

Além disso, ele pediu a revitalização da quadra esportiva do local.

 

Refis

Tramita na Assembleia Legislativa do Paraná o Projeto de Lei 502/2018 que, de forma muito resumida, trata do Imposto sobre Operações Relativas à Circulaçãode Mercadorias, ao Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação. A ideia é promover um refinanciamento das dívidas.

 

Parcelado

Na prática trata do ICMS decorrente de fatos geradores ocorridos até 30 de julho de 2017, constituídos ou não, inscritos ou não em dívida ativa, ainda que ajuizados, que poderiam ser pagos em parcela única, com a redução de 80% do valor da multa e de 30% dos juros; em 30 parcelas mensais, iguais e sucessivas, com a redução de 60% multa de 25% dos juros; ou ainda em até 60 parcelas mensais, iguais e sucessivas, com a redução de 40% multa e 20% juros. A informação é do deputado estadual José Carlos Schiavinato (PP)

 

Pagamento

O prefeito Lucio de Marchi confirmou o pagamento da segunda parcela do 13º salário dos servidores municipais de Toledo no próximo dia 30. O valor será depositado na conta de 3.300 servidores ativos e cerca de mil inativos. Portanto, no último dia útil do mês (30), os servidores receberão os 60% restantes, já descontados os encargos (previdência, Imposto de Renda e Cast). O valor da folha mensal do funcionalismo chega a R$ 17 milhões mensais com todos os encargos.

 

Economia

Com o salário, os recursos devem movimentar R$ 23 milhões na economia do município.  A primeira parcela foi paga antecipadamente no dia 31 de julho, corresponde a 40% do salário.

 

Antecipação

O secretário de Finanças Balnei Rotta lembra ainda que o prefeito já autorizou o pagamento antecipado da folha do mês de dezembro para o dia 21, poucos dias antes do Natal. O objetivo é que os servidores tenham recursos disponíveis para as compras de Natal e fim de ano.

 

Água

A Sanepar informa que, nesta quinta-feira (8), fará a interligação do novo reservatório do Jardim Panorama ao sistema de distribuição de água de Toledo. A interligação será executada das 14h às 18h e pode afetar o abastecimento nos bairros Jardim Panorama, Jardim São Francisco e Cezar Parque. A normalização do sistema está prevista para depois das 22h e será gradativa.